Análise mais profunda a Resident Evil 4 Remake mostra dados surpreendentes

A PS5 bate a Xbox em todos os campos. A questão da qualidade de imagem parecer superior na Xbox, na realidade não se comprova. O que há é um velho truque já usado na Xbox One, que dá uma sensação de melhor qualidade de imagem.

Sinceramente o que vou aqui relatar surpreendeu-me, especialmente após já ter visto análises que não detetaram nada do que se segue.

Basicamente as análises até agora existentes referiam que a versão PS5 de Resident Evil 4 Remake eram superiores às da Xbox Séries X em termos de performance. E quanto a isso os vídeos com as medições de FPS eram claros!

No entanto uma outra situação era clara, que a versão Xbox possuia melhor qualidade de imagem!

E quanto a isso várias explicações foram surgindo, desde que a Xbox séries X reconstruia usando uma resolução base superior, até que a PS5 usava checkerboard rendering para reconstruir a imagem, o que apresentava piores resultados que a metodologia de reconstrução da Xbox.



Mas agora uma análise mais detalhada vinda do VG Tech revela dados surpreendentes!

Segundo esta análise, no modo de prioridade aos fotogramas a PS5 corre numa resolução aproximada de 3435×1932.

Esta é uma resolução superior aos 3214×1808 aproximados encontrados na Xbox série X.

Já a Xbox série S corre neste modo a uns exatos 1920×1080.

Já no modo de prioridade de Resolução, a Xbox e a PS5 correm à mesmíssima resolução de 3840×2160, ou seja, 4K nativos.

A Xbox Series S corre a 2560×1440 ou 1440p



Em ambos os modos, o interface gráfico é rendido a 4K nativo na PS5 e Xbox series X e 1440p na Xbox series S.

Mas se efetivamente é assim, e até há modos em que a resolução em ambas as consolas é 4K nativo, o que leva a que a Xbox apresente uma suposta melhor qualidade de imagem?

Bem, para percebermos isso, vamos recuar até 2013, e ao jogo Battlefield 4.

Por incrível que pareça, o jogo na PS4 está a 900p reconstruídos para 1080, mas na Xbox está a 1080p reconstruídos a partir de uma resolução nativa de 720p. E mesmo assim, numa análise superficial, a versão Xbox parece ter melhor resolução.



O motivo desta ilusão de melhor qualidade de imagem é a subida do sharpness, ou acuidade. Repare-se na imagem que se segue, e tenha-se em atenção que é sempre a mesmíssima imagem, apenas mexendo na acuidade.

Ora na análise isto foi descoberto (podem clickar sobre a imagem para uma versão com mais resolução):

Como se percebe a versão Xbox está a trabalhar com muito mais Aliasing e menos resolução que a versão PS5. Algo que é exacerbado neste zoom mostrando que há um filtro de acuidade (sharpening) aplicado sobre a versão Xbox, e que está ausente na versão PS5, e que lhe permite a ilusão de melhor qualidade de imagem.



Apesar de este jogo ser um remake, é provável que tenha tido como base algum código antigo, e nesse sentido este filtro existente na Xbox One foi mantido, se calhar sem que ninguem se apercebesse.

Eis o vídeo de análise do VG Tech:

NOTA: Há em outras análises uma aparente contradição relativa à questão das resoluções usadas, pelo que os valores encontrados nesta análise não devem ser considerados como os correctos!

 



 



125 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
24 de Março de 2023 7:52

Vixe, mas e a DF que falou antes sem fazer a análise direito, como fica?
Será que vão correr ao Twitter novamente e retrucar outro colega (concorrente)?!?!

PS: Parece que o Linus Tech foi hackeado e apagaram o canal do cara!!!

Andy Buh
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 11:24

1> Vão falar que é um canal de “jornalistinha de lupa” fake, tu sabe como é as coisas hahaha, até vão dar as caras aqui falando que Mario é pretensioso

2> Putz… darei uma olhada nessa treta do Linus, gosto do Canal do cidadão!

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Andrio
Andrio
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 12:10

Será que o rui irá parar para ver a a analise do Re4 remake?

Juca
Juca
Responder a  Andrio
24 de Março de 2023 12:41

Não, na DF alegam que no PS5 a resolução dinâmica mínima é menor, apesar de dizerem que devido ao checkboarding não conseguem a medir, mas que a imagem “parece melhor” no SX…

Sabe o que eu acho ainda pior, e por parte de todos que estão a avaliar a situação, é que estão a fazer flame em cima de uma demo! O negócio é simplesmente risível!

Só que a VG Tech vai lá e diz que desabilitanto efeitos de distorção de lentes e a aberração cromática as coisas meio que se resolvem na questão de degradação de imagem que acontece no PS5, enquanto nada disso sequer é falado nos testes da DF.

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 18:00

Valeu pela dica, meu jogo chegou hoje e mais tarde jogarei 🙂

Juca
Juca
Responder a  Andrio
24 de Março de 2023 13:06

Ele já disse que pra ele só vale a da DF… E lá, convenientemente, só dizem que o jogo roda bem com o VRR sem falar sequer da diferença de fps entre os 2 consoles, e que apesar da dificuldade de contar pixels pela reconstrução, “pelo olho” a resolução parece menor no PS, e depois apresentam uma contagem de pixels mínima menor no PS!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 13:39

Contamos os pixels por aqui e a DF errou muito feio nessa. Até o El Analista de Bits tá mais correto nesse sentido.

Será que tem algo relaciomado com o senhor Alex que fez essa análise? Sendo ele ou não, DF já larguei mão, eles vem errando e muito, coisa que pra experiência que já tem nisso vejo como desonestidade mesmo.

Rui
Rui
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 13:46

Oh Juca posso te dizer duas coisas, eu valorizo a DF hoje, amanhã e ontem, quando a x360 corria melhor os jogos, quando a ps4 corria melhor, quando a one x corria melhor, quando a ps5 corre melhor e quando a xsx corre melhor.

Digital foundry chegou aonde chegou sendo de longe a melhor e a maior por algum motivo.

