Será que Call of Duty vai sair no Gamepass ou não. Pesamos os pros e os contras dessa decisão.
Com a compra da Activision os fans da Xbox sempre limentaram a narrativa de que viriam a ter Call Of Duty no Game Pass. Ora que o jogo lá vai parar é uma certeza, falta agora saber é se isso vai acontecer no dia um… ou não! E é sobre essa escolha que vamos ponderar aqui neste artigo!
Sinceramente não sei bem o que esperar da Microsoft pois dado que o que eles dizem não tem valor pois é comum mudarem as suas posturas, a realidade é que colocar o jogo no dia um no Gamepass tem vantagens… e desvantagens!
Mas se colocarem o jogo lá no dia um, ele vai ser colocado nos atuais termos? Ou será que num novo tier a custo diferente, ou alternativamente, acompanhado de uma subida de preços no serviço (que teria também a consequência de potenciais abandonos)
Ah sim, e não podemos ignorar outra realidade: Durante o julgamento com a FTC, houve um leak de um documento que nos mostrava que 13 milhões de utilizadores PlayStation jogaram Call Of Duty nos EUA em 2021. E este número não é um número qualquer, pois estamos a falar de 2/3 da base de utilizadores desse jogo nesse ano. Mas talvez mais importante, o documento revelada que metade desses 13 milhões 1 milhão deles apenas jogaram o Call Of Duty, e 6 milhões gastaram no jogo 70% do seu tempo de jogo.
Ora esta situação cria aqui um problema quer à Sony, quer à Microsoft. Basicamente a Sony não irá gostar de ter o jogo a 80 euros, quando a Microsoft o tem no Gamepass, pelo que a potencial perda de utilizadores é real. E isso quer dizer que um lançamento do jogo no Gamepass cria aqui um problema à Sony, que pode fazer com que esta opte por uma posição de força numa altura em que a Microsoft se encontra fragilizada. E a Sony poderia, caso a Microsoft não criasse igualdade no acesso ao jogo na sua consola, permitindo o seu lançamento na PSN, também dia um, o que poderá ser uma solução com custos que, eventualmente, a Sony poderá não desejar, ou alternativamente, alegando uma postura danosa para a sua consola, negar o lançamento do jogo (e mesmo outros jogos Microsoft) na sua consola caso este não seja retirado do Gamepass.
Numa qualquer outra altura, esta situação seria ouro sobre azul para a Microsoft. Mas neste momento, perante a fragilidade da Xbox, adesões, provavelmente pelo PC, em detrimento de vendas, não seriam certamente o desejado, e trariam largos milhões de prejuízo, especialmente numa altura em que a Microsoft viu a necessidade de colocar os seus jogos na Playstation para aumentar as suas receitas. Com a Xbox sob escrutínio e com ordens para dar lucro, a perda das receitas das vendas, poderá ser fatal para a Xbox.
Claro que se a adesão fosse à Xbox, a Microsoft poderia exigir o pagamento do online, recuperando muito valor, mas dificilmente um possuidor de Playstation que possa optar pelo PC pensará na alternativa consola, especialmente tendo em conta que, devido à decadência de vendas que existe atualmente, o seu futuro é incerto.
Mas esta situação poderia até correr bem à Microsoft. Na melhor das hipóteses poderiam ir buscar 7 milhões de utilizadores à Playstation para o seu Gamepass.
Basicamente o que se percebe é que há aqui uma quantidade enorme de incertezas que não são controláveis. E que perante elas as coisas podem correr mal, ou bem. A grande questão agora é se a Microsoft está em condições de arriscar, e até que ponto a Sony está e, condições de jogar a um braço de ferro com a Microsoft. Mas uma coisa é certa… se a Sony alguma vez teve força para fazer um finca pé, é agora!
O que ocorrerá perante uma jogada destas é algo que não consigo prever. Pessoalmente, e pelo que vimos até hoje, estou cético quanto ao crescimento do serviço, mas tenho a mente aberta e acredito que tudo pode vir a acontecer.Agora não posso é deixar de dizer que acredito que a Sony já estudou sob todas as perspectivas sobre como combater todos os potenciais danos que tal medida lhes poderia trazer, e que tal a acontecer terá uma resposta à altura.
Call of Duty é o jogo que tem potencial de baixar a barreira no Playstation para o Gamepass.
O problema é que dificilmente a Sony permitiria uma versão Gamepass no seu console nos moldes atuais, porque não faz sentido tê-lo com jogos de Third a concorrer com um serviço similar da Sony e colaborando ainda mais na perda de vendas.
