A forma como a Microsoft diz uma coisa num dia, desdiz no dia seguinte, e distorce a realidade de acordo com as suas necessidades e interesses certamente não ajudam à credibilidade da empresa. E a ânsia da demagogia pode não estar a ajudar junto da CMA.
Recentemente noticiamos que 1/4 da Activision mudou de mãos, mostrando que os atuais investidores não estão convictos que o negócio de compra pela Microsoft vá em frente.
Infelizmente, a culpa de tal pode ter a ver com a forma como a Microsoft se contradiz, e ajusta a realidade das coisas aos seus interesses, algo que leva a que os seus argumentos não convençam os reguladores.
O que iremos colocar de seguida são contradições da Microsoft que vão sendo notadas por quem acompanha todos nós desenvolvimentos no mundo dos videojogos, e que mostram como a empresa facilmente desmente o que disse anteriormente, tudo de acordo com os seus interesses. Situações às quais os reguladores certamente estarão atentos!
—
Após uma geração que decepcionou, a Microsoft investiu em compras diversas de estúdios, mostrando um interesse renovado em apostar num suporte futuro.
No entanto, em 2020, apesar da compra de diversos novos estúdios, foi notória a falta de jogos vindos dos estúdios da Microsoft, o que levou a uma onda de críticas e comentários.
Naturalmente Phil Spencer não ficou impávido face à situação, pelo que numa entrevista à Gamesindustry.biz, este abordou o tema.
Desculpe, eu sou um pouco ensaboado com este tema. O Gaming é sobre entretenimento e comunidade e diversão e aprender novas histórias e novas perspetivas, e eu acho [os Exclusivos] algo completamente contrário ao que o Gaming está prestes a dizer, que parte disso é impedir as pessoas de poderem experimentar esses jogos. Ou forçar alguém a comprar meu dispositivo específico no dia em que eu quero que ele vá comprá-lo, para participar do que é o jogo.
Basicamente Phil Spencer aborda a questão da falta de exclusivos retirando-lhes a importância. A Microsoft não apostava em exclusivos porque eles eram contra o espírito do Gaming, e não era correto forçar-se alguém a ter de adquirir algo, para poder jogar um jogo.
E perante isto todos poderíamos pensar que estávamos perante uma empresa com um paradigma diferente.
Mas agora avancemos para 2021. Onde a Microsoft anuncia a compra da Zenimax/Bethesda. Uma empresa que antes produzia multiplataforma e que ficava agora nas mãos da Microsoft podendo levar a que os seus jogos passassem a exclusivos.
Mas perante o novo paradigma da Microsoft face aos exclusivos, certamente a Zenimax/Bethesda não iria alterar a sua forma de funcionamento.
Vamos então ouvir Phil Spencer nessa altura:
Se você é um cliente do Xbox, o que eu quero que você saiba é que se trata [A compra] de entregar ótimos jogos exclusivos para você que são enviados em plataformas onde o Game Pass existe.
Como?
Então a empresa que dizia que os jogos exclusivos eram contra aquilo que é o Gaming afinal vai usar esta empresa para criar exclusivos? E logo está empresa, recheada de IPs populares, que deixarão agora de ir para os outros.
A empresa que dizia que os exclusivos eram contra aquilo que é o Gaming, compra um editor com vários estúdios… Para criar exclusivos. Sabemos agora que não são todos que passarão a exclusivos, mas mesmo assim, os que são, são IPs desses estúdios retirados à concorrência.
Ou seja exclusivos não… Quando são os outros que os tem. Mas quando eles passam para o lado da Microsoft eles já são aceitáveis.
Curiosamente Phil Spencer tinha dito que os exclusivos eram maus porque podem “ …forçar alguém a comprar um dispositivo específico… para participar do que é o jogo.”. Mas afinal ela o que propõem é que se compre um serviço específico… para participar do que é o jogo.
Basicamente a semântica muda, mas a obrigação da adesão não! E a grande diferença é que com esse serviço as receitas vão para a Microsoft
Podem dizer alguns “Ah, mas agora ninguém é obrigado a comprar uma Playstation para jogar esses jogos. E o serviço é mais barato que a consola”.
E aí é que está a maior falácia. Primeiro porque essa é uma escolha do cliente, e segundo porque os jogos da Zenimax/Bethesda eram multiplataforma, e como tal não eram presos a nenhum hardware específico. E se alguém quiser jogar estes jogos, continuam a necessitar de hardware, neste caso uma Xbox ou um PC!
A necessidade da compra de hardware não desaparece, apenas muda.
Ah, mas esperem lá… há uma outra possibilidade… O streaming… E apesar de estar muito pouco implementados o streaming não obriga ninguém a adquirir nada, e pode-se usar o hardware pré existente.
E apesar de aqui desaparecer efetivamente a necessidade de algo mais do que o serviço, é também aqui que aparece o grande senão. A grande jogada da Microsoft, e o motivo pelo qual a Activision ficou sob mira da Microsoft.
A Microsoft tendo a maior infra-estrutura de Cloud do mundo, com pontos de distribuição em todo o planeta, e tendo a Xbox, e o Windows, basicamente ela alcança o que mais ninguém alcança e não há ninguém com a posição da Microsoft, capaz de alcançar tudo isto ao mesmo tempo.
E é por aqui que a Microsoft pretende ir. Basicamente estas compras tem um objetivo específico. Adquirir as grandes distribuidoras e os seus jogos e promover um serviço barato, de forma a conseguir converter os jogadores do mercado de consolas e mesmo outros, para os seus serviços. E dada a sua posição dominante nesse mercado onde nenhum concorrente tem em simultâneo uma infraestrutura cloud com alcance mundial, um sistema operativo dominante no PC, uma consola, e estúdios de jogos, a Microsoft fica em posição de tomar o mercado de assalto, removendo completamente toda a concorrência significativa.
E avancemos então para 2022, onde perante a possibilidade de compra da Actividade, a CMA, o regulador do Reino Unido, se mostra preocupado com esta situação.
Ora aqui não é nossa pretensão analisar a questão da compra, ou dar razões a seja quem for, mas sim analisar as contradições da Microsoft que continuam naquilo que ela argumenta junto deste regulador.
E na mais recente exposição à CMA, a Microsoft refere:
No entanto, o serviço de jogos em nuvem da Microsoft, Xbox Cloud Gaming, não usa nenhum dos dois [Azure e Windows]. Ele usa uma infraestrutura sob medida – não fornecida pelo Azure – e não transmite jogos do hardware do PC. Não há vantagem.
E aqui vemos mais uma contradição. Pois apesar desta afirmação, o website da Microsoft diz o contrário. Eis o título da página:
Project xCloud Hosted in Azure Data Centers
Percebe-se aqui uma clara contradição. Não só em se negar que o serviço é fornecido pela Azure, como por se tentar tirar tirar as coisas do contexto no que é afirmado.
Efetivamente as Blades da Xbox não são a infra-estrutura standard da Azure, podendo por isso ser considerada efetivamente uma rede sob medida. Mas isso não impede que estas blades estejam conectadas à infraestrutura que é a Azure, e usem assim os acessos e infra-estrutura da Azure para distribuir o serviço. Basicamente o facto de serem racks diferentes não impede a vantagem da Microsoft em possuir a Azure, e nem que os serviços sejam fornecidos pela Azure.
