Os dados são oficiais da Sony, e foram revelados numa apresentação corporativa.
A PSN está a ser uma enorme fonte de receita para a Sony, só com as vendas ali geradas a superarem os 14 biliões de dólares.
Se tivermos em conta que em 2021 o valor ali gerado foi de 6.4 biliões, e já ele um enorme sucesso, percebemos que a PSN está em franco crescimento.
Isto deve-se ao facto que atualmente a rede conta com mais de 100 milhões de utilizadores ativos.
Este valor poderá vir a subir, com o lançamento de alguns jogos previstos como GAAS no PC, e que alguns analistas entendem que poderão vir a requerer a adesão à PSN.
O lançamento dos novos pacotes PSN poderão vir a aumentar este valor, aumentado ainda mais as receitas da Sony, bem com o número de assinantes. E caso os jogos GAAS venham a gerar igualmente assinantes o futuro da Sony poderá ser de crescimento.
Chega a ser patético analistas pensarem em inscrição a Psn para jogar no Pc, uma plataforma onde por bem ou por mal o online é gratuito.
Por mais ridículo isso possa parecer pode ter algum fundamento se levarmos em conta os rumores que a Sony esta planejando um launcher proprietário no Pc, mas eu gostaria que acontecesse só para ver o tiro no pé que a Sony iria dá. Já que no Pc quem é a Sony perto da Steam ou Epic. Enfim vou parar por aqui já que criticar a Sony e seus jogos é um taboo
Kkk
Eu não sei se será assim tão ridículo.
Uma das disparidades que sempre critiquei entre consolas e PC é as consolas pagaram o online e o PC não.
Um launcher não só permitiria à Sony controlo sobre o que se vende no PC, como poderia forçar à mesma adesão que na consola.
Basicamente seria expandir a consola ao PC, mas apenas abdicando do hardware, mas não de qualquer dos conceitos da plataforma.
Pessoalmente isso, a meu ver, poderia funcionar muito bem. Basicamente mantinhas a plataforma fechada e controlada, mantendo as habituais receitas, mas sem a necessidade do hardware. E com uma plataforma igual dos dois lados, os jogos até poderiam sair day one.
O que eu questiono é a aceitação por parte dos possuidores PC. Eles provavelmente não iam aderir.
Mas o certo é que a coisa tal como está beneficia os PCs face às consolas e isso também não é justo.
Uma vez vc disse que a MS está a apostar em todos os cavalos e criticou isso, mas a Sony anda a fazer o mesmo e vc diz que pode dar certo? Mário, pau que bate em Chico, bate em Francisco hein!rs
Eu até acho que ela está errada, mas não há nada que eu possa fazer a não ser deixar de ser cliente, mas por enquanto, ainda tem coisas do meu agrado. Agora é aguardar pra ver.
Eu estava pensando até isso, me lembro de criticar a Microsoft pela apresentação sobre tv tv tv e tv, e a Sony anda a fazer o mesmo com suas séries e filmes e ninguém fala nada.
Lembro da Microsoft falar sobre o alcance mobile e de seus 2 bilhões de clientes e ser duramente criticada, e a Sony esta referindo fazer mesmo querendo levar seus jogos ao moblile, a unica coisa que não fez foi citar números e de novo ninguém fala nada.
Lembro das críticas a Microsoft com o modelo dos jogos GAAS, e agora a Sony esta se jogando de cabeça e o máximo que falam é “esperar para ver”
Fora o lançamento de jogos no Pc, entrada de jogos com apenas 1 ano no serviço etc… Os exemplos cada vez mais se acumulam e só mostra o quanto a Sony esta seguindo os passos da Microsoft e ela não faz isso por resposta e sim por ganância nua e crua.
Exatamente, Daniel! O Danilo Gentili uma vez disse uma coisa interessante: ” Não é a piada, e sim quem a conta que é julgada” ou seja, aqui a analogia anda perfeita.
Mas espera? A Sony anda a prejudicar os jogos com as séries?
Anda a dividir recursos ou tempo de antena nas apresentações da consola? Sempre pensei que a Sony tinha uma divisão de cinema que fazia filmes. Estou enganado?
A consola saiu prejudicada na conceção por causa dos filmes?
Não sendo assim, porque raio alguém haveria de estar a falar da Sony estar a fazer filmes?
Se fosse o Pinóquio já podia ser?