Resta saber se a MS vai querer fazer um Gamepass apenas de seus exclusivos para o Playstation e perder todo o potencial de vendas de seus jogos por lá, ou mesmo se a Sony aceitaria um Gamepass de alguma forma, perdendo comissões sobre os jogos com grande potencial de venda como CoD. Mas não imagino que a Sony se oporia a seus consumidores pagando mais pelo mesmo, já que as comissões são melhores. Embora eu entenda o receio de perder clientes. Pra MS é abrir mão de lucro pela nova tentativa de “dominar” os clientes de PS, o que é uma escolha fácil se não forem megalomaníacos como de costume.
Sei que os fãs de CoD darão seu jeito pra continuar jogando, seja pagando mais caro no Playstation, ou migrando pra outra plataforma pra acessá-lo na Gamepass, disso, não há dúvidas.
Off: Alguem aqui com um smart fortwo ultima versão (453) que já o tenha alterado para suportar o Android auto?
É um carro até difícil de se ver na minha cidade, acho que só vi uns 2 até hoje, mas o porque da pergunta, Mário? Esta tentando modificar um?
Sim. 😉
Off: Estão animados pro Showcase do Xbox esse ano? A Microsoft tem que se esforçar MUITO pra decepcionar esse ano! Ao que tudo indica vai ser o maior Showcase da história da marca! Aguardemos!
Sem comentários… Porque uma consola que vende terrivelmente mal, que lança os seus jogos nas consolas concorrentes e que quer lançar um PC na próxima geração, em vez de uma consola, não tem muito por onde entusiasmar.
Já quanto à promessa do maior showcase, ouço isso desde 2015. Aliás ainda estou à espera dos jogos anunciados no inicio da geração para ela e dos quais nunca mais ninguem ouviu nada.
Ué, eu sei que essas promessas feitas todo ano são um tanto demagogas, mas os últimos showcases da Microsoft foram muito bons! Eu raramente me decepcionei com um showcase da Microsoft desde 2015! Mas essas promessas ficam um pouco chatas depois de um tempo mesmo! E quanto ao novo “console” da Microsoft, é uma proposta diferente! Vamos aguardar para ver se é proveitosa! Pode ser um novo modelo que virará padrão na indústria e a Sony pode seguir também! Como também pode dar muito errado! Uma coisa que eu vejo em você Mário, sem querer ofender, é que você tem uma certa resistencia a novos paradigmas de mercado! O modelo de consoles dos últimos 30 anos já não está tão bem estabecido agora quanto no seu início! Houve mudanças que mudaram como o mercado funciona, como serviços de assinantura, deventralização de plataformas em mais de um dispositivo e isso só tende a ficar mais intenço nos próximos anos! Não se deve apegar a modelos de mercado como se eles fossem imitáveis! E os jogos que foram anunciados no início de seu desenvolvimento não sei se isso foi um erro ou um acerto! Porque se eles esperassem até esse ano ou ano passado pra anunciar esses jogos, todo mundo reclamaria que estavam demorando pra anunciar os jogos dos novos estúdios! E já que anunciaram cedo, estão reclamando sobre eles demorarem pra lançar!
Lista de jogos First Party Xbox exclusivos(Apenas jogos full – Sem DLCs e/ou remakes)
2015
Agosto – Rare Replay
Setembro – Forza Motorsport 6
Outubro – Halo 5 Guardians
2016
Setembro – Forza Horizon 3
Outubro – Gears of war 4
2017
Fevereiro – Halo Wars
Outubro – Forza Motorsports 7
2018
Março – Sea of thieves
Maio – State of decay 2
Outubro – Forza Horizon 4
2019
Setembro – Gears 5
2020
Março – Bleeding Edge
2021
Agosto – Microsoft flight simulator
Novembro – Forza Horizon 5
Dezembro – Halo infinite
2022
Novembro – Pentiment
2023
Outubro – Forza Motorsport
Perante esta lista o que foi que te entusiasmou desde 2015 nas apresentações Xbox?
Os restantes jogos ou foram multi e como tal jogaveis na PS, ou the Second Partys e jogos AA ou Indy.
Alguns jogos desta lista passaram entretanto para a Playstation.
Perante este histórico o que te entusiasmou? Foi o Forza, o Gears ou o Halo?
Porque é isso que vemos na lista… e vemos há quase 20 anos.
Primeiro que você está omitindo vários jogos! Cadê Ori 1 e 2, Battletoads, Minecraft Dungeons e Legends, Grounded e Gears Tatics?! E segundo, você está mudando de assunto! Nós não estávamos falando do histórico dos Showcases da Microsoft?! Porque você está citando a line up dela?! Não que não seja algo de extrema importância! Mas está fugindo do assunto!
