As palavras de Shuhei podiam ter sido tiradas dos nossos artigos da PCManias… e com elas, este empresario, explica de forma simplificada como funciona a economia.
Shuhei Yoshida é um nome consagrado no universo dos videojogos. Uma pessoa com uma bagagem e uma credibilidade tremenda na industria dos videojogos conquistada ao longo dos anos.
E numa entrevista recente, ele resolveu falar dos novos Tiers do PSN Plus.
As suas primeiras palavras foram para o serviço concorrente da Microsoft, o Gamepass, um serviço onde os títulos Xbox são disponibilizados no dia do seu lançamento. Mas a Sony não opta pela mesma filosofia, poia ainda acredita no “lançamento premium de um título no lançamento”.
Yoshida refere que a versão anterior do PS Plus tinha jogos que foram lá colocados no dia do lançamento, como Rocket League e Fall Guys, e Yoshida reconhece que isso contribuiu para o seu sucesso, pois ajudou a dar a esses jogos multiplayer online um acesso rápido a um grande público.
Mas o conceito por detrás dos novos Tiers do PS Plus são uma abordagem diferente.
Ali o valor agregado está em outro lugar, quer para desenvolvedores como editores, sendo o objetivo dar aos títulos um fluxo de receita adicional num período posterior do seu ciclo de vida, exatamente como acontece com os filmes.
“O novo PS Plus tem diferentes níveis, e na sua gênese comum, é essencialmente é como o antigo PS Plus, onde ainda são lançados dois ou três novos jogos por mês. Mas nos novos níveis, que começam no Extra, existe um catálogo de centenas de jogos para as pessoas jogarem.
Para o Extra, a nossa abordagem [é] que gostamos de ajudar os editores [com] o gerenciamento do ciclo de vida. Eu estava a gerenciar os first-party [no PlayStation], então sei que é como nos filmes – um filme sai primeiro no cinema, depois vai para o pay-per-view , ou um serviço de assinatura, ou TV gratuita, sempre gerando novas receitas em cada nova etapa. e alcançando um público mais amplo.
Da mesma forma, acreditamos no lançamento premium de um título no lançamento e depois de talvez seis meses, ou três meses, ou três anos, dependendo de quando as vendas do jogo caírem, teremos a inclusão neste serviço, PS Plus Extra, que pode ajudar a apresentar esses jogos a um público novo e mais amplo. Algumas pessoas podem ter perdido esses jogos quando foram lançados e é uma ótima hipotese de jogar e gerar boca a boca ou, se houver DLC ou uma sequência em andamento, podemos ajudar a aumentar o interesse para um público mais amplo sobre a franquia.
Por isso, estamos a incentivar os editores a fazer uso desses serviços no gerenciamento do ciclo de vida de cada título.”
Yoshida reconheceu ainda que os serviços de assinatura ainda são “meio experimentais para a Sony neste momento”, mas Stray, que foi lançado no dia um no PS Plus Extra, foi um bom exemplo de sucesso tanto para o serviço como para o título.
No entanto, os seus comentários ecoaram os do chefe da PlayStation, Jim Ryan, que disse em março que os jogos do detentor da plataforma poderiam sofrer se fossem direto para o serviço de assinatura no lançamento .
Comentários
Olhando para o mercado de subscrição vemos que o mesmo está a abandonar o conceito de lançamento no dia um. O Netflix, por exemplo, que sempre lançou o seu conteúdo no dia um no seu serviço, alterou isso. E filmes como “Gray Man”, financiados e criados pelo Netflix, foram para o cinema, antes de entrarem no serviço. E o motivo é simples: Pura e simplesmente não fazia sentido desperdiçar a receita que o filme gerava no cinema, facilitando assim que o mesmo seja um sucesso, e consequentemente possam existir mais e melhores filmes.
Sem este lançamento no cinema, a probabilidade de o filme cobrir os seus custos eram bem menores, e consequentemente isso poderia acabar com novos financiamentos a filmes do gênero.
Quem fez exatamente o mesmo foi a Disney Plus. Este serviço tinha o hábito de apresentar os filmes que produzia no dia um no serviço (Pixar, Star Wars e Marvel), mas recentemente alterou essa política ao perceber como o lançamento penalizava as receitas do cinema. E agora, os filmes passaram a ir primeiro para o cinema, e só depois para o serviço.
Ora com os videojogos é a mesma coisa. A diferença é que os jogos não vão para o cinema, mas sim para o mercado de vendas, sendo que só depois deverão entrar no mercado de serviços de assinatura.
Torna-se assim mais fácil, mais rápido, mais simples e mais provável de se rentabilizar um jogo, ao mesmo tempo que não se cria divisões no mercado entre os que preferem que tudo se mantenha como está (e que pagam mais por isso) e os que querem pagar menos pelo jogo (consequentemente, como não podia deixar de ser, pagando menos por isso).
Isto já foi repetido até à exaustão pela nossa parte, e esta ideia da Microsoft de comer passos ao percurso normal das coisas só se explica com um financiamento muito sério, onde as perdas são assumidas, de forma a se criar uma ideia artificial do serviço que, caso pegue, nunca poderá ser mantido da mesma forma.
E as consequências futuras ou passam pelo ajuste dos preços, ou pela descida dos custos de produção, o que implica a quebra na qualidade.
A Sony é conhecida pela qualidade do que produz. É exatamente essa qualidade que a torna famosa e que leva a que haja grande procura pelos seus produtos. E nesse sentido, um serviço com jogos dia um não se adequa ao que produz e à qualidade que procura para os seus clientes.
Sr Mário com honestidade, diga me 10 jogos Sony que são indiscutivelmente os melhores dentro do seu gênero.
Quanto ao artigo é o artigo número 700 a dizer o mesmo, mas tudo bem eu até acho que faz sentido, mas a Microsoft de momento quer fazer assim e a malta aproveita, se eles mudarem, a malta que antes aproveitava deixa o serviço provalmente, a vida é mesmo assim ou você assina hoje um serviço e fica eternamente lá ligado?
De momento é muito vantajoso e inigualável, se no futuro piorar corta o serviço simples.
Eis jogos da Sony nomeados e vencedores do prémio Game of the year nas principais cerimónias de prémios.
God of War – Goty
The last of us – Goty
The last of us 2 – Goty
Gran Turismo 3 – Goty
Uncharted 4 – Goty
Uncharted 2 – Goty
Returnal – Goty
Shadow of the Colossus – Goty
The Last Guardian – Goty
Everquest – Goty
https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_Game_of_the_Year_awards
Peço agora que me digas apenas 4 da Microsoft que tenham ganho prémios equivalentes.
Eu acho que ele até consegue dizer-te 4 goty da Microsoft, mas só depois do trabalho.
Eu não trabalho ao fds, mas eu trabalho, não passo a vida enfiado nos portais a dar doutrina são opções.
Trabalhas tu, assim como eu trabalho e não passo a vida enfiado em site algum, o que não faço é vir para aqui fazer figuras tristes.
A única doutrina que tenho é o equilibrio entre a sustentabilidade deste hobby que muito prezo, e a minha carteira, já a tua doutrina origina de uma lobotomia que produz fanboys como tu.
Para quem critica os outros de passar aqui muito tempo, já fizeste mais posts hoje, no fim-de-semana, do que eu numa semana inteira.
Serviu te a carapuça pelos vistos.
Caro Mr Gamer, infelizmente quando comento algo aqui sou metralhado de comentários e respondo á maioria quando estou com paciência, os outros ficam a falar sozinhos, se achas que fiz muitos comentários é verdade, mas se fores analisar nem ser respondi a todos.
Meu Deus,goty não significa obrigatoriedade de aquisição.Se contarmos dessa maneira a Nintendo ao longo de sua vida teria aí uns 40 ,Eu mesmo não uso o termo Goty uso o termo gostar,Games é sobre isso,Mas não posso deixar aqui de dizer que hoje a Sony está muito,mas muito bem encaminhado,mesmo não gostando de alguns jogos
Um GOTY é mais do que um jogo bom. É um jogo quem distingue, um jogo com um nível de qualidade média superior a todos os outros lançados nesse ano.
