Stellar Blade foi censurado

O jogo final e a demo terão diferenças em alguns fatos da personagem. A quantidade de sangue dos inimigos também foi reduzida!

Sinceramente eu não consigo perceber a atual sociedade. Nas TVs jornais, medias e tudo quanto é local só se fala das liberdades das escolhas sexuais e na internet somos bombardeados com imagens e vídeos de sexo explicito, acessíveis a qualquer um. Já no cinema a violência é cada vez mais explícita e comum, mas no entanto, nos videojogos, ver uma personagem feminina com mais curvas, ou a aportar um decote mais ousado, e um bocado de sangue… oh meu Deus… há que abolir a coisa!

Perante a realidade global, acho altamente estranho que certos tabus continuem enraizados de forma tão cerrada nos videojogos. Especialmente, quanto mais não seja, porque há ratings nos jogos que os dividem e classificam de acordo com a idade. Daí que não entendo o que se passa com Stellar Blade e a censura da Sony a uns bikinis mais cavados, uns decotes mais compridos e um pouco mais de sangue. Porque não colocar ali um PR 16+, ou se quiserem um PR 18+, e deixar a coisa rolar. Mas não… há que se censurar. Mesmo que a censura seja pequena, como neste jogo!

A questão é que a censura a existir tem de existir a todos os níveis. E torna-se para nós difícil de perceber como é que a Sony nos lança um jogo como The last of us 2, onde a violência explicita está no ecrã e vemos braços a partir, cabeças a estourar, tripas a saírem da barriga e… está tudo bem! Mas depois aparece um jogo com uma personagem mais curvilínea e um decote mais ousado e ai, ai… temos de censurar!

Confesso que face a padrões passados, quando Stellar Blade foi anunciado e colocado numa demo, pensei que a Sony estava a abrir a sua mentalidade. Não é que o jogo tenha algo demais, exceto ter uma personagem feminina com curvas generosas, e umas roupas que as deixam transparecer. Ainda por cima a personagem nem sequer é irrealista pois ela é modelada por digitalização a partir do corpo de uma mulher real! Mas mesmo assim, face ao que já tinha visto de censura no passado, parecia ser uma clara evolução.



Mas pelos vistos, e pelo que se sabe agora, o jogo teve direito a censura! Uma censura que acaba por ser quase ridícula, mas mesmo assim, não deixa de ser censura!

Ora eu aqui estou revoltado por em pleno século XXI e numa altura em que se tenta universalmente quebrar barreiras, que haja censura, mas convêm que se percebe que, mais do que isso, estou revoltado com o facto de a mesma acontecer apenas agora, depois de uma demo e centenas de videos, criando no produto final algo que só se pode definir como publicidade enganosa! Lançar uma demo e centenas de videoclips que mostram uma coisa, mas depois no jogo final termos outra… É efetivamente publicidade enganosa!

Mas porque raio isso acontece neste jogos???

A questão que se coloca é o que este jogo tem de diferente? Será que as personagem femininas tem todas de ser malfeitonas e sem seios, ou andarem cobertas de roupas que escondam as suas curvas? Será que a “Burka” tem de ser uma realidade nos videojogos? Sinceramente, numa altura em que as mulheres tanto lutam pela igualdade e pelos seus direitos, eu não percebo como é que estas se mantêm caladas aqui! Afinal, mulheres com curvas á muitas, e tem tanto direito de serem colocadas em jogos como qualquer outra. Porque raio se há-se mostrar sempre a mulher masculinizada ou estereotipada? Ela é por acaso mais mulher que a curvilínea? Mais inteligente? Mais capaz? Não!, Claro que não!

O que eu compreendo que neste jogo se possa dizer que há algum exagero com os fatos, onde a personagem aparece. E sinceramente também achei isso abusivo, quanto mais não seja pelo simples facto de tal não ser uma necessidade para a narrativa, e uma exposição gratuita! Uma personagem curvilínea é uma coisa, mas tê-la semi despida, especialmente sem necessidade para a relevância da história, é outra! E recorda-me por exemplo, entre outras, da Miranda Lawson de Mass Effect, uma personagem com carisma, sexy e super elegante, que teve mesmo cenas mais quentes, mas que não andava sem roupa para mero efeito visual, e que mesmo assim se tornou uma personagem emblemática junto dos jogadores masculinos.

Mas em Stellar Blade, a roupa reduzida nem sequer é uma questão de casual… é mesmo algo quase forçado, e uma ferramenta de venda!



Mas mesmo assim… censurar porque? O que se vê lá que não possa ser visto por qualquer pessoa na praia ou mesmo na Rua? Há sexo? Não! Há alguém nú? Não! Então estamos a censurar exatamente o quê? Ver-se um pouco mais de decote, ou um bikini mais cavado? Bolas… Para isso não precisamos de jogos, basta irmos à praia, onde podemos ver tudo isso, e muito mais.

