Vantagens da relação PS5 Pro/PS5 para a Xbox Series X/Series S

Temos aqui dois casos onde temos duas consolas em cada um dos produtores, mas a realidade que veremos em ambos os casos será completamente diferente.

Qual a diferença entre a relação PS5 Pro/PS5 e a relação Xbox Series X/S?

Bem, na realidade as situações são incomparáveis.

Isto porque a geração tem como a base de desenvolvimento a Playstation 5 e a Xbox series X, e isso cria toda a diferença, uma vez que a PS5 Pro está acima dessa linha, e a Xbox series S está abaixo dessa linha.

O que isso implica é que os jogos que são feitos para a PS5 e Xbox Series X terão num caso melhorias (PS5 Pro), e no outro, cortes (Xbox series S).



Ora ambas as consolas necessitam de ter paridade. Basicamente o conteúdo existente nas duas consolas do mesmo fabricante , com excepção de modos performance, e/ou de algum detalhe gráfico, tem de ser igual. E isso cria severas diferenças quando apontamos para cima, e quando apontamos para baixo.

Imaginemos um jogo que ocupa a totalidade da memória livre dos 16 GB de RAM da PS5 e da Xbox series X. E agora temos de passar esse mesmo jogo para a PS5 Pro e para a XBox series S!

No caso da PS5 Pro, podemos acrescentar mais resolução e até mais fps, mas no caso da Series S o que vamos ter de fazer são cortes. Cortes na resolução e cortes nos fps.

Ora se estivemos perante um jogo que esgana as consolas intermédias, a PS5 Pro vai oferecer alguma folga extra, quer a nível de fps, quer de resolução. E isso para os programadores até é uma benesse! Mas já a series S vai ter sérios problemas, pois se as consolas do meio já estão esganadas a series S fica numa posição onde os cortes terão de ser sérios no sentido de se conseguir manter a paridade de jogo. E isso para os programadores é um problema.

O problema ainda é maior devido à grande diferença de RAM entre a Series S e a Series X. A series S tem menos 6 GB de Ram que a Series X/PS5. A Microsoft acreditava conseguir superar essa disparidade com texturas a 1080p em vez de texturas a 4K, mas a questão é que quando as consolas que se encontram no patamar intermédio estão esganadas, estas já estão a correr a 1080p, e nesse sentido as texturas usadas já são 1080p e não 4K. Isto é também algo que pode acontecer com o aumento de complexidade dos mundos, que usam mais memória, não deixando espaço para as texturas 4K.

Um bom exemplo foi o que se passou com Baldurs Gate, onde o jogo oferece um modo split screen onde dois jogadores podem jogar em simultâneo em como cooperativo. Este é um modo que, a não existir, cria disparidade entre a oferta de ambas as consolas! Ora o problema deste modo é que a geometria presente o ecrã pode ser completamente diferente nas duas partes do ecrã, obrigando a que o uso de memória seja mais intenso.



Isso não foi problema para as PS5/Xbox series X, mas tornou-se um problema quando o mesmo teve de ser feito com menos 6 GB de RAM. E isso levou a que o jogo fosse adiado para severas alterações que permitissem libertar RAM suficiente.

Basicamente a PS5 e a PS5 Pro estão numa situação bem diferente da Xbox series S e a Xbox series X, e um lançamento de uma consola de meio de geração ainda criaria mais problemas ao conjunto. A solução para a Microsoft poderá passar por encurtar a geração e lançar uma consola de nova geração em 2026, ou seja uma consola que não tem forçosamente de ter paridade com as anteriores.



Subscreva
Notify of
guest
9 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Antonio
Antonio
22 de Setembro de 2024 9:24

Correm rumores que a Microsoft vai lançar duas consolas novas ,uma delas portátil…rumores

Juca
Juca
Responder a  Antonio
22 de Setembro de 2024 11:56

Pior, Antonio, foi o rumor que li de PS6 que serão 2 consoles aos moldes do Xbox Series, um mais modesto pra vender mais e outro mais parrudo, se for, imagino que será o tiro definitivo no pé do seu próprio console e dos consolistas. Mas enfim, acho que estou ficando velho para esse hobby…

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
22 de Setembro de 2024 12:09

Espero que essa idéia seja vetada. A Sony invés de investir no que ela é boa tá é copiando tudo que pode do console mais flopado do mercado. Alguém tem que colocar ordem na Sony.
Chega de gaas, chega de Woke, chega de Remaster desnecessário PQP

Antonio
Antonio
Responder a  Juca
22 de Setembro de 2024 12:10

Eu já estou velho e sem paciência a uns bons anos,mas gosto sempre de acompanhar e ter as coisas mesmo que não use muito.Principalmente gosto das novidades no hardware e jogos mas já nem isso surpreende.A melhor fase para mim foi a entrada da primeira PlayStation em cena,isso foi um salto pra mim.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Antonio
22 de Setembro de 2024 12:41

Nada me surpreende também, mas eu gosto da fluidez e agilidade do hardware atual, estou animado pra jogar esses jogos de PS4 que lançam, desde que sejam bons, não me importo se não for algo muito diferente ou avançado, meio que desisti.

Um exemplo é o Stellar Blade, um jogo que acho divertido e muito legal (não é por conta das bonecas sensuais não, só pra esclarecer, não tenho 15 anos), esse jogo não tem nada de novo e parece até um troço que já joguei antes, mas ainda assim me diverte, isso que tá importando agora, se divertir com o que tem e com agilidade do hardware, loading rápido e 60fps. As surpresas espero só pro fim da geração e… Do super citado GTA 6

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
22 de Setembro de 2024 12:57

PS4 foi ironia ou um ato falho?! Lol

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Antonio
22 de Setembro de 2024 12:30

Portátil eu tenho muito interesse, mas não pode ser um preço muito pesado

Carlos Zidane
Carlos Zidane
22 de Setembro de 2024 12:26

A gestão das duas empresas está péssima. A Sony parece estar mais perdida que a Microsoft, que a gente já entendeu mais ou menos o plano, mas o PlayStation está fracassando no que se propõe, não tem nada de realmente empolgante anunciado. Tá muito estranho, os últimos jogos são no máximo Ok.
Leva tempo demais pra restruturar.
Gostaria que eles viessem a publico e dessem uma explicação do que tem em mente, mas acho que o que eles teriam pra falar deveria derrubar as ações deles ao chão.
O Series S é… Enfim, outra cagada da Microsoft, fazer o quê?! O conceito de apenas ser um console de 1080p parecia legal mas infelizmente na prática é muito mais complexo.
Muito desenvolvedor deve odiar o Series S e não fala por receio. Como empresas tão ricas podem entender tão pouco do próprio mercado?! Estão alienados

Last edited 47 minutos atrás by Carlos Zidane
Antonio
Antonio
Responder a  Carlos Zidane
22 de Setembro de 2024 13:11

Estamos na geração dos remakes e remasters e remakes dos remasters e etc…

error: Conteúdo protegido
9
0
Queríamos ouvir a tua opinião. Comenta!x