Concord terá sido um FLOP

No PC o jogo arrancou com menos jogadores que… REDFALL. Na consola, os dados são desconhecidos, e aparentemente melhores que no PC… mas quanto, é que não se sabe!

Quando Concord foi revelado em Maio para a PS5, tudo parecia indicar que o jogo estava destinado ao fracasso. O jogo, por muitas virtudes que tenha, parecia chegar atrasado e teria de se infiltrar num espaço já bastante lotado e com a presença de gigantes estabelecidos. O seu trailer que mostrava pouca história e muitas personagens chatos que se tentavam colar às personagens da Marvel, também não ajudava em absolutamente nada.

O facto é que Concord foi lançado para a PS5 e PC e as coisas não parecem ter corrido lá muito bem, sendo que, ao que tudo aponta, o jogo morreu logo no lançamento.

Apesar de não sabermos como está a adesão na PS5, o espectável é que ela não seja muito diferente da do PC. E no Steam o pico que o jogo obteve foi de uns míseros 665 utilizadores simultâneos. Só como comparação, Black Myth: Wukong, tambem lançado na PS5, atingiu um pico no Steam de 2.415.714 de utilizadores simultâneos.

Mas poderão muitos dizer que há aqui injustiça, pois estamos a falar de um dos maiores lançamentos na Steam de todos os tempos, pelo que se calhar podemos comparar antes com Redfall, um dos maiores flops do Steam, e o que vemos, é mau demais para Concord. Redfall conta com poucos utilizadores, mas mesmo assim são 6124, ou seja, 9,2 vezes mais do que Concord.



A grande questão que fica no ar é: Deverão os possuidores da Playstation ficar tristes por verem um exclusivo Sony a flopar?

Cada um responderá por si, mas da parte que me toca posso dizer que este flop até me deixa contente. Isto porque sou e sempre contra estes jogos como serviço, 100% multi jogador. E a Sony apostou neles em força, relegando os jogos em que é boa para segundo plano. E nesse sentido, até é bom que estas coisas aconteçam para que se perceba que o mercado dos jogos multi jogador não é um maná que dá sempre lucro, e que, mais do que qualquer outro, alterna entre o sucesso, e o flop total.



28 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
27 de Agosto de 2024 8:18

Olha que pena que eu tenho de porcaria como essa ????????????.

Só que não ????????????.

Edson Nill
Edson Nill
27 de Agosto de 2024 9:58

Os resultados disso são extremamente satisfatórios para o futuro do PlayStation!

Hennan
Hennan
27 de Agosto de 2024 10:11

Sinceramente não entendo o racional dessas empresas. A beta mostrou que o jogo seria um fracasso. Não seria o momento de voltar atrás, lançar o game gratuitamente e repensar o modelo de monetizacao?
Pelos comentários o jogo não é ruim, mas igual aos concorrentes que são gratuitos. Logo nunca iria vender. Difícil entender a lógica dessas decisões.

Tiohildo
Tiohildo
27 de Agosto de 2024 11:33

OFF: Análise do jogo Black Myth Wukong

https://www.youtube.com/watch?v=_-7O2wi9wi4

Muita controvérsia sobre a resolução desse jogo.

Hennan
Hennan
Responder a  Tiohildo
27 de Agosto de 2024 12:20

O in game desse jogo é bem mais pesado que a cutscene inicial. Além disso, tem um efeito estranho de motion blur, mesmo desligado. Inicialmente achei que era o frame generation. Mas não é o caso. Outro problema é que a escala de resolução no PC tem um bug e só funciona em valores fixos. No mais é o primeiro game que achei que o ray tracing vale a pena. Por fim, não tem Hdr. Mas a ferramenta de Hdr da nvidia funcionou muito bem.
O jogo é bom, escala muito bem. Mas tem vários pequenos problemas a resolver.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Hennan
27 de Agosto de 2024 14:49

Ouvi falar que as fases mais a frente são mais pesadas. Infelizmente não tenho tempo de testar mais. Esse efeito que você fala é ghosting? Se for, eu acho que é por causa do TAA.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
27 de Agosto de 2024 15:20

Pensei que usavam era o TSR da Unreal…

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
27 de Agosto de 2024 19:55

Então, o TSR já faz TAA ao mesmo tempo que faz o upscaling. No modo qualidade eu acho que usa TSR.
Já no modo balanceado, como a resolução é nativa a 1080p não tem upscaling, então se usa só o TAA para anti-aliasing.

