E apesar de um inicio onde dificilmente competia com a Xbox 360, a PS3 acabou por produzir quase 50 jogos 1080p.
A PS3 era uma besta de performance… Mas uma besta difícil de dominar!
Mas ao longo dos anos, os programadores foram aprendendo a lidar com o Cell… e isso permitiu-lhes tirar a performance da consola… Tanto que há registos de que a consola chegou a apresentar pelo menos 49 jogos com resoluções 1080p.
Eis uma lista não exaustiva de jogos 1080p da PS3, quando ligada a uma TV 1080p, indicando-se ainda os modos de anti aliasing suportados (Será de notar que a lista poderá ser maior dado que alguns jogos funcionam a 1080p apenas caso os modos 720p e 1080i se encontrem desligados, o que poderá não ter sido tomado em conta nesta lista):
Nota: Demo indica que a resolução foi medida na demo, ScreenShot, indica que foi medida numa captura de ecrã.
Jogos de Retalho
Cars Mater-National = 1920×1080 (QAA) – FULL HD
Conflict: Denied Ops = 960×1080
FaceBreaker = 960×1080
Fifa Street 3 = 1920×1080 – FULL HD
Full Auto 2 (demo) = 1920×1080 (4x AA) – FULL HD
God of War: Collection Volume I = 960×1080
God of War: Collection Volume II = 1920×1080 – FULL HD
Gran Turismo 5: Prologue = 1280×1080 (2xAA) in-game, 1920×1080 nas garagens – FULL HD
Gran Turismo 5 = 1280×1080 (QAA, TAA selecionável)
Ico = 1920×1080 (MLAA) – FULL HD
Incredible Hulk = 960×1080
Kung Fu Panda = 960×1080
Lair = 1600×1080
LEGO: Indiana Jones = 960×1080
Marvel: Ultimate Alliance = 1920×1080 – FULL HD
MLB09: The Show = 1920×1080 – FULL HD
Motorstorm Apocalypse = 1280×1080 (dinamico) 2D
NBA07 (demo) = 1920×1080 – FULL HD
NBA08 (demo) = 1920×1080 – FULL HD
NBA Street Home court (screenshot) = 1920×1080 – FULL HD
Pirates des Caraibes (screenshot) = 768×1080
Ridge Racer 7 (demo) = 1920×1080 – FULL HD
Sacred 2: Fallen Angel = 1920×1080 – FULL HD
Shadow of the Colossus = 960×1080 (MLAA)
Supercar Challenge = 960×1080
Transformers = 960×1080
Virtua Tennis 3 = 1920×1080 (2x AA) – FULL HD
World Series Of Poker 2008 = 1920×1080 (2xAA) – FULL HD
Jogos da PSN
1942: Joint Strike = 1920×1080 (2xAA) – FULL HD
Blast Factor = 1920×1080 – FULL HD
Calling All Cars (screenshot) = 1920×1080 (4x AA) – FULL HD
Echochrome = 1920×1080 (2xAA) – FULL HD
Elefunk = 1920×1080 (4xAA) – FULL HD
Fat Princess = 1920×1080 – FULL HD
Go Puzzle = 1920×1080 – FULL HD
GTHD = 1440×1080 – Seleção de veiculos a 1920×1080 – FULL HD
High Velocity Bowling = 1920×1080 – FULL HD
Locoroco Cocoreccho = 1920×1080 (2x AA) – FULL HD
Mainichi Issyo = 1440×1080 (4xAA)
Pixel Junk Monsters/Racers/Eden = 1920×1080 – FULL HD
Rocketmen = 1920×1080 (2xAA) – FULL HD
Rub’a’dub = 1600×1080
Snakeball = 1280×1080
Stardust HD = 1920×1080 – FULL HD (requer update)
Sudoku = 1920×1080 – FULL HD
Super Rub-a-Dub = 1600×1080
Tekken 5 Dark Resurrection (screenshot) = 1920×1080 dinámico – FULL HD
Wipeout HD = Dinâmico entre 1280×1080 e 1920×1080 – FULL HD
Wolf of the Battlefield: Commando 3 = 1920×1080 (2xAA) – FULL HD
Fonte: Beyond3D
Certo, agora meta ai o número de jogos que corre melhor na ps3 vs a fraquinha x360 com a party ligada coisa que a ps3 ainda hoje está á espera.