Aliás na mesma página onde se refere que o XCloud está alojado na Azure, as vantagens de tal situação são referidas de forma clara:
O Azure oferece mais regiões globais do que qualquer outro provedor de nuvem, oferecendo escala para levar seus jogos a jogadores de todo o mundo.
Fica apenas por falar a vantagem que a Microsoft tem quanto ao windows. Mas sobre isso cremos que não há necessidade de se dizer seja o que for, pois todos sabemos que a Xbox partilha o seu sistema operativo e os seus APIs com este sistema operativo, pelo que tentar anular as vantagens dessa situação é “tapar o sol com uma peneira”.
Basicamente a Microsoft altera os contextos das coisas conforme lhe dá jeito, criando um texto de engodo claro.
Essa situação de contextos adulterados a favor do desejado fica igualmente extremamente clara na seguinte frase na resposta que a Microsoft dá à CMA.
A PlayStation da Sony tem sido a maior plataforma de consolas dos últimos 20 anos.
Uma frase que é completamente falsa.
O que se entende como maior plataforma de consolas? É quem tem mais receitas? É quem vende mais consolas?
Independentemente de por onde analisarmos a coisa, o máximo que conseguimos recuar com uma Sony como maior plataforma de consolas são 10 anos. Porque quando chegamos à era da PS3, a Sony não liderou fosse no que fosse.
A marca que mais consolas vendeu foi a Nintendo com a sua Wii. E essa geração foi catastrófica para a Sony que só viu lucros nos três últimos anos.
Resumidamente a Sony não é a maior plataforma de consolas há 20 anos. Poderá ser, dependendo do critério, há 10, ou até menos. O que no fundo é apenas uma única geração de consolas acrescida de 2 anos, e como tal, nada de realmente significativo para justificar ser usado como argumento, a não ser que se distorça a realidade, como aconteceu.
Isso é uma coisa que não entendo. As pessoas estão a garantir que a Microsoft não vai tirar os lançamentos da Activision do Playstation porque a mesma disse que não. Desde quando uma empresa tem palavra, ainda mais a Microsoft. E quando o regulador questiona isso dando como exemplo o histórico da empresa, vira fanboy da Sony. Fanatismo tem limite.
Hennan, sob a minha ótica acredito que a Sony só tenha jogado o barro na parede para ganhar tempo a elaborar uma estratégia, sobre o mercado em si e a concorrência é claro que é nociva uma aquisição dessa magnitude, por quem quer que fosse, inclusive players de fora onde a intenção fosse simplesmente tornar a activision exclusiva. Mas aprovada algo desse tipo, o mercado se adapta e quebra-se a barreira de possibilidades pra qualquer coisa, ou seja, é ruim pra Nintendo e pior pra Sony de início, mas abre-se a porta agora pra fusões maiores como como a Sony com a Bandai Namco, a Square, Capcom ou até mesmo com uma Take Two, pois todas elas já representam algo menor do que o acontecido com a Activision, então, é esperar pra ver.
Rapaz eu temo por isso viu. Vai ser uma guerra essas compras sem freio.
Mas já é isso! Não tem o que se fazer.
Mas aí ferrou de vez. As empresas tem que criar exclusivos e não transformar os multi em exclusivos. Até entendo e concordo com a aquisição de pequenos estúdios ou aqueles falidos. Mas a concentração de grandes estúdios só prejudica o consumidor.
Hennan desculpa mas aonde é que está escrito que para teres exclusivos tens de ser tu a faze los? Mas agora a Microsoft é obrigada a reger se pela filosofia da Sony que ja não é essa, mas vamos fingir que todos os exclusivos PlayStation nascem do zero e são das equipas PlayStation.
A Microsoft não pode ter outra abordagem porque raio se tenho dinheiro e quero um prédio não posso comprar um feito?
É que estes aglomerados ou editoras também compraram os estúdios, não nasceram todos do zero.
Olha isto é uma palhaçada e não comento mais este assunto, já me irrita e estou muito irritado devido a acontecimentos recentes.
Um prédio até podes comprar caro, mas depois de comprares um bairro inteiro, é bom que alguém te impeça de comprar um concelho, porque senão um dia tens mercado imobiliário por tua conta e cobras a renda que bem entendes.
Se tivesses tu comprado o concelho com o teu dinheiro nada a dizer não te ofereceram as coisas pois não? É muito bonito falar, bater com as notas na mesa é que tá de chuva.
Se a Sony tivesse o poderio da Microsoft a conversa era outra, aliás foi outra basta ver com a sega, lançou pro mercado uma consola supostamente superior a menos 100 euros e o sr Mário pode vir com os artigos que quiser, até pode vir o papa, a Sony e não só contribuiu para o fim da sega no hardware.
Oh Rui… Se a Microsoft tivesse usado os 70 biliões para criar equipas e exclusivos, a esta hora era líder de mercado, não estava a comprar a Activision, e o mercado estaria bem mais rico e os clientes bem mais satisfeitos.
Isto faz-me lembrar o menino que não toma banho e como tal não é o mais popular da escola. Mas em vez de tomar banho, como tem dinheiro, compra amizades e atira excrementos ao tipo popular para ver se ele cheira mal tambem.
E era tão simples evitar isto tudo se tivesse tomado banho.
As duas podem comprar exclusivos. Não tenho o poder para impedir. Mas vou continuar a não concordar.
Sonho: Fusão Playstation/Nintendo.
Fiz um post sobre isso.
Depois que aparecer vc da uma comentada.
To curioso para saber se o que eu escrevi se sustenta e o que pode ser dito contra isso.
A Nintendo não tem interesse nisso, acho quase impossível…
Mas uma Sony/Bandai/Square/Capcom é algo até possível!
Sonho seria a Nintendo voltando a fazer console de mesa ou publicando game no PC. Uma parceria com a Sony seria quase um monopólio.
Mas monopólio pode, não vê a defesa do Rui, ele ia achar era bom!
Agora, gostaria de um console de mesa mais potente da Nintendo, nível PS5, mas acredito que desse tipo de modelo portátil reversível a Nintendo não sai mais, o console nesse um sucesso.
Sou contra a Nintendo lançar jogos pra PC, acho que desvaloriza o seu console. Se for pra fazer isso que antes vá para o Streaming.
Eu também gostaria ou de outro fabricante qualquer mas em 30 anos ninguém apareceu…
Não, mas melhor se for a Sony, senão não faz sentido a MS comprar a Activision. 🤣
Em 30 anos???
As consolas tem 50 anos!
Apareceram em 1972.
A primeira geração teve 8 anos.
A Coleco Telstar foi a vencedora com 1 milhão de consolas. A Magnavox e a Atari concorreram aqui.
A segunda teve 16 anos. A Atari 2600 venceu com 30 milhões de consolas. A Fairchild, a Mattel e a Colecovision concorreram.
A terceira, a era 8 bits, teve 20 anos.
A Nintendo Entertainement System venceu com 61,8 milhões. A Sega e a Atari concorreram.
A quarta, dos 16 bits, durou 17 anos. A vencedora foi a SNES com 49.10 milhões.
