Spider Man e Miles Morales vão para o PC

Como é hábito atual da Sony, os jogos passam para o PC após um mínimo de 2 anos como exclusivos. Sendo que nesse espaço ambos os jogos venderam já mais de 33 milhões de cópias.

Apesar que muitos não olham com bons olhos a passagem dos exclusivos PS5 para PC, a realidade é que as exclusividades possuem um objectivo que não é o de os jogos ficarem numa lista de exclusivos após alguns anos de vida.

A ideia desses jogos é diferenciar o produto, e tornar o mesmo mais atrativo face à concorrência. E apesar de eu me incluir num grupo que, preferencialmente, preferia que os jogos não passassem para qualquer outra plataforma, a realidade é que, nos modelos atuais, e desde que tal se confirme não prejudicar as vendas da consola, tambem não me oponho verdadeiramente.

Mas a realidade é que a Sony possui presentemente uma política onde os seus jogos após um prazo mínimo de 2 anos, são convertidos para PC, mantendo-se a partir daí apenas exclusivos consola. Basicamente entende-se que nesse período o jogo já serviu o seu objetivo de exclusividade, e como tal a sua venda noutra plataforma não diretamente concorrente (i.e, no ramo das consolas) é mais benéfica para a marca do que o manter como exclusivo de prateleira para as listas dos fanboys.

E nesse capítulo, a Sony anunciou que dois dos seus jogos lançados para as suas Playstation, Marvel SpiderMan e SpiderMan: Miles Morales, irão passar para o PC ainda este ano. Assim Spiderman chega a 22 de Agosto e Miles Morales lá mais para o final do ano, altura em que terá feito mais ou menos os tais dois anos.



Mas se dúvidas houvessem que estes jogos cumpriram em pleno a sua função como exclusivos, a Insomiac vem tirar a mesma, ao revelar que estes dois jogos em conjunto já venderam na Playstation mais de 33 milhões de unidades, o que os torna em dois dos jogos de maior sucesso da Sony.



72 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
11 de Junho de 2022 8:55

Não sou fã dessa política, visto que existe o risco real de afetar como os jogos futuros serão desenvolvidos. Da mesma forma que o crossgen está a afetar os atuais. Ainda assim, até agora eram apenas games da geração passada. Só que o Miles morales ligou o sinal de alerta. Não apenas saiu no ps5, mas tem menos de dois anos. Qual vai ser o próximo passo? Será que a Sony vai realmente segurar os lançamentos ou vai diminuir essa janela? E o desenvolvimento vai realmente focar em tirar o máximo do ps5 ao custo de prejudicar a conversão para o PC? São muitas dúvidas, somado a uma política de preços bem abusiva, onde jogos da psn Brasil custam mais que os americanos. Faz com que a cada dia seja mais difícil justificar a manutenção do console. É aguardar, mas não estou otimista.

marcio
marcio
Responder a  Hennan
11 de Junho de 2022 10:14

Concordo 1000%, logo a Sony estará fazendo jogos genéricos como as outras editoras, vários GaaS esquecíveis, parece que está cada vez mais perdendo o seu comprometimento com o próprio hardware, talvez até passe a usar UE5 como engine padrão em seus Studios, sei lá a Sony não me parece a mesma, da dó imaginar onde a indústria de jogos vai parar…

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Junho de 2022 1:16

Não? No GT7 queixaram-se e não foi pouco.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
11 de Junho de 2022 11:41

A preocupação é justamente no que você colocou sobre tirar o máximo de otimização no PS5. Veja uns trechos da entrevista abaixo sobre o port de God of War para PC – https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2022-god-of-war-pc-tech-interview

Steve poderá entrar em mais detalhes sobre a tentativa de portar o sistema de partículas, por exemplo, que usou muita tecnologia subjacente no PlayStation – que teve que ser completamente portada para DirectX. É um trabalho misto. Algumas coisas funcionaram fora da caixa, e conseguimos colocá-las em funcionamento rapidamente. Algumas coisas demoraram muito para realmente funcionar.

Algumas coisas nas partículas, porque o sistema de partículas era inexistente, não havia estrutura, foi escrito especificamente para Orbis [codinome do PS4] e visando hardware Orbis específico.