Caro Rui… Esse é um comentário que só posso definir como de fanboy.
Porque uma coisa é uma característica do OS, outra é a capacidade do hardware.
A PS3 não suporta Chat nos jogos porque o OS não a implementa.
O motivo pelo qual não implementa é que a Sony não reservou memoria para isso, cedendo-a totalmente aos DEVs para os jogos. E uma vez isso feito, não há volta atrás!
No entanto, se o jogo suportar ele mesmo voice chat, ela funciona na perfeição.
Daí que esse comentário não só não faz sentido, ao querer comparar uma característica com performance, como mostra desconhecimento da realidade e aparenta ser aquilo que na gíria se chama de “dor de cotovelo”.
Daí que o que dizes é quase o mesmo que alguém, perante uma realidade de performance vir aqui dizer: “Ora diga ai quantos filmes Blu Ray correm na Xbox 360”, quando sabemos que a Xbox 360 não suportava BD.
Que ela não tinha memória para party isso eu sei, ela suportava chat mas não party chat, ao dividir as pools criou restrições, mas o meu comentário também tem a ver com quantos jogos corriam melhor na ps3.
Admito que de um ponto de vista de curiosidade seja engraçado este tema eu tenho andado a ver o df retro sobre isto, mas a realidade é a x360 sempre esteve por cima nos multis e nos exclusivos uns ganhava outros perdia em jogos similares.
Já agora salvo erro até a xbox original tinha um ou outro jogo em 1080i.
Como você compara exclusivos , que segundo você, ora um ganhava ora um perdia?!?! Se eram exclusivos só se via numa delas, como você as conseguia comparar… 🤣
E no mais, parece que a lógica do qual jogo roda melhor numa e noutra não tem servido muito nessa geração! Se bem que em matéria de retro tem valido bastante! 😂
Esse problema de memória é decisão da empresa, veja a MS tentando dar memória pros Devs no SS pra ver se conseguem mais resolução pro videogame vendido como 1440p@60, sendo que este rodava Metro Exodus em resoluções de até 576p.
1080i são 1920×540, sendo quase a mesma coisa de 720p, metade de Full HD.
Eu disse em jogos similares…
Neste contexto não há tal coisa como jogos similares. Muda o motor, muda a metodologia de render, mudam as rotinas… São jogos diferentes! É como comparar dois carros porque tem um chassis semelhante, que é o que tu vês… Mas o que conta é o motor e a mecânica, que em dois jogos distintos… são diferentes!
Se está claramente a falar de performance (resoluções) aqui, como comparar jogos diferentes? O máximo que acredito você que poderia trazer a conversa pra fazer comparações era elencar alguns jogos de outros consoles a resoluções não tão comuns à época.
Mas como quase sempre, alguns fogem a discussão proposta no artigo estando sempre a evocar a guerra de consoles, e trazer pra conversa aquilo do qual não se fala pra justificar as próprias escolhas e gostos.
Muitas vezes parece uma espécie de fanatismo misturado com algum tipo de masoquismo, é esquisito o negócio.
Não tem a ver com Pools… tem a ver com a memória que dás aos Devs… Se não reservares espaço e a deres não tens como a retornar.
A Xbox 360 teve vantagem sobre a PS3 em muitos jogos e na maioria da geração… Excepto nos devs que conseguiram usar o Cell, e quando o Cell começou a ser usado devidamente.
A X360 nunca foi mais potente… apenas foi mais fácil de usar!
Tem a ver com as pools sim, ao dividir restringiram a memória disponível ao ponto de está não puder ser alterada sem comprometer em outras coisas. Essa era das funções mais pedidas e eu lembro me que alguém na sony na altura disse que tinham noção de que as pessoas queriam isso mas que não era possível ter o party chat na ps3 como ela estava desenhada.
