Numa entrevista que foi bem enterrada e nem apareceu discutida nos principais foruns, Phil Spencer confessa em 2020 que a marca Xbox esteve para terminar após o lançamento da Xbox One.
Pode parecer muito estranho uma notícia aparecer dois ano depois de ter acontecido, mas a realidade é que o seu conteúdo e altamente relevante. Mas curiosamente, apesar de diariamente ler centenas de notícias e acompanhar todos os principais foruns de discussão, ter tomado conhecimento desta entrevista foi uma total e completa surpresa para mim. Ao ponto de acreditar que, se a mim me passou ao lado, certamente terá passado ao lado de muita, muita gente.
Uma das coisas que sempre me questionei foi onde foi parar o bilião de dólares que a Microsoft em Maio de 2013 anunciou ter investido em exclusivos para a Xbox One.
A geração Xbox One ficou para trás, e marcada como a pior de sempre a nível de suporte de uma consola Microsoft. Basicamente a travessia da geração foi penosa, e o suporte da Microsoft mínimo. Nesse sentido onde ficou o bilião?
Ora na sua entrevista de 2020, resumida aqui, Phil Spencer aborda o assunto, e refere que após o lançamento da One a Microsoft esteve mesmo para abandonar o mercado das consolas.
A decisão para se manter foi tomada em 2014 numa reunião entre Phil Spencer e Satya Nadella, onde foi discutido o facto de as vendas estarem a ser arrasadas pelas da PS4.
No entanto, apesar de a Xbox ter continuado… A divisão teve cortes!
Isso soube-se em 2018, num artigo que, mais uma vez passou ao lado dos foruns, mostrando bem como estes são manipulados a nível de informação. Nesse artigo, Jez Corden da Windows Central revela que:
Disseram-me que o orçamento para acordos de publicação exclusivos, que anteriormente levavam a jogos como Quantum Break e Ryse, tem sido baixo, e o Xbox tem usado o orçamento que tem para colocar ênfase em outras áreas.
Basicamente o tal bilião que deveria ter sido investido em exclusivos foi investido em outras situações. As apostas falhadas do Universal Windows Platform, a compra do Mixer (referida no artigo), e fechado pouco depois, são duas das situações onde esse, e muito mais dinheiro, foram investidos.
Sinceramente acho tudo isto relevante, numa altura em que a Microsoft apresenta os números de venda da Sony na era PS4 como prova de que precisa de comprar a Activision para combater. Basicamente a Microsoft compara-se com a Sony numa era onde, por erros próprios quase desiste de lutar, e onde obtem vendas desastrosas da sua consola, devido a escolhas suas e políticas que pretendia implementar, no forçar de um Kinect que ninguém queria, e que aumentava o preço da consola, e que a amputou para toda a sua vida útil, a nível de performances.
Perante estas realidades, que eu até desconhecia, a argumentação da Microsoft de que não consegue competir com a Sony, usando dados desta geração, soa, mais do que nunca, a patética. Fica assim explicado como o bilião que era suposto ser investido em exclusivos sumiu, bem como o motivo pelo qual 12 estúdios foram encerrados. Basicamente até ao “All in” aprovado por Satya Nadella, a Xbox esteve basicamente em gestão corrente.
A marca provavelmente não vai acabar, o que vai acabar é a Xbox continuar a dar suporte aos seus consoles. Já priorizam o mercado pc faz algum tempo, já já se pode jogar pela TV Samsung os games do gamepass, sem necessidade do console. A própria MS tá afogando a plataforma Xbox aos poucos e com os jogos que eles vem lançando, que a maioria se joga até em celular, não tem porque ter um Hardware físico pra isso. É jogar dinheiro fora. Microsoft não tá preocupada com qualidade nos jogos, ela não trata o negócio de games com carinho… Está no negócio apenas pra crescer ainda mais e tenta isso na marra.
No Natal meus sobrinhos (10 e 7 anos), ganharam um Series S do pai. É um console perfeito pra criançada. Assinou gamepass por um ano, mas adivinhem? Piazada passa 90% do tempo em minecraft e os 10% restantes entrando e saindo dos jogos lá disponíveis. Rsrs…
Ah mano larga de ser hater! Esse fanatismo como o seu que deixa a comunidade sonysta tão tóxica!
Hater? Kkkkk… o Xbox não existiu no ano de 2022 e vem lançando só joguinho pra celular ultimamente. Tem o que de first party da nova geração? Forza e Halo (ambos crossgen). Não sou Hater, mas me desculpe por não ser cego igual você. A culpa não é minha.
Tem um enxurrada de jogos exclusivos sendo feitos pela enxurrada de estúdios que foram comprados, e mais aqueles que foram reformulados. O que a MS está fazendo é evitar de queimar largada igual ela fez com o Xbox One, e os jogos chegarão no momento principal da geração, igual aconteceu com o PS4 entre 2016 e 2020. Você vai precisar de um discurso muito bom nessa altura da atual geração para não parecer só um hater com argumentos de flame war.
Tá evitando queimar a largada desde o super lançamento do único console da história lançado sem um único exclusivo sequer, né? Tá bom!
E por favor, não cometa a heresia de comparar os 2 primeiros anos do Ps4 com o Xbox SX/SS em jogos exclusivos. Não existe comparação!!!
