A realidade é que não. E olhando para o meu caso, por tudo o que rodeia o jogo, preferi o mesmo no PC face à PS5.
Será que se Helldivers vender mais no PC do que na PS5, isso se torna algo estranho ou inesperado?
Na realidade não! e a Sony saberá disso perfeitamente! Tanto que os últimos relatos indicam que o jogo terá vendido 60% das suas cópias no PC.
O jogo foi lançado em simultâneo nas duas plataformas, PC, e Playstation, e em ambas a um preço de 39.99 euros.
Mas a realidade é que há grandes diferenças entre as duas plataformas!
Para começar o preço! Apesar de oficialmente o preço ser igual, a realidade é que no PC o jogo consegue ser bastante mais barato, com poupanças que chegam aos 11 euros, podendo-se arranjar o mesmo a 28 euros. Só essa realidade leva a que quem tenha a possibilidade de jogar este jogo em qualquer um dos dois lados, opte pelo PC.
Mas, como já referido em outro artigo, a Sony caiu no erro de exigir uma subscrição ativa da PSN para se poder jogar este jogo! Basicamente algo que exige um pagamento de pelo menos 8,33 euros mensais, isto aderindo a um pagamento anual que obriga a um pagamento de 100 euros. O custo da mensalidade aumenta se adesão for por um período menor!
Já no PC, não há qualquer custo associado ao jogo online.
Associando a isto a possibilidade de mods, de um grafismo superior, com fotogramas mais elevados, a versão PC torna-se mais desejada que a da consola. Daí que certamente muitos possuidores da PS5, tal como eu, irão optar pela versão PC. E esta situação, que no fundo traz menos receita à Sony, não deverá alterar-se no futuro em outros títulos, caso a Sony não tome em conta todas essas realidades.
Torna-se assim necessário acabar com a necessidade da PSN, e garantir que o preço do jogo é efetivamente igual nas duas plataformas, limitando no PC as performances máximas e os níveis de detalhe. Isto se quiser rentabilizar as vendas na consola, pois caso não o queira, a situação está bem como está!
Eu já acho que merecem perder clientes de console se continuarem a agir assim mesmo. Quem não cuida bem dos seus principais clientes, merece se ferrar todo mesmo, pois é um escárnio dar mais vantagens pra quem não é cliente da sua plataforma principal.
A questão da psn é a meu ver subjetivo.
Se por cada jogo analisado vamos adicionar esse custo, daqui nada pagamos x psn tantos quantos os jogos analisados. Entendo o que queres dizer, afinal não há custo no pc, mas não se pode incrementar esse custo a um jogo só, exceto se o utilizador não pretender usufruir para os demais serviços.
Já a questão da limitação ao software no pc vejo as coisas como um serviço e como tal, para serem competitivos com os demais, têm que espremer ao máximo as potencialidades de cada plataforma e ser dayone. Ou se entra a sério ou não vale a pena tentar. De resto o que difere os jogos PlayStation não são os jogos de serviço mas sim os singleplayer e estes nunca deveriam ir para o pc.
Já o tentaram sem grande sucesso de vendas + a pirataria não vale a pena continuar. Mas isso sou eu a divagar, o que pelos vistos vai ser contrário à Sony pois pretende ser mais agressiva, quem sabe reduzir ainda mais os prazos.
Naturalmente. Mas tu também não podes presumir que as pessoas já assinam o Plus. Daí que esse custo tem de ser referido. Até quanto mais não seja porque o Plus tem validade.
Isso é bom para a Sony perceber quantas cópias do jogo, das vendidas no Steam, que eles podiam ter vendido no PS5 levando 100% do faturamento.
Não seriam todas… mas certamente seriam mais…A minha por exemplo! E como eu… há muitos mais!
Sejamos sinceros
Se Helldivers 2 tivesse só no PS5 não estaria fazendo o barulho que tem feito. E é um jogo minúsculo da Sony, tem tido mais players que as franquias consagradas.
