Gamepass sem se pagar… sim é possível! Graças a à gentil Microsoft que está a estourar milhões e milhões a promover o serviço. Até ao dia em que a conta chegar!
Microsoft Rewards – A receita mágica para Gamepass de Borla.
Nota: Este artigo é uma adaptação traduzida de um post do Resetera.
Os Microsoft Rewards ainda não estão disponíveis em todo o mundo, mas irão estar em cada vez mais países. E apesar de não terem real valor monetário, eles podem ser usados como moeda de troca de coisas que custam dinheiro, numa proporão de cerca de 5,000 pontos poderem ser trocados por algo que custa 5 euros.
Para isto só é preciso uma conta Microsoft e os awards estarem disponíveis no País. E tudo é simples… por exemplo, basta usar o Windows 10 com uma conta Microsoft válida e fazer uma procura web na barra de tarefas para se poder receber alguns pontos. Mas se não quiserem isso, usem o Bing como motor de pesquisa por defeito, e os pontos começam a cair.
Como ganhar pontos?
A descrição dos pontos está na página de recompensas da Xbox que oferece uma boa descrição dos pontos que se podem ganhar todos os dias. As atividades variam de acordo com o país, mas eis alguns exemplos:
- Usar o Bing num desktop dá 3 pontos por pesquisa, até 90 pontos por dia.
- Usar o Bing num aparelho movel dá 3 pontos por procura, até 60 pontos por dia.
- Há as atividades diária descritas na página de recompensas, que podem dar entre 30 – 90 pontos por dia, e que por norma se fazem em 2 minutos.
- Há tambem atividades diárias e semanais na Xbox Rewards App.
- Temos em cima disso as Game Pass Quests. Destinadas aos possuidores de Xbox Game Pass Ultimate e outros planos de assinatura em consolas que oferecem pontos por jogar jogos da livraria Gamepass.
- Cada $1 / EUR gasto na loja da Microsoft/Xbox Store (e sim, mesmo as compras normais) dão 20 pontos (por vezes mais em campanhas específicas, podendo chegar aos 100 pontos por $/€)
- Recentemente temos os scorestreak, que são bonus por se fazer as diárias todos os dias.
1º Streak = 3 dias = 45 pts
2º Streak = após mais 5 dias = 75 pts
3º Streak = após mais 5 dias = 75 pts
4º Streak = após mais 7 dias = 105 pts
5º Streak = Após mais 7 dias = 105 pts
e por aí fora
Segundo quem experimentou, demora cerca de 5 minutos por dia para se obter os pontos diários todos.
Países onde se podem obter e usar os Microsoft Points
As recompensas e prémios varias nas várias regiões, sendo que a ideia é que estes prémios venham a estar presentes em todo o globo, introduzidos gradualmente.
Atualmente o serviço está disponível nos seguintes paises.
- Austrália
- Bélgica
- Brasil: muito limitado
- Canadá
- França
- Alemanha
- Hong Kong
- Irlanda
- Italia
- Japão
- México
- Holanda
- Neva Zelandia
- Noruega
- Singapura
- Espanha
- Suécia
- Taiwan
- Reino Unido
- Estados Unidos
Prémios
Uma lista dos prémios possíveis
- Xbox Live Gold 1 mês
- Xbox Live Gold 3 meses
- Xbox Live Gold 12 meses
- Game Pass 1 mês
- Game Pass 3 meses
- Xbox Store Crédito
- outros …
Segundo o autor, o compensador é o Xbox Live Gold + Game Pass especialmente porque possuem descontos regulares. É plenamente possível apenas com estes pontos pagar-se o serviço com apenas uns minutos perdidos por dia.
Vejamos quando a coisa chegar a Portugal, pois a Microsoft quer introduzir isto em todo o mundo, quanto mais não seja para chamar a atenção para o seu software.
Pena ainda não estar cá pois tenho a Xbox série s a servir multimédia apenas…com gamepass de borla sempre dava para entreter a experimentar jogos novos .para mim só serve para isso mesmo.
Eu pagaria para não utilizar o Bing. Logo parte dessa promoção é um pesadelo. Agora sobre o gamepass, até hoje sempre consegui assinar por 5 reais. Basta ter 2 contas e ficar alternando.
Mas nesse ponto de alternar vais acabar por ter muitas contas,e sempre com o mesmo objetivo..não pagar gamepass.
Só duas. Até hoje resolveu.