Só esqueceu que vários dos super jogos que tu se refere estão atrasados faz anos e muitos até foram reiniciados, como é o caso da Super talentosa The Initiative, que entregou seu jogo para um estúdio medíocre, a Crystal Dynamics, porque nao teve competência pra assumir o projeto . Piada, né?
Ah, quem.se esquece daquele imagem do Phil Spencer na The Initiative “jogando” Windows e falando que estava testando o novo jogo do Studio? Isso faz o que? 3 anos dessa imagem caricata? Só Deus na causa mesmo.
espera mais 72h
Então você está sugerindo que a Microsoft propositalmente deixou de lançar alguns exclusivos nestes 2 primeiros anos, para evitar de não “queimar a largada?”
Não houve nenhuma queima de largada. Recebeu o suporte de exclusivos que deveria no começo, e esse suporte foi reduzindo drasticamente ao longo daquela geração. No começo ainda tinha um resultado razoável, perdendo de 13.5 milhões do PS4 contra 10 milhões do Xbox One (https://www.theverge.com/2014/11/12/7211395/xbox-one-10-million-sales), e depois essa diferença foi aumentando.
Nesta geração, talvez pela falta de grandes atrativos em 2022, chegou a reduzir o preço do Series S para 80 dólares. Caso tivesse um produto de peso similar a GOW Ragnarok no catálogo do Gamepass, o interesse do consumidor seria maior, logo não precisaria de tamanho subsídio para que o console fosse vendido. Então é óbvio que caso pudessem, gostariam de estar lançando system sellers regularmente no catálogo para que o interesse pelo produto continuasse em alta, com o consumidor comprando pelo preço de 299 dólares.
Outro ponto é que não adianta apenas chegar uma “enxurrada” de jogos. Qualidade é imprescindível. Prefiro que meu time contrate 3 excelentes atacantes, do que contratar 10 atacantes quaisquer.
Houve sim queima de largada, a do lançamento do Series S/X sem um jogo dos estúdios Xbox no lançamento
Ainda acho que a MS pensava que ia fazer o mesmo que na geração do x360, lançando um hardware com meses de antecedência em relação a concorrente, mas esta não contava que a concorrente também estava avançada com o seu hardware e que a mesma tinha jogos na janela de lançamento.
Sobre esse último parágrafo lembrou o crash dos games, onde tinha quantidade mas não tinha qualidade o que levou ao desinteresse do público.
Perfeito.
Como alguns dizem, a história é cíclica, pode ser que não ocorra um novo crash dos games (embora por muitas vezes eu defenda que ocorra) mas pode ser um dos dos players sofra ao fazer o mesmo.
Mesmo não sendo um crash dos games há o exemplo da Sega
A MS ta guardando todos os jogos para entregar tudo em um montão no fim do ano para os caixistas hahahhahahh
Como eu já referi, jogos há… Estão a adiar e a adiar, mas a determinada altura terão de sair.
O que não pode acontecer é confundir-se isso com fartura, ignorando a fome anterior. Passar um ano sem comer para ter uma mesa abundante no Natal não mostra capacidade de se colocar comida na mesa.
E uma piada do Chaves…
O Sr Madruga deve dinheiro, nao pagou pq esta guardando para pagar tudo em um montao no fim do ano…
Seria interessante um filme sobre os bastidores da transição Xbox 360 e one para entender o que diabos aconteceu nesse período. Porque nada faz sentido.
Isto na altura foi muito falado, o SN entrou para ceo e não via vantagens em manter a marca xbox na altura e foi o Phill Spencer que lhe mudou a ideia e salvou a Xbox e hoje é o que se vê estão a 100% a apoiar.
Nunca ouvi nada sobre isso. Falou-se que o Steve Balmer queria vender a Xbox se fosse eleito CEO, mas o conhecido era que o Satya a queria manter pois tinha grandes planos para ela.
Daí que saber-se que se discutiu com ele a continuação da consola, e que ela esteve sob forte gestão financeira é, para mim, total e completa novidade.
https://www.polygon.com/2014/5/27/5756760/microsofts-nadella-has-no-intentions-of-selling-xbox
https://techcrunch.com/2014/05/27/microsoft-ceo-satya-nadella-says-company-will-keep-bing-xbox/?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAACdo77DJODrxTzweAm6uM0braVIbjC767ANuEW01ar6AXUpHHdVw_12dfUIhGdCvu9TxE36b4aX7I8WDUkwDc7twGDrFJTRTFupkCLNGcXGjF867Lj0xx0uCdX1KWqsun5qHRNOWllgHiKCmfjAZq3bSjSmidiGs2px_BGyBxdOa
https://www.kitguru.net/gaming/anton-shilov/microsoft-has-no-plans-to-spin-off-xbox-division-says-satya-nadella/
Só os fanboys que adoram ser enganados por Phil Spencer é que vivem repetindo que ele salvou o Xbox, sendo que na verdade esse vendedor de óleo de cobra colocou o Xbox nos seus piores dias desde sempre.
Não podemos falar sobre o futuro, e há condições para que isso não aconteça.
Mas o problema da Microsoft, e isto é histórico, é que, quando se encontra numa posição de domínio, eles impõem o que querem. Isso viu-se com a One e há inúmeros casos em outros setores de atividade.
