Porque motivo haveriam as marcas de querer lançar consolas de meio de geração?
Os rumores de que existem consolas de meio de geração para Sony e Microsoft continuam a avolumar-se. Mas sabendo-se que os 8K que poderiam ser a grande bandeira para uma nova geração, está longe de ser uma realidade, quais seriam as vantagens e desvantagens de cada uma das marcas em lançar um produto desses?
Recorde-se que uma fragmentação de mercado com experiências de jogo desiguais, gênero 60 fps vs 30 fps nunca foi uma política da Sony, que a ser aplicada agora criaria grande descontentamento entre os fans.
Temos ainda a questão preços. As consolas são interessantes por serem uma alternativa barata aos PCs. Mas com a crise de componentes e a luta para se arranjar produção, os preços não desceram. Isso implicaria custos demasiadamente elevados para novas consolas, o que torna o seu interesse pouco ou nenhum.
Haveriam por isso prós e contras no lançamento destas consolas. Vamos então ver quais seriam:
Microsoft
Vantagens
- Lançar uma consola de meio de geração daria à Microsoft a possibilidade de conseguir o que conseguiu na geração passada. Uma consola que pudessem, sem sombra de dúvidas, mostrar como sendo mais potente que a da concorrência, e que finalmente pudesse apelidar, sem se andar a ver caso a caso, e sem garantias de vitória, como a mais poderosa do mundo.
- Uma consola de meio geração poderia impulsionar os possuidores dos modelos mais fracos a aderir ao XCloud, impulsionando o serviço.
- As vendas da Xbox poderiam ser impulsionadas, garantindo maior quota de mercado à Microsoft.
Desvantagens
- A Microsoft até ao momento ainda não lançou um único jogo destinado exclusivamente às suas consolas de nova geração. Nesse sentido, as pessoas terão certamente muita dificuldade em perceber porque motivo precisam de mais, quando o que possuem ainda não foi sequer explorado. Está situação poderia levar muitos a evitar a próxima Xbox por não contarem com qualquer suporte até meio da próxima geração.
- Uma consola de nova geração causaria enorme desagrado aos possuidores da Xbox série S que se tornaria incapaz de correr os jogos de nova geração. Isso obrigaria a Microsoft a fazer o que se tem recusado a fazer, o quebrar o suporte nativo com paridade de jogo em todas as suas consolas, forçando os clientes a recorrer ao Xcloud. Naturalmente a situação geraria enorme desagrado pois certamente ninguém gastou 300 euros por uma consola que prometia jogos locais para jogar apenas por streaming, algo que poderia ser feito com hardware bem mais barato.
- O investimento em hardware para racks da XCloud apoiado no hardware da Série X ficaria obsoleto e incapaz de fornecer a melhor versão dos jogos aos clientes, obrigando a um novo investimento, sem ter obtido ainda o devido retorno.
- A incapacidade da Cloud de fornecer a melhor versão dos jogos poderia afastar os clientes do serviço.
- Dado os 8K não serem uma realidade, uma consola mais potente ficaria limitada a fornecer mais fps, o que seria fragmentar a qualidade do oferecido tornando o mercado consolas numa anarquia estilo PC.
- Novas consolas teriam um custo elevado que, para se promover as vendas, obrigaria a subsidiar as mesmas introduzindo novas perdas financeiras.
Sony
Vantagens
- Uma consola de nova geração poderia garantir divisões no seio da concorrência ao fazer com que a Xbox série S ficasse muito mal vista, causando desagrado nos seus possuidores e criando potenciais divisões na concorrência
- A situação poderia forçar os devs a abandonar o suporte à série S, tornando a PS5 e Series X a base da nova geração, forçando assim o verdadeiro salto geracional que ainda não existiu.
- O investimento da concorrência na XCloud ficaria obsoleto antes do esperado. Sendo assim um golpe no investimento de um serviço que ainda não arrancou verdadeiramente mas onde a Sony não pode atualmente concorrer diretamente.
Desvantagens
- A Sony até ao momento ainda não explorou convenientemente a performance da sua consola de nova geração. Nesse sentido, as pessoas poderão ter alguma dificuldade em perceber porque motivo precisam de mais, quando o que possuem ainda não foi explorado.
- Uma consola de meio de geração sem que a PS5 tenha sido verdadeiramente explorada até ao momento é um precedente que pode levar muitos a evitar a PS6 no lançamento por receio de ela se manter igualmente por explorar por alguns anos.
- Dado os 8K não serem uma realidade, uma consola mais potente ficaria limitada a fornecer mais fps, o que seria fragmentar a qualidade do oferecido tornando o mercado consolas numa anarquia estilo PC. Esta situação cairia pior nos fans Sony do que nos Microsoft onde a situação já existe.
- Novas consolas teriam um custo elevado que, para se promover as vendas, obrigaria a subsidiar as mesmas introduzindo novas perdas financeiras.
- A probabilidade de a Microsoft entrar all in nova nova consola, quem sabe com um GPU NVIDIA, é uma realidade que a Sony vai ter de enfrentar na altura da PS6, e que ao lançar uma consola de meio de geração agora poderia ser antecipada, levando a que o sucesso da PS5 ficasse a meio caminho. Essa será uma situação que a Sony vai ter de combater com tecnologia proprietária como a usada na PS5, mas que nesta fase criaria um fissura na compatibilidade entre os sistemas.
Conclusão:
Como se percebe, há uma enorme divisão entre os prós e os contras, sendo que, acima de tudo, as vantagens soam a pequenas face às desvantagens.
Aquilo que foi o grande argumento para a existência dessas consolas no passado, o suporte a um mercado emergente de TVs 4K não existe agora. Os preços seriam bem mais altos, e as consequências bem piores.
Nesse sentido, salvo situações não ponderadas aqui, não nos parece que as consolas de meio de geração venham a ser uma realidade.
Simceramente , nao vejo motivo algum nesse momento para consoles de meia geração. Como dito no artigo , nao chegaram nem a explorar todo o potencial do ps5 e xbox series x. Pra uma diferença significativa em ray tracing e resolução, seria necessario um salto gigantesco de processamento e , na verdade , nem sei se a AMD teria algo muito melhor a acrescentar nesse sentido por enquanto.
O Marketing, às vezes, funciona como “um museu de grandes novidades”! 😂
Começa logo com 2 erros.
1 – a xsx é a consola mais poderosa de sempre.
2 – a one x era a consola mais poderosa de sempre e vários jogos corriam melhor na ps4 pro.
Portanto mais importante do que ter o melhor hardware é ter os devs a usar a xbox no caso da xbox ou a ps no caso da ps como máquina de desenvolvimento.
Em relação ainda ao tema eu gosto de novas máquinas por isso sou a favor mas não me acredito.