Assim como a series x é mais potente mas como aposta no parelismo torna se mais difícil extrair o mesmo do que simples mais velocidade. (ainda assim tem a maioria nos comparativos de vitórias)
Quanto á ps3 comparemos então o forza motorsport 4 com o gt 6, ou um gears com um uncharted, ou um halo reach com um killzone 2 ou 3.
A x360 tinha algumas tecnologias que a ps3 não tinha e viraram standard.
O intel p4 é mais complexo que um core 2 mas isso faz dele melhor? A intel passou do p4 para 2 p3 mobile “colados” por alguma razão.
Oxe, mas FM4 era 720p no x360 e GT6 era 1440x1080p no PS3, GT5 mesmo já era 1280x1080p. Que tipo de comparação você quer fazer pra mostrar seu ponto de vista? Killzone 3 também era outro jogo com resolução acima dos 720p, 1280×1470.
https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2014-vs-gran-turismo-6#:~:text=As%20with%20the%20GT%20Academy,tandem%20with%20the%20PlayStation%203.
https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-vs-killzone-3?page=3#:~:text=In%202D%20mode%2C%20Killzone%203,down%20to%20320×360%20per%20eye.
O único jogo que você cita de PS3 aí para essa comparação sem sentido que roda a 720p é Uncharted, mas a NaughtDog até hoje é das empresas da Sony que não costuma bater os 4k nativos e prefere incrementar tudo o que pode dentro do jogo. Mas de qualquer forma, continua a ser uma comparação tosca acreditar que é possível comparar performance de 2 jogos totalmente diferentes em programação, apenas porque se acredita que são do mesmo tipo.
Então não podemos comparar? Não comparamos tudo na vida dentro da mesma gama? Então compara os multi que foram 8 anos a levar tareia da fraquinha x360.
Em toda a história da xbox só uma geração (metade dela) a xbox tinha a consola inferior a xbox one.
Acho que você não leu o artigo, ou tem/teve dificuldades de compreensão pra entender o artigo, o artigo sequer trata de comparativos com 360. Mas se você quer trazer o 360 pra conversa, quantos jogos o x360 tem com resolução superior a 720p de forma nativa?
Sobre potência em números teóricos, o PS3 tinha muito mais poder de processamento, sobretudo em capacidade de CPU, e mesmo assim, a despeito da dificuldade de programação, pois era uma arquitetura de certa forma nova – ou com usos novos de uma arquitetura existente – e que não pode ser adequadamente explorada devido a falta de facilidade e a competitividade estabelecida com uma dianteira de 1 ano, o que terminou levando ports malfeitos pra ela.
Negar isso é negar também que o SX tem mais poder de processamento teórico da mesma forma, com uma diferença, que mesmo com toda a facilidade de programação, raramente está a mostra a sua superioridade nos multiplataformas de nova geração, mesmo em resolução e ray tracing.
O Mário listou vários aí do que o PS3 fez à época e da importância dele para o processamento em paralelismo para a indústria de games.
Sobre histórico, o hardware mais potente do xbox na primeira geração dele veio 1 ano e meio após o PS2, da mesma forma que o PS3 veio 1 ano após o 360 e por isso também foi mais capaz, embora, no geral mal aproveitado, no PS4 quando saíram juntos a MS claramente perdeu, no One X saiu com atraso de 1 ano para o Pro e novamente mostrou-se mais capaz.
Essa é a primeira vez em que os consoles são lançados em simultâneo e a MS tem mais capacidade teórica, antes foi o PS4 que além de teórica se mostrou mais capaz na prática.
Mesmo assim, hoje com os 12TF sendo superior aos 10 da Sony, matematicamente, não é o que se tem visto, e quando o é, normalmente são por pequenas diferenças, e em modos performance, dificilmente o console da Sony não leva, e quando não leva, basta olhar pra experiência do desenvolvedor no ramo, como é o caso de
PS2 lançado em 4 março de 2000, o primeiro xbox lançado novembro de 2001 (quase 2 anos depois).
PS4 Pro lançado novembro de 2016, One X novembro de 2017 (1 ano depois).
