Segundo os rumores a PS5 Pro já está nas mãos dos criadores de software, e será anunciada em 2024 para lançamento nesse mesmo ano. Sem nada para contrapor do lado da Microsoft a PS5 será uma arma valiosa para a Sony… Mas com um senão que pode ser… um tiro pela culatra!
Uma PS5 Pro lançada em 2024 com a Microsoft a não ter nada planeado para essa altura senão um refrescar com uma versão “Slim” das suas atuais consolas, não haja dúvidas que a PS5 Pro será uma arma super valiosa da Sony para o domínio desta geração.
Mas o senão é simples de se prever… A possibilidade de, perante esta consola, a Microsoft avançar com uma nova geração mais cedo!
Caso a Sony avance com uma Pro em 2024, a Microsoft poderá tentar tirar vantagem disso e prever para 2026 uma nova geração de consolas, o que, à semelhança da Xbox 360, lhe poderá dar a vantagem para a nova geração.
Diga-se que a situação não é simples de ser implementada. Uma nova geração em 2026 não seria tremendamente diferente daquilo que a PS5 Pro pode oferecer em 2024, e com a politica de término das gerações da Microsoft, que trará jogos Cross Gen, e com a Series S a prender a base, a Microsoft teria de tomar medidas muito impopulares, nomeadamente o término do suporte a essa consola, que nessa altura terá apenas 6 anos de vida, dos quais, nos três primeiros anos só viu jogos Cross Gen. Isto para conseguir destacar-se da Sony.
E isto seria afetar cerca de 50% da base de consolas instaladas.
Alternativamente, para que o seu hardware se destacasse, a Microsoft teria de enterrar dinheiro em quantidade no subsidio da sua consola, garantindo uma super máquina, eventualmente com GPU NVidia, o que poderia ser um entrave na retrocompatibilidade, a preço de saldo.
Mas diga-se que a vantagem da Microsoft nesse campo só se traduziria em 2 anos, pois dois anos depois a Sony estaria a lançar a sua consola de nova geração, mais capaz ainda do que a Xbox.
Diga-se ainda que um avanço da geração seria uma admissão de derrota por parte da Microsoft. E isso, colado à sua clara imagem no mercado, que se percebe pela quebra de vendas, implicaria um lançamento cujo sucesso não seria garantido. Claro que teríamos os fans da Xbox todos a correr para a consola no dia 1, mas será que o mercado aderiria em massa a uma nova consola Xbox depois de duas gerações seguidas sem grande sucesso e um abandono prematuro das Séries?
A questão aqui é que uma PS5 Pro abre uma porta à Microsoft ao mesmo tempo que dá uma arma à Sony. Mas como as duas coisas acabam por serem incompatíveis, apesar de tal parecer pouco provável, o certo é que a arma da Sony pode ser um tiro pela culatra.
Situação estratégica interessante, vejo mais problemas: 1) A Sony em 2 anos (2024 – 2026) teria um dominio esmagador em vendas e em base de usuários; 2) O lançamento de novo Xbox em 2026 conflitaria com a proposta de se jogar em qualquer dispositivo, pois o console teria qualidade de processamento que a nuvem ainda não consegueria superar (exigindo um investimento enorme em servidores); 3) A confiança dos jogadores e desenvolvedores ficaria muito abalada o que comprometeria o sucesso que a MS deseja ( a maioria dos jogadores preferiria o PC e a nuvem), os desenvolvedores (terceiros) tem recursos financeiros limitados e não gostam de correr riscos desnecessários.
Bom ponto esse da nuvem… A cloud não estaria preparada para oferecer igual.
Aliás, bons pontos no geral.
Eu desconfio que até lá os jogos da Microsoft viram Multiplaforma! Pois em termos de vendas dr consolas, está péssimo….
Como qualquer outra empresa, a Microsoft quer gerar lucro. E a meu ver só a um caminho para isso.
Depois o problema será, como cativarem os utilizadores a comprar a consola deles?
