4K 60 fps, Ray Tracing nos reflexos e Ray Tracing no audio. É muita parra para pouca uva, e ou a Microsoft vai revolucionar o mundo dos videojogos, ou algo aqui não está a bater certo. E o mais coerente é mesmo o segundo caso.
4K 60 fps é algo perfeitamente possível, e já tivemos jogos que o fazem. Diga-se no entanto que o mais comum neste tipo de jogos é os 4K não serem nativos, mas sim reconstruídos.
Mas meter Ray tracing em cima da qualidade de um jogo de nova geração e manter os 60 fps já não é pera doce. Assim de cabeça recorda-me de dois jogos que o fazem:
Call of Duty Black Ops, Cold War
Capaz de 4K 60 fps com RT, mas que faz alguns compromissos para tal:
- Corte na resolução nativa (Reconstroi 4k a partir dos 1800p).
- RT apenas nas sombras
Returnal
Capaz de 4K 60 fps com RT, mas que faz alguns compromissos para tal:
- Corte na resolução nativa (Reconstroi 4k a partir dos 1080p).
- Iluminação RT Global
- Algumas quebras de fps
Neste sentido, saber-se agora que Forza Motorsport se propõem a 4K 60 fps, com uso de Ray Tracing, tanto no grafismo, como no audio, leva-nos a questionar.
Que efeitos serão efetivamente suportados durante o jogo?
Que resolução nativa será usada.
Que fps serão suportados neste modo?
Uma coisa é certa. 4K nativos, 60 fps , e RT em reflexos (ou mero espelhamento que é menos custoso que reflexos) e audio (não sabemos os efeitos, sendo esta uma suposição por baixo)), seria uma proeza nunca antes alcançada por nenhum jogo. E mais do que isso, seria uma proeza para o hardware da AMD.
Nesse sentido é coerente pensar-se que os cortes terão de existir em qualquer sítio. Onde? Quais?
A Microsoft não diz! E isto só vai dar azo a uma de duas situações:
- Ou a Microsoft descobriu o ovo de Colombo, e estamos perante uma revolução.
- Ou vai haver muita gente triste e insatisfeita quado se aperceber do que está cortado.
No entanto há aqui um patamar intermédio que convêm se realçar: Forza Motorsport 7 foi uma proeza visual, especialmente na Xbox One original. Basicamente o jogo falseia ou reduz a qualidade de muitos dos efeitos gráficos que são calculados em tempo real no PC. Mas a realidade é que visualmente as versões acabam por se aproximar e bastante, o que não pode ser visto como algo mau.
Outra realidade a ser ressaltada, é que este jogo, tal como Gran Turismo, existe desde à muitos anos. E as evoluções no mesmo tem sido poucas e baseadas no mesmo motor que tem vindo a ser ajustado. Mas agora Forza, ao contrário de GT, estreia um novo motor, criado para a nova geração. E isto poderá ter permitido ganhos de performance grandes que dão agora margem para manobra em efeitos mais avançado.
Seja como for, deixando as salvaguardas de cima, os 4K nativos, 60 fps, com RT seria uma revolução. Uma que sinceramente gostaria que acontecesse dado o que isso poderia significar para o futuro dos videojogos, mas uma que, sinceramente, fico de pé atrás sobre se acontecerá realmente, e se o que temos anunciado não passa de mero Marketing, com as coisas ou a não serem cumulativas, ou com o jogo a fazer os mesmos cortes que os restantes, quando muito de forma um pouquinho mais avançada e inteligente.
Ray tracing de cod, returnal e até RE8 é fraco, ter ou não ter seria basicamente a mesma coisa.
RT num jogo de carros é simplesmente uma inutilidade, nem sei porque se dão a esses esforço.
RE7 corre a 60 fps, 4K, com RT em reflexos e Iluminação global.
Mas convém não esquecer que o jogo original é de PS4, e lá já corria a 60 fps, com a PS4 pro a correr a 4K checkerboard 60 fps 120 fps.
Se o que aqui estiver for grafismo Xbox One/One X, os 4K 60 fps, RT podem ser alcançaveis.
Eu dissse RE8, não RE7
E eu disse RE7, não 8!
Alhos com bogalhos! Kkkkk
Mas no contexto do artigo… Que refere se tal seria possível. E possível é!
Desde que se sacrifique o jogo!
Sim, e o que é que o RE7 tem a ver com o caso de RE8 que menciono?
Supostamente estás a responder no âmbito do artigo… Assim como eu!
Sim, mas continuo sem perceber o tem a ver re7 que é da geração passada e levou agora um patch com o re8.
