A afirmação é feita após a DF ter constatado que o PSSR possui qualidade ao nível do DLSS, e que a consola não sofre dos problemas, particularmente stutter, que tem afetado o PC.
Quem o diz é a Digital Foundry: “A PlayStation 5 Pro pode ser o melhor lugar para se jogar jogos multiplataforma dados os maus Ports para PC, que sofrem de uma variedade de problemas, incluindo má qualidade de imagem com certos upscalers e diversos problemas de stuttering.
No último episódio do seu podcast semanal, os membros da Digital Foundry abordaram a PS5 Pro, o hardware atualização de meio de geração da Sony. E referiram algo extremamente relevante, nomeadamente que o sistema pode ser uma espécie de “opção nuclear” para o melhor aproveitamento dos jogos multiplataforma que atualmente sofrem nos seus ports com problemas diversos. E tudo graças ao upscaler PlayStation Spectral Super Resolution.
Os PCs, num problema que se repete, dado que se deve à enorme diversidade de hardware que tem de ser suportado, tem sérios problemas em diversos campos, sendo que estes são mais comuns com a compilação de shaders. E estes refletem-se em Stuttering que tem vindo a ser verificado na maior parte dos seus jogos, mesmo com os GPUs mais potentes e mais caros. Isso quer dizer que, para uma mesma quantidade de fotogramas, a versão consolas dos jogos tendem a correr de forma mais fluida e suave. E com a PS5 Pro a conseguir agora apresentar uma qualidade visual capaz de competir com os GPUs de topo do PC, a PlayStation 5 Pro pode ser o caminho a seguir, especialmente se o desempenho se mantiver, ou até melhorar.
Segundo a opinião da Digital Foundry, o upscaler da PlayStation denominado de Spectral Super Resolution prepara-se para ser um verdadeiro divisor de águas na PlayStation 5 Pro. Final Fantasy VII Rebirth, que tem uma qualidade de imagem horrível no sistema base no Modo de Desempenho, fica ao nível do melhor que o PC oferece na PS5 Pro graças ao PSSR, sendo que o upscaler parece “levantar uma névoa”.
Podem ficar com isso. Pra “mim, consolas morreram nesta geração”. Essa consola pode ser o utra sumo, a pergunta que fica, onde estão os novos jogos pra demostrar tal capacidade.
São os mesmos que há no PC.
Ano que vem terão bastante, Daniel! Só do lado da Sony, teremos Death Stranding 2, Ghost of Yotei, do que já sabemos. De multiplataformas, terá GTA, provavelmente o Máfia, os remakes de Max Payne, fora outros que especulam e que ainda não foram anunciados.
Parece que a Sony fez as pazes com a DF, dantes nem sequer recebiam material para análise e agora até são convidados para eventos, logo têm que falar bem senão a coisa volta a azedar, e nada melhor que este tipo de argumentos que apesar de ter a sua lógica, dão a ideia de uma tentativa de justificar uma consola cujo preço é injustificável.
Segundo percebi, a PS5 Pro vale a pena por causa dos maus ports do PC, é um argumento no minimo interessante, porque serve para tentar de alguma forma solidificar uma base já de si frágil, no que toca ao valor da consola e o seu propósito, que é vender o ”mesmo” duas vezes, enquanto se deixa de apontar o dedo a quem faz os maus ports no PC.
Quem lê esta afirmação, pensa que o PC é todo ele um vasto oceano de maus ports, logo é crucial uma PS5 Pro…isto não é mais do que um tentativa de pescar aqueles que estão a pensar montar um PC ou fazer um upgrade, tendo em conta que a Sony agora também edita no PC onde nem é preciso esperar muito, nem que para isso se recorra maioritariamente ao modo performance em termos de comparação, para dar uma ilusão de que a diferença é maior, como se pode constatar com o FFVII Rebirth, titulo que tem um modo de performance francamente mau e que tem sido utilizado como ferramenta para convencer os incautos a esbanjar dinheiro numa consola Digital Foundry.
Em suma, a PS5 Pro, que custa o dobro da PS5, vale a pena pelo casamento do modo performance com o modo qualidade, e porque se joga mal no PC.
Não é port mal feito para PC, é o PC que é mal feito para qualquer coisa porque tem que fazer tudo, ter upgrade fácil, ter trocentas mil marcas e peças diferentes.
A junção lá da AMD e Intel com x86_64 provavelmente é para minimizar essa bagunça, esse monte de gambiarra, que é o PC e sua arquitetura.
E sobre a DF e Sony, até agora não vi nada fora do usual que sempre foi entre Sony e DF… inclusive está até menor; no lançamento do PS5 eles tiveram acesso direto ao Cerny e agora não.
