Jez Corden e o futuro da Xbox

Jez Corden é um Blogger da Windows Central, e um fanático inveterado da Xbox, que agora fala sobre o seu futuro.

Jez Corden sempre teve fortes ligações à Microsoft, bem como acesso a informação privilegiada. Ao longo dos anos mostrou-se sempre um forte defensor da Xbox, mesmo quando as coisas corriam mal, sendo conhecido no meio como um dos mais conhecidos fanáticos Xbox pelos seus artigos a defender o indefensável.

Mas agora Jez deita de vez a toalha ao chão, e fala sobre aquilo que é a o que lhe chega sobre o futuro da Xbox.

E eis, resumidamente, o que este refere (informação passada por ele no Discord, no canal Xbox Two):

– Todos os jogos Xbox first party irão sair na PlayStation, inclunindo os Forza e os Halo.
– A Xbox terá muitas semelhanças com a Steam no futuro.
– Terá preços acessíveis, vendas, e mais abertura para com os criadores.
– Hardware future da Xbox terá como público alvo apenas fans que o quiserem.
– O hardware Xbox será um nicho, como a Steam Deck
– A futura Xbox terá como loja paralela a Steam
– Jez não acredita que a Microsoft venha a novamente a prever crescimento de vendas no Hardware.



Jez refere: “Ninguem quis dar à Xbox uma oportunidade, pelo que isto é o que se tem com um monopólio da Sony”.

Como comentário, acredito que os argumentos de Jez tem fortes bases para poderem vir a ser uma realidade no futuro, mas no meio de tudo isto apenas lamento que as coisas tenham chegado a este ponto. E chegaram porque um senhor chamado Phil Spencer tomou conta da Xbox, e com ele trouxe uma prepotência enorme, e uma vontade de alterar um mercado estável e definido, não jogando e concorrendo de acordo com as suas regras, mas sim querendo ditar novas e impor standards e ideologias que pudessem trazer vantagens à Microsoft, aproximando a consola do PC, o mercado que a Microsoft acredita que melhor entende.

No meio de tudo isto resulta algo que deve preocupar todos os fans de videojogos: Um monopólio de uma empresa, a Sony, que já demonstrou o quão arrogante e prepotente pode ser quando se encontra numa posição de claro domínio, podendo dessa forma haver consequências menos agradáveis para o universo das consolas globais.

Apesar de aqui sempre criticarmos as posições da Microsoft, fazíamo-lo por percebermos que o rumo era catastrófico e danoso para o mercado consola caso o mercado as assumisse. Como inúmeras vezes dissemos aqui, a Geração Xbox 360 e PS3 foi extremamente saudável em competição, algo que trouxe inúmeros benefícios ao consumidor, e o desejado era que as coisas se mantivessem nesses termos. Este desfecho, com uma Xbox em frangalhos e um Sony com potencial monopólio nunca foi um cenário desejado, mas sim aquele em que a Microsoft se colocou, e nós colocou, por culpa própria.

As mensagens de Jez Corden foram apagadas pelo mesmo quando estas começaram a fazer notícia, mas o curioso é que ao que tudo aponta, a Microsoft terá desistido do domínio do mercado consolas e agora vai atrás da posição do Steam.

Como nota final, convém que se refira que, apesar das ligações profundas e históricas à Microsoft, Jez Corden não pertence à Microsoft, e nesse aspecto, o conteúdo desta notícia deve ser encarada apenas como mero rumor.





35 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
8 de Maio de 2024 10:43

O problema das previsões dele é que a conta não fecha. Logo se o caminho for esse, muita coisa vai acabar nos próximos meses.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Hennan
8 de Maio de 2024 10:57

pq? segura esse series até 2026/2027 e lança o outro que será um pc, automaticamente podendo acessar todas as lojas.Xbox como conhecemos não existirá mais e até demorou!

Hennan
Hennan
Responder a  Edson Nill
8 de Maio de 2024 12:17

Se a Microsoft vira uma third, ela perde a maior fonte de lucros. A venda de software de terceiros. Daí como segura tamanha estrutura? Vai ter que fechar muito estúdio e departamento.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
8 de Maio de 2024 12:28

Mas ela já matou isso com o Gamepass.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
8 de Maio de 2024 13:41

Vende menos, mas ainda vende. Se você coloca uma Steam na plataforma, morreu.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
8 de Maio de 2024 14:25

Hennan, acredito que a MS só quer tentar sair por cima dentro do possível, acho que ela já matou o console. A única coisa que ela pode fazer é comprar a Steam, o que não duvido que aconteça, por 3 motivos, ela tem dinheiro, ela é americana e o governo americano está com ela, já se vê que a consolidação do mercado pode acontecer, desde que seja com quem o governo americano acha que é amigo, o resto eles sabotam até que o monopólio seja o conveniente pra eles, e a MS comprar a Valve é conveniente. O Gabe não vai viver pra sempre, e mesmo assim ainda acho que ele e os sócios venderão a Valve em vida mesmo.
O resto é teatro americano de “good cop, bad cop”, pra enganar nós, os bestas! Lol