Começas logo com vários erros.
1 – A XSX nunca demonstrou ser mais capaz que a PS5. Não basta apregoar, há que o mostrar, e isso a série X nunca o fez. A série X é a consola com mais capacidade de cálculo de sempre. Já ser mais potente, ainda não o foi e dificilmente o será.
2 – Quarta classe, pois há que aprender a ler. O artigo refere exatamente que na geração passada a One X era a consola mais poderosa de sempre.
A Xbox tem a vantagem sobre a PS5 de usar o API mais conhecido do mundo, a correr sobre o sistema operativo mais usado do mundo.
Devido à partilha de arquitectura, a maior parte dos devs desenvolve os jogos em PC e porta depois para as consolas.
Basicamente o código é o mesmo e muito do processo até é automatizado. No entanto certos específicos das consolas, dos seus controladores, bus, som, descompressão, e outros são tratados por equipas dedicadas a cada consola, que optimizam para elas o código. A X partilha o API e o OS com o PC, pelo que o processo de optimização acaba por ser menor. E se não se dedica mais tempo isso é por culpa da Microsoft que prefere uma plataforma agnóstica ao hardware, e partilha tudo entre Xbox e PC. A piorar, a política de suporte ao Gamepass prejudica as vendas e isso leva a que o investimento na consola também desça.
Uma consola não vale pelo seu hardware. Vale pelo que se extrai dela uma vez que, como qualquer sistema informático, elas são uma combinação de hardware e software.
Nesse sentido a X tem a maior capacidade de cálculo já vista numa consola. A PS5 tem a maior eficiência interna de cálculo já vista numa consola e o sistema de I/O mais avançado já visto no mercado.
Na prática a X nunca se distanciou da PS5, e as consolas tem sido equivalentes. Essa é a realidade, por muito que te doa!
Em relação ao tema, não gosto de novas máquinas quando as antigas ainda nem sequer foram exploradas.
A mim não me doi factos sr Mário, eu tenho andado a ver os comparativos da df sr Mário e estou a tomar nota
E eu não li mal você é que não me percebeu ou eu não me expressei bem.
Eu quis dizer sim a one x era a mais poderosa mas isso raramente foi mostrado em contexto real o que demonstra cabalmente que não importa quantos cvs temos debaixo do capot se só usamos 4 velocidades de 8.
Você não precisa dos dedos de uma mão para contar jogos realmente superiores na sua versão one x vs a ps4pro.
Estou enganado se estiver diga.
A One X era claramente a melhor consola a nível de performance na geração passada. Negar o óbvio é pura e simplesmente estupido.
Agora eu nem veria comparativos nenhuma no que toca à Série X, porque o simples facto de termos de ver comparativos onde se esmiúça os fps e os pixels para se perceber diferenças, independentemente de quem ganha, mostra claramente que as consolas são equivalente. E mais o mostra quando as comparações se dividem (e nem me interessa referir quem ganha mais, mesmo que seja a PS5).
A diferença entre as consolas é 1.87 Tflops. É mais do que uma PS4!.
Isso deveria ser notório… E a realidade é que não é, muito em parte pelos ganhos de eficiência interna da PS5! E as consolas basicamente equivalem-se!
XSX:
A mim interessa me, que um carro faça 200 kmh ou 205 kmh se bem que na realidade isso é uma margem negligênciavel verdade, no entanto 205 > 200.
Os comparativos por exemplo vou dar 2 exemplos na minha análise dei empate ao resi4demo porque a ps5 tem uma imagem com menos detalhe mas corre com mais estabilidade, mas no wo long dei uma vitória marginal a xsx porque corre em média 2 fps melhor, isto e só um exemplo, tenho visto e guardado a minha análise, o hogwarts dei vitória clara a ps5 porque corre melhor sem nenhuma aparente contrapartida, assim como o outerworlds dei a vitória clara a xsx pelos mesmos motivos.
One X:
Diga me jogos que efectivamente mostraram a diferença entre a versão one x e ps4 pro de cabeça só me lembro de 2.
No entanto tínhamos vários jogos mais estáveis numa consola inferior em tudo face a sua versão one x.
Isto, existem motivos para tal.
Rui, choras até pela geração passada? Já foi, Rui, esquece. Se não resultou lá, não vai resultar aqui… Mas vai jogar CoD “de graça”, relaxa!
Falando em cod de graça, num grupo local aqui da cidade um rapaz mandou uma foto com os jogos exclusivos do xbox e o cod já estava na lista. loucura viu xD
A questão Rui é que, pegando no teu exemplo de carros tens um carro com 12150 cavalos e outro com 10280 cavalos mas depois quando vais a ver na realidade o vencedor varia. O motivo acaba por ser os pneus, os filtros, o compressor, etc.
Ou seja o carro com mais cavalos é mais potente… Mas a nível de performance está equivalente, ora ganhando umas vezes pra perdendo outras. E no entanto seria de esperar que fosse mais potente por ter mais 40% de cilindros que o outro.
Por outras palavras a potência vale o que vale face à performance.
Quanto a jogos que mostraram diferenças entre a One X e a PS4 Pro basicamente temos todos os que eram 4K na X que na Pro eram 1800p re-escalados.
O motivo da melhor performance da Pro prende-se (não só, mas também) com um API melhor e criado a pensar especificamente no hardware.
[IRONIC MODE= ON] Mário, a MS não tem culpa do DirectX ser genérico, a culpa é dos desenvolvedores que não se esforçam tanto a querer tirar o máximo dos Series,inclusive os da MS. Se fossem dedicados,e tirassem o máximo, verias que o SS é pareio para o PS5, enquanto o SX bateria o PS5 de longe, pois este é apenas RDNA 1.5 com 25% a menos de Teraflops com bem menos CUDAs, e memória mais lenta, e SSD não faz fps, como todos sabemos, fora que não tem o DirectX Storage que quintuplica a velocidade dos SSDs, logo o SSD do SX ainda é mais veloz, pois agora é sabido que, pelo que o Rui leu outro dia, a velocidade dos SSDs são bem maiores que as anunciadas porque como eles perdem elétrons… [IRONIC MODE=OFF]
Putz Mário, santa paciência com o Rui! Ele não entende que um carro é muito mais que um motor, como não entende de um console é muito mais que uma GPU, é pra desistir! Pena que ele continue a professar essas lorotas!
F1 750HPs VS Bugatti 1500HPs
https://www.youtube.com/watch?v=mLUTB5TwM4o
Estás a ser ironico, mas infelizmente há muita gente que acredita nisso mesmo Juca… E para quem não percebe nada, esse texto que tantos repetem até faz sentido.