A entrevista diz claramente que o sistema de partículas foi escrito inteiramente visando o hardware do PS4. Como o jogo foi lançado em 2018, presume-se que esse sistema de partículas deve ter sido feito em meados de 2015, onde provavelmente não se tinha em mente ports para PC, logo tudo era feito pensando especificamente no PS4.

Será que com os desenvolvimentos atuais para o PS5, já sabendo que o código desenvolvido será portado para PC, haverá tanta dedicação em escrever código específico para o PS5 como houve nas gerações anteriores?

Como compraram a Nixxes, que é um estúdio específico para ports de PC, a expectativa é que os estúdios não precisem se preocupar em adaptações ao PC, e podem focar inteiramente no PS5. Mas tenho dúvidas se a realidade é exatamente essa, porque uma coisa é você portar um jogo para PC quando a engine gráfica já suporta DirectX. Outra coisa é você precisar reconstruir inteiramente uma engine gráfica “ground-up PS5” para suportar o DirectX.

Na prática quero dizer que um Spiderman 2 ou Wolverine provavelmente usarão uma engine next-gen bastante evoluída em relação ao que vimos em Spiderman Miles Morales. Mas sabendo que esses jogos serão portados algum dia para PC, talvez a Insomniac já precisou deixar essa engine suportada para DirectX, e o trabalho da Nixxes seria justamente fazer o jogo feito na versão da engine para PS5 funcionar na versão da engine para DirectX. Então tenho dúvidas se haveriam frameworks inteiros pensados apenas para PS5 como o sistema de partículas de GOW, já que a conversão é possível, mas o problema é o tempo necessário para portar. E como dizem, tempo é dinheiro.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
marcio
marcio
Responder a  Carlos Eduardo
11 de Junho de 2022 14:18

É meu amigo, exatamente isso, e justo agora que a ps5 tem tanto a entregar, é criei tanta expectativa no console por ser de fato um console clássico e não um PC adaptado. Para é óbvio que a Sony ja tem em mente em suportar o PC em algum momento e com isso nunca extraíram o máximo que o console tem a oferecer, como você disse no exemplo os studios deixaram e gastar tempo em soluções especificas para o ps5 e optar por algo genérico e mais fácil de portar, tomara que estejamos errados e a Sony nunca faça isso mas pelo que tenho visto ultimamente acho o mais provável isso que descrevemos acontecer…e as vezes eu tenho vontade de vender meu console e investir em um PC.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 15:08

Sim, de acordo. Jogos que somente escalam na PS5 tendem a escalar bem entre as diversas confs no PC.

Isso me deixa curioso para saber como Ratchet and Clank Rift Apart irá rodar no PC. Apesar de ser um game “early gen” sem a devida maturação que costumamos ver a partir da metade de cada geração, já seria uma amostragem interessante de se observar.

Também estou um pouco curioso sobre Returnal, pois como usaram os Ray Accelerators para queries em GI (https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2021-returnal-absolute-housemarque), talvez precisaram fazer alguma adaptação para o game também funcionar relativamente bem em GPUs que não possuem hardware para Ray Tracing.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
marcio
marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 15:17

Então Mário a Sony sabe que não teria retorno de tivesse que exigir especificação altíssima pois poucas pessoas tem uma máquina para isso, seguindo a tendência a Sony deverá diminuir cada vez mais o tempo para portar seus jogos para PC, acho mais provável ela capar o jogo para facilitar o porte simples assim… é digo isso com muito pesar, pois não gosto do caminho que a Sony aparentemente quer ir…

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Junho de 2022 1:20

Ou não. Com 2 anos de delay já qualquer gpuzeco na data de lançamento roda tranquilamente os jogos.

E esses 2 anos depressa vão reduzir para um ou menos.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  marcio
11 de Junho de 2022 14:43

Eu sou um dos que fui contra desde o início e apesar de ter “aceitado” mais espero que a Sony dê o maior tiro no pé. Vão ser os Spider-man’s, provavelmente o The last dia um no Pc e o Stray dia 1 no serviço e isso tudo me cheira a um teste de aceitação, onde se os fans ficarem calados, a Sony vai diminuir cada vez mais o tempo de lançamentos no Pc.

E antes que me falem “Ah Tlos é um remake” eu digo e daí? Ainda sim sengundo os próprios ele esta sendo feito do zero para Pc e Ps5.