E isso é votado por pessoas da indústria isentas, não pelo público que confunde qualidade com gosto.
Blz o que tu acha do Overwatch?é isso tudo que falaste?
Nao, nintendo ganha muitos jogos com nota alta, mas nao tantos GOTYs.
Para ter uma noção, Horizon Zero Dawn tem mais GOTYs que Mario Oddysei, ambos no mesmo ano.
E o Mario tem nota 97 e HZD é 89.
Isso reforça o que eu disse sobre Ser Goty, Pergunta o porque do HZd ganhar o prêmio?.Sendo um jogo ter a nota mais alta no ano segundo votação de crítica e jogadores iSentos?Pergunto pra você também concordas que Overwatch ganhou de U4 por ter mais méritos
Mário Odisseu apenas bate Horizon na aceitação do público e na diversão. Mas tem públicos alvo diferentes. Para jogo do ano avaliada a história, enredo, grafismo, componente técnica, som, inovação, etc. Tudo isso pesa e não apenas as vendas. O que se avalia no jogo do ano é o jogo como um todo, pelo que não tem forçosamente de ser o jogo mais vendido ou o melhor aceite pelo pelo público.
Conheces o prémio Carro do ano? Não é o mais vendido, ou o que o público gosta mais…Para ganhar este prémio os carros são comparados e avaliados numa ampla gama de critérios, como a eficiência no consumo de combustível, o conforto, a segurança, a condução, a funcionalidade, o design e os avanços tecnológicos.
É exatamente a mesma coisa.
MediEvil 2 citado aí também é Sony, Guerrilla Cambridge!
Mário, mas nem vou por aí… É mais saber quantos estúdios produziram coisas melhores do que haviam feito antes estando na mão da MS… Na mão da Sony, praticamente todos melhoraram, apesar de algum insucesso, ou mudanças de nome.
Não respondeu a minha pergunta e ignorou a parte fulcral do comentário.
E tu não respondeste ao que eu perguntei.
O que tu parece não entenderes é que quando as criancinhas vão ao homem do chupa chupa, elas vão adorar o rebuçado que lá está… o problema vem depois, quando já é tarde demais.
Se tu não percebes os riscos potencias de um serviço que lança os jogos no dia um e que só se pode estar a aguentar subsidiado pode ter na industria, o que te posso dizer é que desfrutes do chupa chupa enquanto podes. Mas depois não te queixes.
Não respondi porque não me respondeu, não precisa de repetir o mesmo argumento tantas vezes homem eu já sei, já o li pintado de vermelho, azul, as bolinhas, a saltar, a dançar de todas as maneiras, você já foi claro.
Usando a sua analogia e tendo em conta que a netflix saiu em 1998 julgo, para quando está anunciada a morte dos cinemas?
Meus pais e avós sempre me diziam que quando uma pessoa fala um número e esse é 7 (ou 70 ou 700) esta pessoa está a mentir, nada de novidade visto que uma das últimas participações veio aqui mentir.
Games With Gold está aí, foi piorando o serviço logo após o lançamento do gamepass e até hoje tem gente a defender.
Aonde menti, reavive me a memória cavalheiro sff.
Quanto ao gwg pode recuar até 2005 ou menos, altura que comecei a comentar na ptgamers, lusoplay e outros nunca defendi o gwg, aceitei o porque tinha xbox e sempre assumi que seria no interesse de criar um online melhor e a prova disso foi o descalabro que foi o live grátis da ps3 com sempre piores latências e falhas de segurança.
Volta lá no artigo da Sega e verás, não seja “sego”.
Sobre o GWG falei da comunidade em geral do Xbox em que na altura do lançamento do Gamepass esse assunto veio a tona e os apoiadores do Xbox diziam que o GWG não iria enfraquecer.
O artigo da sega foi tosco, apressado e com muitas omissões, menti aonde eu respondi a esse artigo, senão foi a resposta que gostaria de ler é a vida.
Desça aos comentários, lá você afirma uma coisa e como resposta há frases suas que falam o inverso.
Sobre o artigo da Sega ele reflete o que há em vídeos e artigos que abordam a história da Sega.
Se há omissão então fale, cite, assim como os demais neste artigo te pediram 10 jogos do Xbox e até agora você não respondeu. Fora que nunca cita uma fonte que sustenta o que você sempre fala sobre Sega e Sony
Mas Lívio isso é proposital para a pessoa aderir ao serviço,Isso no mundo corporativo e normal,Eu mesmo dou exemplos do Yotube a aplicativos gratuitos onde no Yotube é uma forçação de barra pra você assinar e tem gente que assina relatando que Seu filho reclamava das propagandas.Eu mesmo sou contra,Mas como relatei pago o game pass mensal por causa da minha filha de 10 anos.Eu mesmo no momento só tenho o Forza H5 e se tu me perguntar sobre games de serviço eu afirmo que sou contra, mas se uma empresa consegue subsidiar isso tudo,Se a Sony também poderia fazer o mesmo você acha que a Plus estaria dando esses jogos?A Sony faz isso para tentar barrar o game pass é simples cara
Ewerton… De uma vez por todas.
Os serviços de subscrição ainda não está provado que funcionem. Em teoria sim, mas na prática temos serviços com mais de 200 milhões de assinantes, a pagar 16 euros por mês, e fazendo mensalmente perto do que a Microsoft faz por ano, e mesmo assim, a dar prejuizo.
Basicamente esses serviços requerem um enorme controlo de custos. Funcionam muito bem a distribuir conteúdo que já não vende, a baixo custo. Mas quando se mete conteúdo novo e no dia um… As contas vão por ali abaixo.
Um jogo de qualidade pode custar 100 milhões, o Gamepass faz 134 milhões de receita por mês. Mas a receita não é lucro, e só o lucro é que é dinheiro útil para investir.
Deste valor perto de 7% tem de ser retirado pois é o imposto sobre videojogos digitais que tem de ser pago ao estado (pode variar fora dos EUA). Depois tens de pagar os custos de operação, os jogos de terceiros presentes no serviço. E fica o lucro ilíquido.
Esse lucro paga 37% de imposto (Valor nos EUA), que é o que em Portugal chamamos de IRC. E só o que sobra é lucro líquido.
Isto é complexo… Muito complexo, e ver como se pode inserir ali jogos de terceiros mais os first e ainda assim ter lucro é muito muito complicado, e quase um exercício de boa fé.
Blz mas responde o que perguntei e “Se” e se a Sony tivesse o poderio da Mic não poderia fazer igual.Qual é Mário,Inteligência exige pensar e pensar em todas as pissibilidades,Aí você fala de achismo, Mas hoje a Sony só não faz isso por questões financeiras amigo, ela não tem como segurar os prejuízos igual a Sega no Saturno.Você acha que ela liga mesmo pro mercado tradicional?Ela só está nele porque depende dele e não como a Mic onde games não é o lucro e sim uma mero mercado a conquistar
Lendo a matéria parece que alguns jogos podem vir dependendo das vendas 3 meses e se isso acontecer o que você acha que pode causar nas vendas futuras,deixo em aberto
O que está sendo falado pelo Yoshida é sobre colocar no serviço os blockbusters que reduziram/esgotaram seus potenciais de venda. Ninguém está falando sobre serviço ser cortado. Aliás, eu acredito que serviços são um caminho sem volta, ou seja, se um dia o Gamepass ou a PSN+ forem “cortados”, surgirão outros serviços de jogos no lugar deles.
É muito fácil achar cases sobre o que foi dito pelo Yoshida. Por exemplo, eu não comprei Returnal, a impressão que tive no lançamento é que não se tratava de um jogo atrativo o suficiente para se pagar preço cheio. Fui jogá-lo apenas quando ficou disponível na PSN+, e achei o jogo fantástico. Com certeza irei jogar uma futura continuação em day one caso mantenha esse padrão de qualidade. Ou seja, essa estratégia funcionou comigo, o jogo foi colocado no serviço quando reduziu seu potencial de venda, e angariou fãs para consumirem a futura sequência.