Last edited 5 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
8 de Maio de 2024 14:35

Não digo que não possa acontecer, mas acho que é muito dinheiro até para Microsoft. Os caras vão querer uns 100 bilhões de dólares.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
8 de Maio de 2024 14:42

Acho que a Steam/Valve não vale tudo isso, mas mesmo que valesse, também há maneiras de uma empresa desvalorizar-se antes de ser comprada. E não estou falando de coisa conspiracionistas…
A Activision, por exemplo teve escânda-los midiáticos de assédio e trabalhistas, por exemplo, mas existem outras coisas como ataque hackers, vazamento de dados de usuários e muitas outras coisas que podem acontecer que pra uma empresa querer “se vender”.
Então, o bom predador tem paciência e dá o bote no tempo certo, com eficiência… E m**** acontece!

Last edited 5 meses atrás by Juca
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
8 de Maio de 2024 15:12

Infelizmente estou á espera que isso aconteça, depois quero ver a malta do PC toda contente com a a sua biblioteca digital, ficar completamente nas mãos desta Microsoft…
Vai ser triste.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Maio de 2024 14:59

Saiu hoje uma matéria na eurogamer.pt dizendo que o mercado de assinaturas está estagnado… Quem imaginaria uma coisa dessas!?!? Os caras trocaram lucro de vendas por assinantes… Lol.

Deto
Deto
Responder a  Hennan
8 de Maio de 2024 16:43

vai continuar com activision e bethesda do mesmo jeito que eram antes da compra.

xbox estúdios já estão lançando jogos no playstation.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
8 de Maio de 2024 11:54

Se a conta não fecha, então tá tudo certo… A conta do Xbox jamais fechou! Tá tudo certo.

Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
8 de Maio de 2024 12:18

Pior que é verdade.

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
8 de Maio de 2024 15:48

Quanto ao novo console ser um produto de nicho, sem expectativas de vender muito e direcionado apenas a uma pequena parcela de jogadores que o queira, faz muito sentido! A Microsoft desde o início da gestão do Phil Spencer não vê o console como o foco absoluto, mas sim como parte de todo o ecossistema gaming que ela montou! Então é natural que ela avance em outros mercados e torne o console menos importante, e não como principal componente desse ecossistema como é hoje! Só espero que ela não desista de fabricar os consoles! Porque eu sou parte desse público que gosta deles!

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Maio de 2024 16:44

Sempre vai ter alguém que vai comprar! Se vender 10 milhões e a Microsoft estiver satisfeita e lançando seus jogos lá, está ótimo! E quanto a otimização, é totalmente possível! Ele terá um hardware fixo e só terá a opção de acessar a loja da Steam! Mas de resto é como qualquer outro console!

Andrio
Andrio
Responder a  Paulo Kaufmann
8 de Maio de 2024 17:05

Cara não me leve a mal, mas eu acho que vc n pensa direito antes de escrever. “Se vender 10 milhoes e a ms estiver satisfeita”. Isso não faz o menor sentido.

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Andrio
8 de Maio de 2024 17:20

Com os lucros do Xcloud quando estiver perfeitamente funcional, os lucros com os jogos no PC e nos consoles, Game Pass em tudo que é canto e quem sabe um futuro portátil talvez o Xbox seja uma fonte de lucro secundária pra ela! Algo que vai ser sustentado por outros ramos e não vai precisar ter tanto desempenho!

Last edited 5 meses atrás by Paulo Kaufmann
Andrio
Andrio
Responder a  Paulo Kaufmann
8 de Maio de 2024 17:52

Mano, não existe isso de fonte de lucro secundario não kkkk. Se algo não da o lucro com o tempo vai ser cortado pq todo ano a empresa visa crescer e cortar o que não da lucro.

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
Responder a  Andrio
8 de Maio de 2024 18:34

E quem disse que o console Xbox não dá lucro?! Não foi isso que eu quis dizer! Eu quis dizer que ele seria uma parte menos importante pra divisão gaming da Microsoft do que as outras! E assim ele seria responsável por uma parte menor dos lucros da divisão mas ainda seria importante!

Livio
Livio
Responder a  Paulo Kaufmann
9 de Maio de 2024 12:03

Um futuro portátil, com o quê? Um Xbox portátil?

Como os jogos estão em qualquer lugar para quê um Xbox portátil se um Android/Smartphone pode propor isso?

Vender 10 milhões a MS está feliz? Não lembra(ou não quer lembrar) que um projeto de novo hardware custa caro e que só 10 milhões não são suficientes para o retorno do projeto e da manufatura do aparelho (lembrando que o hardware geralmente é vendido com subsídio).

Pergunta a Sony se ela tá feliz com o vita (aprox. 11 milhões)
Pergunta a Sega se ela tá feliz com o Saturn e com o Dreamcast (9,26 e 9,13 milhões respectivamente)

Em uma época em que o acesso a consoles é muito mais fácil que na geração Master/SNES/PS1/PS2, vender 10 milhões é um verdadeiro vexame/prejuízo/flop.