Agora isso é porque são day one???
O jogo teve um feito histórico que poucos jogos conseguiram até hoje. Ele dobrou as vendas na segunda semana. Normalmente a primeira semana é a que vende mais, e depois é sempre em queda!
O passa palavra está a vender o jogo. E ele merece vender!
Mas sendo um GAAS, a adesão é essencial, e o PC traz uma base de jogadores grande a este tipo de jogos.
Eles tem que apresentar um roadmap sobre os próximos conteúdos que irão ser lançados o quanto antes. Uma hora dessas os players vão cansar de apenas upar seus níveis.
Não acho que seja porque é day one, e sim porque agradou o público de PC, e não dá pra piratear. Assim como jogos Palworld e etc. é jogo com quase nenhum marketing e que vende simplesmente no boca a boca.
Há muitas razões para sucesso e fracasso de um jogo, e o que contribui para o sucesso é ser um jogo MP cooperativo, pois já se livra de muito batoteiro que costumam esculhambar o jogo, mas é difícil saber porque algo é sucesso, falam de Day One no PC mas não tem nada disso como fator realmente importante, basta olhar pros jogos da MS. Quais são verdadeiros sucessos no PC? Quase nenhum. Starfield e olhe lá. Com um marketing de mais de anos, zoada em todos os lugares e Day One no PC. Halo Infinite, mesma coisa…
Isso só a Sony quem sabe.
Não tem como saber qual o lado, PC ou PS5, que vendeu mais no início, que fez mais boca a boca do jogo ser bom (acredito que foi no Steam).
Acho que com os dados de vendas diários lá na Sony eles tenham como saber qual lugar que impulsionou o jogo para virálizar
Lembro que Stray teve o mesmo impacto, todo mundo falava dele na internet o tempo todo quando lançou.
Tanto Stray quanto HD2 não teve quase nenhum barulho nos trailers e na divulgação igual teve quando eles foram lançados.
Dá pra dizer que é o sonho da MS, marketing orgânico… Sem precisar de Astroturfing e “evangelizadores”
E nesse momento o Phill foi em algum estúdio do xbox e mandou eles fazerem “um jogo igual esse que a Sony fez ai…”.
Estão a mais de 10 anos enfiando GaaS ou MP em jogo SP para tentar emplacar um Helldivers2 deles… ai a sony vai lá, investei por uns 2 anos em GaaS e já tem HD2…
No mínimo o Phill acha que foi sorte da Sony e que ele também consegue fazer igual quis fazer o “horizon zero dawn da MS” a 7 anos atrás e até agora
o HZD da MSFable nem data tem.Estou tentado a comprar o jogo, acham que vale mesmo a pena?
Atenção que não sou nada de jogar online apesar de adorar Destiny porque joga-se bem a solo pois não tem um online intrusivo.
Vale! Compra isso e aparece para jogar…
Aqui não jogas solo… mas não tens problemas em arranjar quem esteja a jogar e a quem te possas juntar.
Eu se calhar só consigo tempo na sexta-feira… vamos ver.
O jogo é muito mais divertido com mais pessoas.
Você até consegue jogar sozinho nos níveis de dificuldade mais fáceis, no mais difícil é quase impossível.
Hoje joguei uma só partida. Andei ali com o meu nível 6 com três tipos, um 30, um 26 e um 17. E portei-me como gente grande. Só com uma partida subi 730 pontos, para nível 7.
Era fixe é que eles davam-me armas deles às quais eu não tenho acesso.
Que legal!
OFF: Mais um caso.
https://x.com/BenjiSales/status/1762953900842238077?s=20
As empresas estão com lucros recordes e estão demitindo gente, provavelmente já deve ser impacto da IA substituindo os trabalhos mais simples. Já vi várias outras só esses dias na indústria de games.
Um forte candidato a despedimentos na Sony sera o novo estudio de Fairgame$ que se não fizer sucesso vai rodar um pessoal legal.