Uma informação bastante completa sobre o que poderá ser a Playstation 5 Pro acaba de ser revelada. Vamos expor e analisar a mesma:
Segundo a informação, as especificações finais não devem demorar a ser conhecidas pois a Sony está já a enviar SDKs da Playstation 5 Pro para os developers. Mas até lá, eis as especificações que se refere existirem:
- Viola is fabbed on TSMC N4P.
O processo de fabrico é uma necessidade para descer o custo da consola e as térmicas o mais baixas possíveis. Nesse aspecto, nada a dizer face a este processo de 4 nanometros. Aliás 5 ou 4 nanómetros seriam sempre certezas!
- GFX1115
Este é o nome de código do GPU. Também nada há a dizer aqui pois este número não nos dia nada.
- Viola’s CPU is maintaining the zen2 architecture found in the existing PS5 for compatibility, but the frequency will once again be dynamic with a peak of 4.4GHz. 64 KB of L1 cache per core, 512 KB of L2 cache per core, and 8 MB of L3 shared (4 MB per CCX).
O CPU Zen 2 não é uma verdadeira necessidade. A PS5 É Zen 2 e a PS4 era Jaguar, e a compatibilidade está assegurada, o que mostra que desde que os registos internos do CPU antigo sejam mantidos num CPU customizado, a compatibilidade por hardware é possível. No entanto, para uma consola na mesma geração, o manter a compatibilidade interna total parece uma boa escolha. Diga-se porém que o CPU a 4.4 Ghz é um aumento de 900 Mhz face ao CPU da PS5 que se traduz num aumento de 25% de performance. Nada de assombroso e menos que os 33% que a PS4 Pro apresentou! Mas no entanto dado o limite de 4.6 Ghz do Zen 2, este valor parece adequado!
- Viola’s die is 30WGPs when fully enabled, but it will only have 28WGPs (56 CUs) enabled for the silicon in retail PS5 Pro units.
Questionável!
Apesar de a PS5 Pro não ter de ter forçosamente o dobro da performance da PS5 uma vez que a mesma apenas se destina a oferecer mais fps e mais Raytracing, sinceramente apostaria mais em 64 CU com 60 activos. No entanto, dado que os ganhos de performance neste nível de paralelismo são pequenos, os 56 CU na perspectiva da economia fariam sentido.
- Trinity is the culmination of three key technologies. Fast storage (hardware accelerated compression and decompression, already an existing key PS5 technology), accelerated ray tracing, and upscaling.
As funcionalidades de compressão e descompressão não vemos que haja verdadeiro interesse na sua melhoria dado que o conteúdo terá de ser partilhado com a PS5. Já a aceleração Ray Tracing, se´rá conseguida com mais performance de RT, graças a mais unidades de processamento presentes nas Compute Units adicionais, bem como pelo uso de tecnologia RDNA 3 e, quem sabe, RDNA 4, num hibrido de RDNA 3.5.
O upscalisg é que é uma tecnologia em que faz sentido apostar-se e deverá existir hardware dedicado para isso.
- Architecture is RDNA3, but it’s taking ray tracing improvements from RDNA4. BVH traversal will be handled by dedicated RT hardware rather than fully relying on the shaders. It will also include thread reordering to reduce data and execution divergence, something akin to Ada Lovelace SER and Intel Arc’s TSU.
Acabei de escrever o parágrafo de cima sem ter lido este. Mas a realidade é que ele confirma o que é espectável para a consola. A reordenação de comandos e divergência de execução é que são novidades de peso, que trarão capacidades adicionais à consola.
- 3584 shaders, 224 TMUs, and 96 ROPs.
A parte dos Shaders e TMUs volta a ser questionável pois estes são os valores para 56 Compute Units. Como referido, acreditaria mais em 3840 shaders, e 240 TMUs. Mas como referido, a diferença de performances entre 60 CU e 56 CU deverá ser negligenciável, pelo que a nível econômico, os 56 CU até fazem sentido.
- 16GB of 18 gbps GDDR6. 256-bit memory bus with 576 GB/s memory bandwidth.
Naturalmente que mais RT requer mais largura de banda. Esta opção permite manter o bus e a configuração da RAM, aumentando a largura de banda. Acredito ainda que existirão 4 GB adicionais de RAM para o OS, pois o RT mais elaborado requer mais RAM.
