Com senadores a receberem mais de meio milhão cada um para financiar as suas campanhas, a Microsoft tem grande poder dentro do governo Norte Americano. E isso quer dizer que as instituições, que funcionam para os outros, não funcionarão para a Microsoft.
O que tem vindo a ser dado a conhecer sobre o que se está a passar com a FTC nos EUA é, para mim, inédito… Lina Khan foi chamada a uma comissão de inquérito e acusada de prejudicar empresas Norte Americanas em detrimento de interesses Chineses.
A situação é claramente uma alusão à compra da Activision pela Microsoft e ao crescimento da Tencent, o que mostra uma enorme pressão de pessoas com poderes no governo para que a FTC não avance com um potencial bloqueio à compra da Activision.
A situação é tremendamente penalizadora para Lina Khan. Caso esta não se submeta a esta pressão, corre o risco de a FTC ver cortados os seus financiamentos, tornando-a numa instituição fantoche, e sem reais poderes. E isto quer dizer que, muito certamente, a FTC não vai avançar com objeções à compra!
Diga-se lá o que se quiser, esta situação é tudo menos normal. Uma instituição do estado chamada a uma comissão que lhe faz pressão para fechar os olhos às regras antitrust quando estão envolvidas empresas Norte Americanas, e justificando a coisa com o avanço do poderio Chinês, é algo que não só nunca aconteceu, como nunca se imaginou ver-se a acontecer. Afinal a FTC foi criada para verificar o cumprimento das Leis Antitrust e não para fazer favores à empresa A ou à empresa B, e muito menos para ser um fantoche do governo, ignorando as regras quando há certos interesses envolvidos. E a comissão ameaçou mesmo retirar Lina Khan da Cadeira ou remover o poder à FTC, o que mostra o gigantesco poder do lobbies da Microsoft que deveriam preocupar as empresas concorrentes.
E esta pressão, a meu ver, é o descrédito total das instituições, e a prova que a Microsoft é demasiadamente poderosa, e que neste momento é imparável nos Estados Unidos.
Aliás estes lobbies estão mesmo a entrar num absurdo completo, com os senadores a tentarem inclusive não só beneficiar a Microsoft, mas igualmente prejudicar a Sony… Senadores a meterem-se em assuntos que não lhes dizem respeito e a acusarem a Sony de um Monopólio que só existe porque a Sony produz e suporta os seus produtos como ninguém, sendo que as pessoas tem essa consciência e dessa forma procuram a sua consola. E isso está longe de ser algo ilegal!
E quem apoia ou vê isto com bons olhos, certamente não se preocupa com o mundo onde vice, e aceita que esta realidade e poder dos mais ricos se torne em algo normal.
Torna-se claro que a Microsoft tem prioridades sobre onde colocar o dinheiro, e na aquisição de jogos exclusivos, de forma a agradar aos clientes e conquistar mercado, nunca foi essa prioridade! Os bolsos dos senadores podem ser bem mais rentáveis nesse aspeto.
Lina Khan being called out for working with foreign regulators and helping them to undermine American companies and preventing them from succeeding or acquiring companies in other markets and by doing so helping China.
Shit getting real???? pic.twitter.com/imMB4rB5WE
— Post Up (@PostUp_bbb) April 18, 2023
It is not a good day for Lina Khan and the FTC. Look like she won’t be getting that funding anytime soon.
IDC chair states that there are some that question if Lina authority should be strip or even exist at all I think that’s in reference to the entirety of the FTC.
Some… pic.twitter.com/EbBI8Tzqpo
— Post Up (@PostUp_bbb) April 18, 2023
E finalmente deixo para o fim o vídeo mais chocante de todos, onde, abertamente, uma senadora, questiona directamente a FTC sobre porque motivo estão a tomar partido pela Sony e não pela Microsoft, usando na pergunta percentagens sobre domínio de mercado, que não só são falsas, como são tendenciosas, como fornecidas pela Microsoft.
With all the FTC news today I’m surprised I hadn’t seen anyone share that the rep. from Tennessee asked Khan directly about why they were siding with Sony as opposed to Microsoft in the Xbox vs PlayStation case. pic.twitter.com/PtGJ78Ku0p
— Destin (@DestinLegarie) April 19, 2023
O que isto quer dizer é que a guerra alcançou um patamar de indecência aberta. A Microsoft quer o mercado, mas não o quer à base da competência e da conquista do cliente, preferindo comprar as esferas do poder de forma a impor-se no mercado das consolas. Isto é a decadência social, a decadência das instituições que deveriam funcionar livremente e sem intromissões de poderes externos.
Compete agora aos fans perceberem o que é efetivamente a Microsoft, e aquilo que ela é capaz de fazer. É incapaz de pagar 50 milhões para dar um exclusivo aos seus clientes e conquistar mercado, mas é capaz de pagar mais de 500 milhões a senadores (como o caso de baixo), para adquirir poder nas altas esferas, e dessa forma poder manipular o mercado como bem entender, impondo dessa forma o que deseja, quer essa seja a vontade do cliente ou não.
E nesse sentido, mais do que nunca, o cliente ou vota com a carteira, ou o que veremos será a Sony, a marca mais popular de consolas de mesa, que conquistou o seu lugar à custa de suporte e produtos de qualidade, a ser esmagada pelos poderes políticos de uma Microsoft que em vez de competir pelas regras de mercado, usa lobbies políticos para conseguir impor-se.
Este ultimo vídeo choca particularmente não só pela referência direta à Sony e intervenção num caso em estudo, como pela apresentação de números de mercado (68% de mercado para a Sony) que foram fornecidos pela Microsoft e não por entidades independentes, e que não representam de forma alguma a realidade do que existe. Basicamente a haver alguma verdade nestes valores, a Nintendo é completamente ignorada!
Seja como for, mesmo que a Sony tenha 68% do mercado das consolas, convém explicar que estamos a falar de estatística e não de matemática, o que quer dizer que a interpretação dos números não pode ser apenas feita numa base matemática simplista, mas sim numa mais complexa e estatística. E passo a explicar para que se perceba, pois percebo claramente este erro quando se fala de algo onde isto é muitas vezes usado, o futebol:
Vamos então a um caso palpável. Um universo de 100% correspondente a 100 canetas, dividido igualmente entre duas pessoas, ou seja 50 canetas para cada uma ou 50%-50%.
Agora imaginemos que uma das pessoas dá uma caneta a outra. Note-se que há uma mudança de apenas 1 caneta, que num universo de 100 é 1%, mas o que vemos?
As quotas de mercado mudam para 51-49, ou seja há uma diferença de 2 canetas ou 2%, quando o que mudou foi apenas 1 caneta ou 1%.
Isto repete-se para uma mudança de 2 canetas ou 2%, onde as quotas ficam 52-48, ou seja 4 canetas ou 4%.
A diferença é então sempre o dobro do que realmente muda.
Então, para um mercado de 68-32, onde o que temos é uma diferença de 36 canetas ou 36% que correspondem a uma mudança efetiva de 18 canetas ou 18%.
