O jogo, apresentado na TGA, e ainda sem data de saída, não sendo previsto antes de 2028, será realizado pela Arkane Lyon, um estúdio Microsoft. Nesse sentido, quando apresentado foi pela Microsoft a expectativa era de que este fosse um exclusivo Xbox. Mas a exclusividade está longe de confirmada.
Apesar de a apresentação de do jogo baseado na caçador de vampiros Blade da Marvel ter sido apenas um vídeo que provavelmente nem será mantido no jogo, sem qualquer cena ingame e apenas um trailer algo básico, mostrando que o jogo se encontra ainda numa fase muito inicial do seu desenvolvimento, pela personagem em questão (é uma personagem menor da Marvel mas que possui bastante carisma pelos filmes que foram criados em tempos), este foi dos títulos que mais atenções chamou na The Game Awards.
Produzido pela Arkane Lyon, e apresentado pela Microsoft, era lógico pensar-se que estariamos perante um jogo exclusivo Xbox. No entanto, ao contrário do que vimos em SpiderMan ou Wolverine, onde os vídeos deixavam bem claro que estávamos perante exclusivos Playstation, aqui nada foi colocado no vídeo sobre o jogo ser exclusivo Xbox. Aliás diga-se mesmo que não foram sequer indicadas as plataformas em que o jogo vai sair.
Naturalmente esta situação deixou dúvidas no ar. Estaremos ou não perante um futuro exclusivo Xbox?
Naturalmente que alguns media mais fervorosos imediatamente deram o jogo como exclusivo, mas tiveram depois de se retratar pelo simples facto que essa confirmação não chegava de lado nenhum! Nem da Microsoft, nem da Bethesda, nem da Arkane. Basicamente, todos eles, quando questionados sobre a exclusividade, ou não, do jogo, nada referiram, recusando-se a comentar.
Bethesda has declined to comment when asked about Blade and Xbox exclusivity
➡️ https://t.co/hoMBW7Vl27 pic.twitter.com/O3hFCYfU6t
— Shinobi602 (@shinobi602) December 8, 2023
Basicamente o vazio de informação foi a nota dominante! E a questão ficou no ar! Será Blade um exclusivo Xbox, ou irá a Arkane ter de desenvolver uma versão Playstation? Recorde-se que o detentor do IP é a Marvel, e esta está interessada em um sucesso, e em vendas (lucro), pelo que a Microsoft, apesar de estar a desenvolver o jogo, terá sempre de acatar aquilo que a Marvel decidir.
Perante esta dúvida, eis que surge alguém a explicar o motivo de todo o secretismo.
A pessoa em questão é Alex Smith, um programador que já trabalhou na Sony, na Bend Studio, e que também já passou pela Ember Lab. E segundo ele, na presente data, o jogo está a ser realizado como multiplataforma, por exigência da Marvel.
Este explicou que nos contratos firmados com a Marvel pós 2022, todos os jogos com a sua temática, terão de ser multiplataforma. Isso inclui Blade, Capitão América e igualmente Pantera Negra e Homem de Ferro que estão atualmente a ser desenvolvidos pela EA.
Quanto a Wolverine, o contrato foi fechado antes de 2022, altura em que a Marvel surgiu com estas exigências, motivo pelo qual o jogo é exclusivo Playstation. O mesmo se passa com Indiana Jones que será exclusivo XBox.
Já sobre SpiderMan, este refere que a coisa é mais complexa pois a Sony também tem direitos sobre a personagem, daí que há algo nebuloso no trio Sony/Marvel/Spider-Man.
Naturalmente que não podemos tomar estas afirmações como algo real, pelo que teremos sempre de questionar a veracidade destas declarações. Mas será de se tomar igualmente em conta que este programador afirma que a situação é a realidade existente na presente data, e o motivo pelo qual nada foi indicado sobre exclusividade ou plataformas suportadas, no vídeo. Uma ressalva que, dado o grande período de tempo que medeia entre a data atual e o lançamento, e a possibilidade de, até lá, a coisa poder ser alterada, faz todo o sentido de existir, e que explica igualmente o secretismo da Bethesda pois apesar de a exclusividade poder não existir agora, quem sabe isso não poderá mudar até ao lançamento. Afinal, sendo que o que a Disney pretende é lucro, poderá ser tudo uma questão de a Microsoft abrir os cordões à bolsa.