Tempo é dinheiro! 🙂
O negócio é quase um intrincado jogo de celular! Não vejo a hora da MS nos dar pontos por assistirmos propagandas dentro do Gamepass! 🙂
Um verdadeiro sucesso! Dado no trident, no cereal matinal, na pringles, trocado por pontos, milhas de vantagem, cashback, promoção em posto de gasolina, cinema, borracharia, carrinho de algodão doce, carrinho de pipoqueiro, medicamentos, camisinha, biscoitos, funelaria e mecânica, assine grátis por 3 meses…
Sim, o serviço depois de 5 anos ainda faz promoções em tudo que é canto. Sucesso!
Brincadeiras a parte, fico imaginando como está deficitário isso aí. Se abrir publicamente TUDO vai ter acionista caindo de costas.
Como uma empresa que a cada 3 meses enfia mais de 15 bilhões de dólares de lucro líquido no bolso dos acionistas vai fazer eles caírem de costas?
Então não haveria mal nenhum em mostrar pros acionistas as receitas da divisão Xbox, certo? Sqn!!
Os acionistas tem acesso ao mesmo relatório e contas que nós. Eles só sabem o que se ganha no global, não o que se enterra ou deixa de ganhar, e/ou o que cada divisão ganha ou perde individualmente.
Isso não era assim antes. Começou quando a One começou a não vender e se começaram a esconder valores.
Então, é exatamente esse meu questionamento. Por que será pararam? Se os acionistas não se importam com isso, como o Fernando falou, então por qual raios escondem os números?
Porque eles se importam.
Se eles soubessem que a empresa podia faturar 20, mas só fatura 10 porque uma divisão está sempre a enterrar os outros 10, acabariam com ela.
Este tipo de coisa permite uma melhor gestão interna sem interferências dos acionistas, e apresentando lucros globais… Eles calam-se.
Agora o que me parece é que há uma utopia no investimento.
Até 2012 a Microsoft era aberta. E sabemos por isso que até essa altura a divisão não deu lucro. Pelo contrário, perdeu 3 biliões.
https://news.thewindowsclub.com/microsoft-xbox-division-lose-3-billion-10-years-58809/?amp
De 2013 para a frente foi a geração Xbox One. Que todos sabemos como correu. Não sei de deu lucro ou prejuízo pois os valores começaram a ser ocultados, mas foi uma geração fraca, e como tal, mesmo que tenha dado lucros, nunca foram muitos.
E agora há um investimento de pelo menos 82.5 biliões só na Zenimax (7.5, não sei se já com impostos) e 75 na Activision (com impostos).
Daí a questão… Quando vai recuperar isto? Isto foi um bom investimento?
Há garantias de retorno?
Não sabemos, mas podíamos ao menos saber um mínimo: O Gamepass está a crescer em número de assinantes? E quais as despesas com o Gamepass?
Fosse esta empresa a Sony, isso estaria claro no relatório. Mas aqui… Esconde-se tudo… Porque?
Ahh cara, eu acho que pra esse pessoal da Microsoft se a divisão de Xbox der prejuízo por mais 10 anos eles não vão nem ligar…
A marca Xbox talvez seja a mais famosa da empresa junto do Windows.
Office sempre rendeu um rio de dinheiro, e agora a Azure começou a dar lucros bilhonarios a todo trimestre.
Se você tem uma empresa com diversas divisões integradas, e 9 dentre elas dão lucro e uma dá prejuízos, continua se tocando o barco
Eles devem chegar nas corporações clientes mostrar o Xcloud e dizer, “olhem o poder da plataforma Azure”. E por aí vai…
Que a divisão Xbox da prejuízos isso é notório, mas é uma marca muito bem estabelecida e mundialmente conhecida.
Nesse caso, você ter uma marca que alcançou esse status, já é de grande valia para empresa como um todo.
Tanto, que até hoje nenhum acionista reclamou de nada.
Afinal, o $$$$ continua entrando e bem.
Isso é um erro. Mesmo os supermercados desfazem-se dos produtos que não vendem e/ou os trocam por outros. Se vendes TVs elas têm de dar lucro. Se vendes smartphones, eles tem de dar lucro. Se vendes eletrodomésticos eles tem de dar lucro. Se vendes tudo, é um erro tapares os furos de um lado com os lucros do outro. Tudo deve ser estanque, tudo deve ser auto suficiente.
Diz-me, se tivesses as três lojas de cima e os eletrodomésticos dessem prejuízo, se abrisses uma loja maior onde juntavas tudo, mantinhas os eletrodomésticos e cobrias os prejuízos com os lucros dos outros? Se sim, porquê?
