O motivo é que os argumentos apresentados tambem eram válidos para os jogos da Bethesda, e mesmo assim, estes passaram a exclusivos.
A Forbes publicou um artigo que refere que o principal argumento apresentado pela Microsoft para os reguladores aprovarem a compra da Activision, simplesmente não funciona. E o motivo é que ele é válido igualmente para os jogos da Bethesda, e mesmo assim eles tornaram-se exclusivos.
Efetivamente, o grande argumento da Microsoft para que os reguladores aceitem a compra baseia-se na afirmação de que não faz qualquer sentido comercial tirar o COD da Playstation, dado que é lá que ele vende mais.
Mas a realidade é que os jogos da Bethesda também sempre venderam mais na Playstation, e nem por isso Starfield e Elder Scrolls VI deixaram de ser anunciados como exclusivos. Daí que o argumento possa igualmente ser aplicável aqui, mostrando assim que ele não tem verdadeiro peso quando outros valores se levantam.
Aliás Frank X. Shaw, responsável pela comunicação da Microsoft veio para o Twitter re-afirmar a vontade da Microsoft em colocar o Call of Duty na Playstation, alegando que, a nível de lógica empresarial, a coisa não faz sentido de outra forma.
Sony is the console market leader and it would defy business logic for us to exclude PlayStation gamers from the Call of Duty ecosystem.
3/4
— Frank X. Shaw (@fxshaw) January 28, 2023
Mas após a sua postagem, eis que um utilizador lhe chama a atenção que, sendo igualmente conhecido que os jogos da Bethesda vendiam mais na Playstation, tambem desafiava a logica empresarial retirar os seus jogos da Playstation, o que aconteceu!
Curiosamente a resposta de Shaw foi apenas um mesmo “Quê?”, parecendo completamente surpreendido pela afirmação e não apresentando qualquer resposta convincente à afirmação, levando outras pessoas a questionar se ele iria responder à questão, ou se tinha desaprendido a ler inglês de um momento para o outro.
Houve um outro comentário que refere que, perante a resposta que havia tido, o seu cérebro deu um nó tal que parou, e por isso não respondia.
Mas diga-se que não foi apenas uma pessoa que referiu o mesmo. Várias pessoas afirmaram a mesma coisa, em resposta ao Tweet, e que nunca tiveram resposta.
Mas claro, na ausência de resposta, entretanto surgiram meros utilizadores em foruns que responderam pela Microsoft, alegando que no caso da Activision a coisa era diferente dado o valor da aquisição.
Mas esse argumento foi igualmente rebatido, pois se é real a diferença de custo, convêm não esquecer que a Microsoft está avaliada em um trilião de dólares, pelo que uma Zenimax para eles para eles não é mais do que um punhado de trocados, e uma Activision, uma mão cheia de dólares, recordando-se os diversos investimentos de milhões que a Microsoft tem vindo a anunciar entretanto, bem como o terem referido que após a Activision, ainda pretendiam mais aquisições.
Esse pessoal passa meses pra vir com uma dessas e aí quando alguém contra-argumenta com o básico, o histórico do que a empresa já fez, ficam com cara de “b**da”, sem saber o que dizer.
Impressionante como são pegos facilmente, pois são os mesmos raciocínios de fanboys, daqueles que acreditam que a compra só serve se for pra tornarem as coisas exclusivas, mesmo com Minecraft a vender horrores ainda hoje, sobretudo noutras plataformas.
Mas até é compreensível um certo desespero, não fosse o dinheiro de sobra “doutros” ramos, pra exalar superioridade, qualquer outra empresa já teria mudado de ramo, tentado se reequilibrar, ou teria quebrado.
O portal Game Rant publicou um artigo muito interessante sobre o assunto intitulado: “Would Microsoft’s Acquisition of Activision Blizzard Give Xbox Too Much Power?”