A xone X saiu um ano depois mas a máquina foi anunciada, as specs meses antes da ps4pro, a xbox original saiu depois mas a gamecube também e a diferença é clara em quem tinha a melhor máquina, na geração ps4 a sony em momento de aperto pois estava tudo no vermelho na companhia teve a felicidade de apanhar a xbox meia desorientada e com uma visão pouco clara do que queria ser, atualmente temos duas consolas equivalentes mas uma é a mais poderosa de sempre e os comparativos não mentem a xbox vence mais vezes.
E em vendas as coisas estão aproximadas 17 milhões, 22 milhões é so esperar pela finalização da compra da Activision e o que mais vier ai pois as compras ainda não acabaram e julgo eu a balança vai voltar a inclinar para o lado da xbox.
E já agora uma nota, vejo o sr Mário preocupadissimo com a compra da Activision e como isto é monopólio e não vi ainda nenhum artigo em que a sony constantemente paga para ter as coisas primeiro e impedir os outros de ter acesso a elas como por exemplo a próxima beta do cod é exclusiva ps5, aí não tem mal pagar e os outros que se lixem, no caso da Microsoft se cortar o acesso do cod á ps5 não pode ser isto é concorrência desleal é monopólio.
Se a sony tivesse a carteira da Microsoft é claro o que eles faziam, não fazem porque não tem dinheiro e compram estas exclusividades “baratinhas”.
A Sony teve sorte com o PS4
Assim como teve sorte com o PS1, PS2, PS5.
Então o PS3 foi azar e não incompetência?
Todo mundo só quer God of War pq a Sony teve sorte de Starfill não sair esse ano…
Lembro quando o oneX iria virar a balança…
Depois foi os 12TF.
Oh Rui….
Porque motivo é que a Sony é que teve a felicidade de???
Porque não reconhecer apenas a realidade: A Xbox foi incompetente com a One!
Porque raio nunca nada é apontado à Microsoft pelos seus fans?
Vocês percebem que as coisas se repetem durante anos e anos e anos, porque vocês são criticam o que a marca faz de mal, e arranjam sempre uma forma de falar do outro?
Quanto às vendas… Sim estão aproximadas… Porque a Microsoft tem uma consola com a qual numa única bolacha de silicio consegue mais chips… E isso permite o que a outra não está a ter… Stocks!
Quanto á compra da Activision, não estou preocupadíssimo com a compra. Estou preocupadíssimo que a corrupção que existe em tudo quanto é sítio possa chegar aí, e os interesses econômicos falem mais alto, prejudicando o cliente.
A compra da Activision pode mudar o mercado, e daí que preocupa-me saber que tudo é analisado ao pormenor de forma a garantir que o mercado não é afetado!
Por outras palavras, preocupa-me aquilo que te devia preocupar tambem… Se é que gostas de jogos! Mas infelizmente há quem vista camisolas, e sendo a favor da sua equipa… é tudo bom!
Quando ao pagar para ter acesso primeiro, é uma prática de mercado. Há em tudo, automóveis, tecnologia, cinema, etc. Os videojogos não são uma excepção.
E ter acesso primeiro não é preocupante, pois falamos de uma semana ou um mês. Ninguem morre com isso, pelo que nem sequer compreendo a preocupação.
Quanto ao cortar o acesso ao COD, isso é o que vamos ver. Porque a compra vai ser aprovada… mas o corte do COD à PS… isso é outra coisa, e será sobre isso e basicamente sobre isso que a FTC se vai pronunciar.
No entretanto, a Microsoft já garantiu à FTC que isso não iria acontecer, o que é o fator que vai desbloquear a venda.
Se a Sony comprasse a Activision… os artigos aqui seriam iguais. Porque o que está mal, está mal sempre. Mas a realidade é que quando há estas coisas, quase sempre quem está por trás é o mesmo!
Sempre uma mistura de conversas e a ser evasivo, com informações inverídicas.
PS4 Pro foi anunciado em 7 de setembro de 2016. e lançado em novembro do mesmo ano.
https://youtu.be/OaN98nsHvxc
O One X só foi anunciado com especificações fechadas em junho de 2017 pouco antes do lançamento, lançado em novembro daquele mesmo ano, logo, tiveram ao menos 1 ano a mais pra fechar as especificações.
