A petição tornou-se altamente conhecida quando alcançou as 30 mil assinaturas e um dos mais prestigiosos advogados dos EUA referiu que pegaria no caso se ela alcançasse os 50 mil
O lançamento de jogos incompletos e cheios de problemas tem de acabar. É um abuso pedir-se 70 euros por um jogo que não se encontra em condições de ser jogado, e que, meses depois de ser lançado, e já com uma carrada de patches em cima, se mantêm cheio de problemas ao ponto de a jogabilidade ser severamente afetada.
Tal é o que está a acontecer com Battlefield 2042, que tem perdido jogadores em quantidade. Mas apesar de os jogadores terem desistido, a EA e a Dice continuam com o dinheirinho pago pelo jogo do lado de lá, uma situação que agora os compradores do jogo querem mudar.
Assim há uma petição que pretende que todos os que pagaram pelo jogo recebam o dinheiro de volta. Uma petição que alcançou os 190 mil assinantes e despertou a curiosidade de um dos advogados de maior prestigio, neste tipo de causas, nos EUA, que veio referir que pegaria no caso e avançaria com uma acção contra a EA, caso este número seja alcançado.
Rapidamente o mercado mexeu-se, e as assinaturas na petição subiram ao ponto de, à data de escrita deste artigo, serem já perto de 190 mil, o que torna esta petição a mais assinada de sempre no site de recolha de dados para petições em questão. A petição está aqui.
Este processo que se irá agora iniciar, se ganho, abrirá um precedente que desincentivará que outras empresas se lancem a fazer algo do género. Seria jurisprudência sobre a matéria que poderia ser aplicada em todos os casos semelhantes no futuro, e que incentivaria as empresas a aumentarem substancialmente o seu controlo de qualidade, antes de colocarem os jogos no mercado.
E isso todos agradecemos.
Sinceramente daqui para a frente, depois de cyberpunk e agora BF espero que sirva de lição a quem vende e a quem compra.
Eu dinheiro ás escuras apenas arrisco nos exclusivos sony, rockstar e fromsoftware.
Só Sony e nos estúdios grandes. Todo game da from é bom e bugado. Rockstar o último gta e o RDR online foi uma completa desgraça. O ideal é comprar apenas midia fisica na pré-venda. Você tem sempre a oportunidade de devolver.
Essa foi a notícia mais divertida que já vi por aqui. Poxa, é mais fácil o inferno congelar que eles fazerem a devolução do dinheiro de quem comprou. Pelo ao menos espontaneamente sem um juiz mandando…
KKKKKK
Sem dúvidas que jurisprudência pró clientes nesses casos é bom e pode ter efeitos bastante positivos de alerta para os maus desenvolvedores, só me preocupa um pouco o quanto esse tipo de coisa pode jogar ainda mais os jogos pra um modelo GaaS pra que as desenvolvedoras não corram mais esse tipo de risco de ter de devolver o dinheiro da aquisição de títulos, e o monetizem mais ainda internamente, apresentando ainda a mesma mediocridade de jogo de antes.
Sei que não é possível, mas o que eu desejaria, acima de brigas judiciais, era a conscientização do clientes de não consumirem de empresas que não lhe dão o retorno equivalente ao que esperam quando investem em um produto, assim a indústria seria muito mais saudável e com mais clientes satisfeitos.
Mario me desculpe pelo [OFF] mas me tira uma dúvida….
O ps5 pode receber ALLM via atualização? Eu sei que o VRR ele pode receber via atualização. Porque estou perguntando isso, hoje saiu the king of Fighters 15 e nos testes de inputLag o xbox se sai muito melhor que o ps5.
Todos os jogos de luta que sairam atualmente (guilty gear e kof15) ou vc jogando os de ps4 via retro no ps5 eles acabam ganhando mais inputlag. Provavelmente isso é algum problema de SO do ps5 mas eu acredito que essas features que eu falei iriam ajudar.
Claro… O ALLM é apenas a indicação para a TV mudar para Game Mode. O HDMI da consola suporta, pelo que desde que a TV suporte só falta o software. E pode vir em atualização.
Nota que o ALLM não é mais do que um gatilho automático, pelo que se meteres manualmente a TV em Game Mode, faz exatamente o mesmo.
Nenhum dos dois modos está exatamente ligado ao input lag, apesar que podem ajudar a disfarçar o mesmo. O problema que estás a ter é mesmo do jogo e precisas de aguardar por um Patch.
Entendi Mário, obrigado.
Esse problema existe desde a época do ps3. Os jogos de luta rodavam campeonatos no 360 justamente por ter menos lag. O engraçado que a sony agora é dona da EVO, acredito que ela deveria trabalhar em conjunto com as Devs.
Isso deverá ser resolvido. Mas a questão é que esse input lag não é normal, e não existe em mais jogo nenhum pelo que o problema é do jogo. Talvez a Sony tenha de intervir para ver isso.
Não seria algo relacionado com o Dualsense. Quando suas funções são ativadas, existe um pequeno aumento no input lag.
No firmware Beta que tá rolando, tem update para o firmware do controle também.
Eu tô usando aqui… Mas não tenho ideia se isso já foi corrigido.
Pior que nem é questão de controle, é questão nativa do console + engine.
Exemplo, se eu jogar guilty gear strive versão de ps4 no ps5 eu consigo ter 2,5f inputlag. se eu jogar a versão nativa do ps5 isso vai para 4f.
Isso pq já teve patch para arrumar isso. Por natureza os consoles da sony sempre sofreram com isso. O pc geralmente tem o menor inputlag.
O WydD que realiza esses teste até deixou esse comentário no twitter:
That’s why input lag is not an easy task to tackle, because of the “it cant be me” syndrome.
In this specific case, there is definitely something happening on Unreal with PS5 vs PS4/on5. It could be an engine issue, an OS issue, or even a sneaky bad default config somewhere.
Isso não tem nem pés nem cabeça. Se um hardware com menor velocidade de relógio tem um certo input lag não é coerente que o mesmo hardware com maior velocidade de relógio tenha mais input lag. E muito menos quando esse input lag não existe em mais nenhum jogo.
Há algo estranho aqui, que não sei o que será…
Exatamente mario, ninguém consegue entender esse problema.
quando o ps5 saiu quem jogava street fighter 5 no ps4 migrou para o ps5 achando que pelo o ps5 ser melhor isso iria diminuir, mas o jogo teve acréscimo de lag. Mas enfim esperar a snk se pronunciar sobre o caso.
Eu acredito que deve existir algum problema com as rotinas usadas por eles para uso do controlador. Se mais nenhum jogo tem este tipo de input lag, porque raio isso acontece aqui?
Ainda por cima é um valor enorme de quase 90 MS. Não faz sentido nenhum especialmente porque já assisti a medições de input lag na PS5 e elas eram umas vezes menores, outras maiores que na série X, ou seja, os valores eram normais.
Isso pode ser específico desses jogos. O NX gamer fez um vídeo com vários teste de input lag do PS5 vs Xbox SX. O PS5 ganhou em alguns e o Xbox em outros, teve até empate.