- The GPU frequency target is 2.0 GHz. This lands the dual-issue TFLOPs in the range of 28.67 TFLOPs peak (224 (TMUs) * 2 (operations, dual issue) * 2 (core clock)). 14.33 TFLOPs if we ignore the dual-issue factor.
Estes Flops estão calculados para o RDNA 2. Com o RDNA 3, o valor tem de ser multiplicado por 2.
A questão aqui é que a frequência do GPU não faz sentido. De forma alguma o GPU pode ser mais lento que o da PS5, pois isso quebraria todo o intuito da compatibilidade por hardware. Nesse sentido o GPU terá de correr a pelo menos 2.2 Ghz. Mas com os ganhos energéticos do RDNA 3, o mais certo é que possa ir aos 2,5 Ghz ou até mais.
- 50-60% rasterization uplift over Oberon and Oberon Plus, over twice the raw RT performance.
Estes valores são garantidos perante o número de ROPs, e mesmo tendo em conta a performance RT aqui estimada para 56 CU a 2 Ghz.
- XDNA2 NPU will be featured for the purpose of accelerating Sony’s bespoke temporal machine learning upscaling technique. This will be one of the core focuses of the PS5 Pro, like we saw with checkboard rendering for the PS4 Pro. Temporally stable upscaled 4K output at higher than 30 FPS is the goal.
Aqui é que a porca torce o Rabo… Porque o NPU XNDA 2 não existe oficialmente nos CPUs Zen 2. Claro que aqui o CPU é customizado, mas este dado leva a acreditar num CPU Zen 3 ou 4, sendo que a o Zen 4c seria o candidato ideal!
- September 2024 reveal
Provavel!
Eu duvido que terá um PS5 pro tão bom assim. O custo disso para consumidor final seria muito alto, mesmo subsidiado. Vamos esperar até novembro, se não sair é mais provável que nunca sairá.
E depois do vazamento do PS5 com 13 TFlops, não duvido que seja “fake”. De qualquer forma, não vejo como impossível uma GPU nas especificações próximas a uma 6800, já que essas GPUs já estão na faixa de preço aproximada de uma 5700 à época do anúncio do PS5. Ao tempo que não duvido de uma GPU com ao menos 16 Tflops se forem os mais conservadores possíveis com mudanças no hardware.
Mario também tenho minhas dúvidas quanto ao cpu zen 2 que possivelmente terá o ps5 pro. Digo isso por que segundo um vazador, não será um zen 2 comum, ele virá na litografia de 4nm, e trará mais eficiência e tecnologia presente em outras arquitetura recentes zen 3 e 4,
já queo presente no ps5 é de 6 nm . Portanto acredito que será uma cpu bem capaz. Oque acha?
Basta ver que o chip de AI XNDA2 não funciona com o Zen 2, mas está indicado como vindo a existir. Só isso mostra que se realmente for um Zen 2, ele estará altamente alterado!
A questão é que não precisa de ser. Basta ver que a PS5 também tem retro compatibilidade com a PS4 e não é Jaguar.
Mark Cerny falou que a retro compatibilidade foi bem difícil e demorou anos pra ficar boa, não sei se eles fariam esse esforço novamente pra lançar esse PS5 pro.
Inclusive feito testes jogo por jogo, e agora além do PS4, teria que testar os jogos antigos de PS5.
Uma vez encontrada a formula…
Mas seja como for, mesmo RDNA 2, será um CPU altamente alterado.
Continuo não acreditando na existência de um console de meia geração.
Ainda mais por conta das vendas do PS5 estarem absurdamente maiores do que as da concorrência. E pra falar bem a verdade, mesmo o PS5 já dando lucro por unidade vendida, é muito certo de que não haverão reduções de preços no console.
“Infelizmente” pro consumidor, a Sony está nadando de braçada a frente das vendas, e mesmo com o Series X U$ 100 mais barato as coisas devem continuar assim.
Motivo?
A concorrência ainda insiste em colocar seus jogos exclusivos em Day One nos PCs, que por muitas vezes nem extraem o máximo dos consoles, pra poder rodar bem em GPU’s série 10 da NVidia.