Li em algures, que um representante da Disney disse que a Exclusividade de Blade depende apenas da vontade da Zenimax em fazê-lo ou não ao contrário de Indiana Jones em que a própria Disney diz apoiar a exclusividade (quando estiver no PC postarei fontes da minha afirmação já que não consigo copiar e colar pelo phone).
[Opinião] Eu sou a favor da exclusividade, a menos que a MS resolva de vez largar o mercado de consoles geral, ou que seja um jogo como serviço, pois não faria sentido de outra forma a não ser lançar em todos os lugares.
Agora, sem querer fazer pouco caso, não acredito que tenha muita gente realmente interessada se vai haver Blade ou não no PS ou mesmo Indiana Jones, pelo que me lembro de Blade acho que no PS2, foi um jogo meio que mediano e nem lembro se gostei ou não, mas que pelas facilidades da época o cheguei a jogar. Na pior das hipóteses, se vier um bom jogo, é só assinar um mês de Cloud e estaria resolvido.
Do aí exposto, achei interessamte saber que terão outros jogos de herói da Marvel, coisa que não sabia que teria ainda.
Muito resumidamente, a Disney não está interessada na exclusividade. Mas tudo vai depender se o cheque é gordo ou não. Presentemente a Microsoft ainda não terá aberto os cordões à bolsa, mas pode-os vir a fazer.
Fonte: https://twitter.com/stephentotilo/status/1734331644398731630
Só pra situar o contexto, Stephen Totilo escreve artigo para a “Axios”, e fez recentemente uma matéria com Sean Shoptaw, que é o vice-presidente da parte de games da Disney, sobre o futuro dos seus IPs nos games.
Segue a matéria:
https://www.axios.com/2023/12/11/disney-video-games-marvel-star-wars
Eu acho que assim como o Indiana Jones será exclusivo da Microsoft
O indiana foi um acordo assinado para as expectativas de vendas da nova geração. Com elas goradas a coisa deixa de ser tão linear e o retorno vs custo tem de ser pensado.
Boas.
Agora devem estar numa dúvida cruel. Será que compensa pra MS pagar pela exclusividade deste jogo? Lembrando que pra ter retorno deve haver um equilíbrio entre o valor da exclusividade e a expectativa de vendas. E a situação fica mais complicada, se levar em consideração o gamepass, pois só pagar pela exclusividade é quase certo que não trará retorno a menos que economizem ao máximo nos custos de produção.
Esse é o motivo pelo qual a exclusividade não existe ainda. A Microsoft pode-se adquirir, mas perante a quebra das vendas da Xbox o retorno torna-se complicado. E daí que deve querer ver o que o futuro lhes reserva.
Abaixo a descrição dos meus comentários em uma conversa com o Andrio logo após ele colocar um print em que dizia que a Bethesda não comenta sobre a exclusividade:
[15:33, 08/12/2023] ????????️????: mah, vai ser multi
[15:33, 08/12/2023] ????????️????: não tem como
[15:33, 08/12/2023] ????????️????: a gente sabe quando a MS pea um exclusivo
[15:34, 08/12/2023] ????????️????: como te falei
[15:34, 08/12/2023] ????????️????: Insominiac já se sabe que vai ter qualidade
[15:34, 08/12/2023] ????????️????: Já vindo da MS é um tiro no escuro
[15:34, 08/12/2023] ????????️????: fora que o maior público está no PS
[15:35, 08/12/2023] ????????️????: eu aposto que é um teste de como vai se sair o jogo
[15:35, 08/12/2023] ????????️????: tanto de qualidade quanto de vendas
[15:35, 08/12/2023] ????????️????: e já sabe do que a Bethesda é conhecida
Ou seja, o meu pressentimento é praticamente o do artigo só que tenho alguas variáveis a serem adicionadas, acho que vai ser exclusivo ou não caso aquele limite de 2027 se concretize ou não, ontem já andaram a falar de um novo console do Xbox para 2026, dizem não ser de nova geração o que eu acho um tiro no pé, logo creio que a excusividade dependerá da situação do Xbox por volta de 2025, se irá se recuperar ou se vai fazer o que o Phil falou meses atrás.
E já tocando nesse assunto o Deto está um belo vidente pois dias atrás ele comentou que o Xbox poderia tentar refazer os passos do Xbox 360, lançando um hardware antes da Sony e tentando ficar isolada no mercado por um tempo com o objetivo de arrancar usuários da PS, caso a Sony lance o Pro em 2025 ela ficará travada por 2 ou 3 anos até lançar o PS6, se a MS lançar o novo Xbox em 2026 ela ficará de 1 a 2 anos sozinha no mercado.
