CFO da Xbox define as métricas de sucesso da empresa, e dá mostras de uma viragem para produtor Third Party

Numa entrevista dada sobre a Xbox, o seu CFO discutiu, entre outras coisas, como a Microsoft mede o seu sucesso no negócio dos videojogos. E as suas palavras dão a entender uma abertura da Microsoft a tornar-se produtor Third Party.

Tim Stuart, é o oficial financeiro chefe da Xbox, e quando questionado sobre como rentabilizar o investimento colocado na Activision, este explicou que os jogos da Activision e tambem da Bethesda (Zenimax), passaram de jogos que rendiam como Third Party uma pequena margem à Microsoft, para jogos First Party, com margem de receita total, sendo que a Microsoft poderá agora obter margens de venda na Playstation e também na Nintendo.

Este parágrafo deu imediatamente o que pensar, uma vez que o mercado Xbox é reduzido face ao da Nintendo e da Playstation, sendo que o da Playstation representa uma fatia considerável de lucro que não pode ser negligenciada.

Apesar de este não querer anunciar nada em grande escala, Stuart explicou que a missão da Xbox é o de trazer a experiencia dos seus jogos First Party e subscrições para todos os ecrãs que possam jogar um jogo, referindo explicitamente:

Isto significa Smart TVs. Significa aparelhos móveis, Significa aqueles que encaramos como competição no passado, como a Playstation e a Nintendo. E vamos agora para o Geforce Now, o seu serviço de subscrição.

Esta abertura clara e a referência à Playstation e à Nintendo como já não sendo competidores, mas sim plataformas a alcançar, implica claramente que a intenção da Microsoft, ao levar os seus jogos a todo e qualquer ecrã é, por definição, o tornar-se Third Party. Mesmo que não o queira dizer ainda de forma clara.



Fonte

Naturalmente, que depois de uma bomba destas Phil Spencer já veio falar negando terminantemente qualquer plano de ir para a Nintendo ou Sony. E nem se esperaria outra coisa dele, especialmente numa altura em que a consola vende tão mal, o deixar de negar esta situação poderia ser catastrófico para as vendas restantes. Mas esta negação, não soa a muito mais do que o espectável perante o estado atual de aceitação da Xbox



35 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson Nill
Edson Nill
5 de Dezembro de 2023 9:40

Mário, lembrando que Phil Spencer negou que o gamepass chegaria ao PS e a Nintendo pelo que me lembro, ou seja, os games da MS podem chegar ainda, msm que apenas por venda comum.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Edson Nill
5 de Dezembro de 2023 10:13

Tentei editar e perdi o timing, mas Phil em nenhum momento disse que os jogos do Xbox não chegariam em outras plataformas, e sim, o gamepass, dando a entender que não tardará para vermos Halos, Gears e Forzas no PlayStation.

Hennan
Hennan
Responder a  Edson Nill
5 de Dezembro de 2023 11:03

Mas nesse caso é chover no molhado. Independente da Microsoft, Sony e Nintendo nunca aceitariam um serviço de terceiros dentro da sua plataforma.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
5 de Dezembro de 2023 11:41

Eu acho que aceitariam se o Gamepass para PS ou Nintendo fosse vendido como uma Ubi+ ou EA Acess, um serviço de jogos exclusivos da Microsoft.

De outra forma, não vejo muito sentido a Sony por um serviço dentro de sua plataforma pra concorrer diretamente com suas vendas e serviços. Outra questão é ser um serviço puramente de Cloud Gaming, o que também não vejo sentido nem na MS insistir em por nas demais plataformas, já que é possível usar a Cloud sem console até.

Penso que pra Sony aceitar Gamepass, pode até ser algo pra concorrer pelo tempo do jogador, mas nunca com o que ela também oferece diretamente como um catálogo de multis.