Já a Sony mesmo não extraindo tudo do PS5 como fez no PS4, você ainda precisa de um console da empresa pra jogar Tlous 2, Gow Ragnarok, Ghost of Tsushima, Horizon Forbidden West, Ratchet and Clank, GT7 e Spiderman 2. E sim, essa velha fórmula ainda vende muitos consoles, porque o mais importante nessas máquinas são seus jogos.
Essa conversa toda de console de meia geração aí, Jajá vai se transformar em rumores do possível hardware do PS6.
O motivo pelo qual não se extrai ainda tudo da PS5 é o mesmo que nesta fase da vida, não se extraia tudo da PS4.
Bom, já falei aqui acerca do desenvolvimento em paralelo para PC.
No PS4 quando os jogos não saiam pra PC, em pouco tempo teve Bloodborne, Horizon Zero Dawn e Uncharted 4.
Porque naquela época não havia preocupação de um futuro port pra PC.
Hoje essa preocupação existe, e todos sabemos que port pra PC tem que rodar no maior número de configurações possível, pra assim se tornar economicamente viável.
Por esse motivo, os 3 primeiros anos do PS5 não chegam nem perto dos 3 primeiros anos do PS4.
Os jogos PS5 não são criados a pensar no PC. Por isso é que existe um estúdio à parte que faz as conversões, re-escrevendo código se for preciso. As vendas no PC são residuais face às da PS, e estão em queda a cada novo lançamento. Sinceramente, pelo menos no atual modelo, questiono se o lançamento no PC continuará no futuro.
Os três primeiros anos da PS5 foram diferentes dos da PS4 pelo facto de existirem jogos Cross Gen. Ou seja, sentes tinhas o jogo PS3 e um outro PS4, agora tiveste o jogo PS4 em ambas, apenas com mais resolução e fps na PS5. E isso é que te deu essa ideia. O PC não teve nada a ver com isso.
É… Uma parte dos vazamentos provaram que eu não estou totalmente errado. Os ports pra PC já estão sendo desenvolvidos em paralelo.
E sim, isso não deixa que os desenvolvedores tirem todo potencial do console.
Onde viste isso? Podes linkar para o documento em causa?
Creio já ter percebido onde queres chegar, e agradeço teres abordado a questão assim!
Realmente eu mesmo estou surpreendido, e isso vai ter de dar o que falar no futuro!
Então Sr. Mário, podes até me chamar de pessimista.
Mas eu praticamente já desisti dessa atual geração de consoles.
Eu assim com muitos, não sou um avido comprador de jogos na data de lançamento, e poderia muito bem esperar até 2 anos para que os jogos da Sony saiam na Steam, ou no serviço da PSN.
Se notarmos essa geração além de ter o fator Port pra PC embutido, ela se assemelha ao que os serviços de streaming fizeram com o cinema.
Onde, tem existem filmes indispensáveis de se ter uma experiência no cinema, como Avatar 2 por exemplo. E em contra partida, tem filmes como The Marvels, o qual não gera hype suficiente pra ir ao cinema e pode muito bem ser aguardado em seu lançamento em streaming.
Sinto que com os jogos está acontecendo o mesmo, vide a enorme diferença de vendas de Horizon Zero Dawn que vendeu quase 3 vezes mais que sua sequência Forbidden West.
Será que com Spiderman 2 vai ser diferente? Acho difícil.
A Sony explicou a questão das vendas com a disponibilização na PSN.
E fez um relatório sobre a canibalização das vendas com o serviço.
Creio que tenho um artigo sobre isso para sair.
Em resumo desta análise fiquei sem perceber se realmente se justifica esperar para comprar a PS5 Pro? Estou a pensar em comprar brevemente a PS5 e estou indeciso se o faço agora ou aguardo?
O conceito da Pro vai ser diferente da PS4 Pro. Aqui a ideia não é uma a 4K e a outra a 8K. Aqui a ideia é a resolução base subir, os fps aumentarem, e o RT ser melhorado.
Quanto a esperar… Se a ideia é comprar já, compra! Porque neste momento a consola ainda é apenas um rumor, e estar à espera de algo que pode não existir, não faz sentido!
Eu já discordo do Mário. Onde a fumaça, afogo. Esperaria com certeza o Pro.
Tudo se resume ao tamanho da APU…
E pode ser Zen4c mesmo… afinal teria upgrade bem maior para focar em aumentar FPS, se a compatibilidade não for um problema.
