E a consola portátil não está a ser muito bem recebida. A culpa… o Windows!
A nova consolas portátil Asus Rog Ally prometia revolucionar o mercado com o seu hardware capaz de debitar até 8 Tflops. Mas infelizmente, agora que as primeiras análises estão a cair… a consola parece dececionar!
Será de se notar que não tivemos acesso a nenhuma destas consolas, pelo que o que artigo que se segue é baseado em análises de terceiros que tiveram contacto com a mesma. E nesse aspeto não nos podemos responsabilizar pela informação passada por estes.
Seja como for, a consola está a ser elogiada pela sua qualidade de construção, e até pelo seu hardware. Mas infelizmente o hardware parece ser apenas para se dizer que tem, pois se for todo ele colocado em uso, explorando-se a consola ao seu máximo, a bateria não consegue durar mais do que uma hora.
Mas mesmo sem isso, com o ecrã a apenas 60 hz (ele é capaz de 120), e os jogos com o detalhe no mínimo, a bateria não se revela nada de extraordinário, e obter duas horas da mesma é, segundo as análises lidas, já algo de muito bom.
E nesse especto a consola está a ser severamente criticada, pois sendo uma portátil… é muito limitada! E para poder mostrar aquilo que a distingue da Steam Deck, é bom que se conte com apenas uma hora de autonomia, o que torna a sua compra, algo de interesse questionável face à consola concorrente.
Mas o ponto mais criticado é o seu sistema operativo. O Windows 11 parece revelar-se como algo pura e simplesmente execrável como sistema touch, e nesse aspeto, para superar algumas das suas limitações, a consola implementa em muitos locais… um cursor para escolher as opções, o que torna o seu uso algo patético.
Para se ter uma ideia comparativa da performance face à Steam Deck, a Rog é claramente mais potente. Vamos ver:
A rough idea of relative performance:
Game | Steam Deck | Ally (Performance) | Ally (Turbo) | Ally (Turbo + AC) | Ally (Silenciosa) |
---|---|---|---|---|---|
Cyberpunk 2077 | 39 | 48 | 65 | 66 | 19 |
Deus Ex: Mankind Divided | 49 | 65 | 76 | 82 | 26 |
Elden Ring | 25 (720p med) | 30 (720p med) | 33 (1080p low) | 33 (1080p low) | 16 (720p med) |
Shadow of the Tomb Raider | 57 | 63 | 77 | 82 | 25 |
Ora apesar de as vantagens estarem presentes, elas pagam-se com bateria. E quanto mais performance pior.
Diga-se que a análise da The Verge, refere que a Rog Ally consome uma média de 9.8 watts, ao passo que a Steam Deck se fica pelos 6.7. Tendo a bateria a mesma capacidade em ambas as consolas, é claro que a consola da Asus sofre, comparativamente, em autonomia.
Essas do tflops nos portáteis é que não bate, no modo performance com 720p@30 no médio, no Elden Ring? Será que está a entregar ao menos 4Tflops aí na bateria? E isso por 600 dólares? E nem a desculpa do Proton pelo meio tem!
Será que a limitação no elden ring não seria de CPU? Visto que mesmo aumentando resolução, pouco mudou os fps.
Pode ser, mas de qualquer forma mostra a limitação da portabilidade.
Opa, aí sim! Parece que estão acordando pra vida… Se quiserem dar acesso a mais pessoas, a MS está a mostrar o caminho, fortaleça seu serviço de Cloud e prepare-se para o futuro.
https://www.eurogamer.pt/vamos-aumentar-o-numero-de-exclusivos-ps5-e-abrandar-nos-ports-pc-diz-jim-ryan
Gostaria de ver a versão original, as vezes a tradução fica incorreta. Uma vez que é uma total mudança de postura pela Sony. Se for verdade, provavelmente as vendas no PC passaram longe da expectativa l
A original é da Famitsu:
https://www.famitsu.com/news/202305/19302804.html
Mas tem a primeira transcrição para inglês da wcctech que é de onde a eurogamer.pt pegou:
https://wccftech.com/ps5-exclusives-will-increase-while-pc-versions-remain-staggered-says-jim-ryan/
Sou da teoria de que quem compra uma GPU mais cara que um console, se tivesse interesse nos games da Sony já teria ao menos assinado PSNow ou comprado um console da Sony. De qualquer forma, se o Streaming é o futuro, melhor fortalecer seu catálogo, lança pra PC apenas os jogos como serviço que são atualizados constantemente e a pirataria fica impossível por causa do online e das verificações ao entrar. Não faz sentido a Sony ficar lançando jogos pra pirataria, sei que tem gente que é PCGamer consciente, mas é uma minoria, muita gente joga o jogo todo versão pirata e depois ainda vai reclamar na internet, é só queimação pra Sony e desmerecimento pra quem sempre a apoiou no console que fica vendo os jogos saindo visualmente melhores no PC.