O que esqueci de comentar, a Marvel pode ter exigido ser multi em troca da MS colocar o jogo no GP.
[Opinião] Essa ideia de que 2 anos depois a MS pode lançar um console mais poderoso não sei se é tão eficiente assim, primeiro porque a diferença entre gerações em termos visuais só decresce ao longo do tempo em termos de tentar impressionar clientes com novidades revolucionárias, ou seja, ainda hoje tem gente dizendo que do PS4 pro PS5 não mudou tanto a coisa (embora eu discorde)…
Outra questão é que segundo a MS, tempos atrás, esse negócio de geração meio que acabou (embora ela sempre mude de discurso), e 2 anos pra um novo console, em relação ao que a Sony promete com esses rumores, em sendo verdade, não trarão diferença enorme pelo mesmo preço (imagine um console com imagem 4k por reconstrução já rodando a 60fps), e a menos que a MS saiba de algo que a Sony não saiba, o que duvido muito, ela daria um salto verdadeiramente geracional em 2 anos na questão de hardware.
Outro ponto é que a estratégia de se aproveitar do que o outro lança pra só depois vir com algo melhor, vai servir pros 2 lados, pois a Sony também terá 2 anos pra lançar algo bem superior. Mas como já disse, não acredito que se consiga algo tão relevante tecnologicamente em 2 anos em favor da MS que traga um fator wow que faça clientes dizerem “eu quero isso” (salvo obviamente os fãs da marca), a menos que na indústria de tecnologia haja uma revolução nesses 2 anos. E como diria o saudoso Steve, a MS não tem criatividade, são sem sabor, sem tempero, ou, fazendo um trocadilho, não pensa fora da caixa…
Por fim, é de se relembrar que no 360 houve uma certa confluência de acertos da parte da MS, bem como sorte (ou erros e azar por parte da Sony). No 360, a MS deu ótimo suporte de exclusivos, fez um console melhor de programar, e veio um ano antecipado, trazendo jogo online como braço forte e jogos com visuais bem superiores ao que se tinha no mercado, por fim, ainda era fácil de destravar, o que ajudou bastante na sua popularização em lugares como o Brasil. Do lado da Sony, querendo emplacar o Bluray, e trazer compatibilidade com seus hardwares próprios de mais custos, trouxe um preço absurdo, teve também o problema do YLOD (que compensou o 3RLs do 360), tinha a programação mais dificultosa o que fez vários ports saírem piores nele e ainda teve o famoso ataque hacker que quase acabou com o PS.
Resumindo, acredito que a diferença entre consoles num intervalo de 2 anos, nos dias de hoje, basicamente se resumirão a resolução e fps, e a menos que o console da Microsoft consiga o dobro de fps pra ter tudo a 120 Hz como padrão, ou seja revolucionário em relação aos atuais não vejo muito sentido em mudança de situação, sobretudo se ficarem nessa de Gamepass, Cloud e etc. A única coisa que pode mudar tudo de figura é uma sequência de acertos por parte da MS no que se diz respeito a jogos e de erros por parte da Sony, isso sim tem poder de mudar as coisas de figura. E não vejo nada disso aparente, a MS tem criado jogos sem grande apelo e pouco inspirados.
https://www.forbes.com/sites/insertcoin/2016/03/01/microsoft-has-a-plan-to-kill-console-generations-and-make-the-xbox-one-live-forever/?sh=48f9f12461d3
https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/phil-spencer-e-contra-exclusividade-para-a-proxima-geracao/
toda vez que um console flopa o fabricante corre para lançar um novo
MS nunca foi e nunca vai ser a Sony com o PS3 que reverteu o flop… Ninguém além dos fanáticos confia na MS, mesmo eles confiam na base do delírio; tem que fantasiar que Starfield, do estúdio de Fallout 76, vai ser o jogo do século e revolucionar a humanidade… Se o xbox estivesse bem na visão deles, não precisariam compensar a realidade com tanto delírio.
Por isso o xbox vendeu o que vendeu até agora para os seus fanboys ou gente que “compra xbox sem pensar” igual caixista tanto fala que é o playstation que vende para “gente que não pensa, só sabe ver a marca”
E por isso é possível sim que a MS adiante a nova versão do xbox… inclusive tô pensando se a MS não vai fazer igual a Nintendo… falir o wii u, deixando tudo para lançar quando o switch sair.