A quinta, dos 32 bits, durou 13 anos.
A Vencedora foi a PS1. Concorreram a Nintendo e a Sega.
A Sexta durou 15 anos.
A vencedora foi a PS2. Concorreram a Nintendo, a Sega e a Microsoft
A Sétima durou 12 anos.
A Vencedora foi a Wii. Concorreram a Sony e a Microsoft.
Escusado será explicar que isto não soma 50, pois as gerações sobrepuseram-se. Ou se preferires, continuaram a vender após o lançamento da nova geração.
A Oitava durou 8 anos…
Bem, na realidade a oitava ainda não acabou. Porque a Nintendo teve duas consolas e ainda suporta uma delas.
A vencedora foi a Nintendo, cujas vendas da Switch já passaram a PS4, mesmo sem contabilizar a WiiU.
Daí que a vencedora seja a WiiU+Switch.
Basicamente nos últimos 30 anos a líder é a Nintendo, não a Sony, tendo dominado 17 dos 30 anos (2005 a 2022). A Sony dominou 12 anos (1993 a 2005). Em 1992 a líder era igualmente a Nintendo, o que perfaz então 18 anos em 30.
Apesar de perder para a Sony em receitas, a Nintendo bate-a em lucros.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Home_video_game_console_generations
Ele deve ser um aluno muito do ruim, pois não saber nem da história dos games, pra uma pessoa wue se diz apaixonada, é patético!
Ele diz que é programador. Deve ser de app.
Sr Mário estou a falar novos players de hardware a entrar no meio não estou a falar de mais nada.
Desde a xbox já lá vao 21 anos, zero, se recuarmos mais quem entrou? A Panasonic? Podemos recuar 30 anos que o meio é povoado sempre pelos mesmos por isso quando me falam que esta compra vai prevenir novos players no mercado que vou eu dizer?
Precisaram de 30 anos para pensar epah agora já não dá.
Desde que a Xbox entrou a Nintendo tem dominado o mercado. A Sony é a segunda. A Microsoft nunca ganhou nada.
E nunca ganhou porque entrou no mercado com uma consolas que teve 4 anos de vida e 2 de suporte, pelo que as pessoas não ficaram agradadas. A sua segunda geração foi lançada numa ânsia de dominó tal que o RROD afastou as pessoas daquela que foi claramente a melhor consola da geração e da Microsoft. Mas mesmo assim tendo dividido a geração com a Sony a ânsia de dominio fez com que acreditassem que venderiam um bilião de consolas Xbox One, que destruíram com o conceito de domínio da sala, TV e Kinect.
Após uma geração de desinvestimento e fecho de estúdios onde a Microsoft destruiu tudo o que foi criado antes, entra agora a matar com o investimento que ao longo destes anos nunca quis fazer. E em vez de criar… Quer comprar feitos tirando o que era de todos para impor um serviço assinatura e de streaming que as pessoas não aderem na quantidade que eles imaginavam pois ainda gostam de possuir o que compram, e gastar dinheiro em algo palpácel, e preferem o jogo local e não algo onde sem internet ficam a olhar para a parede.
Ao longo de 50 anos os players alteraram-se, e quanto ao futuro não consigo prever pois, felizmente tenho a dentadura completa e não apenas dois dentes (bi-dente).
Eu estava a falar de entrada de novos players no meio só e tão somente isso, você continua a contar me histórias.
Eu também não sou vidente mas basta olhar pró histórico.
Vais reduzir a história ao período que te interessa?
Não te soa a algo conveniente?
E ainda por cima distorcido, pois como referi, se em vez da Microsoft na geração passada andar a fechar estúdios aplica-se este dinheiro neles, poderíamos não estar aqui a falar da liderança dos outros.
Você continua a insistir em algo que eu não falei sequer, quanto ao período vamos falar do atual/recente ou vamos falar do tempo que já lá vai e não volta?
Falei de novas empresas entrar no mercado das consolas, hardware, investimentos sérios não falo de ouya, onlive, stadia.
A realidade é que essa alternativa não existe ponto.
Tens dois dentes? Como sabes o dia de amanhã?
Sabes qual é o teu problema Rui?
É o facto de estares com essa conversa com pessoas como eu que já jogo à 40 anos, e o Mário ainda mais, conheço a historia da industria por dentro e por fora, eu vivi essa história, e além disso, vivo e respiro esta industria diariamente, esta experiência permite que eu e outras pessoas, desmontem os teus argumentos da treta com alguma facilidade, a tua desonestidade moral cai como um castelo de cartas, chega a ser constrangedor observar estas autênticas tareias retóricas que aqui levas cada vez que abres a boca.
A tua argumentação é basicamente essa vai aos teus replys e vais ficar envergonhado, tens isso apontado e é só fazer copy paste?
Eu adoro o facto que uses sempre os mesmos verbos e adjectivação, José ao menos mude um bocado a letra senão soa a cassete.
jogas á 40 anos eu já ouço a tua treta há 20 ou mais anos ve lá tu bem quantas vezes já ouvi da tua escrita bronco, desmontar e esse discurso delimitado.
A minha argumentação é isso mesmo, minha, são as minhas ideias, ao contrário de fanboys como tu que faz copy/paste consoante o discurso do Tio Phil, porque uma coisa concordo contigo, digo sempre a mesma coisa, consoante as circunstâncias, não tenho o teu jogo de cintura para mudar de opinião em linha com o executivo que manda na tua caixa de plástico preferida, isso sim é um bronco, alguém que não pensa por si próprio, ou melhor, julga que pensa por si próprio mas que na realidade é um fantoche que faz publicidade de borla.
O facto de tu me conheceres tão bem ao ponto de reconheceres o meu estilo de escrita, significa que lês muito do que eu escrevo, sabes que eu sou o MrGamer pois nunca precisei de criar outro nick, aqui uso o meu nome porque o Mário me pediu, porque de inicio era MrGamer, sabes sempre com quem é que está a falar, agora Rui?
Sei lá eu quem é o Rui, já nem me lembro do teu nick, e se nem em 20 anos me lembro te ti, muito menos do que dizias ou de como escrevias, é porque és só mais um fanboy frustrado igual a tantos outros com quem me cruzei.
PS:para quem criticava os outros de passar aqui muito tempo, estás muito activo, xbot que é xbot é assim mesmo, hoje diz uma coisa, amanhã faz outra…Go Rui!!!
Meninos… Vamos abrandar o discurso… A coisa está a tornar-se demasiadamente pessoal.
E sim, eu pedi porque não gosto de pessoas que se escondem por detrás de um nickname ou nome falso. Eu dou a minha cara e espero que quem fala comigo também o faça. Pedi ao MrGamer e ele acedeu prontamente.
Sr Mário não há nada de pessoal.
Nem com o MrGamer nem com ninguém.
Discuto ideias só isso.
Sim, mas controlem a adjetivação.
Tu podias mudar de Nick 10 vezes que o resto era entra a cassete.
Eu na lusoplay tinha um nick, na ptgamers outro e na Eurogamer outro conta com 14 anos.
Aqui sempre fui o Rui que é o meu nome.
Gosto de ver que aprendes termos de outros muito bem.
