A situação não é oficial… mas vamos apenas especular na possibilidade de isso acontecer.
Antes de começar a escrever devo dizer que considero que a situação de uma consola perder os exclusivos é o pior que pode acontecer à sua imagem e sustentabilidade, a realidade é que se isso acontecer com a Xbox, acontece porque a empresa se colocou numa situação onde esta atitude é a única que lhes resta para conseguir assegurar a viabilidade financeira.
Porque se assim não fosse, de forma alguma a Microsoft optaria por esta decisão.
Mas aceitando que ela tem mesmo de acontecer vamos especular sobre as consequências:
Como referido, nada disto é oficial, mas há nesta fase uma enorme quantidade de rumores e frases de responsáveis que não esmagam os rumores, e mesmo Phil Spencer, que está sempre a par do que se passa na comunidade, veio falar, marcando uma conferência sobre o futuro da Xbox, mas sem abordar este assunto, deixando as especulações rolarem livremente e as consequências de tal a acontecerem.
- Mas vamos então especular sobre um futuro onde a maioria dos jogos MS passam a ser multiplataforma e ver o impacto que isso irá ter para um fã ou jogador hardcore do Xbox. E diga-se que todos os que dizem que os colapsos que estes fans estão a ter são “uma atitude infantil, é apenas uma caixa de plástico” ou “compra um PC ou PS5”, é ainda mais infantil que o colapso que estes fans estão a ter pois é a completa incompreensão de como uma notícia destas pode efetivamente, numa pessoa com uma doença assim, ser uma experiência esmagadora.
- Vamos igualmente analisar a coisa na perspectiva de um mero cliente que investiu tempo e dinheiro no ecossistema. Ou seja não falamos de quem faz assinaturas Gamepass, mas que quem ao longo dos anos comprou centenas de jogos em loja.
O que é que uma passagem da Microsoft para Third significa para estas pessoas? Será que os jogos também saírem na Playstation realmente os afetaria?
A resposta não é simples pois a coisa tem implicações!
No que toca ao ponto 1 e os fans, a realidade crua e dura é que a resposta é não! Estes fans aceitaram os exclusivos da Xbox no dia um PC, e daí que a questão da exclusividade na Xbox é desde à algum tempo uma falsa questão! Assim, fanatismos à parte, a Microsoft publicar na PS5 só faz diferença para aqueles que gastaram milhares ao longo dos anos porque torna as futuras consolas Xbox totalmente inúteis e ainda mais inviáveis financeiramente do que agora. Afeta porém os dois casos de cima pela possibilidade de poderem não existir no futuro novas consolas da marca Xbox (Pelo menos consolas de jogo local).
Resumidamente, não se pode negar que há aqui um problema para qualquer tipo de fan, sendo que nos fanáticos extremos, a reação a uma notícia destas será claramente pior.
A questão aqui é que o fanatismo é uma doença, e por muito respeito que tenhamos de ter com ela, não deixa de ser algo anormal. Daí que me preocupa mais o utilizador que, sem roçar o fanatismo, investiu ao longo de anos no ecossistema. Porque agora, o que é que ele faz?
Investe começando do zero noutra consola ou num PC? Com que garantias perante o que se passou? Basicamente a situação cria uma sensação de insegurança que pode levar a reações diversas.
Vou tentar colocar-me no lugar destas pessoas!
Apesar de sempre ter apostado em diversas consolas, sem dúvidas que a Playstation se destaca aqui no meio. A minha biblioteca nesta consola é enorme! Mas pessoalmente sempre aceitei que as consolas nascem e morrem, e que o relevante é o usufruir delas enquanto elas duram, pelo que se a Playstation chegasse ao fim, não morreria. Poderia ficar triste pelo fim de uma marca que considerei icónica, mas avançaria para outra! O Spectrum morreu, A Atari morreu, a Commodore morreu, a Sega morreu, e tantas outras morreram… E as consolas/computadores vivem para sempre na nossa memória, e acima de tudo, sendo um colecionador e tendo esses itens funcionais, na minha nostalgia que mato de tempos a tempos.
A questão é: terão todos esta perspectiva? Creio que vai depender do nível de fanatismo!
A grande questão aqui para a Microsoft é o dinheiro… Ou melhor a falta dele! Porque a receita é de biliões, mas o lucro… apesar de a Microsoft nunca a revelar, sempre referimos aqui não acreditar que esteja numa boa proporção da receita. E isto, a verificar-se efetivamente que a Microsoft pretende colocar jogos em outros sistema, fica confirmado.
Daí que esta situação existe com o intuito de se ganhar dinheiro de sustentação com esses títulos, particularmente aqueles que tiveram grandes orçamentos, mas a nível de receitas na consola ficaram abaixo das expectativas.
E se esta situação se revelar vantajosa, a Microsoft até ganharia pontos junto dos reguladores, e poderia expandir-se mais no futuro, ao passo que no modelo atual, a boa vontade destes parece ter já sido alcançada.
As receitas aumentariam, os lucros também, e sem uma consola as despesas também. No que toca a questões contabilísticas é uma jogada de vitória para a Microsoft. Mas, claramente, uma derrota para os fans!
O que realmente vai acontecer?
Ninguem sabe! Mas a apostarmos diríamos que a Microsoft poderá colocar em todas as plataformas os seus GAAS, e títulos da Zenimax e Activision. Mas isto sem remover completamente todos os exclusivos da sua consola.
