Acrescente-se a isto o que a Sony venha a apresentar, e teremos um 2023 cheio de jogos.
Antes de vermos o vídeo que mostra uma lista de 130 jogos previstos para as consolas Playstation em 2023, convém referir-se que os jogos ali presente não são todos exclusivos da Playstation, sendo que a maioria deles até sairão noutras consolas. No entanto o vídeo, feito por um utilizador da consola, foi criado contendo apenas vídeos de jogos que estão garantidos nas consolas Playstation, o que, naturalmente, inclui os exclusivos (jogos e DLCs) Playstation já conhecidos.
Segundo se sabe, a Sony prepara a apresentação de um conjunto de jogos mais relevantes que serão lançados como exclusivos em 2023, mas essa apresentação tem vindo a ser adiada devido ao processo de análise sobre a aquisição da Activision, sendo que, segundo se refere nos fóruns, o motivo do atraso prende-se com a Sony pretender garantir que o anunciado não será usado como argumento de vitimização contra contra eles nas argumentações que estão a ser apresentadas aos reguladores, pelo que a Sony quer que o processo avance mais um pouco antes de apresentar seja o que for.
Mas Spider Man 2, The last of us Factions, Horizon Call of the Mountain e Star Wars: Knights of the Old Republic Remake são nomes já conhecidos de exclusivos Playstation conhecidos que estavam apontados para 2023, e dos quais, apenas o primeiro está representado no vídeo por ter sido oficialmente confirmado.
Seja como for, fiquemos então com estes jogos, numa lista compilada por um utilizador da consola.
Alguém já reparou como algumas editoras japonesas quase nem lançam jogos na Xbox?
A Square então é praticamente tudo o que lança ou é para a PS5 e Switch ou só mesmo PS5.
Não vende. Principalmente se o jogo for de nicho. Essa é a tendência do serviço. Perder suporte de terceiros. Se a Microsoft não faz parceria e o game não é gigante, não faz sentido lançar no Xbox. Minha preocupação é começar a afetar a Sony também. E ficar tudo preso no switch.
Só como exemplo, saiu a venda do Crisis Core no reino unido. 82% Ps5+Ps4, 12% Switch e 6% Xbox. Depois não adianta reclamar.
A questão é que já há devs a evitar a Xbox devido às baixas vendas, e começam a aparecer artigos na NET sobre isso. Nem todos os jogos vão para o Gamepass, pois o Gamepass não só não pode completar tudo, como nem sempre os negócios justificam, e os que não vão não vendem. Daí que há devs que estão a produzir exclusivo para a PS, não porque a Sony pague, mas porque o mercado Xbox não compensa.
O Star wars deve demorar bastante. Teve um problema gigante no desenvolvimento. Os grandes jogos do ano que vem, são os dois FF e spider Man. Pela lógica a Sony deve ter algo para o primeiro semestre, mas não sabemos ainda. Para mim, o grande lançamento vai ser o Ys X.
O ano parece promissor para o PS apesar de não ter tanto firty party assim anunciado, e acredito que não sejam muito mais os anúncios, provavelmente um ou outro MMO que será multiplataforma.
DLC de Horizon, se não for totalmente online será muito bem vindo, Spiderman 2 é praticamente certo, fora isso é o Forspoken, FF16 pela Square, e o jogo da Shift Up (uma pena a Tencent ter metido os tentáculos nela, imaginei que esse estúdio poderia dar início a PS Korea) e além de tudo o PSVR2 com alguns títulos first. Já acho um ano lotado pra Sony, não acho que terá muito mais que isso.
https://blog.playstation.com/2022/12/15/playstation-in-2023-highlights/
Provavelmente esse Star Wars Knight não sai tão cedo, Mário, o estúdio foi vendido, se não me engano houve outras intercorrências e não acho que estavam tão adiantados assim.
https://www.techradar.com/news/knights-of-the-old-republic-remake
[OFF] Sugestão: Mário, recentemente vi uns vídeos do Corridor Crew, uma turma que trabalha com efeitos especiais, e eles têm explorado IA pra substituir ou ganhar tempo em trabalhos “braçais”. Penso ser interessante, quando na sua conveniência, um artigo sobre o uso e os possíveis impactos do uso de IA para a indústria de desenvolvimento de jogos.
Ficam aqui uns vídeo interessante sobre o uso da IA:
https://www.youtube.com/watch?v=QBWVHCYZ_Zs
https://www.youtube.com/watch?v=W4Mcuh38wyM
É possível que 2023 não será tão impactante em first-party como 2022, mas eu tenho observado que alguns anúncios da Sony estão acontecendo com pouca antecedência. Por exemplo o remake do The Last of Us, anunciado 3 meses antes do lançamento.
Então possivelmente poderemos ver algum remake da Bluepoint em 2023, ou o factions da Naughty Dog.
Mas uma coisa é quase certa, em termos de first-party da Sony para 2023, é provável que Spiderman 2 esteja no centro das atenções. Não creio que será revelado algo de tamanho similar para ser lançado em um curto prazo.
Pelo histórico deve ter ao menos mais um game para o primeiro semestre. Geralmente tem ao menos 2 jogos da Sony. Spiderman é o do segundo, falta o do primeiro. Espero que não contem a DLC do Horizon como lançamento. Além disso, a Sony pretende vender 18 milhões de unidades no próximo ano fiscal. E afirmaram que o ano será de extrema importância para o Ps5. Imagino que deve ter mais games para fortalecer as vendas.
Hennan, penso que as exclusividades temporárias são o apelo é Forspoken em Janeiro e FF16 em junho. Imagino que a Sony aposte no Online de Horizon Zero Dawn no 1o semestre, não sei se virá standalone F2P ou junto a DLC, em fevereiro tem o PSVR 2 com jogos da Sony pra ele.
Há rumores de que a Bluepoint trabalha ou em um remake de MGS3 ou em um de Bloodborne. Faria mais sentido no primeiro, pois seria um megaton e venderia bastante. Mais interessante ainda seria uma nova IP, mas não sei se a sony arriscaria, ainda mais com um estúdio não tão gabaritado (vide o insucesso de Days Gone na visão da Sony). Esse Forspoken me parece bem ruim, mas um remake da Bluepoint, FF 16 e Spiderman 2 pode ser um ano interessantíssimo.
Eu gostaria do remake do 1o MGS, mas qualquer dos 3 primeiros está bom demais. Pra mim, esse ano é FF16 e o Spider 2 de obrigatórios (provavelmente farei a pré-compra deles) o resto é esperar pra ver algo que possa nos surpreender positivamente.
2023 vai ser o ano que vou aderir a está geração.
Ansioso por jogar spider man 2, Alan wake e por ai adiante.
Agora a minha questão seria. Esperar pela ps5 slim? Ou comprar a ps5 normal?