O recente artigo sobre o melhor jogo de sempre gerou alguma discussão. E pelo meio lembrei-me de como alguns jogos que mereciam ter sido Goty, e não o foram!
A votação de jogo do ano é justa e ao mesmo tempo injusta. Isto porque de uma lista de concorrentes, apenas um pode emergir como vencedor. E esta situação pode-se tornar injusta, especialmente em anos onde a oferta de qualidade seja mais abundante.
E essa situação tem uma implicação: A de poderem existir grandes jogos, que numa outra qualquer altura seriam GOTY (Game of the Year), mas que, naquela altura em especifico, por haver muita oferta, não o foram.
Eis alguns dos jogos que considero terem sido dignos de ganhar o prémio de jogo do ano, mas que acabaram por não o ganhar.
Mass Effect 2
Para mim o melhor jogo desta trilogia excelente que foi, e ainda é Mass Efect.
Este jogo, ao contrário do primeiro, resistiu muito bem à passagem do tempo, e ainda hoje o considero como “um jogão”. É ainda hoje fenomenal em todos os aspectos!
Este jogo perdeu em 2010 o título de jogo do ano para Red Dead Redemption, um jogo que mereceu plenamente o título, mas que criou a injustiça de não permitir dar a Mass Effect 2 igual título.
Curiosamente, Red Dead Redemption envelheceu muito pior do que Mass Effect 2, estando datado já em muitos aspectos, algo que não acontece com este jogo!
Metal Gear Solid 3: Snake Eater
Todos os jogos da Saga Metal Gear Solid foram nomeados para jogo do ano, mas a realidade é que Hideo Kojima nunca teve nenhum jogo a receber este prémio.
Metal Gear Solid 3: Snake Eater é, talvez, o melhor jogo de sempre da Saga, e esta opinião é compartilhada com a maior parte dos fans do Franchising, sendo que o considero como uma das melhore experiencias cinematográficas alguma vez feitas, com uma história cativante, uma narrativa perfeita e personagens cativantes.
Perdeu em 2004 para um justo vencedor, o GTA: San Andreas, mas que este jogo também merecia o título, isso merecia.
Half-Life 2
Considerado como uma referência no universo dos videojogos, Half Life 2 não foi Goty! Isto apesar de fazer parte de muitas listas dos melhores jogos de sempre.
Não se pode negar o impacto que este jogo teve na indústria dos videojogos, tendo mesmo marcado um ponto de viragem na mesma.
Este foi um jogo que concorreu com o de cima, Metal Gear Solid3: Snake Eater, e que, como tal, também perdeu para o GTA: San Andreas. Isto quer apenas dizer que 2004 foi um ano excelente, com grandes jogos que competiram entre si, sendo que, claramente, também teria sido um jogos vencedor.
Assassin’s Creed 2
O primeiro Assassins Creed tomou o mundo de surpresa. Era um jogo fantástico, arrebatador, e com um universo notável. Mas Assassins Creed 2 elevou ainda mais a fasquia e tornou-se naquele que será o melhor jogo da série.
Assassins Creed 2 estava muito avançado para o seu tempo, e criou as bases dos futuros jogos, era superior em todos os aspectos ao primeiro jogo, com um salto tal que surpreendeia.
A história, as personagens, a narrativa, o mapa, a exploração, o combate, a progressão, o Heads up display, o stealth, a história, as missões secundárias, os gráficos, a musica, etc. tudo foi um salto exponencial face ao primeiro, e um jogo que marcou o Franchising.
Perdeu na altura contra Uncharted 2, um jogo que curiosamente tem um histórico muito semelhante, ao bater igualmente em todos os pontos, e de forma esmagadora, o primeiro jogo da série.
Red Dead Redemption 2
Se o primeiro jogo foi Goty, o segundo merecia ainda mais. Evoluindo tudo em todos os aspectos, este é um jogo que ainda hoje é visto como uma referencia nos videojogos.
Perdeu para God of War, mas, sem tirar os méritos ao vencedor, foi igualmente mais um injustiçado neste campo. Em qualquer outra altura, este teria sido o jogo do ano.
