A realidade do PC… é bem pior que a da PS5. E o porquê que o GPU da PS5 Pro se equivale a uma 4070 Ti.

Quantas e quantas vezes ouço fanboys PC a gozar com as performances da Playstation 5, acreditando que o universo PC é a realidade que tem em casa, e que todos tem as performances de um PC de topo. Mas a realidade… essa é bem diferente! Ao falarmos desse assunto, vamos explicar o motivo pelo qual o GPU da PS5 se equivale efetivamente a uma 4070 Ti, e o da PS5 a uma 3070 Ti.

A PS5 já o demonstrou várias vezes. O seu GPU tem as mesmas performances de uma 3070 Ti, e por vezes até a passa.

Certamente já ouviram pessoas a gozar com esta comparação, mas quem o faz não sabe medir as performances apenas do GPU e compara alho com bugalhos!

A performance de um GPU e a performance de um sistema são coisa diferentes. E isto torna-se extremamente relevante quando se percebe que um mesmo GPU debita performances diferentes, dependendo do CPU que possui, da velocidade da memória RAM que se encontra no sistema, da capacidade de leitura do SSD, e mesmo da qualidade da motherboard. Tudo isto são fatores que influenciam a performance global de um sistema!

Certamente todos se recordam do sistema de avaliação de PCs do Windows 10, que entretanto foi removido. Vou colocar aqui uma imagem:



Este sistema de avaliação mede a performance de cada um dos componentes da máquina de forma independente, e aqui vemos que há um bom processador, uma boa memória RAM, e um excelente GPU. Mas no entanto a avaliação geral do sistema é a do componente mais fraco, o disco!

Basicamente é isto que muitos falham em compreender. Um sistema informático apenas é tão bom como o pior dos seus componentes!

Claro que isto pode não ser verdade sempre. Por exemplo, e pegando na máquina de cima, se um jogo carregar tudo para a RAM e depois não usar mais o disco, as performances in-game não vão sofrer pelo mesmo, mas apesar de isso ser uma realidade, não invalida a outra realidade. Que as performances do PC está sempre limitada pelo componente mais fraco.

Nesse sentido, um GPU apenas vai debitar aquilo que os restantes componentes permitirem, sendo que aquele que talvez seja mais relevante… é o CPU!

Vamos ver o gráfico que se segue:



Este gráfico mostra a performance de dois GPUs AMD 7970 a 1440p no jogo Civilization V, em diferentes CPUs. E aquilo que vemos é os mesmos a renderem tão pouco como 17.1 fps ou tanto como 109,92 fps.

Ora quando queremos comparar o GPU da Playstation 5 com um GPU PC, não podemos pura e simplesmente pegar num PC equipado com um CPU AMD ou Intel qualquer, e muito menos um topo de gama, e um GPU e comparar. Isso é deturpar as performances do GPU na comparação com a PS5!

O que precisamos de fazer, para medir as capacidades reais do GPU da PS5, é equipar o PC com um CPU de capacidade mais ou menos equivalente ao da PS5, e verificar, com esse CPU, qual o GPU que teríamos de colocar no PC para ter performances iguais.

Isso sim, é a comparação correta, e algo que aparentemente tem escapado aos “peritos” de outros locais.



Claro que teremos de ter em conta que nem todos os jogos tem igual optimização, pelo que uns exigirão um GPU maior, outro um menor. Daí que a escolha do GPU equivalente terá de recair naquele que, em pelo menos 90% dos casos, ou mais, se revela capaz de igualar, ou superar a PS5, e/ou a PS5 Pro.

Neste outro artigo, referimos aquele que é o GPU que acreditamos ser equivalente ao da PS5 Pro, e esta explicação que ajuda a perceber o motivo dessa escolha, deveria ter sido colocada lá! Como não o foi, este artigo fica agora a servir-lhe de complemento.

Apenas como curiosidade, deixamos aqui um vídeo de Ratchet& Clank a correr num PC com um CPU da mesma geração do da PS5, igualmente com 8 núcleos (apesar de possuir maiores velocidades de relógio), e uma RTX 3070. Repare-se como esse PC não acompanha a PS5! E recorde-se também que este foi um jogo onde especialistas melhor entendidos, referiram que para se igualar a PS5 seria necessário uma 3080. E não estariam muito errados!

Claro que o mesmo jogo, com um CPU bem melhor, correrá melhor usando o mesmo GPU. Mas como referido, isso não seria comparar as performances da 3070 com o GPU da PS5, mas sim desse sistema contra a PS5 no seu global.



