Concord… está morto. E a culpa.. é da Sony

É quase inaceitável a forma como, após uma Beta onde o jogo foi mal recebido, a Sony mesmo assim lançou o jogo sem alterar fosse o que fosse!

Há erros que se pagam com o corpo… Ou neste caso, com prejuízos financeiros. E ainda bem que é assim, pois há lições a se tirar destas coisa, percebendo-se que os videojogos não funcionam atirando-os para o mercado, e eles depois dão dinheiro. Não, na realidade, para eles darem dinheiro, eles tem de agradar ao cliente.

Concord pode ser um bom jogo, mas… é mais do mesmo. É um estilo de jogo que está saturado e que já ninguém procura, sendo que os que o procuram, refugiam-se nos jogos que tornaram o estilo um sucesso, e onde tudo está já mais do que optimizado e refinado.

Ora este jogo não foi lançado às cegas, ele teve uma fase de open beta, e nessa fase as criticas ao jogo foram bem claras, tendo passado claramente a ideia de que o jogo, tal como estava, caminhava para ser um flop.

E isso foi o que aconteceu. O jogo no PC registou um pico de 697 jogadores simultâneos, um valor miserável, e que agora, apenas 5 dias depois, caiu já em cerca de 80% para 241 jogadores, o que obriga a esperas de quase 5 minutos para se arranjar jogadores suficientes para uma partida.



Sendo este um jogo exclusivamente online, o que isto significa é que o jogo nasceu morto e está a ser já enterrado. E de quem é a culpa disto? Única e exclusivamente da Sony!

Reporta-se aliás que o jogo só tenha vendido 25 mil cópias, 10 mil no PC e 15 mil na PlayStation.

Basicamente a Sony tinha tudo para perceber o flop que por aí vinha. E tendo uma base de jogo sólida, bastaria ter escutado as queixas, e adiando o jogo, o que lhes permitiria ter reparar os erros e evitar o flop financeiro.

Este é o mal quando as empresas acreditam que o simples facto de o jogo ter o carimbo da marca, vende. Daí que é bom que este revés tenha acontecido! Apesar dos custos financeiros que tal vai acarretar, é bom que alguém, no meio de tudo isto, tenha aprendido a lição, e talvez repense as estratégias usadas.

Como lado positivo, a Sony vai fechar os servidores, retirar o jogo do mercado, devolver o dinheiro a quem o comprou, e refazer o mesmo. Pena é que não o tenha feito logo na Beta perante a reação dos fans.



Talvez seja a altura de a Sony deixar de seguir tendências e fazer aquilo em que é mesmo boa e que sempre a firmou no mercado? Afinal, Concord deve ter sido o maior flop da história, com vários anos de desenvolvimento, um custo de 100 milhões e nem 20 dias se aguentou no mercado. Tudo porque a Sony, líder de mercado, resolveu fugir ao que habitualmente produz.



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Trevisan
Trevisan
5 de Setembro de 2024 8:12

Provavelmente sendo líder como é ainda não será a última vez que terá tal atitude. Empresas precisam de competitividade para não realizar tal comportamento, vide Microsoft.

Juca
Juca
Responder a  Trevisan
5 de Setembro de 2024 9:40

Eu não acho que realmente se precise de competitividade pras coisas melhorarem, embora no modo como se estruturam as coisas, isso pareça ser a realidade. Acho que a competitividade como necessidade de se lançar coisas novas sem verdadeira inovação pra vender é o que realmente tem matado o mercado. Enquanto as coisas forem feitas pra só tentar dinheiro do consumidor não há competitividade que nos salve.

Netto
Netto
5 de Setembro de 2024 8:49

Ela ainda vai refazer essa bomba depois desse vexame histórico??? Coragem de sujar o próprio legado.

Days Gone 2 ela recusou né, mas jogos podres iguais a este tem de monte há serem lançados.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Netto
5 de Setembro de 2024 9:05

Não estou muito preocupado nesse ponto. Só sei que eles vão destruir a identidade da consola, e quando virem a cagada que fizeram vão chorar, e nesse altura pode não haver mais quem salve eles. Infelizmente a Sony nesta geração está destruir tudo do que sempre fizeram deles grandes.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Setembro de 2024 13:25

Acho que esse jogo não volta mais.

