Microsoft fecha 4 estúdios dos recentemente adquiridos

A Microsoft continua com o seu histórico de fechar estúdios em vez de os cultivar e fazer crescer.

Arkane Austin, responsável por Redfall, Tango Gameworks, responsável por Hi-Fi Rush e The Evil Within, e Alpha Dog Studios, responsável por The Mighty Doom, foram encerrados. A Roundhouse Games tambem foi fechada, mas os seus elementos foram absorvidos pela Zenimax Online Studios

Estes fechos não deixam de ser uma completa surpresa. Apesar de Redfall ter sido um tremendo Flop, convêm recordar que este jogo foi lançado no estado em que estava por ordem da Microsoft, uma vez que os seus “testers” internos entendiam que o jogo seria um sucesso e que estava pronto a ser lançado.

Resumidamente, a Microsot faz a Arkane Austin pagar por um insucesso que eles mesmos forçaram!

Prevê-se desde já que este fecho tenha como consequência uma série de processos em tribunal pois este jogo teve uma edição que custava 100 dólares, a Deluxe Edition, que continha conteúdo adicional que nunca foi lançado. Isso quer dizer que temos utilizadores que vão garantidamente ficar a arder.



A Tango Gameworks é que é incompreensível. Não só criou um jogo de sucesso que foi o Hi-Fi Rush, e que foi dos jogos recentes da Microsoft o que melhor receptividade global teve, como preparou o mesmo dentro dos prazos adequados para lançamento na Playstation.

E a Microsoft dizia à boca cheia que não podiam estar mais satisfeitos com eles… Até os fecharem:

Eis o comunicado de Matt Booty sobre o assunto:

Hoje partilho as mudanças que estamos a fazer nas equipas da Bethesda e da ZeniMax. Estas alterações baseiam-se na prioridade dada aos títulos de grande impacto e no investimento no portfólio de jogos de grande sucesso da Bethesda e nos mundos adorados que cultivaram ao longo de muitas décadas.

Para reforçar estas franquias e investir na construção de novas, é necessário analisar toda a empresa para identificar as oportunidades que estão mais bem posicionadas para o sucesso. Esta redefinição de prioridades em termos de títulos e recursos significa que algumas equipas serão transferidas para outras e que alguns dos nossos colegas nos deixarão.

Eis as alterações que entram em vigor:

Arkane Austin – Este estúdio vai encerrar, com alguns membros da equipa a juntarem-se a outros estúdios para trabalharem em projetos da Bethesda. O Arkane Austin tem um historial de criação de jogos impactantes e inovadores e é um pedigree de que todos se devem orgulhar. A atualização anterior de Redfall será a última, uma vez que terminamos todo o desenvolvimento do jogo. O jogo e os seus servidores permanecerão online para os jogadores desfrutarem e iremos oferecer ofertas de recuperação aos jogadores que compraram o DLC Hero.

Alpha Dog Studios – Este estúdio também vai fechar. Apreciamos a criatividade da equipa em levar Doom a novos jogadores. O Mighty Doom será encerrado a 7 de agosto e iremos desativar a possibilidade de os jogadores fazerem compras no jogo.

Tango Gameworks – O Tango Gameworks também vai fechar. Estamos gratos pelas suas contribuições para a Bethesda e para os jogadores de todo o mundo. O Hi-Fi Rush continuará a estar disponível para os jogadores nas plataformas atuais.

Roundhouse Games – A equipa da Roundhouse Games vai juntar-se ao ZeniMax Online Studios (ZOS). A Roundhouse tem desempenhado um papel fundamental em muitos dos nossos recentes lançamentos de jogos e trazê-los para o ZOS para trabalharem em The Elder Scrolls Online significa que podemos fazer ainda mais para fazer crescer o mundo a que milhões de jogadores chamam casa.