Como ja disse antes espero imensamente que a Sony comece a perder dinheiro, mas pelo visto isso poderá acontecer só do meio para o final desta vergonhosa gen.

marcio
marcio
Responder a  Daniel Torres
11 de Junho de 2022 15:25

Penso o mesmo, parece que a nova geração não começa nunca, diferente da passada que tinha killzone shadow fall e the order com gráficos superiores, até agora temos projetos em UE5 para talvez 2023.

Acho que a fase de teste já passou e deu foi lucro pra Sony meu amigo. Mais um ponto que concordo com você, já que vão gastar dinheiro e tempo fazendo um remake para o ps5 de um studio frist da Sony que o mesmo seja refeito e tiro proveito do que o console tem, e não poupe para “caber” no PC também, hoje eu já não vejo vantagem em ter ps5 pois se colocar o preço de 2 consoles mais vale investir no PC e jogar tudo!

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  marcio
11 de Junho de 2022 18:39

Por isso a um tempo atrás disse que hoje o PC é a melhor máquina para jogar. Eu nunca gostei de Pc por inúmeros motivos, más hoje a jogos que quero jogar e nem sai sequer na Consola, por exemplo os novos jogos da empresa Hoyoverse, onde vão lançar o Honkai Star Rail e o ZZZ são jogos que gostaria de experimentar, más as plataformas são PC e Mobile, sim hoje até Mobile tem mais relevância do que as Consolas, e aquilo que as Consolas tinha de Chamariz face ao PC está indo para o PC! Onde além de ir para PC também se joga lá os jogos da concorrência, eu na geração passada dei um voto de confiança para a Microsoft que cheguei ao ponto onde além de comprar um Xone normal, comprei um Xonex, além da consola ser mal aproveitada, o único jogo que realmente gosto deles é só o Forza e nesta geração já nem ligo mais para Xbox, a Playstation infelizmente também encaminha para isso.

Ps: antes que me esqueça, também tem emuladores de Nintendo.

Last edited 2 anos atrás by Daniel Cardoso
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Daniel Cardoso
11 de Junho de 2022 18:58

Pelo caminho que a Sony parece seguir, o ps5 vai servir exclusivamente para assinar a Psn premium. De resto, não se justifica. Mas espero estar errado.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 21:59

Quando reclamo, falo por mim. Para a maioria o PC pode até não fazer sentido pelo preço, apesar que hoje você já monta algo semelhante ao PS5 por 5,5k. O custo já não é tão diferente. Mas no meu caso já tenho o PC. Daí a pergunta, vale manter um ps5 para jogar os games no lançamento? Sendo que a maioria já não jogo quando lança por falta de tempo ou por excesso de bugs. O que pretendo fazer é esperar. Hoje você tem razão. Mas nos últimos 2 anos a Sony mudou muito, não sei como será o amanhã.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Junho de 2022 1:22

Estás a colocar o panorama atual na equação e a excluir erradamente o futuro.
Daqui a a 2 anos ou menos qualquer pczeco iguala e supera as consolas.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 22:02

Não sei se concordo. PC tem muito jogo, mas quantos ao nível dos AAA da Sony? A verdade é que se você gosta de jogos single player de qualidade ou tem um PS ou não tem nada. Multi single de qualidade é a exceção da exceção.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
11 de Junho de 2022 11:00

Isso explica a apresentação do Jim Ryan, onde ele mostrou que esperava aumentar o faturamento no PC de 80 milhões em FY21 para 300 milhões em FY22.

Dentre os first-party, Spiderman foi o maior sucesso comercial do PS4, alcançou 9 milhões de cópias vendidas apenas 4 meses após o lançamento (https://www.playstationlifestyle.net/2019/01/07/playstation-4-sales-exceed-91-million-spider-man-at-over-9-million-sold/#/slide/1). A expectativa é que no PC alcançará resultados muito mais expressivos do que God of War.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
11 de Junho de 2022 11:37

Logo esse limite de tempo de 2 anos para sair no PC irá diminuir e será o The Last Part 1 a fazer isso.