Também não é pecado lançar jogos day one em serviços. Apreciei Stray em day one na plus assim como apreciei The Dirt em day one no Netflix. É só uma questão de que geralmente jogos e filmes com investimentos pesados costumam ser vendidos primeiro para que se tenha o devido retorno do investimento e mantenha a sustentabilidade do formato.
Concordo contigo… As subscrições são o futuro. Agora não se pode é por a carroça à frente dos bois, sob pena de se ter um despiste fatal.
Quanto ao caso de Stray, é um grande jogo, mas que pelo que custou deu vantagem quer a quem o fez, quer ao serviço. É no entanto um caso bem diferente de um AAA de 100 ou 200 milhões..
Exato.
Stray deve ter tido um custo de produção relativamente baixo, mas mesmo assim a BlueTwelve Studio talvez não poderia bancar tal custo. A Sony deve ter financiado o projeto sob condição de lançá-lo em day one na plus.
O jogo foi um tremendo sucesso e conseguiu angariar diversos fãs.
Agora a BlueTwelve Studio certamente obteve bons lucros com o primeiro jogo (até porque vendeu bem na Steam), e irá produzir uma sequência com um orçamento ainda maior para que o segundo jogo seja um sucesso e atenda à expectativa dos novos fãs.
Diante disso, talvez o financiamento da Sony e a condição de day one na plus não sejam atrativas o bastante para cobrir os custos e a ambição do estúdio com a sequência do jogo. Logo, talvez o jogo precisará ser apenas vendido em day one, mas as expectativas são boas já que agora o jogo tem muito mais potenciais compradores.
É o ciclo natural das coisas lol.
Não podias ter explicado melhor.
As subscrições são o futuro mas desde que foi anunciado julgo eu em junho 2017 o gamepass vou dar pancada até 24/09/2022.
O que você diz em partes concordo eu, concorda você, concorda até a Microsoft, mas lá está você aparentemente sofre do caso do síndrome do homem que bate na mulher, bate nela a toda a hora mas gosta muito dela e é pro bem dela.
O serviço hoje é assim, amanhã pode mudar, a Microsoft tem fundos aparentemente ilimitados, querem crescer, o presidente da Microsoft quando tomou posse queria terminar com a divisão dos jogos, hoje não só está all in como muito focado e crescer nos videojogos, a activsion aparentemente não é a última, tem dinheiro estão no direito deles gastar como quiserem desde que os acionistas aceitem e o presidente valide.
Mas eu não gostaria de estar no lugar da Sony e ver o presidente da Microsoft dizer o que disse.
Boas.
Cuidado. Falar até papagaio fala. Desde que os acionistas aceitem, o presidente valide e os órgão de regulação aprovem. Se essa compra passar, não teria muita esperança das próximas passarem. Eu já vejo que mesmo que aprovem, será com fortes ressalvas.
Por acaso hoje deve ser do bom tempo vi muitos.
Isso é um código? Ou apenas pra poder dizer que respondeu?
O pessoal, pra defender empresa, insiste em não entender que perder vendas pra colocar num serviço Day One é descapitalizar o próprio produto que tem potencial e que precisa disso pra manter a qualidade. O Gamepass está a tornar esse pessoal mal acostumado sem ver a realidade, a de que nada se sustenta indefinidamente sem trazer lucro ou algum tipo de retorno capitalizável.
Eu não entendo é como tu juca não entendes, que tens uma empresa trilionaria em 3 lugar e quer subir, resolveu apostar em ser a netflix dos videojogos, é óbvio que enquanto puder vai suportar perdas e ser aliciante para o cliente, quando atingir o seu objetivo vai ajustar as coisas secalhar alguns jogos serão day one e outros após 6 meses ou um ano.
É preciso tirar um mestrado para perceber que a dinâmica atual é de investimento e captação de clientes e quando o objectivo de crescer o que pretendem for atingido vão ajustar o serviço? Eu como cliente no futuro senão gostar das mudanças salto fora, é a beleza dos serviços a qualquer momento cancelas.
Mas assim como estou cansado deste artigo n700, vocês também estarão cansados da minha resposta n100 a este artigo.
Pensem como quiserem.
tá meio desatualizado, ninguém mais fala “netflix dos jogos” pq o netflix tá queimado, avalanche de conteúdo de baixa qualidade, preço alto, prejuizos acumulados… quer botar propaganda e cancela qualquer coisa se não entupir de gente assistindo.
alias, cancelar pq ninguém assiste, até parece Halo com modos cancelados pq ninguém joga.
Já te disse há mais de um ano que não te respondo.
Não fales comigo.
Como se falar com vc desse resultado.
Falo para os outros que leem
Por ex, teu amigo ai, o Fernando Medeiros, acabou de vir mentir que jogo Horizon Zero Dawn e que é “tech demo”
Sendo que foi o SEGUNDO mais premiado do ano dele.
Ele tb “nAuM tE rEsPuNdU”, mas os outros leem.
Nada contra a tua argumentação Rui. Um serviço não dar lucro e ser subsidiado até poder dar é algo que já aconteceu.
O que não aconteceu foi a empresa que está a perder dinheiro suportar esquemas de adesão gratuita com pontos, ou a 68 centimos por mês com campanhas, durante 3 anos perdendo ainda mais.
E isso aí é que já me parece ilegal.
Não faço ideia se é ilegal, o que eu sei e percebo é que a Microsoft olhou para a indústria e pro futuro e considerou que o gamepass era o caminho e eu não consigo contrariar isto, já tive muitas consolas, já jogo jogos desde que tinha 8 anos e nunca tive nada como o gamepass.
A questão do preço tem a ver com a aposta forte da Microsoft, quando chegar ao ponto que querem poe nos todos a pagar os 12,99 certinhos nem que seja em conta partilhada mas isso é normal, se você for fazer as contas á partilha de contas em outros serviços também há esquemas.
Convém desmistificar que quem tem gamepass não compra jogos é falso eu continuo a comprar jogos e já comprei dlcs para jogos do gp, agora que compro menos ou secalhar espero que este ou aquele saia no gamepass é verdade, mas isso também é verdade no novo serviço da sony.
Serviço esse elogiado aqui e bem, eu próprio elogiei, serviço que secalhar só existe por causa do gp.
E agora a utopia dos cada vez maiores e melhores exclusivos AAA.
Deve saber que o primeiro gt foi feito por 7 pessoas, quantas pessoas trabalharam no gt7? Quantas trabalharão no gt12? Qualquer jogo AAA de meia tijela hoje em dia custa 50 milhões, vamos chegar ao ponto em que qualquer jogo custa 500 milhões? Quem vai suportar uma indústria dessas você?
Geração ps1 , cerca de 160 milhoes de consolas.
Geração ps2, cerca de 200 milhões.
Geração ps3, cerca 260 milhões.
Geração ps4, cerca de 270 milhões.
Geração ps5, cerca de 37 milhões (xbox e ps5)
Seguindo está lógica de crescimento não é possível essa utopia do antigamente, o mercado não cresceu da maneira que os custos cresceram.
Mas já me desviei do tema.
O Gamepass é o futuro. Nisso estamos de acordo. Agora pode ser é um futuro com jogos de qualidade ao estilo que conhecemos, ou com gaas, multi e microtransações. E o facto de o serviço colocar os jogos dia um aumenta os custos, promovendo um futuro ao estilo dos smartphones.
Essa sua postura é recente, não sei se terá a ver com as trends japonesas.
O gp foi anunciado em 2017 e posso estar enganado mas do que me recordo não me lembro desta frase “serviços como o gp é o futuro.”
Mas pronto estamos de acordo, quanto aos jogos e sua qualidade isso já existe hoje, bons, médios e maus jogos.
Jogos AAA e jogos de telemóvel, o que eu acho que no caso do gp vai alterar é jogos da Microsoft day one para este e aquele, e para por exemplo um halo 6 após 6 ou 12 meses de venda ao público ou seja sistema híbrido, e a questão do preço sem tantos esquemas.