Agora ir buscar um jogo frostbite de 2013 para mostrar que o segredo está no filtro foi muito boa, nem eu me lembraria desta, tiro o chapéu ao sr Mário e a analise .

Francis.
Francis.
Responder a  Juca
28 de Março de 2023 17:40

A análise do NX Gamer também confirmou o que a Digifal Foundry disse, existem problemas vsiuais no PS5 ou vantagens visuais no Series

Rui
Rui
24 de Março de 2023 9:25

Eu já suspeitava que seria esse o problema aliás este é o principal motivo para não confiar no tinder é só meninas filtradas.

Quando sair a análise da DF vemos.

Juca
Juca
Responder a  Rui
24 de Março de 2023 12:42

F1 ou Lamborghini, Rui? A Lamborghini é verde, e o Bugatti Azul!

Rui
Rui
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 13:41

Eu é BMW apesar de ter preferido comprar outra marca, eu gosto da BMW.

Juca
Juca
Responder a  Rui
24 de Março de 2023 15:04

Pois olha aí mais uma vez…

BMW M3 de 510hp vs Mustang de 735hp vs Skyline de 750hp :

https://www.youtube.com/watch?v=fr-bf5EpjDw

Martoni
Martoni
Responder a  Rui
25 de Março de 2023 3:42

DF chegou aonde chegou muito pelo apoio da imensa Eurogamer e não pq eles acertaram mais. Os outros canais conseguiram crescer sozinhos sem apoio continuo de anos de uma um site gigantesco

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Rui
24 de Março de 2023 13:58

As pessoas se enganam e mentem pra si mesmos pra sustentar uma convicção. Os tópicos do resetera, e do Neogaf encheram de pessoas que tem os dois consoles falando que a versão Xbox tem a qualidade de imagem superior por uma diferença tão significativa a ponto de ficar evidente a olho nu. Mesmo aquelas pessoas que afirmam preferir comprar jogos multiplataforma ou que não estão no gamepass no PS5.
A VG Tech errou feio, e todos esses canais amadores estão errando em jogos que usam técnicas de reconstrução de imagem como checkerboard. O jogo não roda em resolução nativa em nenhum modo.
Sinceramente, não dá pra acreditar em mais ninguém que não seja a DF que tem abertura pra ligar pros desenvolvedores e pedir pra eles validarem as conclusões. El analista de Bits, VG Tech, NX Gamer, essa galera é só especulação.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Março de 2023 14:31

O aumento de canais postando essas coisas é profundamente preocupante, pois desinformação só cria confusão e faz com que as pessoas ataquem. Gastamos MUITO tempo garantindo a precisão, mas também posso garantir que @VGTech_ e @N_X_G (e Gamersyde) são precisos. Outros? Tenham cuidado.”

John Linneman: Digital Foundry.

https://twitter.com/dark1x/status/1353693642976874498

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
25 de Março de 2023 20:55

E mesmo com essa politica de boa vizinhança, a DF ta o tempo todo corrigindo o NX Gamer quando ele faz suposições absurdas e infundadas, como por exemplo quando ele sugeriu que a diferença do A Plague Tale se dava por que os desenvolvedores usaram um wrapper para converter o jogo para PS5 e ele usou o exemplo do proton no steam os para se justificar. É difícil dizer o quanto essa explicação é ingênua principalmente levando em consideração o quanto o Playstation é popular atualmente e o quanto o ambiente de desenvolvimento dele é fácil comparado até com o PC. A diferença basicamente se deu por causa da GPU e que a Asobo já está familiarizada com o Xbox Series pela proximidade com a MS, e não fez um port limpo do PC, e foi uma diferença em linha com outros jogos como Doom Eternal, que a própria Id já declarou que existe desempenho adicional no Xbox quando não se faz um port simples do PC, e usa as extensões específicas de Xbox.
RE4 é ótimo, eu o estou jogando, mas é um port simples da capcom, e sem o nível de atenção semelhante ao PS5., e a prova disso já começa com o problema da zona morta do analógico no Xbox. Não tem relação com CPU, largura de banda, memória, GPU ou Directx, é puro desleixo. O jogo nem teve patch do day 1, o mesmo arquivo que eu baixei na pre encomenda foi o que liberou para jogar quando deu o horário de lançamento.

Last edited 1 ano atrás by Fernando Medeiros
Rui
Rui
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Março de 2023 14:44

Esses outros canais servem para 2 situações, para o Juca ficar feliz da vida e para eu ver enquanto não sai o teste real da DF.

Juca
Juca
Responder a  Rui
24 de Março de 2023 18:35

Rui, quem vive a negar o óbvio e procurar justificar seu console e a promessa da sua marca de que “os thirdies serão melhores no console mais poderoso do mundo” é você.

Aqui sempre se disse que os consoles são equivalentes e que vez por outra, um tem vantagem sobre o outro.

Mas como já disse, vives em negação, e costuma inverter a lógica das coisas, pois na sua cabeça, aquele que tem a obrigação de ganhar sempre, e em qualquer situação, não é aquele que disse ser “o console mais poderoso do mundo”, esse sim tinha obrigação de ganhar sempre, sem qualquer ressalva, e como vemos, não ganha.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Martoni
Martoni
Responder a  Rui
25 de Março de 2023 3:50

Amigo… As próprias DEVS recomendam o canal do NXGAMER… O próprio engenheiro do PS5 disse que os vídeos do NXGAMER tem um aprofundamento técnico maior que da DF…

Não é atoa que ele foi contratado pela IGN para as análises técnicas, e que por vezes tem mais views que a própria DF…

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Março de 2023 15:55

Claro, claro… A Zoada de internet sempre tem razão! Só podemos acreditar na DF que antes de ver o PS já falava da superioridade do SX, bem como receberam uma viagem aos States e sabe-se mais o que pra fazer publicidade para o console!!! E a Sony é a empresa malvadona mais rica do mundo, compra todos os canais técnicos, exceto o isento DF!!!