Zuca
Zuca
Responder a  Hennan
5 de Setembro de 2024 13:35

Ironicamente, segunda a eurogamer, disse agora que um dos grandes problemas da Sony é ter falta de IPs. E daí eu penso, e porque compraram a Insomniac e Fundaram novos estúdios ao invés de fazer como a MS e comprar uma empresa com vários IPs, como Konami, Capcom, Square… Ou mesmo comprar vários estúdios pequenos com jogos quase prontos e com potencial. Preferiu comprar estúdios novos de veteranos da indústria sem nenhuma IP e com jogos de alto orçamento… Ou o novo gestor está dando um “cavalo de pau” na gestão passada, ou a empresa está louca das ideias… enfim, como consumidor dos seus jogos, espero que retomem o bom rumo. Astrobot já estréia com um 94 no metacritic, então, da pra imaginar que deve estar bom.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
5 de Setembro de 2024 9:00

A sony que continue mais nestas porcarias. Ela está a seguir a tendência da Microsoft que pôs a Xbox no esquecimento, e a Playstation a continuar assim segue o mesmo barco. Como eu já disse aqui vezes repetidas, na geração Ps6 eu abandono o barco também com eles, infelizmente não reconheço esta Sony como os 2 últimos anos da Ps3 e a geração inteira da Ps4, que pra mim foi a melhor geração deles. Está Ps5 até pode ser a melhor consola deles a nível de hardware, más o que adianta isso quando o conceito de consola está a ir todo com o zaralho.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Setembro de 2024 15:55

E pensar que a Capcom gastou menos de 2 anos pra lançar a continuação de Resident Evil 1 do PSX ( sem contar que ainda fez uma versão que foi descartada, a 1.5 ). Hoje, qualquer Resident Evil novo são no mínimo 5 anos …

Juca
Juca
5 de Setembro de 2024 9:34

Não poderia dizer melhor tudo o que penso sobre esse jogo e sobre essa coisa toda… Mas sabe uma coisa que não me entra, é terem um desenvolvimento de longos anos e ao invés de tentarem imitar Fortinite ou CoD que são sucessos consagrados da indústria, resolvem imitar Overwatch, num péssimo timming e aparente desconexão com o mercado de games… É, no mínimo, impressionante.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
5 de Setembro de 2024 10:18

Difícil dizer se seria muito melhor. Ao meu ver o sucesso de um GaaS é muito mais sobre sorte, marketing e suporte pós lançamento. Você precisa criar uma comunidade forte e streaming ativo.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
5 de Setembro de 2024 11:26

Concordo, Hennan, mas veja, imitar o sucesso duradouro é mais lógico que imitar um sucesso passageiro. Se é pra ter um jogo genérico copy-paste que seja de um dos grandes da indústria, tido CoD, GTA, Fifa ou Fortinite, não faz o menor sentido copiar Overwatch inúmeros anos depois e em franca decadência, fora as outras escolhas mercadológicas, já que é um GaaS. Esse modelo de vendas da Sony não combina com um GaaS.
Enquanto isso, Dreams ou LBP, que poderiam fazer sucesso como um Roblox no PC e Smartphones são totalmente negligenciados. Bastava a Sony criar um bom conteúdo inicial e abrir uma loja de criadores de conteúdo cobrando comissão sob vende que o jogo praticamente andaria só…

Last edited 3 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
5 de Setembro de 2024 10:02

Na minha opinião a Sony desisitiu do jogo. Imagino que a diretoria atual cansou da ideia e simplesmente lançou para se livrar logo dessa bomba. Além disso, existe mais dois desastres a caminho, Fairgame e Marathon.
No meio de tudo, para que serviu a Bungie? Uma das funções não era justamente de dá suporte e opinião sobre os demais GaaS. Será que ninguém viu o problema? Algo me diz que a Sony matou o GaaS bom e deixou só os ruins.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
5 de Setembro de 2024 11:39