Creio que isso na veremos na próxima geração.
Eu creio é que tu não lês os artigos da PCManias.
Eu não só sempre reconheci que os serviços de assinatura são o futuro, como reconheci o valor deles para o cliente.
Andas off.
Com honestidade não me lembro de uma frase tão cabal como essa, mas também não vou andar no site a procura de frases ditas ou por dizer.
Se você afirma vou ter aceitar que é verdade, com dificuldade mas aceito como verdade.
Eu não crítico os serviços de subscrição. Eu crítico os serviços de subscrição que nos possam empurrar para microtransações ou Gaas.
Não lembra da frase porque costuma a responder relacionado a somente o título do artigo e não responde relacionado ao conteúdo do artigo.
Fora que responde e some e deve ser devido a isso que não viu que tantos outros, até mesmo os considerados os mais fanboys, já disseram que streaming/serviços são o futuro.
Pelo que você sempre fala por aqui parece que você não faz ideia de muita coisa. Dumping é uma prática de comércio ilegal e pode ser considerada crime em diversos países e tentar monopolizar um ramo de comércio não é algo desejável e só beneficia a empresa que monopoliza o ramo do ponto de vista mercadológico.
Juca, eu sou programador informática com 5 anos de exp de mercado, não sou legislador, não sou advogado, não sou engenheiro, não sou acionista, não sou empresário.
Tenho nos videojogos um hobby, sei que aqui temos muitos legisladores, engenheiros de sistemas, arquitectos de software, advogados tudo.
Eu apenas sei programar (trabalho), futebol e videojogos e cinema (lazer).
O resto é senso comum, e vou aprendendo aqui com os nossos especialistas.
E digo te já, tu e o sr Mário mais um ou outro são dos poucos que tem o meu respeito argumentativo.
De pardais, senhor jogadores e dos netos e clones não muito.
E não é cidadão? Não sabes que deverias conhecer leis e que é sempre bom ser bem informado?
Também não sou advogado, nem programado profissional, nem legislador, nem acionista, mas como sou profissional liberal não posso dizer que não sou de certa forma empresário, mas isso não é qualificador ou desqualificador pra ser informado sobre diversos assuntos, sobretudo se estou a discutir sobre. Não tem obrigação de saber nada, mas não pode alegar que não sabe de algo para se livrar de responsabilidade ou vir discutir algo. Se não sabes não deveria discutir, e se quer discutir, ignorância no assunto não é argumento. A MS com o Xbox pratica Dumping, algo que é considerado prática desleal de comércio e pode ser enquadrada como crime a depender da legislação, isso é um fato, não uma opinião minha.
Um cidadão comum, não sabe o que é dumping, alguém como eu sabe, mas eu sei do que sei e chega, já tenho muito em que matar a minha cabeça, acho positivo da tua parte quereres estar dentro dos teus deveres como cidadão e o funcionamento geral das coisas, eu tento ser bom no que faço e basta me.
Há uma coisa chamada cultura geral. Que permite que se possa ler os jornais sem andar a recorrer ao dicionário ou ao mapa mundo. Uns tem mais do que outros, uns tem em áreas diferentes dos outros.
Daí que facto de alguém não saber o que é dumping não é criticável. Mas se o tal cidadão comum lê o termo, não sabe o que é, e não procura saber o que é, já indicia muita coisa sobre a sua inteligência e interesse em se cultivar.
Só 5 anos? Que idade tens se é que não é indiscrição perguntar? Porque disseste em tempos “…mas é a idade já não tenho a mesma paciência que tinha”.
Eu aprendi a programar em 78. Em 2002, antes de acabar o meu curso abri uma empresa de software que ainda existe, apesar de eu me ter separado dela. Criei software de gestão, software de controlo de stocks, intranets para franchisings de comércio online, simuladores de crédito e muito mais. Era software criado à medida das necessidades do cliente e não software genérico.
Apesar de ser uma política minha não divulgar dados da minha vida pessoal, até porque não tenho autorização da minha entidade patronal para o fazer, tenho duas licenciaturas, uma que me dá o título de Dr, e a outra de Engenheiro, sendo que é por esta última que me tratam no dia a dia.
Era minha intenção este ano tirar uma terceira, numa área que é uma paixão e num curso oficial da Microsoft, denominado “Programador de vídeo jogos”, e tinha até já anunciado a algumas pessoas aqui que o website iria fechar devido a isso.
Mas as coisas mudaram muito nos últimos tempos. Nova gestão da empresa e uma promoção que me está a dar muito trabalho levaram a que adiasse a coisa.
Isto a propósito do que referes de estares ligado aos videojogos.
Mas sobre isso não te pergunto mais nada sobre o que fazes pois vou respeitar que, tal como eu, não desejes expor muito da tua vida privada e profissional na internet.
Tenho 36 anos e a minha área na universidade começou pela economia apesar de a minha formação original no secundário ter sido curso tecnológico de informática, mais tarde voltei as origens e segui a via da programação, sim tenho 5 anos de experiência sou ainda um junior.
Comecei com c# e asp.net webapps entretanto mudei de empresa á cerca de 2 anos e trabalho com software de point of sale e faturação sendo o responsável pelo front end design e back off funcionalidades e correções de erros, atualmente trabalho em vb c++ e sql. Não me agrada a linguagem como o c# mas tirando esse detalhe estou muito satisfeito com a mudança.
Não tenho qualquer contacto com programação de jogos, nem me imagino a ter, apesar de ter interesse devido a gostar de videojogos, essa área para mim com a minha idade iria demorar muito tempo a ser produtivo, talvez como um hobby um dia.
Eu já tinha uma ideia do seu currículo já o tinha lido algures.
Edit:Ao seu lado ainda sou um menino na área.
Não… Eu pergunto isso é a ti.
Tu para teres os atuais 25 biliões de receita de uma Sony, que se traduzem em 5 biliões de lucro efetivo, precisaria de 160 milhões de assinantes a pagar certinho anualmente.
Se os jogos subissem o custo para 500 milhões, ou perderias lucro ou subirias o preço para aumentar a receita e manter o mesmo lucro.
Dado que estás a falar de um aumento de 5x face ao atual custo médio de um AAA, vamos apenas multiplicar a receita por 3, dado que nem tudo advém dos jogos. E, neste caso favorável, terias de ter 380 milhões de assinantes.
Nem um Netflix tem isso. E vejo mais facilmente alguém a ver uma série ou filme no comboio do que a jogar jogos streaming.
A Microsoft até hoje anunciou 25 milhões de assinantes do gamepass entre consola e PC. Basicamente nem os possuidores de Xbox aderiram ainda todos. O que te leva a acreditar que isso vai mudar em breve?
Vamos ver o teu caso, segundo disseste, tu jogas num monitor e alegas que é por causa do competitivo, mas já aceitas jogar jogos por streaming?
Onde está a coerência? Nenhum gamer digno desse nome dá preferência ao streaming em detrimento do jogo local, especialmente porque os pacotes de dados são caros e limitados e as redes móveis tem qualidade variável.
Eu nunca sequer testei o streaming, quanto mais jogar, você sai com cada uma mas pronto.
Aliás sempre critiquei a retro da ps4 com a ps3 por isso mesmo.
Você fez ai algumas contas que me parecem otimistas para a sua argumentação mas que seja, eu pergunto e na Microsoft ninguém faz contas? Acho ousado pensar que na Microsoft são todos uns ignóbeis mas..
Rui, duas coisas.
Tu falaste bem do streaming. Se nunca jogasse como avaliaste então?
Quanto às contas, apresenta as tuas. O grande problema aqui é que ninguém apresenta nada, mas argumentam na mesma.
Eu ao menos apresento dados. Bem ou mal, justifico a forma como penso e não deixo a coisa na merda crença.
Eu nunca falei bem do streaming eu detesto streaming para jogos tenho esta posição desde o onlive.
E sim nunca experimentei logo não posso dizer que não gosto mas em jogos tenho a convicção que não me interessa.
