Alguns já foram abordados aqui no website, outros não!
Segundo uma fonte da Reuters, a Microsoft vai-se comprometer por escrito com os reguladores Europeus, colocando no papel tudo aquilo que tem dito de boca, de forma a tentar salvar a compra da Activision.
Exclusive: Microsoft likely to offer EU concessions soon in Activision deal – sources https://t.co/Sbh96xVvIN pic.twitter.com/SDEFT28bEd
— Reuters (@Reuters) November 28, 2022
No entanto, mesmo que as coisas assim sejam, isso não impede que se comente o que se tem vindo a passar com a CMA, e que iremos analisar de seguida:
Assim, na sua resposta à CMA a Microsoft responde com um documento de 111 páginas, nas quais refere alguns pontos interessantes.
Basicamente as primeiras 69 páginas dizem respeito ao Call of Dutty, e são argumentos que tentam contrariar os da Sony. São argumentações diversas que não vamos analisar, deixando isso para os reguladores, até porque contradizem os argumentos da Sony, que por sua vez contradizem estes, e dessa forma este seria um tema que teria de ter bastante análise.
Da página 70 à 90, o assunto é o gamepass. E aqui temos um dos primeiros dados interessantes:
Activision nunca esteve ou está interessada no Gamepass
Segundo a Microsoft, a Activision não está e nem nunca esteve interessada no Gamepass. Segundo o documento, a Activision sempre entendeu que o Gamepass resultaria numa diluição da marca Activision, bem como a canibalização das vendas.
E por esse motivo, a Activision não mostrou e nem irá nunca mostrar interesse em serviços como o Gamepass.
Assim a Microsoft propõem que a compra seria excelente pois tal permitiria aos consumidores acederem aos seus jogos a menores custos…
Comentário:
Desde que estes possuam consolas Microsoft, claro! Já os outros…!
A Sony tem mais utilizadores ativos. E tem acordo de Marketing com a Activision.
É depois dado a conhecer que o número de utilizadores mensais ativos da Playstation (107 milhões) são mais do dobro dos da Xbox.
Num dado relevante, a Microsoft dá a conhecer que foram eles que abandonaram o acordo de Marketing que tinham com a Activision, dando assim de mão beijada o acordo à Sony. A Microsoft refere assim que se eles foram capazes disso, a Sony também o pode fazer sem sofrer.
Comentário:
Curiosamente, a Microsoft no parágrafo anterior falava nos MAU da PSN, tentando usar esse dado a seu favor, e usando dados da era PS4 (Novembro de 2020). Curiosamente, quando refere que a Sony tem um acordo com a Activision, parece ignorar que se isso acontece, em parte, se deve ao acordo que a Microsoft abandonou… de livre vontade.
Basicamente, a Microsoft entende que não só a Sony pode abdicar do conteúdo exclusivo, como pode abdicar do jogo, e pode permitir que o jogo saia no Gamepass, pois tal beneficiaria os consumidores. Mais uma vez, os que possuírem uma consola ou produto da Microsoft, claro!
Mas a parte mais interessante aqui é que parece que eu deixei de saber fazer contas… porque de acordo com Satya Nadella, em Janeiro de 2021 (dois meses depois dos números da Sony), a Microsoft revelou ter passado os 100 milhões de MAU na Live.
E 107 ser mais do dobro de 100… pá… Ou a minha calculadora está estragada, ou há aqui qualquer aldrabice pelo meio!
Eventualmente a Microsoft poderá estar a falar apenas de utilizadores consola. Mas isso é uma falsa questão pois já há muitos anos que o negócio da Xbox alcança muito mais do que a Consola. Aliás a Microsoft considera o PC como parte integrante da plataforma Xbox, pelo que se considerar apenas parte do mercado é deturpar os dados a seu favor.
A Microsoft acredita que vai perder quota de mercado no Reino Unido.
Segundo a Microsoft a Xbox possui entre 20 a 30% de quota de mercado mundial, e 30 a 40% no Reino Unido. A Sony possui entre 40 a 50% mundial e 40 a 50% no Reino Unido. Segundo as ultimas vendas a Microsoft acredita que a base de utilizadores no Reino Unido poderá decair no futuro.
A Microsoft acredita que, devido a isso, a Sony não morrerá por perder acesso ao COD.
Comentário:
A Microsoft não compete em lançamentos, e consequentemente arrisca-se a perder mercado aqui. E segundo percebo a lógica aqui presente, a Microsoft diz que devido a serem incapazes de lançar jogos, e irem perder quota, se a concorrência perder um jogo… não morre.