Quanto ao estar mais ativo estou de baixa…
E por fim essa adjectivação que acabaste de usar é digna de um bronco.
Tudo bem contigo Rui?
Mais ou menos mas volto ao ativo amanhã. E já vou ouvir piadas sobre sexta-feira passada.
Espero que recuperes rápido.
E esquece sexta feira… O Porto jogou bem e aquilo podia ter dado para qualquer lado.
Queres saber o que se passou comigo no sábado?
Ia a entrar no Porto, e a entrar no viaduto sob a rotunda AEP. Olho para trás e vejo a polícia a escoltar o autocarro do Benfica.
O autocarro do Benfica a entrar na cidade sábado às 11h? Ia vazio, buscar os jogadores a algum hotel.
Como a faixa tem duas vias em cada sentido, meti-me na da direita, para os deixar passar.
Mal o primeiro carro da polícia passa do meu lado o agente faz-me sinal para me chegar mais para o lado. Eu estava num viaduto, com uma berma de nem meio metro e uma parede. Ia-me chegar para onde?
Ignorei e mantive-me na faixa da direita, o mais à direita possível, mas sem parar.
Passa o autocarro, passa o segundo carro da polícia e o terceiro poem-se ao meu lado e diz-me para descer o vidro.
Eu abro e o gajo diz-me se não vi o aviso do primeiro carro para encostar.
Eu respondi-lhe que sim, mas que como não tinha onde parar em segurança não parei e limitei-me a seguir o mais à direita possível.
Diz-me o gajo que quando for assim, tenho de obedecer à autoridade ou serei multado.
Passei-me! O gajo queria que eu parasse ali…
Virei-me para ele chateado e disse-lhe. Snr Agente, a vossa função é garantir a segurança das pessoas. E queria que eu parasse num viaduto sem berma. O código da estrada proíbe isso. E tudo para que os snrs escoltassem um camião de transporte de porcos vazio!
Oh pá, acredita… Saiu-me aquela merda… Lol. Nem era minha ideia insultar os jogadores do Benfica, mas estava tão revoltado por aquele cena toda por causa de um camião vazio, e de quererem que parasse naquela situação, que me saiu.
Pensei para mim… Estou fudido. Vou levar uma multa!
Surpresa. O agente deixa escapar uma risada (não seria benfiquista), e mandou-me seguir enquanto se ria.
Lololololol!
E quem és tu na Eurogamer?
A Microsoft nunca tirou Minecraft do PlayStation, e até agora, é o único jogo do nível de COD, dos adquiridos pela Microsoft, além de ter cumprido todos os contratos da Bethesda. E mesmo se a Microsoft deixasse COD exclusivo, isso não seria monopólio e nem iria acabar com a competição, segundo o que dá para interpretar do CADE (órgão regulador do Brasil).
Se o CADE diz…
A questão é que os outros reguladores não querem saber do CADE para nada, e cada um decidirá por si.
Talvez uma interpretação mais correta da fala do Phil Spencer sobre exclusivos seria que El acha ruim prender um jogo a um único dispositivo! O Xbox home abrange várias coisas! PC, Xcloud etc… Então toda plataforma que river o Game Pass Vai Ted os jogos da Microsoft! Mas não a concorrência direta!
Boas.
Floreios e mais floreios. No fim não deixa de ser exclusivo, mesmo que chamem de “ecossistema”. Independente se está num dispositivo ou numa gama de dispositivos. Se está no console PS5 e não no XBox é exclusivo. Se está na gama de dispositivos relacionados ao XBox e não está no PS5 também é exclusivo. Não passa de uma narrativa floreada pra tentar justificar.
Não, a interpretação correta pra fala de Phil Spencer se chama demagogia, hipocrisia. Se ele achasse mesmo exclusivos nocivos, Gears, Halo e Forza estariam no Playstation
Ele só veio com essa conversa fiada, pq não conseguem competir de igual para igual com Sony e Nintendo em exclusivos de ponta, msm com 1 milhão de estúdios, Paulo. A verdade é que a MS provou que não entende nada de jogos e que Phil Spencer entende ainda menos. O sucesso do xbox 360 foi graças a Peter Moore que ironicamente, foi chefe da Sega e conhecia do mercado de consoles. A MS está como o ditado do pato: Faz tudo, porém nada bem feito!
e ao que parece esse Peter Moore ai entende mais de console wars e flamme que video game.
pq não tem nada dele recente que não seja falar que era vitima de FUD na Sega e incentivou o FUD no xbox.
falar de video game, nada
Parece que o legado dele é a hipocrisia, a semente do xbox milgrau, criar a empresa de video games vitimista e coitadista que cria uma Seita ao seu redor.
Em entende de gestão de futebol, pois ele é um dos responsáveis da gestão do Liverpool da Inglaterra
tá no lugar certo, lá ele pode ter a torcida organizada fanatizada que ninguém vai falar nada contra.
Discordo completamente! A Microsoft faz muitos jogos de qualidade! Eu não sei se você já viu eu comentando isso, e não sei se fica chato eu repetir toda hora isso mas vamos lá! Esse ano eu concordo que foi patético pra Microsoft em relação aos lançamentos mas eu relevo pois os anos passados foram muito bons! Olha tudo que a Microsoft lançou de 2017 pra cá, Halo Wars 2, Forza Horizon 4 e 5, Forza Motorsport 7, Sea Of Thieves, State Of Decay 2, Gears 5, Battletoads, Ori 2, Gears Tátics e Halo Infinite! Todos jogos de ótima qualidade! Então essa história de que a Microsoft não faz jogos bons é ridícula!
De sem querer mostras qual é o problema da Xbox, repara na quantidade de vezes que repetes as palavras, Halo, Forza e Gears, e depois olhas para um catalogo com jogo medianos metidos ao barulho e dizes que aquilo tudo tem uma ótima qualidade, se aquilo é qualidade, então o que dizer dos da Sony e Nintendo?
É esse o grande problema da Xbox, ter uma comunidade que não lhes exige qualidade, bem pelo contrário, passa pano em tudo o que esta faz.
Primeiro que qualidade é algo totalmente relativo, e depende do gosto de cada um! Eu só disse que esses jogos tem qualidade pois no geral a comunidade Xbox acha isso! Então não existe isso de jogo com mais ou menos qualidade! Cada um vai decidir qual jogo é melhor pra si! Fora que não dá pra comparar a maioria dos jogos de Play e Xbox pois a maioria deles tem propostas diferentes! Eu não entendo porque os sonystas se esforçam tanto pra depreciar os jogos do Xbox! Pra mim eles são tão bons quanto os da Sony!
Não, qualidade não é relativo e nunca foi! Você, de novo, tá mentindo pra si mesmo pra justificar sua narrativa. O que é relativo é gosto, e gosto é algo totalmente diferente de qualidade. Você nunca vai falar que um Ford KA é de qualidade equivalente a uma Ferrari, ou vai?
Mario, não sei como vc não acaba com isso logo, pois o rapaz já deturpou o que é qualidade em vários artigos e insiste nisso. Não consigo entender bem o que acontece. Já sabemos que é frequentador da gamevicio e que lá (um antro de fanáticos) ele não vê comentários de fanáticos caixistas. Afff
As pessoas são livres de expressar a sua opinião, seja ela correta ou incorreta. Não havendo faltas de respeito, não impedirei as pessoas de falar.
