Os criadores de Driveclub estarão de volta com o novo Need for Speed.
Driveclub foi um jogo que me fascinou. O grafismo, a qualidade da jogabilidade, tudo era fascinante.
Mas a Evolution deixou de fazer parte dos estúdios Sony, pelo que Driveclub 2 nunca verá a luz do dia.
Mas eis que a Evolution está de volta com jogos de carros, neste caso um Need for Speed. E de forma indireta, algo com a qualidade do que se esperaria de um Driveclub 2 poderá vir a aparecer.
O novo Need for Speed foi inicialmente entregue à Criterion Games, conhecda pelos seus Burnout. Mas esta equipa foi chamada para ajudar com os problemas de Battlefield 2042, pelo que o Need for Speed acabou adiado.
Agora que o jogo voltou à lista de prioridades, a Codemasters acabou por ficar com o jogo, aliando-se à Criterion Games para o produzir.
Mas a notícia acaba por ser que a parte da Codemasters que está ligada ao jogo é a Codemasters Cheshire, que não é mais, nem menos, do que a antiga Evolution Studios, criadora dos jogos FIA World Rally Championship entre 2001 e 2005, bem como de MotorStorm na PS3 e Driveclub na PlayStation 4.
Nada como ver o que sairá daqui, mas pessoalmente estou entusiasmado.
Do lado da Sony temos o caso da evolution do lado da Microsoft temos a bizarre creations, eu adorei a serie pgr e mesmo com o forza horizon por aí acho que existia espaço para um arcade racer em cidade como era os pgr.
Não sei se fico muito animado com isso, não pela evolution, mas pelo fator EA porém vamos ver.
Para mim um dos maiores erros da Sony foi ter fechado a Evolution, eu adorava os Motorstorm e gostei bastante do Driveclub, fora que era o único studio que nos dava a opção de um jogo de carro mais arcade, não só simulador como GT, eu adoraria ver um jogo estilo FH feito pela evolution, quem sabe esse NFS seja isso.
Grande estúdio… mas que se portou de forma pouco profissional. Foram dispensados porque falharam a data prevista de lançamento, e continuaram a falhar durante o ano que se seguiu.
No final, quando Driveclub era um grande jogo, já ninguem se interessava por ele. E ainda hoje há quem fale do jogo sem saber no que ele se tornou!
Primeira impressão é muito importante, pois representa basicamente o maior percentual de vendas, é o mesmo caso de Days Gone, ficou muito apetecível tempos após o lançamento, mas daí já não vendia pelo preço cheio e o estrago já havia sido feito. O jogo precisa sair bom e sem muitos bugs, ou de preferência nenhum, mas sabemos que é algo muito difícil.
Verdade, mas a impressão que me passou foi da punição ter sido muito severa por um erro, claro eles não estavam certos em dar prazos que não conseguiram cumprir, mas fechar um studio por causa disso é um pouco demais, isso vindo de uma empresa que diz ser contra crunch.
Sem falar de outras como a Ready at Dawn com o The Order e a Blend Studios que teve a sequência interrompida, é um tipo de censura que não gosto nenhum pouco, pois se seu estúdio não fizer um sucesso ou um Triple A arriisca de ser fechando ou suas sequências bloqueadas e de novo vindo de uma empresa que diz não exigir nada e da total liberdade criativa.
Não sabemos o resto da história… Nesse sentido o que referes é baseado no que conheces. A realidade é que o que se passou não foi um flop. Foi uma incompetência que causou largos milhões de prejuízo.
Mário, eu procurei e não encontrei sobre a Evolution ter perdido largo milhões tudo o que encontrei esta nestes dois artigos:
https://www.polygon.com/2016/3/22/11284166/evolution-studios-closed-driveclub-motorstorm
https://www.bbc.com/news/technology-35874421#:~:text=Sony%20has%20announced%20the%20closure,a%20consequence%20of%20its%20decision.
e a resposta da Sony na época é exatamente essa:
“Regular reviews take place throughout SCE Worldwide Studios, ensuring that the resources that we have in such a competitive landscape can create and produce high quality, innovative and commercially viable projects.
As part of this process we have reviewed and assessed all current projects and plans for the short and medium term and have decided to make some changes to the European studios structure.
As a result, It has been decided that Evolution Studio will close.
