Tecnologia da Nvidia usa fotos 2D para criar cenários 3D

Apesar da tecnologia ser impressionante, o vídeo publicitário certamente exagera ao criar uma pessoa com todo o pormenor, mostrando apenas 4 fotos.

A tecnologia de criação de imagens 3D a partir de fotos 3D da Nvidia não é nova, e já a testei pessoalmente com resultados pouco convincentes.

No entanto a Nvidia mostra-nos agora uma evolução dessa tecnologia usando uma nova técnica chamada Neural Radiance Field, ou NeRF. Segundo a Nvidia, a NeRF consegue preencher os espaços em branco, complementando tudo aquilo que encontra em falta pelo facto de não ter sido capturado pelas imagens 2D, o que é feito pelo treino de uma pequena rede neural que reconstrói a cena.

Segundo a Nvidia, este é  a tecnologia deste género mais rápida já desenvolvida até hoje, precisando apenas de segundos para a criação de um cenário 3D.

Vejam o vídeo publicitário:



O video apenas nos mostra um total de 4 imagens para a criação do cenário, o que, sinceramente, nos parece muito pouco. Daí que, mesmo que a IA apenas requeira alguns segundos, a coisa parece-nos exagerada.

A Nvidia refere que o Instant NeRF vir a servir paratreino de robots e para ajudar os sistemas de condução autónoma a perceber a dimensão e forma dos objetos do mundo real. No campo dos videojogos a tecnologia pode facilitar a criação de modelos 3D.



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Juca
Juca
6 de Abril de 2022 11:59

Eu já havia visto o vídeo, mas fiquei meio cético quanto a funcionar na prática tão bem quanto parece no vídeo.
O histórico dessas tecnologias 3D Scan com simplicidade não costuma ser verdade.

Coisas como o aplicativo da Unreal pra captura de face pra animar em tempo real os modelos 3D são coisas que eu gostaria de também testar, porém infelizmente o suporte da Unreal é (ou era) apenas pra IOS.

Hennan
Hennan
6 de Abril de 2022 18:45

Daqui uns 5 anos deve estar bem funcional.

Juca
Juca
6 de Abril de 2022 23:38

Off-tópic: Mário, parece que os PCs estão penando com o Matrix Awakens, é 3060 com 23fps caindo a 10 com tudo no médio e resolução de 1080.
É esperar pra ver se faz sentido um PS5 de 20 Tflops pro Unreal, porque nessa toada nem a 3090 vai convencer pra chegar aos 60…

Deto
Deto
Responder a  Juca
7 de Abril de 2022 0:16

a otimização deve ser igual em todas as plataformas… então tá bem normal uma 3060 fazendo 23fps no PC.

proporcionalmente tá bem a performance esperada.

O que não quer dizer que o PS5 não rodasse a 60fps e a 3060 a 46fps, sem fossem otimizados.

Se for lembrar o padrão “otimização” PC de uns anos atrás, precisaria de uma 3080 para rodar igual o PS5 ainda ehehhehehe

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Abril de 2022 9:58

Mário, achei meio estranho é que a diferença de resolução parece não fazer muita diferença nos resultados de performance, pois a 1440 também se vê outras 3080 com média de 40, 42 fps, e isso, como você diz com sttuterings, slowdowns…

Eraser
Eraser
Responder a  Juca
7 de Abril de 2022 11:06

Não tirem conclusões percipitadas, ninguém sabe qual o nível de optimização no pc, que pode ser muito pouco.

Há jogos muito mal optimizados para pc, quanto mais uma demo que teve as consolas como foco.

Juca
Juca
Responder a  Eraser
7 de Abril de 2022 13:12

É preciso considerar que também não houve para consoles grandes otimizações, e que a demo para consoles saiu antes, e hoje a arquitetura é similar, apesar de haverem diferenças sobretudo na IO dos consoles.
Mas o que se põe à vista de qualquer um é que o poder bruto abissal não tem feito a diferença que fazia noutros tempos… O que nos remete a que diferença fará novos consoles com o dobro da GPU apenas para essa engine usada nesses moldes.
Obviamente tudo pode mudar… Sobre otimizações, a depender do que façam, 60 fps podem se conseguir até com os consoles. A questão é o tempo e dinheiro gastos pra se chegar a isso e se vale para as empresas.

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