OFF – Esse novo Xperia 1 IV é um absurdo pra quem gosta de fotografia, Mário:
https://youtu.be/iLrqyzOSDUo
alguém se lembra quanto tempo os “serviços” como Uber, Netflix, ifood, etc “pagavam” para trabalhar?
Lembro de sair mais barato ir de Uber até a casa da minha atual ex, 15km, que pegar qualquer transporte publico e ser aproximadamente 1:1 o gasto de gasolina do meu carro vs preço do uber.
E obviamente isso acabou.
Eu não me preocupo com serviço destruindo nada no caso do ifood, netflix, uber nem eles mesmo acabando… Os restaurentes de entrega de comida continuam atendendo diretamente, continua existindo taxis e as locadoras também foram substituídas por aluguel digital.
O problema que jogos de qualidade e alto valor podem deixarem de existir se duas ou três empresas pararem de fazer eles por causa de “serviço” que paga para vc usar ele.
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https://www.resetera.com/threads/df-weve-heard-from-multiple-devs-that-series-s-is-a-bit-of-a-pain-at-times-regarding-memory-constraints-not-cpu-gpu-power.581972/
É, o problema era o PS5 com “over de última hora”
“pq a 5700XT rdna 1 (um) com over para 2.2ghz não melhorava nada contra 2ghz… acho que o PS5 é fake”
e o velho da DF, Leadberg, estava sempre super preocupado com o PS5… mas nada “preocupante” com o xbox, nem memoria dividida que já tinha dado problemas na Geforce 970.
Acho curioso como a MS parece ter pegado lições de Guru de Seita do BR…
“acuse os outros de fazer o que vc faz e de ser quem vc é”
Botaram os astroturfings e sites patrocinados todos correndo pela internet “achando o PS5 problemático” enquanto o xbox era perfeito…
Tá ai o resultado, se tem console problemático é o xbox, se tem console mal projetado que tem TF fake é o xbox.
Ponderei se devia deixar isto entrar… Até meio estava a ir muito bem, mas de repente… voltou à lenga lenga do costume…
Pff…
Seja como for, há aqui uma realidade que não posso deixar de comentar pois como todos sabem, eu chamei a atenção para a questão da memória da S.
Mário, apesar de o Deto ter uma forma um tanto “radical” de apresentar pontos de vista, acho que se ele não for agressivo com alguém ou falar mentiras você deveria deixar passar, pois às vezes é até divertido e é mais uma opinião, mas falo apenas como leitor, e acho que você deve gerir como achar melhor o seu site.
Tb não vi nada de errado no comentário. E tudo que ele disse faz muito sentido e algumas coisas são fatos.
É o que mais ou menos tenho feito. Mas preferia que ele escrevesse de outra forma.
Há maneiras de contornarem isso, Mário?
Não sou o Mário, mas sim. A questão é que tem dois problemas. Você vai ter que fazer muitas concessões e perder muito mais tempo. A dúvida é se o desenvolvedor vai ter interesse. Ainda mais quando as vendas de jogos na Xbox tem se mostrado a cada dia pior. O mais provável é que entreguem algo medíocre só por obrigação contratual.
Hennan, obrigado pela resposta, mas… Vendas do xbox cada dia pior? creio que tenha se confundido, não?
Ele falou da venda de jogos no Xbox, não da venda de consoles.
ah sim! Realmente vendem poucos softwares!
Eles não vendem poucos jogos, têm vendido menos em relação a geração anterior, Edson, uma queda em vendas de jogos. Pelo menos é o que relatam algumas thirdies e indies.
O que o colega falou é que a venda de jogos no xbox está cada vez pior. O que se tem lido é que a menos que se faça um bom acordo pro jogo entrar no Gamepass o lucro com os jogos no xbox por parte de terceiros tem decaído.
Juca, esse é o efeito colateral dos serviços. A tendência é que no PlayStation a venda de gamew caia tbm com a inclusão desses serviços. Penso que é um caminho sem volta para quem aposta nisso!
Como o colega falou. Venda de jogos. O gamepass tem suas consequências. A melhor maneira de ver isso é nos relatórios da Capcom. Desde que o gamepass lançou as vendas de jogos na Xbox caem ano a ano.
É um bocado isso.
Mas posso dar um exemplo…
Basicamente tu num jogo só consegues escalar o grafismo. Ou seja, a física, IA e tudo o que não seja dependente de resoluções ou efeitos gráficos é constante em todas as versões.