Efeito Bungie Consultoria… Agora, é tá no inferno, abraça o capeta! Lol
Como é que os caras, praticamente abandonam a linha de produção e passam a apostar no diferente como produtos principais… Parece coisa de quem está falindo e desesperada… Isso me lembra muito o Nescau que por achar que estava perdendo mercado reformulou o produto principal (mudou o gosto) e me perdeu como cliente. Tenha santa paciência! É como o Mário disse, parece que acham que basta ter o selo Sony pra vender. Nisso, dentre outras coisas, perderam vários mercados pra Samsung… E só não perderam pra MS porque as ideias lá conseguem beirar o péssimo, e ruim contra o péssimo, ainda ganha.

eduard08
eduard08
5 de Setembro de 2024 11:08

A sony vai devolver o dinheiro a quem comprou o jogo digital, quem o comprou o cd nas lojas, so espero que tenha guardado o recibo pois acredito que nao vai ser a mesma coisa para receber o dinheiro de volta
Por outro lado o jogo fisico acredito que ate seja capaz de vender um pouco mais agora que a sony anunciou que ia deixar de o vender pois muitos vao compra-lo como um item raro e que mais tarde ate possa vir a custar uns bons € para quem faz coleção

Juca
Juca
Responder a  eduard08
5 de Setembro de 2024 11:30

Mas pra quê um disco sem servidor? É igual ao MAG e ao Destiny 1, que os tenho aqui, puro lixo.

eduard08
eduard08
Responder a  Juca
5 de Setembro de 2024 15:42

Para muitos que colecionam e que queiram fazer full set dos jogos ps5, acredita que este jogo mesmo sem servidores mais tarde vai custar muito mais que agora

Juca
Juca
Responder a  eduard08
5 de Setembro de 2024 15:49

Vou tentar vender o MAG e o Destiny 1 aqui, já que tem doido pra tudo. Lol

eduard08
eduard08
Responder a  Juca
5 de Setembro de 2024 18:03

Esses casos sao diferentes, este e um jogo que ficou desponivel pouco tempo
Eu coleciono (nao ao ponto de pagar uma furtuna por jogos/consolas) e conheco um pouco esse universo e acredita que como disse antes, e sony e capaz de vender muito mais (fisicos) agora que antes do anúncio, varios dos jogos que se vendem caro actualmente sao jogos que quase ninguem queria na epoca que saiue que venderam pouco
Vai ao ebay e veras que ja ha la jogos a 150€ xD

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  eduard08
5 de Setembro de 2024 20:13

Podia pelo menos ter um modo pra jogar contra uns bot… Alguém deve ter gostado do jogo kkkk
Eu gostei da personagem Haymar (pelos trailer) e uma lá que parece o Noturno dos X-Men, tava esperando virar free to play pra experimentar mas nem isso agora, o resto

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Zidane
5 de Setembro de 2024 20:15

… O resto dos personagens são muito ruins, não só esteticamente mas pelo que vi nas gameplays, ruins de mecânicas também

LIvio
LIvio
Responder a  eduard08
5 de Setembro de 2024 11:48

Já tem gente a anunciar o disco por 300 euros.

Andrio
Andrio
5 de Setembro de 2024 12:50

off https://www.metacritic.com/game/astro-bot/

Pelo visto um jogo com foco em jogo da certo. xD

Astro bot media 94

Hennan
Hennan
Responder a  Andrio
5 de Setembro de 2024 13:23

Os últimos dois anos foram os mais malucos da indústria. Jogos single player com foco no gameplay fazendo sucesso e GaaS um completo fracasso. Acho que não é tão difícil entender qual o caminho do sucesso.

Zuca
Zuca
Responder a  Andrio
5 de Setembro de 2024 13:42

É preciso variedade com qualidade, um jogo desses é legal, divertido e tudo, mas não vende um console pra todo mundo, dito isso, é preciso, em qualquer plataforma, ao menos um jogo de plataforma 3D legal, tem público pra isso, mas assim como um Souls-like, pra muita gente ainda não seria motivo pra ter um console.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
5 de Setembro de 2024 17:32

Eu queria muito saber se alguém lá na Sony acreditou realmente que isso daria certo.
Peguem todos os elementos do jogo e m digam: Tem como algo assim funcionar?? Que mundo esses caras vivem?
Não entendem o próprio mercado?! Isso é totalmente BIZARRO.
Parece até essas porcarias da Disney/Marvel de hoje em dia, que todo mundo sabe que as pessoas não gostam e ainda insistem nisso.
Ultimamente os filmes também estão muito ruins, chatos mesmo. Reparem como sai um monte de coisas de dar sono, com roteiros rasos ou mesmo, forçados. Star Wars por exemplo foi totalmente destruído.
A música está podre, meu Spotify é basicamente só músicas de 1950 até 2010 no máximo, a maioria entre 1970 a 2000.
Filmes e games estão indo pelo mesmo caminho.
Não estou ficando exatamente velho e cansado pra pensar assim, tem títulos bons eventualmente (raras excessões que curiosamente são mal recebidos pela mídia), o problema é a falta de qualidade geral mesmo.

