343 industries morreu! Halo Studios aparece… Dejavu?

O estúdio, que sofreu vários cortes e alterações, é agora denominado de Halo Studios. E as alterações… soam a Deja vu!

A 343 industries deixou de existir.

O estúdio, em termos enorme, sofreu cortes diversos, especialmente a nível diretivo, e foi agora rebatizado de Halo Studios.

A lista de cima mostra os cortes diretivos da empresa, que foi agora reduzida a alguem que apenas cria argumentos e mapas para o jogo.



Toda a equipa de desenvolvimento do motor de Halo, o Slipstream Engine, foi dispensada, e foi decidido que, no futuro, o jogo usará o Unreal Engine 5.

Apesar que, claramente, se vê vantagens claras no uso do UE 5.0, a questão é que jogos com esse motor tem vindo amostrar tremendas dificuldades em atingir os 60 fps na consola, especialmente se falarmos de 4 K nativos.

Para além do mais, uma equipa First Party, a usar um motor Third Party e genérico, nunca criará um jogo que seja completamente optimizado para a consola, apesar que, também de forma clara, poderá haver benefícios adicionais futuros de otimização do motor para a consola da Microsoft.

A parte mais intrigante é a necessidade que a Microsoft sentiu de limpar a imagem da 343i, removendo-os do mapa e criando um novo estúdio, que no fundo é o mesmo com outro nome, chamado Halo Studios. É de certa forma algo humilhante ver um dos maiores estúdios da Microsoft a ser reduzido a um jogo, Halo, com o qual até partilha o nome.

Mas há outro ponto… é que tudo isto que vemos a acontecer… soa a Deja Vu!

Olhando para traz vemos que já em tempos a mudança de um motor a ser anunciada como sendo a melhor coisa para Halo.



Halo Infinite prometia, tal como o Unreal Engine 5, revolucionar a série. E em ambos os casos, com um novo motor! O slipspace Engine era anunciado como o futuro da franquia, o que associado ao legado da 343i eram o futuro do jogo.

Mas agora, ambos foram por agua abaixo… o motor, e o legado, pois a Halo Studios é uma sombra do que era a 343i.

Ou seja, depois de 4 tentativas, com 4 motores diferentes (Blam, Tiger (evolução do Blam), Saber 3D (Igualmente evolução do Blam) e Slipspace), onde todos eles implicaram alterações que levaram a uma fuga à jogabilidade inicial de halo, vamos inaugurar uma nova era? Sinceramente custa a crer que uma equipa desfalcada e um motor novo possam salvar Halo. Nada contra o Unreal Engine 5, exceto o facto de ser bastante pesado, mas o certo é que Halo tem uma alma própria e um motor sozinho não consegue dar de volta isso a Halo, pelo que a equipa ou dedica agora o que não conseguiu nestes anos, ou nada feito.

O que temos ouvido da boca de quem trabalha na Microsoft é que o seu grande problema é o uso de mão de obra contratada de forma temporária.  E esse problema não se resolve com o Unreal Engine 5! Pelo contrário, ele até vai tornar a integração de novos funcionários e contratados mais fácil, e isso quer dizer que essas práticas da Microsoft se vão tornar ainda mais comuns.

Outro fator que não merece confiança é a Liderança. Ou vamos esquecer que quem colocou lá os atuais dirigentes, foram as mesmas pessoas que puseram lá os anteriores? Será que, de repente, os fãs de Halo devem acreditar que a Xbox colocou as pessoas certas nas posições certas quando há mais de uma década que eles falham em fazer isso neste e noutros estúdios? Um dos grandes problemas da Xbox é a sua liderança, e esses continuam lá ao fim destes anos todos, como se nada se tivesse passada! Isto apesar de já terem demonstrado por inúmeras vezes que a sua capacidade de liderança dos estúdios é inapta.



Convem ainda não esquecer que uma mudança de nome não muda a realidade. Isto é ainda a 343 Industries. A diferença é que agora a equipa está bem mais pequena.

Um jogo é bem mais do que o seu criador ou diretor criativo. Apesar desses serem os responsáveis principais pelo sucesso de um IP, se este sair, caso o resto das centenas de pessoas que constituem a equipa se mantenham, o jogo pode ter continuidade. Mas se ela tambem for mudada, manter o espirito do jogo é um problema. E neste caso a 343i foi limpa de alto a baixo, pelo que o que vai sair daqui… é uma incerteza completa!

 

 

 





1 Comentário
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
12 de Outubro de 2024 20:43

Já viste bem as personagens que estão a liderar o estúdio?
Pensava eu que a Microsoft tinha abandonado o wokismo.

error: Conteúdo protegido