Foram abordados os possíveis impactos sobre
trabalhadores, preços do Game Pass, loot boxes e micro transações:
https://gamerant.com/microsoft-acquisition-activision-blizzard-xbox-power-game-pass-price-offer-workers/
Uma opinião… não mais do que isso. Apesar que eu concordo em muitas partes com ela!
OFF
Pelo visto a receita da divisão de jogos da Sony no último trimestre foi praticamente o dobro da receita da divisão de jogos da Microsoft.
E a Sony já está prevendo que o Q4 (janeiro-março) será o melhor de todos os Q4 do PS5 https://www.eurogamer.pt/a-ps5-batera-recordes-de-vendas-da-ps4-no-inicio-de-2023-preve-a-sony
É, parece que jogos de qualidade importam afinal.
Resultado foi monstruoso. Vendeu 7,1 milhões de consoles em um trimestre. Foi quase metade do projetado para o ano. GOW com seus 11 milhões foi o grande responsável por tamanho sucesso.
Em relação a Microsoft sustento que é muito cedo para haver perda de receita. Eles estão longe do breakeven. O bolso é grande, mas uma hora vai ter que apresentar resultado.
Só falta a MS e a Activision usarem isso como argumento; pelo twitter, marcando alguém do FTC! 😂
Pois… e a PS5 continua a mais de 1000 euros em muitas lojas… e a esgotar stocks!
então Mário…
os numeros do playstation são positivos com previsão de serem melhores ainda
os numeros do xbox são negativos com previsão de continuarem negativos
parece que a Activision é o all win da MS mesmo?
eu sei que vc não vai gostar da minha suposição, de xbox falido, mas até agora todos os fatos só reforçam o rumor do 4chan de fim do xbox…
Parece hoje que o xbox está pior que no xbox one…
Imagine os acionistas vendo a MS repetir, a segunda vez, o “despejo de caminhões de dinheiro” no xbox e ainda assim continua perdendo?
Eu tenho a noção que a Xbox está mal. Creio que seria preciso um total idiota para não ver isso.
Não lançam jogos, os estúdios estão cheios de problemas, imensa malta despedida, jogos adiados, lucros a caírem até 47%, previsão de continuidade de tal se manter, etc.
Acho que a Xbox bateu no fundo,e acho também que o Gamepass é a causa. Acho que só viram a possibilidade de captar mercado sem pensarem nas consequências para a própria plataforma de perder as vendas digitais e físicas.
O modelo do Gamepass funciona! Dá dinheiro se tiveres largos milhões de assinantes. A questão é que se esses milhões comprarem jogos normalmente, daria ainda mais lucro. E acho que foi disso que se esqueceram. Daí que agora perdendo clientes de um lado para ganhar no outro, estão a perceber a situação ao verem as receitas cair!
47% de diminuição da receita operacional é algo absolutamente brutal, que implica que os aumentos de custos foram enormes.
Off: Há um rumor que a The Coalition, que estava a trabalhar em vários projectos, conforme confirmado pelo Aaron Greenberg, terá sido forçada a cancelar tudo para se concentrar no Gears 6. Que pelos vistos apenas começou desenvolvimento há bem pouco tempo!
Sim, saiu na eurogamer sobre o Gears 6.
Teve até um outro rumor sobre HellBlade mas deve ser um FUD, não era uma boa notícia.
Não acredito que não previram a quebra nas vendas. Ao meu ver o que surpreendeu foi o baixo crescimento do Gamepass. As empresas tem dificuldade de entender que o mercado de consoles é um nicho completamente diferente. A Microsoft acreditou que oferecendo um serviço tipo Netflix teria crescimento semelhante. Mas não se preocupou em entender seu público. Olhando o relatório da Sony dá para perceber que a empresa bateu teve forte crescimento de usuários ativos, mas o número de assinantes da psn continua estagnado e hoje representa 41% dos utilizadores da plataforma. Ou seja, a maioria dos jogadores de consoles ainda prefere o modelo tradicional. Enquanto a Microsoft não entender isso, vai continuar dando soco em ponta de faca.
