Se há empresa que é aberta em todo o tipo de dados, desde receitas a numero de jogos vendidos é a Steam. Eis alguns dos seus dados:
A Steam é a maior loja de videojogos de PC do mundo. E revelou alguns dos seus dados de 2023!
Basicamente a empresa conseguiu receitas de 8.56 biliões, um valor em queda face a anos anteriores.
Eis os dados (fonte)
2027* | $9.33 billion |
2026* | $9.08 billion |
2025* | $8.80 billion |
2024* | $8.49 billion |
2023 | $8.56 billion |
2022 | $8.78 billion |
2021 | $10.04 billion |
2020 | $9.72 billion |
*Projeções
O pico da Steam foi em 2021, ano do Covid, onde uma receita de 10,04 biliões foi alcançada. Desde essa altura a tendencia foi de estagnação com alguma queda, que se prevê continue para 2024, recuperando a partir de 2025.
Eis o número de jogos lançados no Steam para os diversos anos.
Este numero de jogos bate claramente o das consolas, que em 2023 viram 4888 jogos lançados. Convém no entanto perceber-se que o Steam, por ser uma plataforma sem custos quer de desenvolvimento, quer de outras, recebe toneladas de jogos de projetos de hobby que depois não tem qualquer visibilidade ou vendas. São cerca de 40 jogos dias, contra 13 nas consolas, e apesar de a grande maioria ser bastante fraco, há igualmente ali pelo meio jogos de elevado orçamento e qualidade que não veem a luz do dia nas consolas.
No global, as receitas da Steam acabam por ser inferiores às de uma Playstation ou Xbox. Uma Playstation por exemplo faz cerca de 6.5 biliões de receita pro trimestre, ou algo na casa dos 25 biliões/ano. Convém porém diferenciar que aqui só há vendas de jogos, ao passo que no caso da Playstation há igualmente receitas relativas ao Hardware.
De seguida temos os jogos lançados em 2023 que mais receita geraram:
Esta lista fica completamente alterada se acrescentarmos as receitas de jogos mais antigos e pré-existentes no Steam, incluindo GAAS, ficando a lista assim:
- Apex Legends
- Baldur’s Gate 3
- Call of Duty (MW III, Warzone, MW II)
- Counter-Strike 2
- Cyberpunk 2077
- Destiny 2
- Dota 2
- Hogwarts Legacy
- Lost Ark
- PUBG: Battlegrounds
Como se vê, neste top 10, apenas aparecem dois dos jogos de topo de receitas de 2023, sendo que os GAAS dominam a lista das receitas.
Olha só o Starfield em 3° nas receitas da Steam 23.
E há quem tenha coragem de dizer que este jogo flopou.
O Starfields vendeu mais de 10 milhão de cópias.
Comercialmente foi um sucesso.
Vou dar um breve update quanto ao jogo aqui, já que continuo jogando ele.
Houveram aperfeiçoamentos nas texturas e especialmente na iluminação. Visualmente foram grandes melhorias.
Estou ansioso pela Shatterred Space.
onde tem esse link?
Mário, onde tem essa informação de vendas? Pois só vejo informações de “players” em todo lugar.
Posso ter visto mal…
Em Dezembro, o Phil Spencer disse que o Starfield tinha 12 milhões de players. Em alguns momentos a Circana deu Starfield como mais vendido do mês em alguns lugares, mas tendo em vista que um jogo vende mais nos primeiros meses de seu lançamento e o jogo também foi lançado em setembro no Gamepass de Xbox e PC, custa-me acreditar, que até o momento tenha passado da barreita dos 10 milhões. Mas sim, é possível, só não vi essa afirmação de vendas em nenhum lugar, sempre o papo é de “players”.
Fallout 4 vendeu 14M só no lançamento e até 2020 vendeu 25M
Pode usar a tua métrica de sucesso “last of us” no Fallout e Starfield?
Flop, bethesda está com vergonha de lançar mais um jogo
Só porque não teve os números do Fallout 4 demostra fraqueza ?