Não adianta. Ele vai repetir isso até todos cansarem e passarem a ignorar. Em seguida vai no windowsclub falar pros amiguinhos que veio aqui falou um monte de verdade e ninguém teve coragem de rebater. Modus operandi previsível.
Nao se importam com a verdade, apenas ganhar “gritaria na internet”
Numa discussão há sempre duas verdades. Não é que os argumentos de uns estejam certos e os outros errados. O que há é uma forma de verem as coisas que é deturpada.
Meu amigo, falar que State of Decay 2, Battletoads e Halo Infinite são de qualidade é querer tirar os outros pra otário! Para de mentir pra vc mesmo, cara!
Em 5 anos a Microsoft lançou isso? Tá contando até Halo Wars? A carência tá absurda mesmo hein?
Vamos citar remakes e tudo que o PS Lançou de 2020 pra cá?
The Last of Us 2;
Gran Turismo 7,
Ghost of Tsushima,
Demon’s Souls;
Astro’s Playroom;
Ratchet and Clanck: Rift Apart;
Miles Morales;
Sackboy;
Horizon Forbidden West;
Spider remasterizado;
The Last of Us Part 1;
Uncharted: Legacy of Thieves;
Returnal (sim, a Sony tinha equipe própria no desenvolvimento do game e o financiou);
Tu não tem vergonha de citar esses jogos em 5 anos? Acabei de te mostrar que em 2 anos a Sony lançou mais que a MS em 5! E da tua listinha, dos 11, 3 são Forza, tem.o flop do Halo Infinite, State of Decay e Battletoads. Tem que ser muito alienado pra não enxergar o que está na frente dos olhos.
Imagina só eu me contentar com Halo Infinite, falando que é de alta qualidade, se contentar com Halo Wars 2, mais 3 jogos de corrida, Battletoads (cuspiram no legado da franquia) e State of Decay 2. E ISSO TUDO EM 5 ANOS! 5 MALDITOS ANOS! No dia que eu chegar nesse nível, minha família me interna!
Paulo… Já te disseram que Ori não é da Microsoft. Da mesma forma Battletoads nem deveria estar também aqui pois o jogo foi desenvolvido em colaboração de 6 estúdios, dos quais apenas um era da Microsoft, sendo que o principal foi a Dlala Studios (que não pertence à Microsoft)
Para além do mais, tens aí jogos onde o conceito de qualidade é muito questionável.
Edson, se a MS acreditasse mesmo que exclusivos são nocivos não teria um console e virava publisher! Você investir em Hardware físico, numa plataforma própria, já mostra que exclusivos sempre importaram.
“Não gosto de exclusividades, mas tenho uma plataforma que tem seus exclusivos.”
Sério, a MS tá querendo tirar todo mundo pra otário! E só faz isso hoje, porque tem um bando de trouxa defendendo.
Exatamente, André!
Claro, Paulo, o Phil nunca merece uma interpretação bem intencionada no que diz, tudo que ele diz é fingimento pra desvirtuar o sentido das coisas em prol da MS. Concordo plenamente.
É a mesma coisa que fanboys do xbox
quem não lembra aqui a importância das vendas de consoles no três meses que o xbox vendeu mais no EUA?
Tudo no xbox é assim, notas não importam até forza sair
exclusivo não importa, até o xbox ter.
tinha cara aqui bem loco, que sumiu, falando como agora “era a hora da virada” com as vendas.
se perguntar, agora para ele vendas não importam mais ou vai inventar um novo sonho de “agora é a hora da virada”
É por isso que existe xbox milgrau e não “playstation” milgrau ou “nintendo” milgrau.
Acho que seria interessante ter sido incluido no artigo, as mudanças de retórica por parte da comunidade Xbox, que hoje diz que os exclusivos não importam, que são filminhos para boi dormir, mas que agora vibram com potenciais exclusividades, formas de estar de uma comunidade que está em linha com o que sai da boca de Phil Spencer, uma comunidade que além de ser a mais tóxica da industria, é especialista em tirar argumentos da cartola, GPU’s secretos, uma Series X que não esmaga a PS5 por causa das ”tools”, etc..etc.. estava aqui o dia todo.
Agora a piada do choro já perdeu a graça, agora o tom é mais sério, agora temos artigos do Windows Central a dizer que a Sony está tramada caso a compra seja bloqueada, porque SENÃO… aqueles 70 biliões ficam disponiveis para comprar exclusivos a torto e a direito, ao ponto de a Sony correr o risco de ficar sem nada, um argumento curiosamente, ou talvez não, que já foi usado aqui.
Uma coisa é certa, passe ou não, esta compra vai mudar para sempre a industria dos videojogos, caso seja aprovado, não me admirava nada de ver uma parte significativa da industria dar força à Sony.
Acho muito errado dizer qual comunidade é mais tóxica! Todas as comunidades tem pessoas fanáticas! Não se pode generalizar como se isso fosse regra! Tem muitos sonystas que são extremamente fanáticos! E eu nunca vi alguém dizer que os exclusivos não importam! Isso não faz nenhum sentido! O que falamos é que não importa o jogo sair para mais plataformas além do console físico!
Mas a mais tóxica é do Xbox, pois a comunidade do Playstation é mais de zoar contradições e falar do que o Xbox é carente. Já a comunidade do Xbox é um vitimismo extremo, desinformação o tempo inteiro e atacar o PS. Inclusive os líderes dos fanáticos aqui no Brasil platinam jogos do PS, alguns compram PS antes de Xbox e o gado acredita mesmo que Xbox tá acima de PS. Também é toda hora gente carente do lado verde, que nem console tem e acha que tem propriedade pra falar de jogos! É uma comunidade formada por adolescentes imaturos e que vive falando de Playstation.
Comunidade do Xbox é a cara dos chefes da divisão, que vivem falando merda em sites, podcasts e Twitter.
A considerar-se que a base de PS é 3x maior como citou a MS, é impressionante de se ver a toxicidade de fanboy de xbox em sites com gamevício e windowsclub, também já dominaram a eurogamer.pt, ou seja, se não são maioria, certamente parecem os mais tóxicos e uma maioria aparente por serem a maioria das manifestações tóxicas em vários locais!
É só ir conferir, não há nem o que discutir na quantidade e na qualidade de insultos e provocações proferidos.
E tenho certeza que aqui não foi dominado também pela moderação exercida pelo Mário que nos permite discutir sem muito fanatismo.
Mas veja, aqui, por exemplo, basta alguém elogiar jogo da Sony que aparece hater, é batata, algo que funciona como bait sem sequer se ter tido a intenção!
Eu não vejo isso! Na GameVicio eu quase nunca vejo comentários fanáticos dos caixistas! Aliás eu quase nunca vejo caixistas na Game Vício! Lá 90% do público é sonysta! Fora que no YouTube os canais de flame sonysta depois que acabou a Mil Grau foi a um nível que eu diria que superou até a própria Mil Grau! Então não se pode generalizar!
Escuta, vc acha que ninguem aqui tem memoria?