A realidade é que o que abordamos em cima foi apenas uma introdução ao real objetivo deste artigo. Até porque cremos que não há dúvidas na cabeça de ninguém que um PC devidamente capaz é claramente superior à Playstation 5.

A questão é: Quantos PCs há no mercado que o são? E isso sim é a real questão!

Apesar de essa resposta não ser fácil de ser dada, foi ao ler um artigo sobre Final Fantasy 16 que me surgiram dados que poderão permitir responder, senão de forma precisa, pelo menos aproximada, a essa questão!

Final Fantasy 16 corre a 1080p re-escalados para 1440p, 60 fps, na Playstation 5. A resolução nativa é dinâmica, e por vezes, segundo análises, pode cair mesmo para os 720p, sendo no entanto que os 60 fps são mantidos de forma constante.



É claramente uma situação que pode não parecer um orgulho para a consola, e certamente é uma que muitos possuidores de PCs de topo até gozarão.

A questão é que o Tom´s Hardware testou o jogo numa diversidade enorme de GPUs PC, tendo obtido estes resultados:

Basicamente o que os resultados mostram é que se torna necessário uma RTX 4070 para se conseguir obter 60 fps a 1080p. E isto usando um CPU  i9-13900K, ou seja, bastante superior ao usado pela Playstation 5.

Ora sabendo isto temos de ver que percentagem do mercado é que possui GPUs iguais ou superiores a esse, e é aí que as estatísticas do Steam nos ajudam! Ao ponto de vermos que apenas 10% do mercado PC se encontra capaz de correr o jogo nessas circunstâncias!



Resumidamente, 90% do mercado PC não consegue correr o jogo com a qualidade da PS5, o que subitamente torna aquilo que pareciam performances fracas, em um feito para um hardware de 500 euros.

Claro que usando DLSS resolve o problema, o que permitiria descer a resolução para 720p fixando os 60 fps. Mas convém não esquecer que, perante os dados que temos, isso só se pode afirmar como uma realidade com o referido i9-13900K. E mantendo o CPU, alargando o mercado à RTX 4060, o que vemos é que a percentagem de mercado que, mesmo assim, consegue correr o jogo a 60 fps com DLSS apenas aumenta em  cerca de 1%.

O motivo é que, apesar que agora abrangemos a RTX 4060, o que só por si aumentaria a percentagem de mercado num bons 10% adicionais, a realidade é que poucos utilizadores desse GPU possuem um CPU como o de cima, e isso implica que a percentagem real alterada quase não mexa.

Resumidamente, os fanboys PC falam de uma realidade que é a deles, mas não da realidade que é o PC! E sendo eles uma percentagem tão pequena do mercado, não só estão longe de ser representativos, como são uma fatia que paga pelo menos 4 vezes mais do que custa uma consola.

 



 



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Nuno Sousa
Nuno Sousa
3 de Outubro de 2024 7:42

Talvez por isso a insistência da Sony em querer recuperar clientes do mercado PC com a PRO. Porquê pagar mais por menos? À por causa da PSN, esqueci-me.

Juca
Juca
Responder a  Nuno Sousa
3 de Outubro de 2024 12:46

Todas essas empresas pensam que seus clientes são gado, essa que é a realidade. E até dá pra acreditar com tanta gente evangelizada que a gente vê.

Penso que vez por outra, mesmo dessa empresas das quais gostamos, mereçam um flopasso pra vez se entendem que do que gostamos não é do seu nome mas sim de bons produtos por preços justos ou ao menos razoáveis, assim, todos ganham, não só elas.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 20:30

Sim. É estúpido, mas sistematicamente as empresas seguem cegamente essas ideologias, o extorquir em exagero. Mesmo com exemplos anteriores pois isso já aconteceu no período da ps3 após o sucesso nas gerações anteriores. Infelizmente o sucesso trás também maus exemplos.

CarlosP
CarlosP
3 de Outubro de 2024 8:26

Obviamente o preço da ps5 pro é alto, tendo conta que o principalmente fim seja jogos, dito isto, acho que é completamente absurdo críticos falar que o preço da ps5 pro é alto e as comparações sejam para PC’s que custam 3 ou 4 vezes mais no que diz respeito ao preço. Eu pessoalmente não vou comprar porque custa 800 euros, quanto mais um PC que custa muito mais. Tenho um portátil que me custou 500 para trabalho e a consola para jogos e as duas coisas juntas ficaram muito mais barato que um PC.

