Análise: Starship Troopers: Terran Command

Eis um jogo que me surpreendeu a um ponto que não estava nada à espera!

Starship Troopers: O filme original de 1997 é uma pérola que se perdeu no meio de sequelas de fraca qualidade. A forma seca e brutal como o filme nos expõem a uma guerra contra bichos alienígenas é pura e simplesmente brutal, seca e direta.

Apesar que na altura o filme foi apenas apelidado de “mais um filme de ação”, a realidade é que o filme possui uma qualidade que foi pouco apreciada na altura. E esta adaptação é das poucas até hoje que lhe faz justiça! Este pequeno jogo é uma joia que quase passava despercebida e que só me chamou à atenção pela qualidade do grafismo dos bichos alienígenas, que estão fielmente reproduzidos face ao filme.

Starship Troopers: Terran Command não é mais do que um RTS… Um género que se tornou famoso com jogos como DUNE e Command & Conquer. E a ideia aqui é básica. Pegar nas tropas existentes e ou fazê-las sobreviver a um nível, ou então desenvolver uma base, ir criando novos recursos, e ir capturando pontos críticos no mapa.

Aqui os soldados são claramente carne para canhão numa guerra sanguinária, e onde o regime tenta fazer-se passar como todo poderoso, apesar de controlar toda a população e dedicar todos os seus recursos ao exército.
No final do dia irão andar a matar bichos atrás de bichos, com capacidades e poder diferente, fazendo uso dos recursos que se possui de uma forma estratégica.
E nesse aspeto o jogo possui tanta estratégia como os melhores jogos do género. Pode ser diferente, pode ser mais ou menos do agrado de cada um, mas forçosamente a estratégia existe, e o jogo não re-inventa absolutamente nada no género. É apenas super capaz de entreter com elevada qualidade naquilo que se propõem fazer.
Nada neste jogo é revolucionário, e nada é novo. Mas convenhamos que está muito bem explorado e o que é conseguido está ao nível dos melhores jogos deste estilo, sendo que, acima de tudo, já havia algum saudosismo por este tipo de jogo, pelo que ele saindo agora, teve um timming de colocação impecável.
A narrativa do jogo é passada num  intervalo de tempo coincidente com o primeiro filmes, com a guerra entre os bichos e os humanos. Aliás muitas das missões são quase que copias de cenas do filme com a batalhe de Klendathu a assumir o protagonismo principal aqui.
As missões são absolutamente perfeitas e enquadram-se plenamente na história que é contada, com a federação a ganhar e perder batalhas, e ganhar e a perder terreno, e aborda todas as temáticas que o filme aborda.
O jogo é apenas single Player, e permite apenas o controlo dos humanos, e apesar que seria muito interessante ver uma componente multijogador (mesmo que fosse em co-op), e/ou o controlo da outra fação (a dos bichos), o jogo mesmo assim é rico em conteúdo e cativa, especialmente pelo seu preço, de apenas 25 euros (Steam).

‍No seu global o jogo é super competente a nível gráfico, sonoro e a nível de jogabilidade. E as ligações ao filme são claras e não passam despercebidas.



Mesmo que a jogabilidade não esteja completamente ao nível dos melhores jogos do género, a atmosfera, e a história até os conseguem superar. Mas para isto poderá ser necessário que sejam fans do Starship Troopers, sendo que caso não o sejam poderão não ficar tão fascinados como quem o é.

Seja como for, este é um jogo vendido a um preço super acessível, que é super competente em tudo o que faz, com um mundo, uma história e uma tensão que justificam a aposta.

Arrisquem. “Vamos lá seus macacos… querem viver para sempre?”

Starship Troopers: Terran Command está disponível para PC.

Análise: StarShip Troopers: Terran Command
Gráficoswww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Os gráficos são perfeitos em criar a atmosfera desejada, com pormenores deliciosos, particularmente na animação dos bichos.
Somwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
O som não é dos pontos mais altos do jogo. É perfeitamente capaz e adequado, mas faltam alguns sons icónicos como os de Starcraft, quando da seleção das unidades
Jogabilidadewww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Não é o melhor dos RTS do mercado, mas é completamente competente, e acima de tudo dotado de uma ambientação e história fantástica. As hordas e hordas de bichos criam um ambiente stressante e tudo somado uma jogabilidade cativante.
Atracçãowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Para os fans de Starship Troopers, este é um jogo imperdível. O ambiente fabuloso, o enquadramento com a história do filme, as animações, o grafismo, e muito mais, criam aqui um jogo onde se ´come com os olhos´.
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Starship Troopers: Terran command é surpreendente para um jogo de 25 euros. É um jogo com uma qualidade ao nível dos melhores RTS, e que vale completamente o que é pedido por ele. imperdível para os fans do filme, é um jogo que os restantes deveriam igualmente experimentar



Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação

 



6 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
1 de Julho de 2022 12:12

Faz tempo que não jogo um RTS, não sei se o último que joguei foi o C&C Tiberian Sun, mas certamente foi um C&C e lá se vão uns 20 anos! Mas vou deixar engatilhado esse aí, parece bonito, e Star Troopes apesar de um filme de enredo simplista e desgastado, lembro que os efeitos e as cenas de acão gore eram muito boas.

Deto
Deto
1 de Julho de 2022 14:52

eu andei jogando um pouco Act of War: Direction Action… jogo bem velho que tem por 2 reais no Steam em promoção.

Unico jogo de estratégia realista que eu joguei que eu consigo coordenar um ataque aero+artilharia e mandar logo depois tanques e infantaria.

David Martins
David Martins
1 de Julho de 2022 20:28

Mas que surpresa positiva deste artigo, tinha me esquecido do lançamento deste jogo, sou suspeito pra falar, apesar dos milhares de bugs, joguei muito o fps lançado em 2005 com minha Nvidia FX5200 e depois ATI X1600Pro. Apesar de muito gore gratuito, o filme original de 97 ainda é um grande filme (as sequencias pra mim foram horríveis), as batalhas com os insetos são singulares e espetaculares, um dos meus benchmarks quando assisto blu-ray nos finais de semana, com a assinatura de qualidade do time que lançou Robocop em 1987, muito nostalgico, vou testar.

Antonio
Antonio
1 de Julho de 2022 22:46

Não conheço o jogo ,nas o filme é magistral…

Juca
Juca
1 de Julho de 2022 23:04

Off: Olha isso, Mário!

https://youtu.be/zSmN7aXSd5Y

Essas autenticações faciais de bancos eletrônicos estão com os dias contados…

Last edited 2 anos atrás by Juca
error: Conteúdo protegido