MS enrola para lançar jogos no Series, deixa falir o console… e quando sair o xbox watever sx 2, libera uns 2 ou 3 jogos grandes, tipo hellblade sendo crossgen mas promove em cima do novo console.
Tá ai uma boa estratégia para quem está falindo
e lembrando, de 2025 até 2027 pode ser a última tentativa do Phill “bla bla bla não trabalho e puxo o saco do nadella” Spencer.
Tem também o rumor que depois do fracasso do Starfield, onde o jogo não se pagou nem somando vendas e assinantes novos do GP, a MS mandou a bethesda fazer tudo “multi” assim como a Activision
Se pensar bem, apoiar o xbox por tanto tempo nunca fez o perfil da MS, que gasta 7bi na nokia e tenta por 3 anos dai fecha tudo
Gastaram 100bi e deram 6 anos para o Phill, dois anos disso foram comidos até aprovarem a compra da ACTV, agora tem 4 anos para o Phill reverter e pelo menos o faturamento cobrir os prejuízos
A propósito… o que vc acha que sai mais barato?
A) Xbox SX2, upgrade meia boca um pouco mais poderoso que o PS5 PRO em 2025
B) xbox SX2, nova geração real, tão poderoso quando o PS6 em 2028 ou pelo menos tendo que nivelar o tanto de investimendo da Líder do mercado que lucra de verdade
Tá ai um corte de custos para o xbox, fazer nova geração meia boca…
Bota um SSD igual do PS5
Usa um Zen5
RDNA 4
Pronto, segue o padrão AMD do desktop…
MS só precisa fazer um pouco melhor que o PS5 1.5 (PRO) e não igualar um PS6
Pq de tudo que a gente sabe, com certeza a Sony investiu mais em desenvolvimento do PS5 que a MS pegando “padrão full rdna2.0”, ou peça de prateleira do PC.
Microsoft não vai lançar mia geração, pois ela não vende. É simples basta olhas os números o ps5 vendeu o dobro dos xbox series juntos. Para ela é mais prejuízo do que lucro.
Os boatos são de um console da MS pra 2026, o que não duvido pois foi a técnica usada com o PS4 Pro, mas imagino que dessa vez queiram dizer que será uma nova geração, mesmo sem acreditar em gerações. No fim, não vejo como darem um salto significativo, até porque a Sony parece vir a apostar em mais coisa diferente e não fazer só um upgrade simples nos Tflops. Também duvido muito de que a MS mexa demais no modo de trabalhar do seu console pela simples obviedade de o atrelar ao DX12 que se vincula ao PC e seus milhares de variantes de hardware, no máximo irão apostar em peças mais caras e apresentar um DX13… Mas em tempos de imagens melhoradas por reconstrução e frames idem, o quanto um hardware precisa ser mais potente para trazer diferenças significativa?
Tem algumas coisas mesmo que indicam um novo xbox em 2026.
Pular logo para uma nova geração já que o SX e SS estão flopados já…
Aqueles vazamentos no processo do FTC podem até ter sido operação de bandeira branca…
Assim como eu acho que as vazamentos do PS5 no github tb foram operação de bandeira branca, na minha opinião. MS queimou todo o marketing que eles tinham para o xbox sx e ss… afinal segundo o rumor os 8tf e rdna1 e ps5 por 400usd, a estratégia da MS com o SS e SX teria sido perfeita…
Inclusive decidir tudo baseado no que o concorrente faz sempre foi a cultura da MS, sempre atrás de uma modinha, sempre atrás do que o concorrente faz, nunca tendo visão e cultura nos produtos…
Ou seja, vai ver que desistiram de pensar “mas e a Sony” depois de terem tomado uma trolha imensa em focar tudo do ss e sx no “mas e a sony?” e agora vão lançar um console em 2026 mesmo sem se importar com o que a Sony vai fazer…
O lançar uma nova consola em 2026 é admitir terem flopado duas vezes seguidas. Mesmo que a consola seja um show, que. É que vai enterrar dinheiro numa consola de uma empresa que em 20 anos só teve flops, que não mostrou saber gerir estudios, que admitiu ter estado para fechar, que referiu que se o Gamepass não mudasse até 2028 abandonariam as consolas, que vende banha da cobra, que promete e não cumpre? Que adquiriu uma Bethesda para lançar um redfall e um Starfield que só vendeu pelo Hype que os fans lhe fizeram pois o jogo é completamente mediano, e possui um motor que possui ainda todas as bugs dos jogos anteriores?