Pá… eu não sei qual será… mas por ter alguma lógica também apostaria no Zen 4c…
Afinal entre resolver os problemas de timmings ou resolver os problemas de adaptar o XNDA 2 ao Zen 2, não sei qual é pior.
Mario ter IA acelerada pelo processador( cpu) ajudaria a ter esses 60 fps de base nesse tal PS5 pro ? Por que a gpu rdna 3 já tem chip de IA na sua arquitetura, aí ambos impulsionaram os jogos, ainda mais com a chegada de gta 6. O que acha ?
Fique tranquilo, jovem. É óbvio que se uma Ps5 pro existir ela vai rodar GTA6 a 60Fps. Não faria sentido ser diferente disso.
Existem dois fatores para duplicar os fotogramas. O CPU tem de processar a física e a geometria ao dobro da velocidade, e o GPU tem de ter capacidade para processar tudo em metade do tempo.
Ora no CPU, a parte que processa a físicas e geometria é apenas uma percentagem do processamento total do CPU, pelo que para duplicares isso, não precisas do dobro do CPU, mas apenas de acrescentar outra percentagem igual à dedicada a esse processamento.
Isso consegue-se de muitas formas. Uma cache melhorada, uma interligação entre cachês (estilo Infinity cache), aumento do número de registos no co-processador matemático, aumento da velocidade de relógio, aumento da eficiência interna com um processador híbrido que use tecnologias de outros mais recentes (como fez o da PS4 Pro), etc, etc.
O GPU é ainda mais simples. Mais MTUs, mais CUs, mais largura de banda e um chip de IA como o XDNA 2 que implemente uma solução proprietária da Sony de reconstrução de resoluções e fotogramas (dispensando a largura de banda).
A PS5 Pro está a ser concebido com isso em mente!
off: rumores empurrados pelos fanboys do xbox no twitter
ontem:
“Sony vai bloquear a revenda de mídia física”
Acharam o TOS da Sony, que desde 2013 diz “proibir a revenda de jogos”
hoje:
“xbox one estava a frente de seu tempo”
@Kotaku
Xbox’s Biggest Flop Was A Decade Ahead Of Its Time
https://twitter.com/Kotaku/status/1736754080641610081
============
Minha previsão?
Essa semana a MS anuncia o SX sem mídia física
O processador mesmo com este overclock para 4.4 Ghz ainda não supera o desempenho do R7 3700X (ele tem um L3 de 32MB) .
Dentro do processador o que é mais sensível a mudancas que pode resultar em desempenho é aumentar as caches. Até mais que ampliar as frequências.
Eu já disse aqui que a subida das frequências NÃO é proporcional ao ganho de desempenho. Esqueçam esses 25% de ganho na CPU. Por terem subido as frequências 25%.
Uma GPU com tantas UC (56) vai trabalhar mais perto do que o Xbox Series X trabalha, explorar mais paralelismo que ganhos por frequência, acredito seriamente que deva ter frequencias iguais ou menores que a do PS5 base.
Deram um trato na banda subindo de 448Gbs para 576Gbs, aqui também é uma parte sensível para aumento de desempenho do conjunto.
E quanto a parte da possível intervenção de IA via hardware estou completamente cético.
Oportunidades perdidas > Aumentar a cache L3 do processador, introduzir arquitetura X3D, utilizar da arquitetura da GPU com advento do infinity cache.
O CPU vai apenas ter o ganho que se entender como necessário face ao que a Pro pretende dar.
Ao contrário do PC onde o RT depende muito do CPU, na consola não, pelo que o ganho necessário é apenas para acomodar a percentagem de processamento dedicada à física e geometria que terá agora de lidar com 60 fps.
A questão é que o motivo pelo qual a PS5 não tem dado 60 fps mais vezes não se prende com o CPU, mas com o GPU, pelo que o NXDA 2, a existir, vai garantir os fotogramas extras.
O cenario em que se gasta menos processador é elevando as resoluções, texturas e modelos, deixando os jogos virados na GPU.
A partir do momento que a ideia seja ter maior framerate na gameplay com uma resolução menor, como os modos performance apresentam. Tudo se torna dependente da CPU. Afinal é mais desafiador do ponto de vista de drawcalls que são feitos por ela.