Ou seja, se bem entendo, a lógica aqui é que como a Xbox está mal, os outros se forem prejudicados ainda saem por cima..
A Sony e a Nintendo poderiam dar acesso ao Gamepass, via Browser… mas não querem.
Segundo a Microsoft, Sony e Microsoft poderiam ter acesso ao Gamepass usando o Browser interno das consolas… Mas as marcas recusam-se a aceitar o serviço nas suas consolas.
Comentário:
Naturalmente que se Nintendo e Sony fossem meros produtores de Hardware, a coisa faria sentido. Mas estando no mesmo mercado que a Microsoft, qual a lógica de se permitir tal coisa?
Não é de admirar que como resposta a Sony tenha apresentado documentação onde refere que a Microsoft também rejeitou a PSN na Xbox… Porque pura e simplesmente nenhuma das situações de serviços de uma empresa na consola das outras faz sentido.
A Microsoft esperava 35 milhões de utilizadores no Gamepass.
É agora conhecida a meta esperada da Microsoft para o seu Gamepass… Era de 35 milhões.
O crescimento esperado era de 74% face ao existente!
Comentário:
Aqui a história já é conhecida. O serviço ficou bem abaixo do esperado, com 25 milhões. Menos 10 milhões do que o esperado. O crescimento foi de apenas 28%.
O Gamepass do PC possui uma pequeníssima quota de mercado.
Segundo a Microsoft revela nos documentos a quota de mercado do Gamepass no PC é minúscula.
A Microsoft refere ainda que, devido ao Gamepass, não nota efeitos de canibalização do serviço no PC.. até ao momento.
Comentário:
Curiosamente a Microsoft deu a conhecer que o Gamepass no PC tinha crescido 159%. Percebe-se agora que, sendo tudo como a Microsoft refere, a quota no PC passou de micro minúscula para meramente minúscula!
E assim sendo o efeito de canibalização seria altamente improvável de existir.
Mas o curioso é a Microsoft falar deste efeito no PC, sem nunca o ter alguma vez sequer referido na Xbox. E torna-se estranho pelo lado do PC lado referir-se a possibilidade dele existir, mas na Xbox, com uma quota bem maior, nunca, vindo da boca da Microsoft, se ouviu falar dele!
Numeros da Xcloud são realmente pequenos
Apesar de os números estarem apagados no relatório, sabemos que a Microsoft anunciou 10 milhões de utilizadores no Xcloud. A Microsoft queixa-se que estes valores são pequenos face ao número total de MAU… Talvez para as suas ambições, mas em cima a Microsoft referia que 107 milhões de MAUs na PS eram mais do dobro dos MAU da Xbox, pelo que isso quer dizer que pelo menos 50 Milhões de MAU a Xbox terá de ter.
Mas aqui temos, claro, a contradição… pois a Microsoft referiu 100 milhões de MAU. E daí que fico ser saber que número usar.
Seja como for, 10 milhões são 20% de 50 e 10% de 100 milhões de MAU, o que, em qualquer dos casos está longe de ser um numero pequeno… a não ser para as ambições para o serviço que a Microsoft pretende.
Isto se é que posso confiar na calculadora… pois ainda não conseguir fazer com que 100 fosse menos de metade de 107.
O Fortnite na XCloud está a ter números piores o do que o esperado pela MS.
Fortnite foi acrescentado ao Gamepass Ultimate, E a Microsoft estava otimista que tal iria levar a muitas adesões no Xcloud. Mas 99% dos utilizadores preferem jogar localmente do que de qualquer outra forma.
Comentário:
Será que alguém no seu perfeito juízo entendia que um jogo competitivo criaria algum tipo de igualdade quando jogadores locais e via Xcloud se enfrentam? Já não basta controlador vs rato vs ecrã tactil, e ainda mais esta?
Quem esperava que a adesão destes jogadores ao Xcloud fosse um sucesso certamente nunca jogou nada competitivamente.
COD nunca deverá chegar ao Xcloud sob pena de criar dao ao COD: Mobile
A Microsoft entende que os dois serviços são incompatíveis e que um COD por Xcloud não só causaria confusão como danificaria as vendas da versão Mobile.
Comentário:
Curiosamente o Xcloud nos smartphones pode prejudicar as vendas da versão mobile… mas no restante hardware, não há relatos da Microsoft de que o Gamepass/Xcloud prejudique as vendas de seja o que for!