Com melhor suporte? Com acesso ao Gamepass?
Também vejo dessa forma.
Não vão cativar a maioria a comprar um console de nova geração antecipado. Pelo contrário, vão deixar muita gente é puta da cara! E no meio do desenvolvimento, PS vai estar com uma base de o que? Quase 100 milhões de PS5? Desenvolvedor vai focar em desenvolver no Xbox pra colocar em segundo plano a plataforma que paga os jogos e dá lucro? Só se fossem loucos!
É uma realidade…
Alguns dizem que esse Xbox não seria necessariamente um next gen, e sim, uma versão pro.
Qualquer que seja a solução da Xbox é má… Porque as suas consolas têm de suportar a S.
Mas a nuvem nunca vai conseguir acompanhar hardware local. Streaming evolui, mas o hardware não para no tempo.
Acredito que GTA 6 será decisivo nessa transição. A depender dos ganhos da versão pro. Podemos ver uma consolidação ainda maior do mercado. Diferente do ps4 pro que não teve grandes atrativos. Uma versão 60 fps exclusiva de gta 6 mudaria o mercado.
Mario achei interessante seu ponto de vista. Porém não acredito em um tiro pela culatra da sony, ela está a vender muitos consoles, a vinda do ps5 pro vai ser para ir além do que o ps5 já entrega. Entendo que essa questão tomou essas proporções devido ao anúncio do trailer de gta 6. Com isso vejo uma boa jogada a Sony Lançar uma meia geração para entusiastas de poder, ainda acredito que o ps5 normal irá apresentar uma ótima qualidade nesse jogo, e possivelmente terá um modo performance, a 40 ou até mesmo 60 fps, pois, estamos falando da rokstar uma empresa enorme. Finalizando penso que o ps5 tem muita capacidade e seu hardware se bem otimizado, o que acha Mario?
Tiro pela culatra não quer dizer algo forçosamente muito mau, mas sim algo que traz consequências. É essa a ideia do artigo.
Entendo, só o futuro dirá as consequências. Mais ao meu ver é a Microsoft que sofrerá mais do que a sony, afinal lançar um terceiro console ou mesmo uma nova geração em 2026, já deixa o estímulo de venda de seus consoles muito baixa.
Caso saia um ps5 pro e uma nova gen de Xbox pra mim vai virar uma sopa de hardware no mercado e cada vez mais vamos vendo menos otimização das devs. Isso é o que mais me preocupa. 🙁
Isso a sony não deixou acontecer na PS4. Não vejo motivos para acreditar que seja diferente agora.
Se a Microsoft fizer isso, a Sony enterra sua divisão de consoles, pois, ela já não vende tanto e seu hardware ficará atrás do futuro PS6. Não vai se tornar uma lambança do lado da sony, pois ela está apenas seguindo a receita do que fez com o ps4, já está batendo os 50 milhões de ps5 vendidos, ainda terá muito mais agora com estoques renovados.
A Sony já traçou sua estratégia, é a cada 4 anos lançar um novo hardware. A geração durando 8 anos, pra mim está de boa. Só não consigo imaginar o que a próxima geração conseguirá trazer de realmente inovador pra ser chamada de nova geração.
Na questão do xbox series, lançar uma meia geração não traria benefícios para Microsoft, seus consoles ja não vendem tanto com a Sony indo ao dobro. Penso que com um terceiro hardware, os donos de Xbox series s podem enterrar seus consoles, pois, já não se otimiza tão bem para ele os jogos, se tiver mais um os desenvolvedores vão lançar de qualquer forma. Para a Sony seria 2 hardware diferentes, o que já é de se esperar. O que acham ?