Sobre os Gaas um colega de trabalho me chamou a atenção, que o Factions 2, que será standalone, poderá ser um deles.
Não joguei o Factions do The Last 1, mas ele jogou e disse que o Factions 2 tem tudo para ser Gaas

Juca
Juca
Responder a  Livio
11 de Junho de 2022 13:24

Jogos MP funcionam muito bem pra esses modelos MMO ou GaaS. Lamentavelmente eu também apostaria que é um dos GaaS. e do pior tipo, vendido a preço cheiro e com temporadas, quem sabe até um pay 2 win, depois de um tempo vira um f2p com level up limitado e temporadas a venda.
Mas só engana quem se deixa enganar, eu passo longe e já deixo aqui a minha promessa de não gastar dinheiro em nenhum tipo de jogo sem campanha offline ou ao menos narrativa e extensa, logo, estarei longe desse game aí. Infelizmente deve vender bem ainda assim, pois carrega DNA e estirpe, vide as vendas do Remake do TLoUs estarem a se esgotar mesmo um jogo relançado por duas vezes e a preço cheio…

Last edited 2 anos atrás by Juca
Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 14:43

O que acontece se Returnal sair no decorrer deste ano ainda para PC.
Menos que 2 anos certo ?

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 16:57

Nos temos imagens do Geforce Now aparentemente mostrando a tela de configurações gráficas deste jogo num vazamento.
Você viu isso ?

Netto
Netto
Responder a  Cherokee Bill
11 de Junho de 2022 22:02

Eu vi

Dele e do Sack Boy

Ainda sim, não rolou anúncio e já estamos em junho

De certo devem ser lançados em 2023 já que Uncharted deve seguir Spiderman esse ano ainda

Netto
Netto
Responder a  Cherokee Bill
11 de Junho de 2022 22:00

Sim, menos

Mas ele precisa sair nos próximos 6 meses

E vide que Uncharted que já foi anunciado ao fim do ano passado e até agora não lançou

Difícil lançar, e lançando ano que vem já serão 2 anos

Eraser
Eraser
Responder a  Livio
12 de Junho de 2022 1:23

É óbvio que esses dois anos vão diminuir, basta ver o caminho trilhado até ao momento

Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
11 de Junho de 2022 12:41

Vendi meu Xbox Series X e iria comprar neste ano um PS5. Mas com mais esse dois jogos ditos pela Insomniac que nunca iriam para o PC, mas quem manda é a Sony… Pra quê ter um console? Vou voltar ao PC e ficar nele mesmo, além de já está gostando de jogar por streaming. Apesar do streaming de jogos precisar melhorar, mas tem sido uma outra opção e vai evoluir. Não vejo a Sony não diminuir o tempo de lançamento desses jogos “exclusivos”, pra mim fica claro o que está por vir e não tem volta. Microsoft se não fosse tão amadora e não nega no documentário que fizeram, mas como dizia o falecido Steve Jobs, se você ficar achando que eles não vão dominar seu mercado, quando perceber, você estará com as portas fechadas, Sony só está se precavendo. Estamos precisando de concorrência grande aí, pois Nintendo está no seu nicho, Microsoft disparando para tudo que é lado e Sony com essa de lançar seus exclusivos no PC, não vejo motivo para eu ter um console. Mas os consoles devem ainda ficar devido ao preço mais em conta que investir em PC. Mas quem pode investir no PC, melhor ficar nele mesmo. Agora é esperar pra vê o que vai dá isso aí. Mas infelizmente Sony não tem muito o que fazer, é uma empresa e precisa se adequar para não ser atropelada.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Luiz Siqueira
11 de Junho de 2022 14:39

Neste caso do Spider Man nem a Sony manda nele. Quem dá as cartas nesta IP é a Disney.

Muita gente esquece. Se quiserem tirar das mãos da Imsoniac tiram, se quiserem tornar multiplataforma tornam. Se quiserem liberar até para o Switch liberam….

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 17:05

Os direitos no cinema são da Sony. Sim, completamente certo.
Nos jogos são todos da Disney. Ela que manda nesta outra praia.
Então ela faz o que bem entender ali, pode mudar se for da vontade dela.

