The Crew: Motorfest tem melhorias significativas na PS5 Pro

Não só a resolução sobe, como os fotogramas duplicam.

Foram vários os cépticos que duvidavam que a PS5 Pro pudesse duplicar fotogramas. Mas a realidade é que, como sempre referimos, a Sony é quem tem a telemetria dos diversos jogos, e assim sendo é a única que tem a real noção sobre se uma melhoria no CPU era justificada ou não.

Apesar que, naturalmente, a manutenção do CPU não vai permitir melhorias de fotogramas em todos os jogos, a realidade é que a Sony entendeu que só uma melhoria no GPU seria suficiente para trazer ganhos que justificassem ao utilizador. E Crew Motorfest está a ser um dos jogos que demonstra, e bem, esses ganhos.

Assim, quando jogo na PS5 corre a 1440p, na PS5 Pro, ele correrá a 1692p, re-escalados por PSSR para 4K.

Mais ainda, a densidade da geometria sobe em 15%, assim como a densidade das folhas das arvores, que sobe na mesma percentagem.



Na versão PS5 Pro a multidão que assiste às corridas terá ainda densidade superior.

Mas a maior diferença vem nos fotogramas, pois quando o jogo corre a 30 fps na PS5, na PS5 Pro, apesar de todas as melhorias, o jogo correrá a 60 fps.

Trata-se de um upgrade enorme, que até a Digital Foundry classificou de “muito significativo”, e que demonstra o que a PS5 Pro é efetivamente um upgrade significativo para quem é mais exigente.



42 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
13 de Novembro de 2024 12:21

Diga isso a Baldur’s gate 3.

Leonardo
Leonardo
13 de Novembro de 2024 12:24

Off-topic: Li alguns relatos na web e testando aqui percebi alguns problemas quando o PS5 Pro está em 120Hz.

Por exemplo no F1 24 no modo qualidade o jogo estava rodando em 4K 120Hz mas percebi que a qualidade estava bem ruim, o correto deveria ser 60Hz (como está indicado no próprio setup do jogo essa informação – qualidade 60Hz e performance 120Hz).

Desativei no setup do console o modo 120Hz e a diferença foi muito grande, gráficos bem mais nítidos e rodando em 4K 60Hz.

Last edited 1 mês atrás by Leonardo
Leonardo
Leonardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2024 16:18

Sim entendo, o ruim é que no meu caso era uma Samsung QN90A com HDMI 2.1 e no PS5 base funcionava perfeitamente 4K 120Hz, só que no PS5 Pro estou com problemas e não é somente no F1 24, no Spider Man 2 também, ou seja tudo que ativa os 4K 120Hz. A TV está com o último firmware (set/2024), também testei outro cabo HDMI 2.1, no caso o que veio com o PS5 base e também não resolveu.
No F1 24 e no SpiderMan 2 carrega o jogo em 1080p 120Hz, e somente desativando no setup do PS5 Pro os 120Hz e que o 4K funciona.
Vou ver se consigo outra TV para testar.

Last edited 1 mês atrás by Leonardo
Leonardo
Leonardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2024 17:21

Tentei de tudo aqui, no PS5 Base usei essa TV por mais de 02 anos perfeitamente. No PS5 Pro ele mostra que o dispositivo é compatível com 120 Hz 4K HDR, VRR, ALLM além do modo jogo ativado na TV, tudo habilitado. Cheguei até a restaurar a TV para ver se podia ser alguma outra coisa, mais nada também. Fiz uma pesquisa na web e achei outras pessoas com o mesmo problema e sem solução também. Vou ver se consigo testar em outra TV com HDMI 2.1.

José Galvão
José Galvão
13 de Novembro de 2024 13:15

O que duplicou além da framerate foi o preço, também é o dobro.
Não consigo quantificar o quão desajustado está o preço, face aos ganhos de performance, já para não falar que os Europeus pagam bem mais pelos mesmos fps.

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
13 de Novembro de 2024 15:09

Galvão, com o PS5 Digital com 3 jogos a 3.5k e o PSVR2 a 2.7k no Brasil, o cara compra os 2 e ainda sobra troco, já que o PS5 Pro mais barato por aqui é 6.5k (o preço oficial é 7k). É um preço absurdo.

Deto
Deto
Responder a  José Galvão
13 de Novembro de 2024 15:35

é como o Mike Ybarra disse not twitter, é upgrade e a sony não vai deixar de lucrar, ou subsidiar o console, para quem já tem o PS5 migrar.

E digo mais, no mínimo a Sony deve ter descoberto isso na geração passada… Vendeu o PS4 PRO “barato” com subsídio, só para descobrir depois que 95% de quem pegou o PRO tinha comprado o PS4 no lançamento.

Juca
Juca
Responder a  Deto
13 de Novembro de 2024 18:15

Que a Sony faça o mesmo com o PS6, pois não faz sentido ela vender o PS6 “barato” pra quem já comprou um PS5 ou PS5 Pro. A Sony não vai deixar de lucrar… Lol

Juca
Juca
13 de Novembro de 2024 15:16

Acho que jogos mal otimizados conseguiram extrair mais de melhorias do PS5. Jogos bem otimizados como Horizon Forbidden West e Spiderman recebem elogios da DF, mas nesses tempos o excesso de elogios vindo de lá, tem me parecido suspeito. Vamos esperar mais um tempo pra vermos qual é a real do PS5 Pro…
Sobre a questão de CPU, o PS5 não precisaria de uma CPU top pra empurrar todo o potencial da GPU, tem sido assim mesmo no PC, com diferenças irrizórias mesmo a 2k. Mas uma CPU Zen 2 já é muito defasada, fosse uma CPU Zen 5000 com 3d cache, daria pra aguentar um bom tempo e não se preocupar mais com 60 fps… Pois conseguiria ao menos 1080@60 em qq coisa, mas agora tá aí tendo que reescalar infra 1080p e fazer milagre com o upscale.