Hennan
Hennan
3 de Outubro de 2024 9:18

Não existe isso de testar GPU com gargalo de CPU. Pior, utilizar uma cpu de geração mais antiga que o ps5. Se o cara montou um PC na epoca do ps5, comprou uma CPU da série 5000 e não dá 3000. E sendo mais justo, provavelmente comprou um Intel. Visto que nesse tempo a AMD ainda era mal vista.
Ryzen 3600 vs 7600 with RTX 3070 – Ratchet & Clank Rift Apart – 1440p (youtube.com)
Esse comparativo serve para mostrar o quanto a 3070 pode estar limitada a depender do restante dos componentes.

Por fim, esse teste do toms tem algum problema. E falo baseado no pouco que testei da Demo. A diferença está muito grande.
https://en.gamegpu.com/rpg/role-playing/final-fantasy-xvi-test-gpu-cpu
E FF16 não corre a 1080p60 no PS5. Ele nem corre a 60 fps no ps5 e isso é a própria Square quem afirma. O modo performance tem objetivo de alcançar 60 fps e não correr a 60. Sendo que o mesmo só acontece nas batalhas quando a resolução cai a 720p. Para piorar, se que utilizam uma ferramenta moderna de upscale.
A comparação mais justa seria utilizando o modo qualidade que é 1080-1440p30, pois esse corre praticamente a 30 mesmo.

Hennan
Hennan
3 de Outubro de 2024 9:54

Por curiosidade olhei o que acontece em Ratchet no PC. E a questão é VRAM. Veja como uma 3060 supera uma 3060TI e a 6700XT amassa a 3070.
https://en.gamegpu.com/action-/-fps-/-tps/ratchet-clank-rift-apart-test-gpu-cpu
É por isso que essas comparações entre PC e console no geral faz pouco sentido. Para cada game um detalhe faz toda a diferença e são públicos totalmente distintos. Colocar alguém que não tenha conhecimento para jogar no PC é um completo desastre, já vi isso em tempo real.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
3 de Outubro de 2024 10:37

Essa consola pode ser a ultra sumo. Quando os primeiros resultados começarem a vir ao de cima, vai desiludir, esperem pelo patch do FF16 por exemplo.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Cardoso
3 de Outubro de 2024 12:39

Daniel, um dos grandes problemas que vejo na comunidade PC é aquilo que sempre vejo de defeito na comunidade de muitas plataformas em si, é o papo de “quando isso…”. Ora, patchs para melhorar desempenho existem em qq plataforma e não fizeram lá grande coisa pelo PS5, muito menos a Square tem tradição com patchs que melhoram absurdadente qq coisa… Mas no PC sempre tem esse papo, na pior das hipóteses há sempre o papo dos “modders vão resolver…”.
A vantagem do PC, Daniel, é poder ajustar a coisa como quiser, poder por uma resolução bem baixa e obter muitos frames ou achar o seu meio termo que agrade, isso, até agora o videogame passa longe, já que normalmente vêm com poucos presets.
Mas assim, não sei se já estás a jogar em PCs e até abandonou o console, ou se está só amargurado com as atitudes da Sony (que têm sido bem es****** mesmo), mas há uma diferença abissal entre jogar num console e chegar num ponto de praticidade e conforto em jogar no PC a uma qualidade visual equivalente.

Não há dúvidas de que o PC pode mais em gráficos e fps potenciais, a depender do valor investido nele, coisa que nos consoles é bastante limitada, mas a ideia de ter um PC na sala e um console é bem diferente, e pra você dizer que é a mesma coisa vai ter de ignorar uma série de dificuldades que existe em ter um PC pra jogo que simplesmente não existe no console.

Sim, você pode automatizar seu computador ligar e responder até por voz, mas isso não é o comum. Você pode criar uma maneira de ligá-lo do sofá e até estar pronto pra jogar, mas também não é o comum, você pode fazê-lo ligar sozinho e baixar e instalar atualizações sem se preocupar, mas isso também não é o comum… Há muitas praticidade num console que apenas os mais fãs de PC ignoram pra fingir que não contam. Agora, no fim, sei que apenas a experiência própria é o melhor professor, só não vale é dizer que não foi avisado. Lol

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 14:06

Acho que ele está falando da versão do ps5pro.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
3 de Outubro de 2024 14:45

Não sei como o console pode desiludir com um patch ao estilo de FF7R para o Pro, por exemplo, já que indiscutivelmente melhorará qualquer jogo, pois tem mais poder de hardware e o PSSR que não existe no base, logo, será sempre melhor se usarem os recursos disponíveis, na pior das hipóteses, sem patch nenhum, melhorará a resolução dinâmica geral e estabilizará o modo 60, porque se tem mais poder de GPU, CPU e um pouco mais de memória e banda.
Mas entendo que possa ter interpretado errado o que ele falou, pois entendi como se ele falasse que o FF16 no PC ainda vai melhorar mais, e é o jogo que o artigo do Mário usa pra efeito comparativo PS5 vs PC.

