GTA VI pode só chegar ao PC… em 2027

Quem acredita que será assim é um anterior desenvolvedor da Rockstar

É o jogo mais esperado de sempre, mas pode não chegar ao PC tão cedo!

Obbe Vermeij trabalhou na Rockstar na altura de GTA IV e refere:

Nos dias da trilogia, as vendas de consolas eram muito maiores, pelo que a escolha não era complicada. Mas agora é menos obvio. A vantagem de lançamentos simultâneos seriam que o publicador só teria de fazer uma campanha de marketing. E isso é uma grande despesa. Um lançamento separado tem a vantagem que a equipa se pode focar num lançamento de cada vez.  O lançamento para PC é muito diferente com controle por rato, algum gameplay extra e um suporte a uma enorme diversidade de hardware. Isto implica que os testes serão extensos. Daí que penso que um lançamento simultâneo é arriscado. A Versão PC tende a ter um conjunto de problemas técnicos devido a todas as potenciais combinações de memória, processador, placa gráfica, tc. Estes problemas podem passar uma imagem de um jogo com bugs. E isso poderia afetar as vendas da versão consola, mesmo que estas estejam limpas. No GTA 5, o lapso entre lanlçamentos foi de 18 meses. Acredito que eles adorariam descer essa valor para os jogadores ed PC. Por outro lado, o jogo vai vender durante imensos anos, pelo que não há necessidade de apressar nada.

Ora acreditando nos mesmos 18 meses, e com o jogo a ser lançado em Maio de 2024, ou seja a meio do ano de 2025, o jogo só chegaria ao PC… em 2027.

 



 



17 Comentários
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Nuno Sousa
Nuno Sousa
21 de Outubro de 2024 7:32

Não quero ser chato, mas perspectiva-se outro Boom l da Pro durante 18 meses

Juca
Juca
21 de Outubro de 2024 11:12

Eu gosto tanto de GTA que isso, pra mim, é quase um incentivo a investir em melhorar meu PC. Lol

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Juca
21 de Outubro de 2024 12:43

Nem todos vão ficar à espera

Juca
Juca
Responder a  Nuno Sousa
21 de Outubro de 2024 16:50

Eu quis ser irônico, Nuno, a dizer que GTA, pra mim, é quase uma anti-propaganda. Lol

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Juca
21 de Outubro de 2024 17:48

Lol

Hennan
Hennan
21 de Outubro de 2024 11:43

Duvido que o delay seja pela otimização. Se tem uma empresa que sabe fazer dinheiro nesse mercado é a Take-two. Se o lançamento simultâneo fosse financeiramente interessante, dariam um jeito.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
21 de Outubro de 2024 16:59

É vender primeiro pras baleias e onde a pirataria é mais improvável, acredito que esse é o verdadeiro intuito.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
21 de Outubro de 2024 17:25

Exato. Vende primeiro onde dá mais lucro. Depois acrescenta alguma coisa e vende no PC. Depois atualiza o gráfico e vende na próxima geração de consoles. E assim vai. É bom lembrar que a Take-two foi a primeira a dizer que o gamepass era uma porcaria para os estúdios. Eles sabem o que estão fazendo.

Guca
Guca
21 de Outubro de 2024 15:00

Obviamente sei que faço parte da minoria, mas é daqueles jogos que não me queria qualquer tipo de ansiedade de espera. Não me identifico nem com a história nem com o Gameplay dos jogos da Rockstar. Neste vou poupar dinheiro mas sei vai vender muito.

Juca
Juca
Responder a  Guca
21 de Outubro de 2024 16:56

Eu até curto RDR pelo ambiente selvagem e de velho oeste, mas GTA realmente é um saco. Não curto a “glamourização” da bandidadem norte americana e essas histórias pouco me dizem ou são até deploráveis. E sair a esmo em estradas prefiro coisas como NFS e FH… Mas enfim, são gostos, e os jogos da Rockstar são marcos tecnológicos e de qualidade dessa indústria, inquestionavelmente.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
21 de Outubro de 2024 17:27

Mais um que não gosta de GTA. Deve ter algo de muito bom no jogo. Mas não é meu estilo. Não gosto do gameplay, nem do humor, muito menos da história.

Deto
Deto
21 de Outubro de 2024 15:53

Eu aposto que o pessoal da area técnica está adorando essa abordagem

Usar a versão de console como Controle para o port no PC posterior…

Hennan
Hennan
21 de Outubro de 2024 19:08

Off: Se isso aqui servir para os demais games, pode jogar o ps5pro no lixo.
Alan Wake 2 on PlayStation 5 Pro – Behind The Scenes
Pode utilizar PSSR, DLSS 10.0, FSR 3000. Não tem nada que faça uma imagem com resolução tão baixa ficar descente em 4k. Se esse for o preço para alcançar 60fps. Ou as especificações do ps5pro são muito piores do que os vazamento, ou o PSSR é muito pesado ou a Remedy fez um trabalho porco. Algo está muito errado nessa história.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
21 de Outubro de 2024 20:12

800p pra 4k, se for assim, nem precisa mais lançar console novo. Lol… Mas pra mim, cheira a trabalho porco pra ter o selo Enhanced pra tentar vender um pouco mais sem gastar em trabalho. O mesmo se vê em FF7R e Ratchet e Clank, no qual poderiam ter melhorado os pop-in de draw distance e densidades de npcs, mas em quase tudo mentiveram o modo performance e empurraram o PSSR. Vamos ver se ao menos nos modos performance futuros teremos um modo qualidade com resolução mais baixa recebendo um PSSR, esses exemplos de agora são interessantes, mas são muito precoces. O ponto fraco do console parece ser a parte de CPU, Dragon’s Dogma melhorou pouco, mas não fica nos 60.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
22 de Outubro de 2024 0:28

Remedy é tenebrosa na otimização pra consoles, sempre foi!

Thiago
Thiago
Responder a  Hennan
22 de Outubro de 2024 1:24

O modo performance está rodando com a mesma resolução do PS5 base, é provável que só trocaram o FSR pelo PSSR, aumentando alguns presets gráficos. O grande destaque está no novo modo qualidade, que promete ray tracing, tecnologia que está ausente em todas as versões e modos de jogo presentes nos consoles base. No mais, é só mais um jogo da Remedy, que não é referência quando o assunto é otimização.

Last edited 2 meses atrás by Thiago
Sparrow81
Sparrow81
22 de Outubro de 2024 11:30

Mário, no título do artigo está “GTA V”.

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