Diria que esse console está mirando mais rodar no modo qualidade (descrito no primeiro parágrafo, que o performance do segundo).
Porque senão teriam investido em uma CPU muito superior.
É aí que entram tecnologias IA estilo DLSS 3 ou FSR3. Que a consola deverá ter apoiada no seu chip de IA. Onde aumentas os fps sem precisares de CPU.
Começamos a entrar justamente no mundo de desafios em volta da AMD.
O FSR não rivaliza a altura com DLSS. Ele perde em qualidade e desempenho quando faz o upscale de uma imagem de menor resolução. Fato.
Eu tenho ceticismo na capacidade da AMD criar um “DLSS deles” já com competência para rivalizar a altura a Nvidia.
Tal qual não conseguiram criar um Ray Tracing a altura, mesmo vindo muito depois.
A Nvidia vem trazendo DLSS em hardware especializado desde 2019. Já faz 4 anos que eles estão debruçados trabalhando nisso, refinando,talvez até
mais tempo.
Existe ainda o fator das RTX 4000 terem mostrado o frame generator, literalmente um quadro gerado prevendo o futuro do movimento em tela do jogo, ganhando também desempenho.
Por isso a PS5 não vai usar a solução software da AMD mas ter o chip de IA XNDA 2, basicamente semelhante aos tensor Cores que vai implementar uma solução proprietária da Sony.
Mário. Você acredita que a Sony tem investidura e conhecimento de área de semicondutores ? E expertise em GPUs e suas tecnologias ?
Isso parece ser completamente utópico.
Tudo o que acontece dentro das APUs da AMD são da AMD. Os chips, os interposers (conexões), os stackings de cache, os firmwares, as tecnologias envolvidas. Mesmo a TSMC tendo o lado fabril.
As APUs custom da AMD seguem as especificações,requerimentos e objetivos (de desempenho, consumo energético e outros…) demandados pelo cliente então a AMD faz o design do projeto, registra a IP que é toda sua, e terceiriza produção.
Lol… Tu não conheces mesmo a Sony…
Respondendo à tua pergunta, SIM a Sony tem uma divisão de semicondutores. A SSS, ou Sony Semicondutors Solutions.
Expertise em GPUs e tecnologias:
O número de patentes que eles têm nessa área é absolutamente absurdo.
Eu algumas patentes na área dos GPUs
https://arstechnica.com/gaming/2022/02/how-sonys-new-patent-filing-could-speed-up-playstation-ray-tracing/
https://www.tweaktown.com/news/83354/sony-publishes-dual-gpu-playstation-patent-on-wipo-database/index.html
Eis uma lista de patentes da Sony.
https://patents.justia.com/assignee/sony-corporation
Sobre o chip de IA:
https://gamerant.com/ps5-pro-rumors-patent/
Sobre como a PS5 emula por hardware o Jaguar, e como um Zen4 pode emular um Zen 2 (CPUs).
https://hokanko-alt.com/archives/54822370.html
Tudo patentes Sony.
https://hokanko-alt.com/archives/54822370.html
Eu pesquisei sobre a SSS. Não há nada de surprendente feito tal como outras gigantes dos semicondutores.
A maior parte de seus produtos designa sensores e equipamentos foto sensiveis (voltados a câmeras).
Cite alguma tecnologia deles dentro dos chips da AMD.
A arquitetura IA XDNA é selada como um trademark de rede neural da AMD. Vai inclusive ser lancada nas proximas apus Strix Point.
https://www.amd.com/en/technologies/xdna.html
O que vejo é nas camadas de software e drivers acima.
Sony não fabrica APU,CPU ou GPU. Ela os consome.
Eu citei patentes… Que definem metodologias de funcionamento. O resto é AMD. A AMD tem a sua divisão de customização que fabrica os produtos usando a sua tecnologia, mas moldado aos desejos do cliente.
A Sony apenas altera as coisas, de forma a montar situações inéditas. Basicamente ela altera e personaliza o hardware da AMD adaptando-o às suas necessidades.
O GE da PS5 é um exemplo. A Sony lançou uma patente do Cerny, sobre uma alteração nos estágios de Rendering que faz o Culling bastante mais cedo.
Isso foi usado na PS5, e desenvolvido depois de forma mais completa no RDNA 3. Basicamente a Sony apenas usou o hardware da AMD, alterando-o.