O capim, xbox milgrau, xingando a mulher de “prostituta” pq ela pediu ajuda para jogar Halo, mas nao quis saber de ver os videos do xbox milgrau.
O escandalo MUNDIAL que foi o xbox milgrau, com direito a capim ameaçando filha de jornalisa em LIVE
Vc vem dizer “sonysta pior”, vc acha que as pessoas sao idiotas?
Mano, entra em qualquer tópico do windowsclub e olha lá o nível de haterismo… É atual o negócio!
Cara, você não pode estar falando sério. O usuário paulonoob lá na Gamevicio é você?
Não! Eu quase nunca comento na Game Vício! Só vejo as matérias!
aqui um presente pra vc, GameVicio não é um antro de fanaticos do xbox
é um print do twitter cortado na parte de quem postou, advinha? pq é o “pastor xbox” que postou, um classica fake news.
NÃO TEM uma resposta desmetindo
[img[/img]
Claro Paulo… O Netflix não tem exclusivos. O Disney+ também não.
Não adianta mudar o cheiro se a m**da é a mesma.
Essa compra, se aprovada for, vai ser a tragédia do Xbox. Não conseguem gerenciar nem o que tem hoje, imagina absorvendo mais que o dobro de funcionários que dispõem hoje. Quem faz jogos são pessoas, não uma empresa.
Já tão cortando a rapaziada, foram cerca de 1000 pra rua esses dias…
Vamos ver a qualidade que vai vir daí. Torcendo pra aprovar.
O objetivo é “acostumar” os “fã” a mudanca de retórica.
Depois que vc acostuma eles com isso, ou seleciona para se manterem no grupo apenas quem segue cegamente, vc tem uma seita.
No xbox nao sobrou quem gosta ou nao gosta de vendas, notas ou exclusivos, gosta ou nao gosta de GOTYs; sobrou quem nao importa o que aconteça, sempre vai defender tudo que o xbox faz.
O nivel é tao baixo que fanboy do xbox ta no twitter pegando print do Horizon Zero Dawn fingindo que é Forbidden West para comparar com plague tale.
off:
Vi um papo de “fusão” Playstation e Nintendo.
faz uns séculos o Mario andava comentando um papo de fusão ai, acho que o Jim ou em algum documento da Sony falava em fazer fusão.
hoje, MS comprando gastando quase 100 bilhões e falando que vai comprar mais.
Sony compra a Bungie e deixa eles continuarem fazendo o que querem (mostrando no passado recente que pode fazer fusao e a Nintendo continuar tendo liberdade)
Nintendo já comentou várias vezes que está preocupada com o seu proximo console, pq acredita que seja possivel um flop, no passado recente eles nunca emplacaram dois consoles de sucesso.
Todo o histórico do Cerny com o PS4 e PS5 criando um console tratando os desenvolvedores de jogos como clientes da Sony (historico e garantia de escutar a Nintendo na hora de projetar os consoles playstation)
Nintendo trabalhando com portáteis apenas (sim, switch é um portátil que conecta na TV)
Steam com o Steam Deck mostrando ser viável um portátil com x64 e RDNAx, as mesmas arquiteturas do playstation 4 e 5
Em outros tempos nunca imaginaria ser possível isso… Ai em cima tem os motivos de ser remotamente possível isso acontecer.
A Nintendo teria voz no desenvolvimento dos consoles, a Nintendo poderia ficar fazendo portátil e jogo cross entre playstation e “switch 2”, teria liberdade igual uma Bungie da vida.
E sim, tem outro condicionante, a compra da Activision tem que ser aprovada para essa fusão tb ser aprovada.
seria como um plano C para Nintendo e Sony, se deixarem passar a compra vai virar zona e obviamente aprovariam a fusão ai.
quero deixar bem claro que isso ai só imaginei isso no pior cenário possível, se deixarem uma bagunça a regulação do mercado e a MS sair comprando quem eles querem. Ai tem chance dessa fusão acontecer.
SOMENTE se virar um mata mata sem regulação para ter motivo dessa fusão acontecer e ser possivel ela passar no CMA por ex.
Com todo o respeito, isso é devaneio, Deto. A Nintendo não quer isso, a Nintendo é uma empresa quase familiar e tradicional e capaz de se reinventar diversas vezes, na pior das hipóteses a Nintendo encolhe, mas será sempre amada no Japão. A Nintendo também está de parceria estratégica, e provavelmente duradoura, com a Universal tanto pra filmes quanto pra parques temáticos. Então, esse tipo de coisa, pode esquecer!
até pouco tempo atrás ninguém imaginava que a MS iria gastar 100 bilhões de dólares para o xbox.
Isso não é lá muito verdade Deto, primeiro porque a MS sempre fez aquisições, apesar de no mercado de games sempre foram de coisas menores, mas depois que compraram a Zenimax, obviamente que o céu era o limite.
Todos o acontecido recente no Xbox, obviamente, tem a ver com a falsa ideia da MS de que os serviços de cloud podem lhe dar uma vantagem competitiva em termos de futuro, agora, só falta é combinar isso com os clientes! 🙂
Doutra forma, minha opinião é de que a Nintendo não se sente minimamente ameaçada pela Microsoft, ou mesmo pela Sony. E não acredito minimamente que a Nintendo queira se juntar a alguém pra combater a MS – esse guerra de consoles é pra Sony, óbvio não sei o futuro, só não vejo motivos pra Nintendo reavaliar a trajetória que têm seguido de longa data.
a MS gastou, vamos arredondar e juntar um chute de quanto vai custar para integrar as empresas, 100 bilhões nessas aquisições
Antes tinha comprado a Nokia por 7 bilhões.
Outra empresa que eles compraram foi a aQuantive por 6 bilhões, para concorrer com o Google em buscas e turbinar o Bing. (deem uma pesquisada, não durou nem 1 ano e fecharam a empresa)
===============
carai… a MS pagou + 85% do preço de mercado da empresa e fechou um ano depois… Parece até lavagem de dinheiro…
https://www.telesintese.com.br/microsoft-compra-aquantive-por-us-6-bilhoes/
==============
Agora que eu lembre disso até parece mesmo que tem algum golpe ai… para concorrer com IOS e Android eles gastam 7bi, para concorrer com buscas do Google, gastam 6 bi
Para concorrer com a Sony gastam 100 bilhões.
Não tem nada nem no histórico recente da MS nesse sentido.
Por esse motivo há um desespero da Microsoft com esta compra. Porque eles foram all in e meteram dinheiro como nunca, pelo que a coisa se lhes falha a cabeça do Nadella está no espeto.
pq isso aconteceria?
só por ele ter tentado comprar e a compra ter sido barrada seria suficiente para “tirar esse cara por ter feito M” ?
Olha o que é dito aqui. Nunca fiz essa conta, mas aqui vai (é o primeiro ponto):
2.Microsoft must convince the authorities that there’s no predatory scheme
Red flags:
– Microsoft plans to invest more money in two years than the combined profits earned by Nintendo and PlayStation in forty years
– Microsoft could use its control over Zenimax and ABK content to foreclose rivals
– Microsoft has a dominant position in operating systems, cloud infraestructure, multi-game subscription services and cloud gaming
– Microsoft tends to crush competitors by “cutting off the air supply”
tá, isso seria os argumentos para bloquear a compra.
mas eu não entendi pq o Nadella se daria mal se a compra fosse barrada.
tipo, seria como fazer uma cagada grande e agora ele teria que renunciar pq a posição dele ficaria insustentável?