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
13 de Novembro de 2024 16:47

Off: O Phil Sprencer a cabou de dizer que fará mais aquisições de estúdios! Será que os órgãos vão barrar dessa vez? Fica a questão!

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2024 17:20

Falando nisso, o que você acha em relação a esses jogos irem pro Play? Era algo inevitável, mas eu ainda não concordo! Meu medo é que a Microsoft dê uma de louca e pare de fazer Xbox! Pois não vejo muito sentido dela continuar os fabricando seguindo essa extratégia!

Juca
Juca
Responder a  Paulo Kaufmann
13 de Novembro de 2024 18:19

O console pra MS não interessa, é só prejuízo, ela quer controlar é o mercado de jogos ou o serviço de jogos em cloud.

esp81
esp81
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2024 1:30

Tb o senhor disse e dizia que não ia comprar a ps5 pro e vai comprar 👌👍

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  esp81
14 de Novembro de 2024 9:10

Mas desta vez não tem como o Mario voltar atrás, pois a Microsoft já se tornou multi e o console Xbox está morto, esperando o velório e o enterro.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2024 1:50

Um portátil deles existirá!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
14 de Novembro de 2024 11:22

Se ventila isso, mas não é nada certo, Edson. Pra piorar, vão largar a briga do PS pra encarar Nintendo ou Valve+Asus e etc… Eu diria pra MS, boa sorte com isso…

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
14 de Novembro de 2024 20:47

Ok, Edson, obrigado pela informação. Então, boa sorte pra eles! Lol

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2024 20:58

Concordo parcialmente, creio que se a MS se meter a comprar outra publisher ela terá total apoio do governo Trump, porém no restante do planeta terá impecilhos

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
13 de Novembro de 2024 22:53

Também acho. E no Reino Unido não deve passar mais absolutamente NADA!

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2024 11:29

Acho que Europa aceitará qualquer capricho vindo dos EUA, o mundo se aproxima cada vez mais de guerras maiores, e o temor ocidental pelo avanço da Rússia, China e Coréia do Norte, faz com que o Trump tenha mais poder de barganha, pois sempre ameaça retirar suas tropas e apoios militares de toda a guerra que não veja claramente o que os EUA não saia absolutamente lucrando (o que nem critico, pois nisso é a única coisa em que ele é melhor que os democratas que parecem gostar de manter longas guerras).
Basta ele dizer que vai sair da Nato que a coisa muda de figura…
É tempo bom pra MS ir às compras, e eu se fosse ela, garantia a Ubisoft, são mais jogos pra Gamepass.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2024 14:24

O Trump tem o discurso claro de chantagear a Europa com o fim da OTAN, penso que ao menos parte da UE mais oriental sente-se ameaçada pela Rússia, embora seja uma incognita os interesses russos pra além da Ucrânia, que não acredito irem além sem apoio Chinês, a China não tem interesse direto na guerra bélica, pois tem ganhado protagonismo comercial e influência global a despeito dos embargos americanos. Pra maioria dos países, o comércio com a China é mais interessante que com os EUA, porém o interesse nos EUA é de servir como escido numa eventual guerra bélica maior. Mas lógico, estou falando da minha percepção de latino-americano baseado no que eu leio, não sei bem qual a percepção dos europeus e da importância que veêm na sua relação comercial e bélica e a percepção de risco de guerra por vocês, bem como a capacidade dos EUA conseguir o que quer com a UE. E lógico, posso estar falando besteira.

Juca
Juca
Responder a  Paulo Kaufmann
13 de Novembro de 2024 18:17

Vão nada! Espero que comprem mais estúdios, e quando estiverem satisfeitos, que tornem tudo exclusivos do console dela (se ainda existir), de PCs e do seu serviço.

Livio
Livio
Responder a  Juca
13 de Novembro de 2024 21:00

Até porque do modo que está a indústria se a MS começar a comprar a rodo vai ser a pá de cal de um novo crash.

Juca
Juca
Responder a  Livio
13 de Novembro de 2024 22:21

Destruir o que não consegue ter é o mandamento da coisa. Não duvido a MS comprando EA (Fifa), e mesmo na Europa a Ubisoft, que vive chorando que tá quebrada mas é difícil deixarem vender totalmente pros chinas da Tencent. MS não vai conseguir muita coisa é no Japão… Acho difícil comprarem Sega o Square, mas dinheiro é “bicho macho”, muda fácil as convicções de quem as finge ter.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Paulo Kaufmann
13 de Novembro de 2024 23:38

E o “olho de Sauron” que tudo vê e está de olho nas contas para a garantir que a MS recupere o investimento de 77 bilhões de dólares ? É incoerente agora a MS fazer mais investimentos, a não ser que seja um novo “all in all” para tentar matar a concorrência. Vindo da MS qualquer coisa financeira é possível.

Last edited 1 mês atrás by Júlio Esteves
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2024 11:36

A questão, Mário, é ter todos os jogos principais, não first party, que vendem no PS5 sendo dela. Se ela for dona da Activision, EA e Ubi, nem interessa de quem é o console, compreende… A MS vai ser dona de metade do mercado de games em qualquer situação.
Veja, mesmo CoD sendo ruim, vende horrores, imagina se ela também toma de conta do Fifa e Battlefield, ela praticamente fica dona de dois grandes pilares da indústria.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2024 20:37

O menos sucedido foi o primeiro Xbox.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
14 de Novembro de 2024 20:19

Acho que é o maior bait que va vi sobre videogames! Lol

error: Conteúdo protegido