O que se percebe claramente é que a Microsoft não investe para agradar o cliente ou subir as vendas. Eles investem para aumentar o mercado e as receitas. O resto é secundário para eles.
É um tipo de política que, pessoalmente me agrada muito menos.
Phil disse que Satya queria terminar com o xbox pq eles não tinham jeito com isso, mas… Provavelmente, Phil enfiou a ladainha de futuro sem console para ele e isso tocou como uma bela sinfonia aos ouvidos de Satya, pois além dele ser do ramo do Cloud, ele ganha com assinaturas gamepass.
A minha teoria é que o Phill vendeu a ideia do xcloud para o Nadella, que assim eles conseguiriam entrar no mercado de casual de celulares com seus “3 bilhões de usuários” e se eles conseguissem 10% disso já seriam 300 milhões de usuários…
Deve ter sido relativamente fácil convencer um leigo em video games, Nadella, que eles “dominariam” o mercado de jogos no celular com “Halo GaaS Infinite”, foram lá e botaram um print de Halo vs fazenda feliz lado a lado na apresentação para o Nadella
Obvio que o engravatado ficou impressionado e achou que era como vender Ferrari (halo) a preço de carro popular(fazenda feliz) no mercado de carros populares.
O que o Nadella não sabe, e eu acho que o Phill sabe, que o sujeito joga Fazenda Feliz no celular pq PREFERE jogar isso que Halo Infinite, pq ele é CASUAL de celular.
O Nadella me lembra um pouco o CEO do Google que falou que não entendia nada de video games quando eles anunciaram o Stadia… a diferença parece ser que o xbox tem mais assets para queimar antes de terminar que o Stadia.
Mas isso não é uma teoria. É exatamente a proposta da Xbox pra justificar os investimentos da Microsoft. O Phil já falou isso várias vezes.
ah cara, ninguém sabe… o Phill fala tanta groselha aleatória para alienar os fanboys lunáticos do xbox (exclusivo não importa, agora importa, vendas não importa, agora nesses dois meses que vendeu mais importa) que a gente nem pode levar a sério o que eles falam
a estratégia deles é poluir o meio de comunicação com um monte de bla bla bla e não sobrar espaço para as pessoas começaram a falar de jogos.
Excesso de informação polui, confunde a comunicação e deixa cliente confuso…
https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2017/12/08/alberto-ajzental-comunicacao-excesso-informacao.htm
o objetivo do Phill toda hora falando é bagunçar o mercado para ninguém prestar atenção na Realidade…
e deu certo, o que eu mais vejo é jornalista dando xilique pq God of War não sai “day one” mas nenhum deles questiona pq a MS não produz nada do nível do God of War a mais de 10 anos…
Eles falaram isso na conferencia de resultados. Não estou dizendo que vai ocorrer, muito pelo contrário. Mas é isso que estão vendendo.
Exatamente isto. Ambas empresas tinham um Phil para enganá-los. Do lado da MS foi o Phil Spencer e do lado da Google, foi o gogozeiro do Phil Harrison. https://canaltech.com.br/celebridade/phil-harrison/
Falando em cloud… https://www.gamevicio.com/noticias/2023/01/sony-registra-patente-de-dispositivo-hdmi-para-dar-acesso-ao-ps-now-em-tvs/
a Sony tb tinha patentes para bloqueio de usados e sempre on line.
Se não me engano, naquela série que saiu ano passado sobre a história do Xbox, aborda brevemente essa situação, em 2014 a situação era muito ruim por lá
Sinceramente, ao ouvir isso fico extremamente decepcionado. Porque a Xbox vinha da X360, a sua consola de maior sucesso de sempre.
Apesar de compreender que a Microsoft meteu a pata na poça com toda a força com a One, a realidade é que me parece prematuro pensar logo em acabar com a Xbox.
Mas a realidade é que há insiders que referem que a X360, apesar do sucesso deu prejuízo, pelo que um novo flop com a One seria efetivamente algo catastrófico!
Eu acho que esse prejuizo referido ficou mais por conta das malditas 3rls né
Posso estar muito enganado Mario, mas eu acredito que o Series terá o mesmo sucesso ou até mais que o 360
Está nesse caminho. Não sei se por mérito ou se por consequência da situação mundial a nível de disponibilidade do hardware. Mas o certo é que isso acaba por ser irrelevante a nível de quota de mercado.
Mas para sabermos isso ao certo, temos de aguardar pelo fim da geração… e pelo desfecho da questão da Activision. Penso que se a compra falhar isso terá um impacto que não sei dizer que consequências poderá ter.
Molinão, realmente a marca quase acabou lá no pós lançamento do Xbox 360, porém o Peter Moore passou os valores de bilhões para o Balmer (prejuízo com as 3rls, por volta dos 2 bilhões entre 2006 e 2007) e o msm bancou a situação, mas o Phil Spencer não refere sobre isto, e sim, sobre o quase fim do Xbox one msm. O Satya assumiu e semanas depois, chamou o Phil e disse que eles poderiam acabar com o console, pois eles não eram bons nisso, pq não era o ramo deles (algo assim) e Phil o convenceu, ou seja, quando dizem que Phil salvou o xbox é verdade e… mentira! Verdade, pq o Satya iria acabar com o produto e mentira pq o Xbox que o Phil sugeriu ao satya não tem nada a ver com o xbox nos moldes clássicos do Xbox clássico e do Xbox 360.