E isto quer dizer que se uma pessoa obtiver mais 50 canetas, que era o que a outra possuía, ela tem 100% de mercado. No entanto, a variação, aquilo que mudou de mãos, foi 50%.
Ou seja, perante estes números, a Microsoft não tem de ganhar 36% de mercado para igualar a Sony. Ela tem de conquistar 18%.
E estes números certamente não soam a tão chocantes, pois não?
Este caso aparece muito no futebol, quando vemos por exemplo a posse de bola em 60-40 para um dos lados e os comentadores dizerem que houve um domínio esmagador. Na realidade a diferença entre posso de bola foi de apenas 10%, o que em 90 minutos se equivale a mais 9 minutos de posse de bola. Onde está o esmagador aqui?
Ora a Sony ter conquistado esses 18% a mais do que a Microsoft (e insista-se que este valor tem como origem a Microsoft), nem entendo como algo de extraordinário, especialmente se pensarmos que vimos de uma geração em que a Microsoft deu o pior suporte de sempre à sua consolas, do facto de estamos a falar a nível mundial, do facto que em alguns países a Xbox tem penetração zero ou próxima do zero, do facto que a Sony é a marca que mais suporte dá às suas consolas, possuindo exclusivos IP’s dos mais populares do mundo, e fazendo dobragens localizadas para todas as línguas mais popululares do mundo. Acrescente-se a isso um Marketing enganador que nunca se confirma e uma aposta num Gamepass não convence os consumidores, e que se tem pautado por lançamentos de baixa qualidade ou incompletos de forma a se adaptarem ao serviço e 18% dos clientes nem soa a nada de anormal.
Daí que ver uma senadora com aparente pouca formação estatística, a fazer pressão com números fornecidos pela Microsoft, que nem dizem respeito ao mercado americano, mas sim a nível mundial, choca-me tremendamente. Sinceramente, nestes anos todos em que acompanho as consolas vi muita coisa baixa da parte da Microsoft, como por exemplos “astroturfing”, marketing enganador e tentativas de denegrir a imagem da concorrência tentando passar uma imagem sua de “bom para o consumidor”, que nunca convenceu a grande maioria do mercado, mas ver agora estes lobbies em ação é das coisas mais reles que já vi.
Esta e uma situação que considero como grave demais… Pressão política apoiada em dados da Microsoft para se forçar uma entidade supostamente independente e regida pela Lei em vigor, a aprovar as vontades de uma empresa Norte Americana e ao mesmo tempo pressão vinda igualmente do poder político no sentido de atacar e potencialmente prejudicar a Sony é uma série interferência de uma empresa no poder de um país que deveria servir de alerta.
O mercado dos videojogos vale muitos milhões, mas independentemente de poderes seja onde for, ainda é dos jogadores, e ainda está nas mãos deles decidir o futuro do mesmo. Daí que perante o que se vê, o decidir com a carteira é neste momento mais importante do que nunca.
E aqui nós podemos ver o verdadeiro “All in” da Microsoft.
Desde o início eu falava que o objetivo dela era colocar a Sony de escanteio com essa compra e se ela passar vai ser isso que vai ocorrer.
Veja todos estão focados apenas no COD, mas se pararmos para ver a figura como um todo, veremos que caso a compra passe a Sony se verá quase sem jogos de Rpg do ocidente, já que a Microsoft comprou e continua comprando uma boa parcela dos estúdios que fazem esse gênero.
No final o objetivo dela é deixar a Sony igual a Nintendo, fazendo seus jogos para seus fãs e apenas isso.
Minha única esperança, são as empresas japonesas se perceberem disso e de alguma forma boicotar essas atitudes
A MS praticamente se apropriou de todos os grandes Shooters e RPGs ocidentais de nome e com história nessa comprar da ABK apos ter comprado a Zenimax. Mas nada de novo, bem lá atrás a MS disse que iria preservar a indústria, e todos nós, inocentes que fomos, entendíamos isso como se ela falasse da eguagem da retrocompatibilidade, quando na verdade, ela falava de comprar tudo e todos que fossem vendáveis na indústria.
Sobre a política americana protecionista, nada de novo sob o sol… Shakespeare não falava simplesmente da Dinamarca, mas de todos os impérios e de suas sórdidas conspirações e hipocrisias que fazem parte do pacote!
Agora, os políticos que se cuidem, pois essas bigtech já mostraram seu poder para eleger e derrubar políticos sem muito esforço.
PS: Sob a minha ótica, a MS só precisa de mais 2 movimentos pra dominar de ver a indústria e por qualquer vontade sua, adquirir a Valve e a Epic, e depois é fim de jogo.
A Epic acho que não tem como comprar devido a participação da tencent.
Se for pensando em Shooters e RPGs seria a Valve e a Larian.
A Valve vale mais pela Steam, quem tem a Steam tem o controle do mercado de games no PC, não pelo desenvolvimento, sem querer desmerecer Portal, HL , Team Fortress e o jogo mais jogador por PCzista o maldito Counter Strik. 🙂 Sobre a compra da Epic, a Tencent não tem a maior porte das ações ordinárias, embora tenha boa parte da empresa, logo, quem manda na venda são as ações ordinárias majoritárias e penso que pode acontecer mesmo tendo a Tencent contra, mesmo que a questão possa se tornar judicializável posteriormente por alegar que foi prejudicada financeiramente por ação do resto do grupo, mas seria ainda algo contornável com a MS pagando acima do que as ações valem, como faz agora com a Activision.
Uma curiosidade é que aprovando a compra da activision e comprando a valve, a microsoft teria todos os studios que criaram variações da engine de quake
Acho que não era esse o objetivo, e sim o de entrar mais forte na competição que nunca foi justa. O Xbox nunca teve o dinheiro da MS para o All in como a Sony deu ao Playstation lá nos anos 90, quando eles subsidiaram o preço do console, e fecharam contratos com a indústria inteira para deixar Sega Saturn e Nintendo 64 de escanteio, e ainda abraçaram os prejuízos da pirataria, praticamente minando os dois concorrentes e tomando 80% do mercado já em sua primeira geração. Olhando de forma retroativa, é meio absurdo que alguém ache normal a SEGA que vinha de uma geração 50/50 com a Nintendo, vender apenas 9 milhões de Sega Saturn em 5 anos, enquanto o PS1 vendeu mais de 10x isso com a Sony chegando do nada e sem nenhuma tradição. Eu tenho certeza que a Square, a Konami, a Capcom entre outros terem praticamente ignorado os outros consoles em seus lançamentos de novos IPs em contratos de exclusividades ajudou muito nisso.
É impossível acontecer a mesma coisa nos dias de hoje, a tentativa com COD é converter mais pessoas através de Gamepass. Isso é muito suave perto do que aconteceu lá nos anos 90. Se fosse a Sony fazendo essa compra, ela simplesmente não permitiria um lançamento multiplataforma. É até bom a MS parar com a política de boa vizinhança, por que a Sony nunca teve isso com ninguém, ela sempre foi hegemonica.