Com esta consolidação das equipas dos estúdios da Bethesda, para que possamos investir mais profundamente na nossa carteira de jogos e em novas propriedades intelectuais, será também eliminado um pequeno número de funções em determinadas equipas editoriais e empresariais da Bethesda.As pessoas cujas funções serão afetadas serão notificadas hoje e pedimos que tratem os vossos colegas que partem com respeito e compaixão. Daremos todo o nosso apoio às pessoas afetadas nas notificações de hoje e durante as suas transições, incluindo benefícios de indemnização informados pela legislação local.

Estas alterações não refletem a criatividade e a competência dos indivíduos talentosos destas equipas, nem os riscos que assumiram para experimentar coisas novas. Reconheço que estas alterações são também perturbadoras para as várias equipas de apoio da ZeniMax e da Bethesda que colocam os nossos jogos no mercado. Estamos a tomar estas decisões difíceis para criar capacidade para aumentar o investimento noutras partes da nossa carteira e concentrarmo-nos nos nossos jogos prioritários.

A Bethesda continua a ser um dos principais pilares da Xbox, com um forte portfólio de jogos fantásticos e comunidades prósperas. Ao olharmos para o futuro, temos um alinhamento impressionante de jogos no horizonte. Só em 2024, temos Starfield Shattered Space, Fallout 76 Skyline Valley, Indiana Jones and The Great Circle e The Elder Scrolls Online’s Golden Road. À medida que alinhamos os nossos planos e recursos para melhor nos prepararmos para o sucesso nesta indústria complexa e em constante mudança, as nossas equipas do Arkane Lyon, Bethesda Game Studios, id Software, MachineGames, ZeniMax Online Studios e as equipas editoriais e empresariais da Bethesda estarão bem posicionadas para criar novas propriedades, explorar novos conceitos de jogo e expandir as nossas franquias existentes.

– Matt

Apesar de não ter sido afetado, Dinga Bakaba, chefe da Arkene Lyon, comentou os despedimentos, dizendo:



A todos os executivos que estejam a ler isto, um lembrete amigável de que os videojogos são uma indústria de entretenimento/cultural e que o vosso negócio, enquanto empresa, é cuidar dos vossos artistas/animadores e ajudá-los a criar valor para vocês.

Não nos atirem para apostas da febre do ouro, não culpem pelos vossos erros de cálculo/pontos cegos, não façam dos nossos ambientes de trabalho selvas darwinistas. Dizem que vos deixamos orgulhosos quando fazemos um bom jogo. Deixem-nos orgulhosos quando os tempos são difíceis. Sabemos que conseguem, já o vimos antes.

“Por agora, grandes equipas estão a desaparecer diante dos nossos olhos, e é uma facada no estômago. Lyon está a salvo, mas, por favor, tenham tato e discernimento em relação a tudo isto, respeitem a voz das pessoas afetadas e dêem-lhe espaço para serem ouvidas, é a sua história para contar, os seus sentimentos para expressar.

Para os produtores, se eu ler “maldição de simulação imersiva” da comunidade, especialmente de um colega produtor juro por Deus… Por favor, vamos falar sobre os desafios *reais* em vez de ficar remoendo ansiedades irracionais do passado.



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Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
14 de Maio de 2024 9:47

OFF: Tabela comparativa de cada ano fiscal PS4 vs PS5.

2013 (PS4) vs 2020 (PS5) – PS5 + 300 mil consolas.

2014 (PS4) vs 2021 (PS5) – PS4 + 3.3 milhões de consolas.

2015 (PS4) vs 2022 (PS5) – PS5 + 1.4 milhões de consolas.

2016 (PS4) vs 2023 (PS5) – PS5 + 900 mil consolas.

comment image

Em 2016 o PS4 teve redução de preço, lançou o PS4 Pro, e vendeu 20 milhões de consolas. Já a PS5 em 2023 ( ano equivalente ) aumentou de preço e ainda não lançou sua PS5 Pro, e vendeu 20.9 milhões de consolas.

O ponto negativo é que a Sony reduziu a sua expectativa para 18 milhões de consolas para o ano fiscal de 2024. Já a PS4 vendeu 19 milhões de consolas no ano fiscal de 2017. Deverá ser uma disputa apertada até o final.