O problema da Xbox não vender a X não está na consola, está na imagem da empresa. Porque a X é uma excelente consola!
Esse jogo está tão distante que nem deveriam anunciar. Ninguém sabe nem se vai ser lançado. As empresas deveriam parar de fazer marketing de projetos que mal começaram. Isso só gera hype e frustração desnecessária.
Pois é… MS está com Perfect Dark, Avowed, Contraband, Everwild e não sei quantos outros anunciados há séculos e não lança nada disso… E ainda fica anunciando mais… Parece que ficam fazendo CGs e aí se o hype criado for bom é que o jogo vai entrar em produção.
Há noticias que apontam que esse jogo está a pelo ao menos 2 anos em desenvolvimento.O que deixa ele para o início de 2022 ou antes.
Provavelmente pela confidencialidade
nem alguém que ja trabalhou no jogo na Zenimax vai vir falando a respeito disso.
E outra coisa nós programadores geralmente só sabemos a tarefa dentro do sistema que nós é passada. Não sabemos nada sobre questões contratuais seja lá qual é nossa area de atuação. Este tipo de informação está para níveis de gerência e diretoria e também o jurídico da empresa. Muito acima da gente.
O Sr Alex Smith não teve nem a possibilidade de ter contato com o contrato.
De que jogo falas?
Certamente não é o Blade, pois a Bethesda afirma que apenas começaram a trabalhar nele agora.
https://twitter.com/bethesda/status/1732959574829724137
Os cara fizeram só uma CG pra apresentar o game e apresentaram concept arts, como diversos outros já apresentados pela MS que nunca saíram. Awoed tem quantos anos, Contraband, Everwild, Fable… Se a MS lançasse o que anunciou em 2019/20 em 2024 teria um ano cheio…
Nov 2019
https://www.youtube.com/watch?v=jWpcUH-tKEU
Jul 2020
https://www.youtube.com/watch?v=YlsQ9udhZNA
Dez 2020
https://www.youtube.com/watch?v=S–lFTxAVs8
…
É o Blade sim.
https://www.google.com/amp/s/www.adrenaline.com.br/games/marvels-blade-segue-em-desenvolvimento-desde-2022/amp/
Observe a matéria.
E isso mesmo? A fonte é uma investigação feita pelos fãs?
Isso tira os tira os méritos da informação ou relação de fatos que possivelmente descobriram ?
Qualquer um pode pesquisar o que pesquisaram sabia ?
E inventar também. Vamos-nos deixar ficar pela informação oficial da Bethesda.
O que foi investigado é apenas uma possibilidade.
Saber Sword, na própria matéria é dito que “Pode estar em desenvolvimento desde 2022” e que o facto que “Pode” apontar para isso é a contratação da Dana Nightingale como diretora de campanha pela Arkane em 2022.
Entretanto, nada, mesmo nada confirma que o jogo esteja em desenvolvimento desde essa altura.
Realmente, pode ser que a Dana tenha pego logo no projeto, não há nada também que possa garantir que não seja.
Mas é uma incerteza.
E sinceramente, um ano a mais ou a menos na produção de um novo jogo, não é algo que seja realmente relevante, até que o jogo seja lançado.
Digo isso porque nesse um ano, podem realmente ter feito um grande esforço e programado o motor de jogo, princípios de cenários, física… Ou podem ter começado a pesquisar o roteiro, o estilo que mais se encaixa no que querem para o jogo, definição de público alvo, contratos comerciais e de recursos humanos…
Para um indie, um ano é imenso tempo.
Para um AAA não é.
Esse jogo está cheio de “Podes”. Até mesmo porquê tudo indica que está em fase embrionária.
Mas uma coisa é fato. Tudo começa por onde Dana trabalha.
OPINIÃO Blade não será AAA. Será mais um AA que podem dizer que tinha potencial de ser AAA. Disney já cedeu Blade pra MS porque é um personagem secundário e sabe muito bem com quem tá lidando.
os “fãs de xbox do twitter” acharam um Linkedin de algum DEV lá que dizia já estar trabalhando no jogo a 2 anos e saíram floodando isso pela internet
esses rumores positivos que os fãs de xbox acham sempre são bons para a MS, engaja os caixistas e se for mentira eles não se comprometeram com nada.