Também não ajuda a MS ter uma plataforma concorrencial direta, onde a MS pode por o serviço na concorrência e quando tiver boa adesão por lá, torná-lo novamente exclusivo das plataformas dela. Logo, pra os concorrentes diretos, é mais complicado aceitar isso. Quem sabe a MS saindo do mercado de consoles…

Last edited 11 meses atrás by Juca
Netto
Netto
Responder a  Edson Nill
5 de Dezembro de 2023 18:17

Sony negaria o Gamepass de toda forma. Já os jogos da Microsoft ela receberia de bom grado

Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Paulo Yutaka Toyoshima Girata
5 de Dezembro de 2023 11:17

Apenas uma correção ali, Mário. A Zenimax diz respeito a Bethesda. No mais, li a declaração em que o Phil negou a questão e achei engraçado o malabarismo que ele fez com os termos “missão” e “plano”. Não dá pra negar que o cara é criativo.

Last edited 11 meses atrás by Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Paulo Yutaka Toyoshima Girata
5 de Dezembro de 2023 12:20

A MS treina bem seus executivos!rsrs

Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Responder a  Edson Nill
5 de Dezembro de 2023 12:53

Exato. Inclusive, até me solidarizo um pouco com ele, pois considero a hipótese (mesmo que ingênua) de ele não concordar com certas falas, mas o fazer por se tratarem de ordens superiores.

Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Dezembro de 2023 14:33

Nossa. Que complicado isso, Mário. Bem que você fez. De fato, é um absurdo se obter um disco que vem, apenas, um key. E isso que dizem que a mídia física tem como proposta, justamente, oferecer maior liberdade ao dono.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Dezembro de 2023 2:49

Isso faria sentido no PC por causa da pirataria e só! Vender disco físico e precisar de validação online em consoles é uma das coisas mais bizarras que vi na indústria dos jogos.

Last edited 11 meses atrás by Sparrow81
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Dezembro de 2023 15:32

Se assim for é uma palhaçada, até ver também já cancelei a minha reserva.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Paulo Yutaka Toyoshima Girata
5 de Dezembro de 2023 14:40

Penso igual, Paulo! Se notarmos os executivos que saíram da MS, hj estão defendendo o Playstation ( Mike Ybarra, Major Nelson) e quando eram da MS, defendiam o xbox com unhas e dentes.

Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Responder a  Edson Nill
5 de Dezembro de 2023 16:18

Pois é, Edson. Não ficaria surpreso se fosse aquela velha história de pressão de executivos: “Faça o que mandei ou procure outro emprego”.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Paulo Yutaka Toyoshima Girata
6 de Dezembro de 2023 2:34

Exatamente!

Livio
Livio
5 de Dezembro de 2023 15:08

Vamos ver o que vai aparecer na TGA, pelo que lembro a MS fez umas promessas para o evento.

Creio que irão apresentar a cópia do DualSense para o Xbox, se irão apresentar algum novo hardware é esperar para ver. Como disse um leitor, caso a MS não apresente algum novo SKU nos próximos meses em resposta a um possível PS5 Pro será um bom indicativo de que está pensando em sair do ramo de hardware.

Last edited 11 meses atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Livio
5 de Dezembro de 2023 20:02

Os rumores, segundo dados vazados, é de um SX cilíndrico all-digital. Mas vamos ver o que acontece.

Livio
Livio
Responder a  Juca
6 de Dezembro de 2023 11:15

mas aí é nada novoé somente um alinhamento a nova política da MS, priorizar a venda digital.

Venda digital é dificil saber as vendas né…….

Saber Sword
Saber Sword
5 de Dezembro de 2023 15:09

Quando o Tim Stuart disse em todas as telas obviamente deslizou nas palavras e abriu espaço para os concorrentes do Xbox na sua fala.

Phill veio negando e colocando a exclusividade dos serviços e jogos novamente dentro do ambiente Xbox para reparar o que ele disse.

Resumindo, subjetiva a interpretação da intenção third da marca novamente.

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Dezembro de 2023 15:44

Não diria, é obvio. Mas e se depois dessa geração, se tudo continuar imutável Mário ? Quando chegarmos neste timeline decisivo ?

Eu por exemplo leio comentários de pessoas aqui sedentas para que o Xbox saia dos consoles de mesa nos seus comentários. O desejo é visível.

Esses daí estão pegando uma escopeta e estourando em pedaços os próprios pés. O que vai acontecer com a lider de mercado isolada neste ambiente? Não virá nada de bom daí.

