O jogo foi eleito entre 100 concorrentes a melhor jogo de sempre.
Melhor jogo de sempre… É complicado dizer qual é… Eu pessoalmente nunca me atravessaria a escolher um!
Diga-se aliás que em 2014 fiz um artigo sobre esse assunto, e que recomendo lerem, especialmente se quiserem reviver uma notas sobre alguns bons jogos que nos acompanharam ao longo dos tempos. Podem encontra-lo aqui (e diga-se que é um artigo a ser atualizado).
Ora temos de perceber que tecnicamente os jogos evoluíram, e naturalmente que jogos recentes serão sempre, à partida, melhores que os antigos. A questão aqui é que o gozo que tiramos dos mesmos não é forçosamente maior do que o que tinhamos há uns anos atrás, em jogos mais antigos.
Um exemplo, o Laser Squad. Joguei-o no Spectrum e naturalmente que, tecnicamente, o jogo está completamente ultrapassado. Mas o certo é que, para a altura, o jogo era revolucionário, e o facto de atualmente existirem turn based games muito melhores e mais evoluidos não consegue apagar o gozo que deu jogar Laser Squad no Spectrum.
E conforme falo desse jogo, falo de outros!
Foi nesse sentido que, no meu artigo de 2014, resolvi dividir a escolha do melhor jogo a períodos de tempo mais reduzidos, e onde, tecnicamente, os jogos se equivaliam.
A PC Gamer não achou assim, e fez a sua eleição de uma forma global, sendo que, pelos motivos expostos, não é de admirar que o top 10 não inclua jogos dos mais antigos. Eis o top
10 lugar
DOOM (1993)
Um clássico, ainda hoje uma referência.
9 lugar
Stardew Valley (2016)
Um jogo que não me diz absolutamente nada pois nunca o joguei, mas que vendeu 30 milhões de cópias, pelo que deverá ter a sua qualidade. Ainda hoje vendido, é daqueles jogos onde terão de gerir uma quinta.
8 lugar
Balatro (2024)
O critério que lega um jogo de 2024, que não foi um sucesso de vendas, e ainda por cima é um jogo de cartas, a figurar neste top 10 é estranho. Pessoalmente este top perde muita credibilidade pela presença deste jogo. Doom, que figura no 10 lugar contribuiu e muito para a evolução dos videojogos, e ganhou uma legião de fans. O que fez este para merecer estar aqui.
7 lugar
Half Life (2004)
Sem dúvida um outro clássico, e uma referencia no mundo dos videojogos.
6 lugar
The Witcher 3: Wild Hunt (2015)
The Witcher 3 é visto por muitos como dos melhores jogos jamais criados. Joguei-o e adorei, mas não sei se o colocaria num top 10 global, especialmente tendo em conta que o limitaria à época em que saiu.
5 lugar
Persona 5 Royal (2022)
Mais uma vez temos de questionar os critérios associados a esta eleição. Este é um jogo de nicho que vendeu 4 milhões de cópias, e com uma popularidade limitada e mais extensa em determinadas zonas geográficas. Como o considerar como o 5º melhor jogo de sempre é algo que não entendo.
4 lugar
Minecraft (2011)
Mais um jogo que não constaria na minha lista, mas que reconheço seria uma injustiça ficar de fora dada a popularidade que o jogo tem a nível mundial.
3 lugar
Elden Ring (2022)
O que dizer? Depois de o ter jogado, certamente que nunca o poderia excluir de uma lista dos melhores jogos de sempre. Mas claro, sempre enquadrado na sua época.
2 lugar
Disco Elysium (2019)
Senhoras e senhores, o segundo melhor jogo de sempre é… Disco Elysium.
A dizer isto era se calhar bom que estivesse sozinho e não numa sala cheia de gamers, sob pena de me atirarem tomates.
Mas desde quando é que este jogo merece figurar como o segundo melhor jogo de sempre?
1 lugar
Baldur’s Gate
Sinceramente quando li a notícia sobre Baldur’s Gate ser o melhor jogo de sempre, fiquei com vontade de o experimentar. Este é um jogo que está na minha lista de jogos a jogar, mas que ainda não experimentei por falta de tempo.
Mas confesso que depois de ver os restantes jogos do top 10, questiono muito os critérios aqui usados, e consequentemente o mérito deste jogo para o primeiro lugar.
E vocês, o que pensam?
Olhando a gerações e olhando para a lista , absoluta treta …o que moveu massas como Mário e Sonic onde param?o super Mario original ainda hoje é referência para mim de jogo plataforma… sinceramente.Isto foram só exemplos…
A lista é de pc. Ao menos só tem jogo de pc.
É até difícil pensar em um, mas tenho alguns que poderiam estar na frente, já tenho muito tempo de jogo e gostei de tantos, colocaria Red Dead Redemption 2 e o The Last of Us original como os melhores na minha opinião, por reunirem a maior quantidade de fatores, como: bom enredo, personagens, gameplay, apelo emocional, qualidade técnica, fator replay e por aí fora.
No Red Dead uma certeza: Arthur Morgan pra mim é o melhor personagem de jogos já criado e representado.
Não posso deixar de citar o GTA Online também, já que se vão tantos anos e até hoje é muito compensador, jogo quase todo dia.
Eu vejo essa lista acima e simplesmente não vejo sentido nenhum nela, mas isso é indiferente
Provavelmente o melhor jogo dessa lista é o persona 5 Royal.
De toda forma, quando se faz uma lista de jogos sem dar ênfase a aspectos históricos e técnicos. Qualquer coisa é válida, porque o que define é gosto. E gosto cada um tem o seu.