OFF 2
Parece que a IGN gostou do Gran Turismo 7 VR: https://youtu.be/fpnvFGObiKQ
https://traxion.gg/hands-on-why-gran-turismo-7-is-a-must-have-psvr2-title/
No aguardo dos reviews do Juca, pois não devo adquirir um PSVR2 tão cedo 😂
também fico a espera do review, esperava adquirir um até o meio do ano, mas por questões $$ e por outras prioridades devo adiar para o final do ano
Lívio, tô começando a achar que o Carlos Eduardo aí é patrocinado pelo Ali Express e pela Sony, fica só tentando a gente a comprar coisas! 🤣
Obviamente que falo de brincadeira, Carlos. O SSD que comprei pelo seu entusiasmo e sugestão é sensacional com custo/benefício sem igual, por enquanto a melhor compra que fiz nos últimos 12 meses!
hahaha tranquilo rs.
Bem que eu queria comprar um, parece que a lineup inicial está muito boa.
Mas vou esperar um pouco.
Tô me coçando pra não comprar jogos por antecipação… queria o Kayak, os 2 Moss e o Switchback mas cada um tá mais de 200 pilas, e já vem jogo no VR, fora que já tenho GT, Resident Village e No Man Sky… É só “azilação” pra gastar dinheiro sem necessidade mesmo… 😂
GTPlanet também lançou review.
https://youtu.be/S9YZxGwHfrQ
O ruim que ao ver os vídeos fico com vontade de pegar logo.
Se na TV as vezes sinto uma leve queda de frames, nesse o autor do vídeo fala que não sentiu nenhuma queda de fps, será que o óculos trabalha com algo similar ao VRR destravando os fps para cima?
🤣😂🤣😂 Espera um Review do Mário que é mais confiável, e ele tem como comparar com o 1 sem paixonites ou entusiasmos de quem nunca usou muito um VR como eu! Tu já fizeste tudo no GT7 mesmo, é só juntando dinheiro pra comprar os carros todos… 😂
O hype aumentou, mas ao mesmo tempo fico a imaginar o que de limitação esse modelo 1 do PSVR2 possa ter.
Lembra que no VR1 a limitação eram os cabos e parece que o pass-through do sinal HDR (ou 4K, não lembro) para a TV, já na versão 2 do VR1 melhoraram a situação do cabo e resolveram o pass-through do sinal.
E está certo, no momento só juntando $$ para comprar os carros, mais tarde pegar os 1 milhão da prova de tempo!!
Só falta aderir um simucube para entrar no clima né?
?v=1671413259
Aí não dá pra mim não… vou ficar no meu G29 mesmo. É pra outro patamar econômico, eu sou um classe mérdia apenas! Meu VR agora é porque ganhei, senão iam ser em 12x na “casas bahia” (popular store brasileira que vende pra pagar em parcelas)! 🙂
Hahaha, eu também fico iludido quando vejo os preços, exorbitante desses hardwares.
Essa criança que postei custa míseros 2,400 dólares, quem compra é só o nicho mesmo.
Uma época fui olhar uns da fanatec que todo mundo fala bem, mas esses aí em euros ainda conseguem ser mais violentos! Aí é só pra “barão” como se diz por aqui! 😂
Sobre os fps, eles correm acima de 60 (90 ou 120fps), o que acontece é o que um artigo do Mário antigo já citava, o “Foveated Rendering” permite ganhos de até 3,6 x quando rastreia os globos oculares, fazendo sobrar processamento pra outras coisas como o fps, é como os reviews dizem, o que se vê feio na tela não se vê no capacete, pois pra onde a pessoa olha é que está bem detalhado, outras áreas é só borrão ou serrilhados, mas como está na visão periférica, não interessa a quem está usando se for “foveated rendering”. parece que o céu é o limite com essa tecnologia pra ter uma qualidade de jogo que o PS5 normal já apresenta!