Repara: São 52 CU contra 36… É 40% mais…
São 512 GB/s contra 448 GB/s… 14,3% mais
São 12.15 Tflops vs 10,28… 18% mais
Perante isto, se ignorares tudo o resto, a Xbox é um monstro!
A questão é que metendo a velocidade de relógio ao barulho, os cache scrubbers, os motores de coerencia, e o sistema de I/O a diferença esfuma-se… e o lado para o qual cai a melhor performance varia.
E eu prevejo que a PS5 melhore ainda a utilização desse hardware.
Hoje estou até a dizer que estou sendo irônico porque sei que muita gente não percebe uma ironia, mas olhe, nem gosto de ser irônico pois acho um péssimo recurso a se utilizar em discussões, mas é que o negócio é tão absurdo a negar a realidade que é cansativo de se repetir o que a pessoa insiste em não querer ver! Mas ainda bem que tem gente como você perseverante a mostrar os fatos e debater contra a ignorância, porque o meu limite de insistir no óbvio com o Rui já deu, aí minha tendência é ir ao deboche, mas me desculpe por isso eu não estou certo em agir assim, vou tentar me abster em retrucar ao Rui, porque do meu jeito não é edificante, e sei que não é o propósito pelo qual manténs o site. Não quero entrar em guerrinhas, quero apenas discutir sobre tecnologia, aprender e conhecer novidades!
Sr Mário já agora por curiosidade, se essa tal diferença se esfuma com as personalizações que a ps5 tem e a xbox pelos vistos não tem, é uma maquina sem pés nem cabeça, pegaram nos componentes e montaram dentro de um rectângulo.
A minha pergunta é porquê não corre todos os jogos com mais resolução e mais performance? Pergunto.
Porque a Xbox tem sérios problemas de concepção para consola.
O primeiro é o ter optado por mais paralelismo e menos velocidade. Isso dá performance teórica mas dificulta a extração da performance.
O segundo é ter fragmentado a memória o que cria severos cortes na largura de banda quando se usa mais de 10 GB.
O terceiro é ter apostado num velocity engine que se baseia em texturas parcialmente residentes, uma tecnologia que nunca ninguém usou, e que como tal retira metade do interesse no velocity engine.
A quarta é manter conceitos clássicos do PC como as caches não partilhadas obrigando a gastar ciclos de relógio para converter os dados da cache do GPU em algo que o CPU entenda, e vice versa. A PS5 implementou motores de coerência que fazem isso automaticamente permitindo que a eficiência interna do processamento suba.
A quinta é apostar num SSD de alta performance que envia dados a alta velocidade na RAM sem eliminar o processo de check in, obrigando os dados que entram a serem tratados e movidos para os endereços finais onde podem ser usados, gastando assim ciclos de relógio e largura de banda. A PS5 resolveu isso no seu sistema de I/O com os dados a entrarem na RAM prontos a serem usados. Para todos os efeitos, devido a isto, o conteúdo do SSD da PS5 é como se fosse memória.
A sexta é a falta de optimização aos cache misses e largura de banda. A Xbox processa como qualquer PC, enchendo as caches, processando o que lá está, esvaziando e enchendo de novo. Se pelo meio precisas de um dado inexistente na cache tens um cachê miss. Nessa situação o cálculo pára, e a cache é limpa e re-enchida, mas o encher e esvaziar a cache são situações que tem uma penalização no processamento de vários ciclos e que, pela velocidade das caches são altamente penalizadoras na largura de banda. A PS5 resolveu isso com os cache scrubbers que impedem os cachê miss ao poderem introduzir os dados em falta na cache sem parar o processamento. Mais ainda, os cache scrubbers sabem que dados da cache já foram processados e remo-os em tempo real substituindo por dados por processar, evitando assim os processos de enchimento e esvaziamento das caches, penalizadores em ciclos de relógio, e poupando assim tremendamente a largura de banda.
Mas claro Rui… Isso não interessa para nada. O que interessa é que 12.15 é maior que 10,28, isto apesar de estes números serem obtidos por uma mera conta matemática onde multiplicas as alus pelos ciclos de relógio, sem tomar minimamente em conta a eficiência do sistema.
Mas de que me adianta explicar… Sea ideia é mesmo fazer pirraça, o que te explico de nada vale!
Podemos colocar tudo isso como não um erro de conceito para consoles, mas sim propositadamente! A MS não concebeu o SX para ser um console e sim pra infraestrutura de servidores. É muito mais próximo de servidor que de console. Clock baixo e fixo pra atender servidor, 52CUs pra atender servidor. De conceito de console só tem de ser uma plataforma fechada e que roda games.
Já a Sony, personalizou totalmente o Ps5 para ser um console clássico! Priorizou seu console e não infraestrutura.
Você não compreendeu mais uma vez, mas talvez não tenha sido claro a minha pergunta foi, porque motivo a fantástica peça de engenharia chamada ps5 que absorve essas diferenças com truques na manga não corre todos os jogos com mais performance && resolução pergunto me?
Você respondeu ao contrário eu fiz a pergunta com foco na ps5 você respondeu com foco na Xbox.
Porque a Xbox tem 12.15 Tflops e a PS5 tem 10.28
O resultado final de tudo isto pesado é que acaba por haver um equilíbrio. Que pode alterar com melhor uso do hardware da PS5, mas que no global será sempre um equilíbrio pois o paralelismo da Xbox também vai melhorar.
Juca que eu saiba um f1 comparas com outro f1 e não com um carro de estrada, mas vá lá tentaste…
O facto de tu andares a escrever mais emojis do que palavras já estas quase na minha lista para ficares a falar sozinho.
A Xbox e a ps5 são consolas gêmeas, que vêm do mesmo fabricante ao mesmo tempo, podes usar a analogia dos carros mas compara um f1 com um f1 e um hypercar com outro.
Uma tem tudo mais incluindo espaço em disco, se um developer dedicar os mesmos recursos a cada máquina o resultado final é óbvio, se me conseguires provar que 2 < 1 , não tenho qualquer problema em dar te razão.
Até lá, pode o sr Mário, o marcelo rebelo de sousa, o papa dizer que a ps5 é a consola mais poderosa quê eu mantenho me na minha, não é.
E o Lívio disse ai uma grande verdade, a xbox em 22 anos só 4 teve atrás na liderança do hardware.
Rui, com todo o respeito.
Se a ideia é fazer pirraça, então terei de pedir que não comentes.
A tua argumentação não faz sentido.
Imagina duas consolas de 2015. Uma com uma NVIDIA 970 com 5 Tflops e outra com uma R9-Fury X com 8.6 Tflops.
Ias dizer que a consola com a Fury X era a mais poderosa? Mesmo sabendo que a 970 a batia na maior parte dos casos?