It is regrettable that this decision will lead to compulsory redundancies. We accept that this decision will mean that we risk losing high calibre staff but by focusing on other Studios that already have exciting new projects in development we believe we will be in a stronger position going forward and able to offer the best possible content of the highest quality for our consumers
Where possible we will try to reallocate people onto other projects. If appropriate opportunities are not possible within the company, we will assist staff in any way we can, including speaking with local employers and with other development companies.
Evolution has been an important part of SCE Worldwide Studios for over 10 years – working on ground-breaking racing titles like WRC, Motorstorm and DRIVECLUB.
This decision should not take anything away from the great work that Evolution has produced.”
Ou seja se o estúdio não faz um sucesso imediato fecha e devo lembrar que quando aconteceu essa reestruturação dos estúdios europeus, quem estava na presidência da divisão europeia era o Jim Ryan.
A questão é mais em baixo.
Tanto evolution quando read at Dawn e Bend atrasaram e entregaram jogos com problemas.
The Order só tem gráfico e era cheio de potencial
Days gone atrasou e saiu todo cagado.
Driveclub atrasou e saiu todo cagado.
O jogo atrasa e ainda sai cagado?
Aí não dá.
Os jogos fracassaram na própria proposta que o estúdio se comprometeu a entregar.
The Order fracassou em ser “filminho” pq a história é fraca
Fracassou em ser TPS pq só tem UM capítulo assim
Então o está o que a Sony fala sobre crescimento organico? Sobre da a chance de estúdios crescerem e se aprimorarem?
Quer dizer chance tem, mas se cometer 1 erro como The order e Days gone adeus.
E sobre The Order a história não foi ruim e nem o jogo em si, o que o pessoal reclamou e com razão foi da duração e de quantidade de quick time events, mas se tem um coisa que todo mundo clama é por uma sequência.
E outra coisa em comum com a bend e ready at dawn era que os jogos foram os primeiros “grandes” jogos que elas produziram, pois as duas só faziam jogos para o psp e se não me engano o ps1. Que foram God of war chains of olympus e ghost of sparta e do lado da bend Uncharted golden abyss.
Para um estúdio ter maturidade e crescer ele precisa, ter a chance de errar e continuar a melhorar, mas se o erro persistir ai sim eu concordo de fechar.
Nem equipa de Days Gone, nem a de The Order foram fechadas. Estou fora de contexto aqui.
Não foram fechados, mas sofreram as consequências, Day Gone 2 foi barrado, e a Ready foi vendida ou se vendeu não lembro ao certo agora.
E o contexto é se a Sony fala tanto que é uma empresa que da valor e liberdade aos seus estúdios, que acredita no crescimento e na evolução das suas equipes, por que um jogo que não se saiu bem é o suficiente para esta empresa colocar o estúdio em “Standy by” ou barrar uma sequência?
Days Gone não vendeu o suficiente para justificar um segundo. Não há confirmação de que o segundo não venha a existir, mas a prioridade foi dada a um novo IP.
Isto é o normal do mercado, seja em que área for. Se um produto não tem sucesso, não é prioridade!
Quanto à Ready at Dawn, ela nunca foi propriedade da Sony.
Nem acho a história de “The Order” fraca, na minha opinião ali o problema foi mecânica engessada, repetitiva e de no geral, pouca ação. É um jogo que deveria ter uma vibe mais de Residente Evil ou de muita ação e não é nenhum dos dois. Isso fora o jogo ser curto pelo preço cobrado no lançamento.
Pequeno e repetitivo… Foi esse o problema.
A Evolution não perdeu milhões… Eles gastaram milhões.
Desenvolver um jogo daqueles, com aquele nível, perder 3 anos a criar e mais um a corrigir bugs tem despesas enormes. Despesas que tem de ser pagas com vendas.
O que eles entregaram estava com tantos problemas que as vendas falharam. E driveclub foi um Flop.
Foi nesse aspecto que eles perderam dinheiro. Não porque o jogo vendesse mal, mas porque eles não foram competentes para o entregar no prazo, no novo prazo, e só o tiveram corrigido mais de um ano depois.
Basicamente e resumindo. Eles falharam e entregaram um jogo injogavel. Foi-lhes dado prazo para corrigir e eles falharam de novo.
A Sony deu-lhes nova oportunidade de passarem o jogo a Gaas, entregando as coisas aos poucos. Mas o principal teria de ser corrigido e o jogo ser jogável
Eles falharam de novo…
Quando o jogo finalmente ficou ok já ninguém queria saber dele.