Azure não está otimizada para Gaming
Segundo a Microsoft, a Azure tem um número limitado de Data centers no Reino Unido, e estes estão otimizados para clientes de empresas e não gamers.
Comentário:
Diz a Microsoft que os Data centers da Azure no Reino Unido não estão optimizados para gamers…
A grande questão que se coloca aqui é: Se isso é verdade, o que se torna necessário para que estejam?
Seja como for, vamos tentar ver se isso é assim. Eis um relato de um utilizador:
Some of you already knew that till recently Microsoft was using only Azure Amsterdam to provide Xcloud traffic to the whole EU. I’m happy to report that now Azure London is also being used to for that purpose.
Server latency test comparison from Spain:
Two weeks ago: I was getting connected to Azure Amsterdam always.Traceroute to Xbox Cloud AMS network test hostname & stream IP addresses: 45ms latency.
Now : I get connected to Azure London servers instead.Traceroute to Xbox Cloud LON network test hostname & stream IP addresses: 32ms latency.
Parece que, afinal, há um Datacenter no Reino Unido, otimizado e em uso para o Xcloud (Gaming). A Microsoft é que, pelos vistos, não sabe que ele está a ser usado.
Mas curiosamente há relatos em jornais de que ele existe… e funciona! E quem testa? Tom Warren!
O Cloud Gaming está a gerar prejuizo
A Microsoft refere:
A Microsoft não tem histórico de usar o sistema operacional Windows para direcionar provedores de jogos em nuvem: provedores de jogos em nuvem, como Amazon, Google e Nvidia, são parceiros do SPLA há muitos anos. A Microsoft não reteve o acesso ao programa SPLA, nem degradou o acesso ao Windows Server sob SPLA no passado. A receita que a Microsoft recebe com o licenciamento do Windows Server via SPLA é substancial em ca. USD [X] bilhões [X] (equivalente a aproximadamente [X]% das receitas do SPLA) e não é crível que a Microsoft abriria mão dessa receita para proteger sua posição em jogos em nuvem que não geram receitas materiais e são deficitárias em termos de lucros.
Comentário:
Como em qualquer mercado que seja ao estilo Gamepass ou Xcloud, eles são deficitários até conseguirem um mercado de dimensões significativas. Caso este mercado se tornasse lucrativo, e como a Microsoft refere há 3 biliões de potenciais clientes do Cloud Gaming, a Microsoft potencialmente abriria mão da receita dos servidores e apostaria no Xcloud, que nessa altura… traria lucros.
Da mesma forma que abriu mão das receitas das vendas de jogos para promover o Gamepass, e está a abrir mão das mensalidades ao aceitar trafulhices nas adesões que colocam o serviço a poucos euros por mês.
Nada melhor do que começar o dia com a retórica da Microsoft e o Mário a desmontá-la… 🙂
Grande “competidor”, “mente que nem sente”! 😂
O título do artigo poderia muito bem ser “Na sua resposta a CMA, Microsoft desmente hoje o que ela mesmo disse ontem”. É rir pra não chorar dessa empresa.
Gostaria de saber os números da cloud. Sua adesão é a diferença entre precisar ou não investir em hardware.
resumindo, se a MS fala a verdade, nada que a MS hypa é verdade, nada que a MS faz as pessoas querem.
o que eles ainda estão fazendo estorvando o mercado então?
saiam do mercado e parem de encher o saco com seus astroturfing e suas fake news então.
talvez assim a Nintendo volte a lançar consoles de mesa competitivos no mesmo mercado do playstation.
alguma outra empresa resolva competir.
talvez alguém que trabalhe mais e fale menos? que faça jogos e não arrote “full rdna2” “dx ultimate extreme plus gold platinum”
eita, o nosso amigo do “barquinho” vai ter que achar mais barquinhos
Callisto Protocol rodando bem melhor no PS5
“Sony ajudou no desenvolvimento”
mas plague tale com o estúdio que fez um exclusivo do xbox antes valeu?
Cadê o Rui que adora falar da DF que não tá vendo o Warzone 2.0 dando de 10 fps no PS5 sobre o SX com as mesmas settings?