À E3 de 2016 falar de “Project Scorpio” é simplesmente 6TF é resultado simples de saber o que a Sony vinha trazendo logo adiante (Acesso à linha de produção da AMD em 2016? Espionagem Industrial?), e plano de contingência de dano, a menos que você acredite mesmo que a MS anunciaria um produto 1 ano e meio antes contrariando toda a balela dita anteriormente sobre terem errado em anunciar projetos muito prematuramente que culminaram em coisas como Crackdown 3, Fable Legends e Scalebound?!?!
No fim, isso tudo foi só pra trazer à tona o desgosto sobre a não concordância de que a MS compre tudo pra acabar com a indústria… Se… Se… E se a Sony tivesse o mesmo dinheiro, deveria ser barrada na mesma, assim como Nintendo ou qualquer outra que queira botar sob seu jugo outra grande empresa do ramo. É cada uma…
PS3 foi bestial, fazia até 1080p e usava de processamento em paralelismo (7 cores) como nunca dantes, até então, visto no mundo dos consoles de games e talvez até no PC. E nos maravilhou com jogos com físicas de partículas impressionantes pra época.
https://www.youtube.com/watch?v=bkL94nKSd2M
https://www.youtube.com/watch?v=flq9YXCauks
https://www.pcmanias.com/o-whataboutism-nos-comentarios-da-pcmanias/
Repete-se à anos!
Lol 🙂 🙂 Nem sabia disso!!! Tá em tempo de publicar novamente! Lol
Não Rui… A não ser que acredites que a PS4 apenas tinha 256 de memória video.
A PS3 foi criada seguindo uma ideologia semelhante à da PS2… A de Baldes pequenos e tubos grandes. A Xbox 360 foi pensada estilo PC, com baldes grandes e tubos pequenos.
A memória da PS3, apesar de dividida estava acessível por qualquer um dos componentes, com o Cell a ir buscar dados à memória da RSX a 15 GB/s e a RDX a ir buscar dados à memória do Cell a 20 GB/s.
Apesar de a velocidade não ser igual para os dois lados, a realidade é que há aqui um bus capaz de 35 GB/s. bem mais rápido do que a largura de banda total da Xbox 360 (CPU+GPU) à RAM que era de apenas 22,4 GB/S. E aqui o CPU e o GPU ainda tinham acesso à sua RAM com mais de 20 GB/s cada um!
Isto permitia que a RSX usasse memória do Cell, e que o Cell usasse memória da RSX sem qualquer constrangimento. E foi isso que permitiu à PS3 ter texturas com a mesma qualidade da X360.
Que me digas que essa situação demorou a ser dominada pelos Devs, sim, é verdade, e a consola por algum tempo foi tratada como sendo 256+256. Mas isso foi fora da Sony… dentro da Sony, sabia-se que isso não era assim. A grande questão é que por problemas no desenvolvimento e compreensão a Sony viu-se obrigada a compensar dando mais RAM aos developers… e isso limitou-a no desenvolvimento do chat pois a memória estava já cedida.
E quais as tecnologias da Xbox que a PS3 não tinha, que se tornaram standard, e foram usadas durante a sua vida util de forma regular?
Dos jogos que você colocou, o único que assino embaixo sobre superioridade gráfica é Forza Motorsport 3 e 4 vs Gran Turismo 5 e 6. Mesmo o jogo da Sony tendo maior resolução e uma melhor física na dirigibilidade, eu vejo mais detalhes gráficos no Forza Motorsport 4, como por exemplo as texturas da pista.
Killzone 2 e 3 vs Halo Reach e 4 já vejo uma boa discussão em termos de gráficos. Alguns vão eleger Halo principalmente pela excelente jogabilidade, mas Killzone também era bastante detalhado graficamente nos tempos de PS3.
Agora comparar os gráficos de Gears 2 e 3 com Uncharted 2 e 3 beira o absurdo. Gears no Xbox 360 é um excelente jogo e a fórmula dele foi extremamente bem sucedida naquela época, tanto que influenciou o primeiro Uncharted. Mas em se tratando de gráficos, Uncharted 2 de 2009 já era extremamente refinado tecnicamente. Uncharted 3 foi além e tem alguns dos melhores efeitos que vi naquela geração, o naufrágio, incêndio no chateau, a queda do avião, etc.