Last edited 6 meses atrás by Carlos Eduardo
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Carlos Eduardo
14 de Maio de 2024 10:53

Ou seja, PS4 e PS5 tem vendas bem parecidas até agora. O topo de vendas do PS5 foi alcançado mais ou menos no meio da geração, igual ao PS4. Nenhuma grande surpresa.

Aí você vê um POST desse :
https://twitter.com/Colteastwood/status/1790279609621360800?t=drHOXIQa2kO_M8DjAn9QWg&s=19

Queria saber de onde vem essa conta de 29%. Não consegui entender.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Tiohildo
14 de Maio de 2024 11:44

O PS5 vendeu 6.3 milhões de consolas entre janeiro e março de 2023, fechando o ano fiscal com um acumulado de 19.1 milhões de consolas.

Durante o mesmo período do ano fiscal de 2024, vendeu 4.5 milhões de consolas, fechando com um acumulado de 20.8 milhões de consolas.

Ao invés de dar ênfase no aumento de vendas do ano fiscal como um todo, ele preferiu focar apenas na redução de vendas entre o último período fiscal de cada ano.

O problema é que quando o PS5 vendeu 6.3 milhões de consolas, teve um aumento de 215% em relação ao ano anterior, o que é um verdadeiro absurdo. O motivo foi porque a consola voltou a ter estoque disponível. Então cair 29% é algo natural, e um número ainda extremamente elevado.

A planilha acima é uma evidência clara, olhando de 2013 pra cá, os dois melhores Q4 foram justamente os últimos, com 6.3 e 4.5 milhões de consolas vendidas.

É uma situação muito diferente do Xbox que caiu 30% por dois anos seguidos.

Last edited 6 meses atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Tiohildo
14 de Maio de 2024 16:10

fui dar uma lida… até os fanáticos do xbox estão la contestando as bobagens

Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
14 de Maio de 2024 11:02

Enquanto não tiver algo que faça uma pessoa migrar do PS4 para PS5 esse número não irá subir, mesmo que no Brasil o PS5 esteja custando por volta de 70% do valor de lançamento.

Quando participo de alguns campeonatos do GT7 percebo que uma boa parcela ainda joga no PS4 e é parcela alta que chega a ser de 50% ou mais.

Andrio
Andrio
Responder a  Livio
14 de Maio de 2024 11:07

Conheço várias pessoas que ainda estão no ps4. Da galera q joga street fighter 6 mesmo tem vários que não migraram pro ps5 e nem pretendem migrar pq até agora não teve nada que encheu a vista deles.

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
14 de Maio de 2024 11:23

Sem jogo. Não vai pegar nem os 18.

Andrio
Andrio
Responder a  Hennan
14 de Maio de 2024 11:53

Sem jogo e sem RoadMap dos próximos meses/anos.

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
14 de Maio de 2024 10:40

Off: Vai ter matéria sobre a Microsoft ter anunciado que vai ter sua própria loja mobile para jogos?

Juca
Juca
14 de Maio de 2024 11:01

Se não me engano, apesar do insucesso de Redfall, a Arkane Austin está ligada ao desenvolvimento de Prey e de Dishoreded, dois games de relativo sucesso e queridos por muitos jogadores. Mas pra além do nome, dizem que muitos talentos de lá já haviam debandado do estúdio após a aquisição pels MS.

Já a Tango, até entendo que a saída do cabeça japonês de lá pudesse resultar em algo como mudança da sede para outro país, já que aquele era o único estúdio japonês da MS, mas custa entender que após fazerem coisas Ghostwire Tokyo e Evil with in, e mesmo o premiado HiFi Rush, gêneros que a MS não tem ou é fraco neles, survivor horror e de 3a pessoas, a empresa resolva encerrá-los.

Difícil compreender.

Juca
Juca
14 de Maio de 2024 14:39

[OFF] Playstation trocou 6 por meia dúzia, agora está com 2 CEOs, e o Herman Hulst a frente da divisão de jogos… uma pena.

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