De novo isso da Sega, Fernando, isso não vai virar verdade repetindo a exaustão, Fernando?!?!? Você tem algum dirigente da Sega daquela época a culpar a Sony pelo fim dela? Põe a fonte aqui pra gente ver…
Sobre subsidiar preço de consoles, a própria Microsoft já disse que nenhum deles foi lucrativo, sobre permitir pirataria, diga um alô a geração do 360, bem mais moderna e compare com a pirataria do PS3 à mesma época pra ver quem de fato a permitia por conveniência tendo tecnologia para impedir ou dificultar.
É o espírito do Saturn a puxar o pé dele toda noite devido o PS1 ter feito mais sucesso!
Juca, você tem quantos anos?
Precisa ter algum dirigente da SEGA falando de algo que aconteceu quando a Internet praticamente nem existia e não tinha como ter repercussão nesse mesmo nível?
Eu ser alguém caminhando para os 40 anos e que viu isso acontecer, junto com mais um monte de gente não conta não??
Sabe como se informávamos por games naquela época, comprando revistas em bancas de jornal para saber de algo que já tinha acontecido à uns 6 meses. Você acha que alguém transmitia E3 nos ano 90? Sabe o que nós sabíamos? Que o Playstation era barato, e vendia jogo pirata até em banca de feira.
Viste acontecer o que??
O que viste tu que não ficou registado na história?
Ou viste o que todos vimos, e que está aqui:
https://www.pcmanias.com/como-a-sony-nao-matou-a-sega-ou-melhor-como-a-sega-se-matou-a-si-mesma/
Fernando, acho que a maior parte das pessoas aqui também se informavam por revistas como Videogame, SuperGame (focada na Sega), GamePower (focada na Nintendo), SuperGamePower (juntou as duas), Ação Games, Gamers, Game-X (essa eu comprei poucas), PowerGame (era uma revistinha pequena), dentre tantas outras revistas dos anos 90.
Vários aqui devem ter colecionado pôsteres maravilhosos da Marjorie Bros achando que ela existia de verdade, ou passavam horas lendo as reviews super detalhadas que a Gamers produzia. Nos informávamos sobre as E3 pelas seções de circuito aberto das revistas trazendo as novidades. Todos já sabíamos o que era a E3 lá nos anos 90 graças a estas revistas.
Então peço por favor que você nos informe quais revistas e edições que mostram alguma evidência qualquer de que a Sony estava “sabotando” a Sega, que farei questão de printar e postar aqui, já que tenho a maioria destas edições em casa.
ChatGPT
“Quais foram os motivos que levaram a sega à falência”
“A Sega Corporation, uma empresa japonesa de jogos eletrônicos, passou por várias mudanças e desafios ao longo dos anos que levaram a problemas financeiros e à sua saída do mercado de hardware de jogos. Alguns dos principais motivos que contribuíram para a falência da Sega incluem:
Concorrência acirrada – A Sega enfrentou concorrência forte de outras empresas de jogos, como a Nintendo e a Sony, que também estavam produzindo consoles de jogos populares. A competição por uma fatia do mercado de jogos se intensificou à medida que mais empresas entraram no setor.
Decisões comerciais ruins – A Sega tomou algumas decisões de negócios questionáveis que afetaram sua receita. Por exemplo, a empresa investiu muito dinheiro em seu console Sega Saturn, mas não conseguiu gerar vendas suficientes para cobrir os custos. Além disso, a empresa se concentrou em jogos de arcade em vez de se concentrar em consoles de jogos, que eram mais populares na época.
Problemas de gerenciamento – A Sega passou por vários problemas de gerenciamento ao longo dos anos, incluindo mudanças frequentes de liderança e problemas de comunicação entre equipes. Esses problemas afetaram a capacidade da empresa de tomar decisões estratégicas eficazes e prejudicaram sua capacidade de competir no mercado de jogos.
Foco inadequado em jogos para adultos – A Sega se concentrou em jogos para adultos em vez de jogos para toda a família, o que limitou seu público-alvo. Isso resultou em menor venda de consoles e jogos.
Fraudes contábeis – em 2000, a Sega anunciou perdas financeiras significativas, levando à descoberta de que a empresa havia inflado seus resultados financeiros nos anos anteriores. Isso prejudicou a credibilidade da empresa e afetou negativamente seu valor de mercado.
Esses fatores, juntamente com outras questões, como a rápida evolução da tecnologia e a mudança nas preferências dos jogadores, contribuíram para a falência da Sega como empresa fabricante de hardware. No entanto, a empresa ainda é ativa na indústria de jogos eletrônicos, principalmente como desenvolvedora e editora de jogos.”
“Que veracidade há na frase “A Sony matou a Sega”?
“A frase “A Sony matou a Sega” é frequentemente usada por entusiastas e fãs de jogos eletrônicos para resumir a história da indústria de jogos dos anos 90, onde a Sony entrou no mercado de consoles com o PlayStation e tornou-se um forte concorrente da Sega. No entanto, é importante notar que essa frase é uma simplificação excessiva dos muitos fatores que contribuíram para a queda da Sega como fabricante de hardware.
Embora a entrada da Sony no mercado de consoles certamente tenha tido um impacto significativo na indústria de jogos, a queda da Sega foi causada por uma série de fatores, como mencionado na minha resposta anterior. A competição intensa de outras empresas, decisões comerciais ruins, problemas de gerenciamento e foco inadequado em jogos para adultos foram alguns dos principais fatores que contribuíram para a saída da Sega do mercado de hardware.
Além disso, é importante lembrar que a Sega ainda está ativa na indústria de jogos eletrônicos, principalmente como desenvolvedora e editora de jogos. A empresa se adaptou e mudou seu foco para sobreviver no mercado e ainda é uma parte importante da indústria de jogos eletrônicos hoje. Portanto, enquanto a frase “A Sony matou a Sega” pode ser uma forma fácil de resumir a história da indústria de jogos, é uma simplificação excessiva dos muitos fatores complexos que levaram à queda da Sega como fabricante de hardware.”
Ah nao, ate fraude contábil a Sega fez e os caras ainda falam que Sony malvadona faliu a sega hahahahaha
Eu tenho algumas revistas também, até já coloquei o link com as capas delas e entre a pesquisa sobre os 6 meses de atraso na informação (segundo ele) fui ver a capa de algumas.
Essa aqui é para você:
Saber de algo que aconteceu há uns 6 meses?? Morava onde? No interior do interior do interior?
Nem eu que moro no NE brasileiro, que naquela época o transporte de carga era muito mais lento, recebia revistas com 1 mês após a E3, como que você recebia só com 6 meses?
Olha as provas:
julho – 2001
julho – 2002
julho – 2003
Como meu comentário anterior está em moderação devido conter 3 links eu vou fazer esse em separado.
Bateu uma curiosidade em ver o que a AçãoGames/EGM Brasil falaram, em maio de 2001, sobre o futuro da Sega. Semana que vem estarei de férias então se der vontade vou relembrar o que a revista falou.
5 Edições anteriores a revista estava a sortear 2 Dreamcast
2 e 3 edições anteriores a revista já abordava sobre o Xbox.