O que acham da análise da digital foundry sobre gta 6? Eles falaram que será provavelmente uma experiência a 30 fps, que dificilmente teremos modo performance e para finalizar ainda acreditam que o ps5 pro segundo os vazamentos de seu hardware por ultilizar a tal arquitetura zen 2 novamente, não conseguirá essa fassanha de 60 fps em gta 6 tbm. Porem um vazador afirma que essa cpu zen 2 terá 4 nm, diferente do ps5 que agora tem 6 nm, o que nos levaria a ter uma cpu mais eficiente e um clok de 4,4 ghz. Além disso esse vazador diz que essa escolha é devido a compatibilidade e que novas arquiteturas como zen 3 e zen 4 não trariam grande benefício. Na sua opinião Mário e seu conhecimento de hardware, concorda com a digital foundry? E esse vazados estaria certo?
Não, não concordo nada…
E acho, mais uma vez, que eles tomam as consolas por PCs.
A PS5 não é Zen 2… É baseada em Zen2.
A Pro ninguém sabe se é Zen2… Porque pode não ser.
Mas mesmo que seja a Pro está a ser concebida com o conceito dos 60 FPS em mente. Esse será o seu conceito principal mais do que 8K.
Daí que haverão diferenças significativas para isso mesmo. Seja Zen 2 ou não!
No entanto eu não sei o que a PS5 Pro vai fazer… Mas que o conceito é 60 FPS em vez de resolução, isso é, e como tal isso estará certamente tudo pensado na concepção.
Entendo mario, mesmo que seja zen 2, sua opinião é parecida a com a do vazador. Por que o zen 2 referido por ele terá 4 nm e uma velocidade de 4,4 ghz, só nisso vemos que é baseado na mesma arquitetura e não será a mesma coisa. A digital foundry não olha esse lado. Eles pensam isso por que o ps4 pro ainda usou a arquitetura jaguar da amd, que é ruim, porém o cpu do ps5 é exelente.
Estão errados. O PS4 Pro efetivamente era também GCN 1.1, mas tinha melhorias da Polaris e mesmo da Vega.
Não era um mero GCN 1.1.
As pessoas olham para um CPU e pensam… Podia ser melhor… Olham para um GPU e pensam… Podia ser melhor. Mas a relação CPU/GPU nas consolas é estudada. O CPU está feito para conseguir o melhor do GPU, e vice versa. Um CPU melhor veria um GPU que não o acompanha e vice versa.
A ideia é que, num jogo o gargalo idealmente aconteça no limite do conjunto e não numa das partes.
Se a consola tivesse outro GPU ou diferente velocidade de relógio, tambem teria outro CPU ou outra velocidade de relógio.
Acredita que o ps5 base pode ter um modo 60 fps ? Ou até mesmo 40 fps. Seria legal a empresa da essa opção em gta 6. Pergunto se Acredita que o cpu do ps5 é capaz.
Por muito potente que seja o hardware, 30 ou 60 FPS depende sempre do que se mete no ecrã.
Perante o que foi visto no video de GTA 6, não me parece que as consolas consigam mais do que 30 FPS.
Tanto se fala que o benefício dos consoles está no preço.Como estará no preço com um hardware daqueles ?
Outra coisa, se a Microsoft decidir usar hardware Nvidia para GPU como ficaria o lado da CPU ? Não me recordo da AMD fazendo uma APU com chip deles antes.
Toda a tecnologia de hardware e firmware dentro da APU atual e suas conexões que existe no interposer é da AMD.
A haver um hardware potente ele só subsidiado, pelo que o custo ao consumidor seria sempre vantajoso. E o APU teria de ir para o galinheiro. Basicamente teria de se alterar muito o conceito para um PC mais acessível em vez de uma consola.
Sempre vantajoso, coloca a situação como de tempo indeterminado. O que não é assim quando nós colocamos na balança o cenário do desempenho junto.
Hardware de console possui assim como qualquer outro a influência da degradação pelo tempo corrido.
Os consoles atuais estão rodando muita coisa já nos 1080p e 1200p upscaled e 30FPS.No tão aclamado Baldurs Gate 3 que estava vendo ontem, por exemplo, eles eram derrubados a 25 FPS.
