Xbox Live teve uns dias difíceis, e a questão do DRM sempre online volta à baila

De acordo com os os últimos dados, a situação atirou offline basicamente todas as consolas Xbox, incluindo relatos de consolas definidas como “Home console”, e que deveriam poder funcionar offline.

Se estivéssemos num mundo dominado pelo Gamepass e Xcloud, então teríamos de dizer que no fim de semana passado tinhamos tido uma Xbox completamente morta. Os problemas com a rede da Xbox, que se arrastaram por quatro dias, criaram problemas de conexão à rede da Microsoft, e isso levou a que muitos jogadores ficassem incapazes de usar a sua consola para jogar.

A situação começou na sexta feira, dia 6 de Maio, à noite, e após as primeiras queixas o problema foi reconhecido pela Microsoft no Twitter. De inicio os problemas começaram logo por caracteristicas principais, nomeadamente a capacidade de comprar, de jogar ou de fazer stream de jogos. Tudo caiu!

Mas apenas uma horas depois a Microsoft apareceu com uma solução: Uma solução que mostra bem onde estão as suas prioridades! Foi lançado um fix que permitia aos jogadores… continuar a comprar jogos.

Mas quanto ao facto de os jogadores não poderem jogar ou fazerem stream… nada!



Até que, como dizem os americanos… A merda bateu na ventoinha.

Durante o Sábado a Microsoft fartou-se de enviar comunicados dando a conhecer “todos os utilizadores já devem poder lançar os seus jogos” e “Estamos conscientes que alguns jogadores não consegue… lançar os jogos”, que se repetiam sucessivamente.

Pela 1:30 da madrugada de Domingo os problemas aparentaram acalmar, apesar que não em todo o mundo. Os servidores Europeus continuavam com problemas, o que arrastou a situação para segunda feira, o quarto dia com problemas..

Ora quando os serviços falham , por norma isso afeta os jogos multijogador, os voice chats, e mesmo o streaming. Mas neste caso os problemas afetavam o arranque dos jogos.



Mesmo jogos retro sofriam do problema com o erro “The person who bought this needs to sign in,”.

Olhando para trás, em Novembro de 2020, no lançamento das Xbox Series X/S já tinha havido um problema semelhante de conexão à Xbox network. Mas nessa altura, o colocar a consola como “home Xbox”, permitia jogar offline. Mas desta vez, sem explicação sobre o sucedido, houve casos em que isso não aconteceu. Nesse sentido, alguns websites instaram a Microsoft a comentar o motivo do sucedido, mas sem sucesso.

O resultado… A discussão severa nos foruns de discussão (que curiosamente não foi acompanhada pelos media que, estranhamente, se mantiveram maioritariamente calados), levantando a questão do DRM do always online e das limitações severas que isso cria.

A realidade é que esta situação deu achas para a fogueira na discussão de um tema que a Microsoft levantou em 2013, com a revelação da necessidade de as consolas Xbox One terem de se conectar à internet pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma situação que deu polémica e obrigou a Microsoft a remover a restrição.



Mas 9 anos depois, percebeu-se que afinal atualmente nem 24 horas de tolerância há, e que sem acesso aos servidores… a Xbox pode ser um pisa papeis, uma situação que só tem tendência a piorar pela cada vez maior dependência da Microsoft em serviços online.

O mais curioso é que isto já se sabia, mas no entanto tudo tentava ignorar a realidade.

Eis um post com 2 meses que mostrava já essa realidade.

Que os servidores falham… já todos sabemos. Mas o problema não está na falha… está no facto que o futuro digital que a M;icrosoft propõem não possui salvaguardas para isso. E quando uma consola fica completamente impossibilitada de ser usada por causa de um problema menor nos servidores… algo está mal!





9 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Antonio
Antonio
16 de Maio de 2022 10:07

Tenho uma série s , não me fez muita diferença pois só a utilizo para multimédia practicamente.mas dei por ela pois não conseguia download da APP do Netflix e outras…ainda cheguei a pensar que fosse do meu lado mas tinha acesso a NET …vi logo que era dos serviços..ficou a consola só para ir a NET .

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
16 de Maio de 2022 17:22

Off topic: Saiu o catalogo da nova psn now. Achei o catalogo tão bom que fiquei preocupado. Pode ser um incentivo pelo lançamento, mas não esperava tanto games da Sony. Vamos ver como será a atualização do catalogo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
16 de Maio de 2022 18:03

Isso que não mostraram nem metade do catálogo ainda.

Hennan
Hennan
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
16 de Maio de 2022 18:23

Uma coisa que não percebi na hora é que a versão do miles morales é a do ps4. Agora faz mais sentido a lista. Visto que a versão do ps5 continua a vender muito.

Netto
Netto
Responder a  Hennan
16 de Maio de 2022 20:03

Vários jogos estavam com PS4/PS5 em suas versões

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
16 de Maio de 2022 20:13

Também achei o catálogo muito bom, e como provavelmente vai se juntar com o legado da psnow que já tem vários jogos bons, deve ficar legal.

Acho que só o catálogo de PS1 e PS2 ficou meio “devagar” (embora colocaram Tekken 2 e Syphon Filter, dois jogos que eu adorava lá na época de PS1), mas devem incrementar bastante ao longo do tempo. E também foi divulgado que alguns jogos clássicos receberão melhorias visuais e de performance, então está legal.

Eu devo assinar, mas não consigo consumir muitos jogos em pouco tempo, e além disso costumo dar prioridade em comprar e jogar os lançamentos do meu gosto (por ex, eu não deixaria de comprar e jogar o Horizon Forbidden West só porque assino um serviço que me permite jogar outro jogo de menor interesse da minha parte). Mas mesmo assim vale a pena, principalmente pelos jogos que não compramos no lançamento por quaisquer que sejam os motivos.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
17 de Maio de 2022 11:51

Pelo que tem a Eurogamer o Ubisoft + será integrado ao Plus.

Nota: Continuarei a assinar somente a versão mais barata devido jogar online.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
17 de Maio de 2022 16:23

Eu te respondi a mensagem na psn.

error: Conteúdo protegido