Starfield lançou em 6 de setembro, vendeu em 5 meses o que TLOUS 2 levou 3 anos para vender.
Você que quis que eu fizesse essa comparação idiota, lembre-se disso.
Nunca disse que TLOUS 2 é um flop, vamos recordar o que eu falei:
1) Vendeu o mesmo que TLOUS 1 do PS3 – 10 milhões apesar de ser mais bem mais lento nas vendas;
2)Mesmo com este remaster no PS5 não chegará nem perto do remaster de TLOUS 1 no PS4 – 20 milhões de vendas;
3) TLOUS 2 provavelmente vai estacionar na metade do que TLOUS 1 vendendo no melhor dos cenários 15 milhões de vendas – TLOUS 1 vendeu mais de 30 milhões.
4)O rumo da narrativa do jogo jogou em agravo a continuação do terceiro jogo.
Este é seu último comentário que terá resposta minha.
Starfield estava no PC day one, essa comparação é ridícula!
O PS4 tinha 110 a 120 milhões de vendas.
Menos de 10% de toda essa base comprou o jogo.
Mas o ridículo é o Starfield ter tido venda no PC. Né?
Ah e falando nisso TLOUS 1 foi um fracasso de vendas no PC. Além do jogo ter chegado horrível no port. Não deslanchou.
Outra vez a treta da base? Tu és doutrinado como qualquer bom fanboy… Fonix…
Falar do day one na base do PC pode em efeito de comparação. Mas não se pode falar deste interessante fato da base do PS4 não é ?
Já é a quarta vez que me chama de fanboy. Não existirá uma quinta vez.
Vou sobrepujar esse site, deixar você e suas convicções para sua dúzia de leitores. E achar outro lugar para me informar e dar meus cliques, lugares não faltam.
Nesse caso Saber, tudo de bom… E até uma próxima. Desejo-te felicidades e uma vida feliz.
Mas o facto é que na vida eu sempre disse que a diferença entre um gato e um leão é que num gato poens a mão, num leão não. E quando o leão deixa que lhe ponham a mão perdeu a essência de leão e passou a ser um gato grande.
Tu dizes não seres fanboy, mas a cada afirmação que tens comportas-te fanboy. Repetes a mesma missa de qualquer bom fanboy, não falas mal da Microsoft como qualquer bom fanboy, recusas-te a critica-los como qualquer bom fanboy, e tentas arranjar sempre bodes expiatórios que atirem as culpas para fora da Microsoft, como qualquer bom fanboy. Recentemente até referiste possíveis boicotes aos média devido aos rumores, ignorando a incompetência da Microsoft em os negar, e que isso seria atentar contra a liberdade de imprensa, algo punido por lei com vários anos de cadeia na maior parte dos países democráticos.
Um total absurdo, mas claro. Entre isso ou reconhecer que a Microsoft está a agir de forma danosa, não restavam hipóteses.
Para além do mais recusas-te a ouvir argumentos de terceiros, ameaçaste já deixar de falar para uma carrada enorme de leitores, e está a causar mau estar por nunca mostrares um pingo de isenção, ou aceitação de qualquer argumento.
Contigo eles não conseguem discutir, pois eles tem de aceitar os teus argumentos, mas tu não aceitas os deles.
Quanto à base, lendo a conversa, não encontro referência anterior a ela.
Daí que se tu não és fanboy, então enganas muito, muito bem.
E seja do Carnaval ou não, como disse enganas muito bem.