Sim… Porque fez um investimento enorme sem pensar que poderia falhar. O falhar para além de por todos os planos da MS em causa (não compra agora, também não compra depois mais nada deste tipo), obriga a 3 biliões de compensação.
Deto, para mim, isso é um devaneio! Primeiro: Todos portáteis da Nintendo foram sucessos ( até msm o 3ds) onde ele teve a competição dos smartphones, algo que nenhum outro teve lá atrás. Segundo ponto: A Nintendo no formato híbrido e lançando portáteis, consegue colocar vários consoles da mesma família dentro da mesma casa, algo menos comum com formato de consoles de mesa tradicionais. Eu confesso que adoraria ver a Nintendo de volta no mercado de consoles de mesa, mas olhando para o mercado dela, é burrice a Nintendo voltar a ele. Terceiro ponto: A Nintendo não precisa de praticamente third party nenhuma que produza AAA, salve algumas poucas exceções, onde que COD é um game que se mostrou pelo switch que em consoles Nintendo, ele não faz falta. Aí no seu devaneio, vc realmente pensa que a Nintendo faria jogos para rodarem no PlayStation? Sai desse delírio, brother!
Numa junção, sim! A Nintendo, junto com equipes da Playstation fariam sim jogos dedicados. E a Nintendo já não faz AAA desde o Wii. É tudo AA. Seria um sonho, mas falar que a Nintendo é empresa familiar é delírio! Se ela ver que os lucros aumentam junto a Playstation e a diversidade vai ser absurdamente maior, não tem como pensar que ela não faria isso.
Esperem sentados…
Isso mesmo que um dia acontecesse, não vejo que seja tão cedo.
Não seja literal, Sparrow, quando digo “quase familiar”, falo de tradicionalismo, a Nintendo tem uma linha de conduta clássica que segue a anos, nem o abandono por parte de thirdies a fez mudar de curso. O foco dela é sempre entregar um console cool e seus amados e esmerados jogos, ela não foge disso desde sua criação, é só olhar a história. O máximo que você vai ver de flexibilização é essa agragação de valor aos produtos dela por coisas em que ela sabe não conseguir fazer sozinha – seja por não ter Know-How, seja por não ter capital pra fazer só (filmes e parques temáticos) – ou joguinhos f2p de celulares com vista a atrair gente pra sua plataforma, mas usando desse de maneira bem a conta-gotas e que não se equipare a nada que ela oferece no console.
E outra, mesmo sendo literal, a Nintendo teve seu primeiro presidente de origem não familiar só nos anos 2000, e ainda assim indicado por um Yamauchi. O presidente mais independente de indicação familiar da Nintendo até hoje foi esse que assumiu em 2018, e que não foi um mero tapa buraco para a morte do Iwata.
Mesmo assim, todos eles têm vindo do mesmo lugar o que também mostra uma tradição, a Pokemon Company.
bom, eu vi noticias da nintendo preocupada com a transição de geração, primeira vez na vida que eu vejo noticias desse tipo.
eles não sabem se conseguem emplacar outro console de sucesso, tem receio que venha outro gamecube, N64, Wii U.
e o pronto principal disso seria as “abrirem as porteiras” e deixarem a MS comprar tudo que quiser para monopolizar o mercado. Vc achando ou não que a Nintendo tá “fora” da concorrência, cedo ou tarde tudo se resume a tempo livre da pessoa.
o motivo de ter tanto console flopadado da Nintendo pra mim é a falta de third.
se a Sony escutar o feedback da nintendo, sim ué. A Nintendo faz o console pra ela e por isso não tem third party, e qual a diferença disso se a Sony for fazer um console escutando feedback da Nintendo? ela escuta dos desenvolvedores desde o PS4.
Pode ser na teoria… Na prática é mais complicado. A Nintendo ganha muito dinheiro nas consolas, não é apenas nos jogos. Abdicar disso??? Duvido! Para isso teriam de ter mais Flops.
ah, tinha esquecido que a Nintendo lucra bastante com o próprio hardware do console.
dai complica mesmo.
Espera um pouco e você vai ver a Nintendo começar a comprar coisas também, tipo a Platinum…
Acho que nessa altura do campeonato (nova geração), é estranho colocar hipocrisias nas mãos da Microsoft, pois se for buscar encontrar ou problematizar falas, quem está mais cometendo hipocrisias sobre retrocompatibilidade, serviços, jogos no PC e jogos crossgens, é a a Sony durante essa nova geração. Sobre a aquisição, o CADE (órgão regulador do Brasil), já mostrou que a aquisição não forma um monopólio e mesmo se a Microsoft deixar COD exclusivo, não vai destruir a Sony, já que o mercado ainda está aberto (mesmo não sendo o objetivo da Microsoft).
Admiro que tenhas tanta informação de mercado. Talvez a queiras partilhar.
Quais hipocrisias da Sony? Me fala! Cite!
E serio que vc tá citando o CADE, que deu cópia e cola no documento oficial da MS pra justificar a aquisição?
Tu deve achar o Brasil exemplo né? Piada!
Nos dias de hoje, manifestações de órgãos brasileiros vinculados ao executivo têm tanto valor quanto o orgãos reguladores do Afeganistão!
Boas.
O CADE não mostrou que não existe monopólio e muito menos mostrou estudo se essa aquisição pode imapctar e como o mercado. Lembrando que o histórico do CADE não é bom, pois aprovou a compra da EMBRAER pela Boeing. Goste você ou não, a conclusão do CADE não influencia a investigação do FTC, CMA e. UE. E precisa considerar que esses são os principais.
Eu nem tenho palavras para denominar o Phil Spencer e a comunicação da M$ com seus clientes. O sentimento que tenho cada vez que vejo um novo pronunciamento desse cara é de repulsa. Não vejo a hora de a M$ trocar essa cadeira do Phil. Nunca pensei que um cara da industria de entretenimento pudesse me causar o mesmo sentimento que tenho por políticos corruptos.
Infelizmente eu também vejo nos atos da Microsoft o mesmo que vejo na política. Demagogia atrás de demagogia. Promessas atrás de promessas. E o que se viu em 21 anos? Nada!
Agora querem convencer as pessoas que os seus serviços serão o futuro e que não terão exclusivos. Como se o Netflix, o Disney+, HBO e outros não tivessem exclusivos. Qualquer mercado sadio tem-nos, de uma forma ou outra.
E oh pá, o aluguer sempre foi mais barato que a compra. Mas são coisas diferentes! Streaming e jogo local também são coisas diferentes. A Microsoft pode com isto acabar cortar a escolha do cliente, pois a concorrência directa é só a Sony. E se a Sony ficar abalada a escolha do cliente entre os serviços e a compra e o streaming ou o hardware, pode desaparecer. E diga-se, o Gamepass não nasceu ontem, e nem sequer convenceu todos os possuidores de Xbox. O Xcloud alcança dois biliões de pessoas e no entanto tem 10 milhões de clientes.