Graças a Deus o Xbox que o Phil sugeriu não é o Xbox clássico. O que é do passado tem que ficar no passado, é o único jeito de sobreviver na indústria. A Sony também já percebeu isso e está se movimentando para não virar a Nintendo. o Xbox clássico e o Xbox 360 é aquele que depende de plataforma fechada, vendas de muito hardware para tentar a venda de muitos milhões de jogos para conseguir retorno. Todas as áreas da tecnologia evoluíram para modelos mais eficientes e novas opções para os clientes, o PC fez essa transição uma década antes dos consoles e foi a plataforma que mais cresceu. Os consoles tradicionais e puros como existiam até a geração 360/PS3 não tem condição se manterem no mundo atual, com a exigência dos entusiastas por alta tecnologia, e os custos de games cada vez maiores e os tempos de produção cada vez mais longos.
Vocês deveriam agradecer a MS por estar a 3 gerações mostrando pra Sony o que ela precisa fazer se manter no mercado.
Kkkkkkkkkkkkk…. devemos agradecer a MS kkkkkkkkkkkkkkk… Sorry, não consigo parar de rir.
Virar a Nintendo? Fernando, a Sony realmente não precisa virar a Nintendo, mas quem dera para a MS se o xbox fosse a Nintendo hj no mundo dos consoles. Vender mais de 115 milhões de hardware, uma enxurrada de jogos a preço cheio com vendas acima de 40 milhões como o o caso do Mario kart 8 Deluxe por ex ( sem computar as vendas digitais ainda). Quando leio coisas assim de pessoas como vc que são bem fãs de uma marca, me recordo do final dos anos 90 e começo dos anos 2000, até pq, não estou nisso há pouco tempo, já chegando aos 40 anos e pude ver a Sega com fãs como vc, chegar onde chegou hj! A Divisão Xbox errou muito mais do que a Sega e só não virou third, pq ainda está sendo financiada pela MS, caindo no lenga-lenga do Phil, mas… uma hora isso tende a acabar se os resultados não chegarem e não estão chegando, eles serão como a Sega ou… até pior, pois a Sega criou suas próprias IPs, não precisando comprá-las, como a MS vem fazendo para tentar se manter no mercado. Vc falou falácias que para variar não se provam… MS mostrando como fazer? Sim, mostre-me os números desse sucesso, Fernando?! Pq o que vejo são empresas reclamando de baixas vendas de software no console, Devs querendo tirar o suporte do Series S, Gamepass não atingindo minimamente as metas de assinantes, problemas de desenvolvimento de jogos vindo de vários estúdios, Phil Spencer jogando centenas de horas um game, elogiando os da concorrência, e a plataforma tornando-se uma plataforma fantasma, mas… Realmente a MS está mostrando a Sony como fazer… Vc se daria bem com essas lorotas lá no Canal do Duffy!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Um conceito com o qual não pactuo nada. Pareces daqueles arquitectos que intervêm num local, destroem tudo o que ele tem de bom, apenas por intervir e porque sentem necessidade de mexer.
As mudanças no mercado são necessárias se elas trouxerem algo de bom, ou algo que o mercado queira.
O Xcloud é uma utopia. O jogador de smartphone não tem plafond de tráfego para jogar streaming, e o jogador fixo, em casa, prefere jogo local, sem latências.
Não se pode promover jogos, promover os e-sports, vender comandos pro, e depois vender jogos Xcloud. É um contra-senso. Um agradar a gregos e troianos,um politicamente correto, que depois nem dá o melhor de um lado, nem do outro.
O Gamepass continuo a acha-lo uma aberração. Não consigo conceber, por muitas contas que faça, como uma coisa dessas pode sustentar a indústria e a qualidade atual dos jogos. E nota que na indústria não falo dos bolsos da Microsoft, falo de todos os produtores, grandes, médios e pequenos que há no mercado.
Não consigo conceber que haja venda física e uma oferta destas em simultâneo, pois a canibalização é algo que claramente vai existir, e que vai criar quebras nas vendas (80% segundo estimou a DF), o que mata o mercado como atrativo para aqueles que ficam fora do Gamepass e vai prejudicar as vendas de muitos jogos.
Para além disso, não consigo igualmente perceber como um modelo desses pode dar lucro. Se com 25 milhões de assinantes ele apenas representa 15% das receitas da Microsoft, como mercado todo, ou os 50 milhões a a receita seria apenas 30% da atual? É algo incompreensível.
O adquirir de produtores/editores, o que traz de bom? Jogos que já existiam na Xbox, continuam lá, os outros… Podem perde-los. Isto é bom? Para quem? Para quem olha para a sua própria barriga, nada mais.
Estamos a falar do live gold? Que melhorou a qualidade da internet?
Sim, melhorou,mas introduziu um pagamento! Foi bom, foi! Mas foi tudo bom? Claro que não!
Perder os exclusivos para o PC tornando o hardware da consola dispensável, é bom? Eu não acho que seja.
Mas enfim, há quem olhe para um copo e veja meio cheio, e há quem olhe e o veja meio vazio. Eu só acho é que aqui nem estamos num caso e nem noutro, mas sim alguém a querer ver preto onde o que há é branco, e a convencer -se que é preto, porque dessa forma se sente mais feliz.