O texto que publicas é uma forma simpática de dizer que eles não estiveram ã altura do esperado e que não cumpriram com os mínimos de qualidade que a Sony exige.
E o nome disso é Censura velada, se não fizer sucesso sofre as consequências e isso de certa forma coloca uma pressão nos estúdios, para só produzirem (e me desculpe o termo) produtos enlatados ou como eu referi uma vez produtos com sua fórmula Marvel e desta forma diga adeus a criatividade e projetos mais “arriscados” como o tão popular Death Stranding.
Daniel… Diz-me. Se tu tens uma fábrica de artigos de pichelaria, e investem um valor considerável na pesquisa e desenvolvimento de um produto que depois não cativa e vende ao ponto de pagar o investimento feito, tu voltariam a investir outra grande maquia num produto igual? Ou a investir preferidas ir para outro tipo de produto que possa ter mais procura?
Eu não sei porque censuras uma empresa por não dar prioridade de aposta a um produto que pura e simplesmente não vendeu.
Como o próprio director de jogo disse: Se gostaram tanto ao jogo ao ponto de quererem uma sequela, porque motivo não o compraram?
Basicamente o sucesso do jogo deu-se com a oferta na PSN e a venda no PC. Talvez um dia até venha a haver um dois, mas quando se iniciou a produção do jogo seguinte, as vendas eram um Flop e naturalmente que não se iria investir naquela altura numa sequela.
Off: Representantes da cidade de Nova Yorque meteu um processo em tribunal contra a Activision alegando que o Bobby Kotick desvalorizou a empresa e que como tal ele nunca deveria estar à frente do negócio. A cidade quer ver toda a documentação da Activision, quer provas das ofertas dos outros, e acredita que a empresa foi desvalorizada para a compra, pois o valor pago por acção equivale-se aí que a empresa valia antes de começarem os escândalos. Quer por isso acesso a toda a documentação interna da Activision para análise do sucedido.
Há acusações de ilegalidades sérias na queixa. Irei fazer um artigo e isto será algo interessante de ser acompanhado.
Eu vi essa notícia ontem e espero que a cidade de NY veja tudo bem direitinho, esse Bobby Kotick só se envolve nos piores tipos de escândalos e o que eu acho é que pode ter dedo da Microsoft ai, pois dificilmente ele faria uma coisa destas sem ter o apoio de alguém.
E qual empresa investe em um produto com o objetivo de o mesmo não ter sucesso? E qual empresa continua a investir em continuações mesmo que o produto anterior tenha ido mal financeiramente?
Já li notícias de produtoras a negarem a continuação de filmes devido o primeiro não ter arrecadado, já li notícias de montadoras a modificarem partes de um automóvel para tentar reverter as baixas vendas e se continuar a vender pouco o carro não tem uma nova geração. Isso também não seria uma censura velada?
Ontem estava a ler um artigo sobre a Netflix onde o ponto principal seria ” a Netflix nunca vai ser o que se prometeu” e lá também citou séries e filmes que não tiveram continuações por não ter público.
Contra o crunch? A Naughty dog que o diga.rsrs
Pois é kkkkk tinha esquecido disso, mas é o que eles(Sony) querem que a gente pense.
Eu acredito que já houvesse algo por trás… Porque se fores a ver eles fizeram o mesmo com a PS3. O motorsport prometido e o apresentado nada tinham a ver.
É o que toda empresa quer pensamos….
Exatamente, irmão!
Na minha opinião, o problema é o gênero do game. Financeiramente é muito difícil de justificar dois estúdios fazendo game de corrida. Ainda mais quando a Sony passou a ver o GT como um GaaS. Querendo ou não, mesmo sendo jogos bem distintos, existe um canibalismo nas vendas. Logo, pensando apenas como negócio, foi uma decisão justificável.
Hennan eu não penso desta forma, pois 2 gêneros distintos mesmo que de corrida atrae mais clientes e eu me uso como exemplo, eu não gosto de Simcade como Gt e por isso eu não compro, por melhor que seja o jogo ou gráficos, mas se além de Gt a Sony continuasse por exemplo com um Motorstorm ou algo no gênero de FH eu iria comprar sem sombra de dúvidas.
Por isso eu não acho justificavel como refere.