Bem diferente do xbox one x e xbox sx, que a DF recebeu acesso em primeira mão aos consoles, no xbox one x basicamente a DF quem fez o anúncio do console.
“Monte de gambiarra”? A desinformação é terrível, pior do que isso é quando tentamos debater assuntos com o fundamento na ignorância. Tenho de deixar de ler comentários de pessoal ignorante só me apetece as vezes chamar nomes, só sabem usar NET para discutir sem noçao nenhuma, ver tik toks, e youtubers.
Já agora tenta pelo menos perceber o motivo pelo qual a NVIDIA em 1 ano passou a ser a empresa com maior crescimento dos últimos anos, e de chegar a posição de empresa mais valiosa do mundo, aí secar podes perceber o porquê da AMD e da Intel se juntarem.
Boa noite Medeiro.
Quer se goste quer não, o x86 é o resultado de uma arquitectura aberta que durante 50 anos cresceu sem uma uniformização. Tecnologias proprietárias AMD, tecnologias proprietárias Intel, tecnologias proprietárias NVIDIA, tecnologias proprietárias Nvidia,etc.
O PC é atualmente uma amálgama de hardware que, apesar de funcionar, impedem que o software possa ser optimizado para o hardware. E isso porque as combinações possíveis de hardware são aos milhões, e todas elas em pequenas especificidades da marca que a produz.
Isto melhorou muito com fundações diversas que gerem standards como o Vesa, o HSA, o PCIe, etc, etc, senão o mercado tinha crescido descontroladamente e o PC seria hoje bem pior do que é.
Parece-me que, nesse aspecto a desinformação vem da tua parte, pois o PC é, quer se goste, quer não, uma gambiarra de tecnologias proprietárias presas por alguns standards comuns.
A NVIDIA foi uma da empresas que mais contribuiu para que o PC se dividisse. Sempre que a AMD cria uma tecnologia, ela torna-se Open source para que outros possam evoluir usando os mesmos padrões e standards. A NVIDIA nunca fez isso.
Recordo-me do Tress FX que animou os cabelos de Lara de forma independente pela primeira vez, e que os GPUs NVIDIA não conseguiam realizar.
A AMD cedeu o código fonte para que a NVIDIA pudesse realizar a coisa nos seus GPUs, mas a NVIDIA partiu daí e criou o Hairworks, ainda mais evoluído, sendo que nunca cedeu o código à AMD.
Isto mostra bem o que a NVIDIA é nesse campo, e como cresceu separando-se do mercado e dividindo o mercado PC.
Aliás o Crysis 3 foi um bom exemplo daquilo que a NVIDIA é. A empresa patrocinou o jogo, enchendo o mesmo de geometria desnecessária. Há milhões e milhões de polígonos naquele jogo que só estão lá com um único intuito, o de o jogo correr pior nos GPUs da AMD da altura.
Ainda hoje, tecnologias como os tensor cores, o DLSS são proprietários Nvidia, e os seus standards e padrões são fechados.
A AMD podia estar muito mais avançada do que está com o seu Ray Tracing. Bastava fazer igual à NVIDIA. Arranjar uma empresa líder nesse campo,meter um co-processador nos seus GPUs e andar para a frente.
Mas não o faz porque pretende não só GPUs acessíveis como também que a norma Vesa não se perca e haja um standard no PC.
A NVIDIA, essa quer é GPUs a 2000 euros e que as pessoas os paguem, sendo que cresceu só pensando no lucro e não na uniformização.
A aliança AMD Intel surge daí, da necessidade de se criar standards que permitam ao PC poder ser optimizado pelo software, acabando com os hyperthreadings da Intel, os 3dnows da AMD e outros que são exclusivos de A ou B, e criando standards comuns.
A AMD e a NVIDIA deveriam era fazer o mesmo, mas a NVIDIA não quer pois isso significaria poder perder a liderança. Mas o certo é que como eles já anunciaram, os GPUs gamer vão deixar de ser o seu foco, apostando na AI. Vamos ver que consequências isso vai ter.
Nota: Ao editar este comentário, sem querer apaguei grande parte dele, tendo-o reescrito de acordo com o que me lembra de aqui estar. Espero ter mantido a ideia geral.
Você não entendeu, Mário. Faz sentido o comentário dele, pois é um grande acionista da NVIDIA. Ele não consome games, então tá tudo certo.
Agora falando sério: As pessoas andam a comemorar bilhões de empresas como se levassem alguma vantagem disso, esquecendo que essas empresas só visam lucro cada vez maiores, dando uma banana pro consumidor, que sempre está a receber menos do que o prometido por preços abusivos.