Nota que eu não estou contra as alterações que a Microsoft promoveu. Eu só defendo que, como tem sido comum em toda a história da Microsoft, a empresa impinge as coisas antes do tempo, força-as quando o mercado ainda não as quer e não precisa. Mas a ânsia de ser a primeira para dominar, é maior do que tudo o resto, e o histórico de situações onde os investimentos de biliões da Microsoft acabam por dar zero… Estão à vista!
A Xbox One foi um bom exemplo… Mas não se aprendeu nada com ela… Pelo contrário.
Quanto, à Microsoft andar a mostrar à Sony o que fazer à 3 gerações, estamos a falar da mesma Microsoft que pede e se mostra ignorante para que a deixem comprar a Activision, alegando que não consegue competir com a Sony?
360: Disponibilizar hardwares diferentes; comprar exclusividades temporária; popularizar o DLC (Dreamcast foi quem começou, segundo o que pesquisei);
One: Enfia junto ao console um periférico que praticamente não teve uso e suporte; Inicio das FUDs e de promessas que não se concretizaram; dá o pontapé aos consoles de meia geração (embora a Sony tenha lançado primeiro); início ao GamePass e ida dos jogos First Party para o PC; Disponibilizar joysticks em diversas cores.
Series: Lançamento do hardware sem um jogo system-seller ou de estúdios First Party; novamente disponibiliza hardwares diferentes; Compra de estúdios conceituados para tornar exclusivos jogos que eram multiplataforma onde foram investido mais $$ do que os próprios estúdios, Investir em cobertor para joystick, mais cores para joysticks, bonecas, perfumes, geladeira….
Tá mostrando bem como se fazer para se manter
E talvez fosse melhor… Hoje o Google podia ter feito com console físico “stadia” no vacuo do xbox e talvez com console+streaming o negocio tivesse feito sucesso…
Nintendo podia ter voltado aos consoles “high end” também… com certeza ninguém iria ver isso e pensar “ah, deixa somente a Sony lá sozinha”
Ou talvez até alguém que a gente nunca imaginou… uma samsung, Apple, etc.
Mas pelo menos agora o Nadella é muito mais esperto que o Ballmer, o Ballmer destruiu o nome “Nokia” e depois que o Windows Phone faliu, não sobrou nada para vender… podiam ter ficado fabricando Celulares com Android que já viriam com apps da MS integrados ou pelo menos revendido a Nokia para algum fabricante de celulares Chines igual o Google revendeu a Motorola.
Agora a MS deixou preservada a marca Bethesda e sua estrutura, botou até eles como uma subsidiária.
Qualquer coisa, xbox é encerrado e vira “bethesda watever” fazendo jogos third party.
Se o Xbox terminasse, hoje vocês provavelmente estariam pagando mais caro em tudo que tem o nome Playstation e o mercado não teria outra opção, uma vez que a Nintendo joga pelo seguro e faz console de baixa tecnologia a 3 gerações. A Google se entrasse no mercado como você falou, não daria certo, ela cometeria os erros de principiante que ela cometeu e abandonaria o projeto, por que é isso que eles fazem com qualquer coisa que dê o mínimo indício de não ter chances de ser líder.
quem tentou DOBRAR o preço da GOLD foi a Sony?
com certeza SEM a MS eu não me preocuparia com a possibildade da Sony transformar God of War em um GaaS vagabundo com gráfico de PS2
Mas não se preocupe, sem a MS hoje teriamos on line pago graças a Sony inventando isso e os Sonystas ficando 7 anos arrotando como “é supremo pagar servidor p2p”… não pera…
tb hoje teriamos jogos por 60 USD, afinal quem empurrou de 50 para 60USD foi a MS no x360, hoje a sony teria aumentando de 50 para 60USD apenas…
no fim, sem a MS estaria tudo mais barato hoje, on line grátis e jogos por 60USD
Ainda bem que não aconteceu
Eu prefiro o Playstation, mas gosto do Xbox como opção pra gamepass e algumas promoções mais atrativas em multiplataformas
[OFF -relacionado] E ao que tudo indica o Fable foi reiniciado.
Dizem que o problema é com a engine ForzaTech e o projeto foi reiniciado com o Unreal 5.
Segundo a eurogamer o jogo foi aunciado em jul/20 e nesses 2 anos e meio tinha 25% pronto. Será que conseguem acabar no Q4 de 2024?
E o senhor Paulo vem me falar que sou hater ainda… Falar verdades = Hater agora. É rir pra não chorar.
O pior desse Fable aí é que, se for verdade, segundo a notícia, o game foi reiniciado e prometido pra final de 2024! Imagina só vc reiniciar um projeto e entregar em 2 anos um AAA? Vai sair daquele jeito…. Mas acredito que esse game deve sair só lá pelo final de 2025 e olhe lá, isso esperando que seja decente né?!
É muito triste que a Microsoft abdique de motores proprietários, e dedicados ao seu hardware para optar por motores genéricos.
A distinção entre as first e as third na qualidade da otimização do produto basicamente deixa de existir.
O problema é escolher um motor específico pra jogo de corrida e desenvolver um Fable da vida nele né? É óbvio que daria errado. Só a MS pra cometer esse tipo de erro bizarro.