Hennan
Hennan
Responder a  Tiohildo
27 de Agosto de 2024 18:16

É um ghosting, mas é específico de movimentos específicos. Parece algo proposital.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Hennan
27 de Agosto de 2024 19:57

Sim, eu reparei. Principalmente no bastão do personagem. Mas não tem como fugir muito, TAA tem um pouco de ghosting. Existem implementações que mitigam o ghosting mas é complexo.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
27 de Agosto de 2024 15:18

Bem que poderiam ter travado o quality em 30 e o balanced num modo 40fps/120Hz… Mas enfim, é uma produtora nova.
E subjetivamente, o que acharam do jogo, tá legal?

Last edited 23 dias atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
27 de Agosto de 2024 17:30

Resumindo é um GOW indie. É divertido, tem coisas excelentes. Mas ao mesmo tempo problemas bizarros. O gameplay, a arte e música é fantástico. Mas o level desing, a direção da história e as texturas são bem ruins. Acho que um 8 é bem justo. Provavelmente deve entrar no goty pela repercussão. Mas não tem nível para isso.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
27 de Agosto de 2024 18:20

E o ano tá meio fraco também. Fora que tem vendido bem. +10mi é um feito e tanto.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
27 de Agosto de 2024 18:33

Impressiona o tamanho do mercado chinês e o trabalho de marketing da empresa. Coloquei o review de um cara que costumo seguir.
https://youtu.be/8fiKDaEbmX4?si=SdOUS4q0R4QbVWTt

Juca
Juca
Responder a  Hennan
27 de Agosto de 2024 18:50

Pô cara, a população chinesa sozinha é 2x toda a população da Europa (sem Rússia) e EUA juntos… Tudo bem que a reda percapta não é a mesma, mas é um mercado que tem muito potencial de crescimento, o problema são mesmo as barreiras políticas de ambos os lados, isso dificulta a penetração no mercado e que haja uma maior troca cultural.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
27 de Agosto de 2024 18:52

Verdade. Mas achava que o foco lá era exclusivo em mobile. Pelo visto, achei errado.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
27 de Agosto de 2024 20:02

Sim. Eu achei que no ponto de vista de performance, o stellar Blade está mais polido que esse.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Tiohildo
27 de Agosto de 2024 22:06

Aproveitando, tem uma análise muito boa do NX Gamer. O Ps5 está muito bem se comparado ao PC.

https://youtu.be/dwTMdwpWG6w?si=RDf4pkT27Hu-kBhe

Juca
Juca
27 de Agosto de 2024 13:19

 O que me deixa feliz é ver cair por terra toda aquela teoria de que “os jogos da Sony não vendem tão bem no PC porque não são lançados ‘Day One’ por lá”.
Também me deixa contente ver que escantearem seu público fiel pra agradar um público diferente apenas por ganância e falta de percepção de mercado pode dar nisso, o que espero que acorde a Sony desse devaneio.

Mas nem tudo são flores, certamente que não me deixa feliz as cabeças que “irão rolar”, decorrentes desse flop, bem como a ideia de que nem toda qualidade técnica apresentada (e Concord parece ter superioridade técnica em relação a maioria dos jogos que têm saído, em polimento, grafismo e animações) é capaz de fazer um jogo se pagar, revelando-se um prejuízo comercial em todas as suas vertentes, financeira, de tempo dispendido e de talentos.

Rogo pra que isso mostre “a Sony” que ela pode apostar em outros públicos, mas de maneira menor e mais conservativa, talvez tendo equipes mais criativas e percebedoras do mercado, com jogos mais simples e em modelos AA ao invés de AAAs, deixando suas apostas maiores pra aquilo em que ela já se consagrou.

Pior de tudo é saber que ainda virá por aí o FairGame$, que poderá ser um outro grande flop (a Jade já deve estar tremendo na base). Algo que vai manchando cada vez mais a reputação da Sony, que está deixando de mostrar ao grande público o que perdem ao não tem um console Playstation, para passar a imagem de que se ter um Playstation não é vantagem nenhuma, sobretudo com a Sony lançado flops seguidamente.

Sobre o insucesso do jogo – do qual eu não sou público – me custa a crer o porque de a Sony apostar em modelos, praticamente. falidos de jogos MPs. Tentar clonar Overwatch, por exemplo, e ainda se arriscar num modelo pago atualmente é total falta de percepção de mercado e acreditar que seu nome pode vender qualquer coisa, assim como a MS tem feito no Xbox durante a gestão do Phil Spencer, o que tem se demonstrado um erro crasso com a marca Xbox. Se for pra imitar algo, que imitem Fortinite, ou mesmo os modelos consagrados de CoD/BF/CS no campo de jogos MPs, ora!!

