300 Tops da PS5 Pro serão reais e não haverá qualquer acelerador Neural.

O título de cima não é uma afirmação, mas sim uma crença após análise à documentação do RDNA 4.0.

Uma das questões que deixei no ar quando da análise as especificações da PS5 Pro foi como é que a Sony chegou a um valor de 300 Tops para IA como indicado nos documentos.

A questão é que as contas basicamente não batiam certo pois mesmo com 60 CUs a 2450 MHz o valor máximo que obtemos para processamento a 8 bits são 150 Tops, o que é metade do indicado.

Nós podemos chegar aos Tops usando duas formas distintas:

Formula 1



Pelos Tflops:

60 CU *  64 Stream Processors * 2 instruções por ciclo * 2450 Mhz *  2 intruções adicionais por ciclo do RDNA 3 e superiores. = 37,632 Tflops a 32 bits

Ora 37,6 Tflops a 32 bits, processandoduas strings de 16 bits de cada vez em vez de uma de 32 dá 37,6*2 ou 75,264 Tflops a 16 bits.

A 8 bits, e retirando a virgula flutuante por falta de precisão, temos o dobro disso, ou 150,5 Tops. Metade dos 300 Tops anunciados.

Formula 2

Pelas especificações da AMD



A tabela indica que do RDNA 1.1 para cima o GPU consegue fazer 512 ops por ciclo.

Quantas ALUs, que a 8 bits podemos chamar de AI accelerators existem no RDNA?

O site 4gamer.net (É japonês, mas podem traduzir), deixa claro isso na seguinte frase no seu enorme texto:

Each CU is equipped with two AI Accelerators

2 ALus ou aceleradores de AI por CU. Ora vamos então fazer contas.



Isto a 32 bits dá:

128 ops por ciclo * 2 Alus * 60 CU * 2450 Mhz = 37.632 Tflops ou 37,6 Tflops

A 8 bits temos_

512 ops por ciclo * 2 AI accelerators * 60 CU * 2450 Mhz = 150,5 Tops.

Basicamente, para chegarmos aos 300o GPU teria de debitar o dobro. Será que isso acontece no RDNA 4?



A resposta a essa questãos parece existir na documentação do RDNA 4. Eis o que lá refere:

Examining AMD’s RDNA 4 Changes in LLVM

RDNA 4 carries these instructions forward with improvements to efficiency, and adds instructions to support 8-bit floating point formats.

Aqui o que lemos é que o RDNA 4.0 traz um suporte nativo ao processamento 8 bits. Isto implica uma séria re-estruturação deste processamento.

Mas o texto continua referindo:

AMD has also added an instruction where B is a 16×32 matrix with INT4 elements instead of 16×16 as in other instructions

O texto de cima não aparenta ter nada a ver com processamento 8 bits, mas repare-se que na realidade a matriz B duplica de tamanho, processando 2 strings de 4 bits de cada vez, o que mostra a relevância que a AMD coloca no processamento 8 Bits do RDNA 4.0.

Mas a grande, grande novidade, que nos explica o que pretendemos é a introdução do SWMMAC.



RDNA 4 introduces new SWMMAC (Sparse Wave Matrix Multiply Accumulate) instructions to take advantage of sparsity.

O nome só por sí é curioso pois sparsity traduzido refere-se a escassez. Ou seja, estamos a falar aqui de algo reduzido

Vamos ver mais:

SWMMAC similarly does a C += A * B operation, but A is a sparse matrix stored in half of B’s size.

Ora cá temos, a metodologia de escassez permite matrizes com metade dimensão das usadas anteriormente.

E é aqui que, sem conhecer em pleno a realidade do RDNA me atrevo a acreditar que, a partir do momento que esta arquitetura consegue usar metade da dimensão das matrizes WMMA do RDNA 3.0, esta possa conseguir um aumento de performance de 2x face ao conseguido no RDNA 3, e assim dobrando a capacidade de processamento de 8 e 4 bits no RDNA 2.

Se assim for, vamos refazer as contas de cima, mas apenas para 8 bits:



512 ops * 2 Aceleradores de IA* 2 operações pela metodologia de escassez * 60 CU * 2450 Mhhz = 301 Tops, ou os referidos 300 tops se trabalhamos sempre apenas com uma casa decimal.

Há na Net um mistério sobre como a Sony vai conseguir 300 Tops… Mas esse mistério poderá estar aqui resolvido…



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Juca
Juca
6 de Julho de 2024 11:52

Desculpa minha ignorância, Mário, mas isso quer dizer que serão 300Tops de 4 bits ou de 8 bits? Pelo visto também os 300Tops serão de todo o sistema e não trarão nenhum processamento adicional como por vezes se conjecturou…

Last edited 4 meses atrás by Juca
Antonio Rodrigues
Antonio Rodrigues
9 de Julho de 2024 2:06

Mario, como isso se compara as nvidias rtx 4000?

Deto
Deto
22 de Julho de 2024 15:21

O RDNA4 vai vir com um baita aumento de RT juntamente com o lançamento do PS5 PRO

Segundo os rumores recentes… dá para supor que a AMD no negocio de GPUs está muito voltada a colaboração com a Sony.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Julho de 2024 16:44

Se eu não estou enganado o GCN, arquitetura anterior, tinha sido desenvolvido em conjunto com a Apple

Acho que é ganha ganha para a AMD, mantém uma equipe enxuta para fazer GPUs e se associa com alguém grande para ajudar o desenvolvimento.

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