Last edited 1 dia atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 17:51

Acho que ele falou do patch do ps5pro mesmo. Entendi que não vai entregar uma melhora tão grande quanto a expectativa gerada. E de certa forma tenho a mesma dúvida. A falta de upgrade da CPU me preocupa. Entendo que pelo lado da Sony é necessário manter um padrão entre os consoles. Mas acredito que em muitos games vai sobrar GPU, principalmente em indies.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Hennan
3 de Outubro de 2024 20:05

Sim, é dessa que estou a falar.

Juca
Juca
3 de Outubro de 2024 10:56

Pra se falar de superioridade no PC, entendo pegarem um hardware que supere em todos os casos o console. Mas se for ver, numa média, os jogos podem rodar melhor no PC, já que esse, de longa data permite ajustes em quase todos os jogos de um melhor upscale (dlss), bem como reduzir-se assets para obter a performance desejada. As vantagens no PS5 costuma ser sempre a otimização com modos normalmente mas solidos a bons gráficos, fora não ter dessas de compilar shaders…

A questão é que quem conta com nvidia, de longa data conta com um ótimo upscaler e um RT presumivelmente ainda melhor.

Com o Pro agora sim podemos estar mais equivalentes as Nvidias.

Não há dúvidas de que o sistema de um console trabalha melhor, pois tem várias vantagens de eficiência sobre o PC, embora eu discorde da perspectiva do Mário de que é preciso no PC os 16GB em VRAM pra fazer o mesmo que o PS5 Pro, pois o que o Pro fará nos 60 ou 120 nada mais é que uma imagem 4K não processada nativa, e não imagino que pra um 1080p ou mesmo 1440p pra 4K o PC precise disso pra empurrar 4K com DLSS.

Pontualmente, em jogos da Sony, assim como foi Ratchet e Clank, não duvido de no PS5 Pro, até rivalizar com 4080s, mas seria algo bem pontual e seletivo como foi com o PS5, a questão é que isso tem perdido cada vez mais importância com o uso desses upscalers por IA.

Juca
Juca
3 de Outubro de 2024 14:18

[OFF] Tecnologia MegaLights, implementada no Unreal 5.5, rodando no PS5 base:

https://youtu.be/p9XgF3ijVRQ?si=pnIs47Zf7-rm3VHN&t=50

Last edited 1 dia atrás by Juca
Carlos Zidane
Carlos Zidane
3 de Outubro de 2024 14:31

Eu tô satisfeito com a performance do PS5, pelo dinheiro que foi, até que está ótimo. Quero ver se no final da geração estarão extraindo alguma façanha, o mercado parece mais fraco nesse sentido recentemente, devido as diretorias especialmente, mas acredito que ainda poderá ser surpreendente

E estou muito curioso do que a Rockstar fará com esse hardware (PS5) e com o Series X, qual dos dois se sairá melhor no GTA 6.
Por mais sútil que seja, alguém deverá levar vantagem (excluindo o Pro claro) só por curiosidade quero saber.
Essa é a única comparação que me faz sentido: PS5 vs SX

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
3 de Outubro de 2024 14:38

Eu acredito (palpite) que ou os dois fiquem bem equiparados ou o PS5 levará leve vantagem, principalmente por ter a CPU “mais livre” que o SX, embora, teoricamente menos poderosa. Fora que se espera melhor otimização onde se espera vender mais e a base de PS5 é de ao menos 2x a dos “series” e provavelmente umas 5x mais que a do próprio SX. Poderíamos considerar ainda quem irá fechar o acordo de publicidade e talvez com isso exigir uma melhor otimização pra sua plataforma.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 15:20

É, faz todo sentido. Mas quando você diz “CPU mais livre” o que quer dizer? Acho que perdi essa parte, tem a ver com aquele esquema do consumo energético do PS5 poder ir mais pro CPU ou GPU dependendo da demanda?