Isso para não falar de God of War 3, Last of Us, Heavy Rain, Beyond Two Souls, Metal Gear Solid 4, Infamous 2, etc.. foram ótimos jogos tecnicamente falando. Do Xbox 360 destacaria Forza Horizon 1 e 2, Alan Wake, Fable 3, The Witcher 2, etc..
Esquceu de responder ao Mario….quantos filmes Blu Ray correm na X360??
Hahaha, não resisti.
🙂
Nenhum e não vejo grande motivo de festejo, o blu-ray foi um fiasco porque a média física estava a começar o declínio, muito diferente do dvd em que ai sim catapultou a ps2, eu vi centenas de filmes em dvd, em blu-ray uns 10.
Natural, quem tinha só um xbox não tinha como ver Blu-ray mesmo, mas confesso a você que não lembro de filmes digitais serem tão populares em 2006 como você tenta faz parecer, mesmo assim o formato em Full HD comprimido tipo .MP4 e MKV dentre outros demorou um pouco a se popularizar embora já houvesse padrões .MP2/MPEG no começo dos anos 2000 tipo divx, xvid, avi e outros, mas a qualidade já era incomparável tanto de vídeo quando de som.
A menos que você tenha comprado um BDPlayer pra assistir apenas 10 filmes que daí era realmente complicado, então, espero que você tenha assistido esses 10 na casa de amigos. Fora que por muito tempo um BDPlayer foi muito caro e em alguns casos era melhor comprar um PS3 mesmo, nem que fosse só pelos BD de filme.
Foi tão fiasco que agora até a X tem leitor de Blu-ray (já aprenderam)…..hahahaha
Com o handicap de que assistir algum Blu-ray na X primeiro tem de instalar uma aplicação….
kakakaka
Não é motivo para rir… Pessoalmente acho isso melhor do que estar no firware a ocupar espaço, especialmente quando não se usa.
O meu riso foi motivado pelo tipo de argumentos do Rui.
E sim dá-me muita piada o Blu-ray ter sido um fiasco, mas um fiasco que está nas consolas desde 2006, ou seja é um flop que equipa também as Xbox e que já dura no mercado á 16 anos 🙂
Pessoalmente estar no firmware não me faz diferença nenhuma apenas poupa trabalho, não é pelo espaço que ocupa que faz alguma diferença.
Mário, assim você faz os loucos saírem das gaiolas! Não demora muito, já te dão duas estrelas no artigo! 😂
Editado: senti falta de Resogun, não era de PS3, ou não alcançava a resolução?!?!
Por acaso o Cell, pela sua capacidade vetorial era muito bom a lidar com Voxels… Mas lá está, domina-lo para um jogo como o Resogun requeria muito tempo.
Ei-lo na PS3.
https://youtu.be/lQ41-ldUudM
Aparentemente as estrelinhas incomodam muita gente mesmo.
Me fale onde sou obrigado a dar notas impecáveis em todo e qualquer artigo ? Tenho agido com a ponderação que vocês nunca possuem.
Vocês são o review bombing reverso. Não importa o que Mário coloca ali, 5 estrelas.
E me respeite porque eu sei que essa insinuação foi diretamente a mim.
A questão Cherokee é que tu nunca avaliaste um artigo pelo seu conteúdo, mas sim se ele toca ou não em algum ponto que tu gostas ou não gostas!
Se calhar vou ativar a avaliação de comentários tambem. Para criar justiça!
Opa! Eu não faria isso se fosse você, Mário, pois muita gente é movida a “curtidas” e os tempos são obscuros.
Esses “apoios” e “reprovações” podem atrair é mais haters – que sempre estão a espreita – como já aconteceu na eurogamer.
Sei que ao menos você tem moderação por aqui! 🙂
Não tenho medo algum de ser contraditado nos meus comentarios via nota. Pode ativar.