Ori e Battletoads não são first party. E não são AAA.
Minecraft Dungeons e legends, bem como Grounded são multiplataforma. Gears tactics não é AAA.
Tu ficas entusiasmado com os showcases, mas os showcases só entusiasmam para um lado se for algo exclusivo. Sendo multi ou indie ou AA o entusiasmo vale o que vale. Esses jogos são de nicho e não vendem consolas.
Perante isto, a pergunta é: se basicamente como elemento diferenciador da Xbox e capaz de vender consolas, só tiveste Gears, Halo e Forza, qual, algo que a Microsoft serve há 20 anos, o que é que te entusiasma? É algum deles?
Porque o resto ou é nicho, ou multi, eesses tanto entusiasmam na Xbox como em outra plataforma qualquer.
Ori e Battletoads podem não ser first pary! Mas são IPs da Microsoft e todo o desenvolvimento deles foi financiado e fiscalisado pela Microsoft! E quanto aos multi, sendo um jogo da Microsoft ela tem mérito pelo sucesso do jogo! Eu acho que um jogo de uma empresa como Sony ou Microsoft que desenvolvem consoles mesmo estando em outras plataformas devem ser valorizados não só como um fator de diferenciação do console! Mas como jogo em si! Qual é o sentido de não dar méritos a Microsoft por um jogo feito por ela só porque ele está na concorrete como Grounded e Minecraft Dungeouns?! Pra mim o fator da exclusividade é secundário! Ainda mais agora com essa ideia promissora da Microsoft de tercerizar a produção do console! Só tomara que ela também continua fazendo uma versão oficial!
Ideal promissora ???
Das vezes que isso aconteceu no passado foi pra elevar os preços dos consoles
Tu não estás a perceber pois estás na defensiva, e a enterde ataques à Microsoft.
Ninguém está a tirar valor aos jogos. Estamos a falar do tu dizeres que ficas entusiasmado com as apresentações da Microsoft. E isso quer dizer que vês lá algo que não vês em outros sítios. Eu não digo que fico entusiasmado com uma apresentação da Sony ou da Nintendo se o que lá vejo sai para as outras consolas, ou são indies!.Pelo contrário, se o que vir for isso eu digo que fiquei decepcionado, pois para ver esses jogos vejo em qualquer sítio e não preciso da apresentação da marca.
O princípio de ver uma apresentação de um detentor de uma plataforma, e ficar entusiasmado é ver lá grandes jogos que só posso jogar na plataforma deles. E nesse sentido, Como tu referes que desde 2015 que te entusiasmas, e os exclusivos que tens tido são os mesmos que vemos há 20 anos, Forza, Halo e Gears, a pergunta é coerente.
Sabendo como foram pobres os últimos Showcase da MS, esse tem tudo pra ser o maior disparado. Tô curioso pra ver o que anunciam pra PS5, pois tenho interesse nos dois Ori, nos 3 primeiros Gears e sótambém. O resto podem virar jogo Mobile que não tô nem aí!
Eu imagino que ela vá anunciar o Halo MCC pro PlayStation! Vai fazer um enorme sucesso lá!
Porque você acha isso, Paulo? Existe algum rumor disso circulando por aí?
Eu tô curioso se vai ser o showcase onde a MS vai demonstrar ter virado mesmo third party ou não
Cedo ou tarde eles tem que fazer o anúncio dos jogos deles no playstation igual fazem para xbox e PC.
O próximo Doom parece que vai começar o “day one” playstation. Curioso ser justamente o jogo do pessoal que reclamou publicamente do SS.
Animado, nem tanto, mas gostaria de ver o Doom que dizem que irá sair, a ID Tech é uma grande engine e dá pra esperar algo bom vindo de lá. Sem muitas expectativas pro resto, mas gostaria de ver um anúncio de Wolfenstein também. Espero que lancem jogos pendentes que já anunciaram de longa data, e espero que a Bethesda não me venha com um trailer de Elder’s Scroll pra daqui 5 anos e se concentre mais na expansão de Starfield. O que eu gostaria de ver pra além de jogos multiplataforma como Doom e Wolfenstein seria suporte ao PSVR2 mesmo que pro Skyrim e que sabe um Flight Simulator no PS5. Mas acredito que é muito difícil, mais fácil o PSVR2 receber suporte pro PC.
Eu sei que sempre é melhor moderar as expectativas, mas eu não consigo não ficar animado com o potêncial desse evento! É quase impossível dar errado!