Não, eu não acredito que você me veio com esse papo de base instalada!!!! Então mais de 90% dos AAA são fracassos monumentais, pois não chegam nos 10 milhões em TODAS as plataformas! Papinho de fanboy doutrinado aqui? Era só o que me faltava mesmo.
sucesso caixista:
starfield com 10 milhões de jogadores em uma base de 170 milhões de usuários (steam + xbox)
fracasso caixista:
last 2 vender 10 milhões de copias em uma base de 120M
É impressionante que até quando vcs inventam essas “regrinhas” para “o xbox vencer a guerra na internet” no final sempre acaba perdendo…
Xbox, o console da vitória que até os seus defensores na internet não querem comprar
Starfield atinge 10 milhões de jogadores e é maior lançamento da Bethesda
https://www.techtudo.com.br/noticias/2023/09/starfield-atinge-10-milhoes-de-jogadores-e-e-maior-lancamento-da-bethesda-edjogos.ghtml
A marca de 10 milhões de jogadores foi noticiada pela conta oficial de Starfield na rede social X (conhecida anteriormente como Twitter), no qual a produtora postou: “Obrigado aos mais de 10 milhões de exploradores de Starfield por criarem o maior lançamento da história da Bethesda“.
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Pois obvio que a MS nunca iria divulgar as vendas, é mais do mesmo
Pronto, Starfield vendeu menos que last of us part 2
Starfield vendeu menos que Fallout 4
Agora eu tb posso dizer igual vc:
“a bethesda não vai mais lançar jogos pq está com vergonha do flop”
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update:
https://www.gamevicio.com/noticias/2023/10/starfield-ultrapassou-11-milhoes-de-jogadores-e-quebrou-o-recorde-de-assinantes-ao-game-pass-em-um-/
Agora vc já pode dizer tb, seguindo o mesmo “padrão MS e caixista” que Starfield
tem 11 milhões de jogadoresvendeu 11 milhões de copiashttp://www.gamevicio.com/amp/noticias/2023/12/starfield-alcanca-a-marca-de-13-milhoes-de-jogadores/
13 milhões meu caro.
Jogadores meu caro. O jogo está no Gamepass.
E eu que comi o que me disseste e até erroneamente aceitei que eram vendas.
O jogo terá vendido bem, sim. Está nos tops do Steam.
Quantos? Não sei!
opa, então segundo a tua métrica continua sendo um Flop?
13 milhões de “players”, não vendas, em jogo single player sem microtransações em uma base de 170 milhões?
Bethesda trocou 14M de vendas do Fallout 4 por 13 milhões de “players” com a dona Microsoft; que fracasso.
Dado que, como tudo o que vem da Microsoft, as vendas estão rodeadas de mistério, pois não há clareza nos números, resolvi investigar isto de outra forma.
Assim, fui ver qual a receita gerada pelo jogo no Steam, e o reportado foi que starfield ficou em terceiro, com uma receita de 250 milhões.
https://www.vgchartz.com/article/459620/baldurs-gate-3-hogwarts-legacy-and-starfield-lead-the-top-grossing-steam-games-in-2023/
Ora pela receita podemos ter uma ideia. O jogo vendeu-se em versões entre os 70 e os 100 dólares. Vamos considerar tudo a 70, de forma a atirar-mos o valor para cima:
E isso dá-nos 3,57 milhões de cópias vendidas. Serão menos, mas este é o valor máximo.
Confundir jogadores com vendas é típico de alguém que gosta de entrar nos esquemas Microsoft e distorcer as realidades.
Fica assim esclarecido!
Queres ouvir, o que EU faria se estivesse na liderança da Xbox?
A situação chegou ao que chegou, pelo que eis a minha dica para reverter a situação da Xbox.
– Definindo uns specs mínimos introduzia a Xbox nos surface, bem como em todos os PCs que o desejassem.
Não sob a forma de uma APP, mas com algo que substituísse a interface gráfica do Windows pela interface da consola, com tudo automatizado, tal como na consola.
Lançava um pc, sob a forma de consola (uma caixa para a sala), mais acessível e destinada aos fans da consola, com o respetivo controlador.
E lançava uma box streaming barata.
Acabava com a consola tal como ela existe.
A nível de software continuava com exclusividades, mas apenas temporárias, e metia os jogos na PS para os rentabilizar.
No fundo a Xbox alcançaria um mercado enorme, e teria uma coisa que não tem agora. Os jogos PlayStation!