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
3 de Outubro de 2024 16:18

O PS5 tem hardware separado para compressão e descompressão, por exemplo, o que poupa a CPU desse trabalho, algo que acredito não ter no console xbox, e os GTAs costumam ser CPU bound.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 16:56

Ah sim, isso é um fator chave pra os 10 se equiparar aos 12, eu contava com isso também pra que ficassem praticamente no mesmo nível, só fiquei em dúvida pelo que você escreveu, “CPU mais livre”, agora entendi o que disse, obrigado.

Deto
Deto
3 de Outubro de 2024 16:14

Graças ao hardware dedicado da Sony no PS5, aceleradores IO, e a Nvidia com seus preços estratosféricos vai terminar a geração e um PC montando com peças novas com poder equivalente ao PS5 vai continuar custando mais caro que o PS5.

E se der para empatar com o PS5, no caso do PS5 PRO ainda vai continuar perdendo em preço com o mesmo poder.

Last edited 1 dia atrás by Deto
Hiago
Hiago
3 de Outubro de 2024 16:44

GPU do PS5 equivale a uma 3070ti? Acho bem otimista essa análise, ainda mais com essa leva do últimos lançamentos como Wukong, Test Driver, Warhammer que estão entregando algo mais próximo de uma 3060 e no caso de Test Driver parece mais com uma 3050 já que nem oclusão de ambiente tem no jogo e fora os drops de FPS absurdos. Tanto no Warhammer quando no Test Driver as quedas de FPS parece muito a culpa da gangorra que é a frequência da CPU do PS5 quando exige muita carga da CPU e GPU juntas, no fim que cada dia se prova ser uma decepção esse hardware, apesar de ser uma CPU de 8 núcleos tem o desempenho mais parecido com um chip velho e inferior e com menos núcleos como é o Ryzen 5 3600. O que o PS5 entrega hoje, quando lembro que acompanhei todos aqueles rumores da CPU ter cache infinito, para mim foi uma decepção essas personalizações que a Sony fez porque cada vez que se passa mais o tempo me parece que foi uma péssima escolha ao invés de uma CPU mais tradicional. Veja como o jogo se inverteu (e nem estou falando de resolução, que era óbvio que o Séries X tinha mais poder) mas o X hoje em dia está entregando muito mais estabilidade nos jogos multiplataforma em comparação com o console da Sony.
Então para mim o PS5 Pro além do preço já ser uma decepção todo resto pelo histórico da Sony nessa geração vai ser a mesma coisa, entregar menos do que prometeram.

Juca
Juca
Responder a  Hiago
3 de Outubro de 2024 17:10

Cita aí alguns exemplos de jogos recentes onde o SX tem entregue mais estabilidade que o PS5? Só pra ver se eu consigo perceber suas afirmações.

Juca
Juca
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 17:22

3060 no Wukong sem usar FG e com 1440p de saída, mesmo com o DLSS mantendo-se sempre nos 60 ou superior, em settings equivalentes ao do PS5 eu gostaria de ver também. Se puder postar um vídeo, eu agradeço.

Hiago
Hiago
Responder a  Juca
4 de Outubro de 2024 0:14

Eu citei pelo menos 2 jogos ali.

Juca
Juca
Responder a  Hiago
4 de Outubro de 2024 10:53

Wukong nem tem no Xbox. Os jogos passaram a geração todas uns melhores outros piores em cada console isso desde o começo da geração, o que prova que são bem equivalentes. Elden Ring é melhor no PS5, por exemplo, AC Valhalla, Dirt 5 também, os CoDs eram melhores no PS5 (não sei como vai ser agora)… Mas foi assim a geração toda.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Outubro de 2024 14:11

Não entendi, Mário. Ele piorou no console do lançamento pra cá?

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Hiago
3 de Outubro de 2024 17:11

O cache em pouca quantidade e ainda por cima dividido é uma decepção pra mim também, ainda mais quando o PS5 busca eliminar gargalos entre seus componentes na medida do possível no orçamento, mas o Xbox consegue ser ainda pior comno mesmo “problema” e ainda por cima a memória principal dividida em velocidades diferentes, mas eu discordo de você, o PS5 pelo preço é muito aceitável e ainda por cima tendo contribuído pro avanço do próprio PC, lembra da API DirectStorage?! Pois é, agradecemos ao PlayStation, provavelmente ao Mark Cerny no caso e posteriormente a Microsoft

Carlos Zidane
Carlos Zidane
3 de Outubro de 2024 19:17

OFF: “conversas” na internet sobre Ghost of Yotei ser adiado pra 2026 por conta da reação negativa de parte do público quanto ao famigerado DEI. Não sei se é verdade mas tem gente falando disso