Porque insistes então com a Xbox série X se ela nunca mostrou ser mais capaz, perdendo e ganhando numa base de caso para caso, e sendo até questionável se até hoje a maioria dos comparativos até nem lhe são desfavoráveis?
Eu tenho esta pedagogia contigo Rui porque dizes ser programador. E para o seres de burro não deves ter nada! Daí que me parece que estás numa de perrice estilo miúdos de 5 anos que querem que as coisas sejam de uma determinada forma, e apesar de ser claro que não são, continuam a insistir no mesmo.
Já te disse isto antes e repito. És portista, mas essas atitudes são de benfiquista, porque esses é que repetem a mentira até à exaustão a ver se elas se tornam verdade.
Permita me responder só ao Lívio e fico por aqui.
Podes responder o que quiseres Rui… És livre de falar e defenderes o que entendes. Sempre foi assim.
Não que o Pro seja um carro de estrada, mas nesse print você defende justamente o contrário em se comparar categorias diferentes.
Mas já se sabe quando a narrativa convém ou não.
Ahh e já estamos a notar as analogias com carro, que aliás também não estão sendo bem utilizados pois um automóvel tem aerodinâmica, pneus específicos, combustível específico, ajustes, piloto…… não é só cv/hp como você sempre faz analogia.
Lívio uma ps4 pro é uma consola de topo last gen com 4 anos de diferença no mercado, a xss é uma consola de entrada next-gen e são ambas consolas com preços semelhantes e performance semelhante, é normal comparar gráficas next-gen com old gen para ver a evolução até aqui não existe nada de ilógico.
Continuando, antes deste comparativo foi feito outro comparativo xss vs xonex, logo fazer o comparativo com a ps4pro é completamente lógico se fizeram com a outra porque não com a ps4pro? Nada de ilógico continuando.
Comparar um carro de corrida que custa milhões com um carro de estrada que custa 1/10 do preço não me parece lógico.
Eu não validei a comparação ou deixei de validar, esse meu comentário foi um escárnio sobre as más línguas de uma consola que aqui e noutros lados é tratada como lixo e como uma consola muito fraca/mal desenhada, não é tão fraca assim, chegou para bater a ps4pro e a onex.
E por fim é verdade que num automóvel é normal ver (mas a maioria das vezes isso não acontece), um carro com menos capacidade se superiorizar ao mais poderoso, seja porquê motivo for, verdade, mas isto é válido quando o empenho e oportunidade é igual aos dois carros. Não podemos dizer que o menos potente venceu mas depois foi o shumacher a conduzir o menos potente e eu no mais poderoso. Isto não é equidade.
O problema aqui é que a ps5 poderia ter 9tf que ia dar ao mesmo do que temos visto, jogos mal otimizados na xsx, versões menos trabalhadas ou com menos especificidades para essa consola.
Basta ver o calisto protocol em que a versão ps4 era mais estável que a versão xsx e já para não falar com perdas de técnicas presentes na ps5 e não na xsx.
Isto não é normal.
Não acho normal essa comparação.
A SS é nova geração. Trata-se de um hardware cuja performance por watt face à geração PS4 é mais de 60% superior.
A SS bate inclusive a One X, e comparar com a pro apenas pelo facto que ambas são 4 Tflops é alimentar uma discussão sem sentido de ignorantes para os quais, apesar das diferenças geracionais, 4 é igual a 4.
Comparada com a One X acho lógico, pois apesar de sabermos que os 4 Tflops da SS valem mais que os 4 da Pró, pode ficar a dúvida sobre se esse 4 batem os 6 da One X.
Mas quando se comprovou já que o faz, porque comparar com a Pro se não for para encher chouriços?
Sobre esse seu penúltimo parágrafo. Está sugerindo que o Xbox SX não ganha do ps5 na maioria esmagadora dos jogos (pois é mais potente na teoria) porque ele não é 100% aproveitado, ou seja, é subutilizado?
Tiohildo.
Já alguma vez programaste?
Se pegares num código qualquer e o correrem em dois PCs diferentes, vais ter tempos de execução diferentes. Por vezes tenho mesmo de sincronizar código com o relógio do sistema para garantir que as diferentes velocidades não criam desincronismo com o código executado.
Basicamente, se tens a performance… Ela vai sair sem fazeres nada.
Em que é que podes optimizar. Bem, por exemplo, se estás com processadores bem diferentes, e aqui vou dar um exemplo antigo para se perceber bem a diferença, podes optimizar para as instruções SIMD. E poderias usar o 3DNow nos AMD e o SSE nos Intel. Isto seria uma optimização específica.
No caso das atuais consolas, um exemplo seria o usar o VRR na Xbox e o GE na PS5. E o que temos visto é que isso está a acontecer. Os jogos Xbox tem usado VRR! A questão é apenas que o GE é mais eficaz pois se o caso da Xbox apenas corta no processamento dos shaders, na PS é eliminada logo a geometria invisível no início de todo o cálculo, o que poupa imensos ciclos de processamento que permitem não teres de cortar na qualidade dos shaders, e ainda assim ganhares mais performance que na Xbox.
Basicamente eu não sei que mais otimização o Rui quer…
Sim, poderíamos ter otimização manual e melhor distribuição de carga o que poderia aportar mais algum ganho. Mas esse é o tipo de otimização que ninguém faz. Uma otimização que só existe em um caso muito específico que é quando o hardware alvo é o que aporta mais receita, e as performances nele são muito más.
Ora no caso da Xbox nem as performances são muito más (eram no caso da PS3 onde os jogos portados diretamente corriam a meia dúzia de FPS) e nem ele é o hardware que mais receitas traz. Pelo contrário, como se vê em todos os relatórios, é o que menos receitas traz. Logo ninguém otimiza dessa forma.
Mas da mesma forma que não fazem isso para a Xbox, também não fazem para a PS. Há muitos fatores que poderiam ser otimizados também para o hardware da PS. Mas isso, tanto na Xbox, como na PS, obrigaria a muito código específico para o hardware. E desde há muitos anos que ninguém faz isso. Os jogos são feitos no PC, portados para as consolas, e adaptados ao seu hardware.
Repara que o Rui queixa-se da otimização da Xbox, mas no Plagues Tale Requiem, há um claro mau uso do API da PS na gestão das chamadas de desenho, que criam sobrecargas no CPU.
Mas aí já era mérito da Xbox…
Por isso é uma batalha perdida! Porque quando a Xbox ganha é o poder da consola. Quando perde é falta de otimização. A PS nunca é tomada em conta, e o sol… É que gira em torno da terra.
