O jogo está globalmente visto como a maior proeza técnica da atual geração, e um dos primeiros verdadeiros jogos verdadeiramente next gen.
IGN, Easy Allies, Skill Up, PlayStation Access, Game Riot, Gamespot e outros já testaram o jogo, e a opinião é consensual: Spider Man 2 é verdadeiramente uma experiência de nova geração.
O que faz um jogo ser de nova geração? Certamente não o grafismo, certamente não o áudio, certamente não o Ray Tracing. Isso já nós tivemos em diversos jogos, sem que o pacote global fosse verdadeiramente next gen, mas sim e apenas um upgrade para a nova geração.
O que define um jogo Next gen é o conjunto de tudo acima, mas aliado a uma jogabilidade e conjunto de efeitos, transições e situações de jogo que pura e simplesmente não eram possíveis de vermos acontecer antes.
E pelo que tudo aponta, é nesse aspecto que Spider Man 2 se distingue.
Eis algumas cenas de jogo:
Especial destaque para as seguintes cenas:
Cena um: Passada na vertical
Cena 2: Rotação global do cenário
Cena 3: Transição suave e interactiva entre mapa e jogo
Estas 3 últimas cenas são relevantes no sentido de mostrarem a capacidade e performances do motor da Insomniac.
No primeiro exemplo, apesar de vermos a situação correr na horizontal, não só a cena aplica toda a física de forma vertical, como ela é altamente intensiva no uso de reflexos Ray Tracing. Vemos os destroços a cair, e o dano criado pelos impactos do veículo arrastado a ficarem visíveis no cenário (apesar de simplificados).
Não temos grandes dúvidas que a Insomniac arranjou aqui maneira de bloquear a cena, impedindo o jogador de ver o resto do cenário, de forma a reduzir o rendering ao cenário mais simplista que está visível no ecrã. Mas o simples facto de existirem as transições de entrada e saída para com a visão livre do mundo fazem o jogador esquecer esse pormenor tornando a cena super imersiva.
O segundo exemplo mostra a versatilidade, capacidade e performance do motor da Insomniac, ao rodar todo o universo 3D. Nada que não tenhamos já visto em outros jogos, particularmente simuladores de voo, mas algo que não vemos acontecer em todos os jogos pelo simples facto que ou os motores não estão preparados para isso, ou o impacto na performance é grande. Com ou sem truques por parte da Insomniac, o efeito está lá.
Finalmente o caso 3, onde vemos a transição perfeita entre o mapa de jogo e o mundo, percebendo-se não só que o mapa rende fielmente a posição de todos os edifícios, como que ele não é um mero elemento à parte, mas sim uma visualização graficamente alterada do universo em que o jogo corre.
E note-se que aqui não se trata de uma mera transição 3D mapa-jogo, jogo-mapa, pois isso já vimos acontecer em outros jogos. A diferença é que agora, uma vez no mapa, podemos fazer uma viagem rápida para qualquer zona do mesmo, visualizando instantaneamente esta transição para o novo local selecionado, o que é algo inédito nos videojogos.
Destaco ainda este vídeo da IGN que recomendo verem do 1m30s ao 1m32s.
Se visualizaram o pedaço referido do vídeo perceberam que há uma destruição do prédio em frente ao homem aranha, sendo que este fica aberto, visualizando-se o seu interior. E vemos igualmente que o Homem Aranha passa pelo interior desta nova abertura.
O resultado de tudo isto são comentários como os seguintes:
Apenas como comparativo, eis uma imagem de uma localização em Spider Man Remastered e em Spider Man 2:
Não vou me empolgar muito porque a imprensa especializada é ótima em vender hype. Se a Insomanic tivesse mais tempo, acreditaria por tudo que já fizeram. Mas foi um período muito curto de desenvolvimento. Acho que veremos algo do nível do último GOW. Um jogo fantástico, com evolução em relação ao primeiro. Mas que não foi revolucionário. No entanto entregou uma qualidade de pixel e fps fantástica.
Revolucionar não vai definitivamente, mas essa velocidade do jogo aí parece fantástica, e mantendo uma bela qualidade do campo visual o tempo todo… é esperar pra ver pessoalmente.
Se por causa do SSD eles conseguirem fazer mais missões intensas, de vc ficar sem tempo de respirar, pode ser sim revolucionário.
O negócio tá um jogo de avião, é impressionante a rapidez com que ele navega pelo cenário que mantém absurda qualidade o tempo todo.
Espero que seja um grande jogo como foi o primeiro! Não gosto de hype, mas o meu já tá comprado, a Insomniac merece um voto de confiaça por tudo que já entregou, pelo menos até que erre, e pra mim, com Spyro, Ratchet e agora com o Spider, a Insomniac nunca errou.
Se compra tudo no lançamento, vai sair fácil 500 reais.
350 reais no jogo
150 reais em DLCs