A queda de percentagem de mercado da Intel no mercado dos CPUs acentua-se.
A popularidade dos processadores Intel continua em queda. A forma como a AMD consegue ser concorrencial em performances, e acima de tudo, em preço, tem deitado abaixo a quota de mercado da Intel. Ao ponto que na passada semana, o maior distribuidor Alemão, a Mindfactory, reportou que 75% dos processadores vendidos, eram da AMD.
A intel foi efetivamente líder no mercado dos CPUs, e possuia uma boa quota de mercado com os seus GPUs de baixo custo. Mas atualmente a AMD tem vindo a ocupar essa posição com os seus CPUs de alta performance e menor custo, com GPUs embutidos.
Mas agora a situação está a mudar um pouco por todo o mundo, sendo que a Intel tem tentado à viva força entrar de novo na corrida, o que até tem vindo a ser conseguido a nível de performances, mas não de preço. E nesses sentido, na Alemanha, a Mind Factory reportou que 74,77%, do total de processadores vendidos eram AMD.
Curiosamente a AMD parece estar a tornar-se igualmente competitiva nos GPUs, pelo menos na Alemanha. Se é verdade que os GPUs AMD não concorrem com os Nvidia a nível de performances globais, os seus preços são bem competitivos, e isso tem-lhe fornecido alguma quota de mercado. Assim, o mesmo fornecedor reportou que a Nvidia está atualmente com 55,53% das vendas, mas que a AMD fica com 43,6%. Um valor bem mais próximo do que seria de se pensar. A Intel ficou com os restantes 0,87% do mercado de GPUs.
A posição da AMD seria impensável à anos. Mas a liderança de Lisa Su, e os acordos para a colocação de GPUs e CPUs AMD nas consolas tem ajudado a AMD a superar-se.
Mas o mercado não para, e tudo pode mudar de um momento para o outro. Mas o certo é que, pelo menos na Alemanha, a AMD está em grande!
O cpu que vou comprar para minha nova torre em breve é da amd, a gráfica ainda estou na dúvida.
Se nos cpu sinto que a AMD é rei pelo preço, nos gpu a NVIDIA é realmente muito forte mesmo pela diferença de preço.
Tudo vai depender do que queres gastar. Tenho neste momento 3 PCs em casa, e apenas um deles com GPU AMD. Uma R9 290, uma RTX 3060, 3 uma RTX 3090 TI.
Mas no entanto não sou um bom exemplo. Isto porque trabalhando com 3D os renderings com luz real em tempo real são uma ferramenta que não dispenso, e nesse campo as RTX são fantásticas.
Agora a questão é o preço, porque as AMD nesse campo qualidade/preço são imbatíveis
O intuito é gastar o mínimo possível e ser uma máquina para trabalhar remotamente quando necessário, por exemplo safar um cliente á distância ao fds e para jogar o ocasional jogo competitivo que não existe nas consolas, cs, lol e mais um ou outro.
Nas gráficas preço qualidade é a rtx 3060ti que custam por ca cerca de 320 euros, o equivalente da AMD a 7600 custa menos 10 ou 20 euros mas creio que é inferior do que vi. As intel são muito competitivas mas as drivers só são boas em jogos 2020 para a frente.
Se quiser ser ainda mais poupado podia ir pra rx 6600 ou a 1660 super e chegava mas já que vou gastar e vou…
O target é 700e a 800e max.
Creio esqueceres algo na comparação… Que nos jogos que tem saído, 8 GB só te garantem 1080p.
E encontrar uma 3060 Ti com mais… Não é nem fácil, e nem sei o preço.
Sim isso não é muito relevante (a series x vai continuar a ser aonde vou gastar mais tempo) e a rtx 3060ti da perfeitamente os 1440p.
Eu nem sabia que existia versão 12 gb da ti pensei que era só 8gb.
Eu ainda iria de Nvidia pelo desempenho em RT, mas isso se fosse de uma 3060ti pra cima… Tentaria ir numa série 40 com 12GB de RAM ou mais.
Uma gráfica dessas paga o sistema todo e o intuito não é substituir a consola.
Eu entendo Rui, muito tem a ver com o preço, o problema é que às vezes 100 euros a mais fará com que sua placa se estenda por mais uns bons anos a aguentar mais coisas. E uma vez que você compre uma placa inferior de 8GB, você estará decretando a morte futura do seu valor investido mais precocemente. Se gastando mais que os, por exemplo, 70% do valor dessa outra que você poderia ter comprado. Mas lógico, cada um sabe onde pesa no seu bolso, e você ainda tem outras opções futuras como poder revender sua placa e investir numa melhor, estou só falando do meu ponto de vista. Eu investiria um pouco mais (uma tolerância de até 150 euros) pra pegar algo de 12GB. Não é uma questão de substituir console, Rui, é de ter um computador melhor pra jogar se você for jogar nele.