Eu torço para que continue com hardware mesmo sem ter um.

Last edited 11 meses atrás by Saber Sword
Julio Santos
Julio Santos
Responder a  Saber Sword
5 de Dezembro de 2023 16:48

Existir com a concorrência vendendo 15:1 em relação aos consoles xbox. Me pergunto se ainda existe a tal concorrência ou se já foi para o ralo faz tempo. A concorrência que a Microsoft faz é estragar o mercado tradicional acelerando o processo de streaming de forma forçosa porque tem os bolsos cheios. Com a Microsoft fora dos consoles ainda teríamos ela como thirdy dando inclusive maior suporte aos PCs, teríamos o próprio PC, o Playstation, a Nintendo e os diversos portáteis que tem sido lançados e aqui tenho esperança na evolução do SteamOS. Falta o que aqui? Honestamente, não consigo ver a contribuição da Microsoft nos consoles.

Lívio
Lívio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Dezembro de 2023 19:02

Fico a imaginar quando leio comentários a pedir para a Apple entrar no mercado de hardware caso a MS.

Imagina Some e Apple competindo para ver quem tem o hardware mais caro, ou uma nova versão de aparelho em que custa muito mais caro por ter somente a ordem de conexões alteradas.

Juca
Juca
Responder a  Lívio
5 de Dezembro de 2023 20:07

A Apple só seria interessante se a MS persistir no compro tudo.
Mas assim, tem gente que poderia facilmente entrar no mercado de consoles como a Valve, por exemplo, e companhias maiores como Tencent, Samsung, LG, Disney… Agora, é preciso realmente querer fazer coisa bem feita, não pode ser como a Google que desiste em 1 ano porque as coisas não são tão simples como imaginavam…

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Julio Santos
5 de Dezembro de 2023 19:37

E o que você acha que virá do seu Playstation com a Sony sozinha nos consoles de mesa ?
Você no mínimo iria arder no deserto.

Last edited 11 meses atrás by Saber Sword
Deto
Deto
Responder a  Saber Sword
5 de Dezembro de 2023 21:44

ué, seria igual o PS1 e PS2?

E vc tá no PC, o que te importa os consoles?

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Dezembro de 2023 23:52

Ah, confundi com ter, sei la, 80 ou 90% do mercado.

Deto
Deto
5 de Dezembro de 2023 15:26

A pior coisa para fanboy do xbox, e que eles mais comemoraram, foi essas compras todas terem sido aprovadas.

comment image

Junte isso com todos os aumentos do xbox nos últimos tempos, preço do SS no BR, corte de Gamepass dos funcionários, esse que o Phill conseguiu reverter.

Isso tudo é o CFO mandando o xbox se sustentar, pelo menos pagar despesas fixas dele

Meu palpite é que o xbox vai acabar sem o “cheque em branco” da MS, assim como tudo que a MS tentou fazer para “concorrer”, bing, windows phone, zune, aQuantive.

Deve ter vendido para o CFO que iria lançar tudo em todas as plataformas, para justificar tudo isso de gasto e agora está enrolando o pessoal lá dentro da MS, falando “vai demorar não sei o que” ou “a sony não quer”

Aposto que o Phill tá tentando enrolar o CFO igual ele enrola caixistas.

Last edited 11 meses atrás by Deto
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
5 de Dezembro de 2023 16:17

Em direto e bom tom, é o fim da “Xbox” como consola e plataforma de hardware, tudo o que vier a partir de agora é só para segurar os clientes que eles ainda tem nesta geração. 80 mil milhões de euros/dólares é um valor que até mesmo pra a Microsoft foi custoso pagar, pra agora o mercado deles estar em queda livre em tudo, por isso alguém tem que pagar essa despesa, e só Xbox e Game Pass estão muito longe da meta pra isso, e mesmo que eles virem multiplataforma, ainda assim demora 10 anos pra eles voltarem a recuperar o valor gasto na Bestheda(Zenimax)+Activision Blizzad, e isso se o CoD ainda mantiver a força por mais 10 anos assim como de mais franquias.

error: Conteúdo protegido