Hellblade 1 foi lançado em agosto de 2017; a MS anunciou a aquisição da Ninja Theory em junho de 2018, Hellblade 2 foi anunciado em 2019, só o tempo entre o anúncio pro suposto lançamento (que está sem data precisa ainda) já se vão “5 anos” em junho de 2025, fora o possível tempo anterior em que deveria estar em fase de produção como Blade agora. Então, se presumirmos que, assim como os fãs de xbox acreditam que o anúncio de Blade com uma CGI e poucas concept arts é um jogo em estágio de desenvolvimento avançado, imagina se Blade é algo pra se sair logo, é jogo pra pelo menos 3 anos pra frente, mas isso, claro, só se for um AAA.
Alguma coisa tem de bem pobre quando os estúdios se vendem para a MS… parece até gente que vende carro usado com remendo que vai durar apenas o tempo da garantia…
Bethesda também tá com cara disso, olha o tanto de treta que tem deles respondendo críticas no Steam, falando que os jogadores “não entendem de desenvolvimento”, que “na lua de verdade tb é chato”… O COD de agora que é uma total bomba…
Todos os estúdios que a MS comprou até agora tem indícios de estarem com problemas…
Talvez seja por isso que a Sony não compra estúdios sem ter um histórico de relacionamento, sem conhecer o histórico de manutenção do carro, e a MS, e o Phill super competente do jeito que é; sonhando em comprar a Nintendo, sai comprando qualquer coisa que tenha “nome”
Nome da Ninja Theory: fez UM jogo com aparência de AAA e custo e tempo de produção de AA, “perfeito para o gamepass” segundo o próprio xbox.
Mas que até onde a gente sabe teve apoio da Sony, justamente quem tem experiência em fazer todos os aspectos de AAA do hellblade que a MS queria…
Imagine o dono da Ninja so conseguindo fazer as “partes que parecem AAA” pq a Sony que fez… com o Phill salivando oferecendo grana para ele acreditando que foi tudo mérito da Ninja Theory?
Isso explicaria o tanto de tempo que está demorando para fazer…
Não tem a Sony para fazer todas as partes que “parecem AAA”?
Imagine a grana que os donos da Ninja Theory ganharam se vendendo para o playboy rico e incompetente cheio de dinheiro do papai salivando para comprar eles pq achou que todo o mérito do Hellblade 1 foi da Ninja Theory?
A Ninja Theory foi vendida por pouco mais de 100mi conforme um artigo que liz e posso linkar depois, mas o problema mesmo é passar longo tempo com uma folha de pagamento e não sair nada. Mas imagino que a Ninja Theory não tenha tantos funcionários assim.
[OFF] Uma prévia do futuro da IA para dublagens/dobragens de jogo.
Um MOD feito para Skyrim que usa IA para dublar utilizando o som das vozes originais do inglês para o português, impressionante, mas cabe a mim ressaltar que há aí dilemas e problemas éticos e mercadológicos resultantes de tal façanha como o uso das vozes sem autorização e a destruição de um mercado profissional quase que por completo.
https://youtu.be/8btMeE2HnB0?si=at2AgE2WrvrEy2id&t=97
Nome da MS em jogo para playstation
Mario saiu um rumor de um novo xbox para 2026, não se sabe ao certo se é um console de meia geração ou nextgen. Na sua opinião vale a pena a Microsoft fazer um console de meia geração visto que os Xbox series, não vendem tanto? Além disso existe a questão de termos um terceiro hardware, que deixaria ainda mais atrás o Xbox series s. Portanto penso que se vier ocorrer esse tal console é mais pra Marketing do mais poderoso.
Vítor, vou me meter um pouco e dar minha opinião. A MS já se manifestou algumas vezes de que não fará console mid-gen, sei que não estão com o costume de manter a convicção no que dizem por muito tempo, mas em sendo verdade um novo console em 2026, a MS deverá tentar vendê-lo como nova geração, tentando sair numa espécie de dianteira, seria um marketing melhor sob minha ótica, e traria mais argumentos de marketing para convencer possiveis compradores. Lançando apenas como um mid-gen depois de um PS5 Pro, dificilmente conseguiria reverter o tamanho da base instalada e argumento de perder a geração, ou implesmente teria de entregar outro console novamente em 2028 pra concorrer com a nova geração do console da Sony. Mas da MS tudo é possível, eles têem queimado muito dinheiro só pra parecerem poderosos.
erro, lugar errado, favor apagar.
Lol