O que a Sony vai fazer com o RT é a mesma coisa, vai pegar no que a AMD tem, e alterar de acordo coma sua patente de forma a melhorar as performances.
O chip de IA é da AMD, a Sony só lá vai é meter a sua solução implementada para Reconstrução de imagem e fotogramas, usando o seu software de IA.
O mesmo se passou com o esquema borboleta da PS4 Pro. A patente é da Sony, mas o hardware é AMD.
Passou-se com a virtualização interna no CPU dos timings de outros CPUs. A patente é Sony, a implementação é AMD.
Se o que estás a dizer é que a Sony não cria o hardware, sim, isso é verdade, ela apenas define o funcionamento que quer, e deixa os fabricantes fazer usando a sua tecnologia. Mas as patentes são reais. E estão aplicadas nas consolas.
Conceitos como o Huma, Garlic, Onion, GPUs em borboleta, marcadores de cache, GE, Cache scrubbers, Motores de Coerência, e outros viram a sua primeira implementação em hardware Sony, e baseados em patentes ou trabalhos em regime de Open Source da Sony, ou que incluíram a Sony.
se a sony tem a patente, é ela quem fez e ela é a dona
se teve patente de algo da sony, ela que fabricou.
Mário o que você pensa sobre esse comentário ?
Quem realiza o design dos chips é a AMD e a linha de produção é da TSMC.
É certo que a TSMC não detém nenhuma IP de seus vários clientes (Apple,Intel,AMD, Nvidia).
Agora, a AMD não detem a IP de tecnologias que estão dentro dos seus próprios chips ? Como assim ?
Essa suposta tecnologia de DLSS está a nível de software para um hardware já existente, certo ?
Antes do mais as minhas desculpas a todos pelo demora na moderação. Hoje foi um dia complicado.
O Design dos chips AMD, criados para a AMD é criado pela AMD.
O design dos chips AMD criados para terceiros é criado pelos terceiros
A AMD detém a IP das tecnologias dos seus próprios chips.
Os chips AMD criados para terceiros contém tecnologias suas e tecnologias de terceiros.
A AMD é uma empresa que concebe chips para si e para terceiros, moldando-os às suas necessidades. Isso inclui adaptar a sua tecnologia a patentes de terceiros, inserir na sua tecnologia tecnologia de terceiros, e tudo o mais que se entenda necessário à criação dos chips personalizados que a AMD oferece.
O único que a AMD impõem é que a base tecnológica seja a sua.
A tecnologia de DLSS que se refere baseia-se num chip de IA da AMD criado para os Ryzen (não me recorda agora se o 3 ou o 4), que irá executar uma software de IA proprietário da Sony.
Cara tu é chato a parada ainda nem saiu para analisarmos e ver o que foi implementado. A amd que cria e desenvolve o produto aos desejos dos seus clientes, sendo que é um soc modificado baseado em uma determinada arquitetura, sendo que a sony pode alterar o que ela desejar. Visto isso esses rumores me parecem possíveis.
Tu não pesquisastes direito lol. A Sony tem patentes sobre amostragem de imagem estilo dlss. E a amd já está desenvolvendo suas tecnologias nesse sentido. Então logo acaba esse papo de fanboy de nvidia que a amd não está na altura. A empresa briga na parte de cpu e gpu, e ainda achas pouco.
A AMD não está a altura. Acorda para realidade.
Isso foi disto durante anos e anos face aos processadores da Intel… E olha agora!
Mano o cara que vazou essa informação já falou que mesmo que use a mesmo arquitetura zen 2, não será o mesmo do ps5 base, ele virá com várias modificações. São rumores por enquanto, temos que aguardar
Amigo a cpu não é mesmo do ps5 base, é uma litografia menor são rumorizados 4 nm, diferente do atual 6nm. Além disso vai ser baseado em zen 2 ou até outra mais recente. Relaxa quanto ao teu ceticismo, pois teu comentário não faz muito sentido.
Off: Tudo que eu queria da Microsoft era um portátil que rodasse jogos nativis como o Steam Deck ou Rog Ally e se conectasse com a conta do Xbox do usuário! Isso seria um sonho! O Xcloud é bom mas está longe de estar bem acabado!
Será que não daria pra fazer um Xbox series S portátil não? Seria interessante.