E a Sony não quer levar os seus jogos ao Mobile. A Sony tem equipas dedicadas ao Mobile que vão criar jogos para lá… Não são os mesmos jogos! E nem sequer os mesmo recursos.
Onde estamos de pleno acordo é no GAAS e aí não direi uma palavra que seja na defesa de seja o que for.
Uma correção no seu primeiro parágrafo, a crítica no TV, TV, Tv é porque a maior parte da apresentação do One eram de funcionalidades que faziam do console uma Tv box, algo totalmente diferente da Sony que está criando filmes de suas séries, filmes estes que devem passar nos cinemas e não fazem do PS4/PS5 uma set top box. Fora que não vejo merchandise a dizer que se falar PS4 Tv ele vai me direcionar para canais de TV.
Não… Eu explico depois… Seria algo bem diferente. E devias ter percebido isso pelo pouco que disse.
Explicando então…
A Sony não está a fazer o mesmo… E um launcher não muda isso. O launcher seria para correr os jogos PS no PC, mas não para lançamentos dia um. Isso é outra coisa.
Agora um launcher bem feito, isso seria outra coisa.
E um launcher bem feito seria algo que recriaria a consola… No PC.
Basicamente terias uma store exclusiva onde comprar os jogos. Os jogos só corriam dentro do launcher, não podiam ser modificados, e requeriam plus para aceder à Net.
Isso seria um recriar das condições de uma consola dentro do PC. E com tudo isso (que a Microsoft não faz, e como tal seria diferente) o PC não canibalizaria a plataforma pois as receitas e os serviços funcionariam tal e qual como na consola.
Na Xbox o PC não paga para aceder à NET, e até podes comprar os jogos no Steam dando as comissões a outros.
Basicamente o que considero uma boa ideia para um launcher era algo que fechasse a plataforma dentro do PC. Basicamente recriava todas as condições e obrigatoriedades da consola no PC.
Se isso não acontecer… Ora merda lá para o launcher.
Agora que me expliquei,.tenho de confessar que a tua frase me chocou.
E chocou-me porque alguém que pensa que eu seria capaz de fazer o que me acusar, das duas uma.
– Ou é fanboy… E não deveria estar aqui!
– Ou me acha um fanboy… E então também não deveria estar aqui.
Em qualquer dos casos, a pessoa não merece a minha consideração. Pelo, muito sinceramente, espero que me apresentes um pedido de desculpa pelo que afirmaste.
Mário, não vejo como ela conseguir fazer pagarem por uma Plus, a menos que seja um programa pra receber jogos e acessar catálogo.
Se vender como algo para jogar seus multiplayers dentro do launcher, não pegaria bem na comunidade do PC, inda mais em tempos de crossplay, é como penso.
O pessoal do PCGamer, em grande parte, vêem as coisas muito na defensiva e têm muito apreço pelo que o Gabe fez pelos jogos no PC. Mesmo a MS tem dificuldades de penetração, algo que se viu foi ela abrir mão de vender seus jogos de modo exclusivo na sua própria Marketplace, e olha ela tentou vender só por lá.
Mesmo a Epic está a deitar muito dinheiro fora pra fazer os usuários terem uma quantidade de jogos razoável em sua biblioteca de forma gratuita pra ter usuários a pensar em investir nela pra jogar. E essa diria que é a melhor estratégia, mas sai caro e a Epic está a vacilar com um launcher ainda fraco e a falta de um sistema de troféus/conquistas/ranqueamento eficiente.
Dito isso, penso que a Sony precise fazer muitas concessões pra ter penetração, a menos que o verdadeiro motivo por trás disso seja levar seus clientes de console pra lá.
Eu sei Juca… Eu não disse que isto vai acontecer…
Eu estava a teorizar apenas como um launcher poderia permitir a plataforma coexistir com o PC sem prejudicar a plataforma e mantendo as royalties.