Porque censurar então?  E mais ainda, porque censurar desta forma, pois poucos foram os fatos alterados e muitos deles acabam por ter diferenças que até são reduzidas!

Eis os fatos todos, antes do patch!



E depois do Patch

Acham que esta censura, perante o alterado, justificava?

Pessoalmente, acho que não! Mas a haver tal situação, mais valia o jogo nunca ter sido anunciado como foi…

Quanto à questão do volume de sangue, que também foi cortado, é outra situação pouco perceptível. Ele continua a existir, e apenas é menos. E há que se questionar, em que é que isso altera as coisas.



 

 



18 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson Nill
Edson Nill
3 de Maio de 2024 9:25

Mário, desculpe pelo off topic, mas não sei se vc viu o que o Jez Corden compartilhou ontem a respeito do Xbox. Ele disse que a MS vai abrir mão total de tentar competir com o Xbox e colocará todos os jogos dela no PlayStation, inclusive Halo, Gears e Forza e que o próximo “console”dela será aberto, podendo acessar tudo, inclusive a Steam, ou seja, agora faz sentido quando a Sarah Bond fala que será o maior salto de poder, pois o próximo “Xbox” será um Pc fechado como as Steams Machines, provavelmente com um grande poder bruto. Ele tbm fala que será um produto de nicho ( acho aue será bem caro). Eu dei risada em um momento quando ele disse que essa máquina rodará jogos de PlayStation ( óbvio que sim,.pois será um PC e com acesso a Steam) mas alguns caixistas ignoraram tudo que Jez disse sobre todos os jogos do Xbox chegarem ao PlayStation e quiseram colocar que será um xeque mate da MS,.pois tanto os jogos do Xbox estarão no PlayStation quanto o inverso, ignorando que a máquina da MS não será um Xbox, e sim, apenas mais um pc no mercado com a marca da MS.rs

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
3 de Maio de 2024 12:06

Assim, acho que a Microsoft já deveria ter feito isso há muito tempo, ou mesmo apenas ter criado uma versão Windows pra jogo, tirando todo o desnecessário e tornando-o plenamente navegável com um joystick. O problema real de toda essa conversa aí é o preço. Não faz sentido falar de Xbox como máquina de jogo trazendo algo na casa dos mil dólares pra vender, vai ser o nicho do nicho. O mesmo problema foi com o Steam Machines onde o selo da companhia sempre encarecia um mesmo PC que saia mais barato se montássemos.
Imagino que Gamepass acelerou o processo da coisa, já que, aparentemente, matou a venda nos consoles xbox. A Sony que se cuide com essa de serviços.

Last edited 5 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Edson Nill
3 de Maio de 2024 19:41

Sobre os jogos, não há novidade. Apenas os fanáticos não aceitaram o fato. Agora em relação a rodar Steam ou outras lojas, ainda acho improvável. Se a Microsoft acha que vender games próprios é suficiente para sustentar o Xbox. Está completamente enganada. Mesmo sem o custo do desenvolvimento de um hardware, o lucro da venda de jogos não cobre seus custos. Ainda mais que boa parte é vendida em lojas de terceiros, pagando comissão.
Veja a Sony, aos poucos vai dando os primeiros passos para implementação de uma loja própria no PC. Para mim, isso é mais um passo no processo.
https://x.com/helldivers2/status/1786282176901742797

Juca
Juca
Responder a  Hennan
3 de Maio de 2024 20:07

Pessoal tá com raiva, mas todos não fazem isso? E olha que até agora a Sony só está fazendo no seu jogo online.
A MS, por exemplo, não faz os clientes terem uma conta dela não? A Sony nem está a ter um cliente como tinha o Battle.net, o da Ubi e etc…

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
3 de Maio de 2024 20:18

As outras fazem, mas acho péssimo. Hoje temos que instalar ao menos uns 4 programas fora a Steam. Mas acredito que não faz diferença para maioria. Minha única dúvida é como fica a situação dos países que não possuem PSN?

Juca
Juca
Responder a  Hennan
3 de Maio de 2024 23:58

Interessante sua questão, é algo a saber como fica, a lógica deveria ser pegar as informações das contas da Steam, mas acho difícil eles compartilharem isso com a Sony.

Tiohildo
Tiohildo
3 de Maio de 2024 9:43

Pelo menos ainda é possível ter a versão sem censura, a de mídia física.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Tiohildo
3 de Maio de 2024 10:50

Tio Hildo é curioso que a versão fisica quando eu estava a instalar deu-me um erro a dizer falha na conecção de internet, embora na realidade estivesse tudo ok.