Sim, já programei e sou programador. Inclusive sei fazer jogos, sei programar em opengl. A muito tempo não faço jogos mas a base não de perde. Eu entendi seu ponto de vista. Eu estou tentando ver o ponto de vista do Rui. Só que eu ficaria preocupado na visão dele pois já se passou 30% do tempo da geração e o Xbox nao mostrou todo seu potencial. Nem a própria MS não mostrou em um jogo todo a superioridade do Xbox. Vamos ver se o Forza mostra, mas ao vivo, não em trailer rodando em PC.
Já a Sony, com 8 meses de PS5 mostrou um jogo belíssimo a rodar 60 FPS e ray tracing, rachet and clank…
é normal se comparar as diferenças o que um faz e o outro não, agora comparar só para dizer que o produto mais novo, de nova geração, com novas tecnologias em relação a um antigo, de 4 anos atrás mas que utiliza arquitetura um pouco mais antiga e que utiliza tecnologias não tão recentes é ridículo.
É óbvio/evidente/explícito/perceptível que um produto mais novo vai ser melhor que um mais antigo, se não fosse assim para quê serviria a inovação? “Ahh os 2 (XSS e Pro) tem performances semelhantes”.. Performances não, ambos tem poder teórico semelhante, mas de geração diferente, eficácia diferente, ou tu acha que é certo eu dizer que uma lâmpada incandescente de 9 Watts ilumina o mesmo que uma de led de 9 Watts? Ou posso dizer que uma lâmpada incandescente de 100 lúmens tem a mesma potência de uma de led de 100 lúmens? Claro que não.
E aqui reforço, é normal ter uma comparitvo entre gerações diferentes, a GPU do PS2 pode debitar 75 milhões de polígonos em comparação o PS1 pode debitar 360 mil polígonos, é óbvio que o PS2 vai entregar jogos com mais qualidade, é legítima a comparação das specs entre XSS e One X ,até mesmo para justificar que os 4TF do XSS podem trazer jogos melhores que os 6TF do One X, agora estender a comparação para o Pro só para reconfirmar que o XSS é mais “potente” chega a ser ridículo, essa comparação já foi feita entre One X e o Pro em que o One X se mostrou melhor, logo é lógico/coerente/racional que o XSS também seria melhor que o Pro.
E reconfirmo quando convém não importa o uso de palavras, agora o Pro é um console top last gen, algo bem diferente do antigo 6 > 4.
E aqui bato na mesma tecla que os demais já comentaram, como uma pessoa que se diz programador afirma uma coisa dessas? Na sua frase eu sei que novas tecnologias são mais eficientes em relação a antigas (foi o que falei mais acima) o que explica um tão mal desenhado ainda conseguir bater o One X e o Pro. Evolução é a resposta para o trecho em negrito. Agora faço a inversão e te perguntar como que um PS5 tão fraquinho chegou a bater o XSX?
Já vi respostas tua a dizer que não entende o que o outro leitor respondeu, mas esse aqui foi confuso, como que em 2 carros que tiveram o mesmo empenho e oportunidade o de menos capacidade(potente) se sobressai ao mais potente??? Se ambos tem a mesma atenção e recursos é mais fácil o mais potente se sobressair.
E não vamos colocar a culpa em jogos mal otimizados em tudo que é resposta, Halo Infinite saiu daquela maneira, foi culpa da mal otimização devido o PS5??? é como vi as respostas em que a MS/Activision diz que dá para fazer o port decente do COD na Switch, se a própria MS não consegue entregar jogos bem otimizados no próprio Xbox, quem dirá na Switch.
O trecho do empenho fui claro, eu disse que a situação de um carro menos poderoso vencer o mais poderoso é normal acontecer mas maioria das vezes isso não acontece e depois frisei.
“Mas isto é valido quando existe empenho e equidade”
E dei o exemplo da não validade da superioridade de um carro mais fraco se pusermos um profissional nas mãos do carro mais fraco e a mim um amador num carro mais forte, isto não é equidade de comparação.
Por fim não tenho qualquer dúvida que desde 2013 a xbox leva com código ps e uns retoques e mesmo sendo o hardware mais capaz, no meio do “desleixo/investimento menor” acaba por equilibrar a balança.
É so relembrar que só tenho de memória na geração anterior one x vs ps4pro, 2 jogos em que realmente se notava a diferença entre as duas, rdr 2 e o shadow of war middleearth.
E pára de comparar a PS4 com a One X como se isso fosse comparável à PS5 vs Xbox series X. Na geração anterior a One X copiou a arquitetura da PS4 e não a da One. Era superior à PS4 em todos os aspetos pois tinham as mesmas capacidades, mas a One X batia-a em todos os specs.
Aqui as consolas não tem as mesmas capacidades. O rendimento interno da PS5 é muito superior. A conso!a tem menos gargalos e Tflops por Tflops debita muito mais.
Só não omita o que escreveu, ou escreve como dizemos na “afobação” (precipitação, as pressas) e não percebes o erro ou não sabe se expressar. Essa não é a 1ª vez a do comparativo você valida e mesmo com a comprovação em imagem depois dizes que não era bem assim.
Se ambos tem a mesma dedicação logo o resultado não se altera. E piloto faz diferença mas não faz milagre, ele estando num carro inferior não indica que ele sairá melhor só porquê foi campeão 7x na F1 (mesmo que questionável em alguns)
Rapah… Nesse mesmo canal tem carro de rua que ganha desse mesmo F1 e com motor menos potente que o Bugatti… Mas sempre vais encontrar desculpas pra se justificar… pois vives em negação!
F1 750hp vs Lamborghini 1200hp
https://www.youtube.com/watch?v=tbm-izZisbw
Logo, essa Lamborghini de 1200hp também ganharia do Bugatti de 1500hp que antes perdeu para esse mesmo F1… E inclusive no vídeo também ganha de um GT-R: Nismo de 1300hp.
Mário, não machuque o ego dele. Deixe ele utilizar o slogan que o XSX é o mais poderoso de sempre, algo que a própria MS já não usa mais. XSX é o mais poderoso mas não teve jogo que justificasse. Não diga que o Xbox não é o mais poderoso pois praticamente em toda a sua vida o Xbox foi o mais poderoso e nunca terminou uma geração liderando as vendas.
E continua com essa história de a xsx ser a consola mais poderosa de sempre.
Já foi explicado e provado que são equivalentes. Com pontos a favor de uma ou de outra.
Começa antes a dizer assim :
” A XsX é a consola com mais teraflops de sempre.” assim já é correcto.
1- kkk
SX não é o mais poderoso.
Isso é papo de leigo em que seu conhecimento de Hardware é baseado em contar Teraflops.