A Microsoft não teve o dinheiro? 70 biliões devem ser trocos, não?
Se a Microsoft tivesse investido 1/3 disto no desenvolvimento de estudios e criação de jogos, estava onde está?
O pior é que a Microsoft aposta num serviço incompatível com qualidade. E daí que o futuro destas empresas e destes IPs seja preocupante.
Cara eu sei que já falamos isso diversas vezes aqui no site, mas eu fico perplexo quando as pessoas dizem que o Game Pass é incompatível com qualidade com tudo que a Microsoft lançou lá Day One! Fora que ela anunciou diversos jogos dela que vão lançar lá Day One de alto orçamento! Então pra mim quem fala isso, desconhece completamente o que é o Game Pass!
Quais?
Ela anunciou diversos jogos em 2020 no Showcase dela! Fable, Avowed, State Of Decay 3, Hellblade 2 na TGA de 2019, Perfect Dark! Entre outros! E eles vão ganhar novidades esse ano! Então tem vários jogos sim!
2020… Estamos em 2023!
E esses jogos saem quando?
Realmente eles se precipitaram ao mostrar tão cedo os jogos desses estúdios! Mas eles viram o erro e agora tem a política de anunciar um jogo no máximo um ano antes do lançamento! E os jogos que eu citei a maioria vai chegar a partir do ano que vem! Então teremos novidades esse ano com certeza!
Vc acha que se precipitaram? Rapaz, tu é bem inocente mesmo. Eles simplesmente mostraram um monte de jogo que nao estava nem em inicio de desenvolvimento como se fosse lançar em breve pra enganar quem se deixa enganar.
Não importa, eles sairão, e todo mundo sabe que estão sendo feitos. E os jogos que estão sendo feitos pela Sony que ela escondeu de todo mundo pra parecer uma pobre coitadinha por causa de COD?
A Sony deu a conhecer que tinha 25 jogos em desenvolvimento.
Não precisa de dizer mais nada.
eles sairão igual scalebound?
mas ainda bem que vc escreveu logo “não importa“, pq nada de ruim importa para lamber o xbox.
Alto orçamento?
Pergunto isso porque creio que foi você que disse poucos dias atrás que Sea of Thieves era de alto orçamento
E você sabe quanto custou o Sea Of Thieves?! O jogo em si lançado em 2018 custou 35 milhões de dólares! O que não é muito, mas contando com todo o conteúdo massivo que foi adicionado ao longo do tempo temos que analisar isso também! Então eu chuto que perto de 50 milhões de dólares foram gastos na produção do jogo mais as atualizações!
Se contarmos então conteúdo inserido após o lançamento então qualquer jogo vira um AAA.
Mas você, assim como em algumas outras respostas, se contradiz pois nem sabe se o jogo atualmente gastou 50 milhões. Segundo o WindowsClub em um artigo um AAA custa em torno de 75 milhões para cima, logo o Sea of Thieves com o que você acha ter custado 50 milhões não entra nessa categoria.
Paulo… Não vivas em negação.
O Gamepass não é um sucesso de adesão. Nem sequer todos os possuidores de Xbox aderiram a ele, e a Xbox não vende magotes à custa dele.
O conteúdo do Gamepass está acessível a quem tiver um PC, e a quem tiver uma Xbox. Eu tenho os dois pelo que é fácil saber o que lá está.
Depois, o que digo é dito por outros:
https://www.google.com/amp/s/www.gamerevolution.com/news/707116-xbox-game-pass-unsubscribe-over-lack-of-aaa-games%3famp
Ou seja, não te vires a mim… Fala com quem está a desistir do serviço por falta de conteúdo.
Agora há quem tenha exigências mais baixas…
Sim, de fato houve uma estagnação no número de assinantes do Game Pass em 2022, pois foi o ano mais fraco do serviço, fora que não teve o seu maior diferencial, que é os jogos Day One da Microsoft! Mas nós não sabemos se o serviço voltou a crescer e ele está recebendo muito suporte hoje! Mas isso não era o que nós estávamos discutindo! Nós estávamos falando sobre se o Game Pass ser prejudicial a qualidade dos jogos! E isso eu nunca vi alguém me dizer algo que me convença disso! E o Game Pass não é um sucesso de adesão ainda! O projeto da Microsoft não é fazê-lo ser um sucesso a curto prazo! Ela está preparando o caminho pra ele ser o carro chefe do Xbox com coisas como o Xcloud e jogos Day One que são investimentos a longo prazo pra transformar o Game Pass em um colosso! Mas todo investimento tem uma perda inicial! Mas ele deve começar a crescer consideravelmente depois da aquisição da Activision!
Mas ninguém te tem de convencer…
E muito menos eu que da contabilidade desses serviços sei tanto como tu.
A questão que te coloco é no entanto simples.
Se isso é rentável, porque não estão todos a fazer o mesmo?
Não me digas que a Microsoft descobriu aquilo que mais ninguém descobriu. E mais, que a Microsoft tira lucros com 25 milhões de clientes e outros com 200 milhões estão a apresentar prejuízos.
Por isso ninguém te tem de convencer, tens é de olhar para o resto do mundo, pensar, e tirar as ruas conclusões.
Lembro só que uma séris estilo Obi San Kenobi custou 60 milhões. O Horizon Forbiden West custou 120.
Mas ela não descobriu nenhuma fórmula mágica! Ela só está trabalhando a longo prazo! Ela está perdendo dinheiro agora com a perda da venda de seus jogos pra futuramente ter assinantes suficientes pra ter grandes lucros! Ela tem condições de fazer isso por ser uma das maiores empresas do mundo! Já a Sony não tem capacidade financeira de fazer isso! Fora que ela não precisa ter tantos assinantes que a Netflix pra ter lucro pois tem menos jogos no Game Pass do que filmes na Netflix! E boa parte é Indie! E muita gente tá fazendo isso! A Ubisoft fez, a EA fez, até a Sony fez agora com a Plus! A diferença é que a Microsoft coloca seus jogos Day One lá! E eu não tenho certeza se o Game Pass não é lucrativo! Foi o Phil Spencer que falou que o Game Pass já é sustentável! Então ele já deve dar um pouco de lucro!
Paulo… Se está a trabalhar a longo prazo, está a trabalhar à muito longo prazo.
O Gamepass tem 6 anos e está basicamente estagnado. O mercado já mostrou que não o quer pois tem noção das consequências para a qualidade, introduce monetização e pay to win.
A única forma de ele se impor é essa mesma… Impondo.
Porque o Gamepass tem menos assinantes que a PSN. O Gamepass tem menos assinantes do que possuidores de Xbox. O Gamepass está a afetar as vendas. O Gamepass está a afetar o suporte.
E o pior do Gamepass… É que há inúmeras burlices para o arranjar mais barato. Mesmo o 1 euros anunciado como tendo acabado, continua a dar. E ele não precisa de conquistar clientes. Ele precisa que eles adiram e se mantenham lá sempre todos os meses a pagar. E isso é algo que não acontece com o pessoal sempre a entrar e sair.