Repentinamente, tudo se resume a imagem menos nítida e nem uma diferença que chega a ser de 10fps ou quase 20% em termos de frame em favor do PS se evapora… porque “olhando”, a resolução “parece uma apresentação com grande margem mais 4k no SX”, mas nós que “somos os técnicos mais renomados” estamos achando difícil contar, mas olha conseguimos… já o frame rate não importa, no VRR é tudo o mesmo e não conta a vantagem em favor do PS5!

“There’s plenty of post-processing which makes exact pixel counts challenging, but by eye we can say that Xbox Series X has a largely 4K-like presentation, with a slightly softer image on PS5 that looks to be using a lower internal resolution.”

“..we measured around a 1728p to 1800p checkerboard on Xbox Series X and 1440p to 1800p checkerboard on PS5 in different scenes.”

Resolution mode offers a sub-60fps experience suitable for users with VRR-capable displays, regardless of RT or geometric hair strands being enabled or disabled. Frame-rate mode, conversely, offers a locked 60fps on PS5 and Series X, but enabling the RT or hair strands options does make frame-rate drops possible, so it’s up to you to decide whether the extra eye-candy is worthwhile. Based on the demo, we’d suggest leaving both off, but there’s still the possibility that these will be more meaningful additions in the final game.”

Grande DF!!!

https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2023-resident-evil-4-remake-first-look-is-this-a-new-classic-in-the-making

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andy Buh
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 17:42

Já imaginou Juca, a nova logo dos sonhos…
Digital Foundry Day one GAME PASS” Nossa vou fazer uma petição para se tornar real no change.org 😋

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
24 de Março de 2023 19:41

Rapah, não joga gasolina no fogo! 😂

Andy Buh
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Março de 2023 17:32

A Df não pode e nunca erra, é isso que tu esta aqui a dizer?
Canais pequenos sempre vão ser irrelevantes porque são Canais pequenos que apenas erram, né?

Repito as mesmas palavras, vai que só tu convenças a si mesmo.

“As pessoas se enganam e mentem pra si mesmos pra sustentar uma convicção.”

Martoni
Martoni
Responder a  Fernando Medeiros
25 de Março de 2023 3:45

Amigo… A própria DF já disse que o NX GAMER e VGTECH são precisos…
Inclusive o John linneman vive recomendando a VGTECH e NXGAMER no twitter dele.

Não fale sobre o que vc não sabe.

Juca
Juca
24 de Março de 2023 12:46

Gabriel, comércio vive de marketing, infelizmente. Não voltaremos aos 1080p porque temos técnicas de reconstrução de imagens, agora, esse consoles já saíram rodando games a 1440p@60 por padrão, é pra esquecer 4k@60 sem reconstrução desde sempre, a menos que você jogue games 2D e jogos de pouca qualidade visual como a maioria dos indies.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 16:00

Gabriel, essa história é antiga, mas não sei se toda essa engenhosidade é realmente possível e que saia barato, e talvez pudéssemos ter eram novos tipos de screen tearing! LOL Mais 4 GPUs cada uma fazendo 1080p@60 em 4 quadrantes é capaz de sair mais barato que uma GPU que aguente 4k@60 de uma vez.

Juca
Juca
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 22:35

Mas cara, aí seriam já 4 GPUs de PS5, não tem como sair barato! Mas vai que…

Edson Nill
Edson Nill
24 de Março de 2023 12:47

É obrigação? pq? há alguma cláusula contratual sobre isso, Gabriel? Se está insatisfeito, vá montar seu PC de 20 mil reais e ser feliz!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
24 de Março de 2023 12:49

E olha que também tá difícil segurar 4k@60 lá, a menos que dropem settings ou apelem pro frame creator da Nvidia!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
24 de Março de 2023 13:46

É que tua cobrança não faz sentido algum… 4k nativos é desperdício e isso já foi discutido incansavelmente! Hoje as técnicas de reconstrução estão cada vez melhores, poupam processamento e são o futuro, pois pra vc ver a diferença para um 4k nativo só tendo uma lupa. Isso quando o reconstruído não apresenta imagem superior ao próprio 4k nativo.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Edson Nill
24 de Março de 2023 16:03

Não há problema nisso se vc estiver disposto a pagar mais de mil dólares em um console.

Andy Buh
Responder a  Edson Nill
24 de Março de 2023 18:05

Penso igual a tu, e muitas coisas poderiam diferir hoje se os consumidores cobrassem mais em vez de apenas aceitar quaisquer decisões vinda de empresa A a Z.
Imagina a cara de tacho dos users do xSs ao descobrir que seus jogos não são 1440p// 120Fps// Rt?

Ou na época que se vendia TekPix, celulares, Mp4 Player com seus incríveis câmeras de 12/40 megapixel, que não se comprava as câmeras de Iphone de 2 Mpx.
Eita, época boa… kkkk

Julio Guilherme Estrela Júnior
Julio Guilherme Estrela Júnior
24 de Março de 2023 12:55

Viram o patch de atualização de Elden ring? Não sei porque a FromSoftware perde tempo implementando um modo com Ray tracing, ainda mais nos consoles, o FPS fica muito ruim, poucos vão jogar nesse modo. Acho que a empresa perde tempo e dinheiro com isso, deveriam mesmo era otimizar o game para rodar mais liso.

Last edited 1 ano atrás by Julio Guilherme Estrela Júnior
Juca
Juca
Responder a  Julio Guilherme Estrela Júnior
24 de Março de 2023 13:12

A reclamação foi geral, pessoal dizendo que enquanto tem gente comprando versão de PS4 pra ter 60 cravados, a From faz um negócio pra piorar o jogo! RT é algo pra se pensar ou de início, ou em jogos que chegaram a perfeição de desempenho sem ele. Não faz qq sentido jogos que tenham algum problema de framedrop, ou framepacing vir a receber RT sem que antes os problemas anteriores tenham sido resolvidos!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Julio Guilherme Estrela Júnior
24 de Março de 2023 13:49

Não estamos no ambiente de desenvolvimento e é o primeiro jogo que o motor gráfico da FromSoftware implementa RT. Creio que deve ter mais ligação com evolução do motor gráfico do que simplesmente por RT no game porque sim.

