As vendas recorde do jogo mostram que o género Single Player tem muita vida, só precisando que a qualidade acompanhe. Mas o mercado aposta num futuro de jogos online, multi e Gaas.
Quem joga e compra jogos percebe claramente que 2022 foi um ano de declínio. Os smartphones venderam menos, as restrições ao fabrico de hardware foram constantes, e os jogos estão atrasados ou adiados.
Mas tal não quer dizer que não tenha havido quem tenha tido grandes sucessos em 2022, sendo um dos casos a Playstation, graças à reconhecida qualidade dos seus jogos first party, que vê agora mais um culminar de sucesso com o seu novo God of War.
Lançado à apenas umas semanas, o jogo foi recebido com criticas estrondosas e teve uma primeira semana de vendas absolutamente assombrosa que permitiram aumentar o volume de vendas num mercado consola depauperado de lançamentos face a anos anteriores, e ao mesmo tempo colocar os estúdios Sony num patamar de excelência ainda mais alto.
Basicamente o novo jogo de Gof of War é pura e simplesmente fantástico. O jogo não só melhora em tudo o que o seu antecessor fez, como consegue mesmo assim manter uma jogabilidade familiar a quem jogou o primeiro jogo. Um jogo que já tinha sido um sucesso, com 23 milhões de cópias vendidas registadas.
God of War Ragnarok é um jogo PS4 que tira partido da PS5, o que lhe permitiu alcançar um mercado na PS4 de mais de 117 milhões de clientes, ao mesmo tempo que alcança os 25 milhões da PS5, alcançando assim uma base enorme, e criando um potencial gigante de vendas.
E tal resultou. O novo Gof of War teve o melhor lançamento da história da série, e vendeu mais no primeiro dia do que o jogo de 2018 na primeira semana. Tudo graças a uma qualidade assombrosa que dominou os nomeados para jogo ao ano ao aparecer nas seguintes categorias:
- Jogo do ano
- Melhor direção
- Melhor narrativa
- Melhor direção artística
- Melhor musica/banda sonora
- Melhor design de áudio
- Melhor atuação (2 nomeações para 2 atores)
- Inovação em acessibilidade
- Melhor jogo de acão/aventura
Basicamente 108 nomeações, algo que mais nenhum jogo conseguiu.
Acima de tudo o timming de lançamento associado a este sucesso revela-se de alta importância para a industria. Desde o verão que os analistas e as empresas de análise de mercado tem vindo a avisar que a industria se encontra em declínio.. Ao fim do segundo quarto do ano, já era notório que após dois anos de crescimento explosivo devido à pandemia, o mercado estava em declínio.
Aliás, dados recentes da NewZoo apontam para uma contração de 4% da industria, algo que é inédito desde que esta empresa foi fundada em 2007, e que sempre apresentou dados que comprovavam que o mercado crescia todos os anos.
Um dos principais fatores do declínio são os jogos mobile que tem vindo a tornar-se populares, e que tem vindo a ajudar às quebras no mercado PC e consolas, o que associado a vários atrasos de jogos para 2023, criaram as condições para esta quebra.
Mas a realidade é que nem o mercado mobile tem escapado, pois ele também se prevê que entre num declínio de 6.4%.
Mas o principal aqui a ser retido é que os jogos single player estão vivos e bem (pelo menos para a Sony). Numa altura onde todos só pensam no mercado dos smartphones, live services e jogos free to play, God of War Ragnarok e também Elden Ring mostraram claramente que o mercado quer este tipo de jogos.
Apesar de mesmo a Sony ter entrado nessa onda, com vários jogos como serviço a serem previstos para os próximos tempos. o GOW Ragnarok é a prova viva que os jogos narrativos com qualidade são a joia da coroa da empresa, e que a Sony não pode e nem deve ignorar o seu público nuclear de jogadores de jogos single player, garantindo assim que estes continuarão a existir.
E acima de tudo, com este sucesso de vendas, o jogo mostra que, mesmo com serviços a baixo custo e elevada oferta, as pessoas não se importam de pagar o preço do jogo, desde que a qualidade do mesmo realmente seja relevante.
Dá-me vontade de rir a satisfação da comunidade Xbox por ter sido o Elden Ring, um jogo third partie, a ganha o GOTY nos game awards, “derrotando” assim o GOW, o que diz muito da forma de estar desta comunidade.
A realidade é que GOWR, apesar de merecer, a meu ver até mais que o Elden, é um pouco mais e melhorado do que já tivemos em 2018. O Elden foi uma surpresa, e daí que o considere um vencedor justo!
Mas a melhor é o review bomb dos utilizadores ao GOWR no Metacritic… Fazem tudo para lhe atirar a média para baixo!
Da mesma forma que Gow 2018 se renovou, Elden ring fez o mesmo. E isso gera muito crédito. Se o novo Gow não fosse crossgen, talvez ganhasse.