Penso ser fácil perceber que jogadores de PC, em massa, jogam os mesmos jogos com mais de décadas de mercado, com mecânicas consagradas (como CS e Dota). Custa-me acreditar que a Sony aposte num modelo falido e arriscado de rentabilidade de jogos de maneira tão alta. Certamente se o jogo fosse mais realista, abordando até conflitos polêmicos o jogo teria mais sucesso. Acredito que apostar em jogos caros no PC não é uma boa estratégia, basta olhar para os jogos que fazem sucesso na Steam, mesmo os novos como esse novo Deadlock da Valve. Nem falo do Wukong, porque este é um jogo de momento sua apoteose também é camuflado pela entrada maciça de consumidores chineses na Steam a demonstrar o “soft power” deles.

Last edited 23 dias atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
27 de Agosto de 2024 14:12

Acho que você está fazendo uma análise completamente errada do mercado.
O Concord não é ruim, mas é um clone do overwatch. Game lançado há 8 anos e que hoje é gratuito. Por que alguém deveria migrar? Só porque foi lançado dayone? Veja que Helldivers 2 vendeu mais no PC do que nos consoles. E recentemente Ghost of tsushima foi um absoluto sucesso. Ou seja, você compra um jogo da Sony porque é bom e não porque é da Sony. Independente da plataforma.
Logo não existe esse negócio que jogos não vendem no PC. Se a Sony lançasse tudo dayone, venderia muito mais. A questão aqui é outra. Vender games é a menor das receitas, o que dá dinheiro é receber o fees de terceiros. Logo não faz sentido algum priorizar o pc. Isso vale para Sony, Nintendo e Xbox.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
27 de Agosto de 2024 15:09

Não falo de migração de um pra outro, falo de dar-se oportunidade de jogar aquele jogo, de comprarem pra ver se é bom. O jogo não me parece ruim comparado a tudo que já vi de Shooters, mas simplesmente não vendeu no PC. É um jogo em tudo voltado ao público de PC e Xbox, não ao do Playstation e não vendeu nem de longe o que poderia ter vendido… E desculpas pra isso sempre vão existir, foi flop e pronto. Agora, um jogo demora ser feito, inclusive com a qualidade aparente que esse tem, o erro é da Sony, mas estar no PC, no Day One, não fez a mínima diferença, e é disso que falo. Ora, se colocarem no Xbox também venderia mais uma 100 unidades, mas e daí, estar no PC não salva um jogo do fracasso, mesmo ele tendo qualidades, mesmo sendo nitidamente um jogo voltado pro PC (que tem versão mais barata que a do console). E marcas têm poder de venda, a questão é que as plataformas filtram o tipo de jogador/consumidor, e não me leve a mal, Hennan, mas você é exceção ao tipo padrão de consumidor da Steam, e espero que vc tenha consciência disso.

Last edited 23 dias atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
27 de Agosto de 2024 17:25

Entendo sua opinião. Mas discordo que esse jogo é voltado para o público de pc. Até a forma como foi lançado está errada. Só existe duas formas de um GaaS competitivo dar certo no PC. Ou tem uma comunidade forte ou um streaming forte.
Veja a valve, mesmo com todo nome dela. A mesma criou uma comunidade para alavancar o próximo lançamento. E só agora fez o anúncio. Se a Sony pretende entrar nesse ramo, vai ter que aprender muito. Sinceramente espero que a Sony desista. Porque gosto mesmo é de single player.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Agosto de 2024 15:10

Concordo, Mário, nas semelhanças das escolhas, mas custa-me ver isso como azar, pois foram escolhas. Penso que chamar isso de azar é jogar muita responsabilidade para o acaso.

Last edited 23 dias atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
27 de Agosto de 2024 14:51

Problema que para fazer um jogo são gastos vários anos e no passado esse tipo de jogo poderia ser relevante, hoje é apenas mais um clone mal feito de overwatch.

Trevisan
Trevisan
27 de Agosto de 2024 15:49

Sony, devolve o Killzone por favor. Chega de Shooter genérico!

Juca
Juca
Responder a  Trevisan
27 de Agosto de 2024 16:18

Sinceramente, sinto saudades de quando os MP só pretendiam ampliar a experiência do jogador no universo de determinados jogo… Uma experiência de caráter fundamentalmente complementar que poderia se tornar principal para alguns, parecia algo mais razoável.

error: Conteúdo protegido