Praticamente qualquer PC mid end montado com Hardware atual já os deixa para trás em comparação. E a diferença de preço não é notavel como antes.
Isso foi em apenas 3 anos.
Saber… Tu não conheces mesmo as consolas.
Dentro da sua vida as consolas passam por varias fases.
Ano 1- Jogos não optimizados mas capazes a tirar partido da sua performance, na altura ao nível dos PCs.
Ano 2- Começam a aparecer os primeiros jogos com alguma optimização consola.
Ano 3- As consolas começam a ficar para trás face ao PC. As Thirds não as sabem ainda explorar como deve ser e muitas ainda estão a lançar o seu primeiro jogo nas consolas.
Ano 4- Começam a aparecer os primeiros jogos devidamente optimizados consola.
Ano 5- As consolas encontram o seu espaço. Os jogos tiram partido realmente delas.
Ano 6 – Começa a haver algum desfasamento entre as consolas e o PC nos jogos Third. Os First ficam melhores que nunca.
Ano 7- A coisa piora para as consolas, mas sem que verdadeiramente sofram pois os jogos são optimizados e as consolas nesta fase tem grande base de utilizadores e é nelas que está o grande lucro.
Ano 8 – A consola está em fim de vida. Maior desfasamento, mas continuam os jogos devidamente optimizados.
Claro que novos paradigmas podem alterar esta realidade. Mas isto é, mais coisa, menos coisa, o que se repetiu em 8 gerações de consolas.
Para além do mais ninguém, excepto por questões de guerra de consolas, ninguém quer verdadeiramente saber se o jogo está a 1080p upscaled ou 4K. Desde que a imagem seja boa e o jogo fluido, é isso que se quer.
E quem paga 500 euros por uma consola sabe que esse é o compromisso face a pagar 3000.
Agora posso-te dizer que o meu PC de 2012 equipado com um i7 4750k, 16 GB e uma Radeon 290X, na altura topo dos topos de gama, tambem chegou a 2020 obsoleto. E não custou 400 euros como a PS4!
Arranja-me aí um PC de 500 euros que bata a PS5!
Eu deixei bem claro que existe uma diferença de preço ainda no meu comentário, só que essa não é mais tão notável. E todo dia tem se aproximado.
Uma pessoa aqui leva uma uma combinação entre um i5 10400f e uma RTX 4070 por 6000 reais. Uma experiência absolutamente superior em todo e qualquer jogo.
Um PS5 custa de 3905 a 4000.
Há quem vá olhar pra essa diferença de desempenho, diferença de preço de jogos, diferença de assinatura (já que para jogar online tem que ter assinatura no console, e alguns jogos também demandam always on que por sua vez não se joga sem assinatura) e também mas não menos importante diferença de propósito(já que temos vários usos) . E vai optar pelo PC.
Sossega que não vai… Mal saia a Pro a PS5 desce de preço.
Nada do que se está a passar é diferente do que já se passa há 8 gerações.
PC é uma coisa, consola é outra.
Mario estamos falando do que existe hoje. Não do que vai sair daqui 1 ano.
Você me pediu um exemplo e eu te dei mostrando que inclusive a diferenca de preço não está grande.
Pra algo tão mais massivo em desempenho, e algo que é mid end.
Não seja evasivo sobre a situação apresentada.
Tu deste um exemplo que não é igual. Mais 215 reais ou 40 euros e essa diferença aqui dá para uma PS5 digital.
A diferença do que referes são 371 euros.
Mas aqui a PS5 consegues arranjar a 450 euros.
A RTX 4070 mais barata que encontro custa 620 euros, o I5 referido 120 euros. A Motherboard mais 120 euros. Vou em 860 euros ou 420 euros a mais do que custa a PS5 e ainda estou longe de ter o PC todo.
Eu pedi um PC por preço igual. E eu é que estou a ser evasivo?
Logicamente escolhi um pc de venda já montada de uma das maiores lojas brasileiras. Vou analisar o cenário do meu país não do seu.