O que acontece é que na X tu vais ter 13.5 GB de RAM para meter isso tudo, ao passo que na S apenas tens 7.5. Imagina então um jogo que dívida a RAM desta forma:
CPU – 4 GB
GPU – 9.5 GB
Mas aqui entras por um jogo onde o GPU é usado para ML, e para Física de tecidos ou física de animação (aquela física que é diferente da física geral do jogo, e só tem implicações visuais, como as árvores a mexerem, o vento nas folhas, etc).
E desses 9.5 GB, 2 GB são usados nisso e apenas 7.5 ficam para o restante grafismo.
Haverá quem possa pensar que este exemplo é puxado, mas recordo que a nova geração tem como ponto forte a subida do CPU, do ML, da IA, e de uma panóplia de coisas que não existiam antes. Mas seja como for, concordo que este é um caso extremo, mas criado com o intuito de mostrar o problema de forma clara.
Ora passando para a S vais ter de gastar os mesmos 4GB no CPU, o que te deixa livre para grafismo um total de 3.5 GB.
Isto pode parecer ok… Afinal se puseres o jogo a 1080p, que é 1/4 de 4k, parece bater certo, pois tens até mais do que 1/4 da ram ainda livre.
A questão é que a IA, o ML e outros vão precisar dos mesmos 2 GB, o que deixa 1.5 GB livre para o grafismo.
Por outras palavras… Temos um sério problema.
Apesar dos valores aqui não representarem nenhum caso real, mostra-se aqui como uma redução de ram pode causar problemas.
Situações como o RT gastam imensa RAM e não escalam linearmente com a resolução. O mesmo se passa com o ML e a IA que nem sequer escalam com a resolução. Logo o corte de RAM pode obrigar a cortes na concepção do jogo que afetam todas as consolas.
Isto é o mesmo que teres um caso onde a X é uma carrinha. 5 lugares + grande mala. E a S é um carro compacto, onde tens de meter as mesmas 5 pessoas, e depois gerir o espaço da mala. Se o que transportas for escalável, por exemplo TVs, podes transportar as mesmas com ecrans mais pequenos. Mas se lá pelo meio tiveres uma banheira, dado que não a podes encolher, tens um problema.
(Comparação estúpida, mas que mostra a coisa).
Ótimos exemplos. O final com a banheira foi ótimo haha.
No caso de ML é bem interessante, porque se constrói uma rede neural para tomada de decisões do jogador, essa rede não pode ter menos camadas em uma consola inferior, porque nesse caso impactaria diretamente não apenas nos algoritmos implementados como também na capacidade da rede de tomar decisões.
No caso de Ray Tracing a mesma coisa, porque o BVH na VRAM mapeia os objetos que podem sofrer intersecções, logo o “banco de dados” com os objetos é o mesmo nas consolas mais fortes e mais fracas.
O Series S tem 8GB disponíveis para os jogos, o sistema consome apenas 2GB nele.
Acho essa conta de utilização de CPU um pouco conservadora demais, o PS4, incluindo o Pro por exemplo, tem menos de 5GB disponíveis para jogos e não faltou para games 1440p.
Teoricamente ainda não existem jogos de nova geração fora uma demo da UE5 que não foi totalmente otimizada. Conforme a MS falou por cerca de 8 meses em 2020, há uma série de recursos incluídos no Xbox Velocity architecture inclusive para redução da utilização de VRAM no jogos. A próprio inclusão do SSD é mencionada pela MS no hot chips como a forma de solucionar o alto custo de ter RAM em consoles. É evidente que o Series S é o console que mais sofre pelo período prolongado de jogos crossgen, e vai sofrer ainda mais pois nao sabemos o quão rápido os desenvolvedores vão adotar todo o glossário de tecnologia da MS, uma vez que isso implica também em limitar o suporte às GPUs no PC e fazer de outro modo no PS5.
Não faz sentido colocar a utilização de RAM do PS4 para CPU nessa discussão.
Seria o mesmo que falarmos que o PS4 não precisaria de 8GB de RAM porque o Xbox 360 faz uso de apenas 512MB de RAM.
Gerações diferentes = demandas diferentes.
até onde se sabe o acesso aos 2GB de RAM lentos derrubam a velocidade de acesso a parte rápida da memória.
se o SO do console está lá, está sempre sendo acessado.
mas escrevi isso mais para outros lerem, pq vc não adianta.
Vamos ignorar isso na série S. o que dizes é uma realidade, mas vamos ignorar isso pois esse 3 um problema que não é único da S, vindo já dá X. A questão exclusiva da S é o facto que apenas existem 7.5 GB de RAM disponível, para conter a mesma coisa que 13.5 GB irão conter, mas com menor qualidade e resolução.