Estes serviços são prematuros. As pessoas não os querem ainda. O local e a posse, seja do físico ou do digital ainda são a escolha das pessoas. Pagar para não ter nada e ficar dependente de terceiros para jogar, não é a primeira escolha do mercado.
E o adquirir grandes editores de jogos multi, choca-me. Eu aceito que a Microsoft queira crescer, e que compre estúdios.
Mas a fazê-lo que faça como a Sony. Estúdios que não estão no mercado multi. Mas não editores, e muito menos a tirarem jogos aos outros.
Mas se o quer fazer, que mantenha os IPs atuais multi. E se realmente é contra exclusivos que lance multiplataforma.
A realidade é que, olhando para todo o histórico da MS nas consolas, e eu suportei-as todas até às séries, pelo facto que isso só se consegue ver agora, o que vejo é que a empresa nunca fez uma gestão virada para a satisfação do cliente. Tudo o que eles fizeram foi uma gestão a pensar em lucros. Os estúdios são vistos como independentes e não como um todo, o que torna o falhar pouco tolerável, e o histórico não é respeitado. Se fosse nunca fechariam uma lionhead, e nunca teriam reduzido uma RARE ao que ela é atualmente.
Ao longo destes anos a Microsoft acertou em 3 jogos, o Halo, o Forza, e o Gears. E que outras grandes tentativas de novos IPs viste ao longo dos anos? Eu não vi nada! A Microsoft viveu sempre desses 3 IPs e nunca investiu forte em mais nenhum.
Durante a era PS3 vimos uma Sony na mó de baixo. E o que viste? A Sony investiu como nunca nos seus estúdios e nos seus IPs, de forma a promover a sua consola. Os resultados foram tais que, apesar de ser lançada um ano depois, de praticamente não ter vendido grande coisa nos primeiros dois anos devido ao seu preço, e de os programadores terem demorado a acertar com o hardware, os jogos da Sony catapultaram a consola que conseguiu ainda superar a X360.
Na era seguinte a Microsoft fica na mó de baixo, e tudo devido a más escolhas na inclusão de um Kinect.
Quando eu esperaria que a Microsoft apostasse em formas de usar o Kinect e fazer valer a sua mais valia, o Kinect é retirado para descer o preço. A Microsoft em vez de absorver o prejuízo de forma a mante-lo e tentar tirar todo o partido da sua criação, opta por tirar o Kinect e vender sozinha a consola capada devido a ele.
Ou seja, em vez de tentar explorar aquilo que poderia ser a diferença, opta por entrar no mercado de igual para igual com uma consola capada.
Mas pronto… Mesmo capada, poderia ser capaz… Era uma questão de as First produzirem grandes jogos que fizessem esquecer isso.
Mas o que vimos? Jogos no PC e os estúdios a fechar…
Houve investimento para sair do buraco? Nada!
O investimento surge perto do final da geração. Numa nova investida da Microsoft para relançar a consola e promover as series.
Mas dois anos depois, onde estão os jogos?
Continua tudo na mesma… Nada mudou. Em vez da Microsoft apostar, investir e produzir, queixa-se que os outros são líderes de mercado, quando na realidade nunca fizeram a ponta de um corno para serem minimamente competitivos.
E agora vem a cartada… Adquirir a concorrência. E não podendo comprar a Sony por ser japonesa, o que lhes resolveria todos os problemas, tentam adquirir o resto, tendo comprado a Zenimax, querendo agora a Activision Blizzard, e dizendo à boca cheia que não vão parar por aí.
Quando o Phil Spencer tomou conta da Xbox, eu gostei da sua honestidade, frontalidade e achei que a Xbox estava bem entregue. Mas ao longo dos anos percebo que ele não é mais competente que o Matrix. Ele é um vendedor de banha da cobra que alimenta um conjunto de fazedores de opinião que os apoiam. E o Astroturfing é algo em que a Microsoft é exímia.
Como disseram vários artigos, a FCA poderá estar nas mão deles, pois eles tem pessoas nos sítios certos. Países menores não querem saber pois não tem peso de mercado, reguladores como o CADE tem o rabo preso devido aos investimentos fundamentais que a Microsoft tem no país. Faltam os outros, que não tem o rabo preso, que agora são criticados, inclusive pela câmara de comércio norte americana por estar a ter esta postura. Uma câmara onde os lobbys da Microsoft estão bem instalados e são conhecidos.
Enfim…
para mim é mais grave, a MS não se importa com a verdade dela nem com a verdade dos outros.
verdade dela seria o que eles acreditam.
não importa o que aconteça a MS está sempre certa, quando não tem exclusivo ela está certa pq exclusivos são anti consumidor
quando tem exclusivo, ai importa e ela está certa em ter exclusivo
parece uma lavagem cerebral onde a MS e o Phill estão sempre certos, parece até seita de politico que o sujeito nunca pede desculpas ou se enganou, ele está sempre certo.
Dias estranhos que estamos vivendo né!https://www.theinformation.com/articles/how-a-microsoft-antitrust-attorney-keeps-its-mega-acquisitions-from-getting-killed
Tens acesso à história toda? Detesto meter e-mails em locais que depois não uso regularmente.
Não entendi, Mário! Coloquei o link por conta da hipocrisia da advogada, pois a ação da MS é bem similar à da NVidia, mas… Ela estará defendendo a MS, enquanto foi contra a Nvidia.
Edson, o Mário perguntou sobre a matéria completa pois é necessário informar um e-mail para obter total acesso.
Sim, sim… se leste o meu comentário anterior, apaguei-o pois escrevi mal…
Mário, infelizmente não! Tentarei achar mais coisas e achando, te passarei!
O primeiro flop de um exclusivo Playstation no PC! https://www.eurogamer.pt/uncharted-legacy-of-thieves-collection-e-a-pior-estreia-da-sony-no-pc
Na verdade o que mais vendeu não passou de 100 mil cópias no primeiro fds no PC? Isso é uma fração minúscula do que vende no console. É ótimo, assim a Sony recua nessa política e quando Studios internos questionarem o pq não vai para o PC, se mostra os dados. Mínimo de 3 anos pra estar no PC seria o ideal.
André, a Sony nunca precisou do PC pra nada, mas 3 anos seria realmente ideal como vc bem diz! Jogador de PC ou quer comprar nas big promoções da Steam ou… Pirateia!
Isso tem uma explicação num outro thread… A Sony lançou tantos jogos para PC seguidos, que as pessoas não compra tudo. É que apesar de o mercado ter milhões de potenciais clientes, os que compram uma grande quantidade de jogos não são assim tantos.
https://www.neogaf.com/threads/is-sony-missing-out-on-pc-sales-by-releasing-too-many-games-at-once.1643731/
Mário, para mim o ideal seria a Sony esquecer do PC! esse pessoal não compra games, apenas pirateiam!
[OFF] … mas tinha gente aqui a dizer que a MS não iria alterar os preços do Series……
e não é a 1ª vez que o Phill fala nisso
https://www.eurogamer.pt/precos-das-xbox-series-jogos-ou-game-pass-podem-aumentar-diz-phil-spencer
Sabe que como líderes de mercado eles não tem receio de perder quota com aumentos de preço. 😉