A questão é que o TGA é também por votação online, e além da devoção de fãs que existem em 3 plataformas de jogos Souls, da qualidade do game em si, do envolvimento do RR Martin (aclamado por GoT), da inovação pra série com o mundo aberto… Há um engajamento dos fãs de xbox, claramente perceptível na internet, sobretudo com o console wars bastante incentivado pela própria divisão Xbox. Phil Spencer mesmo já está no ataque direto enquanto finge fazer tudo pelo bem dos jogadores (de xbox, claro). Basta olhar a seção de comentários da eurogamer pra se perceber como está tudo muito mais tóxico, e estão a endeusar xbox mesmo num ano fraquíssimo como esse por lá!
O próprio Beyond 3d está assim! Eu estou inscrito naquele forum desde 2007 e ultimamente já nem participo. Dizer alguma coisa lá resulta numa onda da Xbox defense force que até mete impressão!
E eu aceitaria isso… É normal os foruns terem pessoal assim. Mas o Beyond é um forum altamente técnico que se dedica a questões técnicas e não a guerras de consolas, pelo que lá a ideia é discutir especificações e não ter guerrinhas. Mas quando abordo alguma parte técnica, a conversa muda de tom e torna-se em guerra de consolas.
Até já fui banido temporariamente porque referi que o Geometry Engine da PS5 dispensa o VRS porque faz cooling muito mais cedo no pipeline, e como tal evita a perda de qualidade do VRS, que mesmo assim trabalha em vértices que a PS5 já eliminou.
Fui banido sem explicação, sendo que depois quando exigi satisfação disseram-me que o fizeram porque essa situação já tinha sido debatida e a ideia era apenas evitar repetições.
Pois… como se alguém lê-se tudo, ou se lembra-se de todas as discussões que já houve ao longo dos anos.
beyound 3D já acabou, de lá não sai nada que tenha alguma repercussão fora de lá.
Quando um fórum fica com moderador parcial em algum tempo ele acaba…
não entram novos usuários e os que entram logo são banidos e cedo ou tarde o forum morre.
Pois é, se tem moderador, o correto era ele citar o que já foi abordado e pedir pra encerrar o assunto, não sair excluindo na conveniência e nem dar explicação, senão vira um espaço de catequização, não de discussão.
Isso é uma das coisas que mais me impressionam no Twitter. Todos os dias aparece no meu perfil milhares de post pro Xbox. Seja destacando games meia boca, seja batendo na Sony ou exaltando a generosidade e o bom coração da Microsoft.
Uma coisa que preciso ressaltar é o excelente trabalho de marketing da Microsoft. No mundo atual, consegui transformar uma empresa com histórico no mínimo questionável na salvação da humanidade é um feito.
Nos dias que correm há uma coisa que eu vejo regularmente. A repetição de uma mentira até à exaustão, de forma a que ela seja tomada como verdade.
A Microsoft aposta nisso. Se a imagem for de que a empresa é fabulosa, isso vai ser o que vai passar.
Olha, deu uma olhada agora no twitter la da MS choramingando que nao tem exclusivos e precisam comprar a activision para concorrerem
Tinha resposta com mais de mil likes falando que a MS deveria ir aprender a gerenciar os proprios estudios, que tem mais estudios Agora que a Sony e muitas críticas
Acho que o pessoal ta acordando finalmente do Transe que era “passar pano para o coitadinho do xbox”
O FTC pega um advogado bom e ele vai ridicularizar a MS na corte
“Xbox é o playboy burro que destruiu os proprios brinquedos e agora quer comprar as Lojas de brinquedos da cidade So para ele com o dinheiro do Papai e da mamãe (office e windows) so para ficar com todos os brinquedos para ele e deixar os coleguinhas sem nada”
Imagine um advogado zueiro do FTC querendo ridicularizar a MS, ja que segundo os fãs do xbox nao tem como o FTC ganhar, entao pelo menos pode zuar a MS
Cara, eu não sei se isso é um bom Marketing, eu já tive Xbox (tenho um one), e cada vez que vejo essas coisas mais certeza tenho que jamais comprarei outro. Até jogos que adoro que estão na mão da MS cogito não mais comprar. FH 5 já nem comprei… Vou me voltar aos NFS, não vale a pena alimentar uma empresa que alimenta tanta idiotice.
Off: Passei o artigo de humor para amanhã!
Cá estarei para o ler, tenho cá um feeling que me vou rir sim, a retórica da Microsoft é digna de stand up.
deveria ser um 2° artigo de hoje, um exceção à regra de postagem dos artigos!!!
E é bom lembrar que a Sony hoje é dona de 14,9% da From! Logo, não foi pra Sony, mas parte dos lucros do sucesso vai pra Sony também!
Não é isso que está em causa mas antes a forma de estar de uma comunidade, é de uma pobreza de espirito tal não é a inveja.