TF é apenas a capacidade computacional do Vector ALU, e isso é só uma parte da GPU, como exemplo G.E ausente no SX, como tbm uma largura de banda em que reservado para jogos o SX tem 13,5gb enquanto que o PS5 é variável chegando até 15,5gb como explicado pelo NXG, fora o cache scrubbers que piora ainda mais a situação do SX, já que o mesmo segundo estudos conseguem liberar até 59% da VRAM… Fora a VRAM do SX ser dividida o que gera gargalos.
Um sistema descompressores dedicados via Hardware coisa que o SX usa via software sacrificando inevitávelmente seu processamento bruto para executar a mesma tarefa que o os descompressores dedicados do PS5, assim como um sistema de I/O extremamente melhor no PS5.
O cachê unificado já evidenciado pela foto em alta resolução da APU e da patente de Mark Cerny, aonde o CPU faz 8 núcleo ao invés de 4X4 o que torna a vantagem de 0,1ghz do SX irrisória, e também a possível utilização de uma técnica semelhante ao infinity cache (não é infinity cache).
Infelizmente estou jogando pérola aos porcos pois todo esse conhecimento técnico será provavelmente ignorado em prol de uma visão simples e ignorante da realidade de 12tf>10tf.
Martoni…
Antes do mais, obrigado pela tua lista exaustiva.
No entanto tens algumas incorreções na mesma!
A Memória da SX é efetivamente 13.5 GB, e isso está confirmado! Já no que toca à PS5 estás enganado pelo que o NXG nunca pode ter afirmado tal coisa.
O que foi afirmado, e isso nunca foi confirmado é que a PS5 reverva entre 2 a 2.5 GB de RAM para o sistema, e que este valor pode variar dinamicamente. Isso, a ser verdade, colocaria a ram da PS5 entre os 13,5 GB e os 1\4 GB, e não os 15,5 como referes.
Quanto aos cache scrubbers, estes não reduzem o uso da Vram… eles o que fazem é diminuir o uso da largura de banda no sistema, podendo poupar a mesma em algo até 59%.
Ora isto a funcionar em pleno seria o mesmo que a PS5 ter 752,33 GB/s de largura de banda efetiva. – Link
Já na Série X, a largura de banda anunciada é de 560 GB/s, mas isso é garantido apenas se usarmos apenas 10 GB de RAM. Quando se acede a mais de 10 GB em simultâneo os acessos sofrem quebras na largura de banda que atiram a memória mais rápida para os 392 GB/S e a mais lenta +para os 168 GB/s. – Link
Os descompressores usados na PS5 e na Série X são ambos por hardware. Não há descompressão da SX por software! O que acontece é que o descompressor da PS5 usa 0% de recursos do sistema, mas o da Xbox ainda usa algo entre 1 a 2% de CPU para gerir a descompressão.
O CPU da PS5 é, tal como o da Xbox, 4 nucleos + 4 nucleos, com as caches separadas e presentes em cada CPU e não partilhadas como no Zen 3.
O que o ultimo raio X em altíssima definição mostrou foi que o cache L3 é partilhado entre os dois CPUs, o que melhora a eficiência dos mesmos face aos da XBox. – Link
Continuo com a opinião de que é apenas boato. Sony e Microsoft não ganham dinheiro vendendo hardware. Logo tem de existir um motivo muito forte pra uma nova atualização.
Por parte da Sony, o ps5 nunca vendeu tanto. Para que interromper seu sucesso, sendo que nem sabemos o limite da capacidade do mesmo. Só vejo a Sony fazendo esse movimento por pressão da concorrência. O que não é o caso.
Pelo lado da Microsoft, um novo console poderia servir para reiniciar a geração que começou mal. No entanto, a maior parte do seu público está no series s. Os quais seriam diretamente afetados.
Por enquanto, seria uma decisão ruim para ambas.
Bem isso.
Outro ponto é que a AMD ainda não apresentou uma evolução grande o suficiente para justificar uma consola premium por um preço acessível.
O PS4 Pro foi lançado 3 anos depois do PS4 pelos mesmos 399 euros, e com uma GPU de 4.2 TFLOPs, contra os 1.84 TFLOPs do PS4. Será que a Sony conseguiria lançar uma consola premium com GPU de 23,46 TFLOPs pelos mesmos 499 euros do PS5 em 2020?
Isso é um ponto importante. Hardware subiu muito de preço. Uma ps5 pro custaria no mínimo uns 600 dólares. E não teria 23,46 Tflops. Se muito, os 20 de uma 3070. E nem sei qual seria o marketing pra vender isso. Porque na prática não entregaria nenhuma revolução.
Embora um console mais potente fosse interessante sobretudo para o VR, penso que mesmo a dobrar a potência das GPUs ou um pouco mais não tem sido o suficiente pra dobrar os fps como demonstrado ao longo das gerações, e nem mesmo é suficiente para manter um “path tracing” a 30fps, sobretudo por parte da AMD… Fora que não acredito que uma GPU com o dobro de potência ( um mínimo que se espera num upgrade pelo histórico) esteja num patamar de preço sequer próximos das GPUs dos consoles em 2020. Então, ou o preço subiria, ou teriam de subisidiar em muito o console, o que pra Sony me parece inviável. A MS como parece não vender tanto, poderia até fazer isso pra usar como marketing, e sempre manter uma produção baixa produzindo um mínimo possível. Já que as versões mais baratas têm sido a preferência da maioria dos clientes do Xbox.
Concordo com a conclusão do artigo de que seria desvantajoso para a Sony e MS lançar agora uma versão Pro de seus consoles. Mas sabemos que as empresas como concorrentes se vigiam (espionam) e por isto devem ter uma carta na manga( um projeto de console pro) que pode ser usado assim que as vantagens superarem significativamente as desvantagens, caso isto aconteça aquele que ficar por último pode se sentir obrigado a dar uma resposta para manter sua cota de mercado.
A MS sempre fez questão de ter o console mais “poderoso” principalmente depois do Xbox 360, mas agora ela tem a restrição do xbox series S e lançar uma nova consola é pisar em cacos afiados. Acredito que daqui a 2 anos veremos a situação ficar bem difícil para xbox series s, aí então a Sony pode achar viável aproveitar a oportunidade.
Eu se fosse a MS, lançaria mais 2 modelos, o Series SX (mais simples com 8 Tflops) e o Series XX (o console mais poderoso do mundo, com um chip com um logo de 16K e com 24Tflops, além de uma memória com 3 barramentos diferentes); E em sendo a Sony, lançaria um console de 18 Tflops que bateria o console mais poderoso do mundo novamente em vários multiplataformas, só não nos jogos da MS porque eles terão as “melhores versões”! 😂
[OFF] Juca ontem eu tive um susto, fui tirar a dúvida se o G29 atualizava, já tinha visto isso anos atrás com o G29 e G920 e lembrava que um atualizava e o outro não, pois bem, ontem depois de mutos meses sem contato fui no Windows do note (uso openSuse diariamente), baixei o Logitech Hub (GHub), instalei e coloquei o programa para rodar. Com o software aberto conectei o G29, o Windows detectava, o GHub não.