Só vale lembrar que o “Foveated Rendering” não será usado em todos os jogos, pois as engines dos games precisarão dar o suporte a tecnologia.
https://www.pcmanias.com/foveated-rendering-pode-aumentar-a-performance-da-consola-ate-3-6-vezes/
MS com bethesda:
Diz que não faz sentido deixar de lançar seus jogos no playstation (fingir ser a boazinha)
Tira os jogos da bethesda do playstation
Aparece os Astrotrufing escrevendo no twitter: “ingenuidade sua achar que a MS pagou 7bi na bethesda para lançar jogos no playstation”
Basicamente o que a MS fez com a bethesda e a opinião publica foi fingir ser “os caras legais” antes da compra e logo depois da compra, e quando mostraram na realidade o que iriam fazer, foram acusar quem acreditou e dizer que “a culpa é de quem acreditou ser ingênuo”, a culpa é do sujeito enganado e não de quem mentiu.
Isso eu vi no twitter e isso foi a narrativa que empurraram
Só a MS esqueceu, que assim como em vendas de consoles e jogos, narrativa de twitter e foruns não reflete nos orgãos reguladores do governo, no mundo real.
Ninguém do CMA, FTC ou UE vai achar que “a culpa foi minha de ser ingênuo e ter acreditado na MS no negocio da Bethesda”
Ainda continuo achando que o negocio não vai para frente, MS tem que passar pelo FTC, UE e CMA; ainda tem o processo aleatório que jogadores abriram.
A MS precisa vencer todos, enquanto para o negocio ser barrado basta UM deles negar ou/e vencer a MS.
A MS nunca vai convencer ninguém que vai manter na “boa vontade” COD no playstation e ainda que assine algum contrato se comprometendo a manter COD no playstation, se eles já mentiram antes com a bethesda pq não irão ser confiáveis e manter o contrato?
Pq não irão usar brechas legais no contrato?
Contratos nada mais são que versões “oficiais” de compromissos, de manter a verdade, etc.
O contrato verbal a MS já quebrou antes, vai manter o contrato formal?
a resposta é não
Tem mil e uma maneiras de prejudicar o playstation no caso do COD mesmo assinando contrato de paridade, para quem já tem histórico de não manter a palavra.
A Sony vai mostrar a “sua ficha corrida” e a “ficha corrida da MS” lá nos orgãos reguladores e perguntar quem “tem histórico de mentir aqui”
Vai ficar evidente quem tem histórico de mentir e quem tem de falar a verdade.
Na realidade a logica é completamente inversa. Você não paga 70 bilhões numa desenvolvedora para apenas vender jogos ao principal concorrente. Existe um motivo para tamanho investimento e garanto que não é pelos jogadores.
Seria acesso a dados dos jogadores?rs
Talvez um dos, mas tornar exclusividades de uma loja no (android/ios) ou serviço deles é o mais óbvio. Querem impingir seu serviço na concorrência também, quem quiser CoD que assine Gamepass no PS ou Smartphone ou TV por streaming ou compre um console Xbox. E sabemos que o Gamepass noutra plataforma pode ser um grande “Cavalo de Tróia”, favorecendo a queda de receitas próprias dos consoles.
Dados de jogadores, suponho que a Microsoft já deve ter muitos, pois tem Windows a balde, um histórico de vários consoles e um dos servidores de e-mails dos mais populares, atrevo-me a chutar que só deve perder pro Google, logo, nem é tanto por informação e mais pra gerar atratividade com exclusivos.
Obviamente, é apenas minha opinião.
Boas.
Off: o combate de Crisis Core é travado daquele jeito mesmo? Comprei no lançamento, joguei um pouco e depois não voltei mais.
Off 2: lembro que vi comentários de membros que adquiriram o SSD NETAC de 2Tb. Viram que muitos estão dando defeito?