LIvio
LIvio
Responder a  Carlos Zidane
5 de Setembro de 2024 17:44

Concordo, as mídias ao qual mais consumo são games e música e as vezes filmes:

Nos games meu consumo está seletivo, não é tudo que jogo, muito dificil ser fps, não é a toa que AstroBot é o meu primeiro jogo comprado após o God of War Ragnarok.

Nas músicas atualmente sinto tudo muito superficial e o que escuto é de maioria dos anos 70 até por volta de 2005/2006. As vezes escuto alguns de cantores de 2010 e pouquíssimos de 2018 para cá.

Já filmes eu tenho a mínima vontade, na minha opinião 98% dos filmes que estão aí tem um fluxo previsível. Minha esposa gosta de filmes de suspense e não levo um susto pois jás se sabe em que momento vai ter um jump Scare. Daí procuro filmes cujo roteiro possa se diferenciar, confesso que fiquei com hype no M3gan por ser um boneco assassino do novo milẽnio, mas ao assistir o filme ao meu ver foi um filme de comédia. Tem um outro que lançou em agosto, chamado Armadilha, cujo roteiro diferente me chamou atenção, não o assiti e pelo visto não é bom pois nem vi artigos a lá como houve com M3gan. Desses o filme do Mário foi totalmente diferente, me agradou, provavelmente pelas lembranças afetivas ou pelo modo Nintendo de se fazer jogo.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  LIvio
5 de Setembro de 2024 17:55

Sim, esse Megan foi meio fraco mas, até me diverti levemente em alguns momentos. Minha namorada tem uma vantagem que eu queria ter… Ela gosta de qualquer coisa praticamente (ela parece indiferente aos problemas do mundo e eu admiro muito isso), quando o filme é ruim a gente se diverte tirando sarro.

LIvio
LIvio
Responder a  Carlos Zidane
5 de Setembro de 2024 18:14

Ali tirei sarro também, mas esperva algo que me relembrasse o Boneco Assassino

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  LIvio
5 de Setembro de 2024 20:06

KKK é, eu também, porém uma versão mais estilo Black Mirror saca?!

Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
5 de Setembro de 2024 20:29

só não vou sacar pq não assisti Black Mirror.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
5 de Setembro de 2024 17:46

Estive jogando Cyberpunk 2077 com a expansão Phantom Liberty nos últimos tempos, é incrível como foi a redenção desse jogo. Hoje é um dos meus favoritos, sendo muito rico e interessante. Tenho 5 runs diferentes e sempre amo repetir certas coisas, porquê é muito divertido, isso na versão PS5, a que comprei da geração passada me dá pesadelos pelo desempenho.
Stellar Blade e Black Mith Wukong são outros que estou gostando muito nos últimos tempos. O que tem salvado a geração até aqui. Até o próximo FC25 vai aparentemente dar uma melhorada no modo campanha que eu gosto muito, então é outro título que estou ansioso, pois tinha passado um hiato em se tratando de FIFA e voltei com o FC24 e me divirto demais lá.
As coisas foram mal pro Forza Motorsport e estou órfão de jogos de corrida já que não há muitas opções interessantes pra mim, o Gran Turismo 7 só joguei 8 horas e dropei, aquela progressão baseada em colecionar carros é muito ruim, e as corridas são enfadonhas, parece que o jogo é… Sei lá, engessado. Questão de gosto.

Hennan
Hennan
5 de Setembro de 2024 20:09

Off: https://videocardz.com/newz/sony-officially-teases-playstation-5-pro
Parece que os rumores são verdadeiros.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
5 de Setembro de 2024 21:13

Console em parceria com a Adidas! Lol

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