Não sei se as estrelinhas incomodam o tanto quanto citarem elogiosamente qualquer coisa que venha da Sony, a mim não incomoda em nada nenhuma das duas questões, eu apenas consigo perceber comportamentos padrões de alguns.
Agora, não te preocupa não que se quiser dizer alguma coisa pra você eu falaria diretamente, como sempre tenho feito e falo agora. E se você observar a “pessoa verbal” que uso ali falo de um grupo.
“Dão” -> várias pessoas; “Dá” -> 1 pessoa.
Agora, se você se sentiu ofendido, eu peço desculpas, mas também imagino que se você conseguiu se enquadrar no que falei, certamente ponderação não é o seu forte. De qualquer forma, não estou aqui pra mudar o jeito de ninguém, e passar bem, discussões sobre comportamentos pessoais são infrutíferas e não me interessam!
Ninguém quer saber das estrelinhas, mas quando muito raramente reparo nisso é sempre 5 estrelas nos artigos do costume.
As estrelas normalmente existem em websites de vendas. Foram retiradas a partir deste momento.
GT6 também não está na lista
É sempre complicado fazer listas! 🙂
Não está, mas era 1080p
O PS3 era realmente muito poderoso, porém ao mesmo tempo um pesadelo para os devs, pra mim foi uma péssima escolha da Sony para aquele momento, se não me engano um console que teve problemas parecidos foi o Sega Saturn, eu acredito que a Microsoft com seu X360 foi mais feliz em suas escolhas, o PS3 comparado ao 360 era uma tartaruga pra mim
Sim, foi uma escolha terrível, mas a qual temos de agradecer.
è graças a ele que o GPGPU está a ser usado como está, pois sem ele os problemas que surgiram nessa altura surgiriam na era PS4/One.
E é tambem graças a ele que as equipas first Party da Sony são o que são, pois tiveram de arranjar verdadeiros crâneos para a altura que lhes permitiu dar o salto.
Sim, temos que agradecer, mas apesar disso tudo, a escolha da Sony não deixou de ser péssima pra 2006 kkk
Penso que para as tecnologias é sempre melhor quando cada um segue por um caminho, penso que a Nintendo indo de ARM é muito bom para a indústria de jogos, a Sony, depois de algumas gerações resolveu adotar a x86/64, acredito que mais pra não perder Devs, mas penso que seria interessante ter sido diferente, uma pena que as coisas mudaram ao ponto de exaltaram demais a retro e a ida pro PC como fatores de escolha. Mas quem sabe o mercado de PCs também não se perde nessa brincadeira!
Um colosso sem dúvidas. Que geração brilhante em questão de hardware, software, jogos, biblioteca e diversidade. Creio que nunca mais veremos algo do tipo.
Há quem refira que a PS3 tinha 230 Gflops, e a Xbox 360 2G0 Tflops. Mas isso são as performances do GPU+PPU. Se acrescentarmos a performance dos SPEs, a PS3 vai para os 422.4 Gflops.
Por esse motivo ela era considerada um super computador, por esse motivo ela era elogiada… O grande problema… a programação multi core, basicamente inexistente na altura.
Aliás, mesmo na era Ps4/One, houve jogos que ao passar para o PC tiveram problemas em escalar para sistemas com 8 núcleos, e nessa altura já tínhamos tido o Cell.
Ainda hoje vemos muitos engenheiros a elogiar o Cell e a referir que ainda hoje ele supera o que os sistemas atuais podem fazer.
Eu fartei-me de dizer isto logo em 2007/2008, mas as coisas caiam em saco roto. Tal como com a PS5, as pessoas não percebem as novas tecnologias e associam ao que conhecem.
Tecnicamente o que impedia a 360 de atingir os 1080p, mesmo que houvesse capacidade para isso, era a sua arquitetura. E os jogos que o fizeram, usaram metodologias alternativas que reduziam o Z-Buffer por terem profundidade de campo reduzida, ou re-escalavam dos 720p para 1080p.
Eu na altura expliquei isso aqui:
https://www.pcmanias.com/porque-ha-poucos-jogos-a-1080p-nas-consolas/
Você quis dizer GFlops ao invés de Tflops, não Mário?
Sim, vou corrigir