Eu gostaria de entender porque a Intel não faz uma política de preços mais agressiva para confrontar a concorrência?
Porque elees ainda tem o ego que são os melhores.
O preço deles é agressivo. No papel entregam mais por menos. A questão é que seus produtos são melhores pra trabalho do que jogos. Nesse ponto ainda estão atrás em tecnologia.
Eu gostaria que a nvidia também sofresse assim. Para mim esses são muito melhores a que GPU diz respeito.
Melhores são… Mas com políticas muito más para o mercado.
As arquiteturas deles são proprietárias e eles não as abrem ao mercado. Isso implica que a haver concorrência ela tem de competir com produtos diferentes a nível de compatibilidade. Isto é terrível para o mercado!
A uniformização e standarização de standards foi um must no passado pela fragmentação de mercado, e está agora a ser novamente colocada em causa por estas políticas.
Por exemplo, no RT, a AMD poderia competir. Bastava criar um chip qualquer para RT.
Mas a AMD quer um RT universal que se enquadre no standard existente e expanda sobre ele. Eu pessoalmente acho isso ilogiavel.
Senão fosse por uma questão de compatibilidade com o retro, eu gostaria de ver uma xbox com cpu amd e gpu nvidia.
E preço…
Aqui eu vou com um 3600x (AMD) e uma 2070s (Nvidia), eu sei, estou defasado, mas nunca tive qualquer tipo de problema com isso.
Para 1080p ainda estás bem.
Pra coisas velhas não tem tanto problema, costuma rodar 1440@60 de boas, e jogos mais leves até 4k@60 se não quiser tudo do ultra, mas pra coisa nova, é de naufragar com louvor! 🙂
Acredito que li recentemente que a Intel faria investimento na alemanha na casa dos 33 bilhões de dólares para abrir uma fábrica da intel por lá, inicilmente seriam 17 bilhões. Talvez essa participação aumentada da AMD por lá, seja dos principais motivos desse grande investimento.
Agora o “pulo do gato” está em receber um subsídio gigantesco do governo alemão em troca. Mas se gerar bom volume de emprego estável, tem sua valia.
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/06/19/intel-recebera-10-bilhoes-de-euros-da-alemanha-para-nova-fabrica-no-pais.ghtml
Acho que mais do que empregos. Os países estão preocupados em ter sua fabricação de chips. Ninguém sabe até quando Taiwan ficará livre. E o mundo é muito dependente da tsmc.
Sem dúvidas Hennan, a Europa e Japão já perceberam que não podem ficar na dependência de locais que não estão sob seus controle e que são relativamente instáveis e possíveis zonas de guerra. Maximizar lucros é bom, mas pro essencial, valores como segurança, estabilidade e continuismo são mais importantes.
A geração am4 da AMD foi imbatível. Principalmente para games. A geração am5 por enquanto é um desastre, devido ao alto custo das placas mães. Por outro lado a Intel até tem produtos competitivos, mas principalmente para trabalho. No entanto, sofre com consumo e temperatura elevada.
Em relação a Gpu, apesar dos números recentes mostrar certo equilíbrio. A nvidia detém 82% do mercado. As baixas vendas refletem mais o preço abusivo dos lançamentos recentes do que um aumento da procura pela AMD.
Troquei minha RTX 3060 por uma AMD RX 6800 XT. Primeira vez em mais de 15 anos que arrisco e saio da Nvidia pra partir pra uma gráfica AMD e não poderia estar mais feliz. Em Dx12 e Vulkan a AMD performa muito bem. Não sei se é a combinação de largura banda, o infinity cache juntamente com a quantidade generosa de vram, só sei que os games rodam muito mais suaves sem os malditos stutterings (a não ser naqueles jogos muito mal otimizados que não se salvam por nada). Somado à isso, fiquei impressionado com a qualidade do software AMD Adrenalin. São muitos recursos e opções avançadas ao alcance do usuário.
Ainda não dei esse salto, mas em CPU, hoje, não me vejo saindo da AMD mais.
Meu combo de processador e placa mae são mais antigos. Uso um core i7 8700 (numa placa z390 com todos os nucleos correndo a 4.4Ghz). Dei esse upgrade na placa de vídeo AMD e em um futuro não muito distante vou trocar a CPU e placa mãe. Porém, confesso que estou quase decidido em ir com um i5 13600K e aproveitar os 32Gb de memória ram DDR4 que já tenha na nova placa mãe.
alguém sabe se as CPUs já estão vindo com aceleração de hardware pra Codec VC1?
caso não tenham, irei continuar usando esse PC velho para internet…
Deto, hoje pra “encodar” vídeos as GPUs fazem um trabalho melhor que CPUs, se for pra melhorar isso, melhor investir em GPU.
Deto, e você sabia que o formato VC-1 foi desenvolvido pela Microsoft? Lol