Ao meu ver existe dois problemas na estratégia da Sony:
1) A base do PC é grande mas ao mesmo tempo não. O público que tem PC top capaz de rodar bem triple A é limitado. Logo as vendas nunca serão tão grandes quanto a base do PC sugere.
2) A precificação dos games no PC é muito ruim. Não faz sentido investir num PC para depois de 1 ou mais anos pagar full price em um jogo que já está em promoção ou até na psn premium. A Sony teria que oferecer um preço mais acessível, mas isso iria interferir muito no console. É uma situação difícil de resolver. Mas no momento não faz sentido comprar os lançamento da Sony no PC.
Perfeito, Hennan, o PC tem já uma cultura própria arraigada. Existe aquela ideia de que um jogo bem feito é aquele que conseguir rodar até em hardware antigo, e que sempre precisa rodar tão otimizado quanto os jogos mais tradicionais que já estão anos no mercado e receberam inúmeros patchs.
Tem-se ainda a cultura de consumo, – onde, salvo as baleias e entusiastas com algum jogo , que ainda compram pré-compra, – de esperar que os jogos desejados entrem em promoção para comprá-los. Penso que pra Sony, que ainda consegueser vítima de pirataria em seus single players no PC, melhor lançar só games como serviço por lá, e vez por outra dar um gostinho do que rola no PS com um single player. Mas vamos ver como vai ficar isso pro futuro.
Portatil hoje é o switch, adoraria ver a Sony de volta a esse mercado com o devido suporte tanto frist quanto third party… Mas essas “gambiarras” ai que a turma faz com o PC não me desce, porque esse portatil é um PC literalmente não um videogame, inclusive com S.O de pc e com todas as suas vantagens e desvantagens, até me lembrou de um netbook que eu comprei uma vez, só passei raiva com ele, o mesmo não era bom em absolutamente nada, essas adaptações ai nunca vão superar a otimização de um hardware e software desenhado para jogar.
Márcio, penso que da Sony só daria certo se fossem lançados os mesmos jogos que para o console de mesa, mas o que me preocuparia nisso seria os novos jogos se prenderem a limitação dos portáteis. Como não sou fã de portáteis, prefiro que eles não existam ou apenas recebam jogos por streaming, mas sei que essa minha visão é bem egoísta. Só acho que um portátil com jogos próprios é dividir a força de trabalho que poderia estar dedicada a um só dispositivo, ou que poderia de alguma forma sacrificar o desenvolvimento para o console de mesa. Mas entendo que seria algo como é o VR, pelo qual muita gente também não tem interesse e preferiria que esse nem existisse pelos mesmos motivos de que falo de um novo portátil.
[OFF] Colegas brasileiros, alguma dica de loja online brasileira confiável de action figures, e que envie pelo correio pra qualquer lugar do Brasil?
Estava querendo comprar o Joel do The Last of Us – da Dark Horse e só encontro em lojas estrangeiras, e que nem conheço. Quem puder ajudar, de já agradeço.
Vai no ML! Só ver reputação do vendedor e boa.
Não encontrei por lá a estatueta que eu queria.
Era uma destas que precisavas!
Impressa e pintada à mão 😛 .
Por 200 euros mais portes se calhar imprimia-se e pintava-se-te uma igual. 😀
Nossa. Ficou excelente.
Uau, ficou muito bom!
Estás a me dar a ideia é de comprar uma impressora de resina! Já vi.uns bustos que queria imprimir pela internet! ????
Desde que saibas pintar até substitui as compradas.
Boas.
Rico Games em Guarulhos (onde moro).
Ainda ontem vi essa action figure no status do whats deles. Pensei em comprar, mas não sei o preço e seria piada em casa.
11 94748 9289
Porque vc seria piada por isso, Éder? Pelo 2? Lol
Obrigado, vou checar!
Porque minha esposa gosta de tirar um barato da minha cara.
Exemplo a franquia Bourne. Assisti tanto que todo filme que tem Matt Damon no elenco ela fica falando “olha, seu namorado”. No perfil do PS uso o Joel. E ela não perde oportunidades. God of War também.
Você pode comprar na Amazon americana. Eles entregam no Brasil. Você terá que pagar frete mais imposto adiantado. Se não for taxado, eles devolvem a parte do imposto ( pouco provável mas eu já consegui ).
Se for a do Joel part 2, deu 185 dólares no total. Olha lá.
Valeu Tiohildo, vou terminar fazendo isso mesmo.
Parece que foi feito em cima do joelho, meteram o melhor hardware possível para o tamanho apenas, o SO é Windows para ter maior compatibilidade nos jogos, não tiveram o mínimo de brio para fazer sequer um tema adaptado para o tamanho do ecrã, ainda assim acho que a maior vergonha são os acessórios, a dock é um suporte de plástico e o resto são cabos???…
Por 800€ acho que podia ser mais trabalhado