Mas eu falo pra zoar mesmo, mesmo a torcida contra votando na From, beneficia a Sony de alguma forma! 😃
O mercado de triple A e single player nunca esteve morto, as empresas que tentam matá-lo. Mesmo franquias menores como Tales of, tiveram seus investimentos recompensados. Agora é muito mais rápido, fácil e menos arriscado lançar qualquer porcaria e depois reclamar do público. Um bom jogo vai vender bem, independente da crise. Só espero que a Sony nunca se esqueça disso.
Jogos fantastico, ainda não o terminei, mas tudo que tenho visto ate agora me surpreendeu bastante como as lutas contras os bosses estão incriveis, elden eu zerei a pouco, jogo muito bom tambem, mas as vezes muito frustante e a párte tecnica deixa muito a desejar, me parece um motor defasado com varios bugs eu mesmo derrotei varios inimigos por meio destes, gow tambem tem seus defeitos tambem, uma coisa que pegou em god é que voce ve um caminho mas não pode ir pelo mesmo pois o jogo nao te permite um estilo de “mundo aberto fechado” mas são alguns detalhes que nao interfere na experiencia geral, outras coisas como a arte do jogo e o mundo é si esta facinante, juntamente com os dialogos a missoes secundarias, tudo feito com amor e atenção aos detalhes, é um jogo massivo mas que nenhum momente te deixa entediado pelo contrario te deixa cada vez mais saber sobre tudo do game.
Ultima coisa que queria comentar é a trilha sonora do jogo, simplismente incrivel, vai um video de uma musica do jogo que teve apresentanção na TGA
https://www.youtube.com/watch?v=IA7gxqXpV-M&ab_channel=thegameawards
OFF
Ontem chegou meu SSD de 2TB que comprei por 700 reais no Alien Express. Instalei no PS5, e está tudo certo.
Quem iria imaginar que, quando o PS5 foi anunciado em 2020, estaríamos 2 anos depois pagando 350 reais por cada TB adicional em um SSD pcie gen4 de 7GB/s leitura.
E quando os SSDs de 4TB estiverem com preço acessível, irei colocar esse de 2TB no meu PC, e comprar um de 4TB para o PS5.
Decisão super acertada da Sony nesse formato de expansão.
Estou bem tranquilo com meu armazenamento. Prefiro apagar o que não estou jogando. Mas 4TB parece um grande exagero. Só se não tiver Internet acessível.
Somente o armazenamento interno não é razoável o bastante para mim, porque aqui em casa somos 3 que jogamos no PS5 (eu + 2 filhos), e cada um possui seu próprio conjunto de jogos sendo consumidos 😂.
No seu caso faz sentido. No meu caso tenho 6 jogos instalados. GOW, Stray, GT7, star ocean, ganblue vs e o NieR, que pretendo algum dia fazer os ng+.
Um GBzinho a mais já melhora bastante…
Eu sempre jogo mais de uma coisa por vez, e mesmo já tendo 2TB USB pra jogo de PS4, sempre preciso estar gerindo o espaço interno com jogos de PS5. Agora mesmo quero reinstalar o TW3 e tá tudo ocupado no interno! 😃
O meu de 1TB da Netac também tá funcionando lindamente
No fim a abordagem da Sony se mostra muito mostra mais vantajosa pro consumidor que a proprietária da Microsoft
To chorando que paguei 1.9k a uns 14 meses atrás em 2TB… claro é Adata também, marca Ok
Esse netac é diabex, mas para o PS5 ta otimo pq os Saves ficam na memoria interna e por esse preço se estragar joga fora e compra um Novo.
Boas.
De início havia comprado um WD Black SN850 de 1Tb. Mas como a doença falou mais alto, aproveitei um cupom e era o último do estoque da Kabum e comprei o Corsair MP600Pro XT Hydro X Edition. 4Tb e 3000TBW. Desmontei e coloquei um dissipador adequado. Hoje vejo que exagerei. E estou com o de 1Tb parado. Minha filha não tem tanto tempo como uns dois anos atrás. No caso do Carlos Eduardo compensaria mais.
4TB aí é pesado, e deve ter sido bem caro, apesar de cupons!!!
R$ 2700,00. Na época encontrava o SN850 2Tb por esse preço. Paguei, mas pedi entrega agendada e sempre tem um prazo bem maior. Acabou que pensei muito mas não voltei atrás.
O meu ainda não chegou, está vindo de Curitiba pra cá desde o dia 8, segundo os Correios do Brasil.
Como sei em que região você mora então em no mínimo 7 dias após a saída de Curitiba ele poderá chegar na capital do teu estado. 7 dias é o tempo que leva de Curitiba até a capital do meu estado, que no caso é 1 antes da sua se traçar uma linha reta, então pode ser que hoje ou até segunda tenha uma atualização no teu status.
analise raiz kkkk:https://www.youtube.com/watch?v=ph24FthDNIQ&t=1450s
Ó o aviso de que contém “spoiler” pra quem ainda não jogou, Márcio!