PAULO MARCELO KAUFMANN
Responder a  Luiz Siqueira
11 de Junho de 2022 15:24

Como assim a Microsoft está atirando pra todos os lados?! Isso é ruim?! A Microsoft é a empresa que mais inova no mercado de games! Quando ela começou a lançar seus jogos no PC todo mundo criticou, e agora a Sony faz isso também! Ela criou o Game Pass que agora a Sony teve que aprimorar a Plus pra competir! O Xcloud tem sido a atual melhor opção de streaming de games no mercado! Não acho que uma plataforma afete a outra! PC, consoles e Cloud são públicos completamente diferentes! Ela quer abranger todos os públicos! Em especial o Cloud que é o futuro da indústria! Querendo ou não consoles e PCs gamer são um nicho de mercado! Imagina só você conseguir oferecer jogos AAA para as pessoas sem fazer elas precisarem comprar um aparelho de 500 dólares! Existem 2 bilhões de pessoas no mundo que jogam vídeo game de alguma forma, a esmagadora maioria nos joguinho lá de celular! Agora imagina só conseguir alcançar esse público com jogos AAA só com uma assinatura, isso levaria a indústria dos games a outro patamar!

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 17:29

Sempre pensei como “bagunça” na MS.

Mas é pior e eu não tinha pensado dessa forma, a MS lança produtos que competem entre si.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
11 de Junho de 2022 14:13

Este limite de tempo só fará diminuir.
E será interessante o pessoal do PC rodando isso com uma variedade enorme de hardware e sem o ssd “especial” no qual tanto ouvimos falar por aí.
Acho que verei muitos HD Sata 3 e SSDs Sata 3 na jogada.
Acho que nem vão beliscar a necessidade de um M2, os SSDs Sata 3 vão segurar.

Será o começo de uma desconstrução de narrativas. Ainda dá tempo de voltar alguns anos atrás e alguns sites apagar algumas matérias e seus usuários alguns comentários.

5 estrelas, bom trabalho Jim.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Cherokee Bill
11 de Junho de 2022 15:23

HD Sata 3 tu exagerou.

Se o relatório da Trendfocus estiver certo, até o Windows 11 vai exigir ao menos um SSD Sata https://www.tecmundo.com.br/software/240037-windows-11-microsoft-quer-sistema-rodando-ssds-em-2023.htm , logo os jogos hardcore deverão acompanhar esta tendência.

Isso não quer dizer o fim dos HDs, é o melhor custo vs benefício para armazenamento, e já substituiu as tradicionais fitas para backup na maior parte do meio corporativo. Mas para rodar apps que exigem performance, já está caminhando a passos largos para virar passado.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Carlos Eduardo
11 de Junho de 2022 16:54

Os HD Sata 3 mais modernos fazem 200MB/s talvez bastem. Talvez. Não para todo jogo. Mas para maioria.
Mas os SSD Sata 3 fazem 550 MB/s, não é pouco. Acredito que sejam totalmente suficientes. Para qualquer jogo.

Aquela demo da UE5 consumiu 600MB/s de largura de banda, salvo engano, no seu pico. 1% low.
Deve ter ficado a maior parte do tempo dentro da parte ótima dos SSDs Sata 3.

Last edited 2 anos atrás by Cherokee Bill
Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Junho de 2022 1:28

O UE5 ainda não está totalmente optimizado para pc, e muito menos essa demo.

Dizer que o ue5 atualmente puxa muito pelo pc é a mesma coisa que dizer que os jogos ps1 e ps2 atualmente exigem muito do hardware da ps5, só que não, em ambos os casos o problema é falta de optimização.

Deto
Deto
Responder a  Cherokee Bill
11 de Junho de 2022 17:32

2x erro

Last edited 2 anos atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Cherokee Bill
11 de Junho de 2022 17:37

É, tem que apagar mesmo.

Nvidia, AMD, Apple, MS, Sony, todo mundo falando e fazendo coisa para SSD, mas é fake

Pq é fake?

Pq o Xbox hypou 12tf, Full RDNA2, clock sustentável e vc passou vergonha com isso.

E como vc reage? “SSD fake também

Como eu já falei aqui, enquanto tiver “fã de xbox” igual a vc, o playstation sempre vai fazer mais sucesso….

Imagine só o feedback que a MS recebe na internet de gente como vc.

tem problema 2022 inteiro sem jogos? não, nossos fãs estão preocupados em falar de SSD do PS5 é fake no topico do jogo que vendeu 33M de copias, mais que assinantes do GP.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Deto
11 de Junho de 2022 22:45

E eu sou automoderado em todo e qualquer comentário que eu faço aqui.
Não sei como o Mário aprova isso, ou não te desce para a automoderacão.