Agora é sacanagem não colocarem o Bugaga, que ao menos inventaria um desculpa esfarrapada! 🤣
Inda bem que a MS tá comprando a Activision pra ter as melhores versões!
o bugaga tá no video… basicamente para reclamar do stutter e falar que se emburrou no canto e não vai analisar o jogo… tipo, como se ELE não analisar fosse fazer o jogo vender menos.
se todo cara que joga no PC fosse igual esse bugaga ai, todos os jogos deveriam sair igual callisto no PC auhuhauhahhua
os fã de xbox parecem criança mimadas quando perde a brincadeira de “pega pega”, foram “roubados” a “regra não vale”
pq quando o xbox perde é sempre a Sony comprando todo mundo, mas quando o xbox ganha (eles), é justiça sagrada sendo feita…
Também não é assim. Apesar que claramente eles tem preferências dados os patrocínios.
peguei pesado com o bugaga ehehhe
eu to rindo com um comentário do gaf:
======================
As a staunch Xbox player, it’s clear that as we go deeper into the generation that the Xbox Series X simply won’t be able to compete with the PS5.
The idea that they forgot to turn the RT on for the Xbox is laughable. It’s obvious that the machine simply can’t run the game with it on, because it is so much less capable than the PS5. The developers are hoping that we just forget about it in time. It’s obvious.
The painful truth is that the PS5, with its 5.5 teraflops per second SSD, is a technological triumph.
https://www.neogaf.com/threads/the-callisto-protocol-the-df-tech-review-ps5-vs-xbox-series-x-s-pc-stutterstruggle-analysis.1646901/page-5#post-267066753
================
Se fosse o PS5 sem RT, esse comentário resumiria perfeitamente um cruzamento, mistura, entre o Tom Warren e um outro fanboy do xbox fingindo ser “sonysta com opinião sincera” se fosse o PS5 sem RT no Callisto.
O que é dito aí, pura e simplesmente não é verdade, e aparenta ser puro sarcasmo. Mas o comentário que referes não deixa de ter a sua relevância pois se realmente fosse o caso contrário era isso que se estaria a espalhar por tudo quando era lugar.
Agora eu aposto que vamos ouvir que isso é verdade porque o jogo teve ajuda da Sony… Mas já o Plague’s tale, que usa o motor do Flight Simulator, criado para a Microsoft, optimizado para a Xbox, e possuindo código dos motores first party da Microsoft, já é, apenas, uma amostra do futuro.
https://mobile.twitter.com/architectu2/status/1311961782446161921
E o mesmo vale para o Unreal Engine na demo do Matrix.
As diferenças neste jogo são pura e simplesmente enormes, mostrando o que a optimização pode fazer.
A PS5 tem mais efeitos e mais fps (10 a 12%) do que a X. Tem ainda reflexos RT que a X não tem!
No meio disto, com tanto corte, salva-se que a X por norma consegue mais um pouco mais de resolução no modo qualidade devido aos cortes.
Já no performance, a PS5 tem mais efeitos, mais fps e mais resolução (19%).
Se fosse entrar no esquema do visto no Plague’s tale, diria o mesmo que os fans Xbox disseram. Que isto seria uma amostra do futuro, e da potência da PS5.
Mas não, mantenho a minha coerência, e digo o que disse nesse jogo. Tal como a PS5 é prejudicada lá por falta de optimização, a X também é prejudicada aqui pelo mesmo motivo.
E mantenho que as consolas são muito semelhantes!
Ia comentar sobre esse game, mas não pela diferença entre series X e PS5, visto que a alternância entre os dois será o padrão. Vai depender da dedicação do desenvolvedor em cada plataforma. O que me chama mais a atenção é como enfiam porcaria no PC. É um absurdo como a maioria dos Triple A sai injogavel no lançamento. Não adianta lançar uma 4090 se vai ter stutters o tempo todo.
Isso é equivocado. O desenvolvedor nunca vai ter mais ou menos preferência de otimizar pra uma plataforma específica, ele só tem mais afinidade. No caso desse jogo é óbvio que trabalhar com 150 funcionários da Sony e ele sairia melhor no Ps5, pois ali foi feito pro console. Quando se faz pra directx a tendência é o Xbox levar vantagem ou ficar próximo. Simples.
A vantagem do ps5 é o port, que como um desenvolvedor já falou é mto fácil.
O problema, Sparrow, é que quando o jogo está melhor no Xbox vem gente encher o saco a dizer que é pela superioridade de hardware sendo que as duas máquinas no geral são equilibradas, cada um com suas vantagens.
Agora quando o que foi mostrado de Unreal 5 melhor no PS5, aparece gente a dizer que o novo Plague Tale’s mostra “tendência futura” dos jogos a saírem melhores para o SX!