Te acusei de quê, Mário? De fanboy? Não! Ironicamente, já percebi que quando as pessoas são contra o que vc pensa, vc os chamam de fanboys. Não sou fanboy de xbox, sendo fã maior de Nintendo, mas a percepção que tenho é que és mais complacente com as coisas do PlayStation. Seus artigos de tecnologia são incríveis, mas na minha humilde opinião, quando é para falar de xbox, vc aumenta o tom e quando é para falar do PlayStation, vc diminui! Olhe como o Daniel se porta na escrita para fazer uma crítica ao PlayStation e some isso há tantos outros que aqui comentavam e nem comentam mais por terem notado isto… Então Mário, se quiser me proibir a escrever é um direito seu, porém não diga coisas que eu não disse e tenha mais humildade para algumas percepções. Para mim, vc é o melhor no que faz quando o assunto é tecnologia, mas como um bom português, deixa a emoção falar mais alto às vezes! Abraços
Eu não te chamei de fanboy…
Eu disse que alguém que acha que eu seria capaz de fazer isso ou me está a chamar de fanboy, ou é ele fanboy…
Porque não vejo outra alternativa. Segundo aquela lógica eu estava a ser parcial para um dos lados… E isso seria o que?
E não, não te vou cortar. Quero apenas que percebas o que disseste, pois certamente quando o escreveste não tiveste plena noção da sua implicação. Mas se há outra alternativa de interpretação, por favor, explicita-a.
Nem tinha reparado que falaste do Daniel…
Mas ele, como qualquer um é livre de falar do que quiser. Aliás tenho enorme consideração por ele e ele sabe disso.
Agora como qualquer um, quando argumenta tem de se preparar para receber contra argumentos. O Amén é na missa!
Se ele tem razão… Não tem porque não discutir… E eu por acaso até concordo com ele em 99% das coisas.
Não concordei recentemente com aquela dos filmes da Sony… Aliás, para ser correcto, nem sequer a percebi.
Não sei se funcionaria assim Mário, pois pelo menos aqui no Brasil uma das coisas que mais criticam na Sony é a diferença de preço que ela cobra e uma coisa assim no Pc tendo a Steam como concorrente não vejo como dá certo.
Fora que se ela cobrar para jogar on no Pc é certeza que vai dar errado e se seguir como você fala cada vez mais a Ps se torna irrelevante.
A ideia de um launcher que eu concebo como funcional não teria o Steam a vender jogos.
Basicamente o launcher criaria algo 100% fechado dentro do PC onde terias de comprar lá os jogos, o acesso à Net e tudo absolutamente igual à consola.
Sem isso o launcher não tem grande interesse.
Imagino que falem disso como um serviço.
Logo vale lembrar que o Gamepass tem um launcher.
Penso que sobre a dominância da Steam no PC, as coisas precisam começar de algum lugar, e é natural que fãs de alguma plataforma façam certo desdém, ou tenham resistência a possíveis mudanças e entrada de novos concorrentes no mercado, como eu próprio tenho nas mudanças políticas dentro da PS.
Verdade, para deixar claro eu não sou contra o laucher no Pc, eu sou contra o pagamento da Psn para se jogar os jogos, pelo menos foi o que eu interpretei do artigo.
Ela não tem como cobrar pra jogarem online, a menos que seja um jogo exclusivo atrelado a serviço (MMO mensalista).
O Launcher seria só pra se ter acesso facilitado a serviços e eventualmente pra fazer DRM dos jogos vendidos na Store dela, como qualquer Store faz, basicamente.
Se isso for implementado no Launcher, eu defendo… Aceito uma PS sem consola. Mas as condições terão de ser iguais a quem tem a consola.
Nota que quando referi que um launcher poderia ser uma coisa boa não falava de um launcher igual ao da Xbox. Naturalmente que não ia defender para a PS o que critiquei na Xbox.
A minha ideia era um launcher muito mais fechado. Que só corresse jogos dentro dele, onde os jogos só pudessem ser adquiridos dentro dele e onde o acesso à Net dentro dele só funcionasse mediante um pagamento do plus como nas consolas.
Sem isso um launcher seria uma valente merda e algo semelhante ao da Xbox, o que canibalizaria a consola tal como o PC o faz à Xbox.
Não entendi muito o conceito de net dentro do launcher, Mário, e não vejo como seria bem aceito no PC.
Uma plataforma de exclusivos, que só se jogaria naquele launcher, diria que atrapalharia bastante a capilarização da Sony no mercado de PC se optar por exclusividade de jogos na loja própria.
PCzista é “parido” pela Steam e depois reclama de consolista!!! 🤣
Também sei que muitas vezes o negócio lá é os jogos terem “mods” da comunidade e não sei o quanto isso é o que deseja a Sony, se fosse a Nintendo eram quase certos processos!
Pois… Acredito que não fosse….
Mas só uma coisa assim justificava o suporte ao PC pois não implicaria a perda das royties que advém da plataforma e que são a maior fonte de receitas.