O artigo fala de jogos 4K, 60 fps com RT. E há um… O RE 7…
Que até usa iluminação global por RT, e reflexos.
E o RE2 remake, o RE3 remake, e por acaso até pensava que o RE8 também.
Sim, mas o RE2 e o RE3 são jogos cuja base é antiquíssima. Surpreende mais o 7.
Menos Mário, o RE2 e 3 Remakes são posteriores ao RE7, e para mim melhores graficamente.
Dos originais psx só aproveitaram o roteiro.
Os remakes de Re2 e Re 3 usam o motor de RE 7, atualizando jogos mais antigos para os assets desse motor.
Tratam-se de jogos mais simples e criadas para consolas com maiores limitações que estão agora a correr no novo motor.
Isso não os torna mais exigentes que o RE 7, esse sim, criado de raiz para a geração passada.
De resto, Re 2 e Re3 saíram 2 e 3 anos depois, o que permitiu usar novas versões do motor.
Epáh não digas isso nem a brincar! Atualizando jogos antigos para novos assets?
Mas tu jogaste re2 e re3 originais e os remakes?
São jogos totalmente novos com uma história antiga.
Utilizam ZERO dos jogos originais.
Vamos fazer o seguinte:
Dado que não joguei esses jogos, para não estar a dizer asneiras, eu vou-te dar toda a razão!
Mas agora questiono. Em que é que isso altera o meu comentário inicial de que RE 7, que usa o RE Engine, e é um jogo lançado em 2017 e criado de raiz para as consolas da geração passada, está agora a 4K 60 fps, e RT com iluminação global?
Os outros dois jogos não usam o mesmo motor? E não são remakes de jogos mais antigos, que apesar de melhorias e mesmo introdução de novos elementos, se apoiam numa estrutura de cenários e de jogo que não foram criados de raiz para a geração passada?
Você tem razão na 1a parte, mas a culpa é do hardware e não da tecnologia RT.
RT é sempre bom, sobretudo em RTGI o que não acho inutilidade pois traz mais realismo visual. Agora se por inutilidade você quer dizer que é melhor usar pra melhorar outras coisas já que não conseguem fazer direito com o que têm de hardware, talvez possa até concordar.
Concordo contigo, muita gente se pega só na questão dos reflexos (que concordo serem dispensáveis em um jogo de corrida) e esquece a iluminação que global, que é o que realmente faz uma diferença interessante, ao menos na minha opinião.
Forza Motorsport refere que usará Global Ilumination por RT.
E eu não vejo isso como totalmente impossível, desde que seja apenas um jogo de Xbox One algo melhorado, onde a aposta primária é no RT, tal como os remakes de RE2, 3 e 7.
e o que seria RT “forte” que “não é a mesma coisa que não ter” para vc?
Mas calma que daqui a pouco vc consegue comprar uma RTX 4070 para teu PC e não vai mais precisar ficar diminuindo os jogos nos consoles.
Quando implementarem efeitos como iluminação global, reflexos, sombras, iluminação direta e oclusão de ambiente por Ray Tracing, todos funcionando juntos em um autódromo real como Suzuka ou Monte Carlo, creio que você vai se impressionar.
Monte Carlo mesmo, já fico imaginando os reflexos daqueles navios ancorados na Tabac, ou da emissão de luz desde a entrada do túnel até a saída do mesmo, ou das sombras mais realistas sobre as árvores na reta dos boxes. E em corridas noturnas ou debaixo de chuva, colocar iluminação direta sobre cada objeto do autódromo que possa emitir luz, por exemplo os letreiros, a entrada do cassino, etc.
E ainda podem expandir incluindo Ray Tracing por áudio, aumentando ainda mais o realismo sobre cada objeto que possui uma fonte própria de som.
Rasterização funciona, os autódromos ficam bonitos, bem modelados. Mas Ray Tracing deixa esses efeitos muito mais realistas, o que é extremamente bem vindo para um jogo simcade.
Via de regra, os jogos da geração passada que incluíram Ray Tracing possuem “rascunhos” de um ou outro efeito isolado. Doom Eternal por exemplo adicionou reflexos por Ray Tracing que praticamente não faz diferença. Vai ser uma ou outra parede que reflete o capacete do DoomGuy, e nada mais do que isso.
Já existem boas amostras do que está por vir. Já Cyberpunk 2077 no PC é um showcase de Ray Tracing, porque tu pode combinar diversos efeitos ao mesmo tempo, o que faz diferença (e pesa na performance). Metro Exodus enhanced é um excelente showcase de iluminação global, Spiderman e Control são excelentes showcases de reflexos, Dying Light 2 no PC também é um bom showcase.