Pensei logo o Star Wars Outlaws e a obrigatoriedade de internet para instalar, fora isso nem dei conta de um patch day one, não sei se teve algum para censura e correcções.

Mas posso dizer que tenho edição fisica e neste momento os fatos estão “censurados”- coloco entre aspas porque penso que a equipa já veio dizer que os modelos atuais já eram o modelo final que queriam realmente apresentar.

Em relação á direção de arte se os fatos estão dentro do contexto do jogo ou se são exagerados, eu respeito sempre a ideia do autor, quem gosta vê quem não gosta não vê, opiniões todos temos, mas o principal, exagerado ou não é respeitar a ideia do autor!
Como sabemos é um estilo de arte que é bastante comum nos paises asiáticos.

Nem de propósito cá em Portugal acabamos de celebrar o 25 de Abril, o dia da liberdade. (embora também por aqui exista ainda caminho a percorrer, o caminho faz-se caminhando),25 de Abril sempre!

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Alexandre Oliveira
3 de Maio de 2024 12:48

Segundo o site does it play, o jogo é jogável sem precisar de internet ou atualizar.

https://www.doesitplay.org/game/Stellar%20Blade/ps5/Base%20PS5?region=ESRB&version=Standard

E eles afirma o seguinte também:

“Several outfits were modified in an update. The 1.000.000 disc version is the only way to have the original outfit designs as of the posting of this test”.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Tiohildo
3 de Maio de 2024 14:24

https://www.reddit.com/r/stellarblade/comments/1cdjqxk/you_need_an_internet_connection_even_with_the_disc/?rdt=65098

Já li que o causador poderá ser o patch a interromper a instalação…não sei, mas na altura recomecei e ficou tudo ok.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Alexandre Oliveira
3 de Maio de 2024 14:52

Certo. Quando vc não quer atualização , o melhor é desconectar o PS5 da internet antes de inserir o disco.

Livio
Livio
Responder a  Tiohildo
3 de Maio de 2024 12:33

enquanto não gravam a versão 1.x no disco.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Livio
3 de Maio de 2024 13:17

Não entendi seu ponto.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Livio
3 de Maio de 2024 14:54

Ah tá. Você se refere a um reprint? Pode acontecer mas isso demora ou talvez nunca venha. Não é impossível, dizem que o Days Gone tem uma versão de reprint com patch 1.61.

Juca
Juca
3 de Maio de 2024 12:01

O que me irrita mesmo é porque é algo tão simples de fazer… mas parece que todos estão afim de polêmica, no fim era só criar uma opção pra ativar ou desativar censura, como já ocorrem em diversos jogos como suprimir sangue, pintar de outra cor e etc. Inclusive ainda poderiam adequar o jogo ao perfil do usuário que o utiliza, se fosse essa a questão, pois a Sony sabe a data de nascimento de todos.

Provavelmente é algo que foi decidido mais artisticamente pra que as roupas/fatos não ficarem muito iguais e/ou possivelmente pra fazer um só jogo e o mesmo não deixar de ser vendido em “países puristas” como Arábia Saudita ou Japão, ou outros países onde a indicação é realmente proibitiva pra outras idades.

Mas sim, é um absurdo como tratam sexo, violência e drogas nas diferentes mídias e depois querem impor restrições estapafúrdias em games. E sim, em Stellar Blade, apesar de me agradar visualmente, abusa de erotização como ferramenta de venda, pois é totalmente ilógico uma mulher escolher andar com roupas ultracoladas e saltos pra uma batalha, e com um cabelão daqueles, mas enfim, a sociedade continua hipócrita e está cada vez mais chata com esses chororôs de internet devido a essas redes de discordia social. Saudades do mundo sem tanta opinião de boteco pela internet…

Last edited 5 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
3 de Maio de 2024 19:33

O maior problema é que toda essa situação é desnecessária. Bastava chegar em um consenso antes do lançamento. Daí ninguém iria reclamar.
Ao meu ver boa parte da roupas não faz sentido com a história do game e estão aí por motivos apenas comerciais. Por outro lado, houve uma censura e devemos criticar para não virar moda. A Sony já fez isso antes e por coisas bem pequenas. Fico feliz que está sofrendo com repercussão negativa. Geralmente censuram jogos menores que não tem a opção de questionar.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
3 de Maio de 2024 20:11

Sem dúvidas, Hennan…Eu sinceramente não vejo é sentido em uma mulher seminua, continuar seminua na mesma e isso ser algum tipo de censura, mas entendo que o mundo está bem chato. Eu se fosse o desenvolvedor fazia mais duas roupas, uma,ela pelada logo, e outra vestida de freira, porque do jeito que tá, não agrada nem os pudicos nem os tarados. Lol

Last edited 5 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
3 de Maio de 2024 20:15

Estou mais pelo sangue mesmo.

error: Conteúdo protegido