Fiz várias tentativas e o GHub ainda com a mensagem “Conecte seu dispositivo”, reisntalei o software, peguei uma versão anterior, instalei e o mesmo problema, notei que o note começava a ficar bem lento, com isso fiquei com o coração na mão pois tenho o G29 aproximadamente desde 2018, logo se desse algum problema eu estava lascado.
Daí pesquisei por G29 update, abri uma outra página da Logitech e baixei um outro software que tem lá,…., ao abrir o software conectei o G29 e eis que aparece uma aba com o nome G29 (Ufa!), lá tinha o opção de atualizar firmware e quando clico diz que já está atualizado, mesmo assim tentei voltar ao GHub e cara, o note lerdou geral, fiquei 5 minutos tentando e com medo de desconectar o volante devido a alguma comunicação que possa estar ocorrendo (já perdi um HD de 2T por ter feito isso após o note ficar lento).
Então depois de quase 5 minutos o GHub finalmente abre e finalmente reconhece o G29, foram mais de 30 minutos nesse processo, já era mais de 1 da manhã e eu tinha que acordar às 6:00, deixei para a manhã de hoje o teste no PS5 para ver se estava tudo ok.
Logo concluo que o G29 não atualiza e sim o G920(era o que a minha memória retornava), o que o GHub pode fazer é definir alguns presets para o uso no PC. Lembrava que era o G920 que atualiza pois o comprei estava com defeito, ele conectava com o Xbox mas o PC não reconhecia, daí comprei uma placa sobressalente no ebay que fazia o inverso, reconhece no PC e não no Xbox e nesse caso lembro ter ido em um software da Logitech, ter feito o update mas sem sucesso, ainda com o mesmo problema de não identificação.
Pois se soubesse, nem tinha tentado, agora, foi muita coincidência aqui ele parar de responder após eu ligá-lo ao PC, estava normalzinho antes… Não sei o que se passou pra ser sincero.
Agora sobre esse G Hub, parece que a reclamação dele é geral.
Sobre a lentidão do PC, podem ser as atualizações do windows automáticas ao fundo, sempre deixam o PC parecendo estar com vírus!
Cara, tive uns problemas assim com o PS5, jogando GT e do nada não tinha mais controle, tinha que desconectar e conectar. Suspeitei da extensão USB, logo reconectei tudo, cheguei a enfrentar o mesmo problema 1 ou 2x, faz tempo que não tenho mais isso.
Eu fui tentar atualizar no PC pra tentar ver se melhorava a vibração do volante com algum upgrade. Gostaria de sentir alguma vibração do motor, mesmo que suave nas retas, onde o volante praticamente parece desligado! Aí virou esta m****! Mas pode ter sido uma coincidência infeliz, apenas.
Pode ser que então o GHub grave os presets no volante, tenta voltar lá e colocar no default (nem lembro se tem essa opção), porém lembro de você falar que a fonte queimou e que está a utilizar uma fonte menos potente de um outro volante, pode ser que essa fonte inferior esteja ocasionando o problema ou que, infelizmente, a fonte ao queimar possa ter danificado algum componente do volante, provavelmente alguma subfonte interna.
Não, a fonte inferior só foi usada após o volante parar de responder, para detectar se o problema era de fonte ou no volante mesmo.
Não vou meter mais o volante no PC não, porque não sei se é algum curto de porta USB do PC que esculhambou algo. A única certeza que tenho é que com a fonte original não funciona. E que dentro do GT7 não consegui setar em nenhum lugar a intensidade de vibração do volante.
no GT7 não lembro de ter configurado algo, creio que não fiz, pulei do GTSport para GT7 sem configurar.
Agora no GT Sport lembro que há ajustes. No Gt7 lembro que tem como vc configurar os pedais, algo que o GTSport não tem.
Dá para usar o G29 no G27 sem a fonte, mas assim o Force Feedback não atua, pois os motores necessitam de tensão acima dos 5v oriundos da USB.
https://www.gran-turismo.com/br/gt7/manual/drivingoption/04
Mas aí é só configuração para o Force Feedback não tem pra vibração do volante. E eu já estava testando a reorientação de força no 10, pra ver se melhorava e nada!
Eu simplesmente não concordo com a ideia de meia geração na atual geração, não há justificativa, praticamente não há jogos pensados 100% para os hardwares da atual geração, Sony pelo menos tem o Ratchet que explora um pouco do que o PS5 tem a oferecer, já a MS com o XSX é melhor ficar calado.
Vamos ver o que a DLC do Horizon vai oferecer, segundo a Guerrilla a DLC foi pensada somente para PS5.
100% de acordo! Agora essa da Guerrila me parece mais marketing que outra coisa, vai me surpreender se for 60fps com a qualidade do game no seu máximo, mas não imagino que consiga superar o original que já é extremamente lindo no modo 40fps.
Deve superar graficamente o FW sim. E o que espero é a ausência de pop-in na DLC.
É só eu ou todo esse papo de Activision, os mesmo papos de joga A & B, toda essa ladainha de Ms x Sony já não encheu o saco?
Cara, a Sony tem tantos estúdios tanto quanto a Xbox, e meu sonho é ver anúncios desses estúdios em vez das mesmas trindades de sempre.
Essa geração assim como o fim da anterior só constatamos as mesmas coisas, mesma conversar, mesmo bafafá por anos e nada muda e quando sai algo novo é ofuscado pelo mesmo bafafá de sempre!
A Sony não está muito longe do que a Xbox é hoje, não vejo novos anúncios de jogos de seus estúdios menores assim como a Xbox, apenas vejo números de estúdios só para dizer… “eu tenho uma bola quadrada e tu não tem” assim fala (Kiko).
A única diferença entre Xbox e Sony é que um dos 2 entrega muito mais com menos (mesmos que empurre goela a baixo a trindade de sempre) e a outra compra tudo por sua mamãe ser rica!
Me recuso acreditar que esse meu desgosto e um certo rancor pelas duas plataformas venha ser por conta da minha idade, é que não vejo nada “novo” vindo das duas plataformas e quando vem é só essas firulas de RT, sombras, FPS e blablablá de sempre, os estúdios estão lá só para fazer números sendo que ambos têm muito jogos fantásticos e sem sombra de dúvidas criatividade.
Desculpa por expor uma fração do meu descontentamento, mas está cansando demais acompanhar esse universo game que amo tanto!