Mas infelizmente, todos esses efeitos combinados devem ter um custo computacional excessivamente caro. Eu acredito que esse vai ser o diferencial do PC na metade final da geração, ou seja, consoles com uma combinação de 1 ou no máximo 2 efeitos (sombras + reflexos? RTGI + sombras? ).. enquanto que nas GPUs high-end no PC tu vai ter um showcase completo de todos os efeitos rodando simultaneamente.
A AMD nunca escondeu isso:
Mario, Talvez para ter vários efeitos, como PCs mas parrudos precisaria de um ps5 pro e novo Xbox, com a nova arquitetura da amd e utilização de machine larning. O que acha ?
O RT é um adereço. Pode permitir melhores efeitos, mas tudo se consegue de forma parecida sem ele. Ter ou não ter RT não influencia a jogabilidade ou a qualidade do jogo, apenas melhora, em alguns casos ligeiramente, o grafismo.
Mas mais ainda, há jogos em que o RT estragaria absolutamente tudo. Por exemplo, Doom, Dead Space, e outros jogos, apostam na escuridão de zonas, com iluminação parcial de outras. Com RT a luz das zonas parciais eliminaria parte do resto, estragando o efeito.
Vc então acredita que a indústria devia melhorar as tecnologias que já temos nos jogos.
Eu acho que RTs e Resolução são secundários. 1080p sem RT pode fazer jogos visualmente deslumbrantes.
É um pouco como o compromisso entre fps e gráficos. Agora se sobes a resolução perdes qualidade gráfica, se metes RT, perdes qualidade gráfica, se sobes FPS, perdes qualidade gráfica. Enquanto se for criando coisas e mais coisas para se gastar a performance extra que vai aparecendo, o crescimento gráfico vai ser reduzido.
Não tenho nada contra o suporte a essas tecnologias, mas 40 fps (120 Hz), 1080p re-escalados para 4K, e RT apenas para amostras, seria uma evolução gráfica fabulosa.
Eraser, esse esforço, é justamente o ponta pé inicial que toda tecnologia ou revolução precisa pra acontecer.
Não iriamos ter Path RT de uma vez nos consoles. Toda casa começa com um tijolo. Ou uma pazada na areia, não importa o exemplo, mas é gradual.
Há tempos aprendi que 4k@60 nativos na MS é o que consideram 4k dinâmicos, ou seja, basta que olhando pro céu, chegue aos 4k nativos pra se vangloriarem e desde o Halo 5 usam essa resolução “nativa” ou “true” pra falsear as coisas. Outro ponto é que a Sony deu entender o mesmo até ter ido pro não é bem assim.
No fim, acredito que a MS dirá que foi mal interpretada e que o jogo tem modos 4k@60 e um 1440/1080@RT. Ou pior, está a fazer um modo 4k@30 com RT pra um simulador de carros, tendo ainda a deixa de que 4k@60 RT é só no PC. Assim como o vídeo de apresentação foi dito ser no Xbox inicialmente e depois mudou pro PC. Coisas de MS, quem quiser que confie.
Mas sim, podemos estar enganados, e ser uma engine revolucionária, mas dado o histórico, se não quiser se decepcionar, é melhor ser cauteloso com afirmar sobre algo vindo da MS.
Não tenho dúvida que o rt + 4k na versão de 30 fps. E a versão 60 fps será resolução dinâmica com a maior parte do tempo abaixo dos 1440p. Além disso, será rt reflexos em jogo e iluminação global apenas nos replay. Ainda assim, será uma excelente evolução. No entanto, mais importante que gráficos é a física. Isso que precisam evoluir.
Na análise do Alex Battaglia da Digital Foundry (https://www.youtube.com/watch?v=MIiEPpjFS48), a partir dos 3 minutos e 49 segundos ele identificou que a demo de 5 minutos apresentada no Xbox showcase estava rodando em 4k dinâmicos, com trechos em 4k mas ao mesmo tempo pegou amostragens até em 1080p.
Aos 6:45 o Alex aponta que os reflexos por Ray Tracing são mirror-like, que poupam preciosos milissegundos por quadro.
Aos 8:43 ele apontou que existe iluminação global por Ray Tracing em um trailer de 1 minuto do game, mas aparentemente por enquanto está apenas no modo replay.
Se não me engano, o RT mirror pra reflexos de lataria foi implementado por mods da comunidade do PC em FH. Provavelmente a MS se valeu disso pra tentar implementar nos carros de FM. Agora, 4 K nativos é outra coisa que a MS falseia sempre… Pior que criou padrão, agora todo jogo 4k é apenas o que tem uma tela em 4k pelo meio, mesmo que numa tela de loading.
