É comum ouvir-se associada à Playstation, uma frase que se ouvia na Xbox: “A Playstation não tem jogos”. Mas a questão é que provavelmente quem o diz… não tem uma consola da Sony!
Sim, 2024 foi muito ligeiro no que toca a jogos Playstation vindos da Sony. Mas no entanto a consola não ficou ao Deus dará. E a Sony tratou de arranjar jogos de terceiros que foram exclusivos da mesma.
Vamos ver quais foram os jogos exclusivos da Playstation este ano:
Stellar Blade – Exclusivo!
Em colaboração com a Shift Up, um produtor Coreano.
Rise of the Ronin – Exclusivo!
Em colaboração com o lendário estúdio, Team Ninja.
The Last of Us Part 2 Remastered – Exclusivo consola
Para alguns, esta pode ser a segunda vez que este jogo é lançado. Para outros é a primeira! Não deixa de ser um dos melhores jogos já lançados para a Playstation, num formato melhorado.
Horizon Zero Dawn Remastered – Exclusivo consola
Exatamente o mesmo de antes, temos aqui um excelente jogo melhorado para a Playstation 5.
Concord – Exclusivo consola
Foi um flop, mas mais por saturação do mercado do que realmente por falta de qualidade. Será provavelmente relançado em modelo F2P.
Helldivers 2 – Exclusivo consola
Um sucesso tremendo, e um dos melhores GAAS dos últimos anos.
Mário
Staller balde em duplicado
Isto para não contar com os jogos VR
Stellar Blade é ótimo, mesmo sendo um pouquinho genérico em certo ponto de vista, eu gosto bastante do gameplay, das personagens, do design de monstros e principalmente da coragem da Shift UP em mandar os wokes irem se lascar.
Não me esqueço da funcionária “não binária” da Sweet baby que disse que o objetivo era queimar a indústria de games até o chão.
Esse galerinha é doente e ressentida, pois não suportam ver uma personagem mulher bonita num jogo, isso é tóxico demais. Wukong, o Hogwarts e Stellar Blade por exemplo, sofrerem do “cancelamento” estúpido desse povo.
Black Mith sim é um baita game. Mas saindo pra PC também já acho que cai um pouco pro lado da Sony assim como caiu pro Xbox lançar tudo no PC, torna o console não tão influente, lembro que eu passei a jogar no PlayStation, vinha de uma experiência de PC que era minha principal plataforma e até perdurou mesmo após o PS1 2 e 3 e só apostei de vez no PlayStation por causa dos jogos que só alí existiam e eram excelentes, isso vem se dissipando infelizmente, eu realmente aprecio a otimização dos jogos de uma única plataforma, saindo no PC isso é ruim pro console no meu ponto de vista
Black Myth Wukong não é um jogo Sony… é um jogo de uma empresa Third que lançou o seu jogo no PC e na PS5.
A Sony não controla isso.
Seja como for, exclusivos consola não são novidade, e consola e PC são coisas diferentes.
Ainda hoje quando fui para o café estava um colega meu a queixar-se que o controlador dele, num determinado jogo, tinha um ponto morto no gatilho progressivo. E que tinha de fazer uma série de procedimentos no Steam antes de entrar no jogo para eliminar o problema.
Coisas de PC!
Creio que a lista dos candidatos ao GOTY resume, de certa forma, onde os seis principais jogos de cada ano podem ser jogados.
Neste ano, é possível que 4 ou 5 desses jogos estejam disponíveis exclusivamente no PS5 (em consoles), seja de forma permanente ou temporária.
Diria que o multiplataforma Metaphor da Atlus, junto com Astro’s Playroom, Final Fantasy VII Rebirth e Wukong, estão praticamente garantidos na lista.
Stellar Blade e o remake de Silent Hill 2 também têm chances de entrar.
Helldivers 2 é mais difícil, mas não impossível.
Já Rise of the Ronin é praticamente improvável.
Assim, parece que será mais um ano em que os jogos mais aclamados estarão mais concentrados no console da Sony.
Eu nem lembro quando Xbox entrou nas premiações principais lol
Mário penso que a frase ”A PlayStation não tem jogos”, pode ser encarada de duas formas, uma delas é por ignorância, como dizes, nem sequer têm a consola.
A outra forma tem a ver com um sentimento de frustração, que é perfeitamente justificável.
Dessa lista, o que tens são acordos de exclusividade temporária, outros são exclusivos temporários por causa das circunstâncias, e que vai ao encontro do que eu já havia referido, que a falta de rumo da Xbox seria tal, que a Sony ia ter exclusivos sem pagar um cêntimo por eles, como é o caso do Wukong que lhe caiu no colo, da mesma forma que o Baldur’s Gate 3 lhe caiu no colo.
Depois tens jogos que não são nada a praia da Sony como o Helldivers 2 e o Concord, um foi um sucesso (muito graças ao PC), o outro foi o maior flop de sempre, portanto não consigo ver aqui um saldo positivo.
Por fim tens os remasters que por sua vez já tinham melhorias dignas de um remaster, e cujo o único objetivo é a Sony remasterizar tudo o que era da PS4 para ir buscar mais dinheiro, o chamado ”cash grab”
No meio disto tudo tens o Astro Bot, que de certa forma lavou um pouco a face da Sony, mas que sozinho não faz milagres, é que se não fosse o pequeno Astro e os exclusivos pagos mais os que caiem do céu, a Sony estava em muito maus lençóis, logo quem diz que a PS não tem jogos, refere-se ao desastre que tem sido a prestação dos estúdios first partie da Sony nesta geração, é caso para dizer, abençoados 250 milhões de dólares que custou a Insomniac, senão…
Aceito o que dizes, mas frustração não é motivo para alterar a realidade. A Playstation tem jogos, e só não teve este anos jogos da Sony.
Quanto ao Wukong, não lhes caiu no colo.
A empresa que fez o jogo é nova, e sem experiência nenhuma nas consolas. Eles iam lançar o jogo para PC e depois para as consolas.
O que a Sony fez foi colocar lá uma equipa para os ajudar a desenvolver o jogo na PS5 em paralelo. A coisa funcionou, e apesar de o jogo ter sido lançado com pouco optimização (basta ver como está agora depois dos patches), a Sony garantiu que o teria o jogo junto com o PC.
Quanto aos flops e sucessos, isso não invalida os lançamentos. Concord teve um custo de desenvolvimento brutal, e a qualidade estava lá. Mas foi mal recebido pelo público. Não é que isso faça dele um mau jogo, mas sim um jogo que não vendeu!
Falo tambem dos remasters, que chamas Cash Grab, e que eu discordo totalmente.
E discordo por dois motivos. O primeiro é que só os compra quem quer… E nesse aspecto não há cá cash grab nenhum!
E segundo porque segundo diversos estudos, a maior parte dos possuidores PS5 não tiveram uma PS4, e o grosso da malta da PS4 ainda não fez a transição para a PS5. Daí que a ideia é vender estes jogos a quem nunca os jogou antes. Eles estão a ser adaptados ao PC, e é só justo que os possuidores PS5 possam receber o seu jogo com a mesma qualidade. Normalmente algo que acontece por 10 euros.
Agora a realidade é uma e uma só… os jogos estão lá, goste-se deles ou não!