GP existe desde de 1 de junho de 2017 se eu não estiver enganado e ela ainda está preparando o caminho? quê? 1/6 o serviço faz 6 anos, mais quantos será necessario para o serviço mostrar ao que veio?
Desenvolvimento de estúdios e criação de jogos vem do dia pra noite? Se ela tivesse feito isso, o resultado viria sei lá, em 2028 na melhor das hipóteses. Não estamos mais nos anos 2000 que os estúdios faziam um jogo do nada em 2 anos com 50 pessoas e isso era chamado AAA.
Para quem reclamava que o Horizon Zero Dawn levou mais de 5 anos em desenvolvimento estes já estão na metade. Mas como agora é do lado de cá(no caso o seu) a desculpa é demora/dificuldade no desenvolvimento nos tempos atuais.
A espera do Forza que em outubro completa 6 anos do lançamento do Forza 7 e aí já fica em pé de igualdade com o GT5 que foi lançado 6 anos(mais específico 5 anos e quase 11 meses) após o GT4, algo que você gostava de citar.
Hellblade já vai para 4 anos sem nada palpável;
a reclamação dele ai de Horizon levar 6 anos é mais um delírio…
Killzone 3, fevereiro de 2011
Killzone Shadow Fall, 15 de novembro de 2013
Horizon Zero Dawn, 28 de fevereiro de 2017
MENOS de 4 anos, 3 anos e 4 meses para sair Horizon Zero Dawn.
A narrativa é o mesma desonesta do Last of us, que demorou:
“7 anos para a ND lançar a parte 2, ND não entrega nada, nem é tudo isso”
Fingindo que não existia Uncharted Lost Legacy nesse meio tempo
Agora ele precisa fingir que Killzone Shadow Fall não existiu…
É sempre isso ai com esses sujeitos ai…. depois se vc perde a paciência com a desonestidade deles, o sujeito sai correndo se vitimizar
Eu acho impressionante como eles sempre estão na internet tentando empurrar uma Mentira, ficam repetindo para ver se tornam verdade
Nem preciso dizer quem inventou essa técnica… de “repetir a Mentira até virar verdade”
Claro que não… Daí a pergunta. A Microsoft gastou 7.5 biliões numa Zenimax que não tinha nada em carteira?
Da última vez que vi, a Zenimax eram 8 estúdios… Onde estão esses 8 jogos?
era vc que ficava aqui botando defeito na ND pq “demorou 7 anos sem fazer nada para lançar last part 2” ?
tinha que fingir que Uncharted Lost Legacy não existia para sustentar essa groselha…
depois tomou uma trolha reversa pq a i343 demorou de verdade 7 anos para lançar o Craig Infinite… uhauhauhauh
Acho que se a Sony estava pensando em não permitir o COD no Playstation, agora ela tem motivos para fazê-lo (não dá como contemporizar com um concorrente que usa de todos os meios para vencer). Se isto acontecer veremos o acirramento dos ânimos. A MS pode quem sabe até tirar a Minecraft da plataforma da Sony abrindo uma guerra declarada. Espero que o bom senso impere.
Às vezes a guerra declarada é melhor que a guerra de bastidores e velada, como tem sido por longa data. Ao menos pode-se chegar a um fim definitivo, mas é a ótica de cada um.
Com tudo claro, cada um faz suas escolhas de forma mais apropriada a suas vontades, assim eu penso.
Não dava para a SEGA e para a Nintendo contemporizarem com um concorrente que usou de todos os meios para vencer, e assim foi. A SEGA foi obrigada a sair do mercado de consoles, e a Nintendo teve abandonar o hardware de alto desempenho para se manter competitiva.
A Sony precisa de um concorrente mais forte, a única vez que isso aconteceu foi com o Xbox 360, e fez muito bem para o PS. Vocês nem estariam na internet falando de exclusivos se não fosse o fracasso do PS3 que obrigou a Sony a investir no ecossistema de estúdios, onde convém lembrar que quase todos eles foram comprados e não criados “organicamente”.
Acho que você se esqueceu de trocar o nome “Sony” por “Microsoft”.
A Sony não é nenhuma santa, mas é super irônico ler isso de um fã de Xbox. Projeção no seu estado da arte.
Ele fala como se a sony tivesse comprado publish assim do nada. Até eu me lembre maioria dos estudios comprados pela sony já rolava uma certa parceria.
A Sony, na grande maioria das vezes, comprou estúdios de pouco nome ou com algum único sucesso no seu videogame, como fez com a Naughty Dog (que fez o Crash Bandicoot), e nem a IP levou, lembro de poucas exceções como a Psygnosis que já era conhecida e agora a Bungie, fora disso, os que ela comprou, que tinham mais nome, eram aqueles que faziam second party pra ela como foi com a Insomniac Games. O resto praticamente só coisa pequena ou que sequer tinha jogo de sucesso.
Ele mistura as coisas.
Imagina que a Microsoft tivesse comprado a Activision por uma mixaria em 2001 (22 anos atrás), trabalhado arduamente junto com o estúdio para produzir a IP Call of Duty (lançada em 2003). E com isso, feito fortuna com o estúdio, fazendo o mesmo multiplicar em valor de mercado, funcionários, prestígio na indústria, etc.
Isso é uma forma de crescimento orgânico, mesmo que o estúdio tenha sido comprado. O ponto é que a empresa comprou o estúdio para se desenvolver, se transformar em uma grande fonte de resultados.
Isso é o que a Sony fez com a grande maioria dos estúdios que comprou ( Guerrilla, Naughty Dog, etc..). Veja que o “carro chefe” da maioria dos estúdios da Sony são formados por jogos que foram concebidos muito depois da aquisição destes estúdios. A grande exceção mesmo é a Bungie, que foi um estúdio onde a Sony investiu de uma forma parecida como a Microsoft faz, ou seja, visando absorver os resultados já alcançados.
Só como exercício de raciocínio, imagina que a Haven ou a Firework lancem um multiplayer de grande sucesso, atingindo dezenas de milhões de jogadores ativos e multiplicando seu valor de mercado, bem como o prestígio na indústria. Na visão do Fernando isso não é crescimento orgânico, já que a Sony comprou o estúdio mesmo sem nenhum jogo lançado, e sendo fundado já com financiamento da empresa.
A Insomniac, quando adquirida pela Sony tinha 250 funcionários. Hoje tem 520! Ou seja cresceu para mais do dobro!
Isto é crescimento! E não se pode dizer meramente que a Sony comprou a Insomniac, quando a empresa que atualmente existe foi desenvolvida, transformada e expandida pela Sony.
Basicamente a política de compras da Sony tem passado por financiar empresas e ver a forma como desenvolvem, a qualidade do que produzem, e os tempos de desenvolvimento usados. Se a empresa satisfaz, é adquirida.
Basicamente empresas com nomes sonantes apenas tem IPs, mas o talento, esse muda, e a maior parte está nestas novas empresas fundadas por eles. A Sony tem sabido captar talento e não IPs.
Olha o caso da Blizzard, em que segundo as últimas notícias está uma empresa fantasma, com o talento a ter saído todo!