E como estamos numa geração onde a componente gráfica escalável tem tendência a diminuir, há aqui um sério problema.
SFS
Seria uma solução… Se pudesse ser uma solução.
As Partial Resident Textures não se tornaram um Standard. Poucos jogos usaram isso, e isso requer um suporte que poucos motores suportam. E mesmo os que suportam tem suporte rudimentar, como é o caso do Unreal Engine.
O IDtech acho que é dos poucos que suporta isso convenientemente. Mas se é um bom motor está longe de ser um motor popular.
Tudo o que foi dito pelo Alex, John e Oliver no vídeo de segunda estão 100% aderentes com o que foram ditos pelos devs da ID Software, como vc postou nesse artigo.
http://www.pcmanias.com/programadores-preocupados-com-a-xbox-serie-s-ir-prender-a-geracao/
A questão do problema de RAM (seja quantidade ou largura de banda) afeta bastante para se trabalhar com Ray Tracing. Prova disso que vários jogos no Xbox Series S não estão recebendo Ray Tracing.
Alguns devem achar que isso não seja problema, pois podem estar vendo Ray Tracing apenas como uma “perfumaria” adicional. Mas a forma como a indústria está avançando mostra exatamente o contrário.. o próprio Lumen da Unreal Engine 5 é bastante apoiado sobre Ray Tracing. A indústria mesmo quer virar a chave e usar RTGI “from the ground” como Metro Exodus enhanced fez. O Mark Cerny apontou Ray Tracing como a terceira grande era de renderização.
E creio que tudo não se resume apenas à Ray Tracing. Quem achou que bastante descer de 4k nativos para 1080p e teria uma “gigante” economia de RAM, esse errou feio.
Esse é um problema que o Direct Storage resolve com o uso do Sampler feedback Stream. Hoje os jogos ainda são feitos de modo a carregar ativos na memória com antecedência e GPUs com pouca VRAM disponível tendem a sofrer. O SFS permite reduzir a utilização de memória do que é carregado a partir do disco em cerca de 2,5x, e certamente isso auxiliará o Series S a lidar com coisas como RT, mas para isso os laços com a geração Xbox One precisam ser totalmente cortados.
SFS atua exclusivamente sobre texturas, então embora possa ajudar a ter economia em largura de banda, a conta de 2,5x se resume a um conjunto específico de assets. E de qualquer forma tu deve saber que SFS é uma extensão sobre PRT (partially resident textures), ou seja, uma nova camada sobre o que já se tem há anos na indústria.
E como já foi dito pelo Axel Gneiting da ID Software, o SFS ajuda um pouco mas não resolve completamente. Ele apagou o tweet, mas segue um link com o print do que ele disse em cima da pergunta do outro rapaz colocando SFS na imagem.
https://ibb.co/DQR7cGf
Além disso, é provável que esses desenvolvedores que estão fornecendo feedback para Digital Foundry, twitter, etc.. já estão fazendo uso de SFS no desenvolvimento dos seus jogos, e mesmo assim relatando a questão da RAM. O fato de ainda não se ter jogos lançados usando SFS não quer dizer que os desenvolvedores ainda não começaram a trabalhar com essa feature em seus jogos que estão em desenvolvimento. Pois caso fosse o contrário, só veríamos SFS em ação daqui alguns bons anos.
Os SFS é uma extensão do PRT. Baseia-se num tipo de texturamento que não é standard ou sequer suportado pela maior parte dos motores.
O UE5, por exemplo, não o usa com o Nanite, e sem o Nanite tem um suporte muito limitado, que vem do UE 4.0, que não foi melhorado por não ser algo standard na indústria.
É por isso algo que tem um uso altamente restrito.
E já Agora, alguém aqui que tenha Xbox e pague gamepass?ou tenha intenção de pagar em outra consola ou serviço de jogos identico?
O Hennan já manifestou que sim. Eu só assinei esporadicamente 3 vezes de forma trimestral e em promoções; usufrui no PC, apesar de ter um Xbox One FAT.
Não tenho intenção de manter um serviço de assinatura para acessar catálogos, e no geral só assino a Plus para o acesso online quando preciso. No Geral também fujo de jogos como serviços ao menos no console, em smartphone jogo alguma coisa, mas nunca uso dinheiro.
Na realidade é não. Só assino porque consigo pagar 5 reais. Mas ao menos por enquanto, o serviço não vale os 30 cobrados no PC. Pois o catálogo de games da Microsoft não é atraente. Basicamente esses serviços são ótimos para quem está começando. Mas não tão bons pra quem costuma jogar com frequência.
