O Dual Issue era na realidade mais uma manobra de Marketing do que outra coisa, pois os ganhos práticos do mesmo eram poucos ou nenhuns.
O Dual Issue é a habilidade de os GPUs AMD processarem duas Strings de 32 bits num único processamento de 64 bits. E a sua implementação basicamente fez com que o calculo de Tflops fosse afetado por um multiplicador de 2x, que duplicava os Tflops.
Mas a realidade é que o ganho real aportado pelo Dual Issue era pouco ou nenhum, e uma análise da PCGamer revelou mesmo que era raro ver o Dual Issue a ser usado em jogos, sendo que onde era, era usado de forma pontual.
Agora parece que, com o RDNA 4, a AMD removeu mesmo o Dual Issue, atirando assim a contagem dos Tflops de novo para baixo. Repare-se nesta análise da Tech Powerup a um GPU RDNA 4:
Aqui vemos que, tal como na PS5 Pro, que também tem tecnologia do RDNA 4, os Tflops são calculados pela metodologia clássica. O GPU tem um consumo equivalente ao da PS5 Pro que desceu o mesmo dos 250 Watts para os 220 Watts, assim como uma largura de banda semelhante.
A situação pode ser uma ajuda extra a explicar porque motivo a Sony não indica a sua PS5 Pro como 33,4 Tflops, mas sim 16,7, só criando algumas duvidas ao cálculo dos 300 Tops usados para IA, que só conseguem aparecer na presença de um calculo ao estilo do RDNA 3.
A explicação pode pode passar por uma análise mais cuidada do texto do documento da Sony:
Basicamente a arquitectura usada para machine learning é personalizada. O que implica que pode usar soluções customizadas como o Rapid Packed Math nos cálculos de inteiros, ou então uma implementação do Dual Issue alterada só para inteiros.
Aqui não nos vamos atrever a tentar adivinhar o que se passa aqui, mas a realidade é que se quisermos aceitar que os 300 Tops anunciados eram reais (e para uma solução ao nível do DLSS, tal como existe, eles bem são precisos), há aqui algo que permite duplicar o valor teórico deste calculo.
É esperar pra ver como virá a RDNA 4 que deve estrear no 1o trimestre de 2025… A quantidade de Tflops reduzindo tanto assim, distanciará bastante as placas da AMD das Nvidia em termos de cálculos de ponto flutuante, tão úteis em outras aplicações… A menos que os Tflops teóricos da Nvidia também tenha muitos poréns, como é o Dual Issue da AMD.
Esse negócio de Tflops está pior que PMPO. No final do dia, só testando para saber o desempenho real.
Pra jogo não perece ter grande repercussão, ao que parece, mas pra matemática aplicada é muito importante. Então dado a pouca diferença nas rasterizações puras, Tflops, exceto entre placas de uma mesma geração, pra jogo, não parece dizer muita coisa.
O pessoal costumava chamar PMPO de “potência máxima pra otário”.
Hauhauhauhauhau hauhauhauhauhau
TFlops são uma unidade teórica de capacidade de computação que não se equivale à real performance de saída do GPU.
Os TFLOPS comparam GPUs com a mesma arquitetura e apenas esses.
[OFF] Rumor de que a sony estaria conversando para comprar a kadokawa.
https://x.com/gematsu/status/1858756187522507124
Séria péssimo para o consumidor e excelente para Sony. Basicamente teriamos um monopólio em animes. A From seria uma grande aquisição, mas o impacto nos outros segmentos de entretenimento seriam ainda mais relevantes.
Sim, pelo o que eu li o foco nem é a from, a from acabaria sendo um brinde. Agora, poderiam ter visto isso antes de ter torrado toda aquela grana na bungie
Cara, a Bungie está viva e se não fosse a Sony adquirir teria morrido! Eu acho uma merda esses jogos multiplayer, mas numa visão empresarial é extremamente importante investir em várias cestas de ovos, não apenas uma! No caso da FromSoftware, seria realmente uma bela aquisição, até com mais impacto HOJE do que foi a Bethesda pra Microsoft e é muito mais negócio do que a aquisição da ABK também. É bom pro consumidor? Não, nunca é! Agora como empresa, a Sony não poderia deixar a Microsoft adquirir 1/3 das grandes publicadoras sem dar uma resposta. Eu espero que se concretize, pois deixar a Microsoft nessa folga que está é muito pior pra todos!
Eu fiz esse comentário nas matérias anteriores.
Tendo em vista que os consoles de 2020 usavam em suas GPUs arquitetura Full RDNA 2, mesmo antes dessa arquitetura ter sido lançada.
Então probabilidade do PS5 PRO ter uma GPU com arquitetura Full RDNA 4, era muito grande.
Se a arquiteta RDNA 4 já estava pronta, seria perda de tempo e consequentemente muito mais custoso, fazer uma “arquitetura híbrida” entre RDNA 3 e RDNA 4.