Depende Sparrow… Se o motor foi bem concebido, ele dá para tudo. O UE é o melhor exemplo de um motor genérico versátil para todas as situações,
O único inconveniente deste tipo de motor é que não é devidamente otimizado para caso nenhum…
Parece que foi desmentido esta informação, André!
Espero bem que sim… Não só pelo trabalho perdido, como pela imagem dos estúdios e pelo que representa um First Party.
Então ótimo! Menos mau…
Até onde vi, principalmente em site br famoso pelo lado verde é que foi desmentido por jornalista, não por pessoas da equipe.
É só pesquisar por ForzaTech e os 2 conhecidos sites aparecem no início, um deles deletou a notícia, o outro colocou os tweets dos 2 jornalistas.
**Se bem que o tweet original foi apagado, logo como falei acima é esperar pelos próximos eventos do Xbox e ver se era um rumor ou não
O cara que desmentiu foi de um site conhecido que me fugiu o nome
Ele é daquele site que publica vendad do Uk.
Ele confirmar ou desmentir nao quer dizer nada.
Um foi da GamesIndustry e o outro da VGC, 2 que digamos, jornalistas, não foi gente do estúdio e até agora não vi alguém do estúdio desmentir, diferente do que fez o diretor do The Last 2 na notícia da semana passada ao qual ele desmentiu em menos de 24 horas.
Espero que a Sony não siga pelo mesmo caminho…apesar de saber do alto custo/tempo para fazer um motor e justamente isso que diferencia as frist das third como voce mencionou Mario, tem boatos que alguns jogos da sony usaram a decima engine em alguns de seus jogos.
Mas a Decima é engine da Guerrilla, ou seja, tem toda as ferramentas para se extrair tudo do Ps5 especificamente. Ao menos é o que se espera. E se não tiver ainda totalmente adaptada ao Ps5, deve estar nesse caminho.
Não é verdade absoluta, a franquia Gears of War, o Quantum Break, o Ryse Son of Rome, e outros jogos multiplataforma que são tecnicamente mais avançados que o resto, como o Red Dead Redemption 2, dizem que motores multiplataforma podem extrair sim o máximo de uma plataforma. Depende mais de quem faz o jogo.
Infelizmente quando eles(Playground) começaram o desenvolvimento do Fable, ainda não existia Unreal Engine 5, e a Unreal Engine 4 não era boa o bastante para jogos de mundo aberto, o que os forçou a adaptar o Forzatech, e o que tambem forçou a 343i a reformular o antigo motor do Halo mais uma vez.
Construir motores de jogos modernos se tornou uma tarefa penosa que exige grande equipe dedicada e atrapalha o desenvolvimento do produto. O resultado várias vezes é que nem o motor atinge o que se espera de uma engine moderna, e nem o jogo atinge a qualidade esperada. Quando a tecnologia do motor é entregue, o jogo provavelmente peca nas mecânicas(A Plague Tale Requiem), e quando o jogo acerta nas mecânicas, a tecnologia do motor tende a deixar a desejar(Halo Infinite). Veja o Forspoken por exemplo, fizeram um grande trabalho na engine, e as mecânicas são fraquíssimas.
O futuro será mais com empresas dedicadas construindo motores de alta tecnologia e versáteis como o Unreal Engine 5, e as equipes internas apenas para customizar as coisas que serão necessárias, uma vez que o código fonte deve ser aberto, e as características específicas podem ser incluídas e modificadas no renderizador. Refazer todo o core da engine já está quase inviável hoje, e será totalmente inviável para os jogos futuros. Não é a toa que estúdios que sempre fizeram suas engines como a CD Project, a Crystal Dynamics e a Remedy já anunciaram mudanças para o Unreal. Infelizmente eles estão um pouco sem concorrência, uma vez que o Unity está muito atrasado em recursos e nunca foi realmente usado em um jogo AAA, e a Cryengine ta falindo junto com a Crytek.
Rapaz, existem jogos com engines genéricas excelentes, sim! Mas um Red Dead 2 precisou de quantas pessoas no desenvolvimento pra sair aquilo? Pesquisa aí! Uma engine própria, feita pro hardware específico é óbvio que vai tirar mais do metal, isso não é discutível! Veja que a Guerrilla tem engine própria e uma fração de devs da Rockstar, mesmo assim são os melhores gráficos já vistos em um mundo aberto.
Claro que podem Fernando. Os motores multi plataforma são a coisa ideal para extrair a performance máxima de uma plataforma.
Aquilo que os devs tem vindo a referir sobre as vantagens de um motor proprietário que pode ser adaptado às necessidades de um jogo específico é mera treta. Aliás a Sony usa motores proprietários e a Microsoft também defende essa política porque não entendem nada disto.
Tu sabes o que implica ser multiplataforma?
Implica que podendo fazer uma coisa da forma A ou da forma B, tu não vais escolher a de maior performance, mas sim a que for mais compatível com a totalidade do hardware que pretendes alcançar.
Implica muitas vezes rotinas alternativas para diverso hardware que o criador do jogo activa ou não depende do tamanho do mercado que quer alcançar.