Se está mais caro aí em Portugal não é na minha competência.
E porque devo pegar o PS5 all digital afinal ? É a maior economia burra. Até levei em conta que comprar mídia fisica, você tem lucro de pagar mais barato no jogo e até revender. Vou pegar para comparações o on disc.
Talvez porque o PC é maioritariamente digital e estamos a comparar coisas iguais?
Ah sim, e na comparação não te esqueça que um jogo PC usado, pelo menos aqui, não tem quase valor comercial nenhum.
E Saber…o teu argumento vale ao contrário, porque quem tem a PS mais cara do mundo é o Brasil, não é o resto do mundo.
Mário estou voltando na moderação quando modifico algumas questões de acentuação dos meus textos passados. Eu não consigo viver sem consertar essas minúcias.
É possivel fazer que a edição seja mais leniente em fiscalizar nesse aspecto.
Desculpa, mas não edito textos dos leitores. A moderação e edição de textos só ocorre em casos de necessidade, e sempre com a indicação de que a mensagem foi alterada.
Penso que terás 15m para editar os teus textos, como todos. Existe uma roldana no canto inferior direito que permite editar.
Não falta mais coisas nessa combinação CPU+GPU?
Memória, armazenamento, Motherboard, sistema de refrigeração, gabinete, mouse, teclado e um monitor. Para quem vai usar o PC para gamers não irá colocar componentes de especificação inferior,logo não será somente estes 6000
Esqueci que com a combinação acima sem uma fonte boa o PC irá servir para nada.
Eu olhei com pouca pesquisa uma máquina completa, só citei os principais ingredientes dela.
Tudo que estava dentro do gabinete está incluso nesses 6000.
O que não está incluso são periféricos e monitor.
Fiz uma rápida pesquisa no site Zoom e a RTX achei de R$1375,35 (Aliexpress, confiável? 0%) a R$6559,99 (sem ser a TI). Do que falei acima da especificação (que na verdade seria também a qualidade), lá tenho a RTX4070 a vários preços se eu quiser qualidade só a GPU estoura os teus 6000 reais.
Isso o Xbox series, por que o ps5 não cai mais tanto devido a patches. Amigo ainda estão otimizando o jogo, tava ruim até no pc um tempo desse. Os consoles estão entregando um bom desempenho na maior parte do tempo, essas quedas são na área do ato 3, que até os pc engasgam nessa região do game.
Não acredito que seja subsidiado, para isso existe a normal, a pro é um extra assim como o vr, tal como aconteceu na geração anterior
Off: dados interessantes sobre o Avatar
1 – não usa o API específico da PS5! E nem o da Xbox, apesar que é feito em DX12 que é partilhado pela Xbox.
Oleksandr Koshlo: We have a custom solution for the BVH on consoles. Since we are not relying on their APIs, we pre-build the bottom-level BVH for meshes offline to get higher quality. Then we built our own custom solution for the BVH in a way that allows us to build the top-level BVH on the CPU – whereas with DXR and existing APIs, the way you do this is that you send all of your instances to the GPU, and the GPU creates an acceleration structure. We rely on caching a lot, and we only rebuild things that have changed. This allows us to actually efficiently build the top level on the CPU and saves us some GPU time on that.
2 – Aplica-se em Mesh Shaders em ambas as consolas. E a diferença de performance aqui quase não existe. Pode ser pelo facto de não usar APIs específicos que ajuda a equilibrar., ou então a Sony está-se a mexer no suporte aos mesmos.