O carro chefe desses estúdios demoraram pelo menos duas gerações para serem conseguidos. Ninguém falava de exclusivos da Naughty Dog até o dia em que lançaram Uncharted 2. É mais fácil fazer o crescimento orgânico de coisas estabelecidas do que criar do nada. A Sony nos tempos modernos não criou nenhum estúdio do nada como a Microsoft fez com a 343i ou a The Coalition, e mesmo nesses, trabalhar em algo estabelecido ajudou a recrutar pessoas. Se a Sony fosse adquirir os seus estúdios hoje, ela não conseguiria.
Nem todos. A Santa Monica já era da Sony, e God of War foi feito nos tempos de PS2. O sucesso de Gran Turismo vem dos tempos de PS1. Syphon Filter e Twisted Metal também foram IPs relativamente populares da Sony nos tempos de PS1. Ratchet and Clank já possuía alguma popularidade no PS2.
Todo mundo conhecia a Naughty Dog lá nos tempos de PS1 por causa de Crash Bandicoot, seus games somados venderam mais de 21 milhões de cópias no PS1.
https://ultimatepopculture.fandom.com/wiki/List_of_best-selling_PlayStation_video_games
Apenas o primeiro Jak and Daxter de 2001 vendeu mais de 4 milhões de cópias no PS2. Também foi um jogo conhecido
https://ultimatepopculture.fandom.com/wiki/List_of_best-selling_PlayStation_2_video_games
O ponto é que mesmo trabalhando em jogos bem sucedidos, a Naughty Dog ou Bend eram estúdios relativamente pequenos. Enquanto a Naughy Dog lançava 3~4 jogos, a Capcom, Activision ou a RARE lançavam 15~20 jogos cada, pois tinham equipas muito maiores.
O ponto que você parece ignorar é que muitos estúdios foram criados como subsidiários da Sony, ou seja, com financiamento dela. Exemplos: Santa Monica, Haven, Fireworks. Ninguém ficaria surpreso se a Sony nos próximos meses anunciar a Deviation, já que financia o projeto deles desde o começo. Isso é crescimento orgânico, pois houve apoio desde a fundação, inclusive com o set de tecnologias da Sony.
Pixelopus (Concrete Genie), Haven, Fireworks. Somente alguns exemplos.
Ou seja, você está atestando que o crescimento dos seus estúdios é mérito próprio dela mesma, já que multiplicou o valor de mercado.
Até porque no PS1 não teve Gran Turismo, Twisted Metal, Syphon Filter… A Sony não fazia exclusivo, desde o começo, coitada…
Fernando… Eu avisei que a história da Sega é conhecida, e que mais uma deturpação teria consequências.
Que não alinho em cartilhas ou com cartilheitos.
A Sega enterrou-se por motivos bem conhecidos, fragmentou o seu mercado, tomou más decisões, e teve prejuízos seguidos devido a isso.
Neste caso vou só fazer um alerta pois não referes que a Sony matou a Sega, mas cuidado com a adulteração da verdade.
Quanto à concorrência para a Sony, concordo.
Mas a Microsoft não é concorrência para ninguém pois ela não consegue concorrer. Ela só sabe comprar e prejudicar os terceiros de forma ao seu produto acabar por ser o melhor.
Deturpação é não compactuar com a sua crença da realidade?
Erros da SEGA, erros da Nintendo, não mudaram o fato de que o a Sony subsidiou o PS1 para ser vendido a $300, criou um sistema que foi pirateado antes de chegar no mercado e fez um monte de acordos de exclusividades com terceiros até chegar ao ponto em que eles nem julgavam ser necessário suportar outras plataformas por que o mercado já estava definido.
Qual é a realidade que é mais real que os fatos?
Isso chama-se concorrência. A Sega não morreu por isso, mas por uma série de fatores diversos associados a decisões erradas.
Isso é uma redução dos fatos a algo simplista e mais do que isso, tendencioso e parcial, com uma agenda por detrás.
Eu vou viver para ver vc sofrendo por duas falências, acusando a sony de ter causado as duas e dando rage na cama a noite com esse delírio.
sabe pq? pq se alguém faz por merecer o xbox falir é gente exatamente como vc.
Xbox falir kkkkkkk
Microsoft arrecada 25 bilhões de doláres por trimestre com serviços na nuvem.
Serviços de nuvem não é Xbox. Não vamos confundir as receitas da Microsoft com as da Xbox.
E quando quisermos falar de falir ou manter, vamos falar de lucros/prejuízos e não de receita. Receita é o dinheiro que entra sem contabilizar despesas e impostos!
E infelizmente, quando falamos da Microsoft, lucros das divisões é algo que não é conhecido.
Esse nome é conhecido e julgando pela forma como escreve estou quase certo que se trata do mister tradução de artigos do windows central e outros sites pró xbox para alimentar o gado diariamente. E ainda tem a cara de pau de vir aqui falar todas asneiras que falou neste artigo. Melhor ficar no ser reduto, que lá é seu terreno. Onde pode interagir com suas crias. Aqui no máximo servirá de piada.
Essas questões de lobbie não é bom em nenhum cenário, mas convém lembrar que quem começou com isso foi a Sony indo diretamente aos órgãos reguladores para que estes atrapalhassem e atrasassem a compra. Não estou dizendo que qualquer um está certo nisso, por que para mim todo mundo foi muito baixo nessa negociação. A previsão de fechamento da compra já está atrasada em quase dois meses devido ao lobbie da Sony durante todo o ano de 2022, e infelizmente para ela, a Microsoft é mais forte e consegue fazer o “melhor”, mas as duas são ridículas.
A Sony fez toda a choradeira que virou meme no ano passado, e está até escondendo os seus próximos lançamentos para não dar razão a Microsoft, que por sua vez utilizou o próprio Marketing da Sony, seja ele real ou não, para falar que a Sony não precisa de COD, além de que possivelmente eles mesmos sabotaram as vendas do Xbox Series em 2023 para criar outro clima de que o PS5 é um rolo compressor, o que não estava sendo nessa geração até o fim do ano passado.
Não tem nenhum santo nessa treta entre eles, e nem precisavam ter ido tão baixo, qualquer tribunal sério teria visto que não existe nenhuma chance de monopólio nessa negociação.
A Sony, foi aos orgãos, ou foi inquirida pelos orgãos como interessada nesse mercado? É preciso relatar as coisas direito.
Veja, de antes quem vilanizava a Sony com falta de retrô, ou não quer crossplay era a MS, se bem me lembro, mas se for nesse negócio de quem começou, isso não se acaba nunca.
E querias o que, que a Sony mentisse aos orgãos e dissesse que ela não teria nada contra a aquisição da ABK, ou mesmo que estava eufórica ao saber do risco de perder CoD na sua plataforma?!?! É cada uma sua, Fernando!
Se esse mundo fosse sério, cada um daria o seu melhor e pararia de adquirir empresas sadias economicamente e estabelecidas no mercado, pois em nada agrega a concorrência tornar exclusivos o que nunca foi e não há nenhuma empresa a fechar se a aquisição não ocorrer… Mas o mundo é do dinheiro, então, é sempre esperar pelo estrago que este pode fazer.