O que a Sony queria era um jogo online de carros que pegasse, nem acho que ela avaliou como um gênero em si a situação. E na boa, Driveclub é bonito, mas não gostei do jogo quando lançado, acho que pecava na premiação e sentido de recompensa, alta dificuldade, trilha sonora fraquíssima e uma dirigibilidade razoável pra ruim, fora o sistema de campanha que não era bom, e o principal propósito do jogo que era o online totalmente disfuncional, com o tempo tudo melhorou um pouco, mas já era tarde. E na boa, Evolution nunca foi lá grande coisa, o primeiro MotorStorm com downgrade e campanha ruim, ia totalmente ordinária com excesso de dificuldade, só foi melhorar no Pacific Rift (que eu acho o melhor de todos eles), o Apocalypse também é bem mediano apesar de ter seus momentos.
Tem que ver os números. Evidente que existe um público especifico para cada tipo. No entanto, deve ter um público ainda maior que investe em um ou outro. Sendo assim, acho que as vendas não justificam a manutenção dos dois. Ainda mais que a nova Sony pretende maximizar os lucros. Não a toa falou em 10 GaaS.
GT GaaS? Meu deus, cara! Kkkkkkkkkkkkkkk
Não achei um erro apesar de ficar triste pela questão humana, desemprego e etc.
Sempre achei a Evolution bem medíocre no quesito gameplay, apesar de acertarem no geral na parte gráfica (Não gostei de MotorStorm Apocalypse).
Pra mim acho que a Sony errou ao fechar a Japan (que era de onde poderiam vir surpresas artísticas) e comprar a Housemark (que eu acho altamente superestimada em relação ao que já produziram, mas não sei se deixo meu gosto afetar muito nessa opinião).
A Japan não foi exactamente fechada. Foi re-estruturada e integrada na Team Asobi. A maior parte da equipa dava apoio a terceiros.
Uma coisa que não entendo muito bem é porque a EA não aprimorou o que fizeram com burnout paradise, que pra mim é a base pra forza horizon. Entendo optarem por transformar tudo em Need, pois sempre foi a franquia principal de arcades da EA, mas a fórmula de Burnout Paradise, a meu ver era muito boa, precisando apenas de toques artísticos melhores. Apesar de NFS preservar ainda mundos abertos com colecionáveis ao meu gosto pessoal sempre pecou em dirigibilidade, arte de cenários, design de pistas e uma trilha sonora pouco apetecível a quem não é muito fã de rap e trance. Gostaria de ver algo mais ao estilo Burnout Paradise com cenários mais bonitos, takedowns, ótima trilha sonora com diversificação de rádios, e quem sabe até malabarismos de carros (mas acho que daí, já pode ser pedir muito)! 🤣
Espero que venha um excelente NFS e que supere Driveclub em todos os quesitos, principalmente na qualidade grafica, para que a Sony perceba a burrada em ter fechado o estúdio
Driveclub mesmo hoje em dia apresenta uma qualidade gráfica invejável.
Que supere em framerate, isso sim, que 30fps em jogos de corrida é sofrimento puro.
Driveclub não é exatamente 30 fps… A física e o movimento dos carros é 60 fps…
Isso na prática pouco interessa, a jogabilidade e fluídez geral está longe de ser a de um jogo a 60fps como gt ou dirt.
Interessa e muito… Porque a resposta não é a 30 fps… O jogo responde como se fosse a 60, apenas que só vês a 30.
Mas sim, a fluidez (visual) é diferente.
Sinceramente não espero daqui grande coisa por uma razão muito simples, a Evolution que fez os excelentes WRC para a PS2, Motorstorm para a PS3 e o Driveclub para a PS4, já não é a mesma Evolution que está na Codemasters, muito do grande talento foi embora, isso foi evidente no jogo que fizeram já na Codemasters, o Onrush que foi algo meh…portanto não estou muito expectante com o que vai sair daqui.
Não vamos mais longe, a própria Criterion que fez alguns dos melhores jogos de corridas arcade de sempre, ainda fez NFS muito bons, isto até o talento ir embora, o que veio a refletir-se na perda de qualidade do IP.
Foi embora ou ficou na PS. Se leres o comunicado da Sony eles dizem que muito do talento da Evolution seria deslocado.
Seja como for, os jogos de carros são o ADN deles.
Eu gostei muito do Ultimo Need for Speed e comprei só porque estava com mega promo (tal era a minha desconfiança)!
Tem as suas falhas mas de longe para mim foi o melhor dos ultimos 10 anos.
vamos ver o que vem ai agora, se o caminho for evoluir e afinar a formula do ultimo que venha ele! (já tinha saudades de querer um need for speed 🙂