Nunca houve conflito entre a DF e a Sony. Geralmente são as pessoas que tiram as palavras de contexto para gerar visualizações. Veja o caso de GTA 6. A DF nunca disse que não rodaria a 60fps no ps5pro como foi amplamente divulgado. O que um dos analista disse é que se o jogo for produzido para rodar a apenas 30 no ps5 normal, dificilmente rodaria a 60 no pro devido ao gargalo da cpu.
Aqui acredito que seja um caso semelhante. E eles fazem a mesma crítica que você fez em seu texto.
DF Direct Weekly #184: Red Dead PC! Nintendo Mystery Tests, Alien Isolation 2, John vs PS5 Pro!
Começa no minuto 44. E com concordo com que fez a pergunta. FSR é tão ruim que nem deveria existir. E as pessoas passaram anos defendendo essa porcaria. O mais curioso dessa história é que antes do PSSR ninguém se preocupava com qualidade da imagem. Só se falava em resolução e fps. O que mudou?
Aí quem falou merda é quem falou de gargalo CPU, sendo que quem sabe onde tem gargalo é Sony e desenvolvedores. E adivinha? Até hoje não vi UM desenvolvedor sugerir gargalo de CPU no PS5. Ou seja, se tivesse gargalo seria igual o caso do SS, onde vários desenvolvedores já falaram sobre as limitações do console.
Even the processing power of PS5 can’t conquer Baldur’s Gate 3’s notorious Act 3 | GamesRadar+
Qual a explicação para isso?
Outra fonte Baldur’s Gate 3 PS5 vs PC Performance Review
Gargalo de CPU é raro, mas existe tanto no console quanto no PC.
Evidente que se o desenvolvedor otimizar ao máximo o paralelismo, isso não aconteceria. Mas na vida real, jogos como Hogwartz Legacy, Dragons Dogma 2, Gothan Knights tem gargalo de cpu.
Off… Meti-me numa que me podia ter lixado. Mas reprogramei o meu Smart todo, afinei o motor, meti-lhe mais cavalos, e acrescentei-lhe funções que não vem de fábrica como o Android Auto.
Andava à tempos para fazer isto, e fui a um jeitoso que me pediu 150 euros para fazer isso. Decidi comprar o OBD, que me custou 10 euros, e consegui fazer eu mesmo.
Pessoal cobra bem caro por assistência técnica. Bom que deu certo.
Avestruz, se não há gargalo na CPU rodando dragons dogma 2, não sei o que é gargalo… Nem o Pro com uma GPU bem melhor empurrou os 60 e a melhora deve-se ao clock mais elevado que a melhoria de GPU em si.
A questão de um jogo mal otimizado não se pode se tratar como gargalo, avestruz!
Claro, CPUs melhores não melhoram a coisa, por isso o 7800x3d e sua maior potência fazem o jogo correr acima dos 60.
Sparrow, olha no youtube como tá rodando o jogo com uma 7800xt (gpu próxima do PS5 Pro) + com um 7800x3d (cpu bem melhor), aí você vai entender o que uma CPU melhor pode fazer render uma GPU.
Se o problema for saturação de draw calls, um CPU melhor melhora. Mas uma melhor optimização ao API de baixo nível também o fará.
Eu entendo, você que não tá querendo entender.
Você acompanha a pcmanias tempo suficiente para se informar e saber que consoles não são PCs!!! O Mário detalhou o Ps5 em diversos artigos e acho que você não leu, porque não é possível! Afirmar que o gargalo é na CPU é falar sobre o que não compreende, já que o Ps5 tem diversas modificações que aliviam a CPU de maneiras diferentes. Agora, pegar UM ou DOIS jogos com problemas e afirmar que é gargalo de CPU é ser simplista num nível de besteira inacreditável até.
O que causa um gargalo de CPU? O gargalo surge quando o uso do CPU atinge os 100%, e este não consegue responder em tempo util de frame aos pedidos.
O que causa isso em dragon dogma? São cenas onde aparecem centenas de NPCs? São cenas onde a física é levada ao limite?
Não… Em termos gerais, e independentemente da cena, o jogo dá pouco mais que 30 fps, o que significa que há ali algo que está a criar um gargalo.
Mas é o CPU?
O NXGamer tem a teoria que é o fill rate ou a largura de banda.
https://youtu.be/IPrO2ZHQ3mM?si=X4h31pASTV7Us7wO
E essa justificação parece adequada dado que o problema é constante.