Hennan
Hennan
Responder a  Julio Guilherme Estrela Júnior
24 de Março de 2023 14:09

Eles estão aproveitando pra testar. Fora que é muito mais fácil colocar RT do que otimizar. A verdade é que RT é uma ferramenta criada para facilitar o desenvolvimento. Fazer sombras, reflexos, etc. Em rasterizacao dá muito mais trabalho.

Hennan
Hennan
24 de Março de 2023 13:13

Não sei como está a versão de lançamento, muito menos a versão do Xbox. Mas a versão demo do ps5 tem um bug muito evidente. Nunca foi baixa resolução como alguns afirmaram, mas algum conflito com o filtro temporal que estão utilizando. Esse shimmering não é normal.

Sparrow81
Sparrow81
24 de Março de 2023 13:41

Vai pro PC então… Lá você vai ver jogos em 4k nativos e 120fps, gastando 20 mil talvez, mas não vai ver nada parecido com um The Last of us 2, jogo de 2020, graficamente e tecnicamente superior a qualquer coisa no PC.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
24 de Março de 2023 13:52

Chegamos ao momento em que as análises de canais amadores tem mais relevância que a da Digital Foundry que tem ferramentas e contato real com desenvolvedores da indústria?
Eu já presenciei várias vezes no Resetera desenvolvedores reais e com selo de verificados atestando a qualidade da digital foundry no que fazem e afirmando que além da análise deles ser a única que é assertiva no que mostra e conclui, eles também tem grande influência na indústria e são considerados pelos desenvolvedores para priorizarem o que precisa ser corrigido nos patches.
O Detonando Gueek que é um canal brasileiro onde construíram uma ferramenta de Machine Learning para medir pixels, intensidade de iluminação, qualidade de geometria e outros detalhes, também atesta que a resolução é maior no Xbox Series X nos dois modos, além dos reflexos de RT serem melhores, e o PS5 ganha na performance e no efeito de transparência no modo RT.
Além disso, a experiência real dos usuários é que o jogo é muito mais nítido e com maior definição no Xbox. Isso incluindo usuário que afirmavam que iriam comprar a versão PS5 mesmo assim por causa do dual sense. É visível até pelos vídeos do youtube que a imagem é meio granulada e com ruídos.
Talvez no fim das contas, o Xbox use uma solução de reconstrução melhor que o checkerboard, e a resolução base seja inferior, e isso seja visível na captura de um frame, mas o efeito com o jogo em funcionamento seja melhor. É mais ou menos assim que TSR, FSR, DLSS, XeSS funcionam. A imagem de saída é reconstruída com os frames gerados, e qualquer uma dessas técnicas tem um resultado mais refinado do que o CB, além de ser computacionalmente mais exigente.
Precisamos esperar por uma análise profissional, e isso também não inclui NX Gamer.

Hennan
Hennan
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Março de 2023 14:14

Vamos em partes. Não lembro da DF afirmar que a resolução era menor. Foi uma possibilidade levantada. Eles foram claros em dizer que não dava pra contar os pixels com facilidade.
Segundo detonado gueek é um canal de Xbox. O fato de se dizer isento, não muda isso.
Terceiro existe um problema claro na versão de ps5. Mas não é resolução baixa. Isso é defeito no filtro.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Hennan
24 de Março de 2023 16:01

Certo, o DG é um canal de Xbox, o video que ele fez e os exemplos práticos que ele mostrou são mentira. Qual a outra conspiração? O cara fala bem de PS5 o tempo inteiro no canal dele e bane discussões de flamewar.

Hennan
Hennan
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Março de 2023 16:22

Ele utiliza uma ferramenta dele pra chegar a tais conclusões. Como você sabe que àquilo funciona de verdade? Conhece mais alguém utilizando?

Juca
Juca
Responder a  Hennan
24 de Março de 2023 16:04

Na DF eles afirmam que a resolução dinâmica mínima é menor:

Segundo eles 1728p no SX vs 1400p PS5, e que as resoluções máximas são as mesmas, sabe-se lá onde mediram isso (modo e local).

Porém, convenientemente nada fala por vantagens de até 10fps a mais em favor do PS.

https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2023-resident-evil-4-remake-first-look-is-this-a-new-classic-in-the-making

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Março de 2023 15:35

Lá em cima você escreveu para o Rui que não dá para acreditar em mais ninguém exceto a Digital Foundry, e que os demais são amadores e especuladores (NXGamer, El Analista de Bits e VGTech).

Já aqui neste comentário, você usou a análise do Detonando Gueek como fonte para embasar seu argumento.

Essa idéia de ignorar a coerência e argumentar no modo “camaleão” visando advogar por marca é vergonha alheia. E você não precisa disso.

Aliás, caso tenha curiosidade, confere aqui no Resetera o que o pessoal falou dessa tal “Machine Learning” para analisar jogos: https://www.resetera.com/threads/s-t-a-l-k-e-r-2-analysis-of-the-brazilian-channel-using-ai-aida.538256/

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
24 de Março de 2023 15:57

Não disse que o Detonando Gueek é uma referência no assunto, apenas levantei que eles criaram uma ferramenta que mede a qualidade de imagem e pela contagem deles a resolução também é maior no Xbox, mas sim, se você assistir o vídeo da Digital Foundry sobre a demo, eles comentam que a percepção de qualidade e a resolução são maiores no Xbox SX.
E na nova análise do Analista de Bits, é visível no vídeo, a olho nu, se você assistir em 4K, pra falar a verdade até em 1080p é visível na hora do zoom.

https://www.youtube.com/watch?v=b-5UHkuiTv4

E eu vou falar outra coisa que vocês não tem emocional pra debater, a qualidade de imagem do Xbox SS no modo resolução é muito equivalente a qualidade de imagem do PS5 no modo perfomance. E veja, eu não estou falando dos gráficos, eu estou falando da qualidade e nitidez de imagem. O Series S quase chega na mesma nitidez do PS5 em modo performance, e o Series X bate os dois sem nem precisar de contador de pixels.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Março de 2023 16:16

Você não disse que o Detonando Gueek é referência no assunto, mas como nesse caso foi conveniente para ti, você o usou de fonte, e ainda construiu todo um parágrafo dedicado a falar da ferramenta de Machine Learning, visando dar um respaldo à analise do mesmo. Mas lá em cima, visando eliminar a credibilidade do Vgtech, você disse que só a DF é confiável. Isso se chama incoerência. E repito, você não precisa disso.

