Há quem esteja a tentar trazer para os jogos AAA de 80 euros as nicro transações, como forma de poderem recuperar o investimento mais cedo. Mas a ideia geral entre aqueles que realmente fazem os jogos é que esses jogos não deveriam nunca ter esse tipo de situações.
As vozes de descontentamento com as micro transações nos videojogos mais caros não é só dos gamers, mas também daqueles que os produzem. No campo dos programadores e equipas de desenvolvimento, a ideia em mais de 90% deles é que esse tipo de situações não só afasta os jogadores, como afeta a experiencia global do jogo. E nesse sentido, são contra elas.
Num inquérito realizado na Devcom 2024, 90% dos entrevistados mostraram-se contra as micro transações nos jogos premium. No global foram entrevistados 100 programadores, sendo que 90 eles acreditavam que os jogos premium podem ser sucessos comerciais sem as micro transações.
Infelizmente os programadores não são quem decide este tipo de coisa, mas é bom perceber-se que as queixas não vem só dos jogadores e que quem faz os jogos tem o mesmo sentimento que as micro transações estragam um jogo.
Como curiosidade extra, o inquérito questionou também os programadores sobre o papel da IA no desenvolvimento dos jogos, sendo que 31% deles referiram que preferiam o mínimo possível de IA no seu trabalho. E apesar que alguns acham que a IA poderia ajudar na produção e codificação do jogo, e aproximação geral para a IA é de cautela, com os programadores a preferirem ter o controlo criativo sobre os seus projetos.
A realidade é que dos entrevistados 57% temem por mais despedimentos no futuro, sendo que os restantes 43% acreditam que a indústria vai estabilizar.
Parece que a escolha vai continuar a manter-se nas direções dos estúdios, e só podemos agradecer aos que se mostram contra elas.
Microtransações tem me afastado de games da EA (de longa data) e mais recentemente de jogos da Ubisoft, que eu sempre optei por comprar as versões Gold, que teoricamente, vinham completo. De semvergonha que sou, ainda continuei comprando os NFS por ser um órfão de jogos de carro arcade (saudades de burnout), mas infelizmente o que tenho notado por parte da EA é a tentativa fazer o jogador vender seus carros da garagem de NFS “acidentalmente” e dificultar ganhar-se dinheiro no jogo pra forçar o jogador a gastar dinheiro de verdade, então, esse meu NFS deve ser o último.
Sobre a questão das IAs, aqueles que têm a plena consciência de seu propósito (IA), e não são gestores querendo extrair o máximo de trabalho de outrem, logicamente que serão contra, pois não faz sentido as pessoas que batalham por salário quererem se ver substituidas por automação, diferente de quem é um Dev dono de empresa ou trabalha sozinho. E como tudo na vida, uma hora a coisa se estabiliza, enfim, ainda será preciso algum profissional com criatividade pra digitar no prompt.
Microtransações em single player é uma aberração. Em jogo full price é inadmissível.
Mas não basta colocar, os caras ainda alteram a dinâmica do game para forçar o jogador a utilizar. Como o último dragons dogma que reduziu os teletransportes disponíveis ou tales of que encareu os itens de cura e reduziu o ganho de XP. Os estúdios perderam qualquer limite.