Eu já experimentei. Joga-se muito bem quando a ligação está boa, podendo a resolução descer quando há problemas. Apesar de sem conheceres o jogo podes nem te aperceber de delays, competitivo é para esquecer.
Queres dizer que o que defendes é que a empresa trilhonária, mas incompetente no ramo, compres tudo só pq pode que pra você o importante é se beneficiar na estratégia insustentável que quando ela for dona de tudo e impor as vontades dela o você abandonará os jogos ou pagará o que a empresa quiser, e ainda quer que os outros ainda pensem da mesma forma inconsequente…
Não é possível que não vejas o quanto um pensamento inconsequente desses é prejudicial em qualquer situação. Vou fumar até ter câncer daí eu paro, vou destruir florestas até sentir que me prejudica, vou apoiar a desigualdade até que chegue a me prejudicar… Sua maneira de pensar é rasa e inconsequente, me desculpe pessoalizar nesse sentido mas é porque é algo que parece vir de você e não de argumentos razoáveis.
É claro que sei o porque da MS fazer o que faz, e que ela tem dinheiro pra isso, só não acho é correto, e não seria se fosse a Sony a Nintendo ou qualquer outra, o Gamepass no modelo atual está funcionando meramente como um console propositalmente destravado a deixar-se perder dinheiro pra ver se si populariza. A diferença é que teoricamente a MS faz isso tudo às claras sem a intervenção de um agente externo para destravar o console.
Juca a Sony entrou para o mercado das consolas porque têm dinheiro e na altura tinha muito, não foi por milagre, foi dinheiro.
Usando a tua analogia, dos monopólios, posso afirmar então que do teu ponto de vista é legítimo que a Coreia do norte tenha bombas nucleares? E porque não o irão? E porque não o Brasil?
Se formos pela perspectiva do monopólio só os eua e Rússia terem 95% das bombas nucleares é mau, precisamos de equilíbrio, para não garantir o monopólio, usando essa analogia é legítimo dizer que a Coreia do norte tenha armas nucleares.
E não me parece que queiramos isso.
Ui por onde entras. Desde quando é que bombas nucleares sáo regulamentadas pelas regras do Fair trade?
Foi um exemplo overkill para demonstrar que monopólios nem sempre significa mau.
Monopólio é sempre mau. É uma espécie de uma ditadura onde se fica nas mãos de alguém. E isso nunca é bom!
Hum????????
Pelo amor de Deus, estamos a discutir regras de boas práticas e legislação em um mundo capitalista de práticas dentro de regras onde vivemos e queres transformar as anomalias de ordem mundial em regras aceitáveis?
A questão geopolítica e belicista atual ainda é fruto de acordos, sobretudo pós segunda guerra, e guerras são choques de culturas e interesses de entes soberanos (Estados) que não são submetidos a nenhuma regra que não as que queiram aceitar.
Sony, MS e qualquer outra entidade comercial, se quiser praticar comércio no mundo precisa se submeter a regras, e sim, como entidades podem fazer o que quiser, desde que a lei não os proíba, por isso existem orgãos reguladores, leis e mesmo ações judiciais, porque interesses de outras partes podem ser feridos, e Leis são pra serem respeitadas.
Só 10?
Returnal é roguelike, mas é único. Não tem nada parecido na indústria;
Demons souls só é o primeiro Soulslike já feito e se não fosse a Sony, provavelmente esse gênero nem existiria, pois a FromSoftware tinha abandonado o projeto;
Bloodborne revolucionou as mecânicas dentro do gênero e ainda hoje é considerado por muitos o melhor soulslike já feito, inclusive mudando até a denominação de soulslike pra soulsborne! Sabia que a Sony desenvolveu junto com a FromSoftware, né?
Uncharted colocou um novo patamar para jogos de ação e aventura, inclusive ele inspirou novos Tomb Raider, que tentaram ir pelo mesmo caminho, porém com uma história muito mais pobre e com mecânicas muito mais simplistas;
The Last of Us foi um novo marco para jogos de sobrevivência e o 2 colocou o jogador a realmente sentir raiva do que estava acontecendo, coisa que jogo algum chegou perto até hoje;
God of War foi um marco no seu gênero e no seu último jogo, revolucionou novamente! Sem cortes e com jogabilidade diferente foi muito acima do que esperávamos, inclusive ganhou o Goty em cima de nada mais nada menos que RDR2!;
Spider-Man, uma franquia que era medíocre na mão da Activision e que ninguém tinha hype, na mão da Sony já vendeu 33 milhões de cópias e qualquer pessoa que gosta de games quer jogar a sequência Day one!;
Death Stranding (sim, a IP é sony), novamente a Sony apostou em um projeto que poucos apoiariam. Num kojima falido na época e a Sony fez o sonho dele possível e incrivelmente nos deu um jogo diferente de tudo, que faz vc pensar, com uma história sensacional! Não existe nada que seja similar na indústria;
Ghost of Tsushima: Esse é uma delícia! Uma história simples e muito bem contada, que falavam que parecia com os primeiros Assassins Creed, mas se jogar verá que não tem quase nada desse jogo. É apenas um mundo aberto de similar e que revoluciona num combate divertido e polido.
Horizon Zero Dawn: Revolucionou em mecânicas, teve muitas sacadas formidáveis e a lore é das mais ricas e da com maior potencial da indústria!
Agora que eu respondi você e tu falou que o Mário não conseguiu lhe responder, a mim você precisa responder:
Me manda aí 10 franquias criadas pela MS que são únicas. E, ao menos, argumente como eu fiz. Abraço
Parece que ele voltou a trabalhar, mesmo no FDS que não trabalha. 🤣🤣🤣
Demon Souls, não é franquia. A fórmula foi muito melhorada posteriormente, é o pior jogo do estilo pela From Software, hypado apenas pelo culto aos exclusivos do Playstation.
Bloodborne não é franquia. Foi o jogo mais facil que a From já fez, provavelmente pra agradar o público não muito habilidoso.
Uncharted, ok, depois de uma década, a Naughty Dog acertou a mão com um jogo não infantil cartunesco. Mas o jogo em si é um besteirol bobinho com bona gráficos, nada mais. Não sei mencionar o nome de 3 personagens dessa franquia.
The last of us, bom. Melhor jogo da ND, mas não precisava ser franquia, por que o hype da temática pós apocalíptica like a The Walking Dead, tentando passar a impressao de que os humanos são piores que os zumbis nessa situação, já passou. Ta batida. A própria serie foi ladeira abaixo no devorrer dos anos, e esse esrilo que estava rendendo varios filmes até os anos 2010 parece ter sido abandonado de novo. TLOUS2 é um fracasso perante as expectativas geradas.
God of War, a segunda melhor contribuição da Sony no mundo dos games.
Spider Man, a Sony não criou absolutamente nada aqui. É ao lado do Batman o heroi mais popular do mundo, os personagens, o universo, as histórias, tudo já existe.
Death Stranding. Aqui começa a avacalhaçao, além de não ser feanquia, só no sonho do fanboy isso é digno de menção. Seria a mesma coisa de fazer uma lista igual e mencionar Crackdown, já que o primeiro jogo fez mais sucesso no 360 do que esse game aí do Kojima em dois consoles mais PC.
Ghost of Tsushima, tem potencial pra se tornar uma boa franquia, mas não é qualquer tipo de clássico memorável, bem longe disso. Sem contar o estilo e temáticas já visitado por outras franquias ao longo da história.
Horizon Zero Dawn, esse é minha maior decepção da geração passada. Hypei quando vi o trailer, fiquei numa fila de duas horas na BGS 2016 pra assistir um gameplay em sala fechada com dois funcionários da Guerrilla, comprei o jogo, e abandonei. Eu tenho ataque de nervoso quando vejo alguém dizer que foi melhor que The Witcher 3. O jogo que pra ser chato tinha que melhorar um pouco. Mas beleza, é uma criação até que bem sucedida comercialmente, se isso conta. A Guerrilla é a Crytek da Sony, só faz gráfico.