Sobre o restante do seu texto, não estou nessa guerra santa para tentar provar que A está melhor do que B. A Digital Foundry já deixou claro que a qualidade de imagem e o VRR (para quem possui) estão melhores no Xbox Series X, enquanto que a performance e a responsividade dos controles estão melhores no PS5. Isso é suficiente.

“We’ll have a second piece of content that goes into more detail regarding platform comparisons, but for now know that the PS5 version offers a slightly higher average frame-rate with more responsive controls but reduced image quality, while the Xbox offers a cleaner image with a wider VRR window to enjoy more demanding settings – but the deadzone issues with the right analogue stick are problematic.”

Fonte: https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2023-the-resident-evil-4-remake-remains-a-legendary-experience

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Rui
Rui
Responder a  Carlos Eduardo
24 de Março de 2023 18:01

Carlos você tem razão nesta ilação mas use essa mesma percepção para o Juca, Deto, Pardal, Horvath, Andrio e mais um ou outro.

Juca
Juca
Responder a  Rui
24 de Março de 2023 22:39

Quem sabe contigo também, porque esse papo de “só acreditar na DF” eu vi primeiro aqui vindo de ti, mas parece que fizeram uma assembleia nalgum lugar para deixar o papo unissono!

Andrio
Andrio
Responder a  Rui
25 de Março de 2023 12:39

Eu? kkkkkk

Mas quem é pardal? xD

Andy Buh
Responder a  Andrio
25 de Março de 2023 19:15

Eu quero um apelido também 😢
Papa-vento seria da hora!

Andy Buh
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Março de 2023 20:48

Eu vi isso, as duas premiações foram bem semelhantes para as duas empresas nesses 2 anos, só que tem 2 diferencias…

1: A Sony não sumiu da lista na premiação do ano passado igual a Xbox que sumiu nas colocações desse ano.

2: Só 1 lado teve grandes comemorações aos 4 do mundo e burburinho devido a essa premiação.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
25 de Março de 2023 20:25

O motivo de citar o detonando gueek é por que o algoritmo via machine learning é capaz de identificar pontos de interesse na imagem, basicamente ele mede qualidade de imagem. Existem outras pessoas pelo mundo fazendo coisas parecidas. Qual a vantagem disso, o aprendizado de máquina é capaz de dizer qual imagem tem melhor percepção de qualidade visível. Por que isso é importante?
Por que estamos na era de soluções sofisticadas de reconstrução de imagem com diferentes níveis de qualidade e peso computacionais. Ja usei esse exemplo, mas um jogo na unreal 5 que seja renderizado nativamente em 1080p e aumentado para 4k com TSR tem qualidade de imagem superior a um jogo em 1440p nativos reconstruídos para 4k com TAAU que era o algoritmo de reconstrução mais avançado da unreal 4 e agora é só uma opção para poupar desempenho no UE5. Esse tipo de mágica tecnológica permite que os números de resolução não influenciem na percepção de qualidade.
Ele não acerta precisamente as resoluções, e para falar a verdade, eu fui duro com vg tech, eles acertaram os números, perfeitamente inclusive.
O que eles não explicam, é como o PS5 com resolução 15% maior tem qualidade de imagem comparável à um jogo abaixo de 1440p.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
25 de Março de 2023 20:56

Fernando, é sério que você caiu nesse conto da sereia?

Só porque o cara falou na análise dele que a resolução está maior no Xbox Series X, você ficou tão feliz ao ponto de sair divulgando a tal ferramenta de Machine Learning que supostamente apontou tudo isso?

Interessante, mas agora você acaba de concordar que tanto Digital Foundry quanto Vgtech estão certos, e a resolução está maior no PS5 via modo performance. Por que então a tal ferramenta de Machine Learning disse que a resolução estava maior no Xbox? Errou? Lembrando que a demo e a versão final estão virtualmente idênticas, pelo visto apenas corrigiram alguns problemas com os reflexos no PS5.

Veja que (quase) todos perceberam a melhor qualidade de imagem no Xbox Series X. Contudo, apenas os que realmente sabem analisar imagens é que disseram o que realmente aconteceu. Quem entende pouco (ou nada) foram pela argumentação recheada de sofismas, alegando que a resolução está maior no Xbox Series. Isso serve muito bem de filtro para observarmos quem realmente entende do que está falando, e quem está apenas enganando o público com análises vagas, ou divulgando ferramentas que não fazem o que eles dizem fazer.

Ah, eu já te passei o link lá em cima, mas insisto. Depois leia alguns dos comentários desta thread, e o que os gringos falam sobre essa tal “ferramenta de machine learning”: https://www.resetera.com/threads/s-t-a-l-k-e-r-2-analysis-of-the-brazilian-channel-using-ai-aida.538256/

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
25 de Março de 2023 21:14

O que eles não explicam, é como o PS5 com resolução 15% maior tem qualidade de imagem comparável à um jogo abaixo de 1440p.

Sim Fernando, “confia”.

comment image

E faltou você falar que a versão do jogo abaixo de 1440p cai até abaixo de 30fps. Mas essa parte não convém, como sempre.

Andy Buh
Responder a  Carlos Eduardo
25 de Março de 2023 21:41

Esse console Ss vai dá muito que falar nos anos a frente viu

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Março de 2023 16:17

Para afirmar isso, vistes isso pessoalmente, ou pelo Youtube?

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 16:20

Juca, quem teve acesso nas duas versões, acharam realmente a versão do X mais bonita

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
24 de Março de 2023 16:31

Eu sei, Edson. Aqui o Fernando Molina e o Felipe afirmaram o mesmo… Mas a afirmação que o Fernando fez para se justificar foi essa:

“É visível pelos vídeos de youtube que a imagem é meio granulada e com ruídos…”

Uma coisa é argumentar usando o DF, mas essa impressão dele por vídeo de youtube que tem compressão?! E se duvidar o cara ainda assistiu esses vídeos numa tela de celular! Nem vídeo 4k de youtube é igual a um gameplay numa tela 4k!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 16:35

O vgtech disponibiliza as imagens capturadas em alta definição para quem quiser fazer essas comparações manualmente. É um dos diferenciais deles que acho bacana.