Sendo esse o problema a Pro vai melhorar a coisa… Mas vai aos 60 fps?
Pouco provável porque mesmo com muito mais full rate e muito mais largura de banda, a Pro tem o mesmo CPU. E eu acredito que há ali muito má optimização das draw calls.
Nesse sentido a Pro melhorará… Mas levar aos 60 seria pouco expectável.
Apesar que acredito que se optimizassem mais o motor, isso seria possível.
Mário, o jogo tem problemas, mas se uma CPU melhor o melhora, diz-se que há “gargalos”, embora eu perceba o que queres dizer. O jogo em si é CPU bound, já que a GPU poderia render mais se não fosse pela CPU. A questão é que com uma CPU melhor o game poderia ir a 60, e com a CPU praticamente igual, não vai.
Se não vai e outro com grafismo superior, física superior e tudo mais vai é porque o problema não é a CPU e sim outras coisas, como motor gráfico, features não utilizadas no desenvolvimento, etc. Repito: Consoles não são PCs e você já deveria saber disso.
Estás a ser evasivo. Não existem jogos perfeitos, e esse problemáticos servem bem a mostrar onde diferença de hardware mostra bem o que podem fazer.
Se antes o PS5 era equilibrado em CPU e GPU, certamente que com apenas 10% a mais na CPU, e em situações extraordinárias, e a GPU bem superior a anterior é que isso não se mantém.
Observe o que um 7800x3d pode fazer por uma 7800XT que um Rizen 3700 não pode, ou seja liberar todo o potencial da GPU, e compensar os problemas de otimização simplesmente por ser melhor. Ora, não estou pedindo que um jogo jogue 4k@60 num console, mas sim que consiga fazer 1080@60 e receber um upscale, e isso, é impedido no console porque o processador não é tão capaz quanto deveria. Ora, é gargalo porque uma 7800xt no PC, com o processador certo faz até melhor que 1080@60.
Juca, a Sony tem a telemetria de uso do sistema dos diversos jogos que correm na PS. Eles mais do que ninguém sabem o uso do sistema e como ele está a ser explorado.
Se tens gargalos de CPU ou GPU, mas a análise do sistema mostra o sistema mal usado, o problema é do jogo e não do sistema. A escolha do hardware da Pro é baseada nessa telemetria. Ninguém escolheu aqui hardware à sorte.
Tu deste o exemplo, creio que do dragons dogma, que corre melhor com uma 7800xt…e pode correr, como correria melhor numa 4090.
A questão não é, e nem nunca foi essa. A real questão a ser colocada é: Dragons Dogma está devidamente optimizado para o hardware da PS5? Utiliza o API da PS5 da forma mais optimizado, o que permite libertar recursos diversos para melhores performances?
Porque a questão aqui é que só ver 30 fps ou menos numa cena onde só vejo um dragão a bater as asas não é o CPU que está a criar o gargalo. Isso estaria bem numa multidão, mas não numa cena onde as asas até cobrem a maior parte do ecrã. Isso é claramente o o software que está a utilizar mal os recursos disponíveis, especialmente os do CPU. E nas consolas esse tipo de optimização é um must dado que a ideia aqui não é como no PC de colocar o jogo a correr e depois quem tiver hardware melhor que o use.
E gastam +200 mi num único jogo, até entendo gastarem um pouco com marketing. É não me entendam mal, como hardware pra jogo o PS5 Pro parece bastante satisfatório, mas não por esse preço. 7k num console e ainda sem drive de discos é um absurdo até para o país dos absurdos que é o Brasil.
Apenas como curiosidade, eu peguei os valores de lançamento do PS4 pro e Xbox one x no Brasil e corrigi pela inflação.
PS4 pro – R$ 3000,00 – R$ 4400,00 corrigido para 2024 (inflação IPCA)
Xbox one X – R$ 4000,00 – R$ 5700,00 corrigido para 2024 ( inflação IPCA)
Lembrando que a correção no IPCA é bem modesta, se utilizar outro índice, o valor fica maior.
5.5k é caro, mas eu ainda pagaria, mas é meu teto num console em qq circunstância. A questão Hildo é que nosso salário não sobe como o IPCA. Os carros populares estão 100k… Eu prefiro andar a pé, de bicicleta ou de uber a comprar um carro novo. Simplesmente não vale.
Para mim, o mais irracional nem é o preço. Mas vender um produto sem se que apresentar as configurações de hardware. Já imaginou comprar um carro sem saber o motor, câmbio, tamanho, etc. Só que o mercado é tão irracional que ainda assim vende.
Realmente, deveriam divulgar as especificações técnicas do console.