O DirectX 12 no PC está num estado lastimoso, e as performances sofrem com isso.
Recentemente a Digital Foundry teve oportunidade de testar o Bazzite OS, uma alternativa Linux ao Steam OS, e jogando numa Rog Ally a Digital Foundry ficou maravilhada com o suporte e a fluidez do sistema operativo, especialmente a ausência de stuttering causado pela compilação de shaders.
Eis o video:
Windows 11 is the weakest component of PC gaming handhelds – but Bazzite is something special, bringing the SteamOS experience to Windows mobile devices. Testing on the ROG Ally, @oliemack takes a look at features, performance, VRR support and much more: https://t.co/Wa0uXluJPM pic.twitter.com/6nzO2in0O8
— Digital Foundry (@digitalfoundry) October 27, 2024
A situação levou Alex Bataglia a comentar a situação do Windows, e a forma como o DirectX 12 está miserável.
Every executive/technical officer at Microsoft should watch this video. Summarized: Windows/DX12’s current state is an active hindrance to responsive, smooth gaming on PC. Unlike under Windows/DX12, games on Bazzite do not suffer from intrusive shader compilation stutter. (1/4) https://t.co/ZaZhmOAqoV
— Alexander Battaglia (@Dachsjaeger) October 28, 2024
Ali ele enumera os problemas com a compilação de shaders do Windows e é claro dizendo que, devido a isso, o Windows com DX12 é um obstáculo ao jogo suave no PC, sendo que os responsáveis da Microsoft deveriam ver o novo sistema operativo para os PCs Portáteis.
Afirmações apoiadas por John Linnemann.
Every executive/technical officer at Microsoft should watch this video. Summarized: Windows/DX12’s current state is an active hindrance to responsive, smooth gaming on PC. Unlike under Windows/DX12, games on Bazzite do not suffer from intrusive shader compilation stutter. (1/4) https://t.co/ZaZhmOAqoV
— Alexander Battaglia (@Dachsjaeger) October 28, 2024
Sinceramente não conheço o Bazzite, mas o motivo pelo qual há compilação de shaders no PC deve-se ao facto que, pela enorme diversidade de hardware existente, e dependendo eles do mesmo, os Shaders não podem vir pré compilados no jogo, obrigando assim a serem realizados antes e durante o jogo.
O Bazzite não foge a esse problema pois não deixa de correr os mesmos jogos que os PCs de mesa, o que implica que não tem os shaders pré-compilados, sendo que as vantagens que este possa ter só se podem dever ao facto que todas as consolas partilham o SOC Z1 da AMD. Quer isso dizer que se torna possível reduzir o hardware suportado para um numero onde as layers de abstração são reduzidas ao ponto de a compilação ser bastante mais rápida, e se não terem implicações durante o jogo, podendo-se tratar as máquinas como se fossem consolas (ou quase).
Esta é uma situação que poderá alterar-se no futuro se a diversidade do hardware aumentar e a coisa cair no mar de opções que é o PC. Mas que, pelo menos nesta fase, está a ser uma virtude para o Bazzite.
Esta medida poderia já ter sido implementada no Windows, mas dado que a Microsoft trata o Windows como Uno, sem uma versão específica para os PCs portáteis, isso nunca aconteceu.
Já os computadores de secretária, não se trata de má qualidade do DX 12, mas sim de um problema cuja solução, neste momento, não existe ainda.
Também me custa entender como a compilação de shaders seja o problema, tá certo que o Windows traz instruções em demasia para ser compatível com muitos hardwares, entretanto, nenhum jogo virá com shaders pré-compilados pra PCs. O que imagino que melhore o SO em questão é vir com um SO compilado pra um hardware específico, além de vir mais enxuto. Talvez um Windows pré-compilado pra cada máquina durante a instalação fosse algo a se pensar, mas a colcha de retalhos que se tornou o Windows, de certa forma, é o que o torna tão compatível com tudo.
Ainda me lembro da malta do PC gozar com os loadings das consolas, e mais recentemente com o SSD ”milagroso” da PS5, agora têm que esperar o equivalente a alguns dos piores loadings da era 360/PS3, até que os shaders estejam compilados.
Ao longo dos anos as consolas têm fechado, e de que maneira, o fosso de performance que existia entre o PC e as consolas que até já superaram o PC em alguns aspectos, enquanto no geral está em mínimos históricos, porque se agora é preciso uma DF com zooms de 3x para se perceber as diferenças, imagino na próxima geração.