Paulo, tudo da Xbox, inclusive Gamepass e Cloud, você pode ter nos portáteis de PC. Obviamente que só precisa configurar, há deles com Windows inclusive, é só botar o app do gamepass pra iniciar automaticamente. Suas conquistas irão todas pra sua Gamertag.
https://www.youtube.com/watch?v=cVtuDs2IVVk
https://www.youtube.com/shorts/7EH6wuzr1oI
O Steam Deck e a Rog Ally correm os jogos nativamente. Basta assinar o Gamepass.
Tudo o que sai na Xbox sai no PC. Não há exclusivos.
É que ele quer da MS, Mário. Ele só quer que venha estampado a logo do Xbox no portátil. lol
A forma mais rápida que sugiro é que use impressora 3D, imprima e cole lá um.
MS se for sair do mercado de consoles tem que ser devagar e inventar que “xbox agora é app na TV” para esses caras
Se sair de uma vez igual a Sega, irão ficar 20 anos traumatizados enchendo o saco lambendo qualquer concorrente da Sony que aparecer dizendo que a Sony malvadona obrigou a MS a gastar 100 bilhões no xbox e falir a divisão…
É só uma questão de conveniência! No Steam Deck e Rog Ally eu posso jogar qualquer jogo da minha biblioteca! Mas eu já comprei eles e tenho progresso em outra loja, no caso a Xbox Live! Se eu fosse jogar um jogo nativamente em um desses dois eu teria que comprar esses jogos de novo e perderia minhas conquistas!
Depende, se vc comprou jogos “PlayAnyware” na loja da Xbox/Microsoft vc joga tanto no Legion Go (Windows 11) quanto no Rog Ally (Windows 11), de certeza, no Steam Deck é que acredito que possa ter alguma dificuldade, pois o SO é GNU/Linux.
Mas daí, pra jogar jogo antigo de xbox que não seja Play Anywhere vc guarda seu console. Pra Gamepass, qualquer um deles serve sem problemas.
É só uma questão de conveniência! No Rog Ally ou Steam Deck eu posso jogar qualquer jogo da minha biblioteca! Mas eu já comprei e tenho progresso em outra loja, no caso a Xbox Live! Se eu fosse comprar um desses dois eu teria que adquirir de novo o jogo que eu comprei na Xbox Live!
Não, no Rog Ally vc tem o Windows normal que acessa qualquer jogo Play Anywhere. E a MS não garante compatibilidade pra jogos que não sejam Play Anywhere, isso quer dizer que se você comprou um jogo no Xbox sem ser Playanywhere quando vc comprou ela não garante a compatibilidade com PC ou Console. Eu por exemplo tenho Halo Collection digital no Xbox, mas não tenho no PC, porque à época o Collection ainda não era Play Anywhere, e isso acontecerá com qualquer coisa do tipo. Jogos em disco também você perderá compatibilidade com um portátil por questão física mesmo.
Desculpa Mário, mas essas tuas opiniões estão ficando fluidas. Muda de acordo com a necessidade
https://www.pcmanias.com/baldurs-gate-3-o-exclusivo-ps5-ofertado-pela-microsoft/
O desconheceres as coisas não me faz mudar de opinião ou as ter menos fluidas.
O jogo era multi, sem exclusividade ou exclusividade consola. A Xbox o que ofertou ali foi um exclusivo consola.
Comentas que o xbox não tem exclusivo e cria um artigo dizendo BG3 era exclusivo temporário do PS5 mesmo o saindo para PC
Contextos diferentes.
Um caso falava-se da PS5 e Xbox, e há exclusivos consola.
O segundo caso falava da Xbox e do PC. E não há aqui exclusivos Xbox.
Sim! Mas é por streaming! Via o app do Game Pass! Eu queria algo nativo com hardware dedicado pois atualmente funciona muito melhor!
O que é por Streaming? A Steam Deck e a Rog Ally correm os jogos nativamente. Os jogos Xbox saem todos para PC.
Não precisas de Xcloud para nada!
Sim, eu sei! Mas eu queria jogar os jogos na minha conta do Xbox! Não estou falando dos exclusivos do Xbox, mas de toda a minha biblioteca! Se eu for jogar um jogo no Steam Deck ou Rog Ally nativamente eu terei que comprar em uma loja que não seja a Xbox Live onde estão todos os meus jogos! Isso é inconveniente pois eu teria que comprar um jogo que eu já tenho porque o aparelho não tem suporte a Xbox Live!