Olá boa tarde sou um cota de 40 anos e a paciência para o gaming já me passou embora algo ressuscitada pela swicth,não joguei red dead ,nao tenho paciencia para os gta mas tenho jogos favoritos .
Zelda ocarina , Zelda botw ,super Mario 3 e super Mario odyssei , final fantasy 7e9, metal gear solid 1 e 3, shenmue,phantasy star online(porque o online da época era algo de amazing ),front mission 3 falta uns poucos que agora nao me lembra 😃 e nao vou mencionar os multiplayer porque ai o top era dominado pela n64 e pela dreamcast, é uma pena mas a meu ver o gaming perdeu muita piada os jogos tendem a ser solitários e os multiplayer cheios de odio cheaters e dlcs a pagar …
Já agora …. Também queria aqui falar do arcade e das salas de arcade que me fizeram gastar muita chapa de 50 e de 100 escudos .
Crazy táxi
Tekken 2e3
King of Fighter vários
Sega rally
Daytona usa
Virtua cop
Metal slug 2
Flippers várias
Street Fighter
Mortal Kombat
Cadillac and dinaussour
Street Fighter 2 Champions edition
Foi esse mesmo as filas grandes a espera para jogar 2 rounds e perder em vs
Não é possível falar-se do melhor jogo de sempre. Cada jogo teve o seu tempo e no seu tempo foram imbatíveis.
Laser Squad, turbo esprit, rainbow islandês, double dragon, etc, etc. Jogos agora ultrapassados, mas que no seu tempo deram uma diversão que se calhar os novos não dão agora.
Sim tens razão Mário , e ainda não me lembrei de todos
Joga Elden Ring… Eu pensei que o gaming estava morto para mim até o ter jogado.
Para mim é dos melhores jogos de sempre.
Não pela física, não pela diversidade, mas pela satisfação que tens quando passas um boss.
É difícil, mas não exageradamente.
Platinei.
Não tenho plataforma para jogar isso é pena mas também secalhar não teria a disponibilidade que um jogo tão complexo e envolvente precisa para ser bem desfrutado
Jogou Shadow of Erdtree @Mário? Se sim, acha que compensou?
Não… Penso jogar, mas ainda não tive oportunidade.
Doom é um jogo tão clássico no universo PC gaming que não poderia ficar de fora dessa lista. Tanto que depois foi portado para diversas outras plataformas.
Faltou Red Dead Redemption 2 na lista, o jogo mais detalhado com boa historia graficos e personagens que a Rockstar ja fez
Por não falar no intemporal Tetris….
Como jogos de PC poderia ter Simcity. Um marco no jogos ao meu ver.
Concordo e acrescento também age of empires
Não joguei, e não posso falar, mas certamente a lista parece um pouco omissa. Acho mais justo escolherem jogos por período e considerando o impacto de cada um deles no devido momento. Mas é certo que o PC perdeu grandes jogos que só sairam em consoles e cartamente poderiam estar aí nessa lista.
No PC, alguns jogos me marcaram e que mereciam espaço aí, como Wolfenstein 3D, Prince of Persia, Monkey Island, Diablo 2, Fallout 3… Mas é sempre difícil apontar o melhor de todos os tempos.
No PC e como no comentário de cima me esqueci de mencionar , tenho de dizer half life 1 e 2 as mecânicas principalmente no 2 foi de uma evolução tão grande que ainda hoje é actual e acrescentar os jogos de estratégia que o PC tinha que as consolas não
Tudo bem que gostos são gostos, mas eu olho para certas listas como estas e fico escandalizado, dá a ideia que são listas que seguem trends ou que metem ali certos titulos para ”ficar bem”, enfim…
A minha lista que nunca é final, é a seguinte:
1 – The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
2 – Street Fighter II
3 – Bloodborne
4 – Wipeout 2097
5 – Sega Rally (Saturn)
6 – The Last of Us
7 – Super Mário Galaxy
8 – Final Fantasy VII
9 – Half-Life 2
10 – Streets of Rage 2
Se for preciso amanhã tenho outra lista ligeiramente porque me lembrei de algum jogo que me marcou, porque é disso que se trata, de jogos que nos marcaram, não de jogos que ficam bem.
Essa sua lista me agrada mais que a mostrada no artigo. O Street Fighter 2 também estaria na minha lista, junto ao Alpha 2 e o Mortal Kombat Trilogy, esses marcaram muito pra mim, por isso um top 10 é muito difícil, deveria ser um top 100 acho pra não deixar nada importante excluído kkk
A minha lista é muito simples Carlos, é composta por jogos que eu sei que vou querer jogar para o resto da minha vida, dai o termo ”of all time”.
Continuo a dizer que uma lista assim não faz sentido.
Legenda of Zelda… Fantástico.
Mas deu-me mais gozo que o Chuckie Egg em 1980?
Cada jogo no seu tempo!
Os jogos da minha lista não estão ali por mero saudosismo ou pura nostalgia, são jogos que estou constantemente a rejogar, e são jogos em que eu jogo e penso cá para comigo, como é que já não se fazem jogos destes?
Isto é excelente e ainda me divertem à brava!
Aqueles jogos que estão nessa lista, não são Chuckie Egg’s, que hoje não lhe tocava, são jogos cuja qualidade tem sobrevivido ao teste do tempo, são como um bom vinho que só melhora com a idade, são jogos que ainda me dão imensa pica jogar, dão-me adrenalina, dão-me prazer jogar, são jogos com uma qualidade e personalidade com tal pureza que desfaz qualquer armadilha nostálgica que possa toldar o meu sentido critico.