Deto
Deto
8 de Maio de 2024 16:52

Nunca vi esse cidadão ai falar em monopólio quando a MS gastou metade do valor de mercado da Sony inteira comprando activision…

Quando era a MS falando depois da compra da Activision que “iria comprar mais” esse cidadão ai comemorou, achava o máximo e sem falar que agora a pouco saiu a notícia que a MS queria comprar a Media Molecule.

https://www.gamevicio.com/noticias/2024/05/microsoft-no-passado-tentou-pegar-a-media-molecule-da-sony/

Aposto que o tal rumor que a “Sony iria fechar” a Media Molecule era para tentar convencer o pessoal a se vender para a MS

Claramente as “compras” eram com o objetivo de falir a Sony e até ano passado, 2023, eles estavam tentando fazer isso.

E que a MS vá embora com seu xbox, os inventores do On line pago, que tentaram emplacar bloqueio de usados e sempre on line, que queriam acabar com a mídia física para ser tudo alugado… Podem ir embora, ninguém vai sentir falta de vcs.

E alguém aqui lembra do Phill “decepcionado” pq a Sony não iria lançar seus jogos “day one PSN Plus” ?

Esse imundo do Phill queria que TODA A INDUSTRIA virasse um “gamepass gigante” e hoje estariam fechando estúdios a torto e direito para “equilibrar os custos” e no final iria virar tudo “jogo de celular”

Last edited 5 meses atrás by Deto
Andrio
Andrio
8 de Maio de 2024 20:39

Pelo visto, mais cortes a caminho…
Quem diria hein? Eu fico triste pelos funcionarios mas cara, vamos ver se vão parar de passar pano para ms e o phill spencer

https://x.com/shinobi602/status/1788301908903391376

Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Maio de 2024 21:36

E só para complementar:

Microsoft is considering another Xbox Game Pass price increase, debating whether to launch new COD games day one into the service.
The acquisition of Activision Blizzard has increased Microsoft scrutiny on Xbox.

Ou seja, mais uma coisa que a gente vem batendo na tecla aqui. GP não da retorno!

Pelo o que a bloomberg relata que os acionistas agora estão investigando de perto a divisão xbox após a compra da ABK. o caldo azedou e muito!

https://x.com/shinobi602/status/1788308600827363439

Last edited 5 meses atrás by Andrio
Trevisan
Trevisan
8 de Maio de 2024 21:51

Como uma empresa dessa cria um produto tão bom (XBOX 360) e vai para o limbo desse jeito ? Eu nem vou questionar a situação de procurar o lucro, porque só existem empresas justamente por esse motivo. Mas uma coisa casa com a outra que é satisfação do cliente e demanda. Isto literalmente é o básico. No 360 havia demanda e houve lucro. Agora com as mudanças sem pé nem cabeça na política de distribuição de jogos em 2013, foi fatal demais para a MS. Eu sempre fui fã de Xbox, mas é inegável que a empresa jogou no lixo todo um “ecossistema” em detrimento de suas políticas. Se houvesse demanda e satisfação haveria crescimento. A MS não conseguiu captar cliente e houve queda de sua popularidade devido a estas políticas NEFASTAS que afastaram a todo mundo.

Juca
Juca
Responder a  Trevisan
8 de Maio de 2024 22:37

Algumas empresas quando acham que têm a faca e o queijo na mão ficam mais agressivas no modo de tirar dinheiro dos clientes, acredito que a MS começou a desandar quando não teve paciência pra lançar um console tradicional no One, após o sucesso com o 360, quis logo impor o futuro esperado por eles de Cloud e etc. Essa ideia de querer sempre empurrar outros produtos da MS junto, o mesmo aconteceu com o Cloud e o Gamepass, puseram o serviço a frente da ideia de ter aquilo que mais atrai clientes, grandes produtos, e por grande, falo da qualidade das coisas. O cliente quer coisas que deseja depois vem o resto, de nada adianta jogar em qualquer lugar, pagar pra ter muito se nada disso é aquilo que se deseja jogar ou ter. Mas é só minha opinião mesmo.

Paulo Kaufmann
Paulo Kaufmann
8 de Maio de 2024 21:57

Off: Parece que compra da ABK veio mais para o mal do que para o bem! A Tango já estava fazendo uma sequência pra Hi Fi Rush, a Arkane para Dishonored e isso é muito triste! Segundo o que estão dizendo os rumores, isso é por causa da compra da ABK, que deixou a Microsoft muito mais controladora com seus estúdios! Eu preferia que continuasse como estava sem a ABK do que agora do jeito que está com a ABK!

Juca
Juca
Responder a  Paulo Kaufmann
8 de Maio de 2024 23:20

Infelizmente não tem mais o que se fazer não, Paulo, aí é torcer pra quem sair fazer as tais sequências espirituais dos jogos que se gostou. Mas a história dos games não nos dá muitas esperanças.
Após a compra da ABK, desejei que a Sony comprasse a Square para proteger FF do Xbox, mas pensando mais claramente, vejo que seria provavelmente a ruina daquilo que gosto. É melhor fazerem parcerias esporádicas a adquirirem estúdios.

error: Conteúdo protegido