Ok, presumi errado que você tinha um xbox e era assinante assíduo com duas contas alternadas, foi mal, peço desculpas!
Sem estresse. Último Xbox que tive foi o 360. Também foi a última geração decente da Microsoft. Hoje, se você tiver condições é muito melhor utilizar o PC. Você tem acesso a mesma biblioteca com qualidade superior. A Microsoft não otimiza seus games como a Sony. Por isso tenho Ps5, para jogar seus exclusivos.
essa é a mesma coisa que eu vejo em streaming.
vi mais de 1300 filmes, abro o streaming e TODOS os filmes já lançados que eu quero ver, já assisti.
eu dependo de NOVOS lançamentos… e veja só, tive que assinar Apple TV+ para ver Severance… pq era a unica coisa que eu queria ver nesse mês
netflix, Prime, HBO Max, Disney+, Paramont+… tudo lá parado.
digo, lembrei que assisti tb uma mini série na HBO Max.
Isso é uma realidade. O Netflix tem milhares de coisas. Mas abro-o e fico sem saber o que ver. O que há ou já vi, ou não me interessa.
Assinei o Disney Plus por isso, e depois de ter visto o que me interessa, está igual. Tenho os dois…e não sei o que ver e se me interessa mantê-los.
Os serviços de subscrição tem esse problema. Não basta a quantidade, é preciso a qualidade para manter o cliente. E essa é cara! E como não pode aparecer todos os dias os clientes flutuam.
O que acho que falta a eles é terem canais contínuos por gêneros “passando” algo sempre aleatório. Penso que muita gente ainda preferia o modo canal e entrar naquilo que pareça interessante. Minha esposa aqui só sossegou com a DirecTV Go por conta disso, por que nunca teve muita paciência pra escolher num catálogo gigantesco.
OFF – Resident Evil Village já vendeu 6.1 milhões de cópias. Fonte: Capcom
Segundo alguns aqui, flopou em vendas, pois em menos de 1 mês já tinham promoções do jogo e hj em dia se acha por R$140,00 na AmazonBR. Rsrs
É um excelente jogo, e deveria ter vendido ainda mais, recomendo pra qualquer um que “tope” jogar um game de survivor horror.
Não lembro se foi esse jogo que vendeu mais de 50% no ps..
Dito isto, realmente poderia ter vendido mais se o lado verde tivesse comprado mais e nao ficasse esperando sair no gamepass xD
Ontem eu vi um print que só não jogo aqui pq não sei se é fake, mas era um rapaz desejando que um tal jogo flopasse para entrar no gamepass o mais rapido possível. xD
O cara querer que um jogo vá mal pra ir logo ao Gamepass é no mínimo triste! ( Se bem que se for o Fifa ou CoD, talvez eu até apoiasse 🤣 ). A escro***** humana não tem limites!
Off-Tópic: Uma tecnologia como essa desenvolvida pela MS poderia resolver parte do problema da Sony em agradar os saudosistas de jogos antigos que possuem uma biblioteca em discos e que os usar em consoles atuais, tudo sem comprometer a segurança, obviamente, desde que bem implementada.
https://www.eurogamer.pt/microsoft-criou-patente-para-verificar-jogos-fisicos-para-uso-digital
Interessante mas será que os leitores convencionais conseguiriam realizar a leitura do setor que autentica a originalidade de um disco PS? Falo isso porque sempre o que foi repassado que nos discos do PS1( e provavelmente no do PS2) há um setor que os leitores convencionais não consegue realizar a leitura(ou não consegue decodificar) sendo somente o leitor do PS1 a fazer isso.
Agora se for refletir um pouco, caso a Sony disponibilizasse uma solução para os discos do PS1 isso não seria um belo passo para a galera da pirataria burlar e começar a rodar discos piratas em leitores de PC e habilitando o jogo na biblioteca do PS4/PS5?
Se bem que eles não aprofundam como é a autenticação e eu acho que é o mesmo que já ocorre nos discos do PS4, PS5(quem saiba PS3) que é colocar todos os dados no HD e usa o disco só para autenticar, caso remova o disco o jogo encerra.