Curiosamente este jogo é dos mais premiados de sempre, mas o Game of the Year… esse falhou!
Concordo que foram jogos muito melhores que os vencedores noutros anos, mas infelizmente caíram num ano onde havia jogos melhores ainda.
Desses, o único que não joguei foi HL2, mas adorei todos os demais e se não fosse por um concorrente ainda melhor, certamente que levavam. A depender de mim, certamente San Andreas nunca teria levado o prêmio, assim como nenhum Souls até hoje! Lol
Batman Arkham City e Asylum mereciam menção também. Jogos de extrema excelência.
Sem dúvidas jogos espetaculares que ganhariam fácil noutro ano… Arkham City talvez tenha sido o melhor dos Batmans alguma vez já feito.
Bloodborne em 2015. Melhor jogo da From, com apoio do Japan estúdio. Da arte a trilha sonora. Tudo é espetacular.
Nier automata em 2017. Uma obra prima dos games que transcende o mundo do jogos. Uma obra prima da filosofia.
ToTk ano passado. Pegaram o Botw, corrigiram os defeitos e lançaram um game fantástico. Digno da franquia zelda.
2015/17 foram anos difíceis por ter muita coisa boa. Pra mim TW3, apesar dos bugs (o rabo do capeado ficou tempos sumido aqui) é, pra mim, o jogo da geração PS4, embora eu adore outros igualmente. E Zelda BotW foi o Zelda mais surpreendente pra mim, embora concorde que tecnicamente o segundo é melhor.
Tenho problemas com TW3 pelo gameplay e os bugs. Comecei a jogar e fiquei preso num bug que travou meu progresso. Passou uns 4 meses para resolver. No tempo joguei bloodborne e o gameplay era tão superior que nem consegui terminar o TW3. Ainda assim, reconheço as qualidades.
Em relação a BOTW gosto muito do jogo, mas não o considero inovador ou surpreendente como a maioria. Para mim, Zelda sempre foi assim. A Nintendo que se perdeu após zelda majora’s mask, culminando com o péssimo Skyward sword. BOTW é o Zelda 1 atualizado. Já Nier: automata é algo totalmente diferente do padrão. Talvez se fosse lançado hoje teria mais reconhecimento.
Também acho Bloodborne muito acima de The Witcher 3. The witcher eu tentei demais, mas a gameplay daquilo é uma bela de uma bosta!
2 Mários Galaxys com 97 de Metacritic e ambos não estiveram entre os melhores do ano na premiação nas suas respectivas épocas.rs
A questão do jogo do ano é sempre muito relativa, vai depender sempre dos gostos de cada um. Eu pessoalmente como exemplo, os jogos da Rockstar nenhum deles foram para mim jogos do ano porque simplesmente não me identifico com eles. Metal gear Solid 1 e snake Eater, God of war, ghost of tsushima, Batman Asylum e Arkman city, Last of us 1 e 2, Witcher 3, Spider man, e há de haver mais um ou outro que agora não me lembro foram para mim jogos fantásticos e que estão de um nível de qualidade muito elevado. Mas mais uma vez são gostos.
Metal Gear é o responsável principal de eu olhar pro Playstation. Lembro que tinha um N64 na altura que o jogo lançou e como frequentava locadora de games as novidades estavam lá no lançamento… Quando joguei a primeira vez Metal Gear, viciei automaticamente no game,… Do gameplay a narrativa, esse jogo é um dos melhores de todos os tempos sem dúvidas! Aquilo sim foi uma revolução na indústria e o começo de jogos com foco em histórias bem elaboradas e profundas.
Falando em notas e gotys:
Nota real do starfield sem “acesso escolhido a dedo” pela Bethesda… das 4 notas 80+, metade são o windows central e xboxEra
Autor da análise 9/10 do xboxEra respondendo um comentário:
https://www.metacritic.com/game/starfield-shattered-space/critic-reviews/?platform=xbox-series-x
Jogo que não consta em lista de ninguém como possível GOTY, a não ser do xbox era.
2016 Uncharted 4 perder pro Overwatch