Saiu hoje na eurogamer, Forza corre a 4K(não diz se é nativo) no SX e a 1080p no SS, ambos a 60fps.
Só senti falta de reforçarem que o RT estará ativo com tais resoluções.
A depender da Turn10 e da Playground eles conseguem tais resoluções nativas, vamos ver como vai ser com o restante prometido.
Na eurogamer PT diz que o foco são os 4k nativos, não sei se é uma tradução forçada na interpretação. Até porque acho que faz tempo a MS não trabalha com resoluções nativas, e normalmente se fica nativo lá é porque o hardware dá conta.
Vamos lá a ver Juca…
Impossível… não é!
Se tens um jogo que te dá 60 fps na Xbox One, que consegues meter a 4K na One, e que consegues colocar a 120 fps nas consolas de nova geração, então podes meter os 60 fps com um bom uso de RT.
E os Resident Evil são exemplos.
O novo Forza parece impressionante… mas é?
Tu agora tens mais memória para texturas de alta definição, e tens os descompressores/compressores e o SSD que permitem trocar o conteúdo do que está no ecrã. Ou seja, tu podes usar melhores texturas sem penalizar as performances que tinhas num Forza 7.
Forza 7 já usava fotogrametria, mas limitada. Troca o que falta por geometria obtida por fotogrametria, e usa o resto da performance para criar iluminação RT, e o que tens é um jogo um aspeto superior.
Daí que eu não vou dizer que seja impossível. Porque sinceramente não me parece impossível.
Pode ser complicado, e o artigo refere isso mesmo, mas dado que o motor é completamente novo, dependendo do que está li melhorado, impossível não me parece.
Tens toda a razão no que eu disse, por isso referi RE8 que é cross gen e penso ser 4k 60fps com RT.
Tu é que foste buscar o RE7.
Porque RE8 com RT cai até aos 45 fps Daí que oficialmente o anunciado seja:
PlayStation 5: 4K HDR/60 fps
PlayStation 5 (when Ray Tracing is turned on): 4K HDR/45 fps
Xbox Series X – 4K HDR at 60 frames per second
Xbox Series X (when Ray Tracing is turned on) – 4K HD at 45 frames per second
O que está em causa é se se consegue 4K, 60 fps, com RT, sem compromissos (ou pelo menos quase sem compromissos).
Os 45fps foi informação da capcom, na realidade o jogo corre a 60fps ou perto disso a maioria das vezes com o RT.
Como dizes, o jogo corre, maioritariamente, perto de 60 fps… Mas não corre a tempo inteiro!
E nesse aspecto a Capcom prefere ser honesta, indicando o valor mínimo que é alcançado… os 45 fps!
O jogo corre sempre acima de 45 fps.
Forza Motorsport já é tão bom, diferente do Horizon que não sei o motivo exato, talvez o mundo aberto seja o que tira nosso foco de um objetivo e ele parece algo já exaurido, no entanto a dinâmica de jogos em circuitos é algo que tem um propósito, nos foca. Por isso não devo ter enjoado do Motorsport e sim do Horizon.
Nesse caso, sendo já uma franquia excelente, qualquer melhoria, já o torna excepcional.
Cortaram os laços com o One em parte, não sei se será reescalado dalí, mas não terá compromisso de crossgen certo? Então é sério candidato a melhor jogo de corrida sincade de sempre É o produto que a Microsoft sabe fazer bem.
As melhorias aqui espero nem são tanto visuais, mas de conteúdo e sensação de mundo do jogo “vivo”.
Acho incrível como o FM7 me parece atual mesmo hoje em junho de 2022, não devendo nada a ninguém.
4K nativo?! Porquê isso me parece algo estúpido hoje em dia? Ah claro! Um tal de DLSS, outro cara chamado Checkerboard..
Tenho uma dúvida, alguém falou que seria nos consoles? Porque com o lançamento da série 4000 deve ser possível 4k60 com rt iluminação global. Só não vejo vantagem em 4k nativos. Um 1440p com bom upscale já é mais que suficiente. Imagino que no console deve rodar 4k30 com rt reflexo e rt global apenas nos replays. Lembrar que o horizon roda 4k30.
Horizon roda a 4k@30 sem RT nos consoles, mas tem a desculpa de ser mundo aberto. O que se especula aqui é se nos consoles terá 4k@60 nativos com RTGI e RT de reflexos graças a nova engine do game.
Basicamente, desde o último Patch, o jogo corre a 4K 60 fps.