Se fosse algo parecido com uma serial no disco(lembro que a Sony planejava fazer isso) pode abrir brechas para fraudes, a exemplo com o que ocorre com a solicitação do adaptador do PSVR para PS5. Solicitei o meu adaptador há mais de 1 mês, no final de abril entrei novamente em contato para saber o que houve pois não tive resposta e o adaptador não chegou, fui avisado que já existia uma solicitação de adaptador para o meu serial e devido a isso minha solicitação foi negada. Um ponto a informar, possuo o PSVR desde 30/04/2019. Retruquei e parece que irão enviar, na verdade até “enviaram”, mas o que chegou em casa como sendo um adaptador foi na verdade uma caixa para envio do PSVR para reparação! Reclamei novamente e estão analisando o ocorrido.
Bem, se os discos tiverem algum tipo de individualidade, uma vez que pudesses ser vinculados a uma conta eles não poderiam mais ser resgatados pra uma outra como se cada unidade de jogo fosse um voucher único, a menos que, assim como no seu caso, haja algum tipo de fraude em que se possa comprovar a titularidade do jogo por foto, por exemplo.
Sobre os leitores de disco especial, lembro que dependia apenas do software pra ler os setores escritos diferentes, e como são coisa antiga, imagino que os leitores mais atuais consigam ler facilmente.
Isso não tem aplicação no PS5 visto que este não tem qualquer compatibilidade com o PS3.
Teria para PS1 e PS2 visto que parece que o leitor do PS5 não consegue realizar a leitura da mídia CD.
E nem sei se o PS5 consegue realizar a leitura de DVDs, pois nem testei.
O PS5 consegue ler DVD sim, eu já testei. Já vi vários filmes de DVD nele.
Penso que essa autenticação poderia ser feita num leitor de PC e apenas atrelasse o jogo a uma conta.
Mas a melhor solução seria a identificação pelo leitor no PC/notebook ou por um leitor externo conectado a USB(nesse caso a solução estaria na firmware do PS5) e toda vez que jogar o disco teria que estar no drive, assim como ocorre nos jogos físicos
Falei parece pq não testei, mas como o PS4 não consegue ler a mídia CD eu creio que o PS5 seguiu os mesmos passos.
Penso que o maior problema a compatibilidade com os discos anteriores é segurança, compatibilizar o PS5 a discos antigos pode ser uma brecha pra destravamentos e até pirataria.
Mas você pode imaginar outras possibilidades para o PS3, como por exemplo, a adoção por parte da Sony de um emulador interno para jogos digitais de PS3, ou mesmo o acesso gratuito a esses games de PS3 por streaming como acontece em algumas edições de games comprados do switch que só são acessados inteiramente por streaming.
E como o colega Lívio falou, tem outras duas gerações de games de PS que rodam de boa e tem gente com os discos.
e isso ai não é um Serial igual a MS queria fazer com o Xbox One com bloqueio de usados?
isso ai tem toda a cara de golpe… a MS vai enfiar um Serial no disco de xbox e falar que é “para quem quer migrar do X para o S”
vai ser assim
serial + disco
sempre on line
usa o disco? blz
ativou o serial? o disco para de funcionar para gameplay e só funciona para instalar o jogo.
pelo menos o sempre on line, para checar se o serial do disco foi usado, a MS vai conseguir implementar.
Só precisa diminuir de 24h para 1x por mês a verificação e ninguém vai dar bola… vai ter até fanboy hypando mutreta de “jogar um mês de graça off line” e vai encher de doido hypando como “pro consumidor, sony lixo não deixa eu sair do PS5 para o PS5 digital e levar os jogos”
pronto, MS enfiou o sempre on line e trava de usados como “pró consumidor para quem quer sair do X para o S e levar os jogos”
A minha ideia é de que o disco ainda funcione para instalar, jogar e emprestar, só não pode é ativar mais de uma versão digital. Mas sei que tudo pode ser desvirtuado pro pior.
Agora, vale lembrar que o que falei foi pensando em algo similar para o PS resolver o problema dos fãs que têm discos antigos e gostariam de poder acessar seus jogos num console recente.
E DRM tem de qualquer jeito, seja o disco no drive ou a checagem esporádica do conteúdo digital, o problema no xbox é só burrice da MS mesmo pois há tempos há DRM temporários, mas vai ver que temem ter sua plataforma destravada se não acessarem constantemente seus servidores.
Motivo pelo qual provavelmente nem o One tenha sido destravado e o PS4 sim.
Pelo que lembro no disco ou do 360 ou do One há um código de barras na parte mais interna(centro) do disco, não sei do que se trata aquele código pois pode ser só um código de identificação do jogo ou uma serial inclusa, caso o leitor consiga fazer a leitura daquela área já é um passo para autenticação.
