O SSD em causa dispensa a porta NVME e usa uma slot PCI-E 5.0
A standarização dos produtos implica uma constante evolução, e nesse aspeto a porta NVME deverá tornar-se dispensável perante o PCI-E 5.0.
O primeiro SSD a usar essa tecnologia apareceu agora no Japão com um disco de 1 TB, cujo preço ronda os 406 euros, uma versão de 2 TB por 812 euros e uma de 4 TB por 1624 euros.
Equipado com um controlador Phison PS5026-E26 e chips de memória Micron 3D TLC NAND Flash., o modelo de 4 TB possui 8 GB de cache DDR4, o de 2 TB, 4 GB e o de 1 TB, 2 GB.
Este disco, assim como os que vierem a suportar o PCI-E 5.0 poderãi alcançar uma velocidade de 10 GB/s de leitura e 9.5 GB/s de escrita, velocidades que são alcançadas nos modelos de 2 e 4 GB. Já o modelo de 1 GB fica-se pelos 9.5 GB/s de leitura e 8.5 GB/s de escrita.
É uma tecnologia fabulosa que bate tudo o que existe a nível de velocidade pura e dura, e que com o uso do Direct Storage deverá permitir ao PC velocidades estonteantes nunca antes alcançadas.
Um espetáculo, daqui uns anos todo o espaço de armazenamento também será RAM.
Os SSDs estão a avançar muito, mas pouca relevância está a ser dada a outras situações.
Aqui não só se torna problemática a questão de descomprimir dados recebidos a estás velocidades, mas igualmente a largura de banda das memórias DDR que podem ser um gargalo facil com estas velocidades de leitura.
Um futuro bem próximo, montar um PC com toda essas tecnologias novas, vai esta a custo da minha casa inteira.
Já é, se você escolher tudo top! Ao menos no Brasil é fácil ultrapassar o preço de automóveis se escolher tudo de 1a.
Boas.
Isso se torna uma opção adicional para SSDs? Pois o protocolo NVME também evoluirá…
Não há mais necessidade do NVME. O PCI-E é um standard e mais capaz pelo que certamente no futuro ele absorverá o NVME.
Lembrava que já tinha visto algo dessa linha, e encontrei o futuro lançamento SSD Samsung 990 Pro PCIe 5.0 com até 13.7 Gbps de leitura.
Por falar em SSD, veja a quatidade de memoria ram recomendada (32GB) para returnal no PC, acredito que seja para equivaler a todo o sistema i/o e ssd do PS5, pois o restantes dos requisitos estão dentro do esperado.
https://www.tudocelular.com/novos-produtos/noticias/n190634/returnal-banco-dados-steam-chegar-pc-em-breve.html
Uma possível explicação está nesta palestra de um funcionário da Housemarque explicando a iluminação global em Returnal (https://vimeo.com/638219416)
Aos 23 minutos ele explica que a solução de iluminação global do jogo usa 13GB de dados pré-computados.
Aos 25 minutos ele explica que graças ao SSD do PS5, eles mantém apenas cerca de 300MB destes 13GB na VRAM, já que o streaming de assets é extremamente rápido.
Talvez eles mantiveram essa solução no port para o PC, e caso o jogo esteja rodando no HDD, o streaming destes 13GB para a RAM poderá não ser eficiente. Por isso que recomendaram logo 32GB na RAM para deixar uma porção maior destes 13GB pré-carregados.
Para PCs de entrada, talvez eles implementaram uma solução mais simples em iluminação global.
Esse é um dos meus jogos favoritos do ano passado. Mas continuo sem enxergar esse potencial técnico. Vou esperar o lançamento para confirmar.
Oxi, que trambolho é esse?
Imagina isso debaixo de uma placa de video, seria dinheiro jogado no lixo.
Off: Phill oferencendo COD ate no streaming da Sony e na Plus:
https://seekingalpha.com/news/3916282-microsoft-offers-sony-rights-to-sell-call-of-duty-on-playstation-plus-report
Phill tentou pagar de vítima com papo de “sony quer tornar o xbox menor” e nao deu repercussão nenhuma. Finalmente percebeu que narrativa de rede social, pelo menos em video game, nao tem impacto no Mundo Real.
Ai agora resolveu liberar COD ate na Plus?
Claro, isso é o que eu imagino se a fonte for real.
Sinceramente, seria bobagem a Sony aceitar qualquer “coisa” da MS, não tem como a MS oferecer algo que seja melhor que a Activision continuar Independente.
Para render para a Sony, so com uma bola de cristal que diga “MS vai acabar com o COD e no lugar entra o GaaS da Sony”