As diferenças visuais para o modo fidelidade são tão pequenas que se percebe que o jogo poderia ter tido muita otimização que não existiu pelo simples facto que o jogo foi feito a pensar na PS4. A PS5 limitou-se a usar performance extra para melhorar as performances.
Ele não estaria a falar do Forza Horizon?? Creio que no final você pensa que foi Horizon Forbidden West.
Isso. Não pensei que geraria confusão.
Não sei! 😉
OFF: Starship Troopers: Terran Command – 25€ no Steam – Excelente RTS para o preço!
Me referi ao Forza Horizon, Mário, mas realmente culpa minha por não me referir direito ao jogo, vai desculpando aí! 😃
Forza horizon.
Sinceramente acho bom que tenha melhorias gráficas. Mas o mais importante é melhorar a física. Essa sim está muito defasada.
Os colaboradores do site não fazem ideia do quanto a FTech Engine roda bem no Hardware AMD. Parece até que toda engine nasceu nele.
Lembro até hoje do lançamento do Forza 7. Levou mês até a Nvidia trazer drivers para tirar a diferença enorme do jogo entre placas no lançamento. Diferença era de uns 20% pra lá. Se não me engano teve gente com a RX 5700 XT rodando o jogo até em 8K Ultra ali nos 40 FPS. Algo extremamente desafiador. De tão refinado que ele estava.
Eu não duvido que façam um 4K 60. E se não fizerem pode ter certeza que garantem um 1800P 60 tudo com RT.
Gente os caras fizeram Forza 7 rodar a 1080P 60 no One base. Olha o nível disto. E vão lá pra ver como estava o jogo no console.
Muitos jogos correram a 1080p 60 fps na One.
Mas sim, a NVIDIA teve de trazer drivers atualizadas. E trouxe-as colocando o jogo a correr melhor lá do que nas AMD. Era um jogo Xbox criado para Xbox, optimizado para hardware equivalente ao usado na Xbox.
Quanto ao que o jogo vai trazer, é desconhecido. 1800p ou mesmo 4K são teoricamente possíveis, mas perante o aspeto do jogo, pouco prováveis.
Não viaja. O jogo tem trechos que desce a 1080p e o Ray Tracing in game é de baixa qualidade, isso que tá rodando num PC e a MS fez questão de mentir que era no SX e depois voltar atrás.
https://twitter.com/Andre_EP812/status/1538986818867187716?t=LpU7vJwM5fuT1WSlJflp4w&s=19
UI… O bataglia a dizer isto da Microsoft…
Virou… Agora é fanboy Playstation!
Ou isso, ou então é algo que a sociedade já nem sabe o que é… É honesto!
O cheque não deve ter caído neste mês. Hahaha ou realmente é tão vergonhoo que ele não se aguentou.
A polêmica toda do RT em Forza foi devido as declarações do Bataglia. Foi ele que inicialmente disse que não estavam a ser justos e transparentes com o que foi apresentado.
A Turn 10 sempre soube otimizar bem o motor. O Forza 3 já tinha visuais ótimos para um jogo 60fps no Xbox 360 e eles ainda conseguiram melhorar no 4. Com o 5, 6 e 7 eles continuaram evoluindo sem que o Xbox One básico abandonasse a resolução 1080p nativa e os 60fps perfeitos. Isso sem falar da evolução visual que a série Forza Horizon teve no próprio Xbox One, lembrando que toda a parte técnica do motor é feita pela Turn 10, mesmo na série Horizon.
Creio que eles poderão ter os 60fps com RT abandonando a resolução nativa fixa. Pode ser dinâmica com reconstrução temporal. Atualmente as soluções de reconstrução temporal se tornaram boas o bastante para serem muito difíceis de identificar sem a digital foundry, e nos jogos a 60fps elas tendem a eliminar os fantasmas e granulados que são mais aparentes em jogos de 30fps. Funcionou muito bem no Gears 5 e no Halo Infinite no Xbox Series X, também funciona bem nos jogos da capcom na RE Engine como Resident Evil e Devil may Cry.
Poder pode… E não se pode negar isso. É possível ter-se 4K com 60 fps e RT em reflexos e iluminação global e já vários jogos mostraram isso.
Mas o mais normal é haver compromissos, especialmente na resolução nativa. E forza ainda usa RT no áudio!
Nesse sentido o mais certo é os 4K não serem nativos.
Está tudo desconfiado com o ray tracing quando na realidade deviam era estar preocupados com a economia do jogo, como este, tal como o Halo Infinite, poderá ser mais um live service bem ao estilo do gamepass, isso sim.
Não foi à toa que o nome do jogo deixou de estar numerado.