Quanta teoria ????
E ainda tem gente que fala do deto xD
Se você recebesse 20 mil reais mensais de pensão do governo (seja lá por qual for o motivo), e de repente, fosse feita uma nova lei que reduziria sua pensão para 17 mil reais mensais. Só que para efetivar a lei, seria feita uma consulta pública com todos os beneficiários de tal pensão, perguntando se estariam de acordo.
Você simplesmente responderia que não se importa de reduzir o valor da sua pensão, alegando que não precisa de todo esse dinheiro?
É basicamente isso que você está dizendo que a Sony deveria fazer.
A Sony não foi aos órgãos como o Juca te respondeu. Ela foi consultada. São coisas bem diferentes.
E é interessante notar que também houve consulta no processo da Bethesda, e ninguém se opôs. Talvez justamente porque nos documentos constava que os jogos continuariam multiplataforma, algo que na prática não se concretizou.
https://twitter.com/Chris_Dring/status/1580912872674426882?s=20
Seria a mesma coisa que o governo prometer reduzir seu salário desde que você recebesse um benefício. A partir do momento em que você assina concordando, o benefício toma um chá de sumiço rsss
Boas.
Tirou esse da ms sabotar a vendas do xbox de artigos traduzidos no wc?
Parece piada ter quem acredite nisso. Não houve falta de consoles xbox nos últimos 14 meses falando de sx. Falando de ss foi bem antes.
No máximo, e quem atua na indústria sabe, pode ter existido adequação de produção com a demanda. Se não vende rápido e não tem previsão de baixar os estoques, se diminui a produção.
As pessoas na Amazon americana reclamando de não encontrarem Xbox Series X ou de não terem seu pedidos atendidos coincidindo com aquela apresentação da MS para os reguladores alegando que a Sony detém 80% do mercado são coincidências demais para acreditar nessa história de que na verdade um dia os consumidores, que estavam comprando Xbox Series no mesmo ritmo do Xbox 360, pararam de comprar.
Os reguladores não afirmam isso dos 80%. A Microsoft é que o fez.
Realmente na Amazon US não tem xbox series sx. Mas neste momento específico. Mas na gamestop tem pelo preço oficial. E em outras lojas locais também tem estoque disponível. O que houve? Será que desconhecem outras lojas? Mesmo essas sendo mais antigas? Vi esse tema em algum dos wc. Mas não passa de matéria pra alimentar o rebanho com assuntos que satisfazem o ego.
Deixa ver:
WALMART – DISPONÍVEIS
Home Depot – WEBSITE COM PROBLEMAS
Kroger – Apenas DISPONÍVEL a série S em Bundle.
Target – DISPONÍVEIS
Best Buy – DISPONÍVEIS
Verizon – DISPONÍVEIS
Amazon.com – Apenas DISPONÍVEL a Série X, em Bundle ou recondicionada.
GameStop – DISPONÍVEL
Sam’s Club – Ambas DISPONIVEIS, mas apenas em Bundles.
New Egg – DISPONÍVEIS
Não vejo que faltem consolas…
Exato. Quando vi algo assim nos ditos sites que existem para alimentar o ego do rebanho, pesquisei e não passava de fake. Ainda cheguei no ponto de nem contar a disponibilidade de unidades refurbished ou de bundle, pois já previa a desculpa. Em outras lojas haviam estoque de series x. Mas eles gostam de criar essas teorias e o pior, o rebanho clama por fakes desse tipo para acreditar.
Estive a ver o site do Home Depot (esteve off no fim de semana)…. Os gajos não vendem eletronica!
Ora um dia a Sony acordou e disse: Hoje vou sabotar as vendas da Xbox.
E dito e feito. A Sony pensou e os fans da Xbox deixaram de comprar consolas.
E assim se sabota as vendas da concorrência.
Ou isso, ou a ânsia de se dizer alguma coisa para se passar pano é tão grande que nem há preocupação em se ver se o que se diz é um disparate sem sentido de todo o tamanho.
Navalha de Occam! 🙂
Off: Duas ultimas impressões e trabalho de pintura. E sim, é o meu segundo Master Chief 😉
Apesar da cor, que para mim será sempre esta e não o verde alface que a Microsoft impingiu ao Master Chief, esta armadura é do Halo Infinite.!
Nem isso… porque isso nem lógica tem, e a navalha de Ockham exige que a logica esteja presente!
Eu reli meu comentário para ver se por acaso tinha escrito alguma coisa diferente, mas o que eu falei é que a própria Microsoft provavelmente sabotou suas próprias vendas para passar mais fácil a compra pelos órgãos reguladores criando o clima de que o PS5 está dominando as vendas do mercado, que era uma coisa que no ano passado não estava casando com o discurso de que a Sony domina amplamente o mercado.
Em um cenário em que o PS5 vende em um mês 3x a quantidade de Xbox Series, por que alguém vai barrar a compra da ABK?
É teoria da conspiração demais? Estamos falando de $70 bilhões de dólares com uma multa de $3 bilhões por desistência.
a sony pagou pra Square enix não lançar nenhum jogo no xbox pra sempre. Isso é sabotar a concorrência.
Estou torcendo pra microsoft nao cumprir o acordo de 10 anos do COD e tirar do Playstation pra choradeira da Sony começar.
Caro amigo. Esse éo tipo de afirmação que não aceito aqui sem prova.
Pode colocar um link para algo que corrobore a sua afirmação?
Porque se não o colocar está a fomentar guerras sem provas, e argumentos inventados. E isso não autorizo aqui.
O que se sabe é que a Sony financiou diversos jogos de Square Enix. Jogos que não existiriam sem a Sony os ter financiado. E naturalmente que uma vez financiados a Sony não sendo produtor multi apenas os financia para si.
Isso é bem diferente de pagar para não aparecer em outras consolas. Isto chama-se outsourcing e não tem nada de ilegal.
Daí que aguardo o link onde se refere que os jogos em causa foram desenvolvidos e financiados pela Square e depois houve pagamentos para não irem para outras consolas.
Temos ainda declarações dos responsáveis da Square que negam mesmo assim que isso seja a causa de os jogos não irem para a Xbox.
E cito:
“FF15 is on Xbox/was on gamepass and that didn’t help. After 5 years and 1 million of the 10 million they sold was on Xbox”
Segundo eles, o Gamepass não ajudou vendas, e em 5 anos o jogo só vendeu 1 milhão na Xbox, dos 10 totais vendidos. Basicamente sem vendas, a Xbox é “persona non grata”.
Quanto ao COD não torça pois não parece ser preciso. Afinal, pelo que se conhece, a Sony nunca assinou qualquer acordo, pelo que quem parece não o querer é a Sony.
Mario, saiu que em documentos que vi no twitter dessa disputa da Activision que a Sony fez um contrato com a Square Enix de exclusividade de 6 meses com o playstation mas só pode lançar no PC, Switch e não pode lançar no Xbox.