Como vc não menciona Gran Turismo? A maior sacada da Sony na história dela nos games. Praticamente criou o gênero em consoles, antes disso só jogos arcades sem realismo.
Pelo lado do Xbox, de real mesmo só as 4 franquias sempre lembradas. Halo que foi o jogo que tornou possivel FPS em consoles com maestria equivalente a PCs, Forza Motorsport que foi o primeiro game a rivalizar de verdade com GT, Gears of War que basicamente moldou a mecânica dos shooters em terceira pessoa dos anos 2000 em diante, e Forza Horizon que hoje em dia é a referência em jogos de carros arcade.
Não é preciso forçar narrativas de coisas que ninguém liga, ou nichadas tipo Alan Wake, Lost Odissey, Blinx, Project Gothan Race, ou até mesmo Fable, que as pessoas basicamente nem conhecem de verdade e certamente vão comparar com The Witcher ou Horizon quando for lançado o reboot.
Horizon Zero Dawn foi o SEGUNDO mais premiado em GOTYs no seu ano de lançamento
Mas para vc é “tech demo chata”?
Ate veio com uma Historinha toda complexa e dramatica para mostrar que vc “ficou super empolgado antes de jogar” e legitimar o que vc afirma, que jogou HZD e “é tech demo chata”
Sabe como mentiroso faz?
*Ele conta toda uma historinha cheia de detalhes, pq na cabeca dele isso legitima ele como uma pessoa que esta falando a verdade.
Quem fala a verdade é Direto, sem historinha, pq ela nao esta preocupada em enganar ninguem com mentiras.
So para avisar, na BGS nao tinha funcionario da GG jogando para os alguem assistir, a fila era para as pessoas jogarem.
Fica a dica.
Mais, o “horizon tech demo” era o “argumento” da galerinha Hater ANTES do jogo sair, nos foruns. entao se vc for reciclar argumento que vc Leu em forum, de um jogo que vc *nao jogou, precisa melhorar
O problema de vcs ai e que vcs se convencem com esse papo furado e acham que os outros irão acreditar.
Resumindo, vc contou uma “historia para boi dormir” e legitimar o teu papo de “HZD tech demo”, sendo que HZD foi o SEGUNDO colocado em números de GOTY do seu ano de lançamento.
E pronto, duvido que alguem cai no teu papo… mas se alguem cair, dei indicios de que vc esta mentindo e citei um FATO (segundo em numero de GOTYs no seu ano) que nega a tua afirmação.
Esta resposta é uma pérola. Crítica a absolutamente tudo o que veio da Sony, e vindo do nada, pois nem sequer havia comparativo, eis que surgem as alternativas… IPs da Microsoft (que tinha de incluir os 3 de sempre, Halo Gears e Forza, pois há poucos mais).
Foi uma resposta bem fundamentada e chamou atenção a uma falha que tenho notado nos exclusivistas da sony, nunca falam no GT porquê? É o maior exclusivo de longe e raramente é falado é estranho.
Quanto aos exclusivos xbox existem muitos ao longo dos tempos, mas apenas 3 atingiram o Olimpo digamos assim, mas do lado da super consola dos exclusivos é assim tão diferente? Não é sempre falado no gt, no uncharted, no last of us, no god of war e agora talvez o Spider man?
Sim a Sony tem outros exclusivos, mas a xbox também os têm e teve.
Porque não falam de GT?!?!
Talvez porque sempre que se fala de GT aparecem aloprados a o comprarem com Forza Horizon que segue fórmulas de Burnout e NFS, sendo jogos tipicamente diferentes GT e FH.
Talvez pelo mesmo motivo que não vejo falarem de Motorsport, de não trazer nenhum diferencial à concorrência, já que são bem similares.
Talvez porque se prefiram falar de coisas que trouxeram mais inovação que GT, que apesar de bom, é tradicionalmente a mesma coisa por mais de décadas, é difícil saber o motivo de cada um.
Agora, porque vocês só falam de Halo, Gears e Forza, mesmo quando não tem um lançamento recente? Porque não falam de Grounded, de Sea of Thieves ou qualquer outra novidade vinda da MS? Ou mesmo, porque não falam do sucesso de Minecraft que é um jogo que a MS não criou mas que lhes rende dinheiro e acredito que nem esteja no Gamepass? Aliás, Minecraft está no Gamepass? E se não, porque não?
Nunca se falou aqui de Gt colocando Forza Horizon,o que sempre li aqui foi que nós dias atuais tanto Gt e Forza ganharam concorrentes de peso como Ptoject Cars e Asseto Corsa e alguns users sempre alegando gostar mais de Gt ou Forza Motors,sempre no equilíbrio das plataformas
tem trocentos jogos no playstation, o cara se lembra do que ele se lembrar.
bom mesmo seria ter três franquias para ficar repetindo, pq né…. menos jogos é melhor para os jogadores.
alias, das três franquias, duas foram criadas pela EPIC e Bungie e outra foi a MS copiando Granturismo.
basicamente resume o que o xbox é, compra ou copia… Nunca cria
????????
Olha aí o “nunca”:
Qual matéria você tirou o print,vamos dar uma olhada no geral e depois te respondo blz.Se foi falado sobre gráficos o assunto pode ir para esse lado mesmo,mas passa aí pra gente bater um papo.Porque repito se a conversa andou sobre parte técnica e visual referente a esse Gt contra um jogo lançado quase 5 anos depois, não há o que dizer,temos que dar um exemplo de um jogo atual,mesmo com temáticas diferentes,igual o Mário usou uma vez sobre Uncharted4/ Gears 4 jogos totalmente diferentes
Ewertom, se queres viver em negação, fique à vontade pra garimpar nos artigos de GT7, postei 2 prints de comentários de matérias de GT7 e dois usuários vêem falar de FH em maio a comparativos com GT7 do qual mário estar a falar.
Se por acaso achas que “fabrico” prints editados, fique a vontade pra gastar seu tempo a tentar provar sua teoria.
No meu IPhone só aparece s resposta do user Cheroke não abre a tela inteira por esse motivo peço o nome do artigo para eu ler e debater contigo,blz.Bom ampliei a imagem aqui e vi que o User Cherokee falou algo fora do contexto ali e errei na minha afirmação.Valeu pelo print.Obrigado
Contra fatos não há argumentos.Valeu
Rapaz, quanta besteira…. Você realmente não jogou nenhum desses jogos, pois fala coisas absurdas sobre eles. Uncharted besteirol? TLOU2 fracasso? Rapaz, como o jogo mais premiado da história dos games pode ser um fracasso? Só na tua bolha e em um.mundo paralelo mesmo. Mas nem vou perder meu tempo te rebatendo, pois vc fala coisas que são o contrario da realidade e sempre fez isso nos seus comentários…
Será que tu não tem vergonha de falar coisas que não condizem com a realidade? Como já falou que a Sony matou a Sega, que o SX seria superior em tudo ao PS5, etc etc etc… Tenho vergonha de vc!
Garanto para vc que todos esses “argumentos” dele, ele tirou do xbox milgrau na deep web
esse papo ai de “tech demo” era o que eles repetiam antes do Horizon Zero Dawn sair.
Veja só como é rasteiro a argumentação:
1- Antes do jogo sair era “tech demo”
2- Jogo saiu, todo mundo postando gameplays com a captura do PS4 e HZD ficou em segundo nos GOTYs daquele ano, sumiram o argumento de “tech demo”
3- agora voltaram, esperando que as pessoas tenham esquecido do numero de GOTYs e de como era jogar, para repetir novamente “tech demo”
É importante lembrar que a indústria do cinema sofre até hoje com a perda de receita dos vhs/dvd/BD. Mesmo com a existência do streaming. E isso afetou tanto a qualidade, mas principalmente a inovação. As produtoras arriscam menos. Agora imagine o estrago que faria nos games, sabendo que esses não possuem a receita da bilheteria. A conta não fecha. Não a toa a Microsoft esconde seus números, mas os fanáticos e a imprensa insistem que o serviço é lucrativo. E os concorrentes gananciosos.