Basicamente interessa um motor multiplataforma para um jogo que será para ser multiplataforma. Se não for, um motor criado e concebido para o hardware em causa, optimizado para o hardware em causa, pensado para o API proprietário e OS proprietário só traz vantagens.
A desvantagem é ter de investir recursos para o criar, e acima de tudo atualizar e manter atual, mas ele existindo, depois é um recurso que se torna uma mais valia.
Infelizmente os devs que referes em cima não estruturaram os motores para mudanças radicais nos APIs e hardware e depois sem um motor criado por módulos, corrigir o mesmo torna-os numa manta de retalhos que mais vale ser abandonada ou criada de raiz.
O motor da CD Project Red foi abandonado porque requeria recursos humanos, investimento e tempo para ser devidamente adaptado, algo que a empresa reconhece que não tinha, tornando-se assim mais fácil usar um motor de terceiros.
“The studio explained it wants to move away from REDengine — which it built to replace the Aurora Engine the company licensed from BioWare to create The Witcher — to make life easier for its dev team, who’ve had to spend an increasing amount of time and resources sculpting the engine into shape. “.
O UE torna-se uma forma rápida e imediata de entrar na nova geração. Ferramentas de topo, com recursos de topo, sem qualquer investimento ou perda de tempo no desenvolvimento. Mas se isso se torna o ideal para um editor multiplataforma, um detentor de uma plataforma deve promover a criação dos seus próprios motores, devidamente pensados para o seu hardware. Algo que pode demorar a ser criado, mas que se for feito num desenvolvimento contínuo e paralelo, compensa.
Se alguém acredita que o Mark Cerny referiu tudo o que referiu sobre a optimização do hardware para milhares de triângulos de reduzidas dimensões a pensar no motor da Epic, desengane-se pois a Sony não anunciou que as suas equipas o vão usar. A Sony está a adaptar os seus motores para algo equivalente, pensado de raiz para a PS5, e é para isso que tens equipas com 500 e 600 pessoas. Para criar motores e jogos e não para desenvolver mapas para serem usados em motores dos outros.
Não faz sentido nenhum uma plataforma fechada que se diz optimizada usar código genérico de um motor pensado e concebido para PC.
Concordo. Obviamente adaptar um motor de um estilo para algo totalmente diverso não deve ser nada fácil, só que de certa forma traz uma “identidade” própria ao estúdio, e consequentemente, se bem implementado, o esforço poderá ser compartilhado, vide a engine da Guerrilha com o estúdio do Kojima. Eu penso que um dos motivos de Gears of War estar “datado mecanicamente” é pelo fato de usarem a Unreal desde sempre. Claro que as versões vão sendo atualizadas (1, 2, 3..5) de acordo com a evolução dos consoles, só que a base é próxima o suficiente para o estúdio ficar tranquilo no sentido de que o dev pense: “beleza, eu só preciso adaptar e pronto!” (claro que não é “só” isso), só que indiretamente pode gerar um certo comodismo e acaba limitando a inovação do que poderia vir a ser o jogo.
Um produtor desmentiu, então é esperar pelos próximos eventos para ver se há algo novo do jogo, pois se tudo isso é mentira então com quase 3 anos de desenvolvimento eles, no mínimo, deveriam mostrar algo.
Está a mesma coisa, de não mostrar algo, para Redfall, Starfield e Forza, cujo a MS ainda confirma todos para a metade de 2023.
***ERRATA: Não foi o produtor que desmentiu, foram 2 jornalistas. Deve ser por isso que já apareceram notícias dos possíveis lançamentos do Starfield e Redfall, quem saiba uma cortina de fumaça.
Lívio, no caso deste game eu enxergo um pouco diferente de vcs. Acho que é realmente entender como criar um RPG de um time que não fazia isto e teve que recrutar muita gente. Há um caso similar recentemente, que é o da Retro Studios da Nintendo. Eles perderam quase a equipe inteira por conta de crunch, então a Nintendo chegou a anunciar o Metroid Prime 4 sendo feito por uma outra equipe (Provavelmente a Bandai) mas a Nintendo percebeu que o desenvolvimento estava ruim, os poucos devs da Retro que ainda restavam, ofereceram um projeto legal para Metroid Prime 4 para a Nintendo, a mesma gostou e está até hj recrutando um grande time, pois no mesmo tempo que a Retro está fazendo o Metroid, tbm estão se reconstruindo como estúdio e por isso a demora para o lançamento do game. No caso, da Playground é similar, pois tiveram que construir uma equipe inteira para o Fable e ainda por cima, adaptar o game ao Motor da Turn 10, por isso a demora.
Redfall, Starfield e Forza já foram mostrados com gameplay.
A Playground está criando Fable com um novo time, preenchendo várias posições que eles não tinham no estúdio, inclusive em um escritório novo. Além disso, a engine que era utilizada em jogos de corrida, foi adaptada para funcionar em um tipo de jogo muito diferente, o que envolve não só construir levels e desenhar texturas em ambientes, e sim construir todas as mecânicas de gameplay, IA, física de colisão e rotinas que devem existir em um RPG de mundo aberto. Para a Guerrilla, que já tinha um motor de jogos shooters com coisas que poderiam ser readaptadas, demorou de 2011 a 2015 pra mostrar algo, que provavelmente era scriptado e não estava sendo jogado de verdade, como normalmente são as demonstrações da Sony anos antes de lançar. Para a Playground que está criando tudo do zero, certamente é ainda mais difícil, até por que, diferente da Guerrilla que jogou Killzone no lixo e usou a força de trabalho que já tinha, a Playground não parou com Forza Horizon e construiu outro estúdio.