Se esta solução da MS conter algum identificador único eu não duvido que ela implementará a política que viria no One que era a de não emprestar ou revender o disco.
[off] Starfield só em 2023
[OFF] redfall e Starfield adiados para 2023!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
https://twitter.com/bethesda/status/1524721132720566272?s=20&t=qjULf31fE1H0P4JqkjUAKg
A Microsoft não quis tirar o grande argumento aos seus fans… o “Para o ano é que vai ser”. 😉
Falando a sério, isto, apesar de ser algo normal, perante o panorama dos estúdios Microsoft, onde todos estão com problemas, e todos estão a adiar, dá seriamente o que pensar.
Era esperável para um jogo que até agora praticamente mostrou nada. Ontem ao comentar o que o Andrio falou do futuro na MS eu ia citar Starfield, sobre o lançamento de um jogo que mostrou nada e que esperava ver algo dele na conferencia Bethesda+MS a ser realizada daqui a 1 mês.
Já que a E3 desse ano foi cancelada é capaz do Phil falar que a line-up de 2023 será a melhor de todas! Infelizmente nesse ano ele não falou….ou falou?
Acho que nos dias de hoje, só os fãs não ignoram por completo as falas do Phill Spencer! Hoje, só o que dá pra levar a sério no Xbox são as compras da Microsoft, pois é tudo aparentemente má gestão e com muito poder financeiro.
Todo ano a MS Destroi na E3 xD
Mário, eu ia até brincar dizendo que o “Ano que vem será o ano do Xbox”, mas isso poderia ser encarado como fanboysmo pelos mais sensíveis, e resolvi “ficar na minha”, mas se você o faz, só me resta sorrir! 🙂
Oh pá… Não é gozar. É uma realidade. A Microsoft continua nas promessas.
Acaba é por ser triste.
A Sony com o God of War: Ragnarock fica com tudo o que apresentou vindo das suas equipas, esgotado. Precisa de apresentar mais!
A Microsoft ainda está a adiar quase tudo o que apresentou em 2020. Lançou o Flight Simulator, o Forza Horizon e o Halo Infinite. Os dois primeiros saíram ok, o ultimo nem por isso. E o resto… tudo adiado e adiado, com alguns a sofrerem reboots, e outros a saber-se que nem sequer avançaram, e outros a deixarem de ser first party.
Isto é triste… Andar a estourar dinheiro a comprar mais equipas quando não se coloca as que se tem a debitar forte e feio, não sei como é que os fans não se queixam…
Eu pessoalmente escrevo artigos sobre isso porque não acho que tal seja o que se esperaria… mas depois não me entendem e em vez de alguém preocupado, sou um fanboy.
O o que importa no final é que eu vou fazer trambique e assinar o gamepass por 5 reais xD
Mário, confesso que depois de GoW sair, minhas expectativas estão baixíssimas depois que o Jim veio falar de 10 GaaS… A mim, algum hype pra quando ver o gameplay de Wolverine, ou a parte 2 de FF 7 Remake (mas isso nem depende tando da Sony.
A única vantagem é que com baixas expectativas como as minhas, qualquer coisa pode ser boa notícia!
Juca, a realidade de hoje não é a de amanhã. Se as coisas mudarem e as pessoas se mantiverem imparciais iremos trocar o alvo… E criticar quem tem ser criticado.
Vi comentário a pedir uma compensação de lançamento, que lançasse o Forza ou um remake(agora convém) do Gears!!!!
Para compensar a galera tava falando que a ms deveria lançar o game gotham no gamepass xD
Isso aí é fácil pra ela, não?! Você fala do PGR, certo?
É justo com os fãs e gente que apoia a plataforma, entretanto, não sei se é boa ideia pedir pra adiantar as coisas.
O problema do Xbox parece ser mau planejamento das equipes, pois não é aceitável que depois de tantos anos na indústria errem praticamente todos os anúncios.
Por isso digo que só a Playground parece competente ali, ao menos faz bem o que os fãs esperam deles e lançam quando prometido.
Agora, a Bethesda tem histórico de demora, e competente na Zenimax é a ID software ou até as demais (acabaram de entregar 2 jogos aparentemente bons no PS e PC, um até concorreu a Goty – Deathloop).
A Bethesda, apesar de grandes sucessos e Gotys é conhecida por jogos visualmente fracos, engine ultrapassada, bugs e “enrolância”, basta procurar os vídeos do Todd no youtube, sempre uma graça os Sweet Little Lies! 🤣
StarPhil – o gênero do jogo é no futuro!
Desculpe pela piada!