Espero que a Microsoft volte atrás nesse esquema de lançamento day one no Gamepass. É a coisa que eu mais quero. Só assim teremos chance de jogos bons no Xbox.
Olha um comentário sensato.
Mas que infelizmente não vai ser ouvido.
A Microsoft está a subsidiar o serviço. O Netflix e mesmo o Spotify andaram anos a dar prejuízo… baseados na perspetiva do lucro.
O Gamepass está a fazer o mesmo, mas agravado. Porque a Microsoft, devido ao seu poderio econômico) deixa o prejuízo acumular para valores superiores, de forma a acelerar o processo de atrair as pessoas. Basicamente nem perdes mais, nem menos, apenas aceleras o processo, mas é preciso arcaboiço financeiro para se o poder fazer.
Agora a hemorragia vai parar. E vai parar no dia em que se tenha conseguido o que se quer, que é o monopólio.
Daí para a frente, com o monopólio… faz o que bem lhe apetecer! E não será forçosamente bom.
Eu desejo de verdade que Gamepass deixe de existir, e torço pra que a Microsoft volte a ser o que era na época do 360, que ofereça jogos e experiência de qualidade, sem colocar a indústria gamer em risco. Eles tem capacidade pra isso, só precisam parar com essa ideia estúpida de lançamento day one Gamepass.
#off: uma pequena “benesse” da Microsoft. Algumas questões envolvendo DRM nos consoles Xbox foram resolvidas. Certos jogos em mídia física já não requerem conexão à internet para serem instalados e jogados. Claro que ainda existem outros problemas envolvendo DRM mas é um pequeno passo na direção correta.
Link: https://youtu.be/9_28_EQa2UU
Eu não… Após isto, desejo que o Gamepass seja controlado pelos reguladores naquilo que pode ser controlado. Para garantir que a concorrência consegue ser isso mesmo, concorrência.
De resto, nunca desejei mal à Xbox no passado pois sempre defendi que a concorrência é essencial, e ao atacar a Microsoft agora neste caso é exatamente por esse mesmo motivo.
A diferença entre mim e outros é que antes os fans Xbox não queriam que a sony esmagasse a Xbox, mas agora querem a Microsoft a esmagar a Playstation.
São as dualidades de critério próprias da desonestidade intelectual.
Quanto à tua nota, tenho já isso noticiado, mas entrará pela ordem de escrita pois como sabes, não tenho possibilidade de escrever todos os dias, pelo que tenho sempre artigos de reserva.
Difícil falar algo como sensato nesse comentario ,tivemos um jogo muito problemático e outros muitos bons como Forza 5,se os próximos jogos vierem quebrados aí te dou razão, mas até o momento nada a declarar, Estás a exagerar na minha opniao nesse momento sobre o servico
Quais outros muito bons? Forza? Só! De resto saíram jogos que nem exclusivos são, muito menos feitos sob a chefia da MS!
Se tu não tiver a plataforma fica difícil falar em achismo de internet!
Eu não viu debater com um user que sei que a conversa não avança.Desculpe
Fica realmente difícil debater com uma pessoa que entende que medíocre é sinônimo de ruim.
Sim oReturnal para mim é medíocre de ruim de tão tosco é chato que esse jogo achei,minha opinião.Viva com isso,Bola pra frente
Não existe mediocre de ruim, cara! Meu deus do céu! Kkkkk
Jogou 1 hora e meia do jogo, tomou um cacete do mesmo e já sai aí achando que pode opinar? Soulslike mesma coisa, é jogo de nicho, pode ser ruim ou mediocre pra vc, que nao persiste e não tem habilidade, mas são jogos fantasticos quando se tem um empenho e vontade de ser melhor. Returnal é único, não há nenhum roguelike que seja parecido com ele e a história é muito, mas muito fora da curva e excelente.
Eu revendo consoles e jogos. Então tenho acesso a qualquer coisa que quiser. Estou realmente perguntando quais outros são muito bons, sendo que a MS apenas lançou Halo e Forza até o momento. Ou será que vc vive num universo diferente? Ou tu acha que Psychonauts foi ela que desenvolveu de raiz? Que preguiça, cara!
Se você realmente jogasse não falaria tantas abobrinhas que as vezes a gente lê,Discutir um assunto com amante de jogos blz,mas discutir com pessoas mente fechada é bater em prego com a mão,Não dá.Todas as plataformas existem problemas,umas menos outras mais,Mais ficar só no negacionismo de uma e não olhar como um todo aí fica chato conversar,fica a dica Você no seu estado atual não tem conteúdo, Perco meu tempo não
Que abobrinhas? Rebata diretamente, seja leal, ou coloque o rabo entre as pernas! Você leva invertidas, outros te mostram que vc tá errado e vc faz o que? Muda de assunto!!! Vira vitimista! O que eu falo é sempre com propriedade, já vc é achismo em 90% das situações!
Você se comporta como um adolescente!
E vc não vai responder quais outros jogos são muito bons no Xbox né? Tu que soltou essa! Então me fale quais outros muito bons tem no Xbox nesses últimos 2 anos! Falou por falar, levou a invertida e agora vira vítima!
Nota: Comentário editado e cortado pela moderação. Avisa-se os intervenientes nesta conversa que poderão estar perto de cruzar uma linha perigosa, pelo que se recomenda contenção nas palavras.
Não é nossa intenção editar comentários, ou andar a servir de paizinho a alguem, pelo que sendo as regras para todos, em caso de serem cruzadas, a proibição de postar será uma realidade.
Mano tem que ser muito inocente (pra não ser mais agressivo) pra acreditar nesse discurso! A questão dos serviços de assinatura é vc conseguir sustentar o serviço até ele ter um número de assinantes suficientes pra sustenta-lo! E a Microsoft por ser uma das maiores empresas do mundo pode se dar o luxo de impulsionar o serviço colocando seus jogos Day One! Ela tem estrutura pra perder dinheiro com as vendas de seus jogos no lançamento visando ganhar dinheiro a longo prazo com o serviço! Já a Sony pelas suas condições financeiras não pode se dar esse luxo! E esse é o único motivo dela não lançar seus jogos Day One na Plus! Agora ela desdenhar dos jogos da Microsoft simplesmente por ela lançar no Game Pass Day One é de uma arrogância tremenda! E o pior de tudo são os Minions sonystas que ficam “zoando” essa situação! É triste mesmo!
Oh Paulo… estás com fome e há dois pães na padaria. Chega a tua vez e vem um gajo rico e fica com eles.
É isto que defendes?
Que os ricos (Microsoft) fazem o que querem porque podem e os pobres (os outros) comem e calam?
Se é isso que os Brasileiros defendem, não me admira que tenham 33 milhões de pobres, e não tenha ainda existido uma revolução.
A Microsoft pode concorrer… com justiça. Criando hardware de qualidade e jogos ao mesmo nível. Mas está a tentar isso à anos e sem sucesso, falhando na parte da qualidade dos jogos e entregas regulares.
Agora tem o Gamepass, mas a forma como o promove só pode ser conseguido por ela. E o que as pessoas estão a fazer, é a achar muito bem.
Netflix: 220 milhões de assinantes. Deixou de lançar dia um no serviço. Gray Man, custo 200 milhões – lançado primeiro no cinema.
Disney Plus: 152 milhões de assinantes. Deixou de lançar dia um no serviço. Thor, Love and Thunder, custo 250 milhões – lançado primeiro no cinema
Microsoft: 25 milhões. Lança dia um. Halo Infinite, custo não revelado, com relatos de 500 milhões (mesmo que fosse só 100) – Lançado no Gamepass dia um.
Mas eu pergunto, a Microsoft descobriu realmente o Ovo de Colombo? E tu acreditas?
Sabes qual a receita da Sony com a sua metodologia de vendas? 25 biliões.
Faz as contas ao contrário e aposta num Gamepass… Sim, porque quem aqui está a defender o Gamepass fâ-lo no sentido de poupar dinheiro, e não de gastar mais, assinando e continuando a comprar, certo? E nesse caso, deixaria de comprar beneficiando do lançamento dia um.