Uma outra possibilidade é de que haja uma certa precaução e receio de outras desenvolvedoras terceirizadas em lançar jogos na plataforma da MS pelo fato dela ser uma concorrente de peso. Não sei se seria um tipo de boicote, poderia ser um tipo de má vontade que teria de ser vencida com dinheiro ou isenções da MS.
o tal cara lá que tá de “insider” no neogaff falou que as third podem, vão, retirar suporte ao Xbox se ele virar concorrente.
Disse que o xbox é a plataforma que mais dá trabalho para desenvolver e que menos vende.
Mas isso por hora continua sendo boato
Acho que pra Microsoft o melhor seria virar third mesmo.
Ela se concentraria na especialidade da casa que é o software. Hardware? Nunca fez sucesso como gostaria. Ela poderia muito bem seguir a linha Hardware do Steam e por o software em todos os lugares
Olha, se comparar o hardware (xbox SX vs PS5) e software (starfield vs spider2) acho que a MS devia é lagar o software e ficar só fazendo console
Era fácil, só esperar 1 ano e lançar 25% mais caro igual o PS4 PRO vs xbox one X; que eles sempre teriam o “melhor hardware”
Difícil para a MS é lançar ao mesmo tempo o hardware melhor heheheh
Mano vc sabia que há centenas de milhares de pessoas que gostaram mais de Starfield que Spiderman 2?
Não é o meu caso, mas essa é uma realidade.
Gostos são subjetivos
https://www.xbox.com/pt-BR/games/fable O que se entende disso? Vi muita gente achando que esses games não chegarão mais day one no xbox, mas interpreto de outra maneira. Quando a MS põe consoles e gamepass na msm frase, ela está falando assim: “Esse game estará no gamepass tbm em outras plataformas e outros consoles.” Certamente, estará day one no Xbox, mas a MS está mais preocupada em mostrar que estará no gamepass para todos!
Tenho duas dúvidas em relação a mudança da Microsoft.
A primeira é referente as vendas. Se lançar simultaneamente em todas as plataformas, tudo bem. Agora se houver diferença, provavelmente as vendas serão bem menores do que o esperado.
O segundo problema é se virar third é suficiente pra pagar as contas. Estamos falando de uma empresa que tem custos muito maiores que um estúdio normal. Sendo que a maior fonte de lucros não é vender jogos. Mas os fees das vendas e micro transações dos outros games.
Hennan. Eu não sei responder a isso. Mas como alguém que gostava de ver a Xbox a manter-se ativa e concorrencial, espero que o lançamento na PS5 ocorra passado 2 anos após o lançamento na Xbox. Isso permitiria manter as exclusividades e só as libertar quando elas passam a ser “exclusivos de gaveta”.
Se isso está a funcionar com a Sony no PC, não vejo porque não funcione com eles.
Vrd
Uma questão disso tudo é que sendo conservador a MS vai botar tudos os jogos da Activision/Blizzard e Zenimax no playstation no lançamento.
O problema é que isso é ser conservador no que supõe como mudança de negocio da MS
E outra, sem activision e bethesda que biblioteca de jogos o xbox vai ser? pq é só olhar o que saiu dos “xbox estúdios” nos últimos 3 anos…
Bom, já tinha dito aqui que achava muito suspeito a Zenimax estar separada do xbox… bom, se for isso mesmo a gente já tem certeza do pq… Eu sempre achei suspeito.
off:
Propagandas do PC Manias estão muito boas ahhahah estão acertando 2/3 do que eu gostaria
Ar condicionado de 17.000 btu, amanhã deve ser sensação térmica de 45 graus aqui. Meu AC de 7000 btus mal vai dar conta…
Aliança de casamento
Só erraram no carro:
Dodge RAM, essa eu não quero, só se me derem de presente LOL
É o ID de propaganda do Google que lhe persegue. Você pode resetar ele . Aí vai aparecer propagandas totalmente novas.
Off: alguém está jogando helldivers 2? O jogo é bom? Acho que é coop player vs enemy, não é isso?
Estou para o comprar… Parece porreiro.
Também estou animado. Vamos jogar?
Podemos depois tentar combinar. Mas como sabes o meu tempo disponível não é muito. Mas sim, gostava de o jogar com pessoal daqui.
Espero que o PC não seja problema, pois conto joga-lo lá.
Certo. Eu acho que o jogo tem cross play entre PS5 e Pc.
Não é o crossplay que me preocupa, é o chat.
Mas meto-me no chat da PS5 e jogo no PC.
Vou tentar ver se tenho tempo hoje, e decidir se arranjo o jogo no PC ou PS5. Se tiver mando-te um email com o meu PSN ID.
Alguém mais alinha? PC ou PS5.
Está esgotado onde costumo comprar. Hoje não vou poder jogar, vou aguardar por stock a ver se aparece.
Você iria comprar mídia física? Será que compensa ? Não é um jogo sempre online?
Eu gostaria de jogar ArmA III e Insurgency Sandstorm com o pessoal daqui. Shooters muito táticos, mas acho que não vou encontrar muitos adeptos.
A experiência é muito frustante até se desenvolver formações de combate, e aperfeiçoar o breach and clear.
Você não ganha nesses jogos sendo lobo solitário.
E tiros de média distância (400-500 metros) com fuzil não são fáceis como em alguns arcadões por aí.