Segue o link:

https://drive.google.com/drive/folders/16PFga7iGG52Y4bluZG4EMCjs4zQEr1TG

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Carlos Eduardo
24 de Março de 2023 22:05

Eu olhei as imagens e acho que as duas versão estão bem parecidas, principalmente os objetos mais perto da câmera.
Nos objetos mais distantes, começa a aparecer esse suposto filtro de acuidade.
Nos vídeos do elanlista, as imagens do xbox parecem ser um pouco mais definidas que do ps5.
Porém teve uma parte que o xbox estava desenhando menos objetos na tela, talvez seja um bug.

Rui
Rui
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Março de 2023 17:59

O problema está no filtro, isso já foi desmistificado Fernando.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Rui
25 de Março de 2023 20:28

Você está sendo sarcástico ou realmente acreditou que a explicação do Mario sobre um jogo de 2013, na era que só existia a reconstrução temporal da Remedy, é a explicação nesse cenário?
Não tem nenhuma relação com filtro. A explicação mais aceitável é que a solução de reconstrução da capcom tem diferentes níveis de qualidade, e o Xbox estão executando em uma qualidade acima, o que provavelmente significa que está executando um algoritmo computacionalmente mais pesado.

Last edited 1 ano atrás by Fernando Medeiros
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Março de 2023 22:51

Tem alguma coisa estranha nessa história toda, ps5 com maior resolução, pior qualidade de imagem, melhor performance. RE Village provavelmente é a base da engine desse RE4. Desse ser a evolução aí de dois anos de aprimoramento. No RE Village as imagens do ps5 e xbsx são idênticas e performance um pouco melhor no xbsx, ambas com checkboarding ( e ps5 não tinha shimmering).
Eu chuto que a capcom irá fazer um patch melhorando a imagem do ps5 e melhorando a performance do xbsx.

Andy Buh
Responder a  Fernando Medeiros
24 de Março de 2023 18:30

Uaiii???

“e todos esses canais amadores estão errando em jogos que usam técnicas de reconstrução de imagem como checkerboard. O jogo não roda em resolução nativa em nenhum modo.
Sinceramente, não dá pra acreditar em mais ninguém que não seja a DF que tem abertura pra ligar pros desenvolvedores e pedir pra eles validarem as conclusões.”

Por que tu esta citando aqui o Detonando Gueek?
é um Canal que por vez agora esta a “altura” do digitalfoundry 💁‍♂️

E mais uma vez…
“As pessoas se enganam e mentem pra si mesmos pra sustentar uma convicção.”

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Andy Buh
25 de Março de 2023 20:31

Não disse que está a altura do DF, leia minha outra resposta ali em cima para entender o por que. Existe um contexto do por uma analise por ML é importante. Não se trata dos números de resolução, pq a resolução atual é só o formata de output de uma imagem tratada por algoritmos de reconstrução, em quase 100% dos jogos. A qualidade da reconstrução, mais a resolucao de input e a percepção do resultado final são o mais importante.

Andy Buh
Responder a  Fernando Medeiros
25 de Março de 2023 20:50

Esquece Fernando, amanha é um novo dia, agora só que comer minhas batatas doces com charques.

Abraços e desejo um excelente fim de semana para tu e todos em tua volta! 🖖

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Felipe Horvath
Felipe Horvath
24 de Março de 2023 14:20

Nao faz isso , Mário, a verdade dói demais. Hahaha

Fernando Molina
Fernando Molina
24 de Março de 2023 15:06

Vou falar pois joguei a demo nos dois consoles, e sem entrar em técnicas de como se chegou a isso, sim, a imagem no Series X é visivelmente melhor, se quiserem acreditar em mim acreditem, se não quiserem tudo bem, e colocar a analise da VG tech como definitiva e desqualificar a da DF não concordo

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Molina
24 de Março de 2023 15:27

Não é desqualificar… É questão de que parece estar melhor porque carregaram na nitidez e isso o artigo mostra claramente. Qualquer pessoa que trabalhe ou que tenha trabalhado com imagem, como é meu caso, percebe que o filtro de nitidez está bem evidente. Ou seja, aumentou a qualidade da imagem entre aspas, pois com um mínimo zoom se percebe que a imagem com um filtro estourado em nitidez ganha muito ruído e se deteriora.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Sparrow81
24 de Março de 2023 17:46

Então não tenho como discutir com voce que trabalhou com imagem Sparrow, respeito, mas ao sentar na frente da TV e jogar não vou me preocupar com zoom, nesse sentido que estou falando, e nesse sentido hoje é mais bonita a imagem no SX, coisa que provavelmente muito em breve a Capcom consertará, e espero que conserte os fps no SX, não estou aqui pra desqualificar nenhum canal e nem a opinião de ninguém, só estou passando a minha experiencia do jogo nos 2 consoles

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Fernando Molina
24 de Março de 2023 15:30

Complementando, acabou de sair a analise do Elanalistadebits do jogo e ele diz que a resolução no SX é superior

Juca
Juca
Responder a  Fernando Molina
24 de Março de 2023 16:10

Acredito em você Fernando, mas a afirmação do El Analista é a seguinte:

“Xbox Series X offers a higher average resolution over PS5 in both modes due to the fact that Sony’s console seems to use more aggressive temporal reconstruction.”