Sabes quantos assinantes pagantes certinhos todos os meses e sem promoções, precisava a Sony só para igualar as atuais receitas? 160 milhões.
A Microsoft precisa de 102 milhões.
É por isso que estes serviços devem ser complementos, mas nunca substitutos.
E para os defenderes tens de apresentar argumentos mais fortes… talvez umas continhas, ou algo que comprove que o que dizes é mais do que “Eu acho que” (para não ser mais agressivo – apenas como resposta pois achei despropositado). Quanto mais não seja porque a torneira não fica aberta para sempre e depois alguém vai “pagar o pato”.
Mas eu digo e volto a dizer. Dados para dizer que o Gamepass dá prejuízo há muitos. E desconheço algum que permite concluir que dá lucro. Mas se eles existem, digam quais são. Eu não tenho problemas em mudar a minha postura se me provarem errado. A questão é que eu nunca vi nada que me indique que estou.
Não acho que isso seja uma prática predatória! Colocar seus jogos Day One no Game Pass não afeta diretamente a plataforma Playstation! É apenas uma política interna da plataforma Xbox! O fato dela ser a única capaz de fazer isso de forma viável significa que ela não possa fazer?! Não entendi seu raciocínio! Pra mim predatório seria sair comprando exclusividade da maior parte dos jogos da indústria pra deixar a rival sem jogo! E eu não acredito que o Game Pass seja um substituto das vendas! Talvez apenas para os da Microsoft! Eu encaro ele como um complemento! Eu nunca vi pesquisas que dizem que o Game Pass canibalisa as vendas de jogos que não são lançados Day One! E os jogos de terceiros que entram Day One não faz diferença pois eles recebem o dinheiro da Microsoft para suprir isso! Fora que o Game Pass faz vc dar chance para jogos que vc não compraria e se gostar comprar um outro jogo dessa franquia! E também ele aumenta muito a venda de DLCs, pois elas não são vendidas junto com os jogos no serviço! E quanto aos lucros, já foi dito que o serviço pelos executivos da Microsoft que ele dá um lucro muito pequeno, insignificante! O que é algo bem lógico analisando os jogos que eles colocam e o número pequeno de assinantes! Fora os Day One da Microsoft! Mas como eu disse o objetivo é lucrar a longo prazo apostando no aumento grande e rápido de assinantes! É justamente por isso que ela compra tantos estúdios! Pra não depender de terceiros para alimentar o serviço! Ela já disse que pretende lançar um jogo a cada 3 meses no Game Pass! Fora que o Game Pass pode atingir um número exobitante de assinaturas granças ao Xcloud! Que esse sim é a futura galinha dos ovos de ouro da Microsoft! E quanto as empresas de streaming de filmes existe uma diferença muito grande! O Game Pass está vinculado a uma plataforma que também vende jogos que é a Xbox Live! O que gera um lucro indireto do serviço com a compra de DLCs e outros jogos! É como o Phil Spencer já disse! Quem assina o Game Pass consome até 40% mais jogos! Enquanto os serviços de streaming de filmes dependem unicamente dos assinantes!
Paulo… Por vezes ao se responder a tanta coisa fica-se com a ideia que se disse o que não se disse. O predatório não está em se colocar os jogos vindos dos estúdios criados pela Microsoft no dia um no Gamepass. Isso, como dizes e bem, advém da capacidade da Microsoft.
O predatório está em o serviço poder ser adquirido gratuitamente ou por 68 cêntimos por mês por três anos.
O predatório está em se adquirir editores que produzem para todas as plataformas e até tem na plataforma rival a maior fonte de receitas e colocar os IPS como exclusivos ou ceder mas reservar a colocação em serviços de subscrição como exclusiva sua.
De resto tens razão em tudo, desde que não seja roubar aos outros às mãos cheias para comprares uma posição de mercado que por mérito próprio e no mercado concorrencial livre não conseguiste atingir.
Quanto ao Gamepass canibalizar vendas ou não, basta olhares para o teu caso e veres quantos jogos compraste depois de os teres jogado no Gamepass. Eu não sei quantos foram, se é que foi algum, mas como não deverás ser diferente da maioria das pessoas, este exercício certamente funcionará.
E a questão não é só as vendas dos que entram, mas também, pelo facto que tens imenso que jogar, canibalizar as dos que não entram.
Quanto ao que é dito, que os possuidores de gamepass jogam 40% mais isso tem de ser enquadrado no contexto. Jogam porquê? O Gamepass não lhes dá mais tempo, pelo que, ou eles viciam mais, ou jogam menos tempo cada um dos jogos. Nenhum dos casos é exatamente bom, excepto para marketing e promoção do serviço junto dos criadores de jogos.
Também é dito que os possuidores do Gamepass gastam 50% mais. O que também não tem nada de bom pois se isso é verdade, então a adesão acaba por sair mais cara que antes. Mas o mais preocupante é que esse aumento de despesa advém de um aumento de 2,8x no dinheiro gasto em microtransações. Exactamente uma das pragas que se refere que o Gamepass fomenta pois tem de cobrir a despesa dos jogos dia um.
Ué, existem milhares de jogos e estúdios na indústria! Não se engane, após a Activision a Microsoft vai continuar comprando estúdios! É uma questão de necessidade! Ela tem a ambição de lançar um jogo a cada 3 meses ou talvez até mais pra suprir a demanda do Game Pass! E sobre como isso pode afetar a Sony ou a indústria eu não sei a partir de qual ponto isso começaria a ser uma concorrência desleal! Mas eu não me preocupo com isso, pois nesse ponto os registrados começaram a barrar as compras! Mas no momento eu acho que é só choro da Sony! Pois a própria Microsoft afirmou que COD continuará multi! Ela afirmou isso e se ela descumprir a palavra como tem alguns indícios, eu serei o primeiro a criticar! Mas tendo em vista o histórico dela com o Minecraft eu não acho que ela deixaria COD exclusivo! E eu acho isso o mais correto mesmo!
Não vai Paulo… A fusão de grandes empresas é algo muito mal visto pelos reguladores e governos.
Mesmo a Activision perante o que vi do regulador do Reino Unido, eu já questiono se passará.
Pessoalmente acho que, regulamentada, deveria passar, mas mais… Aí é que já não acredito pois no mercado das consolas o fosso para a Sony tornar-se-ia tal que configuraria um monopólio.
Quanto ao COD não ser exclusivo, se realmente essa é a vontade, então a Microsoft não terá qualquer problema em colocar isso no papel, o que desblqueará a venda. A Sony fez isso com a Bungee.
Boas.
Só uma observação: esse dados que “divulgam” sobre quem assina GP, consumir 40% mais jogos, só leva em consideração a plataforma x box. Assinantes e não assinantes GP dentro da plataforma.
Sem falar que a expressão consumir nesse contexto pode ser usada de forma errônea. Me explique: ele quiz nessa frase falar sobre consumir/comprar mais jogos ou em consumir/jogar mais jogos?
Vale lembrar que quem deu respaldo e apoiou indies foi o Jim Ryan, tão criticado por nós. E também vale lembrar que quem queria jogos no PC eram os Studios internos da Sony. Foram eles que pediram por várias vezes essa prática e o Jim apenas fez acontecer.
Mario, tá errado o nome dele no titulo e no texto. É Shuhei com 2 Hs e é Yoshida, não Yoshima. Abraço e bom fim de semana.
Igual à acreditam em gerações?
Exclusivos PS5 já lançados
Astro’s Playroom
Demon’s Souls
Ratchet & Clank: Rift Apart
Returnal
Destruction AllStars
Marvel’s Spider-Man Remastered
Final Fantasy 7 Remake Intergrade
Kena: Bridge of Spirits
Deathloop
The Pathless
Gran Turismo 7
Ghostwire Tokyo
Exclusivos Xbox séries já lançados.
Daí que sim, eu diria que acreditam em gerações.