bugaga voltou para o esgoto com os delírios dele de “PS5 capado” pelo visto… não é a toa nenhum DEV, tirando o que falou pra ele em segredo que o PS5 tem clock fake, quer papo com ele…
Engraçado, lançou Alan wake 2 e o xbox teve melhor performance, já falaram que era por causa dos mesh/primitive shares. Passou 1 mes e meio depois, lançam outro jogo que usa também mesh/primitive shares e o ps5 tem performance igual ou melhor que o xbox….. OUCH …
Chama o Fernando pra comentar sobre esse absurdo. lol
Adoraria ver a MS voltando pra Nvidia pra polarizar a gpus também nos consoles, já que a Nintendo não queima dinheiro em hardware pra falar de poder. Acho que isso abriria mais a parceria AMD com Sony nas tecnologias próprias para jogos, o que poderia ser benéfico para ambos do ponto de evolução de tecnologias por parte da e até melhorasse a concorrência das GPUs no PC, enquanto a MS faria isso com a Nvidia, embora a Nvidia não precise tanto, pois costuma ser a pioneira que dita as regras de mercado.
Como já deixei claro nas minhas opiniões anteriores o problema do Xbox, salvo em coisas como o 3rl, nunca foi de hardware, e sim, dos jogos que entrega, e se olhassem para o 360 poderiam facilmente constatar isso.
Sobre a questão da nuvem e a necessidade de um hardware mais poderoso, que não poderia replicar o mesmo resultado da nuvem, e depois que a MS vendeu mais SS que SX nos primeiros anos, acho que embora essa conversa possa interessar a alguns, sobretudo pra flamewar, não penso que seja bem o que os clientes da MS querem, já que a grande maioria optou pelo console de 4Tflops. Por fim, propagandear o Cloud Gaming como a melhor coisa do mundo pra jogar, foi um problema criado pela MS, na geração do Xbox One o Phil disse que o Cloud ampliaria o poder do console por “n” vezes e agora estamos nessa de Cloud é o futuro que já chegou, embora ainda se precise esperar um tempo por esse foguete, se é que me entendem.
off
sei que não se refere ao texto, mas seria uma possibilidade a Bungie assumir last us multiplayer?
Duvido que a Naughty Dog ceda direitos sobre o IP. Se fosse um floor afetaria a imagem da Naughty, quer se queira quer não.
Vi um comentário, na epoca não acompanhava pq jogava no PC, que o x360 saiu um ano antes mas só começou a vender no anuncio do PS3 pq as pessoas estavam esperando o PS3 e com o preço desistiram de esperar.
Se for isso mesmo do PS3, a MS tá ferrada e ninguém vai comprar o novo console deles até o PS6 sair.
https://www.pcmanias.com/o-maior-trunfo-da-sony-e-maior-que-a-playstation-5-e-maior-que-as-consolas/
a sim, nesse caso esse seria o motivo das pessoas esperarem o PS6.
se a MS lançar o xbox em 2026, pra mim, é puro desespero mesmo e acho que o principal motivo é pq em 2027 o xbox vai se ferrar se não começar a faturar
talvez o xbox em 2026 sendo um sucesso, no sonho do phill, a MS deixei ele seguir por mais uma geração.
bom, tem que tentar tudo que pode mesmo até 2027… não acho errado eles tentarem o novo xbox em 2026
Na boa, estamos vendo jogos exclusivos do ps5 fazer uma 4090 chorar pra entregar uma experiência ainda não no nível do console e se caso for verdade esse console Mark Cerny mentiu a Sony mentiu e também o Tin da Epic mentiu. Esses consoles atuais nem mostraram suas forças ainda. Caso seja verdade a Sony pisou na bola, por isso que defendo a concorrência o mundo dos games será igual ao Pc jogos mau otimizados e jogadores dando amém
Cara, explique melhor o que escreveu que eu não entendi “Mark Cerny mentiu, tim da Epic mentiu e a Sony pisar na bola”.
O ps5 não foi o maior salto de arquitetura dos últimos 20 anos parceiro. Então esse salto não durou 4 anos, pra dizer a verdade 2 anos porque os jogos para a atual geração começaram a aparecer em 2022
A PS5 mostrou uma séria lacuna dos PCs. A incapacidade de lidar e descomprimir em tempo real grandes quantidades de dados.
Essa foi a revolução da PS5, que somente se resolveu depois com o Direct Storage.