Seems = parece, pelo visto, ele não conseguiu fazer a contagem de pixels, então é uma informação dada baseada num achismo dele, por mais que ele possa ser considerado experiente e possa ter razão, ele não prova tecnicamente a afirmação que faz.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 16:26

Continuo afirmando que é um bug. Fizeram os mesmos comentários em Horizon. Afirmando que o shimmering era por causa da resolução baixa.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 16:55

É como eu disse Juca, não sei o pq, se é um bug ou sabe se lá o que, mas hoje a imagem é mais nitida e bonita no SX, não precisa a DF ou qualquer outro canal dizer, eu vi, e pra voce ver mesmo assim preferi comprar a versão PS5 pelo vindouro modo VR

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Fernando Molina
24 de Março de 2023 17:26

Concordo. A qualidade de imagem parece bem melhor.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Fernando Molina
24 de Março de 2023 16:23

Repare aos 6:00 desse vídeo novo do ElAnalista ( onde está mostrando a versão do xbox). Lá no fundo tem uns pedaços de madeira. Aí continua pra versão do PS5 e vemos mais elementos, mais pedaços de madeira e outras madeiras no murinho a esquerda. Está faltando mesmo esse elementos no xbox ou é alguma alteração devida ao gameplay?
Se não for por motivo de gameplay, parece que o LOD do xbox está pior ne caso.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Março de 2023 17:40

Mas foi como eu disse Mario, não estou dizendo que o SX é mais capaz, eu disse que hoje a imagem no SX é mais nítida e bonita, não sei o pq disso, porém como disse na época que saiu a demo, no PS5 é perceptivel que roda mais suave

Juca
Juca
Responder a  Fernando Molina
24 de Março de 2023 19:00

Perfeito, Fernando, ninguém duvida de você. Além de você, o Felipe disse o mesmo. Estamos só a querer entender o motivo da aparente diferença de qualidade. A DF alega ter contado menos pixels em resolução dinâmica, enquanto a VG Tech relata um problema com filtros, dando uma contagem de pixels até maior para o PS.
O que se sabe pelo RE Village é que inicialmente com RT o SX levava alguma vantagem em locais com mais efeitos RT (muita água, por exemplo). Seria de se esperar o mesmo nesse no modo RT, porém, em modos de rasterização pura o PS5 costuma levar vantagem (modos performance). Entretanto as análises não estão confluindo para um mesmo veredicto.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Março de 2023 22:51

Eu fiz a contagem de pixels de uma das imagens do VG Tech. Modo Performance RT. Minha contagem:
3456 x 1940 – PS5
3200 x 1800 – XSX
E ao fazer a contagem, percebe-se claramente o antialasing melhor aplicado no PS5.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Março de 2023 0:00

Com certeza a resolução dinâmica prejudica muito a contagem. Para minimizar essa variável, a amostragem tem que ser grande. Contudo, é muito enfadonho ficar fazendo essa contagem. Por isso eu acho que deveria ter uma ferramenta de contagem.
Eu até comecei a implementar um contador de contagem de pixels. Estava começando a implementar em OpenCV, mas devido a falta de tempo acabei deixando pra depois… quem sabe um dia ainda acabo ele.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Março de 2023 0:31

Exatamente esse método.
Realmente, tem umas contagens que são bem chatas de se fazer. O antialiasing e as técnicas de reconstrução deixam tudo complexo.
No comentário abaixo eu falo quais imagens utilizei. Nelas as rampas estão bem visíveis.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Março de 2023 15:15

Sim, Mário. Eu sei que a estrutura analisada tem que ser uma aresta reta de algum objeto. Eu peguei a corda pois estava mais nítida e fácil de contar. Fiz uma contagem rápida. Contudo, como você disse, utilizei o mesmo objeto para os consoles.
O ideal mesmo seria de alguma forma conseguir mostrar os prints em uma mesma carga de GPU, ou seja, os dois consoles renderizando exatamente a mesma cena, ainda mais que tem resolução dinâmica. O jeito mais fácil de conseguir isso seria as Cutscenes.
Eu até tentei fazer naquela imagem do Leon saltando a janela, pois é cutscene, mas não estava achando um bom lugar pra contar. Larguei pra lá.
Outra coisa é o tamanho do triangulo, acredito que quanto maior, menor o erro. Eu usei 60 pixels de amostragem da aresta menor do triângulo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Março de 2023 17:46

Na análise da Digital Foundry de hoje, confirmaram a margem de pixels dita pelo Vgtech, ou seja, 1944p para o PS5 no modo performance contra 1800p para o Series X.

Mas, mesmo com a contagem de pixels mais alta, PS5 está mais borrado. Como todos os consoles fazem uso de checkerboarding, o Oliver se limitou a dizer que tem algo de errado com o checkerboarding do PS5, já que o SSAO está com shimmering e a folhagem está com mais ruído.

Tem um tweet da Capcom dizendo que está ciente de alguns problemas específicos de luzes piscando no PS5, e que irá corrigir. https://twitter.com/RE_Games/status/1639216741778702338?s=20

comment image

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Março de 2023 17:50

Na análise de hoje do Oliver não falaram.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Março de 2023 0:28

Pegue as imagens no links que o Carlos postou. Estão na pasta PERF do PS5 e XBSX.
re4-demo-ps5-perf-rt-s1-3.png
re4-demo-xsx-fps-rt-s1-4.png

Usei a corda da ponte, bem em cima do Leon ( um pouco a direita onde não tem plantas e só tem o céu cinza )

Last edited 1 ano atrás by Tiohildo
Martoni
Martoni
Responder a  Tiohildo
25 de Março de 2023 3:22

Cara interessante vc falar isso… Na demo no PS5 no modo performance, em todas as contagens que eu fiz, em nenhuma delas deu abaixo de 1800p… Estranhamente a digital foundry disse que o game rodava em todos os cenários abertos 1440p checkerboard no modo performance…
Nenhum outro canal tecnico chegou nessa contagem, nem NXGamer, nem VGTECH e nem mesmo o el análista de bits(ele encontrou a resolução de 1875p no Ps5 e 1835p SX).

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Martoni
25 de Março de 2023 11:00

Estranho mesmo.
Eu tenho ficado com um pouco de preguiça das análises da DF, acho que antigamente elas eram mais técnicas e mais bem feitas.
Ainda sai uma ou outra boa, mas a maioria eu tenho achado bem abaixo da média que eles faziam.
Acho aquele DF Direct uma chatice ..