No fundo todos os produtos ficariam iguais, com jogos Microsoft no PC e PS, tal e qual como a Sony, sendo que a Microsoft apenas passaria a gerir a consola usando o hardware PC, em vez de hardware dedicado.
Isso dar-lhe ia vantagens competitivas, e mesmo versões claramente superiores nas suas máquinas.
Seria uma win win situation. Onde apenas os fanboys mais acérrimos chiariam, e colocaria a Sony numa posição bastante ingrata pois o seu sistema seria mais fechado.
E com a Xbox no PC qualquer um com uma máquina capaz, facilmente aderia, e até ponderaria abandonar a PlayStation, uma vez que os jogos estão a sair lá, obrigando a Sony a eventualmente fechar-se mais e ficando bem mais restringida na sua atuação.
Mas o que eu sei? Eu sou fanboy… Só desejo o mal à Microsoft. Apesar que na realidade só ando à anos a abrir olhos às pessoas de que, com estas políticas de merda, um dia chegaríamos aqui. E que quem realmente está mal… É quem não quer ver.
Eu iria fazer a mesma conta, mas a receita na Steam não era de 250 milhões e sim de 341 milhões para Starfield. Me corrija se estiver errado, mas no gráfico mostra 341 milhões. Sendo assim, são 4.87 milhões de cópias vendidas. Longe de ser um total fracasso, mas muito longe de ser um sucesso absoluto. Ainda mais para um jogo que prometia tanto e tinha um hyoe monstruoso, que foi gerado pelo mentiroso do Todd Howard durante uma década! E vendo de outro lado, se não foi um fracasso comercial, foi um fracasso em outros aspectos. O jogo foi abandonado até pelos modders fãs da Bethesda.
https://flowgames.gg/modder-famoso-por-skyrim-detona-starfield-mediocre/
https://isp.page/news/pt/equipe-de-modders-de-skyrim-together-abandona-projeto-de-multijogador-para-starfield/
https://www.eurogamer.pt/starfield-na-steam-com-menos-jogadores-do-que-skyrim#:~:text=Dois%20pesos%20pesados%20da%20Bethesda.&text=Starfield%20foi%20um%20grande%20sucesso,um%20outro%20jogo%20do%20est%C3%BAdio.
Posso mandar mais uns 5 links indicando flop em vários aspectos, mas o rapaz aí nunca vai aceitar fatos. Por sinal, parabéns novamente te, Mário. Tua paciência é alho que extrapola e muito o normal.
Eu não vi o gráfico (que refere 235 milhões para o Starfields, os 341 são para o Hogwarts). Fiz uma pesquisa e saiu-me aquele site com valores.
Mas se há um valor mais alto, faz as contas sff, pois eu quero o mais alto possível.
Ah desculpa, Mário. Confundi mesmo. Você esta certo.
Ou seja, para todos os pares do Saber, Starfield é um verdadeiro flop de comercial. Lol
Meu palpite, considerando esse faturamento e que acredito que o jogo não tenha “perna longa” para vender; é que não deve passar de 8M de cópias vendidas.
Tem menos! Muito menos!
“nunca disse que last 2 era flop”
só disse que a ND iria ficar com vergonha de fazer a parte 3.
olha, que canseira…
Não entendi muito bem a ideia de expansão, Mário, você fala no sentido de maior número de jogos chegando em relação ao ano passado? Porque pela receita menor, embora justificável por situações macroeconômicas diversas, houve um encolhimento certo encolhimento, pelos dados que você nos trouxe.
A receita caiu um pouco, mas o número de jogos aumentou brutalmente.
O crescimento referido é relativo ao suporte, que cresceu tremendamente.
Ok, entendido.
O que mais me impressiona são as posições entre starfield e starwars, joguei os 2 e é como comparar pedras e batatas. Starwars não sendo nenhuma obra de arte, consegue ser muito mais jogo, mais divertido, mais interessante, etc. Mas pronto, gostos são gostos…