Um PC aberto rouba cliente e pode tornar a consola pouco interessante para as thirds, roubando a maior fonte de receita.
Mário, não sei se sabe mas o game pass pc é diferente do da consola, da consola tem mais jogos e alguns jogos que tem no PC não tem na consola e o launcher também é fechado, não sei a que se refere como um launcher fechado quando fala na possibilidade da PS
Isso só launcher fechado sou eu a falar do que poderia ser um bom launcher.
Basicamente seria um software que teria total controlo sobre os jogos que seriam executados e instalados dentro dele.
Basicamente entraria numa app, e uma vez dentro dela estarias num ambiente virtual onde as funcionalidades do PC estariam restritas.
Ali estarias basicamente numa consola virtual, não um emulador ou a consola emulada, mas sim uma situação onde o que ali instalas teria de ser adquirido na loja ali existente e as funcionalidades do que está lá dentro é em tudo equivalente à da consola, ou seja, para acederes à Net, terias de aderir ao plus.
Basicamente seria um software que te recriava a consola dentro do PC. Uma transposição de tudo o que define a plataforma dentro do seu hardware (a Consola) para uma máquina generica (um PC).
O Gamepass (serviço) é fechado no PC, mas a Plataforma Xbox não é. Por exemplo, no PC não pagas o Live para aceder à net.
claro que pode criticar, mas não ser tipo o mala ai que estava nos comentários falando bobagens da Sony, 1h depois a Sony tinha resolvido o problema e ele sumiu.
Ninguém no playstation tem seita mentirosa que muda o discurso… Se por um momento eu perceber que a Sony deixar o playstation como “exclusivo pagar on line” eu pulo fora.
se a Sony começar a investir mais em GaaS que SP, também pulo fora.
Se eu achar que os exclusivos não estão tirando tudo do PS5 para saírem no PC, também pulo fora.
Resumindo, se o PC ser a melhor plataforma “Xbox”, só que com a Sony, eu pulo fora.
acho impressionante como fã de xbox gosta de arrotar “respeito” e estão ai pagando Live Gold, jogando com controle de 500 reais com DLC de hardware, pilhas, e tomando owned on line no Gears de cara no PC com mouse de 20 reais e jogando on line grátis.
É bom eles irem com muito cuidado com esse negocio de lançar em outras plataformas, launcher no PC etc.
Mas de cara, NUNCA irei comprar nenhum GaaS da Sony que tenha no PC e eu tenha que pagar on line.
A Sony que escolha, ou cobra on line no PC ou deixa on line grátis para esses jogos no PS5.
Mas jogo F2P é online grátis no PS de longa data. E GaaS que se vende por partes, como Destiny e Warframe também penso também serem grátis para o online no PS…
Um pessoal é que não tem a plataforma e entra nuns delírios só pra criticar.
Cada plataforma tem vantagens e desvantagens. Mas argumento pra justificar a Live ser paga durante 10 anos sem darem jogos era simplesmente pra evitar cheaters, mas no PS simplesmente virou “absurdo” porque no “PC não cobra”. Tem sempre dessas hipocrisias que não se sustentam por aí…
Eu não acho que a Sony vai lançar GaaS F2P. Acho que ela vai querer Vender e vai ser GaaS.
Mas seria uma saída… Launcher no PC, PSN no PC, para os f2p GaaS.
Não teria problema com f2p no PC e PS5 da Sony day one no PC.
Eu acredito que os GaaS serão F2P, ao menos de início (até determinado nível, ou até determinado ponto da campanha), assim como Destiny já é. E se pegar, partirão para vender campanhas adicionais.
Pode exigir um launcher por conta de cheaters ou pirataria, mas não vejo como ter penetração no PC suficiente sem envolver a Steam de algum modo.
Não errei nada, tudo vai ao encontro do premeditado para Junho.
Este é só mais um passo, largo pelos vistos.
Qual sua teoria exatamente? Não vejo como lançarem para o PC os serviços da Sony por agora, salvo o Streaming que já existe.
Analisando a situação de momento, essa adesão dos usuários PC/mobile à PSN é um caminho inevitável para se expandir. Algo como a Microsoft já faz com usuários ativos na Xbox live.
Tanto Sony quanto Nintendo ultrapassaram os 100 milhões de usuários ativos com PS4/PS5 e Switch (https://techcrunch.com/2022/05/10/nintendo-100-million-annual-playing-users/). Mas mesmo que o Switch alcance 150 milhões de consolas, nem toda consola vendida se converte em um usuário ativo. Alguns perdem as consolas, outros ficam meses ou anos sem ligar videogame.. é normal.