Esta geração é uma geração onde as fontes de informação estão cobertas de mentira. Tanto se diz sobre a suposta superioridade que há muita gente a acreditar. Isto apesar de nunca se ter visto fosse o que fosse. Porque motivo isso acontece, escapa-se-me, mas os interesses económicos são fortes, e o fanatismo também.
E isso é preocupante pois as fontes de informação ao estarem todas minadas como é que o cliente se vai informar?
Quanto ao plagues tale, sim, ele tem muitos mais ratos que o primeiro jogo. Mas o primeiro jogo corria num simples jaguar de 8 núcleos e 1.6 Ghz, pelo que alguém espera que um Zen2 de 8 núcleos a 3.2 Ghz tenha problemas agora?
Os motivos são, para mim outros. Se o primeiro jogo estava optimizado, este não está… E o motivo que encontro é conhecido: o motor usado foi criado, pensado e optimizado para a Xbox, usando rotinas internas das equipas first party da Microsoft.
Podem-me argumentar o que quiserem, mas o que refiro é um facto. Isso aconteceu. Se é a causa ou não, eu acredito que sim! Porque isso influencia e não é pouco.
Aliás os tempos de loading da PS5 mostram, de forma que entendo ser altamente indiciadora, que a descompressão está a ser feita pelo CPU, ao estilo PS4.
Afinidade é uma desculpa muito furada. Estamos falando de milhões de dólares. Nenhuma empresa vai deixar de entregar um produto de qualidade por causa de afinidade. A questão é tempo e pessoas. Os estúdios têm tempo e pessoas limitadas e por consequência na maioria dos casos vai ter de escolher uma plataforma para se dedicar mais. A preferência não é por gosto, mas gerenciamento de projeto. Não à toa, quando os estúdios tendem a se focar em todas as plataformas ao mesmo tempo, termina em um desastre. Cyberpunk. Mesmo a Rockstar não é capaz de entregar um produto de qualidade em todas as plataformas.
Cara, desenvolvedor não liga pra X oi y, vai onde pode fazer mais
Acho que você ainda não entendeu. É questão de dinheiro. A empresa por ter tempo e gente limitada vai dedicar mais tempo a uma plataforma ou outra. E quem decide isso é o aspecto comercial. Você acha que o dinheiro que a Microsoft pagou não influencia o Asobo? As empresas precisam fazer escolhas. Daí alguma plataforma vai sofrer.
Os estúdios menores sim… Os maiores não é bem assim. E convém perceber que pela partilha de apis, OS e SDK (Ou GDK como eles chamam à versão comum do SDK), Xbox e PC quase contam como uma única fatia.
Mesmo os maiores sofrem. É bom lembrar que estamos num momento ímpar da história de consoles. São 7 versões diferentes. Fora PC e as vezes switch. Por mais semelhanças que exista entre plataformas. Não dá pra extrair o máximo de todas ao mesmo tempo.
Preocupante mesmo são as notas que têm recebido… Eu esperava mais até pra dar um gás no gênero survivor terror sci-fi! Assim a receptividade do público não deve ser muito boa!
Para um gênero tão específico, não parece tão ruim. O maior problema é convencer as pessoas a comprar um jogo por 70 dólares com história curta e baixo fator replay. Espero que faça sucesso, mas vai ter dificuldade.
Off: Dados interessantes sobre a CMA, o regulador Británico.
Desde 2019, eles levaram 39 aquisições a uma investigação de nível 2.
Dessas 39, eles bloquearam 26, ou seja 66%.
Das restantes que passaram, 33% foram obrigadas a fragmentar a compra em empresas.
Ou seja, pelas probabilidades há hipóteses de 66% de a compra ser barrada, sendo que caso passe, há 33% de hipótese de a Microsoft ter de seccionar ou a Xbox ou a ABK.
Como nota extra, 13 dos casos analisados ofereceram à CMA garantias, tal como a Microsoft está a querer apresentar.
Desses a CMA aceitou 0 (Zero).
A CMA não vai em garantias pelo enorme histórico de casos em que elas existiram e não foram cumpridas.
Nota: Não foi possível contar e confirmar a veracidade destes números, mas o documento está no site oficial em excel.
Podem vê-lo aqui, caso queiram contar:
https://www.gov.uk/government/publications/phase-1-merger-enquiry-outcomes
Interessante!
Esse é um caso ainda mais difícil. Porque por maior que seja a Activision, o grande problema é COD. E sem Cod a aquisição também não serve pra Microsoft.