Como eu já falei, se vc comprou digital Play Anywhere você tem esses mesmos jogos já comprados no Marketplace da MS/Windows. Eu, por exemplo tenho, Forza 3 e 4 no Xbox e PC, Forza 7 no xbox e PC…
Off: Por vezes as pessoas acham que a Xbox estar mal no resto do mundo é pouco relevante pois o mercado dos EUA é o principal com um mercado potencial quase igual ao do resto do mundo.
O que é esquecido é que nos EUA a PS5 também vende mais, e no resto do mundo a Xbox não está a vender bem.
Para uma ideia nos EUA até agora venderam-se cerca de 19 milhões de consolas PS5. As vendas globais foram de perto de 49 milhões. Ou seja, o resto do mundo vendeu cerca de 30 milhões.
O resto do mundo certamente já não parece tão insignificante agora, certo?
No que toca aos first party, com excepção dos físicos, que nunca poderias jogar numa portátil pois não tem leitor de BD, desde 2015 que se tens o jogo na Xbox, ele está disponível no PC gratuitamente. Basta fazer login com os dados da conta.
Os outros… Não me recorda se acontece o mesmo pois na Xbox basicamente só jogava exclusivos.
Não, você acessa o Gamepass de PC, baixa jogos e roda como no PC, e também pode usar Cloud, opcionalmente. Abre o App de Xbox e Gamepass num PC que você vai ver o que já está na sua biblioteca de PC e também estaria nos portáteis.
O rumor tem uma base tecnológica que faz sentido, e uma outra que não faz absolutamente nenhum sentido, o que leva a crer que ou misturaram o PS5 Pro com o que a Sony espera para o PS6, ou o rumor é uma invenção.
Já não faz muito sentido um console Pro quebrar o pipeline de Ray Tracing, e faz menos ainda ter uma solução dedicada de IA para upscaling que diverge 100% do que é feito no console base.
Vocês reclamam que o Xbox Series S é um problema e ele é apenas mais fraco que o Series X, agora o PS5 Pro se tornaria um pesadelo para os desenvolvedores por uma quebra tecnológica sem precedentes na mesma geração.
O Xbox One X por mudar o esquema de memória e unificar tudo no GDDR5 foi um problema para o One e a ESRAM, o que fez com que desenvolvedores terceiros negligenciassem o console padrão, que era o único diferente no mercado. Ao final da geração passada, era brutalmente visível o quanto um Gears 5, um Forza Horizon 4 e 5 poderiam fazer no console base, em comparação como nível dos ports multiplataforma.
O que vocês acham que aconteceria agora? Que os desenvolvedores vão criar jogos para PS5, Series S e X e depois fazer uma versão específica para PS5 Pro aproveitando as tecnologias novas que vão ter extensões próprias na API?
Ou a Sony vai criar uma camada de abstração que seja invisível para os desenvolvedores?
O checkerboard rendering não era invisível, mas os devs não precisavam fazer o mesmo no PS4, pois ele sempre visava resolução nativa. No PS5 o dev vai ter que suportar FSR, TSR, TAAU, checkerboard ou qualquer outra coisa temporal, e depois uma solução de IA dedicada da Sony no PS5 Pro. Ninguém vai fazer fora estúdios first party da Sony, e só isso é motivo de sobra para não apostar nesse tipo de tecnologia em um console pro.
Estamos a uns 7 anos no mínimo ouvindo desenvolvedores falara que os jogos ficaram mais caros e muito mais complexos de produzir. Já deveria ser hora de ter mais ceticismo com esses rumores exóticos.
Não temas Fernando… Porque faz todo o sentido.
Primeiro: O pipeline de Ray Tracing é o mesmo. Apenas mais capaz. A ideia é apenas apresentar melhor Ray Tracing!
Segundo A solução IA para Upscaling faz tanto sentido como a PS4 Pro ter o Rapid Packed Match para fazer upscaling. E sim a PS4 base, tambem fazia upscaling sem ele.
A PS5 Pro será apenas uma PS5 com mais capacidades. Tal como foi a One X e a Pro!