Isso é tentar matar a concorrencia
É so procurar no Twitter
Não Elivelton… Não viste um contrato de exclusividade da Square com a Sony de 6 meses. Viste quando muito, um contrato de exclusividade da Square relativo a um jogo em particular (FF16).
E isso não é matar a concorrência. A concorrência não morre por 6 meses de espera (Isso é o que se chama um exclusivo de lançamento, e tantos que a Microsoft anunciou)! E para além do mais a aquisição de exclusivos acontece em todas as áreas de negócio, não é exclusivo das consolas. E muito menos da Sony, sendo que a Microsoft só não os tem porque não quer pagar por eles.
E PS: Não é só procurar no Twitter. Quando alguém afirma algo, mostra o que diz. Não se manda 500, 100 ou sei lá quantos leitores pesquisar no Twitter! Para a próxima, coloca o link!
Pensei que as vendas estavam baixas porque a Microsoft estava estocando o console. Agora já é sabotagem da Sony. Qual será a desculpa de amanhã?
Leia a minha última resposta ao Mário, não estou falando de sabotagem da Sony, estou falando da MS segurar sua própria fabricação para causar essa impressão de que o PS5 está fazendo ainda melhor que o PS4 na comparação com o Xbox.
A briga pela ABK ouveram dois teatros, o da MS de que a Sony domina 80% do mercado de consoles, e o da Sony para falar que sem COD o Playstation morre. O da Sony é difícil de provar, ela não tem como fazer com que nenhum outro jogo venda, o da MS, ela pode fazer virar realidade artificialmente.
Teoria da conspiração? O pós aprovação da compra vai dizer.
xbox one: MS escondendo a segunda GPU para supreender a Sony e vencer no final
xbox SX: MS escondendo os consoles para supreender a Sony e vencer no final
Já deu né? é projeção, é teorias da conspiração…
Para de defender o xbox na internet e vai defender a tua sanidade mental com ajuda profissional.
Off: God of War Ragnarok Costed $200m to Make; Almost 5x the Amount of God of War III (wccftech.com)
Quantas assinaturas de Gamepass tem que vender para manter esse nível de produção?
Gerar gera… Mas as contas são mais complicadas do que isso.
Imagina um restaurante que vende refeições a 80 euros. E fatura X por ano.
De repente eles começam a servir o mesmo, com diversidade e qualidade a 10 euros por mês.
Este tipo de coisa chama mais pessoas e gera mais dinheiro. Mas convém perceber que isto prejudica as vendas clássicas do restaurante.
Ou seja, a contabilização do que rende é apenas a diferença para o mercado clássico.
A questão é que agora precisas de quantidade e variedade para manter os clientes. Logo tens de adquirir a terceiros. Ou seja, tu aumentada a despesa.
Basicamente, antes, os terceiros vendiam os seus produtos e tu ganhavas 30%. Mas com isto tu deixas de receber e tens de pagar para ter.
Logo as contas tem de contar com isto também.
E finalmente ao teres tanta diversidade, tu não vendes os teus produtos, mas os terceiros não vendem também os deles. A receita clássica cai valentemente. E este serviço tem de cobrir tudo.
Acontece que isto canibalizando vendas os terceiros deixam de produzir para ti, ou de optimizar os seus produtos para ti. E a concorrência fica com as melhores versões.
Isto afasta clientes e tens de contabilizar isso também
Isto é uma ginástica brutal. É um novo paradigma completamente diferente que precisa de crescimento. E o Gamepass na consola estagnou.
os 300 milhões que o COD dá pra sony por ano é usado pra financiar o Gd of war
Por isso a choradeira da sony
O COD tira as suas maiores receitas da PlayStation. Mais de 50%.
Se a Sony o rejeitar, também vai haver choradeira do outro lado, que pagaram 70 biliões por algo que de repente só gera metade do previsto.
Mário lembras-te quando isto tudo começou, e eu disse que não tinha muita fé nos reguladores devido à corrupção?
Dizias que temos que acreditar nas instituições, no seu funcionamento e seriedade das mesmas, pois bem, olha o resultado.
Jamais devemos subestimar a capacidade do dinheiro em corromper, isto que a Microsoft está a fazer não me surpreende, agora depende de duas coisas, a posição de outros paises e mais importante, do mercado que pelos vistos está a responder e de que maneira à forma como a Microsoft está a tentar matar o mercado tradicional.
As instituições não estão em causa Juca. Elas funcionam, mas aqui os lobbies são demais. Agora a Microsoft pode fazer o que quiser, que os gamers é que mandam no seu mercado. Se eles foram com a carteira a Microsoft só tem de aceitar. Se se deixam ludibriar, a coisa ardeu.
Repara nisto. Em 2013 a Microsoft propôs o always online, o DRM e o fim dos usados. O Mercado deu um tremendo não!
Estamos em 2023, os jogos da Microsoft são quase todos always online e com tendência a sê-lo cada vez mais, o DRM existe ao necessitarem do online e ao serem digitais não há usados.
O que mudou? Deram um preço mais atrativo. E o mercado vendeu-se aos rebuçados.
Infelizmente a maior parte das pessoas vê a árvore e não vê a floresta. Se é por falta de capacidade ou negação em querer ver, eu não sei, mas estamos onde essas pessoas nos levam. Num mercado que caminha para jogos com todos os defeitos dos encontrados nos jogos de smartphones (microtransações, dlcs, pay to win, pay to play, etc).
se o gamepass fosse ruim a sony não tinha copiado e criado a Plus nova.
A Sony não copiou o Gamepass. A Sony não tem nenhum serviço de subscrição com jogos dia um.
A Sony tem uma oferta de subscrição, oficialmente mais barata, e com 750 jogos em vez de 200. Mas não tem jogos dias um!
Tem, mesmo assim, mais subscritores que o Gamepass.
Mas decida-se quanto ao Gamepass, porque ou há bipolaridade, ou muita indecisão.
Porque aqui diz:
“se o gamepass fosse ruim a sony não tinha copiado e criado a Plus nova.”
Mas cito de outro comentário seu:
“O que matou o Xbox foi o gamepass, mas o xbox sempre será meu console favorito.”.
Afinal, para si, o Gamepass é bom, ou mau?
Mario, Gamepass não matou o Xbox. Xbox one matou o xbox com as politicas lançamentos e hardware mas fraco.
Gamepass foi a tentiva da microsoft de vender consoles que naquela altura ja estava 4 vezes mais no Playstation
Eu gosto do Gamepass, prefiro jogos day one num serviço e se eu gostar eu compra ele pra deixar na minha conta.
Muitos jogos que pagamos preço full e jogamos uma vez na vida e fica lá sem uso nenhum. Gamepass resolve isso
Eu nunca disse que o Gamepass matou a Xbox… Até porque não vejo nem a Xbox como morta, nem com motivos para morrer. Eu apenas citei uma frase do leitor usada em outro comentário.
Quanto ao que referes, a PSN tambem te resolve isso… Agora jogos dia um tem de se pagar, pois eles não nascem a custo zero!
Só me responde quando foi criado o gamepass e quando foi criado o psnow.
[OFF] Aparentemente a CMA vai dar o resultado dela amanha pela manha.