Horizon Zero Dawn foi mostrado apenas em 2015, mas já com gameplay, e com um estado de desenvolvimento avançado o bastante para já ter um vislumbre do produto final.
Já Fable foi apresentado em 2020 com uma CGI terceirizada junto à Blur Studios (https://www.pcmanias.com/trailer-de-fable-era-100-cgi/).
Então se estamos discutindo “a mesma coisa”, o certo seria que Fable fosse apresentado apenas quando estivesse em um estágio de desenvolvimento similar ao que Horizon Zero Dawn estava em 2015.
Apresentar um game em estágio tão precoce gera um hype desnecessário nas pessoas, e pode fazê-las adquirir um produto em função de um jogo que será lançado apenas anos mais tarde. A Sony já errou com isso, a Microsoft também, como fez em 2020 anunciando um monte de CGI sem data (State of Decay 3, Perfect Dark, Fable, etc.)
gameplay da Sony é filme escriptado e nao conta, “nao é tudo isso pq é script”
Mas CG fake terceirizada da MS é bom
“Veja bem… tudo da Sony e menos que a realidade, tudo da MS é melhor que a realidade”
Sempre com esse festival de groselha, que no minimo foi algum lider caixista que nao trabalha e VC sustenta por doação para ficar o dia todo inventando “argumentos” para vc usar depois pela internet
[OFF – relacionado ²] Em momentos de férias fico bem distante do computador e do smartphone e acabei atrasando o seguinte comentário:
Parece que no Brasil a MS implementou aquele financiamento de consoles Xbox, mas provavelmente só para o banco o Itaú e parece que tem que solicitar um tipo de cartão, pois ao ver o Youtube, no dia 30/12/22 ou 31/12/22 , me surge um anúncio com Davy Jones (conhecido por gostar[e fazer certas defesas] do Xbox e mesmo assim a Sony dá um PS5 para ele e ainda o convida para eventos de lançamentos de jogos) onde há uma proposta de um Series S com míseras 21 parcelas, não lembro ao certo o valor das parcelas mas lembro que o valor total do “financiamento” dava mais de R$3600,00.
R$3600,00 é praticamente o dobro do que custa um Series S, pode ser encontrado até por menos da metade disso, mas para convencer o possível comprador ele receberá 21 meses de assinatura de gamepass, está aí Mário a galinha dos ovos de ouro, cobra o dobro do valor de um Series S, mas a metade do valor é do console e a outra metade é da assinatura(que não lembro se é a ultimate).
É nisso que eles conseguem recuperar parte do $$ perdido nas assinaturas a 1 real/euro/Dolar pois:
Se pegar R$1800,00 e dividir por 21 meses a assinatura mensal sai por R$85,71;Se pegar R$1400,00 (pois nos grandes varejistas o Series S está custando em média R$2200,00) a assinatura sai por R$66,66 por mêsLembrando que o valor mensal do GamePass Ultimate é de R$44,99, logo no mínimo estão faturando R$22,00 mensais na assinatura em cima do desavisado.
Fonte dos valores oficiais da assinatura: https://www.xbox.com/pt-BR/xbox-game-pass
Mas isso aí tem juros de cartão ou de financiamento. Não vai tudo isso pra Microsoft e o Brasil nem é relevante em venda de consoles. Isso aí é um grão de areia. No primeiro mundo, onde realmente sustentam a indústria, as pessoas compram facilmente um console à vista!
Sim pensei nisso também, só que os preços ao qual citei, por exemplo os R$2200,00 do Series S já incluem as possíveis partes dos varejistas, logo se a MS vende diretamente nesta modalidade ela já não tem tais custos.
Um outro ponto a se pensar que, pelo que lembro, essa modalidade necessita de um cartão em específico, logo a financeira também ganha com as anuidades do cartão, já que não foi dito que são sem anuidade.
De qualquer forma a MS está a ganhar na assinatura do gamepass em relação aos que ficam assinando com valor baixo.
Não acredito que Brasilnão é relevante na venda de consoles, é um dos maiores mercados do mundo e a MS sempre vendeu bem por aqui, não acha estranho em alguns países do primeiro mundo ter falta de estoque de PS5 enquanto aqui no Brasil o estoque estava regular nos meses antes do natal???
**No periodo de dezembro quem quisesse um PS5 só tem em reserva para 26/01/23
https://www.theverge.com/23536092/microsoft-plays-dumb-call-of-duty-release-date
MS dizendo que comprou a activision sem saber nada deles… nao sabe quanto fatura, quanto lucra… nao sabe quantos estudios trabalham no COD….
O tipico joao sem braço, parece ate algum brasileiro la dentro dizendo “bota que a gente nao sabe nada sobre COD”
Segundo li ontem na eurogamer hoje começa o pré-julgamento entre FTC e MS
Facil voce investe 70b em uma empresa e não nada sabe do maior produto da mesma?? Conta a do papagaio agora…
se pegar um juiz brabo que odeia vitimismo, narrativas passivo agressivas e coitadismo a MS tá lascada.