Apesar da tecnologia ser impressionante, o vídeo publicitário certamente exagera ao criar uma pessoa com todo o pormenor, mostrando apenas 4 fotos.
A tecnologia de criação de imagens 3D a partir de fotos 3D da Nvidia não é nova, e já a testei pessoalmente com resultados pouco convincentes.
No entanto a Nvidia mostra-nos agora uma evolução dessa tecnologia usando uma nova técnica chamada Neural Radiance Field, ou NeRF. Segundo a Nvidia, a NeRF consegue preencher os espaços em branco, complementando tudo aquilo que encontra em falta pelo facto de não ter sido capturado pelas imagens 2D, o que é feito pelo treino de uma pequena rede neural que reconstrói a cena.
Segundo a Nvidia, este é a tecnologia deste género mais rápida já desenvolvida até hoje, precisando apenas de segundos para a criação de um cenário 3D.
Vejam o vídeo publicitário:
A Nvidia refere que o Instant NeRF vir a servir paratreino de robots e para ajudar os sistemas de condução autónoma a perceber a dimensão e forma dos objetos do mundo real. No campo dos videojogos a tecnologia pode facilitar a criação de modelos 3D.
Eu já havia visto o vídeo, mas fiquei meio cético quanto a funcionar na prática tão bem quanto parece no vídeo.
O histórico dessas tecnologias 3D Scan com simplicidade não costuma ser verdade.
Coisas como o aplicativo da Unreal pra captura de face pra animar em tempo real os modelos 3D são coisas que eu gostaria de também testar, porém infelizmente o suporte da Unreal é (ou era) apenas pra IOS.
Daqui uns 5 anos deve estar bem funcional.
Off-tópic: Mário, parece que os PCs estão penando com o Matrix Awakens, é 3060 com 23fps caindo a 10 com tudo no médio e resolução de 1080.
É esperar pra ver se faz sentido um PS5 de 20 Tflops pro Unreal, porque nessa toada nem a 3090 vai convencer pra chegar aos 60…
a otimização deve ser igual em todas as plataformas… então tá bem normal uma 3060 fazendo 23fps no PC.
proporcionalmente tá bem a performance esperada.
O que não quer dizer que o PS5 não rodasse a 60fps e a 3060 a 46fps, sem fossem otimizados.
Se for lembrar o padrão “otimização” PC de uns anos atrás, precisaria de uma 3080 para rodar igual o PS5 ainda ehehhehehe
É impressionante ver como as optimizações das novas consolas são efetivamente boas. Ver um PC de 2000 euros a pensar é caricato.
Vi agora um vídeo de uma 3080. Dava entre 40 a 48 fps a 4K, mas ao mover a câmara dava para questionar se eles não são dinâmicos como nas consolas, sendo que o efeito global acaba por ser bem pior.
Havia stuttering e os fps caiam com a velocidade.
Pensar que a série S, apesar de cortes corre aquilo e que uma 3080 a 1080p se dava toda deveria ser uma bofetada em todos que acham que as consolas nao valem nenhum.
Mário, achei meio estranho é que a diferença de resolução parece não fazer muita diferença nos resultados de performance, pois a 1440 também se vê outras 3080 com média de 40, 42 fps, e isso, como você diz com sttuterings, slowdowns…
Não tirem conclusões percipitadas, ninguém sabe qual o nível de optimização no pc, que pode ser muito pouco.
Há jogos muito mal optimizados para pc, quanto mais uma demo que teve as consolas como foco.
É preciso considerar que também não houve para consoles grandes otimizações, e que a demo para consoles saiu antes, e hoje a arquitetura é similar, apesar de haverem diferenças sobretudo na IO dos consoles.
Mas o que se põe à vista de qualquer um é que o poder bruto abissal não tem feito a diferença que fazia noutros tempos… O que nos remete a que diferença fará novos consoles com o dobro da GPU apenas para essa engine usada nesses moldes.
Obviamente tudo pode mudar… Sobre otimizações, a depender do que façam, 60 fps podem se conseguir até com os consoles. A questão é o tempo e dinheiro gastos pra se chegar a isso e se vale para as empresas.
O nível de optimização no PC é igual ao das consolas. O UE é um motor PC, criado no PC, e com as suas optimizações a serem tiradas para PC. A Demo é a mesma uma vez que o motor é genérico.