Você definitivamente merece esse filtro.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Cherokee Bill
12 de Junho de 2022 9:19

Ele lhe ofendeu ou apenas falou de alguns fatos?
Essa choradeira com qualquer resposta que fala de fatos muito bem conhecidos não é normal, é vitimismo. Eu sou moderado a pedido de outro user, o que acho errado, pois cada um escreve do jeito que quer e se não ofender ninguém não deveria receber qualquer censura e sim arcar com o que fala aqui, levando respostas de outros users. Aqui não é a gamevicio, se acostume.

CarlosP
CarlosP
11 de Junho de 2022 14:51

Para mim, o que pode ser pessimo nesta situação não é o jogo sair no PC, é limitar o desenvolvimento na consola por causa do PC. Não vou deixar de investir na consola porque o jogo sai no pc. Agora deixar de criar, espremendo tudo o que se pode no hardware dedicado, por causa de outras plataformas, isso sim pode ser uma situação ao qual prejudica o cliente que investiu naquele hardware. Não vamos ser hipócritas, quem investe num hardware superior seja ele PC ou consola é porque obviamente quer tirar proveito desse hardware.

Marco Antonio Brasil
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Junho de 2022 11:15

Se esse é o motivo eu também não sei, mas eu também pensei nisso quando saiu esse número baixo das vendas de gow no Pc.
Vamos acompanhar os números de Spiderman e last of us remake, que também são IPs pesadas.
Se mantiverem esses volumes baixos eu vou considerar uma derrota para essa estratégia da Sony, pois a meu ver não compensa a perda em termos de imagem.

PAULO KAUFMANN
11 de Junho de 2022 15:41

Meu Deus que empresa demorada! Quando ela vai começar a lançar seus jogos Day One?! Ela devia ter colocado seus jogos Day One no PC a muito tempo! “Ah mas vai prejudicar as vendas do console”! Não vai nada! São públicos completamente diferentes! A Microsoft foi pioneira no seu modelo de negócio que foi expandir o conceito de plataforma de video-game! Não é mais apenas um console, mas sim qualquer lugar onde possa ser instalada a Xbox Live! É todo um ecossistema! Isso é muito benéfico para indústria pois expande muito o público que tem acesso aos jogos! E a Sony está correndo atrás pra conseguir algo parecido mas fica difícil quando vc demora 2 anos pra lançar um jogo no PC! Logo os consoles tradicionais vão acabar e se a Sony manter essa mentalidade terá sérias dificuldades!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  PAULO KAUFMANN
11 de Junho de 2022 15:49

Não vai prejudicar as vendas dos consoles? Ah, sim, vimos o Xbox one vendendo pouco mais da metade do 360 e menos da metade do ps4 a toa. Pfff
E não, a Sony não está correndo atrás pra seus jogos rodarem até em micro-ondas, ela valoriza seu console e sabe que o HW físico dedicado sempre vai ser superior ao streaming. Público pra comprar o HW e jogar da melhor maneira possível tem de sobra.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
PAULO KAUFMANN
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 16:35

Eu sei que não é algo a curto prazo os consoles acabarem! Eu acredito que a próxima geração será a última! As vendas de consoles hoje estão no seu auge e a tecnologia que vai o substituir ainda é muito precária! Eu só quis dizer que a Sony tem que mudar um pouco sua perspectiva de negócios! Devia buscar outras alternativas paralelas ao console! Mas isso é só minha opinião! Mas eu entendo você ter me chamado de ignorante, eu acho que me exalto demais no meus comentários! É algo que vou mudar! Vou ser mais moderado!

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Junho de 2022 18:06

aqui no BR se chamar de ignorante, o pessoal se ofende, é xingamento… e não ser um sujeito que “ignora”

eu digo “não sabe de nada e tem opinião sobre tudo”, que é basicamente a mesma coisa.

Marco Antonio Brasil
11 de Junho de 2022 20:30

Como já disseram em outros comentários, lançar exclusivos do PS5 no PC (contando que os requisitos mínimos não peçam uma configuração de topo) deixa a dúvida se realmente serão feitos jogos para extrair todo o poder da PS5. Pois caso contrário o sistema fechado perde um pouco o sentido, deixando de ter um dos seus atrativos, ao menos perante o público mais hardcore.

Netto
Netto
11 de Junho de 2022 21:45

Existe o antes e depois de Phill Spencer e Jim Rayan kkk

Quem será o CEO que levará a Nintendo pro PC?

error: Conteúdo protegido