Então vemos claramente um limite de usuários, já que consolas são nicho e será muito difícil que algum dia uma marca venda 250 milhões de consolas e tenha 200 milhões de usuários ativos apenas vindos dessas consolas.
Então utilizadores PC/Mobile que vão consumir produtos Playstation se tornarão usuários ativos do ecossistema Playstation, mesmo sem possuir a consola. É o caminho que estão buscando para se expandirem. Já existem rumores de que a Sony está construindo seu próprio launcher no PC (e deverá existir também no mobile).
PS: eu ainda não sei bem o que pensar sobre isso. Para a turma dos negócios faz todo o sentido. Mas para nós consumidores de longa data, essa estratégia de expansão é estranha, como se a consola estivesse gradativamente se tornando cada vez menos essencial. Mas por enquanto estou de telespectador, vendo no que vai dar.
Viste o relatório e contas da Sony. Uma das maiores fontes de receita da Playstation foi das royalties dos third partys. Já o PC rendeu 300 milhões (sim, 300 milhões dentro dos bilioes de receita).
Claramente o PC deve continuar a ser explorado pela receita extra e crescente. Mas esta longe de ser algo em que justifique apostar-se em detrimento da consola.
É o que tudo deveria indicar, Mário, mas não é o que se deduz das “conversas” dos executivos. Jogos como serviços de modo crescente lançados em todas as plataformas parece ser o que querem, mas vamos esperar pra ver o que acontece…
Isso será uma realidade. 12 dos futuros jogos ao serem GAAS sairão na PS e no PC ao mesmo tempo.
Sim, de acordo.
Essa expansão sobre o PC/Mobile deverá ser muito explorada pela Sony nos GaaS.
Um single player como GOW que vendeu 20 milhões no PS4/PS5 já se pagou e gerou excelentes lucros. Já um GaaS me parece um universo muito mais amplo do ponto de vista de usuários, ou seja, quanto mais gente estiver conectada, melhor.
Então caso se confirme o rumor, o launcher da Sony deverá ter single player lançado anteriormente no PS5, mas creio que o foco central estará nos GaaS, visando expandir e muito a base de 100 milhões de usuários conectados nestes jogos.
Estou exatamente como você!
Só tô de olho na Sony com esses papos de GaaS, usuários ativos, etc, jogos no PC.
Eu que não vou botar o meu dinheiro em uma plataforma fechada que a unica exclusividade é o on line pago.
Pensei em até virar retro gamer e dependendo do que a Sony virar, viro retro gamer de “lançamento”, ou seja, so compro console e jogos lançamento na meia vida deles.
A Sony viu a MS não falir o xbox lançamento day one e acha que com o playstation vai ser a mesma coisa?
quem disse que fã de xbox se importa com conteúdo exclusivo?
so pq no xbox ninguém se importa em ter como unica exclusividade pagar on line, não quer dizer que no playstation seja a mesma coisa.
a Sony escolheu um péssimo momento para lançar jogos no PC, agora com a AMD e Nvidia voltando a concorrer a previsão é que mid 40xx e 70xx já entregue o dobro de “TF” dos consoles…
em 2024 PC low End já vai estar melhor que consoles.
Precisam depor o Jim “Spencer” o quanto antes, ele está pondo tudo a perder, se levar o Hulst junto ajudará bastante também!
Eu acho que a Sony ia por essa caminho com Jim ou o outro presidente lá que saiu.
Ambos concordam tb que AAA da Sony Day One em serviço não é sustentável. Ambos já falaram isso, o Shaw Laiden o Jim Ryan.
Talvez o Shaw fosse ser menos agressivo nessa mudança.
Mas sei lá, a gente tem que ver… Se o PlayStation continuar com clara vantagem sobre o PC, não tem problema
Problema para mim:
Day one PC
No PC muito rápido, tipo Returnal antes de estarmos próximos do lançamento do PS6 ou qualquer jogo de PS5 no PC antes de estarmos pertos do lançamento do PS6.
On line grátis no PC, pago PS5.
Comprometer o uso do PS5 para facilitar Day One PC ou Futuro Port.
Provavel que eu não mude para PC por causa disso, se acontecer, no meio dessa geração e somente no meio da geração do PS6 e enquanto isso sigo no PS5