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Zidane
3 de Outubro de 2024 19:29

Duvido. Até porque não mostraram nada no trailer. Fiquei decepcionado porque esperava uma continuação e não começar do começo. Mas criticas a história, não faz o menor sentido.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Hennan
3 de Outubro de 2024 22:45

Hennan, eu realmente não sou a melhor pessoa pra falar disso porquê não joguei o primeiro jogo, só vi análises e nem lembro o que era, só sei que não tive interesse (meu gosto é irrelevante aqui, eu consigo ver que é um bom jogo, mesmo não sendo pra mim).
Mas no YouTube o pessoal que tá chateado com isso explica melhor, acho que tem a ver com a mesma galerinha que vem estragando tudo que coloca a mão, aparentemente

Eu não teria problema em jogar com uma mulher feminista de cabelo roxo e com maneirismos de São Francisco CA de 2024 no Japão daquela época, desde que a história seja boa e a mecânica seja legal… Kkk
Eu sou a pessoa que aceita os paradoxos como naturais e perfeitamente possíveis depois de estudar mecânica quântica… e observar a sociedade.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
3 de Outubro de 2024 20:51

Desculpa a minha ignorância, Carlos, mas DEI é o que mesmo?!

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 22:31

D diversidade E equidade i inclusão.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
3 de Outubro de 2024 22:31

Diversidade, Equidade e Inclusão. Pra alguns é a famosa lacração. Eu não me importo com protagonista mulher, na verdade até prefiro, e se tiver algum gay isso é irrelevante, mas uma obra que é porca e feia aí já me afeta de certa forma, porquê aprecio um bom roteiro e personagens bem construidos, que não precisam atender uma cota desses movimentos geradores de polarização

Sua pergunta foi com ?! (Interrogação e exclamação), isso é indicação de pergunta retórica, não sei se foi um erro seu ou se está me testando, não sei.

Hennan
Hennan
3 de Outubro de 2024 21:30

Off:2 em 1: versão de PS5 de Horizon Zero Dawn Remastered dará direito ao game para PC (meups.com.br)
Demorou, mas antes tarde que nunca. Seria ótimo se virasse o padrão da indústria.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
3 de Outubro de 2024 23:58

Mas tá longe de ser padrão. Tu viste como é a coisa? Pelo que falam, parece que tem de comprar o disco físico, e no PC, não sei bem como vai ser a coisa, pq pouca gente ainda tem unidades de disco BD, e não sei bem como vai ser essa versão de PC, se baixada da PSN e o disko será a key ou se vinculará a coisa a uma conta digital e pronto…

Luís Silva
Luís Silva
3 de Outubro de 2024 23:04

“tem performance de 4070ti”, no entanto vai correr GTA 6 a 30 FPS?!
Artigo escrito pela Sony só pode.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Outubro de 2024 10:56

A 4070Ti poderá até correr o GTA6, Mário, mas vai esperar ao menos um aninho a mais que o PS5 Pro! Lol

Acho interessante é saberem que o jogo vai correr a 30 até no SS mas duvidam que possa correr no PS5 Pro a 60.

Miguel
Miguel
4 de Outubro de 2024 0:18

Pois estaria dentro desses 10% então tenho rtx 4090, ryzen 7 78003xd 4TB SSD 64 gb ram DDR6 ate a Sony chegar nesse nivel tem de fazer a PS6 pro ou PS7

Last edited 1 dia atrás by Miguel
Reinaldo
Reinaldo
Responder a  Miguel
4 de Outubro de 2024 10:25

Que bom para você. Foi você que pagou ou foi papai que deu para você?

Juca
Juca
Responder a  Miguel
4 de Outubro de 2024 10:59

Parabéns, parece uma ótima máquina, mas duvido muito que tenhas o mesmo conforto e praticidade a jogar e que tenha gastado menos de 800 euros pra isso! Lol

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
4 de Outubro de 2024 23:39

Isso é a Celita kkk

Carlos
Carlos
4 de Outubro de 2024 13:03

O gpu da PS5 normal equivale a uma 3070ti? lol, nem de longe, os jogos são optimizados pro hardware da PS5, comparar performance apenas com FPS não chega: upscaling, qualidade dos inúmeros settings (sombras, filters, luz, etc), ray tracing e outros conta na performance do gpu, agora se o preço a mais de um PC é justificado para o tipo de aumento de qualidade? Isso é que é a questão principal

Last edited 15 horas atrás by Carlos
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