Tiohildo
Tiohildo
24 de Março de 2023 15:18

Olhando a imagem em zoom parece mesmo que a versão do Xbox está com mais aliasing.
Estranho que meio da tela tem tipo uma folha em V. No ps5 está mais nítida, porém parece que a geometria está mais simples, no XBOX a folha fica gorda e com mais irregularidades. Me parece que o LOD do Xbox está com uma geometria melhor para essa folha, enquanto do PS5 foi carregado uma geometria mais simples.
No xbox, parece que tem um traçado preto em volta das geometrias, como se fosse um contorno preto… muito estranho. Não sei o que causa isso. No ps5 esse contorno é mais suave.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
24 de Março de 2023 17:12

Off topic: CMA narrows scope of concerns in Microsoft – Activision review – GOV.UK (www.gov.uk)
Imagino que agora a transação seja aprovada. Discordo da opinião do regulador, visto que não é uma questão de dinheiro no curto prazo, mas de destruir a concorrência. No futuro vamos descobrir que tem razão.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 de Março de 2023 18:23

No aguardo.

Andy Buh
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
24 de Março de 2023 19:12

Aproveitando o teu Off…
Sera?
“O que está Acontecendo com o GOOGLE?!”
https://www.youtube.com/watch?v=Fyb8lWba8c0

E também eu não vejo uma alternativa, IA sendo um novo mecanismo de busca, mas seria interessante.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
24 de Março de 2023 19:58

Andy, eu sou velha guarda, comecei no altavista, passando por yahoo e hoje estou no Google. Esses buscadores chegam num ponto onde não trazem mais aquilo que você quer ver… Se a IA é a resposta pra isso, por um tempo, pode ser, mas continuo sentido saudades do tempo em que o retorno de uma pesquisa era mais literal e fazia sentido, mas pode ser também culpa da internet que cresceu muito, deixando de ser mais academica para mais idiotizada. Ainda sinto falta do altavista que morreu porque passou a trazer retornos que não eram o que eu procurava, o google meio que está assim. Muitos filtros de proteção para chegar-se a uma resposta que se busca de fato. O problema maior das IA é o direcionamento que pode haver do “oráculo” e a ideia da verdade unificada por uma grande empresa, ou poucas empresas.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andy Buh
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 20:15

Esse é meu problema direto com o buscador do Google e com o atual Bing!
Não me entrega o que busco nos primeiros resultados e o bing ate que entregava, hoje só consigo encontrar na página 3 adiante, os resultados iniciais são de interesses comercial do Google, ou seja la o que for…, mas sempre esta me entregando resultados sem pé e cabeça.

Hoje sou user do DuckDuckGo, apesar de sentir faltas de algumas mecânicas do Google e ainda sentir alguma presença forte de bots, o Duck me atende perfeitamente.
Agora ando a imaginar um mecanismo de buscar por IA e uma empresa maldita como Google ter grandes interessasses por trás do mecanismo.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
24 de Março de 2023 22:29

Vou experimentar, ve se me agrada mais, hoje no google só me agrada o buscador de imagens e o shopping, e olhe lá, só referências… Acho que esse DuckDuckGo era o buscador padrão do Tor se não me falha a memória…

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
24 de Março de 2023 19:37

Tomara que acabe logo essa joça! 🤣

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Juca
24 de Março de 2023 20:28

Sabe o que vai ser mais engraçado. A galera Indie que tanto apoiou a aquisição descobrindo que são dispensáveis. Os bons contratos e visibilidade vão acabar. Mas vai ser tarde para chorar.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
24 de Março de 2023 22:25

Vou achar é pouco! 😂

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
24 de Março de 2023 21:51

Só para avisar, precisa de ao menos 12gb de vram para rodar em 4k. Não são muitas Gpus disponíveis.

Netto
Netto
24 de Março de 2023 22:06

Mario uma correção

Battlefield 4 corre no PS4 a 900p e 720p no Xbox One.

Francis.
Francis.
28 de Março de 2023 17:38

As análises atuais da Digital Foundry e NX Gamer não vão nessa linha, mostram que realmente existem vantagens visuais no Xbox Series X, mesmo quando o PS5 está em resolução mais alta, inclusive com o console da Sony tendo problemas na aberração cromática. Uma prova disso são os efeitos do Series X que estão mais próximos do PC. Acredito que existem erros de desenvolvimento no meio, mas de qualquer jeito acho que é um erro dizer que o PS5 está ganhando em todos os campos.

Francis.
Francis.
Responder a  Francis.
28 de Março de 2023 18:42

Mário, se quiser pode responder esse comentário com sua opinião, pois vejo que o desenvolvimento desse jogo tem vários pontos intetessantes que até podem gerar outra matéria. Apesar de andar ocupado e preferir Xbox, acompanho alguns artigos daqui e não quero participar de guerra de consoles.

Francis.
Francis.
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Abril de 2023 3:01

Desculpa por só responder agora, vi agora o comentário. Pelo o que vi da análise da Digital Foundry e do que foi bem parecido com o NX Gamer, a DF falou: “o PS5 parece substancialmente mais desfocado no confronto direto em relação ao Series X, embora curiosamente a contagem de pixels seja maior.” Logo depois é dito: “Em superficiais opacas, o jogo tem uma representação ligeiramente manchada de detalhes finos em ambos os modos visuais. Mais preocupante, porém, é a quebra nas transparências – quando o cabelo do Leon está se movendo, por exemplo, ele tem uma aparência de meia resolução, enquanto o Series X permanece relativamente coerente e livre de bordas irregulares”.

Ou seja, vejo que realmente existiam vantagens visuais no Series X, algo que até confirmei em relatos que vi entre pessoas com dois consoles, mas sei que o jogo teve um patch que ainda não vi e que pode ter mudado muitas coisas. No fim, vejo que isso existe mais por erros do próprio jogo, embora acho interessante ser uma franquia que tem foco no PlayStation (até por ter um público maior e marketing com a Sony), mas que mesmo assim possui algumas vantagens no Xbox Series X, algo que não vemos de outros estúdios, então acaba virando um tema que me intriga e mostra que esses consoles ainda podem mostrar coisas intetessantes.

error: Conteúdo protegido