Infelizmente esses últimos anos me obriga a ser saudosista porque as coisas hoje estão muito chatas, estressantes, sempre tem problemas em todas as esferas possíveis, enfim…
Eu cansei é da Microsoft… Nem que eles lancem 300 jogos concorrentes a goty. Nao consumo mais nada de nada deles.
[off] É dotô…..
A PS5 version of Redfall was in development, then cancelled, confirms Arkane director Harvey Smith:
“We were acquired by Microsoft and it was a change with capital C. They came in and they said ‘No PS5, we’re focusing on Xbox, PC and the Game Pass’.
https://twitter.com/shinobi602/status/1638568631301816321?s=20
MENTIRA! A Microsoft refere que não é minimamente coerente e economicamente lógico cortar os jogos à Playstation 5!
Eles até entregaram isso por escrito aos reguladores!
Eu imagino que esse tipo de noticia, da MS tirando jogos do playstation, estaria sendo publicada segundo os planos da MS depois da compra da activision ter sido concretizada e ai a MS:
“Não tem problema, agora eu não preciso mais fingir que sou bonzinho”
Agora a MS tá ai correndo o risco de ficar sem activision e também sem a mascara de “kubaia, todos dão as mãos e fazem ciranda para todos jogarem juntos”
Eu não teria total certeza que a compra não passa.
Oh sr Mário lembra se do deathloop e do ghostwire tokyo?
Pois, é que este provalmente era o próximo e sempre tendo em conta o impacto nos jogadores das outras consolas convém frisar.
Mais, é só ver os comentários antes desta notícia do que diziam deste jogo redfall, poupo lhe trabalho, é um jogo lixo bom para o gamepass, foi ótimo para a arkane tirar a ps5 do rooster os fans da ps5 não gostavam e não iam comprar assim pouparam tempo.
Não concordo com esta medida até porque felizmente quem gosta da xbox vai ter direito ao final fantasy, ao silent hill, boa atitude em ter em conta o impacto nos jogadores da xbox.
O que tem esse dois jogos? Eram exclusivos que a empresa dos 75 biliões não quis comprar porque isso só lhes conquistava alguns utilizadores e não lhes dava o mercado?
Vai-me dizer que:
– eram grandes jogos
– eram IPS consagrados
– a Microsoft se os quisesse não os podia comprar
– a Sony tinha posse dos IPS vitaliciamente
Só lhe respondi a sua ironia com ironia de uma produtora que senão tivesse sido comprada ia a caminho do 3 exclusivo com preocupação global do impacto nos jogadores.
Que preocupação? Estamos a falar de novos IPs… Que nem sequer foram grandes sucessos de vendas.
Mas ok, percebo o que dizes…
Mas é justo, compraram-na pra isso. O que não deveria ser permitido é que a MS ou qq outro detentor de console comprasse produtoras com ips consagradas que ainda estão na ativa, deixar Sony ou MS comprar a ID , a Bethesda, a Blizzard e a Bungie, por exemplo. Mas agora já foi!
Eu não digo é errado o problema é conversa fiada que a ms tenta usar.
Eu entendo, mas esses papos da MS sempre foram com segundas intenções mesmo. Há bem pouco vieram criticar a Sony por pagar por uma missão exclusiva do Hogwards, coisa que ela fez desde antigamente, mesmo com CoD e com uma DLC da Shadow Lara… Vem reclamar que a Sony paga para jogos não estarem no Gamepass, enquanto há vários casos de jogos de Third que não saem nem no PS, quanto mais na Plus, como High on Life, Scorn e muitos outros… É hipocrisia em último grau, mas não demora aparecem defensores a falar: “…E Final Fantasy hein? E a Sega?”. Então, pra mim, nem tem o que se discutir pois é questão de fanatismo. Mas fica complicado a gente ficar rotulando quem pensa diferente…
https://www.eurogamer.net/after-five-years-of-xbox-exclusivity-call-of-duty-switches-to-playstation
https://meuxbox.com.br/noticias/dlcs-exclusivas-de-tomb-raider-underworld-xbox-360-pode-chegar-em-outras-plataformas/
https://www.digitaltrends.com/gaming/call-of-duty-black-ops-ii-dlc-brings-killer-half-pipes-exclusively-to-the-xbox-360/
https://www.digitalspy.com/videogames/e3/a227258/call-of-duty-dlc-360-exclusive-until-2012/
Mentira. A Sony é anti consumidor, a MS quer disponibilizar seus jogos para uma base maior de jogadores….
Queria ver o que a CMA e FTC irão lidar com mais essa informação
OFF TOPIC:
Mário, viu que após a compra da Bathesda, a versão Playstation 5 do Redfall foi cancelada? Simplesmente jogaram no ralo por ordens superiores de priorizar a versão Xbox, PC e Gamepass?
Ah, já comentaram aqui embaixo.
Esquenta não… Ms sempre mantêm suas promessas, ela nunca mente e nunca mentiu. E em um futuro alternativo se tornara uma nova religião!
Segundo a Microsoft referiu aos reguladores, financeiramente não faz sentido retirar um jogo da PlayStation a não ser que ele traga um aumento de vários milhões de utilizadores no prazo de 5 anos, para além daquilo que seria considerado o crescimento normal da consola.
Da duas uma:
– A Microsoft mentiu.
– Redfall vai ser um grande sucesso de vendas que vai trazer milhões de utilizadores à Xbox.
Qual será?
Ela mentiu, não tenho dúvidas.
Essa compra da Zenimax já foi uma obscenidade e incrivelmente ninguém questionou na época, nem msm a Sony!
[OFF] Porque o Luna está em aparelhos IOS e o Gamepass não?
https://www.eurogamer.net/amazon-luna-game-streaming-service-now-available-in-the-uk
O artigo não fala do iOS
Eu sou a favor das consolas de meia geração. E espero que volte a acontecer nesta geração!
Eu sou a favor pelo simples motivo de poder estender ainda mais a vida útil da corrente geração. Porque se não existe uma ps5 pro, iremos ter a ps6 em 2026 ou 2027?
Concordo com o ponto de ainda não temos jogos que tirem partido desta geração. E é mais uma razão para está geração durar ainda mais que as gerações anteriores. Infelizmente a produção dos jogos é cada vez mais cara e demurosa…
Se eu fosse a Sony, lançaria uma ps5 slim em 2023/2024 e uma ps5 pro em 2025/2026. Deixando a ps6 para 2030….
Acho que a versão pro só traria mais valia á PS no entanto seria uma consola de nicho, ao preço que está a normal para que valor iria uma pro???
Já na Xbox iria contra o que está a fazer, faria mais sentido apostarem numa portátil com paridade com a SS, o que não seria difícil na teoria, mas que seria uma melhor aposta para promover o gamepass